genealogia da família vieira de castro

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

genealogia da família vieira de castro

#297736 | psvcg54 | 20 fev 2012 16:45

Meu pai chamava Waldemar Vieira de Castro Gomes, nascido em Fafe, em 08/06/1915, filho de Manoel Joaquim da Silva Gomes e de Paulina Ribeiro Vieira de Castro, queo saber a genealogia da Família Vieira de Castro. Desde Já muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#297798 | HVC | 20 fev 2012 22:33 | Em resposta a: #297736

Solicite por favor ao moderador, o meu mail, de modo a me permitir enviar-lhe alguma informação
disponivel.

HVC

Resposta

Link directo:

genealogia da família vieira de castro

#297822 | Lourval | 21 fev 2012 00:43 | Em resposta a: #297736

Caro psvcg54,

Está on line. Paulina Ribeiro Vieira de Castro nasceu em Freitas (Fafe) em 03.05.1875, filha de Antônio José Ribeiro e de Maria Ribeiro Vieira de Castro. Manuel Joaquim da Silva Gomes nasceu em Morreira (Braga), filho de José Joaquim Gomes e de Maria Rosa da Silva Mendes. Eles se casaram em 15.07.1897.

Um irmão de Waldemar, Humberto Gomes Vieira de Castro, nasceu em Fafe (Santa Eulália), em 21.03.1898. Mas escreva para HVC que ele poderá lhe dar mais informações.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#297843 | psvcg54 | 21 fev 2012 10:37 | Em resposta a: #297822

Meu pai tinha mais irmãos: além de Humberto tinha Antonio, José, Márcia, Vitor, Ezequiel, Luiz, mas eu quero saber mesmo de onde origina a família.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#297848 | Samuel C O Castro | 21 fev 2012 12:01 | Em resposta a: #297843

Prezado PSVCG,

Bem provável que seu ramo descenda dos Vieira de Castro que está retratado aqui em http://www.museu-emigrantes.org/ascendencia_familias_monteirovieiracastro.htm , que ainda não estão entroncados em minha base dos Castros.

Boas pesquisas para a ligação com os demais que ali constam. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#297851 | Samuel C O Castro | 21 fev 2012 12:17 | Em resposta a: #297843

Complementando:

Realmente toda sua ascendência consta do site indicado.

Parabéns e Abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#298435 | Limão | 28 fev 2012 01:05 | Em resposta a: #297843

Caro Confrade,
Os Vieiras de Castro, são da Galiza, antiga (Galécia)" do Castro de Monforte, em Lugo. Da fidalga Galega "A Castro" passaram a Portugal. Os Castros são oriúndos de Leão.
Cumprimentos,
A.Melo.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#298436 | Limão | 28 fev 2012 01:11 | Em resposta a: #297822

Caro Senhor,
onde diz, Moreira Braga, deve ser: Moreira de Rei Fafe Braga. Salvo erro.
Cumprimentos,
A. Melo

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#298461 | psvcg54 | 28 fev 2012 14:19 | Em resposta a: #298435

preciso mais informações. obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#298468 | ALP | 28 fev 2012 14:50 | Em resposta a: #298461

Caro/a psvcg54

Quer mais informaçõe? investigue!
Os confrades estão a tentar ajudá-lo mas você não está a ser nada simpático com eles.

ALP

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#298606 | Limão | 01 mar 2012 00:10 | Em resposta a: #298461

Caro Confrade.
Também pertenço a essa família, por casamento, em São Vicente de Paços Fafe. Casa do Êrmo. Um alforbe de Vieiras de Castro.
Sei que são oriúndos dos "Castro de Monforte". de Leão. Eram Políticos Liberais, noreinado de Dona Maria I, e Passos Manuel.
Existem muitos em Fafe, Antime; Paços; Travassós; Ribeiros, Casa do Agro: em Cepães; e na Póvoa de Lanhoso; etc.
Foram amigos do Escritor Camilo Castelo Branco, que os imortalizou na "Correspomdência Epistolar" e nas "Memórias do Cárcere ", No Morgado de Fafe, etc. Eça de Queiros, também se refere a eles na "Tragédia da Rua das Flores". Tinham Palácio em Campolide, Lisboa. Monsenhor Vieira de Castro, foi Ministro da Marinha e do Ultramar, apesar de padre, Bispo de Viseu, contribuiram para o derube da Monarquia Absolutista. Batendo-se com galhardia no Cêrco do Porto. Os Paroquianos de S. Clemente de Basto, salvaram-lhe a vida. Foram perseguidos pelas tropas de Dom Miguel, tendo-se exilado no Reino Unido. E muito mais...
Por aqui já pode investigar, está tudo na net.
Cumprimentos
A. Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#298613 | psvcg54 | 01 mar 2012 10:47 | Em resposta a: #298606

MUITO OBRIGADO!
SE POR ACASO TIVER MAIS INFORMAÇÕES EU AGRADEÇO MAIS UMA VEZ!

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#298663 | Limão | 02 mar 2012 00:50 | Em resposta a: #298613

Caro Conrade,
Cumprimentos,
Eu tenho mais alguns dados dos Vieiras de Castro, de Fafe, principalmente 3 ou quatro que ficaram célebres, da Casa do Êrmo, de Sâo Vicente de Paços Fafe, e que terei muito gosto em lhe enviar, se for de seu inteiro agrado.
Trata-se de uma família aristocrática, de políticos Liberais, oradores sagrados, de eloquência enfática, que pelos seus feitos, nobreza de caráter, honestidade e prestígio, alcançaram fama, e um lugar na História de Portugal.
È uma das mais nobres famílias de linhagens da Península Ibérica, e talvez das que se encontram melhor documentadas, desde a mais remota antiguidade.
Por diversas vezes se uniu por casamento com princesas e infantas de várias famílias reais hispânicas, e o seu poder sócio-político e militar, chegou a ombrear com a família real. Principalmente a partir do séc.XIV, vieram estabelecer-se em Portugal, membros da família dos Castros, aqui erigindo grandes casas Senhoriais.
A família pertencia á célebre Inês de Castro, aquela que depois de morta foi rainha, e que viria a casar com o Rei Dom Pedro I, de Portugal.
Costumam os geneologistas, dividir os Castros, em dois ramos principais, designados por "de Treze" ou "de Seis", consoante as arruelas das suas armas. E os heraldistas explicaram essa variação, dizendo que os Castros do ramo legítimo, usaram as trese arruelas, e que os Castros do ramo ilegítimo, teriam diferenciado as suas armas, usando apenas seis.

(Armas)
De ouro, treze arruelas de azul, postas três , três, e Três, e uma.
Timbre: Um leão saínte de ouro, armado e lampassado de azul.

Os Vieiras, são descendentes de Rui Vieira, Cavaleiro Fialgo, do início do séc.XIII, no reinado de D. Dinis, ele honrou a sua Terra de Vieira do Minho. Foram seus filhos: Pedro e João Rodrigues Vieira, que deixaram ambos descendência, que continuou o seu nome.

Alguns dados Bio-Bibliográficos do Conselheiro António Manuel Lopes Vieira de Castro.
Político Liberal, natural da Quinta do Êrmo, freguesia de São Vicente de Paços Fafe, nasceu a 13-VII-1796, e morreu a 20-IX-1842. Foi sepultado no cemitério dos Prazeres, em Lisboa.
Formou-se em Canones, na Universidade de Coimbra a 10-VII-1819. Tendo tomado ordens sacras, e paroquiado São Clemente de Basto. Apesar de ser oriúndo de uma família fidalga e abastada, isso não o impediu de abraçar a causa Constitucional, e atender aos principios revolucionários de 1820.
Em 1823, escapou á reacção absolutista, graças aos seus paroquianos que o estimavam.
Com a proclamação da Carta, (1826), renova a sua integridade, naqueles princpios, e isso iria influênciar a saua vida, logo que o Miguelismo imperou em (1828), e para escapar ás persiguições que lhe eram movidas, teve que se exilar na Grâ-Bretanha. Quando se formou o exército Liberal nos Açores, logo se alistou, e bateu-se com valentia no Cêrco do Porto. De novo com o governo de Dom Pedro no poder, é nomeado governador de Viseu,(19-IV-1834), substituindo assim o D. Francisco Alexandre Lobo, afecto ás hostes Miguelistas. Particularmente difícil a sua missão apostólica, tendo como diz um dos biógrafos, demonstrado prudência, e como diz Almeida Garrett, conciliando o respeito e autoridade da sua pessoa, como delegado do Governo, com a manutenção do princípio canónico, que não queria nem podia violar.
A 02 de Maio daquele ano entrou em Viseu, conjuntamente com as tropas Constitucionais, e logo chamou para junto de si o Cónego José António de Almeida Ribeiro, que era vigário por nomeação do Prelado. Através deste pode expedir as provisões e ordens políticas, evitando assim conflitos que poderiam originar-se. O Governo em 23-V-1834, pedia ao cabido, insinuando que o elegê-se vigário capitular, o que se efectivou a 16 de Junho. Nas eleições de (1834), foi eleito deputado pelo círculo da Beira Alta, e logo tomou assento nas bancadas da oposição progressista. Por provisão de 08 de Agosto, antes de partir de Viseu, deixou nomeados um provisor do Bispado, e um Vigário Geral, e não mais se ocupou do governo diocesano, de que veio a ser demitido em 07-06-1836, por despacho político, visto ter votado contra o governo. Com a dissolução da Câmaras, e noutras legislaturas, foi de novo eleito Deputado, com os companheiros de lista na oposição, que também obtêve a victória no Porto. È curioso, com a chegada destes deputados á capital, as gentes Lisboetas os receberam festivamente, mas que não evitou a eclosão revolucionária 09-10-1836, conhecida pela "Revolução de Setembro", que haveria de derrubar o Governo.
No novo Gabinete Ministerial, ele ocupou a pasta da Justiça, e dos Negócios Estrangeiros, sob a presidência do Conde de Lumiares, e noutras pastas Passos Manuel.
Porém, de novo o Ministério caíu, e veio um outro sob a direcção de Sá da Bandeira, tendo ele permanecido na mesma pasta. Foi noutro governo, Ministro da Marinha e do Ultramar. Entretanto era eleito Deputado por Guimarães, e demite-se do cargo que ocupava como Ministro a 27-V-1837, quatro dias antes da queda do Ministério.
Mais tarde voltou a ser releito por Guimarâes, e nas eleições de (1842), foi um dos poucos deputados a ser eleitos. Entrtanto era nomeado Guarda-Mor da Torre do Tombo, profissão mais honorífica que proventosa, de que seria demitido por se ter oposto ao gabinete presidido pelo Conde do Bonfim. Caíu depois gravemente doente, retirando-se para o seu Palácio de Campolide em Lisboa, onde viria a falecer. //bibliografia memória histórica do conselheiro antónio Manuel Lopes Vieira de Castro, (Lisboa,1834, de Almeida Garrett.
Por agora é tudo. Saudações,
A. Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#298682 | ruifaria3 | 02 mar 2012 13:48 | Em resposta a: #298663

Caro Agostinho Lopes da Costa,
Os factos da minha história parecem não coincidir com a realidade que apresenta. A minha história diz que estes Castro, cujo apelido tem origem toponímica, eram humildes lavradores de prazos. Nada de grandeza castelhana! Apenas homens pobres e como tal não menos honestos e íntegros que os outros Castros. Vidas de trabalho árduo, sobressalto e míngua de bens. No fundo, pobreza, por vezes extrema, é o que identificamos nos sepultamentos em locais marginais da igreja ou menos no adro. Como conforto de suas almas um ou outro ofício divino, a alguns, pouco mais que a missa de corpo presente.
Relativamente ao apelido Viera, a história é diferente. Podemos de facto remontá-los à nobreza de título, porém seguiu por linhas não privilegiadas ou ilegítimas que experimentaram os tormentos da pobreza e da miséria humana, até que um deles conseguiu elevar-se economicamente entre os demais…. Assim chego ao Conselheiro António Manuel Lopes Vieira de Castro.
Seria de facto interessante se pudesse demonstrar, geração a geração, essa procedência castelhana dos Castros de Montelongo. Só assim poderíamos determinar em que momento as nossas histórias divergiram. Acredito que para muitos (não querendo com isto dizer que seja o seu caso) é reconfortante engendrar realidades paralelas, não imagino eu porquê…
Cumprimentos
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#298723 | Limão | 03 mar 2012 00:29 | Em resposta a: #298682

Caro Senhor
Rui Faria,
Muitos cumprimentos,
Então como tem passado, bem?
Concordo com a sua opinião em parte, porque os tempos são sempre de mudança, e a história não podemos mudá-la, é a que temos.
Quando nascemos, somos todos iguais por nascimento, se este ou aquele têve mais sorte ou menos sorte, também nâo podemos fazer nada contra isso, é o destino de cada um.
Nesta, como noutras famílias, tem de tudo, uns mais afortunados de que outros. é a vida que os molda, na gíria do Mundo. Também não podemos interferir nisso. É a roda da vida.
Nesta família, no caso presente, houve até perseguisões e perigo de vida, foi necessário arriscar muito, até o exílio forçado, que não devia ser fácil?
Neste caso, de tios e sobrinhos, todos desenpenharam o seu papel, da melhor maneira que souberam, também não os acuso por isso. Tiveram o seu lugar na história, como tantos outros. É assim a vida.
No Caso do inditoso José Cardoso Vieira de Castro, que até caíu em desgraça, e foi condenado ao degrêdo, em África, Também não lhe invejo a situação. Para mim foram todos pessoas normalíssimas. Não os considero superiores a ninguém, pelo que sei eram pessoas muito simples, que estavam sempre do lado dos mais necessitados, e faziam uma vida normal.
No caso de Monsenhor Vieira de Castro, Bispo de Viseu, que era alto de grande porte, e vinha a cavalo, com o báculo pastoral, e ao chegar a Fafe em dia de Feira, depara com uma grande desordem de lavradores com as cabêças partidas, conta-se que bastou que ele descê-se do cavalo, para que aquela desordem termina-se imediatamente, dado o respeito e a estima que todos nutriam por aquela pessoa. Noutro caso em que os seus paroquianos lhe salvaram a vida, denota bem a nobrêza de carácter daquela pessoa. Estes casos ficaram registados em iluminuras, daquela época.
Na Marinha de Guerra também existem boas referências á sua pessoa.
De qualquer forma, quem sou eu para julgar? Não me compete a mim isso.
É isso memo, que refere, foram pessoas normalíssimas, de Lavraqdores honrados, ningúém diz o contrário. Era da terra que se vivia em tempos recuados, de gente simples como qualquer outra. e foi isso, que os distinguiu. Veja-se Camilo, "na Correspondência Epistolar, ou Garrett, na suas "Memórias Históricas", " a Glória", de Pulido Valente, etc..
Com os meus melhores cumprimentos, desde já muito grato.
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#298749 | ruifaria3 | 03 mar 2012 14:36 | Em resposta a: #298723

Caro Confrade
Agostinho Lopes da Costa
Tenho passado bem, muito obrigado.
Fiquei curioso pois, pelas suas afirmações, pensei que encontrou alguma ligação entre estes Vieira de Castro e os Castros castelhanos de que falava. Embora não impossível face à multiplicidade de linhas ascendentes tenho algumas reservas quanto a essa hipótese. Confesso não ter conseguido, até ao momento, estabelecer qualquer ligação destes Castros com os principais ramos de Montelongo, porém, tudo indica que deles descendam. Quando ao apelido Vieira tem origem na quinta de Real em Ferreiros e chega à linhagem Castro por António Vieira padre de Vinhós que desonrou Maria da Costa, moça solteira.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#298765 | Limão | 03 mar 2012 19:06 | Em resposta a: #298749

Ex.mo Senhor
Rui Faria,
Cumprimenos,
Ainda não consegui fazer a ligação dos Vieiras de Castro a Castela, mas segundo diz no Genêa, é uma das famílias mais remotas e bem documentadas, pelo que não deve ser muito difícil conseguir fazê-la, para isso conto com a sua ajuda. A Casa do Êrmo, Paços Fafe, foi fundada por D. Rosendo Lopes, Cavaleiro da Ordem de Malta e do Santo Sepulcro de S. João de Jeruzalém, na Palestina Terra Santa.
Vou-lhe enviar os que tenho: Carecem ainda de confirmação.

São bisavós paternos da minha esposa:

I - José Antunes Vieira da Silva, n, a 16-03-1863, natural de Paços Fafe, f, a 24-02-1931, com 67anos. Casou com Albina Castro, n. a 02-04-1856, em Paços Fafe.?

II - António Antunes Vieira de Castro, n. Paços, c. 1890. Foi chefe do Caminho de Ferro. Estação de Campanhâ Porto, e Vila nova de Cerveira, c. de 1910. Casou com Lucinda da Assunção Ferreira, n. c. de 1890, natural de Lousada, faleceu c. de 1923, ?. Tiveram entre outros,

III.4 - António Antunes Ferreira Vieira de Castro, nasceu no Porto, a 19-09-1911.Foi baptizado na Igreja do Bonfim Porto. Com a idade de 14 anos, foi enviado para o Brasil, para casa de parentes, Rio de Janeiro, regressando cerca dos 21 anos de idade. Faleceu em Fafe a 27-04-1982.Casou a 27-04-1932, com Maria Vaz Monteiro, n. a 25-08-1912, na freguesia de S. Miguel do Monte Fafe, faleceu em Fafe a 27-03-2004, com 92 anos de idade. Filha de Domingos Vaz Mnteiro e de Laurinda Monteiro da Silva, lavradores abastados das Casas de Cunha e da Veiga, daquela freguesia. Éra sobrinha dos Poetas da naturêza e da vida Campestre; Joaquim Vaz Monteiro, Juíz de Paz, e de António Vaz Monteiro, Acipreste de Moreira de Rei, Fafe (extinto Concelho).
(Montelongo).

IV.4 - Maria Laura Laura Antunes Ferreira Castro Costa, n. Pacos Fafe, 1944, Casou em 1978, na sua freguesia com Agostinho Lopes da Costa.natural de Cepães Fafe, (Casal da Retortinha).
Espero que por aqui consiga chegar a Monforte.
Saudações fraternas,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#298815 | ruifaria3 | 04 mar 2012 14:34 | Em resposta a: #298765

Caro Confrade Agostinho Lopes da Costa
Como diz o ditado, o Senhor está no céu. Pode tratar-me por Rui Faria.
A lista é extensa, seguem algumas linhas…
O senhor José Antunes Vieira de Castro era filho de Nicolau Antunes Vieira e de sua mulher Narcisa da Silva e Melo. Neto paterno de José António Gonçalves Antunes e de Josefa Maria Vieira. José António Gonçalves Antunes era filho de João Antunes e de sua mulher Antónia Maria de Castro, esta filha de Manuel da Silva Lopes natural de São Cosme Damião de Lobeira e de Teresa de Castro (filha de João de Freitas, senhor do prazo do casal da Cerdeira em Arões e de Maria Fernandes de Castro, natural do casal das Leiras, Golães, São Lourenço). Antónia Maria de Castro era irmã de Rosendo Lopes de Castro, casado com Dona Maria Ribeiro de Lima, esta filha de Francisco de Freitas e Lima, irmão desta Domingas http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=511746 e de sua mulher Dona Maria de Macedo Ribeiro, irmã deste Mateus http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=511753 . Rosendo e Maria foram pais de José Lopes Vieira de Castro casado com Ana Maria Vieira (esta neta do reverendo António Vieira pároco de Vinhós de que lhe falei). Desconheço qual a origem do apelido Vieira de José Lopes Vieira de Castro é provável que o tenha tomado da mulher. A ser de família poderá ter origem em Lobeira onde corria antigo na família do cónego Gonçalo Pinto Vieira nos finais do XVI).
Narcisa da Silva Melo, mãe de José Antunes Vieira de Castro era filha de João da Silva e de sua mulher Antónia Maria Fernandes de Melo. Pela via de Antónia traz o sangue dos Melos do Assento, é bastante provável que traga também o sangue dos Abreus de Candoso bem como dos Ribeiro Bernardes da Quinta da Portela. Com certeza o dos Barros de Guimarães (através do senhor Jacinto de Barros, infanção da vila de Guimarães, que desonrou Grácia, moça solteira do Lestoso). Por via de João da Silva descende dos Peixoto de Revelhe. Em qualquer destas linhas abundam os indivíduos de apelido Castro. São tantos que é quase impossível determinar, com precisão, um tronco comum; serão certamente múltiplos. Como vê será difícil portanto chegar a Monforte. Talvez o confrade Samuel de Castro tenha algo a dizer sobre o assunto.
Poderá confirmar alguns destes dados:
http://www.ghp.ics.uminho.pt/geneweb/gwd.exe?b=passos;lang=pt;p=jose+antunes+vieira;n=silva
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#298988 | Limão | 06 mar 2012 01:04 | Em resposta a: #298815

Caro Confrade
Rui Faria,
Cumprimentos,
Penso serem estes mesmos, muito obrigado. Lembro-me de minha esposa dizer que eram da Quinta da Cobiça em Paços Fafe. que herdaram dos avós, e que conservaram até á revolução de Abril. Tendo depois sido alienada, em partilhas.
Meu falecido cunhado, Dr. Vieira de Castro, licenciado em Letras, por Coimbra, e falecido em 2004, havia-me contado, que os "Castros" eram de Monforte. Será Monforte de Lemos?,na Galiza, em Lugo, ou de Castro Osório, que também são Castro Lemos. Existindo na zona de Fafe e arredores, muitas famílias titulares, com esse apelido? Condes de Lemos. Mas os Castros são de Leâo?
A famíla de Inês de Castro, oriúnda dessas paragens, de Pedro Fernandes de Castro, ou Álvaro Pires de Castro.
No caso dos Vieiras de Castro, do Porto, e de Fafe, referentes ao inditoso: José Cardoso Vieira de Castro, casado com a filha dos Condes de Feitosa. Que ele fazia muita referência, e possuía a obra de "Os Grandes Dramas Judiciários" de Joaquim Pereira e Costa, a qual menciona alguns dados desta família.
Nas investigações que fiz em Lousada, na Cãmara, sobre Lucinda da Assunção Ferreira, avó paterna da minha esposa, remeteram-me para os Vieiras de Castro da Póvoa de Lanhôso. Aqui perto.
Quanto ao Confrade Samuel de Castro, não encontro em Vieira da Silva e Albina Castro, nenhum filho chamado António Antunes Vieira de Castro. Só se for bastardo?, ou de outro casamento?
De qualquer forma muito obrigado, e vamos aguardar mais dados.
Cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#299006 | f4b2 | 06 mar 2012 13:11 | Em resposta a: #298988

Caro Agostinho Lopes da Costa

Li o que escreveu sobre o António Antunes Vieira de Castro,e no Porto em 1909 vem uma referência que penso ser a mesma pessoa,cito Anuário desse ano:

- A.A. VIEIRA de CASTRO - Comissões na Rua da Reboleira,29 Porto,morada Rua da Alegria,802 ,Porto em 1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#299029 | Limão | 06 mar 2012 19:00 | Em resposta a: #299006

Caro Confrade,
João Barroca,
Muito obrigado,
É esse mesmo, o avó paterno da minha esposa, que foi Chefe dos Caminhos de Ferro de Porto Campanhã, e antes da Estação de Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho. n. c.1876. f.1933. casou c.1904, com Lucinda da Assunção Ferreira, natural de Lousada, n. 1881, f. 1913, com 32 anos de idade, e tiveram:
1.1 - Ana Antunes Ferreira Vieira de Castro, n. 1905. f. no Porto. Foi sepultada no Cemitério do Bonfim, Porto. Casou em Monção, com Dr. Pedro Pinheiro Gonçalves, Professor de Matemática. Reitor do Liceu Alexandre Herculano, no Porto, residente na Rua Aires DÓrnelas, 35 Porto. Tiveram:
1.1.1 - Maria Helena Castro Gonçalves, Professora, residente em Lisboa.
1.1.2 - António Castro Gonçalves, Oficial do Exército, mais tarde Professor de Educação Fisica.
1.1.3 - Jorge Castro Goncalves, Engenheiro.
1.1.4 - Victor Castro Gonçalves, Professor da Escola Infante D. Henrique, no Porto
1.1.5 - Anabela Castro Gonçalves, Médica, no Hospital de S. João, no Porto.

1.2 - António Antunes Ferreira Vieira de Castro, n. 19-09-1911, Campanhã Porto, f. 27-04-1982, em Fafe. casou em 27-04-1932, em S. Miguel do Monte Fafe, com D. Maria Maria Vaz Monteiro, n. a 25-08-1912, f. a 27-03-2004,em Fafe, natural do Monte Fafe, filha de Domingos Vaz Monteiro, e de Laurinda Monteiro da Silva, Lavradores abastados daquela freguesia das Casas da Cunha e da Veiga. Sobrinha do Poeta da natureza e da vida Campestre Joaquim Vaz Monteiro, Juíz de Paz, e de António Vaz Monteiro, Acipreste de Moreira de Rei Fafe. Tiveram:
1.2.1 -Dr. Antonio Antunes Vieira de Castro, Professor de Letras, natural de S. Miguel do Monte Fafe, n. 08-04-1934, f.
Póvoa de Varzim, a 31 de Maio de 2004. Casou 1º em 1961, com Claudina da Conceição Miranda Vieira de Castro, Professora, n. 14-06-1933, f. 1966, em Baga. Era da Casa do Agro Ribeiros Fafe, filha de Manuel Cerqueira Vieira de Castro, e de Ricardina da Glória Gonçalves Miranda. Casou 2ª vez em 1972, com Júlia Maria Mendonça Pinto. Filha do Capitão da Nato, Mendonça Pinto.natural do Porto, de quem têve uma filha, chamada Ana Maria Pinto Vieira de Castro. Ambas imigrantes no Canadá. Do 1º casamento, com Claudina houveram 3 filhos, todos residentes em Braga.

1.2.2 - Joaquim Antunes Ferreira de Castro, Chefe de Finanças, no Porto, nasceu em Paços Fafe, a 30-06-1937, f. Porto, 02-08-2008, Casou com Margarida Maria Gonçalves, natural da Freguesia da Sé Bragança.

1.2.3 - Conceição Assunção Antunes Ferreira Vieira de Castro, nasceu em Paços Fafe, a 28-01-1941, f. em 2005, em Fafe. Casou com Manuel de Castro, natural de Travavassós Fafe. Faleceu em França de desastre automóvel, em 1968.
Deixou viúva e 4 filhas menores.

1.2.4 - Maria Laura Antunes Fereira Castro Costa, nasceu em Paços Fafe. Casou com Agostinho Lopes da Costa, natural de Cepães Fafe, (Casal da Retortinha), filho de João Lopes da Costa e de Emília Mendes Ferreira de Melo, neto Paterno de Custódio Lopes da Costa, natural da Casa da Madre-Deus Guimarães, e de Maria Ferreira de Melo, (Senhores de Melo),de Vila Flor e Chacim. Do Casal da Bouça Pombeiro Felgueirasa. e materno de José Mendes Ferreira de Melo(Senhores de Montelongo), e de Maria Emília Nogueira, da Casa de Docim Quinchães Fafe.Tiveram 4 filhos.

1.2.5 - José Manuel Antunes Vieira de Castro, natural de Paços Fafe, Oficial de Justiça do Tribunal de Vila do Conde. Casou na Póvoa de Varzim, com Palmira Pereira de Castro, filha de Armando Pereira de Castro, emigrante no Brasil, e de Teresa Braga. Tiveram: Anabela Pereira Vieira de Castro.
Cumprimentos
Agostinho Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#299054 | Samuel C O Castro | 06 mar 2012 22:17 | Em resposta a: #298815

Prezado amigo Rui Faria,

A ascendência desses Castros, de Fafe, infelizmente ainda não consegui entroncá-los junto aos demais de minha base. E, o que conhecemos desses Castros, realmente são numerosíssimos, mas o principal, que é a ligação com os demais, tem sido impossível estabelecê-la.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#299058 | Limão | 06 mar 2012 22:50 | Em resposta a: #299006

Caro Confrade
João Barroca,
É esse mesmo o avô paterno da minha esposa.
Muito obrigado.
Agostinho

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#299069 | Limão | 07 mar 2012 02:29 | Em resposta a: #298815

Caro Confrade
Rui Faria,
Cumprimentos,
Afinal já descobri: A maria, é filha de solteira, ou do namoro. O Avô da minha esposa, é filho do casamento, com Antónia Ribeiro, e segue sempre a linha de Antunes de Castro:

I) - João Antunes de Castro, nasceu Paços Fafe, faleceu a 15 de Outubro de 1747, na Casa da Cobiça Paços Fafe.
Casou com Mariana Costa, falecida a 08 de Abril de 1716, na Casa da Cobiça Paços Fafe. Tiveram 2 filhos;
Domingos e João.

II) - Domingos Antunes de Castro, nasceu Paços Fafe, a 05 de Fevereiro de 1704, faleceu a 06 de Janeiro de 1763,
com 58 anos de idade, na Casa da Cobiça Paços Fafe. Casou com Catarina Francisca de Novais, falecida a 14 de
Agosto de 1790, natural de Moreira de Rei Fafe. Filha de António de Morais, e de Marta Fernandes. Tiveram como
filho 3º, na linha de filiação:

IV - João Antunes de Castro, nasceu Paços Fafe, a 12 de Março de 1754, faleceu a 26 de Novembro de 1831, na Cobiça.
com 77 anos de idade. Casou a 31 de Janeiro de 1778, com Antónia Maria Castro, nascida a 04 de Julho de 1743,
falecida a 19 de Setembro de 1818, na Casa da Cobiça Paços Fafe. Filha de Manuel Lopes da Silva, falecido em
1748, e de Teresa Castro, nascida em 1712, e falecida em 1775. Tiveram como filho 2º:

V - José António Gonçalves Antunes de Castro, nasceu Paços Fafe, a 09 de Setembro de 1782, faleceu no Avial Paços
Fafe, a 17 de Março de 1860, com 77 anos de idade. Casou a 15 de Maio de 1808, com Josefa Maria Vieira, natural
de Revêlhe Fafe. Faleceu a 15 de Julho de 1837, na Casa da Cobiça Paços Fafe. Filha de Maria Teresa Soares.Teve:

VI - João Antunes Vieira de Castro, nasceu em Paços Fafe, a 09 de Novembro de 1811, faleceu a 21 de Novmbro de
1862, na Cobiça, com 50 anos de idade. Casou a 26 de Abril de 1840, com Maria Castro, nascida a 07 de Outubro
1821, faleceu a 08 de Março de 1878, na Cobiça, com 56 anos de idade. Filha de José Bernardo de Castro, nascido
em 1779, falecido em 1856, e de Maria Teresa Gonçalves, nascida em 1779, e falecida em 1827. Tivram:

VII - António Antunes Vieira de Castro, nasceu Paços Fafe, a 08 de Fevereiro de 1841, faleceu a 16 de Abril de 1892, na
Cobiça, com 51 anos de idade. Casou com Antónia Ribeiro a 03- de Outubro de 1864, nascida a 24 de Junho de
1831, em Paços Fafe, filha de José António Francisco, nascido em 1793, falecido em 1868, e de Maria Teresa
Ribeiro, nascida em 1795, e falecida em 1874. Tiveram:

VIII-António Antunes Vieira de Castro,nascido em Paços Fafe a 09 de Julho de 1871, falecido a 11 de Agosto de 1933,
com 62 anos de idade, Casou em Lousada, com Lucinda da Asunção Ferreira. Tiveram como 4º filho:

IX - António Antunes Ferreira Vieira de Castro, nasceu no Porto, em 1911, faleceu em Fafe, em 1982. Casou em 1932,
Com Dª Maria Vaz Monteiro, natural de S. Miguel do Monte Fafe, nascida a 25 de Agosto de 1912, falecida a 27 de
Março de 2004, com 92 anos de idade, em Fafe. Filha de Domingos Vaz Monteiro e de Laurinda Monteiro da Silva.
Tiveram como 4ª filha, na ordem de filiação:

X - Maria Laura Antunes Ferreira Castro Costa, natural de Paços Fafe, casou com Agostinho Lopes da Costa, natural de
Cepães Fafe.

Penso estar com exatidão. Saudações,
Agostinho Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#299071 | Limão | 07 mar 2012 02:50 | Em resposta a: #299054

Caro Confrade,
Samuel Castro,
Cumprimentos,
Já completei a árvore da família da minha esposa, que enviei agora para o confrade Rui Faria do Fórum, agradeço que verifique e diga alguma coisa.
Muito obrigado.
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#299102 | Samuel C O Castro | 07 mar 2012 15:16 | Em resposta a: #299071

Prezado Agostinho,

Infelizmente não se acha nada na NET sobre o casal "João Antunes de Castro, N-Paços, Fafe, F=15.10.1747, na Casa da Cobiça, Paços, Fafe e, Mariana Costa". Eles também não constam de um documento que tenho dos Castros, de Fafe, como também não são citados no site, cujo link acima indiquei.

Vamos aguardar que surja novidades na ascendência do referido João Antunes de Castro e, quem sabe consigamos ligá-lo junto aos demais da base, ou mesmo retroagir na ascendência dele, ligando-o a algum elemento que conste no documento que acima me referi.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#299116 | Samuel C O Castro | 07 mar 2012 17:07 | Em resposta a: #299071

Prezado Agostinho,

Complemento de minha anterior informação:

No link que anteriormente indiquei, consta a ascendência da "Antônia Maria Castro, casada em 31.1.1778, com o que indicaste em IV - João Antunes de Castro, N-12.3.1754, Paços Fafe, F-26.11.1831, na Cobiça". Mas, nos dados contidos naquele site, o seu João Antunes, não consta o Castro.

É o que tinha para complementar. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#299167 | ruifaria3 | 08 mar 2012 00:42 | Em resposta a: #299069

Caro confrade Agostinho Lopes da Costa

Desconheço quantos prazos estavam compreendidos na área geográfica apelidada de Cobiça. Conheço até ao momento dois. Um na mão dos antepassados de sua esposa; outro, de nome Casal das Terças da Cobiça, na mão de Simão Francisco, mercador, e de sua mulher Maria Nogueira, parenta dos Nogueiras de Guimarães, gente ligada à pequena nobreza, um deles foi vedor do Bispo de Coimbra e cavaleiro da Casa Real, casado com Dona Beatriz Serpa na segunda metade do século XVI. Um destes prazos da Cobiça, ou outro, estaria na mão da família Canto de Guimarães por volta de 1700, que corria com o apelido Canto e Melo. Este Melo era dos Melos do Assento, que já mencionei, pelo que a propriedade poderia vir deste ramo. Caso se confirme esta possibilidade, é provável que se trate de mais um prazo da Cobiça.

A família dos antepassados de sua esposa desfez-se de algum património, por volta de 1590, talvez devido a dificuldades económicas.
Por esta data eram senhores do prazo da Cobiça:

I - Francisco Gonçalves e sua mulher Antónia Rodrigues. Vendem campos em Golães e Leiras em Passos ca. 1590. Já em 1588, encontramos Francisco Gonçalves a fazer, em sede de tabelionato, uma confissão de dívida a Fernão Gonçalves das Quintãs de Travassós (lavrador rico) e a Salvador Gonçalves alfaiate de São Torcato.
Tiveram:
1(II) Catarina Francisca ou Catarina Rodrigues, q.s.

II – CATARINA FRANCISCA casou com FERNÃO GONÇALVES
Tiveram:
1(III) Pantalião de Passos, q.s.

III – PANTALIÃO DE PASSOS casou com MARIA LOURENÇO
Tiveram:
1(IV) Ângela de Passos, q.s.

IV – ANGELA DE PASSOS casou com FRANCISCO ANTUNES, natural na quinta das Maranhas em Atães, onde seus pais eram caseiros, baptizado a 01-fev-1636. Filho de António Gonçalves natural do casal de Gondisalves e de sua mulher Helena Antunes natural do casal de Sendim.
Tiveram:
1(V) João Antunes, q.s.

V – JOÃO ANTUNES casado com MARIANA DA COSTA, natural do casal da Costa freguesia de Gonça (São Miguel), baptizada a 20 de Abril de 1675. Filha de Domingos da Cunha e de sua mulher Antónia Francisca.

Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#299175 | Limão | 08 mar 2012 02:49 | Em resposta a: #299167

Cao Confrade,
Rui Faria,
São esses mesmo, muito obrigado.
Cumprimentos,
Agostinho.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#299176 | Limão | 08 mar 2012 03:02 | Em resposta a: #299116

Caro Samuel Castro,
É natural que eu acrescenta.se sem querer, dado que a geração é de António Antunes, o Vieira e Castro vem por casamento.
De qualquer das formas, penso que assim já conseguirá entroncá-los na sua grande árvore.
Segundo informou recentemente o confrade Rui Faria, a propriedade é denominada de Prazo da Cobiça, Passos (Paços), de Palácios, Fafe, que se mantêve, na posse da famíia até aos nossos dias.
Cumprimentos,
Agostinho.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#299265 | Limão | 09 mar 2012 00:16 | Em resposta a: #299116

Caro Confrade
Samuel de Castro,
Cumprimentos,
Devo ter feito confusão, mas vou-lhe enviar de novo, aliás já há dados novos enviados do Confrade Rui Faria do fórum.
Saudações,
Agostinho.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#299352 | Samuel C O Castro | 09 mar 2012 21:36 | Em resposta a: #299265

Prezado Agostinho,

Tudo bem, ficarei a aguardar novos dados.

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#299368 | Limão | 10 mar 2012 00:43 | Em resposta a: #299352

Caro Samuel Castro
Cumprimentos,
Como existem dados novos, passo a enviar desde o início, de modo a corrigir. Assim:

(Vieiras de Castro)
(Casa da Cobiça)
(Paços Fafe)


I - Francisco Gonçalves, casou com Antónia Rodrigues, c. de 1590, vendem campos em Golães Fafe.Em 1588, em sede de Tablionato, fazem confissão de dívida a Fernão Gonçalves, das Quintãs de Travassós Fafe, (Lavrador Rico), e a Salvador Gonçalves, Alfaiate de Sâo Torcato Guimarâes. Tiveram:

II - Catarina Francisca Rodrigues, casou com Fernão Gonçalves, e tiveram:

III - Pantaleão de Passos, casou com Maria Lourenço, e tiveram:

IV - Ângela de Passos, casou com Francisco Antunes, natural da Quinta das Maranhas Atães Guimarães, batizado a 01 de Fevereiro 1636. Filho de António Gonçalves, natural do Casal de Gondisalves, e de sua mulher Helena Antunes, natural do Casal de Sendim. Tiveram:

V - João Antunes, f. a 15-10-1747, na Cobiça, casou com Mariana da Costa, natural do Casal da Costa, freguesia de Gonça (S. Miguel). Batizada a 20 de Abril de 1675. faleceu a 08-04-1716, na Cobiça Passos Fafe. Filha de Domingos da Cunha e de Antónia Francisca. Tiveram:

VI - Domingos Antunes, nasceu a 05-02-1704, em Passos Fafe, f. a 06-01-1763, com 58 anos de idade. Casou com Catarina Francisca de Novais, natural de Moreira de Rei Fafe. f. a 14-08-1790. Filha de António de Morais e de Marta Fernandes. Tiveram como 2º Filho:

VII - João Antunes, nasceu a 12-03-1754. f. a 26-11-1831, na Cobiça, com 77 anos. Casou a 31 de Janeiro de 1778, com Dª Antónia Maria de Castro, nasceu a 04-07-1743, f, 19-09-1818, na Cobiça, com 75 anos de idade. Filha de Manuel Lopes da Silva, f. em 1748, natural de S. Cosme Damião da Lobeira, e de Teresa de Castro, n. 1712, f. em 1775. Filha de João de Freitas, Senhor do Praso do Casal da Cerdeira, em Arões (S. Romão) Fafe, e de Maria Fernandes de Castro, natural do Casal das Leiras, Golães (S. Lourenço),Fafe. Dona Antónia Maria de Casatro, era irmâ de D. Rosendo Lopes de Castro, casado com Dª Maria Ribeiro de Lima, filha de Francisco de Freitas Lima e de Jerónima de Lima e Melo. Tiveram como 2º filho:

VIII - José António Gonçalves Antunes, nasceu a 09-09-1782, f, a 17-03-1860, no Avial, com 77anos de idade. Casou a 15 de Maio de 1808, com Josefa Maria Vieira, nasceu em Revêlhe Fafe, f. a 15-07-1837. Filha de Maria Teresa Soares.

IX - João Antunes Vieira, n. a 09-12-1811, em Pacos Fafe, f, 21-11-1862, na Cobiça, com 50 anos de idade. Casou a 26-04-1840, com Maria de Castro, n. Paços Fafe, a 07-10-1821, f. a 18-03-1878, na cobiça, com 56 anos de idade. Filha de Bernardo de Castro, n.1779, f. em 1827, e de Maria Teresa Gonçalves, n. 1749, f. 1856.Tiveram:

X - António Antunes Vieira de Castro, nasceu Paços Fafe, a 08-02-1841, f.a 16-04-1892, na Cobiça, com 51 anos de idade. Casou a 03-10-1864, com Antónia Ribeiro, n. a 24-07-1831, em Paços Fafe. Filha de José António Francisco, n. 1793, f. 1868, e de Maria Teresa Ribeiro, n. em 1795, f.1874. Tiveram com 4º filho:

XI - António Antunes Vieira de Castro, nasceu em Paços Fafe, a 09-07-1871. f. a 11-08-1933, na Cobiça, com 62 anos de idade. Casou com Lucinda da Assunção Ferreira, natural de Lousada.Tiveram como 4º filho:

XII - António Antunes Ferreira Vieira de Castro, nasceu no Porto, a 19-11-1911. f. Fafe, a 27-04-1982. Casou a 27-04-1932, com Maria Vaz Monteiro, natural de S. Miguel do Monte Fafe, n. a 25-08-1912, f. a 27-03-2004, em Fafe. Filha de Domingos Vaz Monteiro e de Laurinda Monteiro da Silva.Tiveram como 4ª filha:

XIII - Maria Laura Antunes Ferreira Castro Costa, nasceu em Paços Fafe, Casou com Agostinho Lopes da Costa, natural de Cepães (S. Mamede) Fafe. Filho de João Lopes da Costa e de Emíla Mendes Ferreira de Melo.

Saudações,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#299387 | Samuel C O Castro | 10 mar 2012 11:18 | Em resposta a: #299368

Prezado Agostinho,

Muito obrigado pelas informações.

Ótimo fim de semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Faria Castro

#299497 | Barkó | 11 mar 2012 15:11 | Em resposta a: #298815

Prezado Rui Faria e Sr. Limão.

O FARIA me chamou atenção, pois tenho em meus antecedentes, por isto gostaria de saber se você é descendente de Domingos de Faria Castro, vindo de Cheleiros, Portugal, para o Brasil, para o cariri paraibano - PB, onde fundou a cidade de Cabaceiras - PB. Aqui chegando casou com Isabel Rodrigues Oliveira, esta filha de Pascácio Oliveira Lêdo e de Isabel Rodrigues. Tiveram 10 filhos, entre eles Anna de Faria Castro casada com Antônio de Barros Leira.
Como vocês tem um bom conhecimento dos CASTROS, gostaria de saber se vocês tem como saber o nome dos PAIS de Domingos Faria Castro, pois não encontrei na net. Ele veio para cá ainda rapaz, por volta de 1690 por ai...
Agradeço antecipadamente qualquer informação.
Barkó.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Faria Castro

#299623 | ruifaria3 | 12 mar 2012 21:27 | Em resposta a: #299497

Caro Barkó,

Infelizmente não poderei ajudá-lo pois trata-se de uma zona do país distante do meu raio de análise. É provável que tenhamos um antepassado Faria em comum, porém não tenho qualquer referência relativamente a este Domingos de Faria e Castro.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#300714 | Limão | 23 mar 2012 23:20 | Em resposta a: #298749

Caro Confrade
Rui Faria,
Cumprimentos,
Acho que não foi muito difícil chegar a D. Afonso Henriques, ou aos reis da Normândia, com a sua prestimosa ajuda, trepando por "Pereira".
Agora para chegar a Monforte, subimos ao Sabugal, e "Lemos" Castro Osório? Ou vamos a Trofa do Vouga, ao Panteão?
Qual será o melhor caminho?
Saudações.
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#300725 | Limão | 24 mar 2012 02:55 | Em resposta a: #299352

Caro Confrade,
Samuel de Castro,
Com vista a um melhor esclarecimento, e para que consiga entroncar na grande árvore dos "Castros", lhe passo a enviar os Castros de Fafe, "Senhores da Casa da Quinta do Êrmo " São Vicente de Paços Fafe Portugal:
A Casa do Êrmo, foi fundada pelo Capitão D. Rosendo Lopes de Castro, Cavaleiro da Ordem de Malta, e do Santo Sepulcro de São João de Jeruszalém na Palestina, na Terra Santa.

(VIEIRAS DE CASTRO)
SENHORES DA CASA DO ÊRMO PAÇOS
F A F E

I -1 Dª Teresa de Castro, nasceu em São Romão de Arões Fafe, a 30-08-1712, faleceu em Castro, a 16-08-1775. Filha de João de Freitas, e de Dª Maria de Castro. Casou a 01-02-1739, com Manuel Lopes da Silva, natural de São Cosme Damião da Lobeira Guimarâes, faleceu a 07-02-1748. Filho de Sebastião da Silva e de Catarina Lopes. Tiveram como 1º filho:

II -1.1 D. Rosendo Lopes de Castro, "Senhor da Casa do Êrmo Paços Fafe", n. a 07-01-1740, em Paços Fafe, faleceu a 13-11-1807, com 67 anos. Casou com Dona Maria Ribeiro de Lima, nascida em Souto de São Salvador Guimarães. Dom Rosendo era irmâo de Dona Antónia Maria de Castro,filha 3ª, nascida a 04-07-1743, na Casa do Êrmo Paços Fafe, f. a 19-09-1818, com 75 anos, na Casa do Prazo da Cobiça Paços Fafe, Casou a 31 de Janeiro 1778, com João Antunes,"Senhor do Prazo da Cobiça Paços Fafe", nascido a 12-03-1754. f. a 26-11-1831, com 77 anos. Vêr "Senhores do Prazo da Cobiça", Paços Fafe. Família de minha esposa.

III -1.1.1 - José Luís Lopes de Castro, nasceu a 13-07-1762, na Casa do Êrmo Paços Fafe, f. a 13-10-1838, com 76 anos de idade. Casou com Dª Ana Maria Vieira, nascida em Travassós Fafe. f. a 17-04-1840. José Luís Lopes de Castro, tinha mais 9 irmãos. Tiveram:

IV - 1.1.1.1 - Josefa Maria Lopes Vieira de Castro, nasceu Paços Fafe, f, a 12-01-1856. Casou com João Lopes, nascido a 22-02-1765, em Antime Fafe. Casada a 24-02-1802, com João Lopes de Freitas, ascendente dos Vieiras de Castro de Antime Fafe. Avós de José Ribeiro Vieira de Castro, nasceu a 04-03-1843, fundador da "Fábrica do Ferro" Companhia de Fiacção e Tecidos de Fafe.

IV - 1.1.1.2 - Dona Antónia Lopes Vieira de Castro, nasceu a 18-03-1786, na Casa do Êrmo Paços Fafe, faleceu a 02-11-1850, em São Lourenço de Sande Guimarães. Casou a 29-10-1805, com o Dr. Francisco Luis de Macêdo. Licenciado em Direito, pela Universidade de Coimbra. Juíz de Direito na Comarca de Alijó, e na Póvoa de Lanhôso, em 1852, nascido a 15-12-1784, na Casa da Portela Santa Maria de Galêgos Barcelos. Foi Baptizado a 18-12-1784, pelo Revº. Bento José de Macedo. Foram padrinhos: Francisco de Macêdo, Abade de Sâo Clemente de Basto, e madrinha a Irmâ: Luisa Teresa do Nascimento, relegiosa do Mosteiro de São Bento de Barcelos, por procuração que apresentou ao Reverendo.

IV - 1.1.1.3 - Dª Maria Lopes Vieira de Castro, nasceu a 07-05-1787, em Paços Fafe, faleceu a 26-10-1863, com 76 anos. Casou a 15-01-1810, com José António da Costa, nascido a 28-04-1785, em Paços Fafe, falecido a 28-01-1872, com 86 anos de idade.

IV - 1.1.1.4 - Dª Teresa Lopes Vieira de Castro, Rosa dos Anjos, nasceu a 05-12- 1788, em Paços Fafe. Casou em 24-05-1818, com: Jacinto Gomes de Oliveira Guimarâes.

IV - 1.1.1.5 - Manuel Lopes Vieira de Castro, n.05-03-1790, em Paços Fafe, f. a 27-08-1791, com 17 meses, de idade.

IV - 1.1.1.6 - José Lopes Vieira de Castro, nasceu a 12-04-1792, em Paços Fafe, foi Vereador de 1858-1859, e Vice-Presidente da Câmara de Fafe, de 1860 a 1861.-(Camilo diz que ele é o homem principal do seu concêlho. -(A Casa dos Vieiras é a única que mantem ainda, a despeito da equitativa Carta Constitucional, as porrogativas e imunidades de Couto).

IV - 1.1.1.7 - Dona Ana Lopes Vieira de Castro, nasceu a 24-03-1794, em Paços Fafe, e faleceu a 20-12-1842, com 48 anos. Casou a 24-06-1818, com António da Costa Torres, nascido a 14-02-1787, em Sampaio Guimarâes.

IV - 1.1.1.8 - António Manuel Lopes Vieira de Castro, nasceu na Casa do Êrmo, em Paços Fafe a 15-07-1796. Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Marinha de Guerra Portuguêsa, Bispo de Viseu. - "Camilo apresenta-o com um conjunto de referências e de prestígio" "Quem advinharia então que o punjante; António Manuel Lopes Vieira de Castro, saíria o Ministro dilecto da Rainha Dona Maria II. " O Mestre dos Liberais", O amigo e Conselheiro de Passos Manuel; de Silva Carvalho, e dos mais extremados estadistas da "Escola Robustecida da Emigração".

IV - 1.1.1.9 - Dª Florinda Rosa Vieira de Castro, nasceu a 18-12-1798, em São Clemente, Celorico de Basto. Casou a 04-05-1818, com António Bernardino da Cunha Moreira, nascido a 22-09-1794, em Paços Fafe.

IV - 1.1.1.10- Luís Lopes Vieira de Castro, nasceu a 11-11-1800, em Sâo Vicente de Paços Fafe, faleceu a 30-09-1844. Foi sepultado no cemitério da Lapa, cidade do Porto. Casou com Emília Angélica Cardoso, n.c. de 1815, em São Salvador de Moreira da Maia, e falecida a 28-05-1882. Luís Lopes Vieira de Castro, foi Magistrado do Tribunal da Relação do Porto. Foi Zuìz de Fora em Angra do Heroísmo, nos Açores. Juíz Desembargador. Era proprietário da Quinta do Mosteiro, em Moreira da Maia, que comprara ao Estado Português, sendo antes de uma Instituição Religiosa. Tiveram 4 Filhos:

V - 1.1.1.10.1- Luis Lopes Vieira de Castro, nasceu em 1834.
V - 1.1.1.10.2 -Emília Adelaide Vieira de Castro, Freira.
V - 1.1.1.10.3 -José Cardoso Vieira de Castro, Político, Escritor, Advogado no Porto. Orador Sagrado de elequência enfática. Nasceu em 02-01-1836, faleceu em 1872, foi sepultado em Luanda Angola. Casou no Brasil, Rio de Janeiro, onde residiu na Cascatinha do Tijuca, com Dª Claudina Adelaide Guimarâes, n. em 1852, f. em 1867. Filha dos Condes de Feitosa, a quem veio mais tarde a assassinar, por motivos infundados, sendo condenado ao degredo em Angola. Este facto causou na altura a maior consternação em Portugal e no Brasil. Conhecido como "A Tragédia da Rua das Flores", e os "Grandes Dramas Judiciários" de Joaquim Pereira e Costa.
V - 1.1.1.10.4 - António Manuel Lopes Vieira de Castro, nasceu a 12-09-1839.

Por hoje é tudo, segue na próxima os "Vieiras de Castro" de Antime Fafe.

Cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#300756 | Samuel C O Castro | 24 mar 2012 18:07 | Em resposta a: #300725

Amigo Agostinho,

Muito obrigado pelo envio dos interessantes dados.

Como estou há 1.500 quilômetros longe de minha casa, estou sem condições de verificar um possível entroncamento. Assim que voltar, estarei verificando isso.

O envio de dados dos Castros de Antime, também serão muito bem vindos.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#300772 | Limão | 24 mar 2012 23:58 | Em resposta a: #300756

Caro Samuel,
Não tem nada que agradecer, tenho muito gosto, em contribuir com os meus "Castros", para a Grande árvore geneologica.
Proximamente lhe enviarei tambem os "Vieiras de Castro", (Senhores da Casa do Agro de Ribeiros Fafe), que descendem também do Tronco dos (Senhores da Casa do Êrmo Paços Fafe). Familiares de minha esposa.
Tenho também em linha os "Castros do Solar de Cabêça de Porca em Sendim Felgueiras", meus familiares, e outros.
Muito obrigado, pela resposta.
Cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#300780 | ruifaria3 | 25 mar 2012 11:38 | Em resposta a: #300714

Caro Confrade Agostinho Lopes da Costa,
Certamente poderá chegar ao Afonso nosso I, por outras linhas que não alcanço. Trata-se de uma inevitabilidade matemática de todos os portugueses...
Cumprimentos
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#301391 | Samuel C O Castro | 30 mar 2012 20:57 | Em resposta a: #300772

Prezado Agostinho,

A remessa de dados dos "Vieiras de Castro", (Senhores da Casa do Agro de Ribeiros Fafe), que descendem também do Tronco dos (Senhores da Casa do Êrmo Paços Fafe), familiares de sua esposa, como também dos "Castros do Solar de Cabêça de Porca em Sendim Felgueiras", seus familiares, e outros, com certeza serão muito bem vindos.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#301426 | Limão | 31 mar 2012 02:06 | Em resposta a: #301391

Caro Senhor
Samuel de Castro,
Cumprimentos,
Passo a enviar o lote dos " Vieiras de Castro" de Antime Fafe. descendentes do Tronco dos Vieiras de Castro,(Senhores da Casa do Êrmo Paços Fafe, e (Senhores da Casa do Agro Ribeiros Fafe).

(VIEIRAS DE CASTRO)
DE
(ANTIME FAFE)

IV - 1.1.1.1 - Dª Josefa Maria Lopes Vieira de Castro, nasceu na Casa do Êrmo Paços Fafe. Casou com João Lopes, de Antime Fafe, n.22-02-1765, em Antime Fafe, f. a 12-01-1856. Casou com João Lopes de Freitas, dos "Vieiras de Castro de Antime Fafe", avós de José Ribeiro Vieira de Castro, nascido a 04-03-1843. Fundador da "Fábrica do Ferro", (Companhia de Fiacção e Tecidos de Fafe), com sede na Avª dos Aliados na cidade do Porto.Tiveram:
1.1.1.1.1 - Maria Lopes Vieira de Castro, nasceu em 1803, em Antime Fafe.
1.1.1.1.2 - Bento, nasceu em 1804, em Antime Fafe.
1.1.1.1.3 - Ana, nasceu em 28-03-1807, em Docim Quinchães Fafe, casou em 1827, com José Maria Fernandes Magalhães, n.1809. f.em 1902.
1.1.1.1.4 - Francisca, n.1809, em Antime Fafe.
1.1.1.1.5 - Teresa, n. em 1811, em Antime Fafe.
1.1.1.1.6 - António, n. em 1813, em Antime Fafe.
1.1.1.1.7 - Joaquina, n. em 1813, em Antime Fafe.
1.1.1.1.8 - Florinda, n. em 1818, em Antime Fafe, f. em 1891.
1.1.1.1.9 - José, nasceu a 08-09-1820, em Antime Fafe.
1.1.1.1.10- Albina Lopes Vieira de Castro, n. 1823, casou a 03-07-1848, com Francisco Lopes Gonçalves, de Quinchães Fafe.
1.1.1.1.11- António, n. 1825, em Antime Fafe.
1.1.1.1.12- Luís, n. a 07-12-1829, em Antime Fafe.

V - 1.1.1.1.1 - Dª Maria Lopes Vieira de Castro, nasceu a 04-03-1803, em Antime Fafe. Tiveram:
1.1.1.1.1.1 - Felicidade Lopes Vieira de Castro, n. 01-02-1828, em Antime Fafe. Casou com Manuel Lopes Gonçalves, natural de Quinchães Fafe, f. a 15-03-1876.
1.1.1.1.1.2 - Dª Maria Custódia Lopes Vieira, n. Quinchães Fafe. Casou 01-04-1860, com Fortunato Pereira, natural de São Gens Fafe. Tiveram:
VI - 1.1.1.1.1.2.1 - Rosalina, nasceu a 15-12-1861, em Antime Fafe.
1.1.1.1.1.2.2 - Emília, n. a 10-09-1863, em Antime Fafe. f. a 27-01-1934, com 70 anos.
1.1.1.1.1.2.3 - Albino, n. a 18-10-1865, em Antime Fafe.
1.1.1.1.1.2.4 - José, n. a 14-04-1872, f. a 23-09-1876, com 4 anos.
1.1.1.1.1.2.5 - António, n. a 27-01-1874, f. 02-09-1876, com 2 anos de idade.
1.1.1.1.1.2.6 - Manuel, n. a 24-09-1875, em Antime Fafe.
1.1.1.1.1.2.7 - Joaquina, n. a 10-04-1877, f. a 26-08-1953, com 76 anos de idade.

V - 1.1.1.1.1.1.3 - Ana Lopes Vieira de Castro, n. 28-03-1807, em Docim Quincães Fafe. Casou com José Maria Fernandes Magalhães, nascido em 1809, f. em 1902. Tiveram:
VI -1.1.1.1.1.1.3.1 - Joaquim Fernandes Vieira de Castro, nasceu a 04-09-1836. Casou com Antónia Joaquina Rodrigues, natural de Vila Franca Queimadela Fafe.
VII -1.1.1.1.1.1.3.1.1 - Florinda Rodrigues Vieira de Castro, n.1869. f. 1948. Casou com Manuel Cerqueira, natural de Pontevedra Espanha. Tiveram:
VIII -1.1.1.1.1.1.3.1.1.1- Manuel Cerqueira Vieira de Castro, natural da Freguesia da Sé Porto.(Senhor da Casa do Agro Ribeiros Fafe.

IX - 1.1.1.1.1.4 - Francisca Vieira de Castro, nasceu a 02-08-1809. em Antime Fafe, casou com João José Ribeiro, Farmaceutico. Tiveram:

X - 1.1.1.1.1.4.1 - Florinda Rosa Ribeiro Vieira de Castro, nasceu em 1834. em Antime Fafe.
1.1.1.1.1.4.2 - António Ribeiro Vieira de Castro, n. 26-08-1836. em Antime Fafe.
1.1.1.1.1.4.3 - Luís Ribeiro Vieira de Castro, n.19-03-1838, f. 29-03-1925, em Fafe. Casou com Ema Edelmina Mendes Flores, n. a 24-08-1855, em Buenos Aires Argentina, f. a 19-04-1894, em São Vicente de Paços Fafe Portugal. Que segue a geração.
1.1.1.1.1.4.4 - Custódio Ribeiro Vieira de Castro, n. 15-01-1842.
1.1.1.1.1.4.5 - José Ribeiro Vieira de Castro, n. 04-03-1843, em Fafe, f. a 04-07-1905, em Fafe. Casou com Dª Senhorinha da Silva Mota, nascida a 22-04-1831, f. a 09-10-1890. Fundadores da Fábrica do Ferro, ( Companhia de Fiacção e Tecidos de Fafe).
1.1.1.1.1.4.6 - Ezequiel Augusto Ribeiro Vieira de Castro, nasceu a 03-08-1845. f. 09-09-1910, em Ermezinde Porto. Casou com Amélia Adelaide da Silva n. a 26-07- 1851. f. a 24-02-1938.
1.1.1.1.1.4.7 - Manuel Ribeiro Vieira de Casatro, nasceu a 10-01-1848,
1.1.1.1.1.4.8 - Dª Maria Rosa Ribeiro Vieira de Castro, nasceu a 09-04-1849, em Sâo Tomé de Travassós Fafe. Casou com António José Ribeiro, ( Morgado do Côrvo), nasceu a 08-07-1852, em Sâo Pedro de Freitas Fafe.
1.1.1.1.1.4.9 - Emília Ribeiro Vieira de Castro, nasceu a 02-02-1851.
1.1.1.1.1.4.10-Bernardino Ribeiro Vieira de Castro, n. 24-12-1852.


( VIEIRAS DE CASTRO)
(SENHORES DA CASA DO AGRO)
(RIBEIROS FAFE)
VII - 1.1.1.1.1.1.3.1.1.1 - Manuel Cerqueira Vieira de Castro, natural da freguesia da Sé Porto, Chefe de Finanças em Santo Tirso. ( Senhor da Casa do Agro Ribeiros Fafe). Casou com Ricardina da Glória Gonçalves Miranda. Tiveram:

1.1 - Ramiro Vieira de Castro, Chefe de Finanças em Vila Nova de Famalicão.
1.2 - Dr. Victor Vieira de Castro, Médico Dentista, em Fafe e Guimarães.
1.3 - Dr. Manuel Vieira de Castro, Médico Veterinário, em Fafe.
1.4 - Claudina da Conceição Miranda Vieira de Castro, Professora, nasceu em 1933. f. 1967, em Braga de Ataque Cardíaco, com 33 anos de idade. Casou com Dr. António Antunes Vieira de Castro, dos (Senhores do Prazo da Cobiça, Paços Fafe), nascido a 08-04-1936, em São Miguel do Monte Fafe f. a 31-05-2004, na Póvoa de Varzim. Filho de António Antunes Ferreira Vieira de Castro, e de sua mulher, Dª Maria Vaz Monteiro. Foi Sepultado em Fafe. Era o irmão mais velho da minha esposa. Tiveram 3 filhos, residentes em Braga.
1.5 - Fernando Vieira de Castro, Bancário.

Por hoje é tudo, segue depois a descendência da Argentina.
Envio Saudações Fraternas,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#301427 | Limão | 31 mar 2012 02:35 | Em resposta a: #300780

Caro Senhor
Rui Faria,
Muito obrigado, eu comprendo, e peço desculpa.
Agradeçia o favor de me corrigir nas geneologias de "Veira de Castro", familiares de minha esposa, do "Prazo da Cobiça", que dá origem aos "Vieiras de Castro" de Antime Fafe, e aos da Casa do Agro Ribeiros Fafe, no Fórum.
Apresento os mais mais respeitosos cumprimentos e estima.
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#301443 | ruifaria3 | 31 mar 2012 11:00 | Em resposta a: #301427

Caro Agostinho Lopes da Costa

Não tem de que se desculpar. Relativamente à sua recolha creio estar tudo em conformidade. Apenas de frisar que na casa do Ermo o apelido Vieira chega por fêmea, pelo casamento de Dona Ana Maria Vieira com José Luís Lopes de Castro.
Assim, Ana Maria Vieira era filha de António Vieira (a) e de sua mulher Maria Ferreira.
a) António Vieira era filho de Luís Vieira (b) e de sua mulher Catarina Pereira do Vale
b) Luís Vieira era filho do padre António Vieira (c), abade de Vinhós, e de Maria da Costa mulher solteira.
c) Padre António Vieira filho de Miguel Vieira (d) e de sua mulher Alexandra Francisca,
d) Miguel Vieira filho de Pedro Fernandes e de sua mulher Maria Vieira (e), este casal encontramos na base do genea
e) http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1217522

E assim chegamos ao Rui Vieira.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#301458 | Samuel C O Castro | 31 mar 2012 12:48 | Em resposta a: #301426

Prezado Agostinho,

Muito obrigado por mais estes excelentes dados.

Ótimo fim de semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Faria Castro

#301604 | Limão | 02 abr 2012 00:28 | Em resposta a: #299497

Caro Confrade
Barkó,
Acho que deve dirigir a sua mensagem directamente ao Sr. Samuel de Oliveira e Castro, do fórum, que está a reunir todos os "Castros", por isso será a pessoa mais indicada, no seu caso.
Eu estou só tatando dos "Castros", meus familiares, do Norte de Portugal. Mas se entretanto descobrir alguma coisa dos seus, imediatamente lhe comunico. O nome de Povos e Cheleiros, não me é estranho.
Saudações,
Limão.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Faria Castro

#334686 | Limão | 01 set 2013 20:20 | Em resposta a: #301604

Caro Confrade
Barkó

Só hoje consegui responder á sua msg, vasculhando nuns papeis, encontrei como meu familiar antepassado;

Vasco Martins de Melo, Senhor da Castanheira, Povos, e Cheleiros, filho de Martim Afonso de Melo, Senhor da Arega e Barbacena.

Neto de Vasco Martins de Melo, Alcaide-Môr de Évora e de Castelo de Vide.

Irmâo de: Martim Afonso de Melo, (c. 1320), 5º Senhor de Melo. o filho deste:

Rui Vaz de Melo, Cc. Dª Aldonça Pires de Castro, seu filho:

Vasco Fernandes de Gouveia, foi Senhor de Castelo Bom. Seu filho:

Nuno Fernandes de Gouveia, Senhor do Concêlho de Besteiros. seu filho:

Fernão Nunes Cardoso, Senhor do Gafanhão. Cc. Dª Catarina Pires de Quental, Seu filho:

João Nunes Cardoso, 3º Senhor do Gafanhão. Cc. Dª Leonor Gomes Barreto, casou 2º com Dª Isabel de Castro Corte-Real, seu
filho:

Tomás da Costa Corte-Real, Senhor do Gafanhâo. Cc. Dª Ana da Mota Madureira e com Dª Ana Pinto de Almeida.

Esta linha ascendente, vai ligar aos Senhores de Vila Flor e Chacim, através dos Senhores de Melo de Sampaio.

Não possuo mais datas, mas é só uma questão de investigar.

Na esperança de lhe poder ser útil, Com os meus melhores cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#336756 | natrix | 14 out 2013 21:31 | Em resposta a: #300780

Caro Rui Faria,

Peço desculpa pelo atrevimento, mas por acaso tem alguma informação sobre as famílias de um António da Cunha Moreira e de uma Ana de Castro Moreira que casam em S. Vicente de Passos, Fafe, em 22 de abril de 1719....

Desde já o meu muito obrigado.

Cumprimentos,

Pedro Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#336777 | ruifaria3 | 15 out 2013 10:03 | Em resposta a: #336756

Caro Pedro de Sousa,

http://www.ghp.ics.uminho.pt/geneweb/gwd.exe?b=passos;lang=pt;p=ana+castro;n=moreira

Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#336786 | natrix | 15 out 2013 14:06 | Em resposta a: #336777

Caro Rui Faria,

Obrigado pela sua atenção.

Eu já tinha visto o dito casal no Neps. Fiz a pergunta, considerando o facto do Rui ter imensos conhecimentos sobre as famílias da região, suponho que especialmente de Guimarães, e como a Ana de Castro Moreira é bisneta de uma Damiana Moreira de S. Torcato, a que creio que já se referiu, poderia eventualmente ter informações sobre a família do referido casal.

Já agora permita que lhe faça uma outra. No Neps aparece, na freguesia de Quinchães (Fafe), um José Soares de Barros como sendo filho natural de um Dionísio Soares de Barros. Porém, tendo analisado o assento de baptismo, o de casamento e o óbito do José, a paternidade não se encontra aí referida. Pode-me esclarecer se haverá um outro qualquer suporte documental, em que a pessoa que fez o levantamento desta freguesia supostamente se apoiou, para se concluir que o Dionísio era o pai do José?

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#336798 | ruifaria3 | 15 out 2013 21:17 | Em resposta a: #336786

Caro Pedro,
Efetivamente possuo informações sobre os casais, porém pouco acrescentam aos dados fornecidos pelas bases, exceto numa ou noutra linha. Terá que ser um pouco mais específico. Estou à disposição para trocar impressões aconselhando-o a aderir a um dos grupos do facebook (Origens ou Genealogias do Ave e do Cávado). Relativamente ao José Soares de Barros, deverá procurar a prova documental num dos batismos dos filhos pois será num deles que vem documentado o avô paterno da criança, servindo o batismo como prova da relação familiar.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#336800 | natrix | 15 out 2013 22:12 | Em resposta a: #336798

Caro Rui,

Muito obrigado por ambas as sugestões.

Efetivamente, em 5 baptismos (dos 6 filhos do José) vem referido o avô Dionísio.

Quanto à outra família, prende-se com o facto de ter analisado assentos de casamento, baptismos e óbitos e estar com dificuldade em os "humanizar", isto é, em os enquadrar na sociedade rural do século XVII/XVIII. Coisa que me foi muito mais fácil, naturalmente, com a respetiva descendência no século XIX. Basicamente, gostava de entender se estou perante algum tipo de proprietários abastados ou não. Por exemplo, em 1737 um ofício de corpo presente com 30 padres (a 200 reis cada, creio) poderá ser um ato normal ou é uma "extravagância" de gente abastada?

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#336817 | ruifaria3 | 16 out 2013 09:27 | Em resposta a: #336800

Caro Pedro de Sousa,
Um ofício de trinta padres representa já um claro sinal de abastança, sobretudo entre o campesinato.
De facto, cada uma das linhas, quer de Ana quer de António entroncam em oficiais mecânicos e na pequena nobreza vimaranense. Ambos partilhavam o sangue dos Costa Peixoto das Quintãs e de Cima de Vila de Santa Comba de Fornelos, padroeiros da dita igreja, cuja origem remonta à Rua de Santa Maria na vila de Guimarães entre os finais do século XV e XVI.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#336848 | natrix | 16 out 2013 21:11 | Em resposta a: #336817

Caro Rui Faria,

Muito obrigado pelas informações e confesso que, considerando tudo aquilo que sabe sobre as famílias da região, não resisto em lhe fazer mais duas perguntas (pedindo-lhe desculpa a si pela insistência e às outras pessoas por este tópico ser relativo à família Vieira de Castro e as minhas perguntas não se referirem a tão distinta gente).

Como não vislumbro qualquer relação entre este casal e os Costa Peixoto, será que o Rui poderia particularizar a informação sobre o facto de ambos partilharem o sangue desta família?

Uma filha deste casal casou com um João de Vila Franca do Lima, cuja família ando a "investigar", que era sobrinho (sobrinho-neto, creio) de João Coelho de Barros, Abade de Arões. Por acaso sabe se a família do dito Abade - que era de Viana - tinha, de alguma forma, ligações a Guimarães?

Desde já o meu agradecimento,

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#336862 | ruifaria3 | 17 out 2013 01:23 | Em resposta a: #336848

Caro Pedro Sousa,
Lapso meu, apenas António Moreira da Cunha tem sangue dos Costa Peixoto por sua mãe Maria de Castro Peixoto filha de Manuel da Costa Peixoto e de sua mulher Ângela de Castro Moreira. O parentesco comum entronca no casal Gonçalo de Castro e Damásia Moreira.
Relativamente ao casamento de que fala, desconheço, apenas sei que era frequente os párocos aproveitam a sua posição privilegiada no seio da comunidade para contratar bons casamentos aos sobrinhos nas casas mais abastadas das freguesias.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Danin e Danini

#336872 | facs | 17 out 2013 14:05 | Em resposta a: #299029

Caros confrades

Bons dias, gostaria de saber se algum dos confrades me sabe responder dos ancestrais da fanilia danin ou familia danini o que está no geneall ja eu tenho gostaria pois de saber mais para trás apenas sei que o ramo era italiano

Desde ja os melhores cumprimentos
Facs

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#336894 | natrix | 17 out 2013 21:21 | Em resposta a: #336862

Caro Rui Faria,

Muito obrigado e desculpe ( e desculpem) mais uma vez.

Pode indicar onde poderei ver os pais da Maria de Castro Peixoto? ( é que no Neps, em Fornelos, aparece como Maria de Castro "sem pais", analisei também o óbito mas está praticamente ilegível e aqui no Geneall não consta nenhuma filha Maria do Manuel da Costa Peixoto e da Ângela de Castro Moreira).

Mais uma vez, o meu antecipado agradecimento e as minhas desculpas.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#336983 | ruifaria3 | 19 out 2013 12:06 | Em resposta a: #336894

Caro Pedro Sousa,

Uma análise dos apadrinhamentos dos filhos do casal Domingos da Cunha e Maria de Castro Peixoto permite chegar a essa conclusão.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#336989 | natrix | 19 out 2013 15:49 | Em resposta a: #336983

Caro Rui Faria,

Muito obrigado.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#337297 | natrix | 26 out 2013 17:18 | Em resposta a: #336983

Caro Rui Faria,

Peço desculpa por abusar de novo dos seus conhecimentos (e do tópico pela questão não se prender com ele).

Sabe dizer-me quem era a família do padre Gonçalo Soares da Maia, da Quintã, Fornelos, que teve uma filha natural, Isabel Soares da Maia, que casou em 1712?

O neps não indica a paternidade do Gonçalo, nem o facto deste ser padre (esta última informação retirei do casamento da Isabel)

Desde já, o meu agradecimento.

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#337342 | ruifaria3 | 28 out 2013 11:18 | Em resposta a: #337297

Caro Pedro Sousa,
Conheço um padre Gonçalo Soares da Maia, nascido no lugar da Quintã e batizado a 28-set-1633, filho de Gonçalo de Oliveira e de sua mulher Beatriz Soares de Barros. Poderá tratar-se do mesmo caso tivesse sido pai com idade avançada.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família vieira de castro

#337406 | natrix | 29 out 2013 22:02 | Em resposta a: #337342

Caro Rui Faria,

Mais uma vez, muito obrigado pela informação.

Acha possível que "ambos" não sejam o mesmo padre? Dois padres chamados Gonçalo Soares da Maia a viverem na quintã, em Fornelos, nos finais do século XVII?

Sabe-me dizer mais alguma coisa sobre o dito padre? (por exemplo, onde ou quando morreu ou onde foi padre....).

Desde já, o meu agradecimento.

Pedro Sousa.

Resposta

Link directo:

genealogia da família vieira de castro

#382622 | felipepvc | 07 jul 2017 23:01 | Em resposta a: #297736

Olá senhores, como vão?

Saudações! Sou um Vieira de Castro nascido no Brasil e bisneto de Ezequiel Novaes Vieira de Castro(1894).

Pelo que li aqui nesta valiosa conversa, Ezequiel é filho de Manuel Ribeiro Vieira de Castro e Maria Novaes Vieira de Castro de Antime Fafe. Confere?

Eu estou morando em Portugal e preciso de um documento do meu bisavô para que eu possa solicitar a nacionalidade do meu pai e por conseguinte a minha. Sabem me dizer como proceder para ter em mãos esse documento?

Além disso, vejo que tenho inúmeros parentes por aqui e adoraria conhecê-los, por isso deixo aqui meus contatos para quem sabe marcarmos um encontro.

Desde já agradeço a consideração.

Tenham um bom dia.

Felipe de Castro
email: felipepvc@gmail.com

Resposta

Link directo:

genealogia da família vieira de castro

#382846 | Samuel C O Castro | 14 jul 2017 17:52 | Em resposta a: #382622

Prezado Felipe,

Pela conversa que se lê aqui no Geneall em http://geneall.net/pt/forum/161149/genealogia-da-familia-vieira-de-castro/#a382622 , o autor do tópico (1ª e 4ª mensagem), diz que o pai dele (Waldemar) era irmão de um Ezequiel, que deduzo seja seu avô, pois o Waldemar N-1915 e seu avô N-1894.

E o pai de ambos é mencionado Manuel Joaquim da Silva Gomes, N-Moreira, Braga, e Paulina Ribeiro Vieira de Castro, que N-3.5.1875, Freitas, Fafe, conforme disse o colega Lourval na 3ª mensagem do tópico. Ali mesmo cita que o Humberto (irmão do Waldemar e Ezequiel) N-21.3.1898, Santa Eulália, Fafe. Como é uma data mais retroativa, creio que o ideal seria você fazer a busca do nascimento do Ezequiel, na Freguesia de Santa Eulália, Fafe, e, se nada encontrar, tente a Freguesia de Freitas, Fafe, ou outra Freguesia pertencente a Fafe.

As informações acima, são para seu objetivo de busca de certidões para fins de cidadania.

Já, para fins de genealogia, na 3ª mensagem do colega Lourval, acrescenta os ascendentes do casal Manuel e Paulina.

É o que tenho a informar. Desejo-lhe boa sorte nas buscas. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

genealogia da família vieira de castro

#384178 | FilipeCastro | 04 set 2017 21:43 | Em resposta a: #297736

Acho que a sua avó era irmã do meu avô José Luis. :O) Pode-me mandar um email para fvcastr@gmail.com?

Resposta

Link directo:

genealogia da família vieira de castro

#385207 | huambo | 08 out 2017 14:03 | Em resposta a: #297736

olá queria saber se a famila de houve algum membro da familia vieira do castro em angola durante a guerra colonial 1969-1975...o meu nome verdadeiro é florinda vieira do castro,,,perdi o meu pai e a minha mãe durante a guerra colonial...não sei se estão vivos ou mortos eu estive a viver num orfanato no negage,,,aguardo a resposta mais tarde desenvolvo a minha história de vida

Resposta

Link directo:

genealogia da família vieira de castro

#406815 | alexmartin | 26 ago 2018 15:22 | Em resposta a: #298815

Quem são os "Peixoto de Revelhe"?

Encontrei vários na minha ascendência. Obrigado!

Alex

Resposta

Link directo:

genealogia da família vieira de castro

#406965 | natrix | 30 ago 2018 15:28 | Em resposta a: #406815

Caro Alex,

São os Peixoto da Casa do Assento.

Quer concretizar o nome dos seus ascendentes, talvez o possa ajudar.

Melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

genealogia da família vieira de castro

#406996 | alexmartin | 31 ago 2018 03:42 | Em resposta a: #406965

Viva Pedro,

Muito obrigado pela mensagem e pela ajuda, deixo-lhe estes "Peixoto", todos meus avoengos.

Cumprimentos
Alex

i) Antonio Peixoto de Barros (ou de Barros Peixoto)

ANTÓNIO *01.08.1713 Revelhe,
bap. 04.08.1713
filho de António de Barros e de Benta Peixoto, do lugar do Crasto

casado com Luísa Mendes:
23.10.1746 Revelhe, Fafe
ele filho de António de Barros e de Benta Peixoto, do lugar do Crasto desta freguesia
ela filha de Francisco Mendes e de sua mulher Serafina da Cunha, do lugar da Lamela desta

ii) Adriano Peixoto

ADRIANO, 20.06.1719, Revelhe, Fafe
filho de JERÓNIMO GOMES e de MARIANA PEIXOTO, lugar dos Outerinhos

casado com Angela Fernandes:

26.09.1750, Vinhós, Fafe
ele filho JERÓNIMO GOMES, já defunto e de sua mulher MARIANA PEIXOTO, do lugar de Outeirinhos, freguesia de Revelhe
ela filha de filha legitima de DOMINGOS FERNANDES, já defunto e sua mulher MARIA FERNANDES, do lugar da Devessa desta freguesia

iii) Antónia Joaquina de Sousa Peixoto
filha de Manuel António de Sousa e sua mulher Custódia Maria da Silva Peixoto

casada com Paulo Mendes de Melo (Casa da Felgueira, Ribeiros, Fafe):
22.04.1722, Revelhe, Fafe

Resposta

Link directo:

genealogia da família vieira de castro

#407066 | Samuel C O Castro | 02 set 2018 12:46 | Em resposta a: #385207

Prezada Florinda,

Se puderes informar aqui os nomes completos de seus ancestrais (pais, avós, .....), facilitará, tanto à mim, quanto aos colegas em tentar ajudar-lhe.

Fico a disposição. abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

genealogia da família vieira de castro

#407141 | natrix | 04 set 2018 00:24 | Em resposta a: #406996

Caro Alex,

Peço desculpa, mas só agora vi a sua mensagem e não entendi muito bem o que pretende.

Não consegue saber quais são os antepassados desses seus antepassados, ou seja, não consegue entrar no século XVII?

Eu ainda não tive tempo para analisar bem a coisa, mas parece-me, sem embargo de ter de ver melhor, que os pais do António Peixoto de Barros se chamavam, mais precisamente, António de Barros Soares e Benta Peixoto de Figueiredo e casaram em 1709 (imagem 14), sendo respectivamente filhos de António Simões e Isabel de Barros e de Gonçalo Antunes e Margarida Peixoto (estes últimos casados em Estorãos em 1659).

Foi uma vista de olhos rápida, não tive tempo para mais.

Logo que tenha, irei analisar melhor.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

genealogia da família vieira de castro

#407747 | alexmartin | 17 set 2018 17:19 | Em resposta a: #407141

Muito obrigado pela informação Pedro, já me permitiu encontrar mais informação sobre Margarida Peixoto aqui: http://www.ghp.ics.uminho.pt/geneweb/gwd.exe?b=estoraos;lang=pt;p=margarida;n=peixoto

Sim, o que pretendo é evitar duplicar trabalho já feito acerca dos ascendentes destes Peixoto que tão bem parece conhecer.

Melhores cumprimentos
Alex

Resposta

Link directo:

genealogia da família vieira de castro

#429851 | pauloluizz | 19 dez 2020 19:28 | Em resposta a: #297736

Olá!
Chamo-me Luiz Paulo.
Sou neto de Florinda Fernandes Vieira de Castro, nascida em 7 de abril de 1897, na freguesia de Travassós, Fafe. Era filha de António Fernandes e de Florinda Nogueira Vieira de Castro. Seus avós paternos eram José Martinho Fernandes e Perpétua Mendes e seus avós maternos eram Manoel Ribeiro Vieira de Castro e Maria Nogueira. Não tive a alegria de conhecer minha avó que faleceu antes de eu nascer e o pouco que sei, foi-me contado pelo meu pai, filho dela. Ela migrou para o Rio de Janeiro na década de 20 do século passado. Não sei em que ano, mas ela já se casou com meu avô também português, no Rio de Janeiro em 1930. Se não me engano, meu bisavô ficou viúvo e se casou novamente e provavelmente teve mais filhos. Segundo consegui descobrir ainda há muitos membros da família pela região de Fafe, mas não tenho contacto com nenhum parente do lado dessa minha avó. Gostaria de saber mais sobre a história da família (qualquer dos ramos). Lendo este fio de conversa, percebo que a família é muito tradicional, contudo não consegui encontrar minha conexão familiar com nenhum dos citados. Agradeço qualquer informação! Abraço.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 10:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen