A Idade na Idade Média

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

A Idade na Idade Média

#297825 | fxcct | 21 fev 2012 01:20

Caros Confrades,

Porque alguns de vós pesquisam gerações do Século XV ou anteriores, deixo uma dica no que respeita à determinação de idades. Nesses tempos remotos, a contagem do passar dos anos não era acessível a todos e por isso a maioria das pessoas não sabia a sua própria idade. É por isso que os assentos dessa época respeitantes a actos onde era necessário a maioridade não indicavam a idade da pessoa em anos mas qualificavam a sua maioridade. Exemplifico:
- Fulano de Tal, bastante maior, apresentou-se perante...
- Cicrana de Tal, maior q.b., em conformidade...

Para além disso, a definição de maioridade também não se fazia em anos, pois as pessoas raramente tinham memória do ano em que tinham nascido. Por exemplo, para aprendiz de tecelagem a maioridade era comprovada com o aparecimento de buço. Já a maioridade necessária para o casamento exigia barba completa. Exemplifico novamente:
- Fulano de Tal, bastante maior de buço e patilha, apresentou-se perante...

Um pai que apresentasse um filho perante o notário poderia indicar, por exemplo, que o filho nasceu dois anos após a morte do Rei D. Duarte e o notário facilmente determinava a idade do rapaz. Infelizmente a adição e subtracção de algarismos ainda não tinha sido inventada no século XV daí a enorme dificuldade que os genealogistas sérios do século XXI tem em determinar a idade das pessoas nos assentos da idade média.

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: A Idade na Idade Média

#297849 | Luis K. W. | 21 fev 2012 12:11 | Em resposta a: #297825

Já me tinha deparado com essa dificuldade.

Mas foi a frase «Infelizmente a adição e subtracção de algarismos ainda não tinha sido inventada no século XV» que despertou a minha atenção.

Como a adição é uma operação básica da Álgebra, ciência que começou a ser desenvolvida desde os Babilónios, não me passava pela cabeça que a «tabuada» (tal como nós a recitávamos na primária) não fosse conhecida no séc. XV.

Mas, claro, se a enorme maioria das pessoas eram analfabetas, também mal deviam saber fazer contas!

Portanto, SUPONHO, a adição e subtracção já eram conhecidas no séc. XV. Mas só alguns, muito poucos, as conheciam.

Resposta

Link directo:

RE: A Idade na Idade Média

#297857 | tmacedo | 21 fev 2012 13:35 | Em resposta a: #297849

Caro confrde Luis K. W.

Olhe que não eram tão poucos quanto isso. Pelo menos na Baixa Idade Média. A Idade Média abrange 9 séculos.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 out 2024, 03:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen