Colombo, o Forum e a Estatística

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Colombo, o Forum e a Estatística

#297952 | fxcct | 22 fev 2012 11:58

Caros Confrades,

Para os intervenientes e espectadores assíduos dos tópicos sobre Cristóvão Colombo, deixo aqui números curiosos sobre as discussões acesas que aqui se desenvolveram recentemente. Desde Julho do ano passado inclusive, foram iniciados 23 tópicos sobre Colombo aqui no Forum. Esses tópicos (alguns dos quais ainda activos) resultaram em 2.454 mensagens (2.431 respostas).

[Os dados foram recolhidos a 22/02/2012, cerca das 10:00h, de todos os Tópicos iniciados no Forum depois de 30/06/2011 que respondem à pesquisa "Tópicos" pelas palavras "Colombo" e "Colón".]

Os meus cumprimentos,

Francisco

P.S.

Agora são 24 tópicos :D

Resposta

Link directo:

RE: Colombo, o Forum e a Estatística

#298027 | fxcct | 23 fev 2012 09:10 | Em resposta a: #297952

Caros Confrades,

Temos 11 autores responsáveis pelos 23 tópicos criados sobre Colombo desde Julho. Segue um resumo do número de tópicos criado por cada autor, bem como o número de respostas geradas.

Autor - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Tópicos - - - - - - - - - - - - - - - - - - Respostas
______________________________________________________________________________________
A. Luciano - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 1 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 188
ALP - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 1 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 33
AQF - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 2 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 502
chartri - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 78
Decarvalho - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 1 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 197
Eduardo Albuquerque. - - - - - - - - - - - - - - 1 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 58
fxcct - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 1 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 150
Hirão - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 2 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 11
josemariaferreira - - - - - - - - - - - - - - - - - 1 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 2
kolon - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 1 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3
tmacedo - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 9 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 1209
_______________________________________________________________________________________
TOTAL - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 23 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 2431

Quero aproveitar para felicitar o Confrade António Taveira (tmacedo) não só pelo elevado número de tópicos criados mas pelo elevado interesse dos mesmos, como é evidenciado pela enorme quantidade de respostas geradas. De facto, os tópicos criados pelo António Taveira tiveram, em média, 134 respostas, comparando com uma média de 87 respostas nos tópicos criados pelos outros autores.

Autor - - - - - - - - - - - - - -Tópicos - - - - - - - - - - - -Respostas - - - - - - - - - -Média
_________________________________________________________________________________
tmacedo - - - - - - - - - - - - - -9 - - - - - - - - - - - - - - - -1209 - - - - - - - - - - - 134
outros - - - - - - - - - - - - - - -14 - - - - - - - - - - - - - - - -1222 - - - - - - - - - - - - 87
_________________________________________________________________________________
TOTAL - - - - - - - - - - - - - - -23 - - - - - - - - - - - - - - - -2431 - - - - - - - - - - - 106

Deixo uma ainda uma nota pessoal de descontentamento com o Confrade Manuel Rosa (kolon).

Caro Manuel Rosa,
Então tu que tanto precisas deste Forum para fazer o marketing dos teus livros só criaste um único tópico nos últimos sete meses? Devias seguir o exemplo do Confrade António Taveira e ser mais esforçado no teu marketing aqui no Geneall. Põe mensagens cruzadas entre tópicos, repete várias vezes o mesmo conteúdo para assegurar que os teus tópicos andam sempre no topo da lista, esforça-te mais!

Queria estender a minha nota de descontentamento ao Eng. Carlos Calado (Decarvalho).

Caro Carlos Calado,
Como presidente da Associação Cristóvão Colombo tenho que lamentar a sua falta de esforço no marketing aqui no Genall. Bem sei que gerou um número assinalável de respostas ao seu tópico, mais foi só um. Sugiro que também tente replicar as técnicas utilizadas pelo Confrade António Taveira.

Fazendo uma auto-avaliação, devo reconhecer que a minha própria prestação foi manifestamente fraca e comprometo-me publicamente a criar mais um tópico sobre Colombo até ao final do corrente ano.

[Os dados foram recolhidos a 22/02/2012, cerca das 10:00h, de todos os Tópicos iniciados no Forum depois de 30/06/2011 que respondem à pesquisa "Tópicos" pelas palavras "Colombo" e "Colón".]

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Colombo, o Forum e a Estatística

#298031 | josemariaferreira | 23 fev 2012 09:49 | Em resposta a: #298027

Caro Francisco


Não interessa a quantidade, mas a qualidade...

Apesar que se terem criado vários tópicos sobre Colombo, ao longo destes últimos 7 anos, só um é insubstituível • A Vida e a Morte de D. Diogo de Portugal http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=298028&fview=e

É a vida e a morte de Cristo!!!


Os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Colombo, o Forum e a Estatística

#298032 | aeiou2 | 23 fev 2012 10:23 | Em resposta a: #297952

Pois a mais vale pouco e bom, do que muito e mau, o que neste caso parece ter ganho.
Cumprimentos
Maria Oom do Vale Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Colombo, o Forum e a Estatística

#298035 | roz | 23 fev 2012 11:41 | Em resposta a: #298027

Caro Francisco

Quero agradecer-lhe os momentos de diversao que me esta' a dar com este topico. Bate de longe, o proporcionado pelos de CC todos juntos!!

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Colombo, o Forum e a Estatística

#298066 | fxcct | 23 fev 2012 18:08 | Em resposta a: #298035

Cara Rosario,

Eu esforço-me para agradar.

Amanhã ponho aqui a classificação de Autores por número de mensagens publicadas. São 44 Autores com uma média de 55 mensagens cada.

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

Os Tópicos em Análise

#298067 | fxcct | 23 fev 2012 18:14 | Em resposta a: #297952

Caros Confrades,

Em complemento à informação já apresentada, segue a lista dos 23 tópicos em analise.

‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: Pleito de sucessão do ducado de Verágua
Auotor: A. Luciano
Mensagens: 188
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: C.C. no norte Atlântico em Fev. 1477 !!!
Auotor: ALP
Mensagens: 33
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: CC desvendado pelos manos Mattos e Silva
Auotor: AQF
Mensagens: 491
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: Cristóvão Colombo desvendado pelos manos Matos e Silva - Parte II
Auotor: AQF
Mensagens: 11
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: Colon, Gama, Cabral e Magalhães: quatro portugueses percursores da globalização?
Auotor: chartri
Mensagens: 31
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: Sò falta uma semana para sabermos a filiação do Colon...
Auotor: chartri
Mensagens: 30
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: Conferência: 28 de Novembro | 18h30m • Colon e Magalhães: agentes secretos de Portugal?
Auotor: chartri
Mensagens: 17
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: Debate na Academia Portuguesa da História: «Colombo ou Colon?»
Auotor: Decarvalho
Mensagens: 197
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: Cristóvão Colombo em Gonzalo Fernández de Oviedo ( 1478 – 1557 )
Auotor: Eduardo Albuquerque.
Mensagens: 58
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: Colombo: Mitos e Realidades sobre a primeira viagem.
Auotor: fxcct
Mensagens: 150
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: "Hoy en día las pruebas de que Colón era de Felanitx son esclarecedoras."
Auotor: Hirão
Mensagens: 11
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: Ao Confrade José Maria Ferreira - Profecias de Daniel e C. Colombo
Auotor: Hirão
Mensagens: 0
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: A visão futurista de Cristóvão Colombo
Auotor: josemariaferreira
Mensagens: 2
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: Armas originais de Cristóvão Colon (dito Colombo) Estudo ao Pergaminho
Auotor: kolon
Mensagens: 3
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: "Kolon" e a Heráldica de Colon
Auotor: tmacedo
Mensagens: 309
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: Armas de Cristobal Colon
Auotor: tmacedo
Mensagens: 242
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: Cristovão Colombo da nobre família desse nome, senhores de Cuccaro no Piemonte
Auotor: tmacedo
Mensagens: 241
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: Cristovão Colombo, filho de Domenico Colombo e neto de João de Quinto
Auotor: tmacedo
Mensagens: 143
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: Cristóvão Colon (Colom, Colombo) português ? Provávelmente não
Auotor: tmacedo
Mensagens: 141
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: O Colombo português - Manuel Rosa revelado
Auotor: tmacedo
Mensagens: 52
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: O mistério de Cristovão Colombo - Para lá do fumo
Auotor: tmacedo
Mensagens: 34
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: Googliência e Colombo
Auotor: tmacedo
Mensagens: 30
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’
Tópico: Cristovão Colombo, Fernão de Magalhães, Rui Faleiro e a "Espanha"
Auotor: tmacedo
Mensagens: 17
‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’

[Os dados foram recolhidos a 22/02/2012, cerca das 10:00h, de todos os Tópicos iniciados no Forum depois de 30/06/2011 que respondem à pesquisa "Tópicos" pelas palavras "Colombo" e "Colón".]

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

A Vida e a Morte de D. Diogo de Portugal

#298123 | fxcct | 24 fev 2012 08:58 | Em resposta a: #298031

Caro Zé Maria,

"A Vida e a Morte de D. Diogo de Portugal" é sem dúvida um dos tópicos marcantes nas discussões Colombinas aqui no forum. Tenho dificuldade em compreender muito do que escreve, mas já aprendi muito consigo ao longo destes anos.

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

Menção Honrosa: josemariaferreira

#298124 | fxcct | 24 fev 2012 09:41 | Em resposta a: #297952

Caro Zé Maria,

Das 2.453 mensagens sobre Colombo em tópicos iniciados depois de 30/06/2011, 255 são da sua autoria. Com este resultado fica a 4 mensagens do terceiro classificado. Ou seja, falhou o pódio por uma "nesga".

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

3º Classificado: Mavasc

#298125 | fxcct | 24 fev 2012 09:44 | Em resposta a: #297952

Cara Maria Benedita,

Das 2.453 mensagens sobre Colombo em tópicos iniciados depois de 30/06/2011, 259 são da sua autoria. As minhas felicitações por este resultado, próprio de quem tem um empenho e resistência duradoura que é de meter inveja.

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: 3º Classificado: Mavasc

#298126 | Mavasc | 24 fev 2012 09:55 | Em resposta a: #298125

Caro Francisco Xavier

Resistência, tenho, indubitavelmente, desde 2005 que defendo a teoria purista genovesa neste Fórum, mas estes tópicos colombinos não são de orgulhar ninguém, grande parte das participações são meras repetições do que já foi dito, outras são tão rasteirinhas que era melhor nunca terem existido.
É quase impossível, mas o que eu gostaria de ver feita era a depuração "do que não presta", deixando apenas as participações que trazem qualquer coisa de novo ao debate!

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

2º Classificado: kolon + colombo-o-novo

#298127 | fxcct | 24 fev 2012 10:06 | Em resposta a: #297952

Caros Manuel Rosa e colombo-o-novo,

Das 2.453 mensagens sobre Colombo em tópicos iniciados depois de 30/06/2011, 404 são da vossa autoria. Este é um resultado estrondoso e muito à frente do 3º classificado. Perante a evidência dos números, tenho que atenuar a crítica relativamente à falte de esforço. Afinal a participação tem sido muito assídua.

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

1º Classificado: tmacedo + pedrolx78

#298131 | fxcct | 24 fev 2012 10:48 | Em resposta a: #297952

Caros António Taveira e Pedro Teles,

Das 2.453 mensagens sobre Colombo em tópicos iniciados depois de 30/06/2011, 640 são da vossa autoria. A vossa equipe é responsável por uma em cada quatro mensagens. Estão os dois de parabéns e merecem felicitações por este resultado que, pela força dos números, é avassalador.

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Menção Honrosa: josemariaferreira

#298133 | josemariaferreira | 24 fev 2012 10:59 | Em resposta a: #298124

Caro Francisco

Não tenho tempo para estatísticas, e sem me demorarar muito, só por estimativa por defeito, dos 409 tópicos que participei no Fórum, só em 2 tópicos,

Colombo o maior escândalo da Historia - http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=288254
A vida e a Morte de D. Diogo - http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=298028

eu tenho praticamente esse número de mensagens. Repare que só eu iniciei mais de 30 tópicos sobre a problemática de Colombo, embora não tenham como título Colombo, são tópicos relacionados exclusivamentepara com a temática colombina, como por exemplo "Nossa Senhora da Conceição Padroeira de Portugal"


Agora e ponderando bem nas suas estatísticas, está no tempo de eu parar, não são apenas 255 mensagens desde 30/06/2011, são milhares desde que comecei aqui no Fórum a escrever sobre a visão que Deus me deu de Colombo.

E se o Colombo partiu de Portugal com os três Sóis, eu não queria partir aqui do Fórum sem levantar os outros 2 Sóis!!!

Claro que quem eu queria pôr no pódio era D. João II, MAS POR VONTADE DO POVO PARECE QUE QUEREM SALAZAR!!!


Os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: 1º Classificado: tmacedo + pedrolx78

#298147 | tmacedo | 24 fev 2012 12:23 | Em resposta a: #298131

Caro Francisco de Távora,

Não quero contestar os seus critérios mas permita-me uma questão que julgo pertinente: porque adicionou o número das minhas intervenções às do confrade Pedro Telles ? Assim, EU terei de partilhar o 1.º lugar ?

Não quer fazer um outro exercício? Já que, com raríssimas e pontuais intervenções [AQF, ALP,..], todos os intervenientes se colocam num dos lados da barricada [Colombo português/Colombo genovês] não quer somar as intervenções de uns com as de outros ?

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Menção Honrosa: josemariaferreira

#298177 | fxcct | 24 fev 2012 18:01 | Em resposta a: #298133

Caro Zé Maria,

O seu tópico "Nossa Senhora da Conceição Padroeira de Portugal" [ http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=136764#lista ] ainda se mantém inteiramente pertinente. Os critérios que escolhi são o que são... é impossível agradar a todos como é impossível negar o seu enorme contributo desde que aqui começou a por mensagens.

Aproveito para chamar a sua atenção para o novo livro de Nigel Cliff, que na tradução portuguesa é: "A guerra santa de Vasco da Gama" ("Holy War: How Vasco da Gama's Epic Voyages Turned the Tide in a Centuries-Old Clash of Civilizations" na versão original).
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=540337
http://www.amazon.com/Holy-War-Voyages-Centuries-Old-Civilizations/dp/0061735124/ref=ntt_at_ep_dpt_1

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: 1º Classificado: tmacedo + pedrolx78

#298179 | fxcct | 24 fev 2012 18:18 | Em resposta a: #298147

Caro António Taveira,

O critério foi mais estético do que científico. Gostei da ideia de felicitar simultâneamente um "vetarano" e um "estreante" do Forum do Geneall. A inspiração surgiu-me depois de ter lido uma mensagem do Manuel Rosa em resposta ao Confrade "estreante" Pedro Teles. Na mensagem, o Manuel Rosa queixa-se (cito) "Parece-me que estou a lidar com outro António Taveira." [ http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=297874#lista ]. Tive maior preocupação em dar algum mérito ao Confrade Pedro Teles do que receio em retirar o devido e inegável mérito ao Confrade António Taveira.

O exercício que propõe é aliciante mas de difícil execução. É extremamente problemático distribuir os confrades pelas bancadas. O exercício simplifica-se se substituirmos o rótulo "Colombo português" por "Não genovês" ou "anti-genovês". Esta pequena alteração gera os seus próprios problemas e nunca há segurança de que estamos a classificar correctamente cada Autor. Por isso adianto que fiz o exercício mas não publico o resultado, embora adito maior número de mensagens para a bancada "Não genovês".

Momentaneamente aparecerá a tabela com a Classificação Geral e cada um poderá fazer os agrupamentos que desejar.

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

Classificação Geral

#298181 | fxcct | 24 fev 2012 18:21 | Em resposta a: #297952

Caros Confrades,

Segue o quadro com a Classificação Geral de Autores por número de mensagens publicadas sobre Colombo depois de 30/06/2011 e até 22/02/2012.

Autor - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Mensagens - - - - - - - - - % - -
___________________________________________________
tmacedo - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 623 - - - - - - - - - - - - 25%
kolon - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 395 - - - - - - - - - - - - - 16%
Mavasc - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 259 - - - - - - - - - - - - 11%
josemariaferreira - - - - - - - - - - - - - 255 - - - - - - - - - - - - - 10%
A. Luciano - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 168 - - - - - - - - - - - - - 7%
chartri - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 141 - - - - - - - - - - - - - 6%
fxcct - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 136 - - - - - - - - - - - - - 6%
Jaws - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 84 - - - - - - - - - - - - - 3%
Decarvalho - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 76 - - - - - - - - - - - - - 3%
AQF - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 74 - - - - - - - - - - - - - - 3%
coelho - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 40 - - - - - - - - - - - - - - 2%
fertelde - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 24 - - - - - - - - - - - - - - 1%
Hirão - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 24 - - - - - - - - - - - - - - 1%
alvaroCastro - - - - - - - - - - - - - - - - - - 21 - - - - - - - - - - - - - 1%
arturcs - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 17 - - - - - - - - - - - - - 1%
pedrolx78 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 17 - - - - - - - - - - - - - 1%
Maria da Fonte - - - - - - - - - - - - - - - - 13 - - - - - - - - - - - - - 1%
colombo-o-novo - - - - - - - - - - - - - - - 9 - - - - - - - - - - - - - - 0%
PortoSanto - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 9 - - - - - - - - - - - - - - 0%
Eduardo Albuquerque. - - - - - - - - - - - 8 - - - - - - - - - - - - - - 0%
joão pombo - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 5 - - - - - - - - - - - - - - 0%
AIRMID - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 4 - - - - - - - - - - - - - - 0%
HRC1947 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 4 - - - - - - - - - - - - - - 0%
mosorio - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 4 - - - - - - - - - - - - - - 0%
mtt - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 4 - - - - - - - - - - - - - - 0%
RodrigoBC - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 4 - - - - - - - - - - - - - - 0%
FLMF - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3 - - - - - - - - - - - - - - 0%
GoldenDays - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3 - - - - - - - - - - - - - - 0%
LBMS - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3 - - - - - - - - - - - - - - 0%
paulobsilva - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3 - - - - - - - - - - - - - - 0%
S.João de Rei - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3 - - - - - - - - - - - - - - 0%
Sérgio Sodré - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3 - - - - - - - - - - - - - - 0%
1385 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 2 - - - - - - - - - - - - - - 0%
abivar - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 2 - - - - - - - - - - - - - - 0%
aeiou2 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 2 - - - - - - - - - - - - - - 0%
ALP - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 2 - - - - - - - - - - - - - - 0%
SUÃO - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 2 - - - - - - - - - - - - - - 0%
BREO - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 1 - - - - - - - - - - - - - - 0%
figueiredo.jr - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 1 - - - - - - - - - - - - - - 0%
GAFON - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 1 - - - - - - - - - - - - - - 0%
jacbarbosa - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 1 - - - - - - - - - - - - - - 0%
pedro3m - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 1 - - - - - - - - - - - - - - 0%
RAAL - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 1 - - - - - - - - - - - - - - 0%
vabopi - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 1 - - - - - - - - - - - - - - 0%
___________________________________________________
TOTAL - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 2453 - - - - - - - - - - - - 100%

[Os dados foram recolhidos a 22/02/2012, cerca das 10:00h, de todos os Tópicos iniciados no Forum depois de 30/06/2011 que respondem à pesquisa "Tópicos" pelas palavras "Colombo" e "Colón".]

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: 1º Classificado: tmacedo + pedrolx78

#298184 | tmacedo | 24 fev 2012 19:27 | Em resposta a: #298179

Caro Francisco de Távora,

Não me preocupa nada a sua contabilidade. Só achei estranho ter associado Kolon/colombo-o-novo (ao tempo que cá anda já começa a ficar colombo-o-velho, principalmente de ideias), dois usernames de Manuel Rosa e tmacedo/pedrolx78. Neste caso como não duvida, trata-se de duas pessoas que não se conhecem e trocaram meia dúzia de mensagens no forum na última semana. Apesar de ter tido muito prazer de ver a activa e inteligente participação que teve.

Não sei quem classificar na teoria de "não genovês" que não caiba na teoria "português". Só vejo dois - o confrade ALP que opina que CC é nórdico e um defensor, que pelo nome não perca, que defende que ele nasceu em Pontevedra.

Todos os outros defendem identificação com Segismundo Henriques, Salvador Fernandes (ou Gonçalves) Zarco, Sancho Anes da Silva, D. Diogo ou outro português ainda não nomeado. É pena, também, que não seja fácil determinar as mensagens recebidas - porque quem as recebe tem o dever de responder...

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Em Epígrafe nos Tópicos Colombinos

#298369 | fxcct | 27 fev 2012 09:44 | Em resposta a: #297952

Caro Confrades,

Feita a merecida atribuição de classificações de cada Autor, passamos a uma análise superficial do conteúdo dos tópicos Colombinos. No quadro seguinte apresentam-se as 10 palavras que ocorrem com maior frequência na epígrafe de cada mensagem (campo "Assunto:").

Palavra - - - - - - Ocorrência
_____________________
colombo - - - - - - - - 488
colon - - - - - - - - - - - 408
armas - - - - - - - - - - 199
cristovão - - - - - - - - 137
manuel - - - - - - - - - 134
cristobal - - - - - - - - - 129
rosa - - - - - - - - - - - - 126
cristóvão - - - - - - - - 124
CC - - - - - - - - - - - - - - 96
colón - - - - - - - - - - - - 93

Nota: Esta contagem exclui as seguintes palacras: para, porque, era, que, não, dos, das, uma.

Estes resultados são na sua maioria esperados. Afinal discutiu-se Cristóvão Colombo / Cristobal Colón. Estiveram também em evidência "armas", presumivelmente de brasão e não de arremesso. Já duas palavras são inesperadas nesta lista: "Manuel", e "Rosa" - não foi só Colombo que esteve em discussão, mas também o autor de "O Mistério de Colombo Revelado". Foi o Marketing Pessoal a funcionar?

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Em Epígrafe nos Tópicos Colombinos

#298371 | Mavasc | 27 fev 2012 10:05 | Em resposta a: #298369

Caro Francisco Xavier

O "Mistério de Colombo Revelado" já passou á história...da carochinha.
O marketing de agora é ao Segismundo ressuscitado, o nome do livro é que não me lembra!

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

Outras sugestões para Estatística Colombina

#298379 | AQF | 27 fev 2012 12:46 | Em resposta a: #297952

Caro Confrade Francisco Xavier,

Tenho apreciado a sua "pachorra" no levantamento de "estatísticas Colombinas" e como parece ter interesse e jeito para o tema, deixo-lhe aqui algumas sugestões de dados a levantar em futuros levantamentos no período em análise ou noutros períodos mais alargados:

- Nº de apoiantes declarados da tese Genovesa, das teses do Nobre Português e neutros
- Relação entre a tese defendida e a "morada do defensor" (morador em Portugal ou fora de Portugal)
- Relação entre a tese defendida e a "idade do defensor" (muito difícil face aos dados disponíveis, mas talvez possível usando > ou < de 40 anos)
- Nº de mensagens menos próprias de um Fórum civilizado e principais autores envolvidos
- Teses ou autores de teses mais "atacados" vs a responsabilidade "académica" de cada autor
- Tópicos Colombinos que foram encerrados e porquê
- Outras estatísticas que considere de interesse

Penso que algumas das estatiísticas têm inegável interesse para a história das "discussões" Colombinas. Claro que se podia extrapolar às discussões Megalhânicas e até relacionar dados entre as duas estatísticas, mas isso era trabalho que nem sei se o INE conseguiria fazer !

Pedindo desculpas por o estar a meter em trabalhos, deixo os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Outras sugestões para Estatística Colombina

#298390 | fxcct | 27 fev 2012 15:48 | Em resposta a: #298379

Caro Ângelo da Fonseca,

Agradeço as suas sugestões, que comento em baixo.

"- Nº de apoiantes declarados da tese Genovesa, das teses do Nobre Português e neutros"
O Confrade António Taveira poderá facilmente realizar esta tarefa pois ele sabe qual a tese defendida por cada apoiante. Nesta matéria, eu tenho algumas certezas, algumas suspeitas e alguma ignorância.

"- Relação entre a tese defendida e a "morada do defensor" (morador em Portugal ou fora de Portugal)"
Provavelmente verifica-se que 100% dos portugueses que aqui participam e moram fora de Portugal consideram Colombo não genovês. Quantos são? 3? 4?

"- Relação entre a tese defendida e a "idade do defensor" (muito difícil face aos dados disponíveis, mas talvez possível usando > ou < de 40 anos)"
Posso teorizar sobre o que leva a maioria das pessoas educadas no Estado Novo a defender um Colombo Genovês. Mas isso coloca a fronteira mais próxima dos 50 do que dos 40 que sugere. Na ausência de dados concretos e fiáveis, não vou teorizar coisa alguma.

"- Nº de mensagens menos próprias de um Fórum civilizado e principais autores envolvidos"
Os números nunca serão consensuais. O que para si e para mim são mensagens menos próprias podem muito bem ser sinal de elevação civilizacional para outros participantes. Para quê criar um indicador que será sempre interpretado como exagerado para uns e pecando por defeito para outros? Já há controvérsia q.b.

"- Teses ou autores de teses mais "atacados" vs a responsabilidade "académica" de cada autor"
Alguém disse Ad Verecundiem?!

"- Tópicos Colombinos que foram encerrados e porquê"
Penso que não serão suficientes para gerar estatísticas. Além do mais há mensagens eliminadas, o que impede que se estabeleça a razão do encerramento de alguns tópicos.

"- Outras estatísticas que considere de interesse"
Havendo tempo, há vontade.

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Em Epígrafe nos Tópicos Colombinos - NOTAS

#298392 | fxcct | 27 fev 2012 16:03 | Em resposta a: #298369

Caros Confrades,

Para os verdadeiramente interessados, faltou indicar um detalhe metodológico de compilação no último quadro. Recorri à ferramenta que se encontra em http://textalyser.net/ onde introduzi a lista do campo "Assunto" dos 2.453 tópicos sobre Colombo em análise.

[Os dados foram recolhidos a 22/02/2012, cerca das 10:00h, de todos os Tópicos iniciados no Forum depois de 30/06/2011 que respondem à pesquisa "Tópicos" pelas palavras "Colombo" e "Colón".]

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

Uma rosa por qualquer outro nome....

#298441 | fxcct | 28 fev 2012 09:39 | Em resposta a: #297952

Caros Confrades,

Para perceber porque razão Manuel Rosa é tantas vezes mencionado em epígrafe nas mensagens dos tópicos colombinos, aprofundei um pouco a pesquisa. Encontrei 161 Mensagens em que o campo “Assunto:” contém a palavra “rosa”. Segue um quadro onde se faz a distribuição dessas 161 mensagens por Autor.

Autor - - - - - - Mensagens - - - %
______________________________
tmacedo - - - - - - - 72 - - - - - - 45%
kolon - - - - - - - - - - 38 - - - - - 24%
chartri - - - - - - - - - - 9 - - - - - - 6%
josemariaferreira - - 9 - - - - - - 6%
Mavasc - - - - - - - - - 9 - - - - - - - 6%
pedrolx78 - - - - - - - 7 - - - - - - - 4%
coelho - - - - - - - - - - 4 - - - - - - 2%
Jaws - - - - - - - - - - - 4 - - - - - - - 2%
AQF - - - - - - - - - - - - 2 - - - - - - 1%
Decarvalho - - - - - - 2 - - - - - - - 1%
Hirão - - - - - - - - - - - 2 - - - - - - 1%
A. Luciano - - - - - - - 1 - - - - - - 1%
AIRMID - - - - - - - - - 1 - - - - - - 1%
fxcct - - - - - - - - - - - 1 - - - - - - 1%
______________________________
TOTAL - - - - - - - - 161 - - - - - - 100%

Afinal não é Marketing Pessoal. De facto, quem mais escreve sobre Manuel Rosa não é Manuel Rosa. É... António Taveira (tmacedo). Segue um conjunto ilustrativo do tipo de conteúdo sobre Manuel Rosa colocado em epígrafe nas mensagens da autoria do Confrade António Taveira:
- "As mistificações de Manuel Rosa sobre DNA"
- "Manuel Rosa será tolo ?"
- "O aldrabão do ROSA"
- "Manuel Rosa, o seu postiço e restante troupe"
- "o conto de fadas do Manuel Rosa RE: o "tecelão analfabeto""
- "Mentiras de Manuel Rosa e "pobrezas","
- "O Delírio de Manuel Rosa"
- "Cristóvão Colombo, o Descobridor - Manuel Rosa o Mistificador"
- "Ainda a inquirição de D. Diego Colon RE: Manuel Rosa ou mente ou está mal informado"
- "ROSA e o seu nariz de Pinóquio que continua a crescer"

Edificante.

Para os verdadeiramente curiosos, segue uma lista completa das 72 mensagens em que António Taveira utiliza a palavra "rosa" em epígrafe:

(Data)
(Assunto:)

03-02-2012, 10:28
• RE; As mistificações de Manuel Rosa sobre DNA

03-02-2012, 19:52
• RE; Manuel Rosa sobre DNA

06-02-2012, 20:48
• As mistificações de Manuel Rosa sobre DNA RE: Em Itália foi comum dar o nome Colombo a enjeitados

07-02-2012, 19:19
• As mistificações de Manuel Rosa sobre DNA RE: Em Itália foi comum dar o nome Colombo a enjeitados

18-02-2012, 03:06
• RE: Manuel Rosa será tolo ?

20-02-2012, 17:29
• RE: AFINAL Manuel Rosa estava CORRECTO.... Afinal sempre é FONTANETO e não Fontenay

20-02-2012, 11:01
• Afinal sempre é FONTANETO e não Fontenay RE: ROSA em delírio

16-02-2012, 23:22
• RE: As Questões a que M. Rosa se RECUSA a responder

09-02-2012, 15:21
• As 477 análises de ADN que afinal são RE: A mistificação de Manuel Rosa

09-02-2012, 18:21
• As 477 análises de ADN que afinal são RE: A mistificação de Manuel Rosa

12-02-2012, 03:01
• RE: Cristovão Colombo em 1478 ? ou Segismundo Henriques ? Resposta de M.ROSA ?

19-02-2012, 18:31
• RE: O aldrabão do ROSA

21-02-2012, 20:36
• RE: Manuel Rosa, o seu postiço e restante troupe

21-02-2012, 23:03
• RE: Manuel Rosa, o seu postiço e restante troupe - correcção

15-02-2012, 15:49
• C.C. no norte Atlântico em Fev. 1477 RE: As questões a que M. ROSA não responde

15-02-2012, 16:25
• RE: a M. ROSA - o disco riscado »

29-07-2011, 08:50
• O verdadeiro CC está aqui RE: As mercês concedidas por "SAR" Manuel Rosa

13-01-2012, 17:33
• a APH realiza um debate RE: a Manuel Rosa

19-01-2012, 19:20
• O protocolo VAZIO RE: Manuel Rosa e o futebol

18-01-2012, 10:47
• haverá mesmo protocolo ? RE: o conto de fadas do Manuel Rosa

18-01-2012, 14:40
• o conto de fadas do Manuel Rosa RE: o "tecelão analfabeto"

18-01-2012, 15:07
• Diogo Mendes e Colon RE: ainda Manuel Rosa

19-01-2012, 10:06
• Mentiras de Manuel Rosa e

18-01-2012, 21:47
• Mentiras de Manuel Rosa e "pobrezas",

18-01-2012, 20:42
• Diogo Mendes e Colon RE: ainda Manuel Rosa e a sua "imaginação"

18-01-2012, 14:41
• o conto de fadas do Manuel Rosa RE: o tecelão analfabeto

10-01-2012, 21:28
• Centro Cristóvão Colon ... RE: Fernão de Magalhães em Sabrosa

26-01-2012, 20:25
• Manuel Rosa em polaco RE: Na heráldica a cruz e âncora é a mesma coisa

27-01-2012, 10:13
• Um tópico edificante! RE: a Manuel Rosa

27-01-2012, 18:43
• Armas pessoais de Ladislau RE: ainda resposta a Manuel Rosa

27-01-2012, 16:39
• Armas pessoais de Ladislau RE: a Manuel Rosa

29-01-2012, 09:48
• A Heráldica e Colon, questões a que Manuel Rosa não responde

29-01-2012, 20:57
• RE: Manuel Rosa e a heráldica de Colon

10-07-2011, 01:06
• Manuel Rosa e o tribunal

10-07-2011, 09:22
• Testemunhas falsas... RE: Manuel Rosa e o tribunal

10-07-2011, 17:48
• RE: O Delírio de Manuel Rosa

10-07-2011, 16:48
• Henrique Alemão Cavaleyro de Sancta Catherina ... Testemunhas falsas... RE: Manuel Rosa e o tribunal

10-07-2011, 10:50
• Manuel Rosa - as Falsificações - os Mentirosos

10-07-2011, 11:17
• Manuel Rosa - Falsificações - Mentirosos

01-12-2011, 06:27
• O mistério de Manuel Rosa RE: a águia no brasão dos Verágua

14-07-2011, 21:51
• Bem pedi a Manuel Rosa uma fotografia melhor....RE: Armas de Cristobal Colon : CAMPO DE OURO

13-07-2011, 15:59
• RE: A filiação de Colon está revelada. Perguntem ao Manuel Rosa.

17-07-2011, 09:11
• Cristóvão Colombo, o Descobridor - Manuel Rosa o Mistificador

17-07-2011, 20:03
• Manuel Rosa o Mistificador RE: Colombo o mercador/tecelão

17-07-2011, 09:17
• Cristóvão Colombo, o Descobridor - Manuel Rosa o Mistificador

13-07-2011, 16:39
• Intermezzo enquanto Manuel Rosa pensa na aposta

13-07-2011, 18:19
• RE: Intermezzo enquanto Manuel Rosa pensa na aposta

26-07-2011, 16:00
• Ainda a inquirição de D. Diego Colon RE: Manuel Rosa ou mente ou está mal informado

26-07-2011, 22:28
• Ainda a inquirição de D. Diego Colon RE: Manuel Rosa ou mente ou está mal informado

26-07-2011, 22:31
• RE: vê os bonecos, não é? RE. Qual a opinião de Manuel Rosa ?

26-07-2011, 21:37
• RE: vê os bonecos, não é? RE. Qual a opinião de Manuel Rosa ?

26-07-2011, 21:24
• vê os bonecos, não é? RE. Qual a opinião de Manuel Rosa ?

29-07-2011, 00:04
• Para memória futura RE: Manuel Rosa transmitiu-lhe algum vírus ?

29-07-2011, 00:25
• Para memória futura RE: Manuel rosa transmitiu-lhe algum vírus ?

04-08-2011, 21:49
• "Juanoto Berardi era o feitor de D. Joao II em Sevilha" RE: MANUEL ROSA inventou ?

05-08-2011, 14:06
• "Juanoto Berardi feitor de D. Joao II em Sevilha", MANUEL ROSA inventou ? RE:Não, era FACTOR

11-08-2011, 20:38
• Juanoto Berardi de uma dinastia de "tecelões" RE: Manuel Rosa e o embuste

26-07-2011, 22:04
• Manuel Rosa, por ignorância, coloca no alto da pirâmide social .....RE: Cristovão Colombo

27-07-2011, 09:21
• RE: a confusão é reinante porque assim o quiz o Almirante... .... Manuel Rosa, por ignorância »

02-07-2011, 19:09
• RE: A Heráldica de Colon e os "Bingos" de Manuel Rosa

03-07-2011, 00:17
• Heráldica de Colon e Manuel Rosa

03-07-2011, 08:31
• RE: Heráldica de Colon e Manuel Rosa

03-07-2011, 11:59
• RE: Heráldica de Colon e Manuel Rosa

18-02-2012, 04:47
• O Colombo português - Manuel Rosa revelado

18-02-2012, 14:25
• RE: O COLOMBO PORTUGUÊS - Manuel Rosa REVELADO

20-02-2012, 14:08
• Afinal sempre é FONTANETO e não Fontenay RE: ROSA em delírio

20-02-2012, 23:09
• RE: ROSA e o seu nariz de Pinóquio continua, continua e ainda continua a crescer

20-02-2012, 21:35
• RE: ROSA e o seu nariz de Pinóquio

20-02-2012, 21:55
• RE: ROSA e o seu nariz de Pinóquio que continua a crescer

20-02-2012, 22:23
• RE: ROSA e o seu nariz de Pinóquio continua, continua e ainda continua a crescer

21-02-2012, 20:21
• RE: O Colombo português - Manuel Rosa revelado

21-02-2012, 20:51
• RE: O Colombo português - Manuel Rosa revelado


[Os dados foram recolhidos a 22/02/2012, cerca das 10:00h, de todos os Tópicos iniciados no Forum depois de 30/06/2011 que respondem à pesquisa "Tópicos" pelas palavras "Colombo" e "Colón".]


Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Uma rosa por qualquer outro nome....

#298442 | roz | 28 fev 2012 10:27 | Em resposta a: #298441

Caro Francisco

Nao imagina a "ansiedade" com que fico 'a espera do "folhetim" seguinte e das descobertas com que nos mimoseia. Afinal quem esta' obsecado com CC 'e o Sr. Taveira!!!!! Que pena ele nao ter nada melhor para fazer com o seu (dele) tempo mas como aqui dizem que "nao ha' ma' publicidade", pelo menos tornou-se no maior patrocinador do Manuel Rosa.......

Com os cumprimentos de uma sua "fan".
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Uma rosa por qualquer outro nome....

#298470 | fxcct | 28 fev 2012 14:55 | Em resposta a: #298442

Cara Rosario,

Não gosto de desiludir os "fans", mas lamento informar que terminou a parte divertida do exercício que é a compilação de números. Amanhã tem inicio a parte maçadora que é a interpretação dos resultados.

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Em Epígrafe nos Tópicos Colombinos

#298472 | aeiou2 | 28 fev 2012 15:26 | Em resposta a: #298371

Têm uma máquina de propaganda bem oleada!

Saudações genealógicas
Maria

Resposta

Link directo:

a verdade continua a ser a vitima da ignorância ... RE: Uma rosa por qualquer outro nome....

#298478 | kolon | 28 fev 2012 16:11 | Em resposta a: #298441

Caro Francisco,

Parece que enquanto eu ando por cá a tentar resolver um puzzle de 500 anos, alguns apenas andam por cá para impedir que se resolva o puzzle. Nem interessa que a documentação seja falsificada, logo que poderem manter a farsa de que é verdadeira é o importante.
Por vezes eu penso se essas pessoas estão a ser pagas por alguém para fazer tais esforços de apoiar os falsificadores genoveses como alguns confrades que passavam por cá a apoiarem o mafioso Poidimani......

Mas eu não desanimo, como sabes enfrento estas adversidades desde 1991 e não me canso porque a verdade sempre será a verdade embora continue encoberta em mentiras:

«a verdade continua a ser a vitima da ignorância .... Não respondo aos seus disparates. ... 28-02-2012, 15:54»
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=298475

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Colombo, o Forum e a Estatística

#298537 | fxcct | 29 fev 2012 09:39 | Em resposta a: #297952

Caros Confrades,

Falta-me ânimo para fazer a interpretação dos resultados a que cheguei. O quadro geral revelado pelos números é uma tristeza. Para além disso, o vocabulário empregue na descrição de coisas relacionadas com o uso da Internet é todo em inglês, e a mim incomoda-me escrever num Português polvilhado de anglicismos. Opto por por aqui uma série de conceitos (em Inglês), com as respectivas definições e deixo a cada leitor o trabalho de fazer a sua própria interpretação.

Deixo ainda duas notas para enquadrar este tópico nas suas devidas proporções. Este forum é apenas um entre milhares que há por ai fora e a Internet não é o centro das nossas vidas - vamos dar a isto a importância que tem. Lembro também as palavras de Mark Twain, que disse haver três tipos de mentiras. O primeiro tipo é a mentira banal; o segundo tipo é a mentira danada; o terceiro tipo são as estatísticas.

Segue a lista de conceitos e definições:

Troll
In Internet slang, a troll is someone who posts inflammatory,[2] extraneous, or off-topic messages in an online community, such as an online discussion forum, chat room, or blog, with the primary intent of provoking readers into an emotional response[3] or of otherwise disrupting normal on-topic discussion.[4] The noun troll may refer to the provocative message itself, as in: "That was an excellent troll you posted".
http://en.wikipedia.org/wiki/Troll_(Internet)

Flaming
Flaming, also known as bashing, is hostile and insulting interaction between Internet users. Flaming usually occurs in the social context of an Internet forum, Internet Relay Chat (IRC), Usenet, by e-mail, game servers such as Xbox Live or Playstation Network, and on video-sharing websites. It is frequently the result of the discussion of heated real-world issues such as politics, religion, and philosophy, or of issues that polarise subpopulations, but can also be provoked by seemingly trivial differences.
http://en.wikipedia.org/wiki/Flaming_(Internet)

Smack talk
Smack talk (also smacktalk) is a slang term seen in chat channels in chat room, blog, and MMOG conversations. It generally refers to the use of threatening or intentionally inflammatory language.
http://en.wikipedia.org/wiki/Smack_talk

Cyber-bullying
Cyberbullying is the use of the Internet and related technologies to harm other people, in a deliberate, repeated, and hostile manner.[1] As it has become more common in society, particularly among young people, legislation and awareness campaigns have arisen to combat it.
http://en.wikipedia.org/wiki/Cyber-bullying

Sockpuppet (Internet)
A sockpuppet is an online identity used for purposes of deception. The term—a reference to the manipulation of a simple hand puppet made from a sock—originally referred to a false identity assumed by a member of an internet community who spoke to, or about himself while pretending to be another person.[1] The term now includes other uses of misleading online identities, such as those created to praise, defend or support a third party or organization.[2] A significant difference between the use of a pseudonym[3] and the creation of a sockpuppet is that the sockpuppet poses as an independent third-party unaffiliated with the puppeteer.
http://en.wikipedia.org/wiki/Sockpuppet_(Internet)

OCD
Obsessive–compulsive disorder (OCD) is an anxiety disorder characterized by intrusive thoughts that produce uneasiness, apprehension, fear, or worry, by repetitive behaviors aimed at reducing the associated anxiety, or by a combination of such obsessions and compulsions. Symptoms of the disorder include excessive washing or cleaning; repeated checking; extreme hoarding; preoccupation with sexual, violent or religious thoughts; aversion to particular numbers; and nervous rituals, such as opening and closing a door a certain number of times before entering or leaving a room. These symptoms can be alienating and time-consuming, and often cause severe emotional and financial distress. The acts of those who have OCD may appear paranoid and potentially psychotic. However, OCD sufferers generally recognize their obsessions and compulsions as irrational, and may become further distressed by this realization.
http://en.wikipedia.org/wiki/Obsessive%E2%80%93compulsive_disorder


Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

Interpretações Possíveis

#298542 | fxcct | 29 fev 2012 11:46 | Em resposta a: #298537

Caros Confrades,

Faltou um conceito e respectiva definição na minha última mensagem, que penso ser pertinente.

Character assassination
Character assassination is an attempt to tarnish a person's reputation. It may involve exaggeration, misleading half-truths, or manipulation of facts to present an untrue picture of the targeted person. It is a form of defamation and can be a form of ad hominem argument.
http://en.wikipedia.org/wiki/Character_assassination

Também por lapso, esqueci-me de por em epígrafe o título que pretendia para a última mensagem, que agora segue na epígrafe desta.

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Em Epígrafe nos Tópicos Colombinos - NOTAS

#298550 | Vínculo | 29 fev 2012 14:32 | Em resposta a: #298392

Caro Confrade

Já agora que estamos em maré de estatística, quantos genealogistas se foram afastando por causa deste tipo de discussão?

Cumprimentos

Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Em Epígrafe nos Tópicos Colombinos - NOTAS

#298555 | aeiou2 | 29 fev 2012 15:52 | Em resposta a: #298550

Imensos.Para isso é que era preciso a estatística...

Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

Prémio Ciência Colombina 2012

#298672 | fxcct | 02 mar 2012 12:10 | Em resposta a: #297952

Caros Confrades,

[Esta mensagem não cabe inteiramente dentro do assunto deste tópico, mas também não justifica a abertura de um tópico novo. Por caber dentro do "espírito" deste tópico, aqui a publico].

Pela mestria na aplicação da "regra de três simples", e pela determinação da equivalência de uma hora de Longitude em 1.650 quilómetros, está nomeado para candidato ao Prémio Ciência Colombina 2012 o Confrade Pedro Teles (pedrolx78), que é Físico. Dirijo ao Confrade felicitações e votos de boa sorte na conquista deste galardão.

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

7 Dicas para vencer discussões na Internet

#300299 | fxcct | 20 mar 2012 13:05 | Em resposta a: #297952

Caros confrades,

Depois de todo o trabalho de análise e interpretação realizado neste tópico, faltou o mais importante: as lições que podemos aprender com este exercício. Resumi em curtas dicas(*) aquilo que cada um de nós pode reter para memória futura, que transcrevo a seguir.

77777777777
77777777777
777
777
777777
777777
777
777 DICAS PARA VENCER DISCUSSÕES NA INTERNET.
777

1 - Tenha sempre a última palavra.
Ceder a última palavra a outro interveniente na discussão representa a suprema humilhação da Internet. Se só seguir uma destas dicas, siga esta: tenha sempre a última palavra. Mesmo que não tenha nada de útil a acrescentar, publique uma mensagem mesmo que sem substância. Uma fórmula que funciona sempre bem é escrever “Como já demonstrei, eu é que tinha razão!”. Não interessa se demonstrou alguma coisa ou não. Com esta mensagem consegue ter a última palavra ao mesmo tempo que deixa no ar a impressão de que domina o tema em discussão.

2 - Nunca deixe mensagens em branco.
Sobretudo para os participantes que se encontram presentes em múltiplos tópicos em simultâneo, ninguém espera que tragam constantemente novidades ou pensamento original. No entanto, os participantes que passam mais do que algumas horas sem publicar mensagens são mal vistos, por isso deve sempre fazer publicar mensagens com regularidade. Para evitar ter que publicar mensagens em branco, pode sempre optar por publicar mensagens de agradecimento, com a seguinte fórmula “Agradeço ao Confrade a informação na sua mensagem de …”. Pode também publicar uma mensagem em que dirige os leitores para outra mensagem que tenha publicado. Assim, aproveita o mesmo conteúdo para várias publicações.

3 - Responda rapidamente.
Alguns participantes ficam irritados quando não vêm as suas atenções correspondidas, e a falta de resposta atempada pode provocar fúrias nos participantes mais carentes de atenção. Por esse motivo, deve consultar os vários “fora” que frequenta diariamente e assegurar-se que responde prontamente a qualquer mensagem que lhe seja dirigida, mesmo que sem mérito. Não se preocupe com o conteúdo da resposta – veja a dica 2 «Nunca deixe mensagens em branco”.

4 - Denuncie os inferiores.
Não há nada pior do que pessoas que escrevem coisas na Internet com as quais não estamos de acordo. Não está em causa o risco de induzir em erro os incautos. O problema reside na necessidade de punir aqueles que se enganam. Por isso, nunca se limite a demonstrar o erro de raciocínio de outro participante. É o seu dever denunciar essa pessoa como tolo, delirante, mentiroso ou qualquer outra maleita que o tenha levado ao engano. É importante que essa pessoa se sinta suficientemente humilhada para se vergar perante a sua imponência e não voltar a prevaricar.

5 - Marque sempre presença.
Identifique os participantes que se opõe à sua opinião em determinado assunto. Feita a identificação, certifique-se que responde sempre a qualquer mensagem que eles publiquem, para que todos saibam que mantém posições antagónicas. Não interessa se percebeu o conteúdo da mensagem a que responde. Também não interessa se há qualquer substância na sua resposta. O importante é marcar presença como opositor desse participante. A seguinte fórmula pode ser útil: escreva “Não tem razão!”, sem qualquer suporte ou argumentação adicional. Vai ver como isto irrita alguns dos seus opositores e deixa-os sem base para realizarem o contraditório. Quando for vítima desta táctica, responda simplesmente: “Tenho sim senhor”! Não se esqueça da dica 1 - «Tenha sempre a última palavra».

6 - Lidere definindo posições.
Não ande a reboque dos outros participantes – assuma a liderança estabelecendo a posição de cada um na discussão. Se algum adversário tem uma posição incómoda, reinterprete essa posição em moldes que consegue facilmente rebater. Adopte a seguinte fórmula: “O meu caro defende que os porcos conseguem voar. Isso é obviamente estúpido”!

7 - Use e abuse do copianço.
Talvez a ferramenta mais subutilizada da informática é a facilidade de copiar e colar qualquer texto para dentro de um Fórum. Para que reinventar a roda? Para quê maçar-se com a criação de pensamento original quando pode simplesmente colar nas suas mensagens o que os outros já tiveram o trabalho de produzir? Mas não caia no erro de por ligações para fontes externas de conteúdo. É bem melhor copiar tudo para dentro das suas mensagens, (com a devida atribuição para evitar problemas legais), para que as suas mensagens fiquem bem grandes. Isto provoca o desgaste dos seus adversários que para realizar o contraditório se vêem obrigados a ler não só tudo o que escreveu, mas tudo o que outros escreveram.


* - Para aqueles que tem o detector de ironia avariado, alerta-se que esta mensagem é uma sátira.


Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: 7 Dicas para vencer discussões na Internet

#300300 | Mavasc | 20 mar 2012 13:13 | Em resposta a: #300299

Sátira ou não, vou seguir o seu conselho e ter a última palavra. Ah!Ah!Ah!

Resposta

Link directo:

RE: 7 Dicas para vencer discussões na Internet

#300395 | josemariaferreira | 21 mar 2012 10:35 | Em resposta a: #300300

Cara Maria Benedita

"Sátira ou não, vou seguir o seu conselho e ter a última palavra. Ah!Ah!Ah!"

Siga a primeira, a primitiva "Parola"para "ditar" a Lei!!!

Das leis dos homens, percebe a Dra. Maria Benedita, mas não se quer submeter à Lei Divina!!!

Se se submete-se à Lei sabia que teve a Lei origem numa palavra primitiva grega da qual depois (se) passou a Ler!!! Mas Diogo (Dio) submeteu-se à Lei e com tal a incorporou não só a autoridade como a Lei Divina!!!

Fique-se com a sua que eu fico com a minha, mas uma coisa é certa, o último a rir é o que ri melhor. Ah!Ah!Ah!


Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Perder tempo, ou paradoxos do ciber-colombo

#300397 | coelho | 21 mar 2012 11:02 | Em resposta a: #300299

Caro Francisco,

aqui ninguém vence, e todos perdem. Os tópicos colombinos neste forum constituem um verdadeiro caso de estudo sobre como se pode perder tempo na Internet sem qualquer vantagem!

O país está falido e continuamos alegremente a discutir o sexo dos anjos, ou seja a naturalidade de Colombo.

O que mais me surpreende é que os principais opositores na contenda, além de perderem tempo, apenas conseguem favorecer as teses que pretendem invalidar.

Quem quer desmascarar as fantochadas do Colombo português, deveria estar calado, porque o Colombo português apenas vive do alarido criado à volta de uma questão que se encontra suficientemente resolvida. Ao colaborar-se nesta discussão está a contribuir-se para a legitimar. Ora a discussão não é legítima porque até agora não foram apresentados quaisquer dados novos, seja com documentos portugueses, seja com provas concludentes da falsidade dos documentos genoveses. Portanto, toda esta discussão é um flop completo. Eu próprio participei nela numa fase em que admitia que, no meio de muitos disparates, pudesse existir algo de válido. Mas não há!

Por seu lado, os defensores do Colombo português, que até agora nada provaram, que nunca vão provar nada (porque as provas do lado genovês são esmagadoras), tudo o que conseguem com o alarido que eles próprios estimulam é promover uma personalidade não portuguesa. Um verdadeiro tiro no pé!

Isto é um verdadeiro caso de estudo para a ciber-sociologia.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Perder tempo, ou paradoxos do ciber-colombo

#300412 | aeiou2 | 21 mar 2012 12:50 | Em resposta a: #300397

Têm que fazer propaganda dos livros que escrevem!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 03:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen