Apelido "dos Guimarães"

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Apelido "dos Guimarães"

#298294 | MMSA | 26 fev 2012 15:37

Boa tarde
Eu sei que o apelido Guimarães tem normalmente uma origem toponímica mas penso que é diferente a origem do apelido "dos Guimarães" Já vi referência a este apelido em várias freguesias do Norte. No caso que me interessa estes "Ribeiro dos Guimarães" são de Felgueiras, S. Vicente de Sousa século XVIII e esse apelido não aparece nos pais, Domingos Ribeiro Monteiro e Jerónima Teixeira Babo.
Algum confrade me pode elucidar?
Grata desde já, com os meus melhores cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#298348 | cardosodoamaral | 26 fev 2012 22:40 | Em resposta a: #298294

Cara Confrade Manuela

Não sei se ajudará, mas já tentou através dos Boletins de trabalhos Históricos no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta em Guimarães?

Poderá procurar também, em "Velhas Casas" de Guimarães, porque acho que já "tropecei" nesse apelido, nas minhas leituras. Bastará, para as encontrar, digitar entre parêntesis Velhas Casas no Google.

Espero ter ajudado

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#298372 | MMSA | 27 fev 2012 10:09 | Em resposta a: #298348

Obrigada pela sugestão. Em Guimarães há uma Casa do Cano mas em relação aos "dos Guimarães" de Sousa, Felgueiras não encontrei nenhuma ligação a Guimarães e estou convencida, talvez erradamente, que a origem do nome não é toponimica, pois seria então "de Guimarães" ou simplesmente " Guimarães", Sei que na actualidade há pessoas que usam o mesmo apelido "dos Guimarães" e que fazem questão de distinguir do apelido "Guimarães" .
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#298373 | cardosodoamaral | 27 fev 2012 10:51 | Em resposta a: #298372

Cara Confreira Manuela

Não existe só essa. Existem também a da Aveleira, Penselo, Sezim, a do Arco e outras mais pequenas, mas de igual importância.
Aliás, a história delas entrelaçam-se, ou seja, uns dumas casas casam com outros doutras casas. Por vezes os terrenos até eram contíguos e era uma forma de aumentar o património para o varonil.
Se por ventura quizer e não encontrar na net a referência às casas, posso lhe enviar os PDF via net, mas para isso terá que me enviar o seu mail. De momento estou fora de casa e sem acesso as ditas cujas.
O meu mail é cardosodoamaralarrobagmailpontocom

Cordiais cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#298374 | MMSA | 27 fev 2012 10:58 | Em resposta a: #298373

Obrigada pela sua disponibilidade. Já lhe enviei um e-mail com o meu endereço electrónico.
Melhores cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#298393 | Limão | 27 fev 2012 16:08 | Em resposta a: #298294

Cara Manuela,
Cumprimentos,
Sou descendente da Casa do Cano ou Salvador, Guimarães, que pertenceu aos Marquêses de Lindoso. por o Fdalgo: Gaspar Leite de Azevêdo e Araújo, que casou com Rosa Delfina da Costa Pereira, filha de José da Costa. "A Rosa do Cano", Mas nesta família ninguem usa o apelido Guimarães.
Para usar o Apelido de Guimarães, bastava emigrar para o Brasil, na volta já o trazia, porque lá acrescentam ao nome da pessoa, o nome da freguesia onde nasceu. Foi o caso do meu avô paterno. Toda a minha família no Brasil se Chama Guimarâes. Ex: Afonso Henriques da Costa Guimarães e Cepães, latinizou o nome, por causa de seu primo, com o mesmo nome, e se passou a chamar de Pseudónimo: Alphonsus de Guimaraens e Cepaens. "Poetas Brasileiros". Porque foram de Guimarães para o Brasil, á muitos anos.
Também sou Ribeiro, por Dona Maria Pais Ribeiro, "A Ribeirinha",Senhora de Vila do Conde, casada com o Rei de Portugal D. Sancho I,
Filho de Dom Afonso Henriques e da Rainha Dona Mafalda de Saboia, que são meus 25º Avós.
Tenho tambem avós, que são do Casal do Ribeiro Pombeiro Felgueiras, e de Vila Fria Felgueiras, que também se chamam Ribeiro.
Dona Maria Ribeiro, da Casa do Ribeiro, casada com D. Luíz de Melo de Sampaio, dos "Senhores de Melo" do Paço dos Barôes Pombeiro de RibadeVizela Felgueiras.
Saudações,
Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#298401 | MMSA | 27 fev 2012 16:53 | Em resposta a: #298393

Concordo absolutamente consigo quanto à origem do apelido Guimarães por parte de indivíduos originários de Guimarães E nem precisavam de ir até ao Brasil No Porto encontrei eu a adopção desse apelido por parte de indivíduos vindos da zona de Guimarães. Mas o que eu procuro é a origem do apelido dos Guimarães que embora parecido deve ter uma origem diferente.
Obrigada pela sua colaboração.
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#298412 | casadalage | 27 fev 2012 18:07 | Em resposta a: #298294

Cara Manuela,
Desculpe o tratamento, mas não sei o seu apelido.
De facto, o apelido "dos Guimarães" tem uma origem diferente dos muitos Guimarães de origem toponímica.
Martinho de Castro dos Guimarães, tronco desta família, era filho do Arcebispo de Braga D. Fernando da Guerra e de Maria Anes, neto paterno de D. Pedro da Guerra, bisneto do Infante D. João e terceiro neto do Rei D. Pedro I e de D. Inês de Castro.
Tratei este título no meu artigo "PEIXOTOS DO REGO", publicado no n.º 26 da Revista "Raízes & Memórias" da Associação Portuguesa de Genealogia, mas o mesmo havia já sido estudado por historiadores como: Anselmo Bramcamp, José Marques, Rui Moreira de Sá e Guerra, etc.
Com os melhores cumprimentos,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#298415 | MMSA | 27 fev 2012 18:36 | Em resposta a: #298412

Caro Confrade José Adolfo Azevedo
Quando entrou a notificação da sua resposta tinha acabado de verificar numa leitura em diagonal a referência a alguns " dos Guimarães"ligados à Casa da Pousada em Azurém, Guimarães num artigo sobre "As Velhas Casas de Guimarães" que o confrade Adelino Cardoso do Amaral amavelmente me enviou e que vou agora ler com toda a atenção.
Vou tentar encontrar a Revista onde vem publicado o seu artigo. Mesmo que estes "dos Guimarães " não entronquem nos de Sousa Felgueiras espero satisfazer a minha curiosidade sobre a origem do nome.
Os meus agradecimentos e cordiais saudações
Manuela Alves

Resposta

Link directo:

RE: Apelido

#298429 | Limão | 27 fev 2012 23:24 | Em resposta a: #298401

Cara Manuela,
Penso que Guimarães, vem de Vimaranes, de Vimara Peres, etc.
Por ser uma localidade de muito vime, "Cestaria", isto é uma vaga ideia, que li em qualquer lado.
Se alguém poder aprofundar mais, eu agrdeço.
Agostinho.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#298448 | casadalage | 28 fev 2012 11:26 | Em resposta a: #298415

Cara Manuela Alves,
Se me permite a sugestão, relativamente aos seus"Ribeiro dos Guimarães" de Felgueiras (S. Vicente de Sousa), procure a ascendência dos referidos Domingos Ribeiro Monteiro e Jerónima Teixeira Babo. Certamente encontrará a justificação para o uso do apelido "dos Guimarães".
Boa sorte,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#298450 | MMSA | 28 fev 2012 12:06 | Em resposta a: #298448

Vou consultar o processo de inquirição de genere de um dos filhos desse casal. Quando tiver esses dados, comunico aqui o que apurar.
Muito grata por todas as achegas que me deram
Saudações
Manuela Alves

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#298523 | francandrade | 28 fev 2012 23:27 | Em resposta a: #298450

No Assento de Nascimento de uma antepassada de minha Mulher, nascida em Freamunde (Paços de Ferreira) aparece a seguinte referência: "Filha legítima de António José Lopes de Meireles e de sua mulher Dona Victorina Rosa dos Guimarães, neta paterna de Leonardo José Lopes Guimarães e de Dona Joaquina de Meireles, de Freamunde e neta materna de Dona Leonor dos Guimarães, de S. Pedro de Fornelos, Arcebispado de Braga e de Avô Incógnito, nasceu aos vinte e sete de março de 1821"

Intirga-me neste assento ( http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=37243&FileID=_1662558 ) o apelido "dos Guimarães" da Mãe e da Avó Materna bem como a referência a uma freguesia de S. Pedro de Fornelos no Arcebispado de Braga. Onde será esta freguesia? S. Pedro de Fornelos poderá ser uma freguesia de Santa Marta de Penaguião... Mas pertencia Santa Marta de Penaguião ao Arcebispado de Braga? É certo que também existia uma freguesia de nome Fornelos em Barcelos, mas essa tem como santo padroeiro S. Salvador e não S. Pedro... Há ainda uma freguesia de Fornelos em Fafe, mas que me parece que tem como padroeira Santa Comba...

Agradeço qualquer indicação que me possam dar sobre a identificação desta freguesia
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#298571 | antjmendes | 29 fev 2012 19:02 | Em resposta a: #298523

Prezados confrades:
O sobrenome "dos Guimarães" é muito antigo, sendo, por exemplo, referido por Felgueiras Gayo na sua obra "nobiliário de Famílias de Portugal". Abaixo os primeiros parágrafos sobre esta família
Título: Guimaraens
Deste apelido de Guimaraens trata o Conde D. Pedro no seu Nobiliário, Título 40, fl. 266, na pessoa de Domingos Annes Mouro dos Guimaraens, de quem diz foi bom Cavaleiro e cidadão e que abrira as portas aos escudeiros e Cavaleiros e fora casado com D. Estevainha Annes de Freitas, filha de Estevão Annes de Freitas. Tem por Armas, em campo de ouro, uma rede larga, pelo meio dela abaixo uma banda vermelha e nela um leão rompante de prata; não podemos tecer esta Genealogia mais que de:

N 1 MARTINHO DE CASTRO DOS GUIMARAENS (foi Martinho dos Guimaraens escrivão da Câmara do Arcebispo de Braga D. Jorge da Costa, T.am G.al de El Rei, Comendador de Garfe e Juiz Ordinário em Braga nos anos de 1494 e 1544), que uns dizem ser criado do Arcebispo D. Fernando da Guerra, outros filho de Luís Annes, Cónego de Guimarães e Abade de S. Cosme de Garfe; era o dito Martinho dos Guimaraens, por sua mãe parente do dito Arcebispo; mas nós seguimos ser filho do dito Arcebispo D. Fernando da Guerra, que o teve em D. Joana da Cunha, solteira, da cidade de Braga, filha de Manuel da Cunha e sua m.er Helena Pereira do Lago, no Título de Cunhas, o qual D. Fernando da Guerra era filho de D. Pedro da Guerra e D. Teresa, filha do Conde João Fernandes Andeiro, e neto do Infante D. João, filho do Rei D. Pedro e D. Inês de Castro, porém, da inscrição que tem sua bisneta Inês de Castro, consta ser D. Fernando da Guerra filho do dito Infante D. João, pois diz assim “Aqui jaz Inês de Castro Guimaraens, filha de Cristóvão de Castro Guimaraens, neta de Lourenço de Castro Guimaraens, 2.ª neta de Martinho de Castro Guimaraens, 3.ª neta de D. Fernando da Guerra, 4.ª neta do Infante D. João, filho do Rei D. Pedro e D. Inês de Castro”; à vista disto fica certo a dita filiação, se é que não foi posto de ouvido o tal letreiro. Casou Martinho de Castro dos Guimaraens com Leonor Fernandes Chamissa filha de Fernão Lourenço da Mina que por excelência lhe chamavam a Srª. dos Chaons, que era a Srª. mais honrada e rica da cidade de Braga, e teve
2 Lourenço de Castro Guimaraens
2 Pedro dos Guimaraens
2 Diogo dos Guimaraens
2 Francisco dos Guimaraens
2 O Dr. Afonso dos Guimaraens
2 Fernando dos Guimaraens
2 Isabel Martins dos Guimaraens
2 Inês Martins dos Guimaraens, que levou em dote o couto de Sabariz, casada com Diogo de Araújo, c.g. no Título de Araújos
2 Branca Martins dos Guimaraens
2 D. Ana dos Guimaraens.

Melhores cumprimentos
António José Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#298572 | antjmendes | 29 fev 2012 19:09 | Em resposta a: #298523

Caro confrade Francisco Andrade:
Da leitura do referido assento, parece-me ler S. Pedro de Torrados, que é uma freguesia do concelho de Felgueiras. Sugiro-lhe que tente por aí.
Melhores cumprimentos,
António José Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#298611 | francandrade | 01 mar 2012 08:34 | Em resposta a: #298572

Caro António José Mendes
Muito obrigado pela sua contribuição preciosa. Penso que realmente terá havido um erro meu de leitura, e que a freguesia será S. Pedro de Torrados, em Felgueiras. Vou tentar pesquisar essa freguesia. Muito obrigado.
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#299513 | ALP | 11 mar 2012 17:14 | Em resposta a: #298294

Cara Manuela

Eu pesquisando na freguesia de Arrifana do Sousa (hoje a cidade de Penafiel), deparei num casamento em que o nubente e a mãe dele são "dos Guimarães", naturais da freguesia de São Cipriano de Tabuadelo, Comarca de Guimarães, talvez seja de seu interesse deixo o link abaixo.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=27867&FileID=_1224526

Melhores cumprimentos,

ALP

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#299606 | MMSA | 12 mar 2012 19:24 | Em resposta a: #298448

As inquirições de genere não deram praticamente em nada, pois apenas me permitiram saber que os meus "dos Guimarães" estavam em S. Vicente de Sousa, lugar de S. Donato, nos finais do século XVII. A consulta dos registos paroquiais fez-me saber que são os eclesiásticos da familía (2 beneficiados da Sé do Porto, um Opositor de Cânones na Universidade de Coimbra) a usar "Dos Guimarães" e só mais tarde passa a aparecer nos nomes das mulheres (anos 70 do século XVIII) E é tudo o que eu sei até agora.
Agradeço todas as informações que me foram aqui dadas
Cumprimentos
Manuela Alves

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#299627 | coimbra | 12 mar 2012 21:43 | Em resposta a: #299513

Caro ALP
Parece tratar-se da freguesia de S.Cipriano de Refontoura (Sipriano de Refontoyra), actualmente concelho de Felgueiras.Logo nada a ver com Tabuadelo.
Os melhores cumprimentos
Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#300430 | mpfaria | 21 mar 2012 15:29 | Em resposta a: #299627

Este tópico interessa-me muito. O meu avô paterno é de Felgueiras, freguesia de Torrados, e a minha trisavó chamava-se Cecilia Rosa Dos Guimarães. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=530348
O cemitério de Torrados tem muita gente com este apelido. Ao mesmo tempo, a Casa de Couço de Louredo, que é ainda hoje da familia da minha avó paterna também pertenceu à mesma famila no séc XVII, apesar de a certa altura, ao que parece ter mudado de mãos....Aceito toda a ajuda que me possam dar...

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#300446 | francandrade | 21 mar 2012 18:15 | Em resposta a: #300430

Boa tarde,
A sua Trisavó chamava-se Cecília Rosa dos Guimarães? Não sabe os nomes dos pais de sua Trisavó?
A Trisavó de minha Mulher, Maria Augusta Lopes de Meireles, era filha de Victorina Rosa dos Guimarães, também de Torrados. Deve haver alguma ligação entre a "sua" Cecília Rosa dos Guimarães e a "nossa" Victorina Rosa dos Guimarães, não acha? O problema é que os Assentos de Torrados ainda não estão no Etombo, o que dificulta as pesquisas. Mas vamos mantendo o contacto, e qualquer novidade que surja colocamos aqui, está bem? Interessante a sua referência à Casa de Couço de Louredo....
Com os meus cumprimentos,
Francisco Andrade

PS: desculpe, mas não sei o seu nome...

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#300456 | mpfaria | 21 mar 2012 18:44 | Em resposta a: #300446

Desculpe não ter assinado a mensagem anterior. O meu nome é Maria Paula Leite Ribeiro de Faria e sou descendente da família Leite de Faria de Torrados, Felgueiras, e também, da familia Vilela Areias de Couço....na minha busca de informação cheguei à conclusão que é possível que as duas familias tenham a mesma origem, mas a familia Dos Guimarães que foi dona de Couço no séc XVII a partir desse século deixa aparentemente de ter relação com essa casa.
Este link pode ser interessante: http://www.projetocompartilhar.org/Familia/JoseJoaquimCorreaGuimaraesAscPat.htm
Já em relação a Torrados sei que se mantiveram por lá... Ainda me lembro do meu avô paterno dizer que era descendente de uma familia Dos Guimarães cujo apelido tinha desaparecido, e numa visita a Torrados fui ao cemitério e vi que um dos jazigos se não era pertença dessa familia, tinha muitas sepulturas com esse nome. Agora fiquei curiosa com a Victorina Rosa...é muita parecença de nomes....vou continuar a procurar...muito obrigada pelo interesse e pela ajuda. Com os melhores cumprimentos
Paula Faria

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#300720 | fmartins | 23 mar 2012 23:57 | Em resposta a: #300456

Cara mpfaria
Manoel da Rocha Peixoto é meu 5º avõ n.05.06.1701 casou em 15.06.1733 com Maria de Faria e Sampayo n.09.09.1718
filha de Jerónimo Freire da Silva e Francisca de Faria e Sampayo, neta paterna de André da Silva e Domingas Freire da freguesia de Cernande, e materna de António de Faria e Isabel de Sampayo. Em relação aos fillhos de Manoel da Rocha Peixoto, agradecia me informasse a data de nascimento de seu avô Anastácio uma vez que tenho as dos restantes12 filhos incluindo a do meu 4º avô, Francisco de Faria.
Aguardando seus comentários, com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#300758 | ruifaria3 | 24 mar 2012 19:47 | Em resposta a: #300720

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2007938
Caro F. Martins
Manuel da Rocha Peixoto, seu quinto avô, para o caso de não ter esta informação, tem a ascendência por via paterna na quinta da Taipa, em Selho (São Lourenço), Guimarães e na casa do Contraste em Atães, Guimarães, de onde era natural o padre Salvador Fernandes Ramos, reitor de Torrados, que contratou o casamento de seu sobrinho Salvador Fernandes com Isabel Álvares filha do abastado lavrador da casa de Santa Comba Mateus Álvares e de sua mulher Maria Gonçalves, neta por esta via de Sebastião Álvares senhor da dita casa e irmão ou cunhado de Brás Amador emigrado nas Canárias que vende toda a sua legítima do mercador Manuel Gonçalves Cerqueira em 1599. Salvador Fernandes e sua mulher Isabel Álvares tiveram Gabriel Fernandes da Rocha casado com Ana Peixoto pais de Manuel da Rocha Peixoto. Não lhe topei a origem do apelido Rocha, já o Peixoto radica na casa do Assento de São Cipriano de Refontoura.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Apelido

#302252 | mpfaria | 09 abr 2012 15:02 | Em resposta a: #300720

Caro fmartins

Antes de mais, peço desculpa de só responder agora á sua mensagem tão amável, mas não dei conta dela senão agora. Mutio obrigada pelos dados novos. Penso que tenho nota da data de nascimento de Anastácio mas não tenho aqui comigo. Vou ver, e logo que tenha a informação coloco aqui. Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#302585 | mpfaria | 12 abr 2012 01:12 | Em resposta a: #298611

Caro Francisco Andrade
Acabei de consultar o assento de casamento dos meus trisavós Fortunato Leite de Faria e de Cecilia Rosa Dos Guimaraes em S Pedro de Torrados, Felgueiras. A Cecilia Rosa também é filha de Leonor dos Guimaraes e de pai incógnito e vivia no lugar do caxiz, também em Torrados, que, quem conhece, sabe que é um lugar ermo, no ponto mais elevado da freguesia, que nessa altura devia ser sinistro...isso quer dizer que a Cecilia e a Victorina são irmãs...
com os melhores cumprimentos
mpfaria

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#302588 | mpfaria | 12 abr 2012 01:19 | Em resposta a: #298523

Estranhissimo....estive a confirmar datas e não podem ser irmãs. A Cecilia Rosa casa nos anos 50 do século XIX, e que quer dizer que ou a Victorina Rosa é muito mais velha que ela (tem uma filha em 1820...) ou a Victorina Rosa é irmã da Leonor mãe da Cecilia....mas nesse caso seriam duas gerações de Leonores mães solteiras.....?!

Resposta

Link directo:

RE: Apelido

#302730 | mpfaria | 13 abr 2012 10:26 | Em resposta a: #302252

Depois de escrever a última mensagem para o forum, dando nota das minhas dúvidas sobre a Leonor dos guimarães, encontrei o registo do óbito da minha trisavó, a esclarecer a sua filiação. Assim a "minha" "Cecilia dos Guimarães casada com o Fortunato Leite de Faria, é filha de Leonor dos Guimarães e de João José Mendes dos Guimarães, do Lugar do caxiz, Torrados, Felgueiras. Fica aqui o link, uma vez que este casal deve ter tido com probabilidade mais filhos...

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=57960&FileID=_2501870

Resposta

Link directo:

RE: Apelido

#303535 | mpfaria | 20 abr 2012 13:21 | Em resposta a: #298523

Caro Francisco Andrade
Depois de muita confusão, encontrei - penso - o fio à meada. Assim: a Cecila Rosa Dos Guimaraes, minha trisavó, era filha da Leonor Rosa Dos Guimarães, filha de Manuel José Mendes Dos Guimarães e de Joana Angelica de Seara. No entanto, o Manuel José Mendes Dos Guimarães tem uma irmã chamada Leonor Mendes Dos Guimaraes, sendo ambos filhos de João Mendes da Costa e de Quitéria Pereira, que tiveram outros filhos: o Reverendo João José Dos Guimaraes, da Paróquia de Torrados, Eugénio Mendes dos Guimarães e Quitéria Rosa Dos Guimarães. Esta Vitorina de que fala é filha desta Leonor, irmã do Manuel Mendes dos Guimarães. Aqui vai o link do assento de baptismo da Vitorina...

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=34129&FileID=_1508735

Com os melhores cumprimentos e na expectativa de poder ter sido util
mpfaria

Resposta

Link directo:

vicente de sousa (felgueiras) - familias osorio e vasconcelos

#345619 | fernandunn | 29 abr 2014 01:02 | Em resposta a: #302730

boa noite,

algum confrade tem informações sobre os Osório ou Faria de Vasconcelos de Vicente de Sousa (Felgueiras), que, creio, viriam de Lousada (quinta da magantinha)?

agradecido

fernando dunn

Resposta

Link directo:

RE: Apelido "dos Guimarães"

#345629 | Al.Cunha | 29 abr 2014 12:54 | Em resposta a: #298294

Prezada confrade Manuela

Já vão mais de dois anos pelo que não sei se ainda lhe interessa qualquer novo dado.

Para continuação da mensagem de António José Mendes veja sff *Ribeiros - Morgados de Torrados e da Torre de Idães * de Maurício Antonino Fernandes - Porto 2006, onde encontrará muitos dados que lhe poderão interessar, começando pelo casamento de Inês dos Guimarães, neta de Martinho dos Guimarães com Marcos Ribeiro.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Apelido "dos Guimarães"

#387978 | alexmartin | 30 dez 2017 21:30 | Em resposta a: #298294

Viva,

Agradeço se alguém tiver informação onde encaixe meu 6ºAvô, também "Ribeiro dos Guimarães", nascido em Estorãos, Fafe:

http://www.ghp.ics.uminho.pt/geneweb/gwd.exe?b=estoraos;lang=pt;p=francisco+ferreira+de+magalhaes+ribeiro+dos;n=guimaraes

Presumo que é nos registos do seu casamento que toma este apelido mas não consigo confirmar por os registos deste período não estarem disponíveis online.

Muito obrigado,
Alex

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 15:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen