Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298590 | lucianapiccoli | 29 fev 2012 22:14

Boa noite, amigos!

Procuro a certidão de nascimento/batismo de meu bisavô,
Luis Quaresma (talvez também Luis Quaresma Martins ou Luiz Quaresma Medeiro ou Luiz Quaresma Pereira).

Tenho dele:
- passaporte português emitido em 1913, em Lisboa (1a Repartição, no 813, registro no livro 13 a folha 346) - aonde o último sobrenome é difícil de entender
- licença de trabalho como cocheiro, tendo trabalhado inclusive em Paris
- nascido a 14-08-1891 em Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras, filho de Antonio Quaresma e Maria da Nasareth

- informações extras que minha avó recorda: tinha uma irmã chamada Laura.


Grata, Luciana

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298599 | Gonçalo Frutuoso | 29 fev 2012 23:17 | Em resposta a: #298590

Boa noite cara Lucinda,

Grande parte da minha família é oriunda da freguesia de S. Mamede da Ventosa, Torres Vedras.

Deixou-lhe os links dos baptismos referentes aos anos de 1891 e 1892.

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/details?id=3670943

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/details?id=3670944

Boa sorte na pesquisa.

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso d´Almeida

Ps: possivelmente somos parentes. Se encontrar o assento de baptismo do seu bisavô peço-lhe para partilhar esses dados comigo.

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298633 | lucianapiccoli | 01 mar 2012 16:28 | Em resposta a: #298599

Grata pela pronta resposta, senhor Gonçalo.

Analisei e reanalisei as imagens e não encontrei. Pedi para uma tia fazer o mesmo.

De qualquer maneira, em poucas semanas pretendo visitar a região citada. O senhor pode me dizer se posso consultar pessoalmente esses arquivos?

E caso eu não encontre, o senhor sabe se posso utilizar o passaporte emitido em Portugal para chegar até outros documentos dele?


Agradeço mais uma vez a gentileza, Luciana

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298651 | f4b2 | 01 mar 2012 21:30 | Em resposta a: #298633

Cara Luciana

Pesquisei os Anuários de 1908/1909 e de 1943/1944,e apenas vi um nome QUARESMA em todo o Concelho de Torres Vedras,foi no ano de 1943,cito:

- EVARISTO QUARESMA - Carpintaria e Marcenaria em Torres Vedras,1943.

Pode ser filho dessa irmã Laura?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298652 | Gonçalo Frutuoso | 01 mar 2012 21:38 | Em resposta a: #298633

Boa noite,

Também estive a ver se encontrava alguma referência ao baptismo do seu bisavô, mas não fui bem sucedido.

Em relação às questões que coloca, posso-lhe dizer que os registos paroquiais de Torres Vedras encontram-se digitalizados e disponíveis para consulta no Arquivo Municipal que funciona na Câmara Municipal de Torres Vedras.

Se pretender a consulta em papel, informo-a que os referidos paroquiais encontram-se na Torre do Tombo em Lisboa.

A questão se o passaporte lhe permite aceder a outros documentos não lhe sei responder.

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso d'Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298655 | f4b2 | 01 mar 2012 22:15 | Em resposta a: #298652

Caro Gonçalo Frutuoso

Quando estava a pesquisar Torres Vedras,vi nomes Fructuoso,serão seus antepassados?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298662 | MCNN | 02 mar 2012 00:10 | Em resposta a: #298633

Cara Luciana

Esses livros são consultáveis em Lisboa, na Torre do Tombo.

Já agora, de onde é que retirou a informação da data e local de nascimento do seu familiar ? Foi do passaporte ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298668 | lucianapiccoli | 02 mar 2012 10:18 | Em resposta a: #298662

Bom dia!

Sr. Mário, sim, todos os documentos que possuímos dele (certidões de casamento, nascimento dos filhos e óbito) derivam das informações oficiais do passaporte. Devo receber em breve uma cópia da Licença de Cocheiro dele. Talvez ali tenha algo para comparar.

Grata

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298675 | MCNN | 02 mar 2012 13:03 | Em resposta a: #298668

Bom dia Luciana

Em primeiro lugar queria dizer que, apesar dos livros poderem ser consultáveis na Torre do Tombo, quase todos os livros do concelho de Torres Vedras estão disponíveis para consulta via internet.

Quando eu lhe perguntei de onde é que tinha retirado essa informação (data e local de nascimento) foi porque, não se encontrando o baptismo do seu avô nos livros de baptismos de 1891 e de 1892 de São Mamede da Ventosa, o mais provável é que se verifique pelo menos uma de duas situações:

a) O seu avô não nasceu em 1891, e/ou

b) O seu avô não foi baptizado em São Mamede da Ventosa, concelho de Torres Vedras.

Ainda no que diz respeito ao local de nascimento, queria perguntar-lhe uma coisa. O documento de onde extraiu essa informação dizia explicitamente São Mamede da Ventosa, ou falava apenas em Ventosa ?

Pergunto isso porque existem mais localidades de nome Ventosa, e que ficam noutras freguesias.

Os documentos referiam explicitamente o concelho de Torres Vedras ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298687 | J.R. | 02 mar 2012 14:56 | Em resposta a: #298590

Caros confrades : Luciana , João Barroca e Mário César Navarro

Muito boa tarde , quanto a mim o Luis Quaresma não deve ter nascido em São Mamede de Ventosa , mas sim casado

nesta freguesia . Vejam por favor , o assento de nascimento nº61 do ano de 1892 , da freguesia de São Mamede de

Ventosa , onde encontramos a cunhada do Luís , de nome Laura nascida a 3 de Agosto de 1892 , batisada a 4 de

Setembro de 1892 , filha de Luís da Silva e de Maria de Nazarette , e que casou com Carlos da Silva Marques , natural

da freguesia de Paranhos-Porto .

Penso que a Luciana terá mais a expor , como a data de casamento dos seus avós , e a partir daí então encontrar

outros dados do seu avô , nesse assento de casamento , e muito possívelmente realizado na dita freguesia .

Saudações genealógicas do Joaquim R.

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298702 | lucianapiccoli | 02 mar 2012 18:04 | Em resposta a: #298675

Bom dia!

Agradeço o carinho que estão dispensando ao meu caso, de verdade.

Disponibilizei a imagem do passaporte no endereço abaixo. Hoje falarei com a minha avó para saber se ela sabe alguma coisa sobre o batismo dele.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3417631929396&set=a.3417619569087.2158638.1528072265&type=3&theater

Sr. Mário, fui ler todos os registros de nascimentos dos filhos e há uma certidão onde a idade dele não bate. Como se ele houvesse nascido em 1885 e não 1891. Pode ser isso.
O passaporte cita São Mamede.

Grata, Luciana

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298704 | vabopi | 02 mar 2012 19:14 | Em resposta a: #298702

Cara Luciana,

O meu contributo em face da imagem do passaporte:
1- Leio "Luis Quaresma, solteiro ......"
2- Se tinha 22 anos na data do passaporte, que me parece 1 de Julho de 1913, deverá ter nascido entre Julho de 1890 e Junho de 1891.

Boa sorte,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298729 | lucianapiccoli | 03 mar 2012 01:32 | Em resposta a: #298687

Boa noite!

O passaporte consta que o Sr. Luiz Quaresma era solteiro, no ano de 1913. Um mês após a emissão do documento, veio para o Brasil e se casou em 1923.
Já na certidão de casamento ele afirmou de próprio punho que seu pai António Quaresma já era falecido.

Sr. Joaquim, será esta Sra. Laura meia-irmã?

Luciana

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298730 | lucianapiccoli | 03 mar 2012 01:43 | Em resposta a: #298599

Olhando novamente os documentos de casamento aqui do Brasil, o meu bisavô citou mais de uma vez que o pai dele era falecido.

Mais uma pergunta então: onde posso achar os óbitos entre 1891 e 1923 da região de São Mamede da Ventosa?

Grata, Luciana

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298767 | MCNN | 03 mar 2012 20:51 | Em resposta a: #298730

Boa noite Luciana

Em primeiro lugar queria deixar-lhe este link:

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/details?id=3670921

Esta é a página que aponta para os livros paroquiais de São Mamede da Ventosa, concelho de Torres Vedras.

Se clicar na "árvore" do lado esquerdo, verá que ela se vai expandindo, dando-lhe acesso aos livros paroquiais desta paróquia.

Alguns estão já disponíveis para consulta online, enquanto outros ainda não.

Sobre uma pergunta que fez, sobre se essa Laura cujo baptismo foi descoberto pelo confrade Joaquim seria ou não meia-irmã do seu bisavô, pois bem, a resposta é ... SIM !!!

Como é que eu sei isso ? Muito simples, procurei em São Mamede da Ventosa o casamento das pessoas que eram indicadas como pais dessa Laura (Luís da Silva e Maria da Nazareth) e encontrei-o em 13 de Maio de 1888.

Se vir esse assento (é o casamento número 13 de 1888), verá que Maria da Nazareth era viúva de António Quaresma.

Isso quer dizer, desde já, que o seu bisavô não nasceu em 1891, mas sim bem antes disso.

Para tentar estabelecer quando é que o seu bisavô nasceu, tentei procurar o assento de casamento dos seus trisavós. Como no assento de casamento em 1888 é afirmado que Maria da Nazareth era natural de Santa Maria do Castelo de Torres Vedras, fui aí em primeiro lugar procurar esse casamento.

E encontrei-o em 1881.

O link para essa paróquia é este:

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/details?id=3670061

Pode encontrar esse casamento no livro C4. O casamento foi em 1 de Agosto de 1881. É o casamento número 8 de 1881.

Isso quererá dizer que o seu bisavô deve ter sido baptizado entre 1881 e 1888. Mas em que paróquia ???

No casamento dos seus trisavós é dito que António Quaresma era natural de São Mamede da Ventosa. No segundo casamento de Maria da Nazareth, é afirmado que António Quaresma faleceu em Santa Maria da Ventosa.

O mais provável pois é que ele tenha mesmo sido baptizado em São Mamede da Ventosa pois parece que foi aí que a família se estabeleceu. Mas, se não foi esse o caso, o lugar seguinte mais provável para encontrar esse baptismo será Santa Maria do Castelo.

Como já lhe dei os links para as duas freguesias, creio que tem o necessário para fazer essa busca pessoalmente.

Se precisar de algum tipo de ajuda, avise sff. E depois não se esqueça de dizer se encontrou ou não o baptismo do seu bisavô.

Boa sorte e divirta-se.


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298769 | lucianapiccoli | 03 mar 2012 21:08 | Em resposta a: #298590

VIVAAAAA!!!!

É isso mesmo, Sr. Mário!!

Tenho 10h de viagem amanhã e a prazerosa tarefa de ocupar esse tempo pesquisando todos esses registros!!

Não é incrível como matamos a charada? Estou muito feliz!!

Acho que em 1885 vou achar alguma coisa!!


Abraços, Luciana

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298773 | ALP | 03 mar 2012 21:26 | Em resposta a: #298769

Cara Luciana

Dê graças a todo trabalho do confrade Mário Navarro, Vou lhe poupar o trabalho de procurar pelo batismo do Luís e pode ir mais tranquila na sua viagem!

Luís nasceu a 2 de Agosto de 1883

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3670939

Cumprimentos,
ALP

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298782 | lucianapiccoli | 03 mar 2012 22:19 | Em resposta a: #298773

Agradeço do fundo do meu coração a todos os amigos que me ajudaram nesta busca.


Entregaremos para a minha avó a certidão de nascimento de seu falecido pai.

Registro número 43: http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3670939

Felicidade!!

Luciana

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298792 | J.R. | 04 mar 2012 00:38 | Em resposta a: #298767

Boa noite caro confrade Mário César Navarro

Os meus cumprimentos pela excelente pesquisa efectuada , e que levaram há resolução de um caso exposto , em

pouco mais de 72 horas , e com bons resultados .

Em relação há msg original que abriu este tópico , fui mal elucidado nos dados , e levou-me a crer que o Luís seria

cunhado da Laura , e não meio-irmão como o amigo Mário comprovou .

Pena é que a colaboração noutros casos , não tenham o mesmo despacho adequado , mas penso que se ficará dever

por vezes , há complexidade das buscas e os meios nem sempre disponíveis , ( caso Albino Gonçalves ) em que tudo

indicava ser da zona de Avô-Lousã , mas que depois levou a que divergissem essa busca para outros concelhos .

( Peço desculpa pelo termo que usei há tempos , quando me referi a si e ao João Barroca , como sendo pisteiros )

Cumprimentos genealógicos

Joaquim R.

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298830 | Gonçalo Frutuoso | 04 mar 2012 16:52 | Em resposta a: #298782

Cara Luciana,

Tal como suspeitava somos efectivamente parentes, já que o seu bisavô Luís Quaresma é um "primo" distante da minha família materna.

Assim:

I - António Dias cc Maria Álvares
Filho:
II – João Dias cc Antónia Maria no ano de 1707 na freg. S. Mamede da Ventosa. Antónia Maria era filha de João Antunes e de Luísa João.
Filho:
III – Manuel Dias, nascido na Recumeira, freg. de S. Mamede da Ventosa, casou a 10 de Janeiro de 1734, S. Mamede da Ventosa, com Maria Antunes, nascida em Montengrão, filha de António Roque e de Catarina Antunes.
Filhos:
IV – Manuel Dias, nascido a 6 de Abril de 1735, Montengrão, e falecido a 26 de Fevereiro de 1806, Moçafaneira, casou a 20 de Fevereiro de 1769, S. Mamede da Ventosa, com Júlia Maria, n. no Bonabal, filha de Domingos Antunes e de Brázia Maria. (ramo do qual a minha família descende).
IV – José Dias cc Teresa Maria
Filho:
V – José Dias cc Bibiana de Jesus
Filha:
VI – Narciza de Jesus ou da Piedade, nascida no ano de 1818 em Montengrão. Casou com José Quaresma, filho de Francisco Quaresma e de Mariana de Jesus, nascido nas Figueiras, S. Mamede da Ventosa.
Filho:
VII – António Quaresma cc com Maria da Nazareth.
Filho:
VIII – Luís Quaresma (seu bisavô).

Com certeza teremos mais costados em comum. É sempre bom encontrar mais um parente.

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso d' Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298833 | lucianapiccoli | 04 mar 2012 17:11 | Em resposta a: #298830

Que interessante, Sr. Gonçalo!

Farei questão de visitar a região e avisarei aos primos.

Vou enviar estas informações para a minha tia que está fazendo nossa àrvore genealógica.

Espero encontrar mais familiares, todos em ótima saúde!

Luciana

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#298834 | Gonçalo Frutuoso | 04 mar 2012 17:21 | Em resposta a: #298833

O meu avô paterno e a minha avó materna são naturais de S. Mamede da Ventosa, pelo que descendo por uma via ou outra de inúmeras famílias naturais daquela freguesia.

Posso acrescentar, depois de ver a minha base de dados, que a família do meu pai também descende desta família Dias. Assim, somos parentes múltiplas vezes.

Quando tiver mais tempo partilharei mais dados sobre estes antepassados em comum.

Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#302093 | eulina | 07 abr 2012 15:46 | Em resposta a: #298599

desculpa envadir seu topico.
eu nao sei como entrar no topico .
procuro certidao batismo minha avó, por favor me responda para eu mandar o que eu tenho para a procura.
muito obrigada

Resposta

Link directo:

Certidão de batismo da avó

#302104 | J.R. | 07 abr 2012 18:17 | Em resposta a: #302093

Boa tarde Eulina

Terá de colocar os dados que tem da sua avó , e só assim a poderão ajudar . Fico no aguardo , e desejo boa sorte .

Saudações genealógicas

Joaquim R.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de batismo da avó

#302105 | eulina | 07 abr 2012 18:31 | Em resposta a: #302104

obrigada meu anjo pela gentileza.
eu tenho a data nascimento dela e o nome dos pai e da mae.
ja fui enformada que sobre nome dela é dos açoures eu nao sei nada mais.
por favor se puder me ajudar fico muito grata .
um abraço .eulina

vou pegarudo emandar para vc ok.
eu so estou umpouco confusa para entrar aqui eu ao direito.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de batismo da avó

#302107 | eulina | 07 abr 2012 18:37 | Em resposta a: #302104

meu anjo encontrei

nome completo - maria augusta cabral
ano provavel do nascimento - 1881
nome do pai...Francisco botelho cabral
nome da mãe... senhorinha de jesus ou sinha de jesus
ela dizia que era da iilha da madeira.
eu fui enformada pelo nome seria dos açoures
obrigada .
abraços

Resposta

Link directo:

RE: Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#302486 | lucianapiccoli | 11 abr 2012 13:45 | Em resposta a: #298834

Boa tarde! Por motivo de trabalho, não poderei sair da Itália tão cedo quanto planejava.


Algum dos amigos sabem se posso requerer esta certidão para ser enviada por correio aqui para mim, na Itália?


Grata, Luciana

Resposta

Link directo:

Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#415208 | lucianapiccoli | 30 mai 2019 19:23 | Em resposta a: #298590

Boa tarde!

Em Agosto estarei em Portugal por 3 semanas e gostaria de encontrar descendentes da Laura e outros primos.
Os senhores (as) podem me indicar algum genealogista que possa continuar a pesquisa da minha arvore geneaogica?

Resposta

Link directo:

Sao Mamede da Ventosa Concelho de Torres Vedras - Registro de Batismo e Passaporte de 1913

#415209 | lucianapiccoli | 30 mai 2019 19:24 | Em resposta a: #298834

Boa tarde, Sr Goncalo. O senhor possui a arvore genealogica visivel em algum lugar que eu possa vizualizar? Grata

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 11:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen