Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#298727 | Ana Marina | 03 mar 2012 00:49

Olá amigos, Desejo muito saber se alguém conheceu ou sabe como posso encontrar dados sobre a minha família Da Fonseca Clara " minha avó mãe de Irene e Gaspar Bernardino Da Fonseca. Também a Dona Odete mas não sei qual é o nome de família, mãe de Marina e Carlos. Uma Prima minha que se chama Lurdes e que tinha problemas de coluna vertebral e cérebro, coxeava.
Obrigada a quem tenha alguma informação ou conhecimento dessas pessoas. Ou se souber como eu puderia fazer para encontrar.

Resposta

Link directo:

RE: Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#298809 | PAIVAMANSO | 04 mar 2012 12:44 | Em resposta a: #298727

Cara Marina, vejo a sua mensagem "esquecida" na segunda página do fórum e sem qualquer resposta. Por várias razões vou poder ajudar pouco, mas mais vale pouco do que nada. Todos os tópicos deviam ter pelo menos, uma resposta de ajuda efectiva. Isso seria o ideal, tanto para este syte, como para a rede de solidariedade que nos deve unir a todos. Telefonei agora mesmo para a Junta de Freguesia de Chãs de Tavares e encontrei uma pessoa disposta a tentar ajudar. A meu pedido deu-me o endereço do email pessoal e este é o primeiro passo para colocar a sua investigação mais perto dos seus parentes, da Curvaceira. O segundo passo será obter ajuda de novos amigos, mais perto ainda, no coração desse lugar. Mas antes disso, a Ana deve ser mais explícita. Se souber, diga algo mais sobre essas pessoas. Junte datas e idades aos nomes, parentescos, profissões. Diga o seu nome completo, os nomes dos seus pais e os dos seus avós, quais deles nasceram ou moraram em Curvaceira, ou lá perto. Onde casaram ou faleceram. Uma das maneiras de encontrar os vivos é procurar as campas dos parentes, que nos dão acesso aos respectivos livros de registo dos sepultamentos, onde colhemos dados importantes, (nem sempre) como estado civil, última residência, idade, naturalidade, nomes dos pais, e com essas e outras pistas, (se necessário), pesquisamos nos assentos de óbitos, casamento, nascimento ou batismo deles. Como sabe, uma campa com flores, tem quase sempre alguém da família ali por perto, filhos, netos, bisnetos, primos ....... Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#298843 | Ana Marina | 04 mar 2012 19:16 | Em resposta a: #298809

Muito agradecida e emovida do seu interesse.
O meu nome completo é Ana Marina Roger Da Fonseca a minha avó que morou na curvaceira era Clara Da Fonseca mãe do meu pai Gaspar Bernardino Da Fonseca e da minha tia Irene Da Fonseca. Meu pai éra o patrão das casas " DARDO" em Lisboa casas de electrodomésticos, muito conhecidas.
Não tenho muito mais em relação a isso, depois tinha uma prima com quem brincava pequenina e que ia à Curvaceira passar férias com a minha avó, essa prima era a Lurdes mas o nome de família? Não sei se era Fonseca. A Odéte que a gente chama a tia Odete também vivia na curvaceira. Eu tenho a impressão que se lá fosse já não ia encontrar o sitio como na minha memória porque na época éra tudo de pedra e de época :)
Desculpe não ter datas nem nada mais é o que faz que tenho dificuldades a encontrar qualquer familiar de lá.
Obrigada Jorge Santos Amicalmente

Resposta

Link directo:

RE: Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#298866 | PAIVAMANSO | 04 mar 2012 21:38 | Em resposta a: #298843

Cara Marina, diga se a sua avó Clara da Fonseca ainda é viva, ou em que data e localidade faleceu. Terá sido em Curvaceira ? O seu pai Gaspar Bernardino da Fonseca nasceu em Curvaceira ? Em que data ? A sua tia Irene da Fonseca nasceu onde ? Ainda será viva ou terá falecido em Curvaceira ? Precisamos saber se existe algum ascendente da Marina, sepultado em Curvaceira ou lá perto. Fico á espera das suas respostas. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#298867 | f4b2 | 04 mar 2012 21:41 | Em resposta a: #298843

Cara Ana Marina

Estive a ver os Anuários de 1908/1909 e 1943/1944,e não sei se estes nomes têm interesse,mas cito:

- JOSÉ OSÓRIO da FONSECA - Secretário da Misericórdia de Mangualde em 1909

- ALBINO da FONSECA - Armazém de Lanificios em Mangualde no ano de 1943

- ALBINO LOPES da FONSECA - Mercearia em Mangualde,1944

Cumprimentos
João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#298872 | PAIVAMANSO | 04 mar 2012 22:14 | Em resposta a: #298867

Caro Amigo João Barroca, seja bem vindo. Vamos tentar solucionar este tópico. Talvez seja possível. Abraço. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#298881 | f4b2 | 04 mar 2012 23:27 | Em resposta a: #298843

Cara Ana Marina

Se pesquisar as Páginas Brancas em Chãs de Tavares vêm seis nomes DA FONSECA,incluindo um nome Odete.
Tem lá os números de telefone.
Boa Sorte?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#298887 | Ana Marina | 05 mar 2012 00:57 | Em resposta a: #298881

Muito obrigado por o seu interesse João,

Cumprimentos igualmente :)

Marina

Resposta

Link directo:

RE: Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#298888 | Ana Marina | 05 mar 2012 00:59 | Em resposta a: #298866

A minha avo faleceu na curvaceira assim como a minha tia Irene, mas infelizmente não tenho datas nenhumas.

Amicalmente

Resposta

Link directo:

RE: Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#298889 | Ana Marina | 05 mar 2012 01:01 | Em resposta a: #298872

Muito agradecida e emocionada que se possam interessar e tentar ajudar-me. Mas sei que serà dificil, pois não tenho quase nenhuma informação a dar-vos. Desculpem :)

Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#298906 | PAIVAMANSO | 05 mar 2012 10:48 | Em resposta a: #298887

Cara Marina, caro João Barroca, mesmo sem datas, creio que já temos dados suficientes para pegar no telefone e armar em detective ali prós lados de Curvaceira. Uma das minhas "ferramentas de busca" são as páginas brancas, como o amigo João Barroca avançou e muito bem, procurando as pessoas pelos apelidos. Mas nestes casos, eu costumo tentar telefonar também, para o café, para a mercearia, para a junta de freguesia, para a casa paroquial, para o próprio Senhor Padre, para alguém que viva perto do cemitério, para uma ou duas pessoas das mais idosas do lugar, para alguém que goste muito de história local..... Nem sempre resulta, mas está na hora de tentar encontrar os parentes da Marina. Os mortos e os vivos. Hoje ou amanhã, ao fim do dia, já vos direi, se consegui ou não saber algo de relevante. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#298924 | PAIVAMANSO | 05 mar 2012 14:26 | Em resposta a: #298906

Cara Marina, fiz um resumo de todas as informações que a Marina foi colocando neste tópico, e baseado nisso, fiz quatro telefonemas e descobri que (em princípio) a Marina tem uma Tia e vários Primos vivos em Curvaceira. Digo "em princípio" porque falta confirmar os dados até agora recolhidos, e isso só vai ser possível amanhã, talvez ao fim do dia. Quem me deu informações foi uma amiga da sua Tia, que irá falar com ela, e depois voltará a falar comigo. Consta que a sua Avó se chamava Anunciação Clara da Fonseca e estará sepultada em campa rasa, comum, em Curvaceira. Dos vivos, gostaria de lhe dar conhecimento mais detalhado, mas confidencialmente, por email. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#298938 | Ana Marina | 05 mar 2012 16:49 | Em resposta a: #298924

Sim sim agora que me diz lembro-me que é Anunciação Clara sim. Ai que bom obrigadissimo. Ainda hà pessoas desinteressadas e amigas. Estou mesmo com sorte de vos ter ;)
E o senhor Jorge de onde é de ai perto da curvaceira? Para eu poder passar por ai vê-lo e agradecer pessoalmente.
Então diz que ainda haverà mais coisas a saber?

Olhe este meu interesse agora subito foi também porque estou a tentar fazer a minha arvore geneologica se quiser dàr uma olhada
http://www.myheritage.fr/site-family-tree-151780081/roger-da-fonseca-teixeira-famille

Obrigado Com grande amizade Ana Marina

Resposta

Link directo:

RE: Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#298940 | Ana Marina | 05 mar 2012 16:50 | Em resposta a: #298924

A tia de quem fala serà a Odete?

Resposta

Link directo:

RE: Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#298959 | PAIVAMANSO | 05 mar 2012 19:39 | Em resposta a: #298940

Cara Marina, Sim, essa sua Tia chama-se Odete e tem um casal de filhos. Deixo-lhe aqui o meu endereço de email paivamansoebelisariopimenta@gmail.com porque certas informações devem ser dadas confidencialmente. Fique tranquila, não existe nenhum problema, depois perceberá o porquê. Agora, vendo a sua árvore genealógica, confirmo que as peças do puzzle se encaixam na perfeição. Vivo em Miranda do Corvo, Coimbra, a cerca de 140 quilómetros da Curvaceira. Não se preocupe em agradecer pessoalmente. Perceber a sua alegria por termos encontrado aqueles seus familiares, já é sem dúvida, agradecimento bastante, para mim e para o João Barroca. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#299004 | José Manuel Almeida | 06 mar 2012 12:27 | Em resposta a: #298727

Bom dia.

Recebi nos alertas do google este caso, nunca participei em nada disto, mas dado que sou natural da aldeia ao lado da Corvaceira, (Corvaceira é escrito com O ) que é Matados e tenho na Corvaceira gente amiga já contatei com uma pessoa que me vai dar os elementos de que precisa, não vai ser dificil, porque a pessoa localizou logo mentalmente pessoas vivas que são seus familiares.

Apenas por curiosidade e só por isso, onde se encontra, pergunto em parte do mundo reside, é porque a pessoa com quem falei disse que deve estar da Argentina.

Um abraço amigo

José Manuel Almeida "Paposseco de apelido de meu Pai"

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#349865 | acmfc | 03 set 2014 13:24 | Em resposta a: #298727

Boa tarde! O meu pai também é dos Matados. O meu avô era conhecido como Zé Rebelo, que faleceu em 2010!
Cumprimentos
Aida Caldeira

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#366471 | jo1970 | 23 fev 2016 23:31 | Em resposta a: #298727

Olá Marina, o meu nome é Jó, sou irmão da Marina e filho da d. Odete. Hoje tropecei neste texto, e espero poder te ajudar. Quero te dizer que tenho alguma memória de estares na corvaceira, tenho contactos regulares com o Vítor que está no Canadá.

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#366586 | joserocha | 27 fev 2016 11:16 | Em resposta a: #298727

Olá!

Eu tenho ascendentes na Corvaceira mas muito distantes, 1723, com o apelido Figueiredo. Depois passaram para Chãs juntando outros apelidos: Andrade, Domingues e Almeida.

Se interessar algum destes dados, digam-me.

José

Resposta

Link directo:

Familias da corvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#379645 | PauloRaposo | 06 abr 2017 14:21 | Em resposta a: #298727

Tenho estado a tentar fazer a minha árvore genealógica e do lado da minha avó paterna fui parar à Corvaceira em Chãs de Tavares. Cheguei ao casal João Luiz (1764)+ Anna da Fonseca (1771) e ao casal Manoel Figueiredo (??) + Mª Pereira da Fonseca (1789), ainda tenho mais algumas informações dos pais, irmãos, etc.

No entanto, dado nessa altura todos serem Maria, Manoel, João. José, etc :) e de apelidos Figueiredo ou Fonseca ou Amaral, começo a ter dúvidas se estarei certa na corrente que estou a seguir, pois algumas datas parecem não estar corretas.

Alguém tem informações destes anos e localidade que possa ajudar-me a confirmar dados?
Obrigada

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#379825 | natrix | 11 abr 2017 23:57 | Em resposta a: #379645

Caro João Raposo,

Tenho vários antepassados em Chãs de Tavares e mesmo no lugar da Corvaceira.

Como nas datas que refere nomeiam os avós, não consegue, mesmo assim, identificar as "linhas" com certeza ?

Os nomes que refere não coincidem com nenhum daqueles das "linhas" que segui.

Se conseguir chegar até uma geração que já tenha casado no século XVII poderei, nesse caso, fornecer-lhe informações porque registei todos os casamentos da freguesia desde o final do século XVI até 1699.

Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#379855 | joserocha | 13 abr 2017 01:42 | Em resposta a: #379825

Aqui vão os dados que tenho na minha família, meu sétimo avô, José de Figueiredo nascido em 15/12/1723 (Chãs de Tavares) filho de João de Figueiredo (Corvaceira) e de Domingas de Andrade (Guimarães de Tavares), neto paterno de António João e de Maria de Figueiredo e neto materno de Manuel Domingues e Domingas de Almeida.

Resposta

Link directo:

Familias de Corvaceira - Chãs de Tavares, Mangualde

#379856 | LProjecto | 13 abr 2017 08:49 | Em resposta a: #379855

Caro José,

A minha esposa também é descendente do casal referido, António João / Maria de Figueiredo, por via do filho Domingos de Figueiredo, casado em 27.11.1710 em Arcozelo da Serra com Maria Mendes, dali natural, filha de João Mendes e de Maria Mendes Gomes. Do mesmo casal tenho referenciado, além do referido Domingos, mais 2 filhos: José, b. 25.1.1695, e Manuel João, que casou em 15.11.1703 com Maria de Almeida, filha de Manuel Domingues e de Domingas de Almeida.

Cumprimentos,
LPC

Resposta

Link directo:

Familias da corvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#379890 | PauloRaposo | 14 abr 2017 01:10 | Em resposta a: #298727

Boa noite,
Agradeço todas as ajudas que até agora me deram.

No entretanto consegui mais alguns dados, em geral da Corvaceira.

Do 1º casal João Luiz+Anna Fonseca que fazem parte da minha 8ª geração (em sentido inverso:) ), consegui ir para trás mais 2 gerações.

João Luiz (N:1764)--- Pais: João Luiz (só tenho data do óbito: 1811)+Maria Rodrigues (só tenho data do óbito: 1807) / Avós Paternos: Manuel Luiz+Maria do Amaral / Avós Maternos: José Rodrigues (óbito 1771)+ Bernarda Rodrigues (óbito 1787). Continuo a procurar as datas de nascimento...Penso que o nascimento do pais andará por volta de 1740 e os avós por volta de 1715/20. Do João Luiz (filho) encontrei mais 3 irmãos: José Luiz (1770), Maria Luiz (1771) e Manoel Luiz (1774)

Anna da Fonseca (N:1771) ---- Pais: José Tavares+ Maria da Fonseca / Avós Paternos: Manuel Tavares+ Maria do Amaral / Avós Maternos: João Tavares + Bernarda Afonso

Do 2º casal obtive:
Manoel Figueiredo (??) --- Pais: Manoel Figueiredo (de Tragos)+ Maria Oliveira (de Matados). Ainda não descobri os avós...

Mª Pereira da Fonseca (1789) ---- Pais: Manoel Luiz Pereira (O:1825) + Anna da Fonseca (N: 1751 / O:1826), casaram em 1787 / Avós Paternos: Manuel Luiz+ Maria Pereira / Avós Paternos: António Henriquez de Carvalho + Luiza do Amaral (O:1788) (de Outeiro).

Como podem ver, os nomes vão se repetindo de geração em geração e misturando-se nelas, tornando-se por vezes difícil de perceber se estou na linha correta...

Se tiverem mais alguma informação que possa ajudar...será bem vinda.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Familias da corvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#380234 | PauloRaposo | 23 abr 2017 00:14 | Em resposta a: #379825

Boa noite,

Conforme sua indicação, finalmente consegui chegar ao sec XVII.

Os casais que tenho desse século são vários, mas ainda com poucos dados:

1. António da Fonseca+Anna do Amaral (ambos de Corvaceira)
2. Bernardo Lopes + Josefa Fraga (?) (ambos da aldeia de souto de vide)
3. Alonso (?) Dias + Domingues Marques(?) (ambos de Chanz)
4. Francisco de Figueiredo + Maria Rodrigues (ambos de Corvaceira)
5. António Tavares+ Anna Fernandes (ambos de Corvaceira)
6. Diogo Amaral+ Francisca Henriques (ambos de Corvaceira)
7. Manoel Mattos+ Maria Gouveia (ambos de Travanca)
8. Philipe de Carvalho (?) + Bernarda da Fonsequa
9. António Luis + Maria Lopes (ambos de Corvaceira)
10. Manuel Coelho+Bernarda da Fonseca (ambos de Outeiro)
11. Manoel do Amaral (Outeiro) + Agueda do Paiva (?) (Chanz)

Algum destes casais diz-lhe alguma coisa?

Qualquer informação será bem vinda para deslindar mais um pouco desta parte da minha família.

Os meus agradecimentos antecipados.

PS- este fim de semana vim de propósito a Corvaceira para conhecer este local que até agora já representa 200 anos dos meus antepassados...:)

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#380538 | natrix | 01 mai 2017 12:47 | Em resposta a: #298727

Caro Paulo Raposo,

Não fui notificado da sua intervenção.

Manuel Coelho e Bernarda da Fonseca casaram em 1680 (imagem 95). Ele filho de Francisco Coelho e Maria de Aguiar, ela de Manuel Henriques e Ana da Fonseca.

Quanto aos outros casais, os nomes não coincidem completamente com os dados que tenho.

Pode dizer-me em que ano casaram os filhos, seus ascendentes, desses casais?

Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#380575 | PauloRaposo | 02 mai 2017 17:33 | Em resposta a: #298727

Caro Pedro Sousa,

Antes demais, agradeço a sua disponibilidade nesta minha contínua investigação dos antepassados :)

Seguem mais alguns dados que até agora consegui:

1. António da Fonseca+Anna do Amaral (ambos de Corvaceira) – filha Maria do Amaral casada com Manuel Luiz em 1730-04-24 (imagem 149)

2. Bernardo Lopes + Josefa Fraga (?) (ambos da aldeia de souto de vide) – filho Lourenço Rodrigues casado com Luiza Dias em 1698-01-22 (imagem 109)
3. Alonso (?) Dias + Domingues Marques(?) (ambos de Chanz) - ¬ filha Luiza Dias casada com Lourenço Rodrigues em 1698-01-22 (imagem 109)

4. Francisco de Figueiredo + Maria Rodrigues (ambos de Corvaceira) – filha Bernarda Rodrigues casada com José Rodrigues em 1729-02-28 (imagem 147)

5. António Tavares+ Anna Fernandes (ambos de Corvaceira) – filho Manuel Tavares casado com Maria Henriques do Amaral em 1719-12-15 (imagem 133)
6. Diogo Amaral+ Francisca Henriques (ambos de Corvaceira) - filha Maria Henriques do Amaral casada com Manuel Tavares em 1719-12-15 (imagem 133)

7. Manoel Mattos+ Maria Gouveia (ambos de Travanca) – João Tavares, ainda sem data de nascimento e de casamento. Casou com Bernarda da Fonseca nascida em 1723 (imagem 264)
8. Philipe de Carvalho (?) + Bernarda da Fonsequa – filha Bernarda da Fonseca nascida em 1723 casou com João Tavares

9. António Luis + Maria Lopes (ambos de Corvaceira) – filho Manuel Luis casado com Maria Pereira em 1746-02-09 (imagem 169)
10. Manuel Coelho+Bernarda da Fonseca (ambos de Outeiro) – filha Maria Pereira casada coom Manuel Luis em 1746-02-09 (imagem 169)

10. Manuel Coelho+Bernarda da Fonseca (ambos de Outeiro) – Obg! Consegue saber a data de casamento ou alguma outra informação dos pais mencionados na imagem 95?

11. Manoel do Amaral (Outeiro) + Agueda do Paiva (?) (Chanz) – no entretanto descobri a data de casamento em 1703-01-06 (imagem 114), sendo os pais de Manoel, o casal Manoel do Amaral Cabral e Domingues Mateus e os pais da Agueda (que penso ter nascido em 1674-02-15 – imagem 124) o casal Manoel Jorge e Philipa(?)… ainda sem data de casamento ou nascimento destes casais.

Alguns destes nomes poderão estar mal percebidos, pois por vezes decifrar a letra não é fácil...o que pode induzir-me em erro.

Qualquer informação adicional ajuda a montar este puzzle...

Mais uma vez os meus agradecimentos antecipados.

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#380783 | natrix | 08 mai 2017 22:16 | Em resposta a: #298727

Caro Paulo Raposo,

Não tenho tido tempo para analisar bem os dados que referiu, mas é possível que alguns desses casais não tenham casado (para além de outros que a mulher não era de Chãs e o noivo foi casar à sua freguesia).

O Manuel do Amaral Cabral e a Domingas Mateus não eram casados; o seu filho Manuel do Amaral era filho natural e nasceu em 1675 (imagem 126). A ascendência do pai está no Geneall.

Suponho que o seu Alonso Dias se chamava na realidade Acenso Dias e casou com a Domingas Fernandes em 1666 (Imagem 80).

Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#380789 | PauloRaposo | 09 mai 2017 12:35 | Em resposta a: #298727

Caro Pedro Sousa,

Muito obrigado por mais esta informação!

Quando indica que Manuel do Amaral Cabral tem os seus ascendentes no Geneall, pela data mais provável estará a referir-se a: "Manuel Henriques do Amaral Cabral * c. 1640" , descendente de Afonso Henriques?!

Com os meus agradecimentos e cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#380798 | PauloRaposo | 09 mai 2017 19:02 | Em resposta a: #298727

Caro Pedro,

Peço desculpa por mais 2 perguntas:

1- Como sabe que Manuel do Amaral Cabral e a Domingas Mateus não foram casados? Como descobriu?
2 -De que forma conseguiu chegar ao Manuel do Amaral Cabral ser o pai do Manuel do Amaral?

Agradeço mais estes esclarecimentos.

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#380802 | natrix | 09 mai 2017 22:33 | Em resposta a: #380798

Caro Paulo,

O Paulo é que informou que o Manuel do Amaral era filho do casal Manuel do Amaral Cabral e da Domingas Mateus e indicou a imagem do assento do casamento do dito Manuel (filho).

Pelo teor do assento, de 1703, presumi logo que não fossem casados porque não referem que a Domingas é sua mulher (como referem no caso da mãe da noiva) e porque o Manuel do Amaral Cabral é do lugar de Guimarães e a Domingas do Outeiro (se fossem casados, por norma, creio eu, indicar-se-ia o lugar onde o casal vivia).

Ora, analisei os dados que tenho sobre Chãs de Tavares e constatei a referência a uma Domingas Mateus, solteira, do Outeiro, que em 1675 teve um filho Manuel. Fui ver o assento e este refere que ela disse ser o pai um tal Manuel Cabral do lugar de Guimarães.

Suponho, portanto, tratar-se do casal a que se refere o assento de casamento.

Suponho também que este Manuel do Amaral Cabral é aquele que aparece referido no Geneall como Manuel Henriques do Amaral Cabral casado com Isabel da Fonseca Soares de Albergaria e que tiveram um filho Bernardo.

Refere-se no batismo de um Bernardo em 1681 - imagem 140 - ser este filho de Manuel do Amaral Cabral, do lugar de Guimarães, e de D. Isabel Osório (tratar-se-á da Isabel referida no Geneall cuja mãe tinha este apelido).

Assim sendo, suponho que se trata do mesmo Manuel do Amaral Cabral, do lugar de Guimarães, que 6 anos antes de ter este filho, teve outro da sua Domingas Mateus (porventura ainda solteiro; desconheço a data em que casou com a dita Isabel Osório).

Porém, Caro Paulo, esta identidade - entre o Manuel AC da Domingas, o Manuel AC da D. Isabel Osório e Manuel AC do Geneall - deverá ainda ser confirmada com absoluta certeza.

Eu apenas de lhe estou a tentar dar "pistas" na sua investigação....

Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#380819 | PauloRaposo | 10 mai 2017 12:33 | Em resposta a: #298727

Caro Pedro Sousa,

O Pedro tem sido uma mais valia na minha pesquisa. Muito Obrigado.

Sim, depois de ter feito as perguntas, fui voltar ao assento de baptismo (imagem 125) e parece-me que a seguir do nome da mãe vem a palavra solteira e também verifiquei que no casamento do Manuel Amaral o nome do pai está como Manuel do Amaral Cabral.

Assim, tudo parece encaminhar para que o pai possa ser o Manuel Henriques do Amaral Cabral nascido em Guimarães...só falta conseguir algo que os ligue sem haver dúvidas. Irei continuar a minha investigação.

Caso ainda consiga saber mais alguma coisa dos casais anteriores, pf envie.

E mais uma vez, obrigado pela sua preciosa ajuda.

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#380849 | natrix | 11 mai 2017 00:36 | Em resposta a: #298727

Caro Paulo Raposo,

Se reparar, no Bernardo que consta do Geneall (filho do Manuel Henriques do Amaral Cabral) refere-se como data de batismo ou nascimento 06/06/1681 e o Bernardo que eu lhe indiquei foi batizado em 06/07/1681.

Portanto, creio que quem assinalou a data no Geneall terá possivelmente confundido o mês de Julho com o de Junho (em Junho desse ano apenas é batizada, nas Chãs, uma criança de nome Maria).

Acresce que o Manuel do Amaral Cabral, de Guimarães, também é referido como Manuel Cabral (num apadrinhamento aparece referido como Manuel Cabral e sua mulher D. Isabel, de Guimarães).

Portanto, tenho poucas dúvidas quanto ao facto do Manuel do Geneall, o Manuel da Isabel e o Manuel da Domingas serem o mesmo.

Mas convinha ter certezas.

Eu de momento não tenho tempo para o ajudar, mas se o Paulo quiser pedir o meu mail ao Geneall posso enviar-lhe em Excel os dados que tenho sobre as Chãs.

Com os meus cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#380868 | PauloRaposo | 11 mai 2017 15:01 | Em resposta a: #380849

Caro Pedro Sousa

Antes de mais os meus agradecimentos pela sua preciosa ajuda.

o meu endereço de e-mail é paulo.g.raposo@gmail.com para poder enviar os seu dados que tem sobre Chãs.

Reitero os meus agradecimentos.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Raposo

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#380902 | PauloRaposo | 12 mai 2017 02:42 | Em resposta a: #298727

.

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#383360 | olivais | 05 ago 2017 20:07 | Em resposta a: #298727

Olá a todos os Corvaceirenses e seus descendentes!

Seguindo um antepassado, vim hoje mesmo parar à Corvaceira (ou Curvaceira? que nome estranho)...

Confesso que nunca tinha ouvido falar de tal lugar.. e mesmo Chãs de Tavares só de nome.. o meu antepassado Corvaceirense foi parar longe: ao Concelho de Arouca.

E, no entanto, parece que uma parte de mim é daqui.. um dia destes tenho que lá ir!

Estou a trabalhar afincadamente para encontrar os meus antepassados da Corvaceira (e arredores) e neste tópico encontrei vários sobrenomes comuns aos meus antepassados desse lugar.

Assim, gostava de perguntar aos colegas especialistas em Chãs de Tavares se têm algumas informações sobre estes dois casais que moraraam na Corvaceira, nascidos talvez entre 1800-1830.. foi o mais longe que consegui chegar até ao momento...

Manuel José da Cunha, natural da Curvaceira
cc
Rosa Maria, natural do Tojal, freguesia da Villa da Igreja (Sátão)

Manuel de Figueiredo Nunes, natural de Tragos
cc
Maria Pereira da Fonseca, natural da Curvaceira

Muito obrigado por qualquer ajuda!

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#383361 | olivais | 05 ago 2017 20:17 | Em resposta a: #379890

Caro Paulo Raposo

relendo o tópico, fico com a suspeita de que o 2º casal que refere são os meus 5ºs avós Manuel de Figueiredo Nunes, de Tragos, e Maria Pereira da Fonseca, da Corvaceira

A minha tetravó, filha deste casal, chamava-se Ana, por vezes Ana de Figueiredo, mais frequentemente Ana da Fonseca, ou Pereira da Fonseca.

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#383389 | PauloRaposo | 07 ago 2017 11:37 | Em resposta a: #298727

No meu caso, esse casal teve uma filha chamada Maria Pereira da Fonseca (1789-imagem 70) e um irmão Manuel Luís (1794), mas pode ter tido mais filhos.
Qual é a data da "sua" Ana da Fonseca?
Estes nomes repetem-se várias vezes nas gerações...
Se se confirmar que são todos irmãos, terei mais dados para fornecer, mas neste caso será melhor via mail (encontrará o meu endereço num post anterior).

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#383390 | PauloRaposo | 07 ago 2017 11:40 | Em resposta a: #383389

Peço desculpa, mas as datas que indiquei era da mãe e tio.
Maria Pereira da Fonseca (possível irmã da Ana) é de 1815-imagem 39, com um irmão Manuel de 1820.

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#383405 | olivais | 07 ago 2017 15:16 | Em resposta a: #298727

Caro Paulo, obrigado pelo resposta.

Como disse no meu primeiro post, acabei de "aterrar" na Corvaceira! Estes antepassados da Corvaceira, Manuel Figueiredo Nunes e Ana Pereira da Fonseca, descobri-os por serem avós em baptismos... ou seja, ainda sei muito pouco sobre eles...

Vou procurar o registo de Ana Pereira da Fonseca por volta dessas datas e envio-lhe mensagem por email.

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#383786 | Ana Marina | 20 ago 2017 12:43 | Em resposta a: #366471

Olá Jó
Adorei ver fotografias da familia????
Eu moro em França, e vou voltar definitivamente dentro de dois anos.
Procurarei assim que me fôr possivél de ir fazer uma visita a esta terra e familia que tantos souvenirs me deixou.
A minha ação é totalemente desinteressada.
O meu unico interesse é rever onde a familia começou o nome Da Fonseca????
Dar um beijinho aos familiares que conheceram a minha avó Clara e tia Irene.
Senão espéro que tudo vá por o melhor com todos.
Beijinhos
Marina

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#383896 | joserocha | 24 ago 2017 11:13 | Em resposta a: #379856

Caro LPC
Excelente! Tem dados mais antigos desse ramo? Fruto do trabalho do meu primo Ricardo Ribeiro, sei que o António João faleceu em 21/4/1729 e que a Domingas de Andrade faleceu a 11/6/1732 (em Matados).
Tenho outros ramos nessa zona, mais particularmente em Quintela de Azurara com o sobrenomes: Almeida, Amaral, Gonçalves, Costa, Rodrigues, Loureiro, Figueiredo, Pais, Nunes e Carvalho. Tenho ainda um trisavô meu que é filho de pais desconhecidos e que deverá ser dessa zona. Se alguém fez teste genético poderia ajudar.

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#405045 | san1 | 04 jul 2018 20:01 | Em resposta a: #379825

Bom dia,

Segue aqui os meus antepassados da Corvaceira… Se alguém tiver mais informações, agredeçaria-lhe imenso… Os principais nomes são JOÃO, LUIS e SOARES

Meus melhores cumprimentos

Sandra Carvalho


- Manuel João Lopes (c1705), filho de Manuel João (c1680) e Isabel João (c1680), da Corvaceira,

Casou em 1724 com :

1. Bernarda Soares / Luis, (c1705) da Corvaceira, filha de
2. Antonio Soares (c1670), casou em 1691 com :
3. Maria Luis (c1670 Corvaceira)
4. Domingos Luis (c1630 Chãs de Tavares) (1° casamento em 1650) casou em 1677 com :
5. Ana Soares(c1650 Chãs de Tavares)
6. Lourenço João (c1650 Corvaceira)
7. Maria Luis (c1650 Corvaceira)
8. Domingos João (c1610 Chãs de Tavares)
9. Isabel João(c1610 Chãs de Tavares)
10. Pedro Soares (c1630 Chãs de Tavares)
11. Isabel Manuel (c1630 Chãs de Tavares)

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#423571 | gwencalon | 24 abr 2020 22:13 | Em resposta a: #383361

Ola "olivais",

Este topico ja tem algum tempo, no entanto tambem eu acabo de encontrar antepassados em Chas de Tavares e penso que teremos algumas coisas em comum, e tambem com o Paulo Raposo.

Na sua mensagem refere:

"5ºs avós Manuel de Figueiredo Nunes, de Tragos, e Maria Pereira da Fonseca, da Corvaceira
A minha tetravó, filha deste casal, chamava-se Ana, por vezes Ana de Figueiredo, mais frequentemente Ana da Fonseca, ou Pereira da Fonseca."

Se nao me equivoco, de acordo as minhas pesquisas teriamos entao, tomando como referencia a sua tetravo, Ana da Fonseca, nascida a 23/01/1818:

Filha de:

Manuel de Figueiredo (Nunes): nascido a 01/08/1789. Filho de Manuel de Figueiredo (n. 06/01/1764) e Maria de Oliveira (n. 23/06/1767), casados a 07/08/1788. Neto paterno de Antonio Joao e Luisa de Figueiredo (n. 08/12/1739), casados a 19/07/1762. Irmao de Jose de Figueiredo (e Castro), casado com Joaquina do Amaral a 14/02/1808 (meus 5ºs avos).

E de:

Maria Pereira da Fonseca: nascida a 4 de Marco de 1789, casada com Manuel de Figueiredo a 24/05/1814. Filha de Ana da Fonseca (n. 22/01/1751) casada com Manuel Luiz Pereira. Neta materna de Luisa do Amaral (n. 07/07/1710) e Antonio Henriques de Carvalho (09/06/1704). Luisa do Amaral e filha de Manuel do Amaral (03/08/1675) e Agueda de Paiva (15/02/1674), casados a 06/01/1703 (meus 8º avos).

Ha ainda a seguinte relacao entre estes dois ramos:

Joaquina do Amaral (n. Quinta de S. Silvestre de Chas de Tavares, 20/02/1792), tia (por casamento) da Ana da Fonseca, e bisneta de Manuel do Amaral e Agueda de Paiva, trisavos da Ana da Fonseca. E filha de Bernardo do Amaral e Luisa Caetana Henriques (casados a 23/02/1784), neta paterna de Joao do Amaral e Teodora de Almeida (casados 28/08/1744). Joao do Amaral e filho de Manuel do Amaral (1675) e Agueda de Paiva (1674), portanto irmao da Luisa.

Ainda nao consegui encontrar o registo de nascimento de Bernardo do Amaral nem de Joao do Amaral.

Tal como o Paulo Raposo, cheguei a duvida da ascendencia de Manuel do Amaral, se o seu pai correspondera ao Manuel do Amaral Cabral referido aqui no geneall como Manuel Henriques do Amaral Cabral (referido tambem como Manuel Martins Henriques do Amaral Cabral) casado com Isabel, que teria tido este filho de Domingas Mateus (n. 24/06/1654). Alguem tera mais alguma informacao sobre este assunto?

Ainda tenho mais informacoes sobre outros ascendentes/descendentes. Gostaria muito de trocar mais algumas informacoes que nos possam ajudar a ir completando as respectivas arvores.

Cumprimentos,
Paula Santos

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#423598 | gwencalon | 26 abr 2020 11:33 | Em resposta a: #380819

Caro Paulo Raposo,

Em relacao a minha mensagem anterior, talvez o Paulo ja tenha entretanto avancado nas suas pesquisas e possa ter mais alguma informacao quanto a correspondencia entre o Manuel do Amaral Cabral casado com Isabel Osorio e o pai do Manuel Amaral filho da Domingas Mateus?

Tambem eu cheguei a esse casal na minha ascendencia e gostava de entender se realmente e por ai que segue o ramo.

Obrigada.
Paula

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#423612 | olivais | 26 abr 2020 17:07 | Em resposta a: #423598

Olá Paula,

o "Paulo Raposo" já investigou esta linha até várias gerações anteriores, fez um trabalho de grande envergadura, com muito pequenas contribuições minhas.

Em relação ao Manuel Amaral, sim é o Manuel Henriques do Amaral Cabral.

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#423613 | olivais | 26 abr 2020 17:07 | Em resposta a: #298727

Vou contactar o "Paulo Raposo" para ver o que poderá partilhar.

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#423614 | olivais | 26 abr 2020 17:11 | Em resposta a: #298727

Fiquei curioso porque se chamaria o seu 5º avô Jose de Figueiredo (e Castro), dado que nenhum dos seus ascendentes, que tenhamos identificado, se chamava Castro.

O nosso 5º avô, irmão do seu 5º avô José, não tinha nome Castro nem o passou a nenhum dos descendentes

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#423615 | gwencalon | 26 abr 2020 19:57 | Em resposta a: #423614

Agradeco imenso se o Paulo pudesse entao partilhar alguma informacao! Eu tenho a minha arvore no MyHeritage de livre acesso e poderei igualmente partilhar.

Quanto ao apelido Castro, eu tenho tambem essa curiosidade.
Ate ja tinha colocado algo num outro topico a respeito do tema (https://geneall.net/pt/forum/89419/castro-todos-os-ramos-grande-arvore-unificada/#a423127 e a seguinte), apesar de entretanto ter conseguido mais algumas informacoes.

Chamei Jose de Figueiredo e Castro pois e o nome que consta no registo de baptismo do meu trisavo Alfredo Augusto de Figueiredo, nascido em Foz Coa em 1862. O nome do pai deste aparece em varios registos que tenho como Bernardo Jose de Castro, algumas vezes finalizado com "Figueiredo" - a excepcao do registo de casamento com uma Ana Mauricia (deve ter sido a primeira esposa), onde apenas e referido como Bernardo Jose filho de Jose de Figueiredo, e do proprio registo de nascimento. Nao consegui encontrar o registo de casamento entre o Bernardo e a Maria da Assuncao (o casal meu antepassado), mas sao de facto esses nomes que constam do registo do meu trisavo. No outro post tinha a duvida se a Maria da Assuncao seria a mesma pessoa que a Ana Mauricia, mas ja sei que nao.

Tambem referi nesse outro post que encontrei possivel referencia a que pelo menos um filho do Bernardo com a Ana Mauricia (e quica eles mesmos) seriam cristaos-novos. O que me foi sugerido que o Castro poderia ter sido agregado para "disfarcar"? Nao faco ideia.

Certo e que o "Castro" tambem nao aparece nos ascendentes que ate agora conheco, nem seguiu a nenhum dos seus descendentes, pois apesar de identificarem o pai como Bernardo Jose de Castro os filhos sairam de Figueiredo. O pai do Jose de Figueiredo, no entanto, apenas sei que e "Antonio Joao" e os pais deste Nunes. Fiquei na duvida se ai nao faltaria algum apelido (como Castro eventualmente?) ou se o "Joao" ja e o apelido.

Por outro lado, a avo materna do Jose de Figueiredo e Maria da Costa. Sera que nao foi o "da Costa" que eventualmente degenerou em "de Castro"?

Por ultimo, tinha visto tambem uma referencia num site sobre a familia "Alberargia", portanto no tronco do Manuel Amaral Cabral que dizia o seguinte:

"Outra família descendente de Francisco-João Henriques "o sardo", chamado o Rico Velho, sr. da casa de Guimarães de Tavares, e de sua mulher D. Maria-João de A. e Castro, por seu filho Francisco-João Henriques, fidalgo da C. R., que c. com D. Catarina do Amaral Cabral..."

Ali identificando D. Maria Joao como de A (Albergaria?) e Castro. Mas isto so faria sentido se o Jose de Figueiredo tivesse herdado este apelido da sua esposa, uma vez que e ela a descendente do Manuel do Amaral.

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#423621 | olivais | 26 abr 2020 23:19 | Em resposta a: #423615

Se bem percebi a sua árvore, parece-me haver duas hipóteses:

- Que o Castro venha da sua Maria Assunção, e que o tenha passado ao filho, que ficou de Castro Figueiredo. Era algo comum que o 1º filho herdasse o sobrenome do pai, as filhas o sobrenome da mãe, e os filhos do meio uma mistura, às vezes da mãe, outras do pai, outras dos dois. Talvez no registo do neto tenham assumido que o avô é que era o Castro e não a Maria Assunção

- menos provável, que o António João fosse Castro. Eu também o tenho sempre apenas como António João. O pai era Nunes, talvez ele fosse Castro do lado da mãe.

Parece-me pouco provável que o Costa se tenha transformado em Castro. São nomes que toda a gente conhece.

Em relação a poder ter herdado da esposa via Manuel Amaral Cabral, parece-me muito distante.

Não percebi a história dos cristãos-novos. Não me parece que o nome Castro disfarçasse grande coisa... havia judeus com o nome Castro.. e Figueiredo é um nome cristão-velho, de origem medieval, por isso não precisavam de mudar de nome. Encontrou um registo que diz que o José de Figueiredo é cristão-novo?

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#423637 | gwencalon | 27 abr 2020 13:09 | Em resposta a: #423621

Enviei-lhe por mensagem a minha arvore e mais alguns detalhes.

De qualquer modo, deixe-me clarificar melhor (peco desculpa, tento ser breve mas resulta impossivel):

Antonio Joao e Luisa de Figueiredo serao entao nossos 6s avos, segundo entendi.
Este casal teve como filhos Manuel de Figueiredo e Jose de Figueiredo (e Castro?) - deste ultimo nao tenho ainda o registo de baptismo.

Jose de Figueiredo (e Castro) casou com Joaquina do Amaral (descendente de Manuel do Amaral). Tiveram como filhos Marcelino de Figueiredo e Bernardo Jose de Castro Figueiredo.

O Marcelino de Figueiredo descobri por acaso aqui no forum, onde davam a informacao de que casou em Duas Igrejas, Miranda do Douro, a 08/02/1842, apesar de ter nascido em Chas de Tavares a 04/11/1822. Se reparar no seu registo de baptismo (PT-ADVIS-PRQ-PMGL03-001-0006_m0135), existe um outro nome a seguir a Antonio Joao. Nao percebo se e Barra, Barca? Se puder dar uma olhada agradecia a sua opiniao sobre o que sera. De qualquer modo nao diz Castro nem Nunes.

Bernardo Jose de Castro Figueiredo nasceu tambem em Chas de Tavares, mas casou em Foz Coa, e aparentemente duas vezes. Uma com Ana Joaquina Mauricio a 23/10/1847, da qual teve um filho Lino Augusto de Figueiredo. E de novo casou (nao encontrei o registo) com Maria da Assuncao. O meu trisavo Alfredo Augusto de Figueiredo e filho do Bernardo Jose e da Maria da Assuncao. Do lado dos pais da Maria da Assuncao sao Geraldes (ou Giraldes) e Costa. Portanto creio que a sua sugestao de vir da Maria da Assuncao nao se aplicara.

A unica referencia ao Jose de Figueiredo com o Castro anexado e no registo de nascimento do meu trisavo. Por outro lado, o Bernardo Jose de Castro Figueiredo consta varias vezes, e em varios registos esta mesmo a sua assinatura, com esses nomes todos. Portanto nao vejo onde o foi buscar!

No registo de baptismo do Lino Augusto de Figueiredo (Foz Coa, 29/01/1850 - PT-ADGRD-PRQ-PVLF17-001-00001_m0037), meio irmao do meu trisavo, diz que este e filho de Bernardo Jose de Castro e neto paterno de Jose Joao - aqui ate desapareceu por completo o Figueiredo, tanto no pai como no avo, e agregou o "Joao" ao Jose. Tambem neste registo existe uma nota ao lado que nao percebo completamente, algo como "Nte aqui em 1870 - Castro". Sera mesmo nte? Negociante? E curiosamente surge o nome "Castro". De novo se puder ajudar a entender este averbamento, agradecia.

A historia dos cristaos novos e uma mera especulacao. Nao tenho grande informacao sobre o tema para poder debater. O que encontrei neste sentido foi o indice do livro Judeus de Vila Nova de Foz Côa. Linhagens do Alto Douro (Séculos XVI-XIX), de João Manuel Braz e Nuno Borrego, conforme lhe enviei, onde constam alguns nomes, como Bernardo Jose de Castro e Ana Joaquina Mauricia (que podem nao ser os mesmos a que me refiro acima) mas tambem o Lino Augusto de Figueiredo, e esse sim creio nao haver duvida devido a constar tambem a sua esposa D. Ana da Conceicao Pires, pelo menos um filho e esposa deste, que tem nomes bem unicos da familia Montalvao Lima Barreto Pereira Coelho. Estas familias ja seriam portanto de Foz Coa.

Quanto ao que esta informacao diz do Manuel e Jose de Figueiredo e seus pais Antonio Joao e Luisa, nao faco ideia. Nao sei se havera uma obra semelhante referente a Chas de Tavares.

Obrigada pela exploracao do tema!

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#423641 | olivais | 27 abr 2020 16:10 | Em resposta a: #423637

Estive a ver os registos de que me falou.

Em relação ao António João, parece ser "Barza", comparando por exemplo com o Z de Luíza, na linha de baixo. Não há dúvida sobre BA__A. Poderá ser Barca... Barra não parece. Talvez seja um apelido que ele tinha, porque não há ninguém na família com esse nome (embora o lado materno feminino não tenha sobrenomes, talvez por aí?)

Em relação ao Castro, em VNFoz Coa, não deixa dúvidas que quer nos nomes quer na nota é Castro. A origem não sei, também não percebo a nota do lado. Pode ser que alguém aqui no Forum dê uma ajuda

Aguardo resposta do "Paulo Raposo".

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#423642 | olivais | 27 abr 2020 16:12 | Em resposta a: #298727

Em relação aos "cristãos-novos", parecem-me um período muito tardio para andarem a fugir à Inquisição, mas talvez em algumas regiões ainda fossem perseguidos

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#435954 | Cmgaa | 29 ago 2021 01:24 | Em resposta a: #298727

Boa noite,

Conheço curvaceira pois foi palco das minhas férias de verao, na casa dos meus avos.
Tambem estou a procura da minha familia que sao dois ramos, o lado do avô paterno com apelido almeida e da minha avó paterna com o apelido marques de pina.

Sera que encontraram algum registo?

A minha tia avo Otilia era professora primaria nos anos 80....

Obrigada

Resposta

Link directo:

Familias da curvaceira em chãs de tavares, Mangualde

#442930 | Cmgaa | 31 ago 2022 23:26 | Em resposta a: #435954

Boa noite,

Procuro informacao dos casais:
Manuel Alves+Leonor Figueiredo casados a 2/5/1859
Bernardo Alves+Margarida Figueiredo

Alguem tem descendência Espanhola, mendigos vindos da Província de Lugo?

Obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 21:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen