Naturalidade do Doutor Figueiredo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Naturalidade do Doutor Figueiredo

#298865 | facs | 04 mar 2012 21:30

A todos os Confrades

Boas Noites, o email anterior sobre este assunto está muito incompleto, no entanto o teor deveria ser o seguinte,Sou bisneto de Alfredo dos Santos Figueiredo que foi casado com Paulina Sofia Futscher, ele nasceu em 1861 e faleceu em 19 de maio de 1917 ele exerceu medecina em benfica, onde exite uma rua com o nome Dr Figueiredo, soube á tempos por um confrade nosso que este medico foi filho de Joao José Figueiredo e de Amelia Deolinda dos Santos, Este Alfredo dos Santos Figueiredo foi transladado do cemiterio dos prazeres para o cemiterio de Benfica, para o Jazigo numero 179, mas o que acontece é que a documentaçao toda que deveria acompanhar o corpo só menciona o nome dos pais, tudo isto foi feito muito á pressa, mas seria engraçado se tivesse datas, as freguesias e os concelhos por isso peço a todos os confrades que tenham Figueiredo nas raizes me poder contactar aqui mesmo para o geneall, quero deixar aqui exposto este assunto pois pode haver algum confrade a que estes elementos sejam comuns ou entao para o meu email franciscocann1@hotmail.com
desde ja os meus agradecimentos
francisco simoes

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade do Doutor Figueiredo

#298876 | MCNN | 04 mar 2012 22:34 | Em resposta a: #298865

Caro Francisco Simões

Uma vez que sabe a data exacta da morte do seu bisavô, uma forma de tentar saber onde ele faleceu (e assim ter mais facilidade em localizar o seu assento de óbito, o qual terá com toda a certeza informação relevante para aquilo que pretende) pode ser consultar os obituários publicados nos jornais de Lisboa em datas próximas à do falecimento do seu bisavô.

Foi com esse método que eu consegui ter acesso aos assentos de óbito de familiares meus em que conhecia a data de óbito mas ignorava onde eles tinham falecido.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade do Doutor Figueiredo

#298882 | facs | 04 mar 2012 23:42 | Em resposta a: #298876

Amigo Mário César Navarro
Quem despontou a data do óbito foi o nosso amigo e confrade Jorge Santos, só que o problema e o seguinte:
O corpo estava no cemiterio dos prazeres e foi transladado para Benfica, só que apareceu só o nome dele dos pais
Dele e a data do óbito . Como estou no Brasil e impossível Saber de tal informação
De qualquer das maneiras o meu agradecimento
Pelas suas palavras
Fraterno abraco Francisco Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade do Doutor Figueiredo

#298916 | MCNN | 05 mar 2012 13:04 | Em resposta a: #298882

Caro Francisco Simões

Vou tentar encontrar-lhe esse assento, esperemos que tenha sorte.

Cumprimentos

Mario Cesar Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade do Doutor Figueiredo

#298918 | facs | 05 mar 2012 13:29 | Em resposta a: #298916

Amigo Mario Navarro
Ficar-lhei muito grato pela sua boa vontade
com um abraço
Francisco simoes

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade do Doutor Figueiredo

#298933 | MCNN | 05 mar 2012 15:49 | Em resposta a: #298918

Amigo Francisco Simões


Podia por favor confirmar-me o ano em que terá falecido o seu bisavô ?

Pelo que escreveu neste tópico ele teria falecido em 1917, mas nesta página da Câmara Municipal de Lisboa, dedicada à toponímia da cidade, a informação que é dada é que ele teria falecido em 1919.

http://toponimia.cm-lisboa.pt/pls/htmldb/f?p=106:1:1294229101466707::NO::P1_TOP_ID:1693:#ancora

Como é óbvio, nada garante que a informação que consta nesta página seja a que está correcta.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade do Doutor Figueiredo

#298942 | PAIVAMANSO | 05 mar 2012 16:56 | Em resposta a: #298918

Caros amigos Mário Navarro e Francisco Simões, fiz agora um telefonema para o Cemitério de Benfica onde informaram que Alfredo dos Santos Figueiredo faleceu em 9 de Junho de 1917, tendo sido transladado do Cemitério dos Prazeres para o Cemitério de Benfica no dia 10 de Janeiro de 1942. Entretanto, amanhã telefonarei para o Cemitério dos Prazeres, onde espero ter a sorte de que conste no livro dos sepultamentos, a freguesia da naturalidade deste Bisavô do amigo Francisco. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade do Doutor Figueiredo

#298948 | facs | 05 mar 2012 17:51 | Em resposta a: #298933

Amigo Marico Navarro

A unica informaçao que possuo é a da placa da rua de Benfica, e o ano de 1917 posteriormente o nosso amigo Jorge Santos fez me um favor de telefonar para o cemiterio de Benfica e de la confirmaram a data que seria 19 de maio de 1917, por isso julgo que
tanto na placa como no cemiterio sao as datas verdadeiras.
Com um abraço
Francisco Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade do Doutor Figueiredo

#298949 | facs | 05 mar 2012 18:00 | Em resposta a: #298933

Amigo Mario

Em primeiro Lugar peço desculpa pelo erro do seu nome, nao foi voluntario , apenas um erro de digitalizaçao, quanto ao que li agora noutra mensagem do mesmo topico, ele faleceu em 9 de junho de 1917 no cemiterio dos Prazeres e foi transara o jazigo para benfica, em 1942 para o jazigo nº 179, jazigo esse ser da Familia Lobo Antunes

Com os melhores cumprimentos
Francisco Cannas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade do Doutor Figueiredo

#299082 | PAIVAMANSO | 07 mar 2012 10:55 | Em resposta a: #298942

Caros amigos Francisco Simões e Mário Navarro. Estranhamente não aparece o registo do sepultamento do Dr. Alfredo dos Santos Figueiredo no Cemitério dos Prazeres, mesmo tendo em conta os dados que constam no Cemitério de Benfica. Procurei com base na data da transladação 10-01-1942, e nas datas contraditórias do seu falecimento 19-05-1917 ou 09-06-1917 e estas duas datas dia e mês mas em 1919 e não aparece o registo em lado nenhum. Creio que a solução deste mistério está arquivada no AUC. Ando há meses para lá voltar, tenho cinco confrades à espera de pequenas ajudas. Os dias estão a ficar maiores, com mais luz do sol. e mais alegres. Está na altura de meter os pés ao caminho e subir outra vez a Ladeira da Couraça de Lisboa, tal como fez muitas vezes o meu escritor preferido, o Historiador Belisário Pimenta, e por isso, quando ali passo nunca vou sozinho, porque penso sempre Nele. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade do Doutor Figueiredo

#299120 | PAIVAMANSO | 07 mar 2012 18:19 | Em resposta a: #299082

Caro Francisco, a pressa é má conselheira. Referi o AUC, antes de ir pesquisar as datas, mas agora após o seu alerta, vejo que provavelmente o seu Bisavô terá feito o curso de Medicina na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa. Existirão documentos acessíveis à consulta, referentes ás Matrículas e Certidões de idade dos alunos dos anos c. 1876 a 1884 ? Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade do Doutor Figueiredo

#299121 | PAIVAMANSO | 07 mar 2012 18:30 | Em resposta a: #299120

Caro Mário Navarro, o amigo tem conhecimento se existem e estão disponíveis à consulta esse tipo de documentos dos estudantes que cursaram Medicina na acima referida Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa cerca daquelas datas ? Cumprimentos e agradecimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade do Doutor Figueiredo

#299139 | MCNN | 07 mar 2012 21:45 | Em resposta a: #299121

Caro amigo Jorge Santos

Creio que existe alguma coisa, não sei é se abrange as datas que indicou.

Não sei também se adiantará muito ao que já se sabe (ano de nascimento, nome dos pais). Eventualmente poderá precisar de onde ele era natural, nomeadamente se era ou não de Lisboa.

De todas as formas, creio que o dr Alfredo dos Santos Figueiredo deve ter terminado o curso em 1884, pois ao que parece foi colega de curso de médicos ilustres como Alfredo da Costa e Augusto da Silva Carvalho, os quais terão terminado o seu curso precisamente em 1884.

Entretanto, deixe-me que lhe diga que tenho muitas duvidas que o dr Alfredo dos Santos Figueiredo tenha falecido nas datas que foram indicadas (quer em 1917 quer em 1919).

Digo isso porque procurei entre as datas de Maio e de Junho (de 1917 e de 1919) nos obituários do Diário de Notícias e do Século, e nada encontrei. Como o dr Alfredo dos Santos Figueiredo era também ele um médico reputado e vivendo ele em Lisboa, custa-me a crer que a sua morte não fosse noticiada nos principais jornais de Lisboa. Claro está que posso não ter visto bem, mas ...

Não tenho muitas duvidas que ele deve ter falecido por volta de 1917, a data é que deve estar errada.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade do Doutor Figueiredo

#299140 | MCNN | 07 mar 2012 21:52 | Em resposta a: #298949

Amigo Francisco Cannas Simões


Como pode ver noutro local deste tópico, em resposta que dei ao amigo Jorge Santos, não consegui encontrar noticia da morte do seu bisavô nos obituários dos jornais de Lisboa para as datas indicadas de 1917 e de 1919.

De notar que incidi apenas em datas próximas das indicadas, não tive pois tempo para fazer uma busca muito exaustiva. A busca é demorada pois a letra é pequena e a estrutura dos jornais não era uniforme.

Mas encontrei algo relacionado com a família Futscher que eventualmente será do seu interesse, pelo que hoje ou amanhã conto digitalizar e enviar para o endereço de mail que facultou aquilo que encontrei nos obituários (e não só).

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade do Doutor Figueiredo

#299146 | facs | 07 mar 2012 22:30 | Em resposta a: #299139

Amigos Jorge E Mario Navarro

Só agora vi as vossas mensagens, e ja agora tomo a liberdade de perguntar o seguinte: não haverá no arquivo dos mormons baptismo do meu bisavô, acho muito estranho toda a documentaçao dos obitos terem desaparecido, quando foi do seu sepultamento ou mesmo da sua transladaçao.

Estou curioso de saber o que o amigo Mario Navarro encontrou do lado Futscher, certamente me vai interessar, a estes dois amigos Mario Navarro e Jorge Santos o meu muito e muito obrigado,
so me resta explorar outros confrades que tenham figueiredo nas raizes para que me contactem

com um forte abraço e agradecimento

Francisco Cannas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade do Doutor Figueiredo

#299164 | PAIVAMANSO | 08 mar 2012 00:22 | Em resposta a: #299146

Caros amigos, é realmente estranho, as três datas de falecimento, estarem erradas, tendo sido colhidas em três diferentes fontes, que em princípio seriam credíveis. em princípio uma delas seria a correcta.Também me parece estranho, na mesma família, terem aparecido publicadas em livros, vários dados errados referentes a várias pessoas. Será apenas coincidência ? Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade do Doutor Figueiredo

#299169 | PAIVAMANSO | 08 mar 2012 00:52 | Em resposta a: #299164

Caro amigo Mário Navarro, dos documentos relativos aos alunos da extinta Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, nada sei, mas dos poucos processos que já consultei, relativos a estudantes da Universidade de Coimbra, tenho ideia de que todos tinham anexada uma cópia do assento do batismo do aluno, mas não garanto, por receio de errar. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 13:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen