Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#298923 | badim | 05 mar 2012 14:17

Caros Confrades

Pedia os confrades que fazem buscas no bispado de Tuy, se me podiam encontrar a data de casamento de João Manuel de Araújo Azevedo Andrade filho de Luis de Araújo Azevedo e Maria Josefa de Sousa " senhores da casa do Rosal-Valadares-Monção, com Maria Victoria Gil de Lira filha de Fernan Gil de Araújo e Lira e Antónia de Lira" senhores da casa do Barro-Ribaterme-Las Nieves, o casamento foi por vota dos anos1750 em Ribaterme, porque encontrei um filho a nascer em 1752. "agradeço"

Cumprimentos Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#298930 | ALP | 05 mar 2012 15:17 | Em resposta a: #298923

Caro Victor Gomes,

Deixe comigo que sexta feira eu vejo-lhe isso.

Cumprimentos,

ALP

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#298941 | badim | 05 mar 2012 16:51 | Em resposta a: #298930

Caro ALP

Agradeço imenso a sua ajuda

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#299001 | edvasconcelos | 06 mar 2012 11:49 | Em resposta a: #298930

Caro Confrade ALP

Vou aproveitar este tópico para lhe pedir uma opinião. Será que com os dados que apresento abaixo vislumbra alguma hipótese de eu poder vir a obter sequência na investigação desta minha linha de ascendência? É toda a informação que possuo; os restantes registos de filhos do casal são ainda menos esclarecedores, pois apenas o referem "natural do Reino da Galiza".

"... contrahente Pedro de Souza natural da freguezia de Parada byspado de Tui filho Legitimo de Francisquo Rodrigues e de sua molher Angela de Souza todos naturais da dita freguezia de Parada e byspado de Tui ..." - Arquivo Distrital de Vila Real, Registos Paroquiais, Sabrosa, Freguesia de Provesende, Lv. 34, 1669-1731, fls. 129 e 129v.º

Pelo que andei a investigar, parece-me que na Diocese de Tui existiram pelo menos duas paróquias de nome "Parada".

Desde já o meu obrigado.


Melhores cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#299002 | edvasconcelos | 06 mar 2012 12:10 | Em resposta a: #299001

Peço desculpa, faltou algo essencial, a data (1722)

"Aos sinco dias do mes de Janeyro da Era de mil e sete centos e vinte e dous annos se receberaõ ..."


Melhores cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#299003 | ALP | 06 mar 2012 12:21 | Em resposta a: #299001

Caro Eduardo de Vasconcelos Cardoso,

Caso os paroquiais dessa época e paróquia se encontrem no Arquivo de Tui, eu faço-lhe essa pesquisa.
Como deve ser do seu conhecimento muitos dos paroquiais ainda se encontram nas respetivas paróquias.

Melhores cumprimentos,

ALP

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#299013 | edvasconcelos | 06 mar 2012 15:09 | Em resposta a: #299003

Caro confrade ALP

Desde já muito agradeço a sua disponibilidade.

No entanto a pesquisa poderá não ser muito fácil, uma vez que os dados são escassos. Consegui identificar pelo menos as seguintes paroquias com Parada no nome! Destas, quais em inícios do século XVIII pertenciam ao bispado de Tui já não lhe sei dizer. Penso que talvez apenas as duas primeiras.

- parroquia de Santiago de Parada, no concello de Nigrán (Pontevedra).
- parroquia de Santiago de Parada das Achas, no concello de A Cañiza (Pontevedra).
- parroquia de San Pedro de Parada, no concello de Cerdedo (Pontevedra).
- parroquia de Santa María de Parada, no concello de Lalín (Pontevedra).
- parroquia de San Tome de Parada - no concello de Silleda (Pontevedra).

Melhores cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#299015 | badim | 06 mar 2012 15:13 | Em resposta a: #299003

Caro ALP

venho de ler uma cronica Galega onde fala da casa do Barro, que é na parroquia de Ribarteme S. Cibran porque há mais duas parroquias com o mesmo nome S. Xosé e Santiago, assim ficamos a saber que é S. Cibran.

Cumprimentos
Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#299304 | ALP | 09 mar 2012 15:18 | Em resposta a: #298923

Caro Victor Gomes

O casamento de João Manuel x Maria Victoria não encontrei mas encontrei o casamento dos pais da Maria Victoria.

"Fernan" no assento de casamento está Fernando Gil de Araújo c.c. Antónia de Lira a 10 de Novembro de 1724 em Ribarterme - San Cipriano.
Livro paroquial de Ribarterme - San Cipriano, livro de casamentos nº3 (1723-1839) .

O livro está em péssimo estado. Numa próxima procurarei os batismos dos noivos que me pediu.

Cumprimentos,
ALP

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#299305 | ALP | 09 mar 2012 15:25 | Em resposta a: #299001

Caro Eduardo de Vasconcelos Cardoso,

Visitei hoje o Arquivo de Tui mas não tive oportunidade de pesquisar o seu pedido, numa próxima não me esquecerei.
"Pesquei" alguma coisa para o confrade Victor Gomes, na próxima a ver se calha a si.
O horário do arquivo é de horas limitadas e não dá para muito. Só abre Quartas e Sextas das 10 às 14.

Cumprimentos,

ALP.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#299308 | edvasconcelos | 09 mar 2012 15:55 | Em resposta a: #299305

Caro Confrade

Não tem problema, quando tiver hipótese estará bem para mim. Com um horário tão limitado imagino que será sempre apertado para o trabalho de consulta que levar agendado. E para quem, como eu, já tem este ramo de ascendência parado há alguns anos, não será por isso que vai sentir problemas.

Desde logo, se na futura oportunidade me conseguir saber se as duas paróquia (ou outras mais) designadas por Parada, livros de baptismos por volta do ano de 1700, se encontram realmente no Arquivo de Tui já é importante, pois ai posso começar a pensar programar uma visita minha ao mesmo Arquivo. Se ainda se encontrarem nas paróquias de origem é que fica mais complicado.

Melhores cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#299310 | badim | 09 mar 2012 16:12 | Em resposta a: #299304

Caro ALP
Obrigado por esta boa informação sobre a data de casamento, na cronica galega sobre a casa do Barro diz que Victoria nasceu em 1726, Mariana 1728 e Josefa 1731 filhas de Fernando e Antónia, Talvez o casamento de Maria Victoria tenha-se realizado em Monção- Valadares, porque Felgueiras Gaio, diz realizado em Ribarteme, talvez engano?.

Os horários em Tui são curtos, 4 horas apenas e dois dias por semana.

Com os melhores cumprimentos
Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#315364 | Samuel C O Castro | 15 out 2012 23:24 | Em resposta a: #298923

Prezado Victor Gomes,

Sobre o casal Fernando Gil de Araújo e Antónia de Lira, peço ver este link http://www.condadodesalvaterradominho.es/turismo/rutas-del-condado/neves-crecente-setados-vide-sela-barcala/ .

Tenho interesse na ascendência da Antónia Maria de Lira e Castro, que ali aparece. Como também na ascendência do casal "Xoán Pereira de Castro, nado en Setados, casado con Cecilia Pereira de Castro".

Por acaso tens a ascendência das pessoas citadas?

Aproveitando a oportunidade, também tenho interesse na descendência do casal: Isabel Rosário Pereira de Castro – Primos ? - Esposo: D. João de Castro Gil - Descendente e Sucessor das casas de Bocas, As Costas e Cortegosa, todas na Paróquia de Ribarteme.

Como também na ascendência desse João de Castro Gil.

Fico-lhe muito grato no que for possível informar. Ótima semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#315380 | Samuel C O Castro | 16 out 2012 17:23 | Em resposta a: #299310

Prezado Victor Gomes,

Em minha base localizei o casal Fernando e Antônia, e ali consta que a filha Victória teria C-na Casa do Rosal, Valadares. Tenho a referência NFP, vol II, Araújo, $408, N29, não sabendo se é aí que informa o local do casamento.

Do casal Maria Vitória Gil de Lira e João Manuel de Araújo e Sousa Andrade, me consta o filho Luís Manuel de Araújo e Sousa c. c. Isabel de Castro, filha de Estevão de Castro, de Salvaterra.

Por acaso sabes informar a descendência desse casal (Luís e Isabel) ?

Como também a ascendência desse Estevão de Castro?

Quanto às irmãs da Vitória (Mariana e Josefa), tens o nome completo delas, seus esposos e descendência?

Muitíssimo obrigado por tudo. Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#315391 | badim | 16 out 2012 21:52 | Em resposta a: #315380

Caro Samuel
Quanto aos filhos de João Manuel de Araújo e Sousa Andrade e Dna Maria da Vitoria, apenas tenho o nascimento de Luis Manuel nasceu 18/09/1752, mas eu tenho diversos assentos de baptismo e casamento onde ele e sua esposa são padrinhos, e ela é chamada Isabel Barbeitos Padrão, nunca a encontrei com o apelido Castro, ele foi herdeiro da casa de Barro em S. Cipriano"Cibran" de Ribaterme, e seu irmão João Antonio de Araújo de Azevedo Lira Sotomaior, foi senhor da quinta do Rosal em Sta Eulália de Valadares e casado com uma Dna Rosa de Sousa Sotomayor, também tenho este casal em vários assentos, quanto a irmã Mariana que Felgueiras Gaio escreve que é casada com um tio "erro"Manuel Geraldo de Sousa, nasceu em Vila Verde, Coucieiro, Quinta do Tojal, mas o pai era da Quinta de S. Cibran em Melgaço,Penso.

Cumprimentos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#315395 | Samuel C O Castro | 16 out 2012 22:48 | Em resposta a: #315391

Prezado Victor Gomes,

Muito obrigado pelas informações.

Quanto a Isabel de Castro, creio que ela seja citada em uma das referência do NFP, que constam aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=227152. Também existe a possibilidade do Luís Manuel ter casado duas vezes.

O casal Luís Manuel e Isabel, não deixaram descendência?

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#315410 | badim | 17 out 2012 12:28 | Em resposta a: #315395

Caro Samuel
Na linaxes de Pontevedra, artigo sobre a Casa de Barro, pode-se ler que em 1868 era senhor da casa de Barro João Manuel de Araújo Azevedo Lira e Sotomaior, filho de Luis Manuel e Isabel de Castro ou Barbeitos Padrão, talvez os 3 apelidos, na mesma data era senhora da casa do Rosal em Valadares, sua prima Rosa de Araújo Azevedo Lira Sotomaior esta casada com Francisco de Sousa Pereira Caldas.

Cumprimentos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#315418 | Samuel C O Castro | 17 out 2012 17:14 | Em resposta a: #315410

Prezado Victor Gomes,

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#425687 | DeniseMP | 16 jul 2020 15:04 | Em resposta a: #299001

Boa tarde Eduardo!
Acontece que descendo deste mesmo Pedro de Souza, filho de Francisco Rodrigues e Angela de Souza, nascido no Bispado de Tui, Reino da Galiza.
Descendo da filha dele Antônia Maria, nascida a 02/09/1724 em Provesende, Sabrosa, Vila Real.

Gostaria de saber se encontraste alguma novidade em relação aos ascendentes deste Pedro de Souza.

Resposta

Link directo:

Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#425697 | VP | 16 jul 2020 21:38 | Em resposta a: #298923

Caros Confrades

Pedia os confrades que fazem buscas no bispado de Tuy, se me podiam encontrar a data e local de casamento de Sebastian Lorenzo e Maria Luisa de Poñe e Araujo.
Este casal teve pelo menos um filho, Placido Lorenzo de Poñe, batizado em Prado de Canda a 30 de Outubro de 1769 por Don Mauricio de Poñe e Araujo, sendo madrinha Marta Gil de Araujo

Cumprimentos
Fernando Pinto

Resposta

Link directo:

Ajuda no Bispado de Tuy-Galiza

#425797 | VP | 20 jul 2020 17:32 | Em resposta a: #425697

Renovo o meu pedido

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 00:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen