Cidades de Montemor-o-Novo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Pessoas | Regiões | Títulos

Cidades de Montemor-o-Novo

#299269 | luisjrm | 09 mar 2012 00:58

Caros Confrades

aos interessados na descendência dos Cidades ( de São João de Deus) de Montemor-o-Novo, encontra-se na Freguesia da Se de Évora o casamento celebrado a 18-9-1592 de Manuel Fernandes filho de André Cidade e de Margarida Alvares com Catarina Fernandes (Já viúva).

O referido André Cidade, devera ser o que consta nas várias publicações no nome de André Lourenço Cidade, Primo co-irmão de André Cidade (Pai de São João de Deus).

Cumprimentos,
Luís Martins

Resposta

Link directo:

RE: Cidades de Montemor-o-Novo

#299325 | mpra | 09 mar 2012 18:02 | Em resposta a: #299269

Caro Confrade:

Neste mesmo período de finais de século XVI aparecem uns Cidades na paróquia da Conceição Nova, de Lisboa. Não sei se estão relacionados, mas achei por bem deixar aqui este testemunho. Infelizmente não apontei os assentos...

Pedia-lhe ainda que me dissesse se por ventura se cruzasse com Negreiros, Castanhos, Regos, Aguiares, Sampaios, Mendes/Rodrigues de Vasconcellos, Dórdios ou Silvas e Fonsecas ligados a algum destes apelidos no século XVI e primeira metade do Século XVII em Montemor-o-Novo.

Cumprimentos,
Manuel Apóstolo

Resposta

Link directo:

RE: Cidades de Montemor-o-Novo

#299350 | luisjrm | 09 mar 2012 21:05 | Em resposta a: #299325

Caro Manuel Apostolo

Já não vejo os Paroquiais de Montemor a algum tempo, mas por acaso na Freguesia da Se de Évora tirei um dado sobre Negreiros e outro sobre Mexias;

26-8-1577, casamento de Francisco Mexia filho de Francisco Mexia e de (…) Velásquez, com Joana Luís filha de Gonçalo Luís e de Beatriz Pires

1-9-1577 casamento de João de Negreiros, morador na Vidigueira e filho de Duarte de Negreiros e de Maria Vaz, com Maria Sanches filha de João Martins com Catarina Roiz.

Tenho alguns dados sobre Dordios mas na zona de Arraiolos, se o Confrade quiser posso ver o que tenho nos meus apontamentos.

Cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Cidades de Montemor-o-Novo

#301191 | mpra | 29 mar 2012 13:12 | Em resposta a: #299350

Caro Luís:

Agradeço-lhe imenso os assentos que referiu. Quanto aos Dórdios, nem eu sei se não passava de um nome próprio comum na família. Como surge sempre como segundo nome presumo que já fosse entendido como apelido. Infelizmente os meus Dórdios não parecem ter relações com outros. Os dados de que dispõe dizem respeito ao século XVI? Todas as informações podem vir a ser valiosas.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Cidades de Montemor-o-Novo

#301331 | luisjrm | 30 mar 2012 14:48 | Em resposta a: #301191

Caro Confrade Manuel

Tenho vários dados referentes aos “Dordios” uns do seculo XVI outros já seculo XVII do Concelho de Arraiolos.

Casamentos da Freguesia de São Gregório;

6-9-1609 Baltazar Dordio natural de Arraiolos com Maria Dias

22-10-1662 André Dordio com Inês Pillada, testemunharam João de Faria e José Luís.

Em São Gregório tenho também dados referentes a descendentes do casal Domingos Fernandes e de Maria Dordio (2 filhos), Isabel Dordio casada com Domingos da Guerra, e Manuel Dordio que casou duas vezes, a 1ª com Margarida Alvares e a 2ª vez com Maria Cardosa (tenho mais dados sobre a descendência de Isabel Dordia, uma descendente desta linha, casa com um descendente dos meus Alvares de São Gregório)

Em Arraiolos o casamento a 24-8-1648 de Brites Dordio filha de Sebastião Murteira e de Maria Dias com Gregório Jorge filho de Francisco Fernandes e de (…) Fernandes, ou o casamento a 18-1-1683 de Inácio Dordio filho de Manuel Pires e de Maria Dordio com Maria Dos Santos filha de Luís Alvares e de Maria Gomes. Inácio casou também com Isabel Martins e tem Processo da Inquisição de Évora nº 4347.

Sobre a Inquisição e referentes ao mesmo apelido;

Processo nº 10489 de 25-10-1640 de Baltazar Dordio “o Pelouro”

Processo nº 1639 de 25-10-1640 de Leonor de Matos (filha dos anteriores)

Processo nº 11025 de 21-8-1644 de Catarina Dordia

Processo nº 10430 de 2-4-1639 de Simão de Matos filho de Manuel Dordio e de Leonor de Matos, este mesmo casal tem mais 1 filha Maria de Matos Processo nº 8699 de 14-3-1644.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Cidades de Montemor-o-Novo

#302855 | Rosadelli | 14 abr 2012 16:02 | Em resposta a: #301331

Caro Luís.

Diga-me por favor o que tem de "...Isabel Dordio casada com Domingos da Guerra...", se percebi correctamente, Isabel Dórdia e Manuel Dórdio são irmãos e são filhos de Domingos Fernandes e de Maria Dórdia.

Obrigado.

Um abraço.
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Cidades de Montemor-o-Novo

#302903 | luisjrm | 14 abr 2012 21:45 | Em resposta a: #302855

Caro Paulo

rectifico Isabel Dordio / Domingos Carrasco, por lapso referi "Guerra".

A Isabel e de Manuel Dordio são ambos filhos de Domingos Fernandes e de Maria Dordia.

Isabel Dordio casou em São Gregorio a 27-1-1681 com o Domingos Carrasco (filho de Manuel Carrasco e de Maria da Guerra).

Manuel Dordio casou 2 vezes em São Gregorio, a 1ª com Maria Alvares e a 2ª com Maria Cardoza.

Domingos Carrasco /Isabel Dordio são Pais de:

a -Gregorio da Guerra que casou com Iria Roiz (S. Gregorio 1-11-1711), tiveram Rosa Maria que casou com Braz Luis (ou Chaveiro) descendente do nosso Andre Luis / Inês Chaveira

b -Maria da Guerra que casou com Antonio Luis (S. Gregorio 24-9-1719), descendente do nosso Andre Alvares / Maria Luis.

Um abraço,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Cidades de Montemor-o-Novo

#302919 | Rosadelli | 15 abr 2012 00:17 | Em resposta a: #302903

Olá Luís.

Ok, já percebi, tinha referência a Domingos da Guerra, que o Luís me tinha dado, mas afinal o apelido é carrasco.

Não sabia que Gregório da Guerra era irmão de Maria da Guerra. Graças a si, consegui efectuar esta união entre estes nossos ascendentes comuns.

Mais uma vez obrigado.

Um abraço
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Cidades de Montemor-o-Novo

#319351 | Rosadelli | 18 dez 2012 21:54 | Em resposta a: #302903

Caro Luís.

Tenho informaçõe adicionais sobre o casal Gregório da Guerra e Iria Rodrigues.

Gregório da Guerra foi baptizado a 9.3.1686 em S. Gregório, sendo que os seus padrinhos foram Manuel Dórdio e Maria de Mira.
Gregório da Guerra e Iria Rodrigues casam em S. Gregório a 11.1.1711, ela é filha de André Nunes e Ana Rodrigues, e é natural de Santana do Campo.
Foram testemunhas deste casamento André Vidigal Figueira e João da Guerra

Um abraço
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Cidades de Montemor-o-Novo

#319356 | luisjrm | 18 dez 2012 23:14 | Em resposta a: #319351

Caro Paulo

obrigado pelo dado referente ao batismo, sobre Andre Nunes /Ana Rodrigues, julgo que já deve ter estes dados:

Andre Nunes é filho de Gregorio Coelho (falecido na Herdade de Mendo Marques a 17-4-1643), casou duas vezes em São Gregorio, a 1ª a 10-5-1676 com Catarina Chaveiro, filha de Braz Simões e de Ana Chaveira, a 2ª vez a 26-1-1681 com Ana Roiz, filha de Francisco Roiz e de Catarina Andre.

O ref. Gregorio Coelho é certamente familiar proximo dos nossos outros "Coelhos". Possivelmente deve ser o mesmo que casou em S. Gregorio em 9-1-1639 com Maria Alvares, testemunharam Manuel de Faria (este pertence aos Farias Barretos) e Marcos Fernandes (este ultimo foi casado com Isabel Pinto)

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Cidades de Montemor-o-Novo

#319397 | Rosadelli | 19 dez 2012 17:24 | Em resposta a: #319356

Olá Luís

Por acaso não tenho essa informação, apenas agora com o casamento de Gregório da Guerra com Iria Rodrigues, é que conseguir chegar ao nome dos pais da noiva.
Assim, com a sua ajuda consigo avançar mais uma geração.

Muito obrigado.

Um abraço
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Cidades de Montemor-o-Novo

#319400 | Rosadelli | 19 dez 2012 19:59 | Em resposta a: #319356

Olá Luís.

Agora vendo melhor, já tinha afinal alguma da informação, e vejo que descendo agora de dois filhos do casal André Nunes e Ana Rodrigues, a referida Iria Rodrigues, e Lourenço Rodrigues, b. 19.8.1691 em Santana do Campo, sendo padrinhos Domingos Varela e Isabel Coelha.

Sobre Domingos Varela, presumo que possa ser um irmão de Ana Rodrigues (mãe de Lourenço e Iria), porque tenho registado um Domingos Varela, que casou duas vezes, a primeira com Sebastiana Dias(filha de Tomé Coelho e Maria Dias), e uma 2ª com Maria Vinagra (filha de António Lopes e Catarina Vinagra.

Voltando ao Lourenço Rodrigues, casa a 30.8.1716 em Santana do Campo com Catarina Rosada, filha de António Pires e Isabel Rosada.

Relativamente ao Gregório Coelho que mencionou, tenho aqui referenciado como sendo casado com Margarida Nunes.

Um abraço
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Cidades de Montemor-o-Novo

#319548 | luisjrm | 22 dez 2012 21:38 | Em resposta a: #319400

Ola Paulo

a informação da Margarida foi obtida no 1º casamento de Andre Nunes a 10-5-1676- São Gregório com Catarina Chaveiro filha de Braz Simões e de Ana Chaveiro (certamente esta ultima parente proxima dos nossos Chaveiros).

O Domingos Varela que refere por certo será parente do meu antepassado do mesmo nome que também viveu na mesma Freguesia.

O Paulo descende de Maria Vinagre ou da Sebastiana Dias?

Um abraço,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Cidades de Montemor-o-Novo

#319553 | Rosadelli | 22 dez 2012 22:25 | Em resposta a: #319548

Olá Luís.

Obrigado pela resposta sobre a Margarida.

Eu não descendo do Domingos Varela, descendo da Ana Rodrigues, possivelmente irmã dele, até porque tenho registado Domingos Varela e Mariana Rodrigues (que casou com Manuel Rosado), como irmãos de Ana Rodrigues.

Um abraço
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Cidades de Montemor-o-Novo

#319558 | luisjrm | 22 dez 2012 23:35 | Em resposta a: #319553

tem razão Paulo, Ana Roiz é irmã de Domingos Varela, este casou com Maria Vinagre, esta por sua vez e filha de António Lopes e de Catarina Vinagre, neta materna de Francisco varela e de Maria Simões, neta paterna de Manuel Lopes e de Maria Banha.

Tenho de ver melhor os "Guerras" e os "Dordios", tirei alguns dados mas por uma razão ou por outra nunca confrontei os vários elementos.

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 15:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen