Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#299285 | Joaquim Matos | 09 mar 2012 10:48

Pretendia saber a Ascendencia da Familia Cabral Faria, em Celorico da Beira ou, em Salgueirais.
Agradecido desde já por qualquer ajuda, que me possam facultar.
O meu bem haja.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#299326 | f4b2 | 09 mar 2012 18:08 | Em resposta a: #299285

Caro Joaquim Matos

Deixo-lhe estes nomes que retirei do Anuário de 1909,cito:

- MARIA EDUARDA RIBEIRO CABRAL - Capitalista em Celorico da Beira,1909

- ANTÓNIO AUGUSTO PAES FARIA - Proprietário e Agricultor em Linhares da Beira,1909

- LAURA da CONCEIÇÃO FARIA - Professora em Valle de Azares(Celorico da Beira),1909

- IZAURA da CONCEIÇÃO FARIA - Professora em Velosa(Celorico da Beira),1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#299332 | seabraemilia | 09 mar 2012 18:43 | Em resposta a: #299326

Caro confrade

Acrescento Maria José Cabral Faria professora AP em Coimbra

Cumprimentos
Emília seabra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#299341 | Joaquim Matos | 09 mar 2012 20:15 | Em resposta a: #299326

Caro Senhor João Barroca.

Agradeço a informação, que me facultou.Perguntava no entanto, se me poderia dizer como deverei consultar o Anuário que referiu.
Estou a tentar,reunir dados para ver se consigo fazer Árvore Genealógica da Família,sei que será muito complicado, no entanto, estou decidido a tentar.

Cumprimentos.
JM

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#299343 | Joaquim Matos | 09 mar 2012 20:19 | Em resposta a: #299332

Cara Senhora.

Venho agradecer, a informação que, fez o favor de me enviar.
Bem Haja.

Cumprimentos.
JM

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#303978 | HelenaB | 24 abr 2012 17:55 | Em resposta a: #299326

Caro f4b2,

Boa tarde.
Reparei neste tópico por ter referência a Valle de Azares, Celorico da Beira, por ter ascendentes daqui com o apelido Cabral.

Poderia esclarecer-me sobre de que trata o Anuário que menciona?
Existirão outros Cabrais ou Albuquerques desta freguesia nesse Anuário?

Muito Obrigada,
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#303979 | HelenaB | 24 abr 2012 17:59 | Em resposta a: #299343

Caro Joaquim Matos,

Tenho cópia de um ou outro assento de Cabral Farias Gouvêa, de Vale de Azares, Celorico da Beira.
Senhores da casa que foi transladada daqui para a EN 16.

Serão da mesma família que procura?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#303987 | f4b2 | 24 abr 2012 19:53 | Em resposta a: #303978

Cara HelenaB

O Anuário trata de nomes e profissões,nem todos,de Portugal,Ilhas e Ex.Colónia.
Cito então o Anuário de 1909:

- JOSÉ ANTUNES CABRAL - Proprietário e Agricultor em Valle de Azares(Celorico da Beira),1909

- FRANCISCO CABRAL - Informador Local dos nomes e profissões que constam no Anuário do Concelho de Celorico da Beira,1909

- AGOSTINHO d'ALBUQUERQUE - Regedor de Jejua(Celorico da Beira),1909

- ANTÓNIO MARQUES d'ALBUQUERQUE - Proprietário e Agricultor na Lageosa(Celorico da Beira),1909

- MARIA LUDOVINA d'ALBUQUERQUE PESSOA - Professora em Celorico da Beira,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#304053 | NBA | 25 abr 2012 13:32 | Em resposta a: #303987

Caro Joaquim Matos

No séc. XVII já havia Cabrais em Celorico da Beira. O único caminho seguro para conhecer a sua ascendência é mesmo fazer uma pesquisa nos registos paroquiais. Com sorte recuando algumas gerações entronca noutra já estudada...
Cumprimentos,

Nuno BA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#304131 | HelenaB | 26 abr 2012 14:31 | Em resposta a: #303987

Caro João Barroca,

Tenho quase a certeza que o 1º nome que indicou se trata do meu Trisavô.
José Antunes Cabral - http://pagfam.geneall.net/3072/pessoas.php?id=1091328

Agradeço-lhe a ajuda e se não for pedir muito, pergunto: há alguma informação adicional para além do nome, profissão, lugar e data? Onde poderei consultar esse Anuário ou outros?

Atentamente e votos de uma boa tarde!
Helena Bóia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#304132 | HelenaB | 26 abr 2012 14:33 | Em resposta a: #299343

Esqueci-me de acrescentar no meu post anterior, que estes Cabral Gouvêa casaram com Farias.
Já passei os meus olhos por um ou outro casamento, realizado em Vale de Azares.

Atentamente,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#305172 | Joaquim Matos | 07 mai 2012 10:46 | Em resposta a: #303979

Cara Senhora.

Venho pedir-lhe desculpa por só hoje responder a sua Mensagem. O meu Bisavô era António Gouveia Faria, suponho que Natural de Vale de Azares, foi Casado com Maria Augusta Simões (Faria), suponho que Natural de Figueiró da Granja.
Estou a pensar em ir a Figueiró da Granja, de onde sou Natural,para consultar os registos Paroquiais.
Em Celorico da Beira tenho Primos em 2º Grau,uma das quais é Maria José Cabral Faria que foi Professora em Coimbra.
Como deve calcular não sei se será a mesma Familia, no entanto sei que eram bastante Abastados.
Os meus Respeitosos Cumprimentos.

J Matos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#324638 | HelenaB | 04 mar 2013 11:31 | Em resposta a: #305172

Bom dia,

Por acaso, este indivíduo diz-lhe alguma coisa?
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=216585

Tenho várias cópias de assentos, sobre esta família.

Até que ponto já realizou a sua pesquisa?

Atentamente,
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#325183 | HelenaB | 11 mar 2013 20:24 | Em resposta a: #305172

Caro Joaquim Matos,

Deixo-lhe aqui alguns dados que penso lhe irão ser úteis quando tentar conhecer os ascendentes do seu Bisavô António Gouveia Faria.
Acredito fortemente que são da sua família.

Ana do Patrocínio
Nasceu a 18-01-1842, no lugar de Soutinho, Vale de Azares;
Filha de António Rodrigues, da Vila de Fornos, Viseu e Dona Maria Maximina, de Vale de Azares;
Neta materna de José de Faria, de Fonte Arcada, e Dona Antónia de Gouveia.

João
Nasceu a 24-09-1842, no lugar de Soutinho, Vale de Azares;
Filho de José de Faria Gouveia, de Fonte Arcada, Vale de Azares, e de Ana Maria Fragosa, de Vide Monte;
Neto paterno de José de Faria e de Dona Antónia Joaquina de Gouveia Cabral.

Manoel
Nasceu a 18-08-1843, no lugar de Soutinho, Vale de Azares;
Filho de António Rodrigues e de Dona Maria Maximina;
Neto materno de José de Faria e de Dona Antonia Joaquina de Gouveia.

Francisco
Nasceu a 23-04-1844, no lugar de Soutinho, Vale de Azares;
Filho de José Faria Gouveia e de Ana Maria Fragosa;
Neto paterno de José de Faria e de Dona Antónia Joaquina de Gouveia,

Maria "Antónia?"
Nasceu a 21-06-1858 e foi Baptisada a 04-07-1858, lugar de Fonte Arcada, Vale de Azares;
Filha de João de Faria Gouveia, de Fonte Arcada, e de Ana Rita de Gouveia, de Rapa;
Neta paterna de José de Faria Júnior e Dona Antónia.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#325208 | Joaquim Matos | 12 mar 2013 11:43 | Em resposta a: #325183

Ex.ma Senhora Helena.

Fico-lhe muito grato, pela informação que, fez o favor de agora me fornecer.Acho que na realidade, serão estes os Ascendentes, do meu Bisavô António Gouveia Faria, pois esta Ana do Patrocínio, filha de António Rodrigues, de Vila de Fornos de Algodres (Guarda) terá haver com o Ramo da Família Andrade, da qual faz parte minha Bisavó Maria Augusta Simões (Faria),
nascida em Figueiró da Granja do mesmo Concelho,e de onde também sou natural.
Se souber mais alguns dados, ficar-lhe-ei muito agradecido.

Os Meus Respeitosos Cumprimentos.

Joaquim Matos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#325218 | HelenaB | 12 mar 2013 14:18 | Em resposta a: #325208

Boa tarde, caro Joaquim Matos.

Estes dados recolhi-os no único livro de Vale de Azares disponível online pelo Arquivo Distrital da Guarda.
Um dia destes (não penso que será para breve) colocarão os restantes.

Estou a fazer a minha Árvore Genealógica nesta freguesia e guardei estes dados por terem o mesmo apelido que os meus famíliares: Cabral.

Desfrute! Está aqui o link: http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/viewer?id=1191015

Cumprimentos e votos de um bom resto de dia.
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#325221 | Joaquim Matos | 12 mar 2013 15:00 | Em resposta a: #325218

Muito boa tarde, Senhora Helena B.

Fico agradecido, pelas informações cedidas.Não será ainda Parente dos meus 2º Primos de Celorico ?
Uma delas é Maria José Faria Cabral, professora reformada a viver em Coimbra, além dos outros Pedro,Augusta,Manuel, António,e Joaquim. Têm algumas propriedades, e quintas,em Celorico uma delas, tem por nome chão d'ordens.

Os meus Cumprimentos.

Joaquim Augusto Mendes Traveira Matos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#325225 | HelenaB | 12 mar 2013 16:54 | Em resposta a: #325221

Caro Joaquim,

Se a senhora Professora que menciona no "post" mora em Coimbra desde nova, pode ser que tivesse conhecido o meu Bisavô Abel, quando ele foi de Celorico da Beira p/ Coimbra, para ficar a cargo com outro sócio da Farmácia Silcar, na Baixa.
Moravam junto ao Jardim da Sereia.

Chamava-se Abel David de Albuquerque e a sua mulher Etelvina de Almeida Cabral d'Albuquerque.
Tiveram 4 filhas: Maria de Lourdes (minha avô), Maria do Céu (Farmacêutica na Adémia), Maria da Conceição (já falecida) e Maria Celeste.

Sabe-me dizer qual a área/disciplinas que a Professora leccionava?

Quanto à possível ligação... só mesmo comparando ascendentes. Eu descendo de "Antunes Cabrais" de Vale de Azares.

Tentei localizar a Quinta Chão d'Ordens, mas só encontro esta: http://www.chaodordem.com/pt/default.html
Será a mesma?

Cumprimentos!
Helena S. de Albuquerque R. P. B.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#325350 | Joaquim Matos | 14 mar 2013 12:21 | Em resposta a: #325225

Cara Senhora Helena B.

Tendo enviado e-mail a minha Prima,a explicar o que a Srª descrevia, na sua ultima mensagem,ela não tem ideia do seu Bisavô.Quanto á área, que Ela leccionou, foi Biologia 8 Anos no D.Duarte em Coimbra, e 20 Anos na Escola Secundária Dª Maria junto á Solum, tendo também estado em outras localidades.Prefazendo um total de 36 Anos de Serviço.
Quanto a uma das Quintas da Família, essa que enviou, não tem nada haver, além da mesma se localizar em Foz Coa.
A que referi,é na saída de Celorico da Beira no sentido da Guarda, e Trancoso.
Em tempos, numa das suas mensagens que, fez o favor de me enviar,referia-se a um Solar que, existiu em Vale de Azares e, que foi transladado para a Estrada Nacional,que liga Celorico e a Guarda,e que hoje suponho que ainda é um Hotel,porque já há algum tempo, que não vou para esses destinos,perguntava-me então na altura se, a Família que eu procurava, não estaria relacionada com esse Solar.Ora suponho que esse mesmo,terá pertencido a Alexandre Augusto Mendes Pina e Albuquerque Resende,destinto Guitarrista e, compositor de Fado de Coimbra, nascido em 09/08/1886 em Campinas Brasil, tendo Falecido em Lisboa em 02/ 02/1953, e onde seu Pai foi Consul Honorário de Portugal.
Segundo ouvi dizer várias vezes a meu Falecido Pai,é que realmente ainda haveria ligações a essa Família(por parte de meu Bisavô)mas enfim, como não tenho ainda dados, que possam comprovar essa ligação a esse ramo,e não sei se algumas vez o conseguirei,vamos ver.Já agora aproveito e, para me dar mais a conhecer estou ligado também ao Fado de Coimbra, á mais de trinta Anos e um dos Grupos, de que faço parte tem por nome Tertúlia do Fado de Coimbra e o outro, Velha Guarda Coimbrã.
Esperando não a ter incomodado,receba os meus Cordiais Cumprimentos.

Joaquim Augusto Mendes Traveira Matos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#325596 | HelenaB | 18 mar 2013 00:17 | Em resposta a: #325350

Boa noite.

O Solar que está na N16 foi adquirido pelo autor de "O meu menino é d'Oiro", ou melhor, pela sua mãe Alda, como representante do filho.

Como está a ir a sua pesquisa genealogica? Já começou nos livros do Arquivo Distrital da Guarda?

Cumprimentos.
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#325689 | Joaquim Matos | 19 mar 2013 10:58 | Em resposta a: #325596

Muito bom dia.

Sim tinha quase a certeza que, esse Solar era de Alexandre de Resende, Guitarrista e Compositor de Fado de Coimbra,e da mesma Época, a (chamada época d'oiro do Fado, ou Canção de Coimbra) de António Menano,Francisco Menano, Paulo de Sá, António Fonseca de Faria,e muitos mais que, não enumero para não ser cansativo.Mas que, também tiveram papel importante no Fado.
Tenho estado a consultar o Link, que fez o favor de, gentilmente me enviar,(Registo de Nascimentos)pouco tenho avançado, pelo facto do Tempo ser muito escasso.

Receba os Meus Respeitosos Cumprimentos.

J Matos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#335294 | HelenaB | 17 set 2013 11:06 | Em resposta a: #325208

Olá, muito bom dia.

Venho perguntar como vão as suas pesquisas?
Fiquei curiosa quando o confrade Joaquim Matos escreveu que podia estar relacionado com os donos posteriores da Casa Grande de Vale de Azares.

Cumprimentos,
Helena B

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#335300 | Joaquim Matos | 17 set 2013 14:53 | Em resposta a: #335294

Olá,muito boa Tarde.
Exma: Senhora Helena.
Quanto há Pesquisa relacionada, com a Ascendência de Meu Bisavô, António Gouveia Faria,natural de Vale de Azares,nada avancei por falta de tempo, e disponibilidade.Apenas sei,que era natural dessa Freguesia,e que era Casado com Maria Augusta Simões (Faria),e que ambos se encontram Sepultados, no Jazigo da Família em Figueiró da Granja (Fornos de Algodres).Tenho em Meu Poder, copia da Árvore Genealógica, de Minha Bisavó,que me foi cedida por um Amigo, Bisneto de Monsenhor Pinheiro Marques,e feita por este.Manuel de Andrade c.c. Maria Rodrigues. Nicolau de Andrade + em 15/09/1755
c.c Ana de Andrade(de Vila Châ). Maria de Andrade c.c. António Rodrigues Tavares. José Tavares (Mouco) c.c. Leonor Maria. José Tavares c.c. Josefa da Fonseca(de Vila Soeiro). Ana Tavares c.c. Joaquim Simões. José (filho destes Falecido no Seminário).Maria Augusta Simões(minha Bisavó) c.c. António Gouveia Faria (de Vale de Azares).(Filhos ) Maria José (Falecida s/Descendência) José, António, Sara c.c. Joaquim Mendes (da Guarda) Meus Avós.Calculo que não haja, nenhum estudo sobre a Família,(desta linha da Árvore) uma destas entronca, numa outra, onde aparecem os nomes de Germano Andrade Furtado c.c. Dª Ilidia de Soveral (de Fornos).Tenho também duvidas quanto ao nome (completo) de Meu Bisavô além de Gouveia, aparece um outro nome, que me parece ser Prazeres.
Agradeço se me poder ajudar.
Os Meus Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#335311 | HelenaB | 17 set 2013 16:12 | Em resposta a: #335300

Caro Joaquim Matos,

Tentarei.
Eu tenho-me debruçado sobre os Gouveia Cabral, com a ajuda de "mão" amiga. E consigo fazer as ligações até +- 1700 dos Gouveia Cabral de Vale de Azares.
No Geneall só existe isto: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1159419, mas eu tenho alguns dados mais antigos.

Se me permite, gostaria de saber mais sobre os seus Bisavós, para os tentar entroncar.
Existe alguma data de casamento deles, ou do casamento/baptizado sua Avó Sara?


A sua linha será então:

António Gouveia Faria (cc. Maria Augusta Simões, de Figueiró da Granja)
|
Sara (cc. Joaquim Mendes, da Guarda)
|
a sua mãe ou pai
|
Joaquim Matos

Fico então a aguardar,
Cumprimentos.
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#335313 | HelenaB | 17 set 2013 16:34 | Em resposta a: #335300

Apenas outra nota para me explicar melhor.

Há uma D. Antónia de Gouveia Cabral, filha de António de Gouveia Cabral e sua 1ª ou 2ª mulher (de momento não me ocorre o nome), que casou com José ou João Faria, em Vale de Azares, no século XIX.

Daí eu saber que há geração Gouveia Faria nesta Freguesia.

Cumps,
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#335406 | Joaquim Matos | 19 set 2013 15:31 | Em resposta a: #335311

Exma Senhora.

Pois quanto a Datas de Casamento, de meus Bisavós, e de Baptizado de minha Avó Sara, não tenho nada de concreto.Para as obter,terei que me deslocar,a Figueiró da Granja(ou procurar por outro meio as Ditas).Infelizmente nada sei deles,e nem da sua Ascendência.
O nome de minha Mãe, é Maria de Lurdes Faria Cruz Mendes,nascida na Guarda porque na Altura o meu Avô aí residia sendo Natural da mesma,pelo que ouvi dizer, tinha uma Loja de Fazendas(ou roupa).
O nome de meu Pai é Carlos Manuel Traveira Matos,natural da Figueira da Foz.
E onde, Eu também resido.
Agradecido pelo Seu empenho.


Os Meus Cumprimentos.

Joaquim Matos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#335409 | HelenaB | 19 set 2013 16:20 | Em resposta a: #335406

Bom...

Vejamos: Uma D. Maria Maximina e também o seu irmão José De Faria Gouveia casaram com gente de Salgueirais/ Fornos de Algodres... Ela, com António Rodrigues. Ele, com Ana Maria Fragozo. Tiveram uma irmã D. Catarina, que deve ter ficado solteira, um irmão Padre António de Faria, que pode ter tido filhos e um outro irmão João de Faria.

Se conseguirmos os dois, e "cheira-me" que sim, chegar até estes senhores que viveram em meados do século XIX (1850), consigo demonstrar a existência das 4 a 5 gerações ancestrais a eles! E, às tantas, ainda somos primos. Pois também sou Saraiva e Andrade ;), no século XVII/XVIII.

E se a ligação existir, temos António de Gouveia Cabral nesta árvore (Juíz dos Orfãos de Celorico da Beira, Major, Tenente-Coronel, Capitão de Milícias contra as tropas de Napoleão). Tenho encontrado cartas fantásticas onde este próprio descreve/relata a vivência durante o período em que os Ingleses e Portugueses combatiam juntos contra os franceses, assinando por baixo.

Pronto para a pequena cruzada?
Diga-me por favor a data e a freguesia de nascimento da sua mãe Maria de Lurdes Faria Cruz Mendes. Ela foi baptizada? Vou ver o que posso fazer.

Obrigada.

Cumprimentos.
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#337037 | Joaquim Matos | 20 out 2013 19:45 | Em resposta a: #335409

Boa Tarde Ex.ma Senhora Helena.

Pedindo desculpa, por só agora entrar em contacto consigo,através deste Forum,venho então enviar-lhe alguns dados que consegui até à presente data.

-Maria de Lurdes Faria Cruz Mendes (Matos).
-Natural da Freguesia de São Vicente Guarda.
-Nascida a 07 de Março de 1922.Desconheço a data de Baptismo, e qual a Igreja.
-Falecida no Hospital dos Covões, em 15 de Setembro de 1976,e Sepultada em Figueiró da Granja.
Tenho também conhecimento,da existência de uma Quinta em Salgueirais (com o mesmo nome desta)que era de Meus Bisavós,e que em partilhas calhou ao Meu 2º Tio José de Faria,estando ainda em pertença dos Meus 2º Primos.
Esta mesma Quinta, tem uma Capela com o nome, de Nossa Senhora de Lurdes.Foi mandada edificar pelos meus Bisavós,pelo motivo de Minha Mãe sofrer de Epilepsia.
Sei também, que o meu Avô Materno Joaquim Mendes,tinha uma Loja Comercial na Rua Direita (Guarda).
Esperando,que me possa ajudar,com estes novos Dados.

Envio os Meus Respeitosos Cumprimentos.

J Matos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#337051 | Augusto Tavares | 21 out 2013 08:15 | Em resposta a: #335313

Bom dia,

Também eu descendo de Gouveias e Saraivas de Vale de Azares.
A minha 6.ª avó Maria Josefa Saraiva casou em Vale de Azares em 1767. Era filha de António Saraiva e de Jacinta Maria de Gouveia, casados em Vale de Azares em 1738. Neta materna de Manuel Mendes Monteiro e de Mariana da Cruz, filha esta de Lourenço Nunes e de Isabel de Gouveia. E nada mais sei. Todos estes se encontram aqui na base de dados do geneall.
Será que haverá ligação a esta família?
Senhora D. Helena, conhece ligação com os Gouveia Cabral?

Muito obrigado,
Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#337108 | HelenaB | 22 out 2013 17:18 | Em resposta a: #337051

Caro Augusto Tavares,

Que engraçado... Há tanto tempo que procuro informações e colegas com quem trocar impressões sobre esta freguesia! Só neste ano de 2013 conto já com 2 confrades, um outro senhor do MyHeritage e agora o Confrade Augusto Tavares.

Fui verificar o casal que menciona - António Saraiva cc. Jacinta Maria de Gouveia - e este António é irmão do meu Avoengo Bonifácio Saraiva: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2176440

I.e. Os seus 7ºs Avós José Mendes Fraga Barbudo e Maria Saraiva são meus 8ºs Avós. Somos primos!
Do Bonifácio Saraiva, nasce uma bisneta minha Avoenga: Angélica Maria Cabral - http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2242392. Esta ligação/União ainda não a enviei para o moderador.


Quanto aos Gouveia Cabral, ainda não os consigo relacionar nem com os meus Cabrais nem com outros existentes na freguesia, apesar de conhecer bastantes dados. Mas moram no mesmo lugar da Freguesia... Devem ser primos.

Também eu descendo de um Manuel de GOUVEIA Pinto, da Covilhã, que teve descendência na Faia (Guarda) e posteriormente em Vale de Azares e não descubro relação. Falta-me pesquisar mais.

Mas, se reparar, o confrade tem na sua árvore outro nome bastante importante: Alexandre José Pereira de Sampaio, neto do Padre Luís Osório da Silva. Cuja mãe e pai e talvez o próprio estão sepultados dentro da igreja do Soutinho, em Vale de Azares, frente à casa dos meus Bisavós Albuquerque. Tenho cópia do óbito da mãe, escrito pela mão do filho.

Cumps,
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#337113 | HelenaB | 22 out 2013 18:15 | Em resposta a: #337037

Caro Joaquim Matos, ora essa.

Saberá +- quando se casou a sua avó Sara?
Penso que disse que a sua mãe era das mais novas. A mais velha, quantos anos mais tem?

Estas perguntas permitem calcular melhor a data de nascimento de Sara.

Cumps,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#337127 | Augusto Tavares | 23 out 2013 08:03 | Em resposta a: #337108

Cara Helena,

Muito obrigado pelas suas informações.

Afinal é mesmo verdade o que se diz: na Beira somos mesmo todos primos!

Teremos de pesquisar mais para ver de onde vêm estes nossos Gouveias.

Conhece a sepultura desses meus antepassados, na Igreja de Soutinho? Estão mesmo lá? Existe uma lápide? Tem ou pode arranjar uma fotografia? E, já agora, posso pedir-lhe que me envie o dito assento de óbito? tavares1945arrobasapopontopt

Muito obrigado e cordiais saudações,
Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#337439 | HelenaB | 30 out 2013 16:54 | Em resposta a: #337127

Caro Primo Augusto,

Deixo aqui um reparo.
O Descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral foi baptizado como Pedro Álvares de Gouveia.
Mais tarde, após a morte do irmão mais velho, adoptou Cabral como apelido.

info do Wikipedia (pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Álvares_Cabral‎)
Por isso, não confirmo nem desminto.

Mas a verdade é que tenho relacionados Gouveias que mais tarde acrescentaram o Cabral. E ainda não consigo perceber de onde eles descendem. Eram Capitães e usavam o epíteto "D."

Já conseguiu a Monografia de Celorico da Beira?

Cumprimentos!
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#337477 | HelenaB | 31 out 2013 11:56 | Em resposta a: #335406

Caro Joaquim Matos,

Bom dia.
O meu empenho tem a ver com a tentativa de descobrir qual a ligação entre 5 famílias Cabrais que existiram em Vale de Azares. Uma delas é a minha. E só pesquisando é que se percebe...

Já agora digo-lhe quais são as famílias:

"Antunes Cabral" - de onde descendo;
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2178630

"Do Amaral Cabral Saraiva" - descende o Manuel Gervásio do Amaral Paes de Faria;
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2180754

"Osório Cabral" (dos Cabrais antigos) - descende o Confrade Augusto Tavares;
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=280139

"De Gouveia Cabral" (do Capitão António de Gouveia Cabral, Invasões Francesas) - descende o Joaquim Matos!

"Cabral de Albuquerque" (que me cheira serem também Gouveias) - descendem umas senhoras em Lisboa.


Como vê, tenho boas novas para si! Por favor, escreva-me para helenaboia(arroba)gmail(ponto)pt
Já sei por onde descende e na minhas pesquisas antigas tenho muitos mais dados!

Descobri que sou prima do confrade Augusto Tavares e das Cabrais de Albuquerque.
Mas (ainda) não das restantes famílias.

Fico à sua espera.
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#337508 | Joaquim Matos | 31 out 2013 18:34 | Em resposta a: #337477

Carissíma Senhora.

Realmente e, segundo diz, são efectivamente boas novas.Fiquei surpreso e, muito satisfeito, por tão rapidamente ter desvendado este Mistério.
Fico-lhe muito grato, pela sua disponibilidade, e empenho, que sempre demonstrou.
Vou então escrever-lhe, para o endereço que, me enviou.


Os Meus Cumprimentos.

J.Matos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#337536 | HelenaB | 01 nov 2013 11:31 | Em resposta a: #337508

Caro Joaquim Matos,

Para quem já tinha muitos dados foi realmente rápido sim. Não tem que agradecer.
Foi apenas a minha curiosidade de longa data, pois também descendo de Cabrais da mesma freguesia.

Já agora, rectifico: o meu email termina em "gmail.com" e não em "gmail.pt".

Cumprimentos,
HelenaB

Resposta

Link directo:

Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#351132 | Sandra Albuquerque | 12 out 2014 23:19 | Em resposta a: #299285

Boa Noite

Cara Helena Sofia de Albuquerque

Estava a pesquisar sobre a minha família quando verifiquei este site e fiquei muito feliz porque do que relatou a sua família é a minha ( não sei se fica feliz mas eu fiquei muito feliz) gostaria muito de falar consigo e conseguir mais informação sobre a minha família.

O avô do meu Pai era o Artur David de Albuquerque, era um dos irmãos mais novos, quando Samuel David de Albuquerque faleceu o meu Bisavô estava em Luanda a trabalhar no tribunal de lá, quando voltou a Lisboa afastou-se dos irmãos e foi embora de Celorico da Beira para Lisboa foi trabalhar no tribunal de Lisboa como oficial de Justiça.

Meu avô Filho de Artur David Albuquerque ainda teve contacto com a família em Coimbra porque foi estudar Direito para Coimbra e o meu avô ia sempre a uma farmácia que existia em
Coimbra que era de alguém da família.

Ao ler também verifiquei que alguém perguntou se a família era Judaica, Sim a família era judaica por esse motivo todos tinham nomes judaicos.

Se possível gostaria muito falar consigo porque para mim é muito importante falar com alguém da minha família não conheço ninguém porque o meu avô afastou-se dos irmãos devidos problemas de partilhas.

Em suma tenho como provar que pertenço à família tenho documentos escritos pela família e relatos nos jornais que meu bisavô guardava.

Com os melhores cumprimentos

Sandra Albuquerque



Resposta

Link directo:

Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#351209 | HelenaB | 14 out 2014 17:59 | Em resposta a: #299285

Olá, Prima. Boa tarde!

Também estou muito curiosa!
Só agora li este "post"... Durante a tarde respondi-lhe por email ao contacto que me fez via página pessoal.

Sempre era uma família Judaica?? Pensei que fosse só devoção católica... Tem mesmo a certeza?
Tenho Registos de Baptismos tanto do Tio Artur como dos pais, o Avô Samuel e a Avó Rosalina. E do casamento dos avós paternos também.

Fico a aguardar pelo seu mail!

Atentamente,
HelenaB

Resposta

Link directo:

Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#374549 | anglincast | 19 out 2016 14:38 | Em resposta a: #337477

Boa tarde Helena,
Chegou às minhas mãos, muito recentemente, umas notas do meu avô sobre a sua ascendência. Um dos meus trisavôs chamava-se Verissimo Pinto de Gouveia Cabral Casado com Maria José da Costa Pinto, filho de José Pinto de Gouveia Ferreira, neto de Felix Pinto de Gouveia e de Maria Saraiva, todos de Celorico da Beira. José Pinto de Gouveia Ferreira teve dois irmãos: Frei Antonio Pinto de Gouveia Cabral, guardião-mor do convento de Santa Cruz em Coimbra e Maria da Conceição, falecida em Celorico e era sobrinho do Major Cabral, de Celorico.

Por acaso, passou-lhe pelas mãos algum destes nomes?

Desde já, muito obrigada pela atenção.

Teresa Castro

Resposta

Link directo:

Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#375710 | HelenaB | 28 nov 2016 22:37 | Em resposta a: #374549

Boa Noite, Teresa.

Tenho um avoengo chamado Manuel de Gouveia Pinto (*Vila da Covilhã), avô materno de Cristina Antunes (*25-07-1772, Faia, Guarda).

É apenas o que tenho... Não consegui avançar mais nesta linha.

Cumprimentos,
Helena

Resposta

Link directo:

Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#375723 | anglincast | 29 nov 2016 12:57 | Em resposta a: #375710

Muito obrigada, Helena.

Cumprimentos,

Teresa

Resposta

Link directo:

Familia Cabral Faria em Celorico da Beira

#437971 | Hha | 09 dez 2021 11:00 | Em resposta a: #351132

Olá Sandra Albuquerque

depois de ler o que escreveu, chego a conclusão que é minha Sobrinha

Eu sou neto do Artur David Albuquerque

Hugo Albuquerque

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 18:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen