João Pinto de Sousa Coutinho, família Balsemão

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

João Pinto de Sousa Coutinho, família Balsemão

#299408 | motalopes | 10 mar 2012 14:40

Caros confrades

Cumprimentos.

Tenho necessidade urgente de saber onde me posso dirigir para conhecer a data exata de nascimento de um JOÃO PINTO DE
SOUSA COUTINHO,filho de Alexandre Luis Pinto de Sousa Coutinho e de uma senhora de nome JOSEFA MARIA DO ESPIRITO
SANTO,de LEOMIL,terra onde o mesmo nasceu. Tenho a indicação que terá sido em 1728,mas não tenho a certeza disso,pois
pode ter acontecido mais tarde. Sei que muitos assentos de batismo do Bispado de Lamego ainda estão dispersos pelas paró-
quias,o que torna dificil a pesquisa. Não sei se este JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO era um filho legitimo do 10º morgado
de Balsemão ou foi apenasi perfilhado pelo pai. E se foi perfilhado, como parece ter acontecido,quem era dona JOSEFA MARIA
DO ESPIRITO SANTO,que,segundo parece,pertencia à casa do Espirito Santo,em Leomil ?...Não sei se algum dos ilustres con-
frades me pode elucidar ou ajudar a ultrapassar esta dúvida, pelo menos encaminhar-me para o local certo. Como nota com-
plementar posso acrescentar que este João Pinto de Sousa Coutinho foi oficial de infantaria em Valença do Minho,onde casou
e teve geração.Há tambem no ADVCT um assento de batismo de 1794 no qual consta que JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO
e mulher MARGARIDA ANTONIA DA SILVA PEREIRA DE BARBOSA SOARES DA CUNHA,foram padrinhos,por procuração de LUIS
PINTO DE SOUSA COUTINO,na altura Secretário de Estado,e mulher dona CATERINA MICAELA DE SOUSA CÉSAR DE LENCAS-
TRE,de Catarina Luisa,filha de D. Luis Guterres,sargento-mor do regimento da Praça de Valença. Grato por todo o apoio que
me possa ser prestado para resolver este enigma que tento resolver há cerca de um ano.

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299415 | f4b2 | 10 mar 2012 17:14 | Em resposta a: #299408

Caro Confrade

Não deve ter qualquer relação com o que pretende,mas entretanto deixo-lhe este nome,cito livro militar de 1822:

- MANOEL de AZEVEDO de SOUSA COUTINHO - Major do Regimento de Milicias de Vizeu,fez duas Campanhas durante as invasões Francesas,e foi duas vezes condecorado por D.João VI.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299416 | Menarue | 10 mar 2012 17:22 | Em resposta a: #299415

Joao Pinto, filho natural legitimado; teve o foro de Fidalgo Cavalleiro e foi Cavalleiro do Habito de Christo; Alferes do exercito do Estado da India (Decreto Maio de 1748.

Fonte. Familia Titulares e Grandes de Portugal Pagina 208.

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299419 | motalopes | 10 mar 2012 18:00 | Em resposta a: #299415

Prezado confrade F4B2


Agradeço a atenção que lhe mereceu este meu pedido e,embora aparentemente não esteja relacionado com o que
pretendo, não deixa de ser para mim uma informação preciosa, por se tratar, certamente, de um parente de quem
vou tentar saber algo mais.

Cumprimentos

Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299421 | motalopes | 10 mar 2012 18:32 | Em resposta a: #299416

Prezado confrade MENARUE


Grato pela sua preciosa informação. Tenho a certeza que diz respeito ao meu tetravô paterno, pois sei que embarcou
para a India a bordo da Caravela Monte Alegre,e servido naquele Estado por espaço de sete anos,oito meses e quinze
dias, donde regressou a 7 de janeiro de 1757, conforme um alvará com salva de D.Maria I, datado de 23 de Junho de
1781, que tenho em meu poder. Desconhecia, no entanto, os pormenores (importantissimos) de que me dá noticia na
sua mensagem. Bem haja prezado confrade pela atenção que lhe mereceu este meu pedido.

Cumprimentos
Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299424 | Menarue | 10 mar 2012 19:29 | Em resposta a: #299421

I am glad I could be of help. I am sorry but I only write in English. My husband is a direct descendant of the 1st Visconde de Balsemao and his wife Catharina Michaela.
There is nothing more written about Joao Pinto in the books I have, no dates or anything else.
Regards,
Menarue (Maureen)

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299457 | ant.perestrelo | 11 mar 2012 00:17 | Em resposta a: #299408

Caro Mota Lopes,

Tenho este Luís Pinto de Sousa Carvalho, que segundo o assento de baptismo de uma neta aparece com os apelidos Pinto de Sousa da Silveira Balsemão

Tenente LUÍS PINTO DE SOUSA CARVALHO , da vila de Fontelo, filho de João Morais Osório/José Pereira de Morais e D. Ana Josefa de Sousa, ele de Fontelo, Bispado de Lamego e ela natural da Granja, termo de Lamego. Nasceu cerca de 1786.Casou em Castelo de Vide em 1817 com D.Rosa Carolina Mouzinho da Silveira. Os descendentes usaram Pinto de Sousa.

Não sei se terá alguma coisa a ver com os Balsemão.

Cumprimentos

António perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299473 | motalopes | 11 mar 2012 10:55 | Em resposta a: #299457

Caro Ant. Perestrelo

Cumprimentos.

Grato pela atenção que dispensou a este tópico e a informação que me deu.À primeira vista poderá parecer que
não terá uma relação direta ou indireta com este assunto, mas a verdade é que só a ocasião e o tempo poderão
dizer se sim ou não.O JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,de quem procuro obter algumas informações mais,era
natural de Leomil,bispado de Lamego,hoje uma freguesia de Moimenta da Beira,e foi o meu tetravô paterno. Um
apontamento que guardo do meu pai diz que ele terá nascido por volta de 1728 (?). Para mim é importantissimo
conhecer a data exata em que isso terá acontecido,para então procurar o seu assento paroquial de batismo,que
não será fácil de encontrar,pois tenho noticias de que os livros não estão concentrados no Arquivo Distrital de
Viseu,mas sim espalhados ainda por dioceses e,creio,os Bispados da Guarda e Lamego. Não sei se será verdade,
esta é uma das perguntas que desejaria ver respondida por alguem que frequente o fórum e tenha a bondade de
responder.
Outra das questões é a sua filiação. Tenho em meu poder documentos que comprovam que ele foi filho de um
morgado de BALSEMÃO. O pai chamou-se ALEXANDRE LUIS PINTO DE SOUSA COUTINHO. Foi um filho ( ou um
dos filhos ) naturais dele, mas que terá sido, posteriormente, legitimado, ou pelo casamento dos pais ou, então,
perfilhado. Sobre esta questão tenho já um comentário elucidativo enviado pelo prezado confrade MENARUE,que
teve a gentileza de me enviar de Inglaterra um pequeno extrato que encontrou (e lhe corresponde)na obra
FAMILIA TITULARES E GRANDES DE PORTUGAL,página 208, onde se lê : " JOÃO PINTO, filho natural legitimado;
teve o foro de fidalgo cavaleiro e foi cavaleiro do hábito de Cristo. Alferes do Estado da India (Decreto de Maio de
1748)." -Na verdade, um ALVARÁ COM SALVA DE D. MARIA I,RAINHA DE PORTUGAL, emitido em Lisboa a 23 de
Junho de 1781, que tenho em meu poder, diz que JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,natural de Leomil,bispado
de Lamego,filho natural de ALEXANDRE LUIS PINTO DE SOUSA, e neto de LUIS PINTO DE SOUSA, embarcou para
a India na Caravela Monte Alegre, onde serviu pelo espaço de sete anos,oito meses e quinze dias,donde regressou
em Janeiro de 1757 (etc).
Mas quem era a mãe deste JOÃO PINTO?...Se foi legitimado pelo casamento dos pais seria Dª JOSEFA MARIANA
MADALENA PEREIRA COUTINHO DE VILHENA ( pelo menos é o que aparece na ficha do "geneall"). No entanto
nos assentos de batismo dos filhos dele com dona Margarida Antónia da Silva Pereira de Barbosa Soares da Cunha,
de Valença do Minho,onde ele prestava serviço militar e casou, o nome dos avós paternos que constam desses
assentos são o de ALEXANDRE LUIS PINTO DE SOUSA COUTINHO e dona JOSEFA MARIA DO ESPIRITO SANTO,
natural de Leomil,bispado de Lamego. Alguem me disse que o nome desta senhora vinha assim escrito( com os
apelidos ESPIRITO SANTO) por pertencer à casa desse nome,em Leomil (?). Esta é outra das questões para a
qual eu gostaria de ter uma resposta concreta.
É esta,pois,parte da História do JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO que estou a tentar desvendar: Saber a data
exata do seu nascimento,o local onde poderei requerer o assento do seu batismo,e confirmar a sua filiação.
Reterando os meus cumprimentos
atentamente
Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299475 | motalopes | 11 mar 2012 11:42 | Em resposta a: #299424

Esteemed Menarue


Thanks a lot for your short but very important notice you sent me yesterday, but I saw it only this morning.

Regards

Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299478 | PESOCO | 11 mar 2012 12:05 | Em resposta a: #299475

Prezado Francisco da Mota Lopes,

Em contactos havidos há cerca de um ano, tive o prazer de lhe enviar cópia das folhas do documento ""RESENHA DAS FAMILIAS TITULARES E GRANDES DE PORTUGAL" onde consta o mencionado João Pinto.

Caso assim o pretenda, poderei enviar-lhe novamente, com todo o prazer.


Com os melhores cumprimentos,

Pedro Pinto de Sousa Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299487 | motalopes | 11 mar 2012 13:46 | Em resposta a: #299478

Prezado Pedro Pinto de Sousa Coutinho

Cumprimentos

Recordo-me bem dos contactos que tive com o meu ilustre confrade o ano passado,mas sinceramente não me
lembro de ter recebido qualquer cópia das folhas desse documento " RESENHA DAS FAMILIAS TITULARES E
GRANDES DE PORTUGAL". Fico-lhe então muito grato se me puder enviar cópia das folhas desse documento,
onde consta o mencionado JOÃO PINTO.
Reiterando os meus cumprimentos e ao seu inteiro dispor
Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299488 | Menarue | 11 mar 2012 13:46 | Em resposta a: #299473

Usually a child stated as "natural" means that neither the parents were married at the time of the child's birth or that there was no impediment to their getting married, whereas an illegitimate child was when, through law or some other impediment, the parents were not able to marry.
I have the feeling that Joao Pinto was born before the marriage of Alexandre Luis, as he was referred to as "natural". As has happened often with men of noble birth they "perfilhou" the child and give it the family name. Off hand I can't remember whether there is in Leomil any house called Espirito Santo. Perhaps one of the distant cousins who has written answers above will be able to answer that. Even in my husband's great-grandfather's time there was a child by a servant who was always referred to(as was only correct) as aunt, in her case she was illegitimate as her father was married to my husband's great-grandmother, there was an ancestress from another side of the family who was given as the natural daughter of a Bishop and was his heiress as she had been born before he took orders. This was so common that it could be the answer.
Menarue

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299491 | PESOCO | 11 mar 2012 14:02 | Em resposta a: #299487

Prezado Francisco da Costa Lopes,

Com todo o prazer vou enviar-lhe as referidas cópias, via e-mail.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Pinto de Sousa Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299500 | motalopes | 11 mar 2012 15:43 | Em resposta a: #299491

Prezado confrade Pedro Pinto de Sousa Coutinho

Cumprimentos



Na verdade constatei agora que não me apercebi que me tinha enviado via e-mail, a 24 de Março do ano
passado, as cópias que agora me reenviou. Não compreendo como isso sucedeu, por isso agradeço que o
tenha feito novamente hoje,e peço-lhe imensa desculpa dessa minha involuntária desatenção.Como deve
ter percebido,pela leitura das várias mensagens que constam deste tópico, ontem recebi, vinda da nossa
estimada confreira MENARUE, que se encontra em Inglaterra, uma nota sobre o JOÃO PINTO (DE SOUSA
COUTINHO), e hoje, noutra mensagem (escrita em inglês) dá-me a sua versão ( que era a do meu paii )
sobre a paternidade desse meu tetravô. Já agora, não querendo abusar da sua bondade, pergunto-lhe se
sabe onde posso requerer a passagem de uma fotocópia, não certificada, do assento de batismo do JOÃO
PINTO DE SOUSA COUTINHO, pois não faço ideia onde se encontra arquivado o respectivo livro de assen-
tos paroquiais. Julgo ( a fazer fé pelos apontamentos de familia que o meu pai me deixou ) que o ano de
nascimento dele foi o de 1728(?).
Se alguem estiver interessado neste ramo familiar da familia PINTO DE SOUSA posso fornecer dados dela.
Reiterando os meus cumprimentos,e agradecimentos, e sempre à sua inteira disposição

Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299502 | PESOCO | 11 mar 2012 16:00 | Em resposta a: #299500

Prezado Francisco da Mota Lopes,

Lamento não poder responder às suas pretensões, por desconhecimento.
Faço votos para que as suas pretensões venham, de algum mmodo, a ser correspondidas, e que possa vir a compartilhá-las.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Pinto de Sousa Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299531 | Nelita | 11 mar 2012 21:35 | Em resposta a: #299473

Caro Confrade:

"Das aventuras amorosas do morgado, Alexandre Luís, em solteiro, nasceram pelo menos 2 meninas.

...Em Leomil, depois do casamento, o morgado teve pelo menos outro filho natural, de Josefa Maria, baptizado com o nome de João, em Janeiro de 1733.

in História do Bispado e Cidade de Lamego, vol. V, p. 550.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299532 | Nelita | 11 mar 2012 21:36 | Em resposta a: #299473

Caro Confrade:

"Das aventuras amorosas do morgado, Alexandre Luís, em solteiro, nasceram pelo menos 2 meninas.

...Em Leomil, depois do casamento, o morgado teve pelo menos outro filho natural, de Josefa Maria, baptizado com o nome de João, em Janeiro de 1733.

in História do Bispado e Cidade de Lamego, vol. V, p. 550.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299554 | Menarue | 12 mar 2012 06:42 | Em resposta a: #299532

Interesting, then Joao was not "filho natural" but it will be of interest to Motalopes to find that that he was baptised and most probably born in January 1733. I wonder if the descendants of the two girls will appear.
Menarue

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299557 | motalopes | 12 mar 2012 09:56 | Em resposta a: #299531

Cara Confreira Nelita

Cumprimentos


Grato pela curiosissima mensagem que me enviou. Como deve ter percebido estou vivamente interessado em saber
a verdadeira paternidade do meu tetravô JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO que, segundo uns apontamentos que o
meu pai me deixou, terá nascido no ano de 1728 em Leomil, e era filho de ALEXANDRE LUIS PINTO DE SOUSA COU-
TINHO e dona JOSEFA MARIA DO ESPIRITO SANTO. Pelo menos são estes os nomes dos avós paternos que constam
dos assentos paroquiais de batismo dos filhos do JOÃO PINTO,todos nascidos em Valença do Minho.
No último sábado,correspondendo ao meu apelo, recebi da nossa ilustre confreira MENARUE, um apontamento muito
interessante, extraído do livro " Familias Titulares e Grandes de Portugal" que diz respeito ao JOÃO PINTO e reza as-
sim: FILHO NATURAL LEGITIMADO; TEVE O FORO DE FIDALGO CAVALEIRO E FOI CAVALEIRO DO HÁBITO DE CRIS -
TO. ALFERES DO ESTADO DA INDIA ( Decreto de Maio de 1748 ). Depois de me ter enviado esta mensagem a citada
confreira MENARUE, que é inglesa, teve a gentileza de me enviar uma outra,escrita na sua lingua,na qual,de um mo-
do muito simples e correto, me transmitiu as diferenças juridicas entre FILHO NATURAL e PERFILHADO. Aqui reside a
questão. Não há qualquer dúvida que o pai foi o ALEXANDRE LUIS PINTO DE SOUSA COUTINHO, pois há vários docu-
mentos que o provam,mas quem era então a mãe? Se era filho natural é porque os pais, na altura em que foi conce-
bido, eram solteiros,e, juridicamente, nada os impedia de casar, daí o termo "NATURAL". No apontamento que recebi
da nossa confreira MENARUE consta a expressão "NATURAL LEGITIMADO",o que faz supor que foi legitimado pelo ca-
samento dos pais. Entretanto a mensagem que a NELITA me enviou tem outro sentido, uma versão diferente,pois fa-
la de um JOÃO PINTO nascido e batizado em Janeiro de1733, filho de uma dona JOSEFA MARIA,mas fruto de 1 aven-
tura amorosa já depois do morgado estar casado,creio que com dona Josefa Mariana Madalena Pereira Coutinho.Se é
assim,como diz, e essa versão na verdade está correcta,então ele só poderia ter sido PERFILHADO.
Não sei se a minha cara confreira Nelita poderá acrescentar mais alguns pormenores alem daqueles que me deu. Se-
ria ótimo.
Não conheço esse livro, História do Bispado e Cidade de Lamego, deve contar muitas e bem interessantes.
Já agora cara confreira,acaso me pode dizer onde poderei requerer uma fotocópia do assento de batismo desse JOÃO
PINTO,nascido em 1735, pois poderá ser o mesmo que o meu pai calculou (sem ter a certeza) que nasceu em 1728 ?
Li que os livros paroquiais desse Bispado estão dispersos ainda pelas paróquias e o próprio bispado de Lamego, o que
não ajuda muito às pesquisas. Se me puder dizer alguma coisa sobre isso,agradecia.
Uma última questão,se me permite,pois é crucial sabê-lo: Tem conhecimento de elementos genealógicos dessa Josefa
Maria,mãe desse João?...Não serão os seus apelidos de familia ESPIRITO SANTO ?...Onde nasceu ? De quem era filha,
onde viveu?...
Grato pela atenção que dispensou ao assunto e os elementos que forneceu para apurar a verdadeira paternidade des-
te JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO.
Reiterando os meus cumprimentos,muito atentamente,e com votos de uma boa semana

Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299566 | motalopes | 12 mar 2012 11:21 | Em resposta a: #299488

Esteemed Menarue

Thank you so much for the correct explanation in plain terms of the difference between " natural son " and " affiliated."
This is the question. By the kindly note of the "Familias Titulares e Grandes de Portugal,"you sent me,JOÃO PINTO ( DE
SOUSA COUTINHO ) was a "natural son," but I received other message ( NELITA) where she says that he was borned
after the marriage of the father,1735 ?!....

The godfather and godmother of the eldest son of JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO (borned 18 May 1775 in Valença
do Minho) were FREDERICO CÉSAR PINTO DE SOUSA COUTINHO and MARIANA DELFINA PINTO DE SOUSA COUTINHO.
Do you know somethig about these names?...

Regards

Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299572 | roz | 12 mar 2012 12:06 | Em resposta a: #299557

Caro Francisco

Para as datas que pretende, os registos estao na Camera Eclesiastica de Lamego e sugiro que contacte o sempre prestavel Sr. Henrique Eira que toma conta de esse Arquivo. Tel. (00351) - 254 612147. Tende a ter resultados mais rapidos pelo telefone do que por email e por isso a minha sugestao.

Boa sorte com as pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299575 | motalopes | 12 mar 2012 13:11 | Em resposta a: #299572

Cara Rosario

Cumprimentos

Gratissimo pela sua preciosa informação. Vou tentar contactá-lo esta tarde. Espero ter sorte. Há muito
que ansiava essa oportunidade,mas sinceramente não sabia onde me dirigir. Obrigado pelos votos que
me dirigiu. Logo consiga resolver este problema dar-lhe-ei nota disso.


Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299579 | Nelita | 12 mar 2012 15:28 | Em resposta a: #299557

Caro Francisco:

Pela data suponho que o registo de baptismo de João Pinto deve estar no Arquivo Episcopal de Lamego. Segundo M. Gonçalves da Costa, que escreveu a obra citada, deve ser o que procura. Da mãe diz muito pouco e crei que não será oriunda da Casa do Espírito Santo, pois me parece não consta da genealogia da casa.
Mas, vou enviar mais alguns dados que certamente permitir-lhe-ão localizar algumas fontes.

"O morgado de Balsemão, Luís Pinto de Sousa Coutinho ligou-se pelos laços de matrimónio, em Tões, com D. Maria Luísa da Fonseca e Vasconcelos, filha de Tristão Cardoso de Lucena e 3ª neta de Gonçalo Luís, de Figueira, facto em que se fundamentou para poder habilitar-se a sucessora na administração do morgado de Cepões. O casal ficou a residir em Tões, onde lhe nasceram os seguintes filhos: João, baptizado a 17 de Maio de 1682; Alexandre Luís, a 21 de Setembro de 1684, tendo prsidido ao acto o cónego magistral Alexandre Pereira Pinto e assinando como padrinho o bispo D. Fr. Luís da Silva; D. Clara, a 15 de Abril de 1687, Padrinhos Miguel Álvaro Pinto da Fonseca, de Lamego, e Àlvaro Pinto, de Balsemão. Foram ainda pais de outo filho, de nome Manuel, e de D. Maria Teresa Luísa de Sousa Vilhena, que aos 24 de Setembro de 1698, na capela da Senhora da Expectação da quinta da Torre, pertencente a seu pai, recebeu por esposo a Manuel de Sousa da Silva Meneses, do Paço de Leiros, em S. Martinho de Rouzinhos, Porto. Luís Pinto de Sousa Coutinho (ou Sousa Cochofel) foi capitão-mor do concelho

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299583 | Nelita | 12 mar 2012 16:19 | Em resposta a: #299579

Cont.

O herdeiro, Alexandre Luís Pinto de Sousa Coutinho, contava 6 anos quando serviu pela 1ª vez de padrinho, em Outubro de 1690, e recebeu por esposa, antes de Outubro de 1724, D. Josefa Maria ;adalena Pereira Coutinho de Vilhena, filha de José de Sá Coutinho e de D. Josefa de Moura Coutinho, da Casa de Leomil onde o novo casal ficou a morar, acabando por fixar-se definitamente na quinta de Balsemão. Dos filhos legítimos podemos mencionar José, baptizado em Leomil, a 30 de Agosto de 1733, padrinhos o marquês de Marialva, D. Diogo de Noronha, e Gonçalo Vaz Pinto, de Lamego. Ainda o encontramos na qualidade de herdeiro presuntivo, em Fevereiro de 1739, ao servir de padrinho juntamente com sua irmã D. Maria Luísa. O sucessor viria a ser, contudo, Luís Pinto de Sousa Coutinho, também nascido em Leomil, no dia 6 e baptizado a 27 de Novembro de 1735, com o nome de Luís António, apadrinhado por Fr. Martinho Vaz Pinto de Vilhena (ou de Sousa), comendador de Moura Morta. Outros filhos: D. Mariana Delfina, moradora em Tões, em 1745, madrinha juntamente com seu irmão Luís, em 1765 e 1767; D. Isabel, baptizada na sé de Lamego, a 14 de Julho de 1738, padrinho o Dr. Diogo da Fonseca Pinto, desembargador dos agravos de Lisboa, e D. Maria Caetana de Távora, dama do Paço; Mateus Luís Pinto, referenciado em 1751 quando assinou, na sé, como testemunha de casamento, juntamente com sua mãe.
Das aventuras amorosas do morgado Alexandre Luís, em solteiro, nasceram pelo menos 2 meninas. Uma, de nome Leonor, filha de Domingas Cardosa, recebeu as águas de baptismo, em Dezembro de 1710, tocando-lhe como madrinha a tia, D. Maria de Vilhena. A outra, D. Maria Teresa de Sousa, veio a casar, em Tões, a 21 de Abril de 1735, com o alfaiate Luís Pinto, filho de Maria da Silva e neto do cristão-novo Miguel Dias, motivo por que tanto ele como a mãe foram "penitenciados" para este matrimónio. O primeiro filho foi um rapaz, baptzado em Janeiro de 1746 com o nome de Luís Pinto, apadrinhado pelos tios maternos Fr. Luís Pinto Coutinho e D. Josefa Maria.
Em Leomil, depois do casamento, o morgado teve pelo menos outro filho natural, de Josefa Maria, baptizado com o nome de João, em Janeiro de 1733. Mas foi na casa de Balsemão que no mês de Setembro do ano seguinte, ele fez património de prédios situados na Rua Direita da cidade, a um sobrinho (Viseu: Notários cits., 418/77, f. 150) a 10 de Setembro de1737, mandou trasladar o tombo dos bens dexados pelo bispo D. Afonso Pires; em Novembro de 1740, outorgou diversos prazos em Valdigem, e a 11 de Abril de 1742, assinou uma escritura de compra (Ib, mº 1, ff. 94, 156 v, ss. Como seu pai, Alexandre Luís foi capitão-mor do concelho e ainda vivia em 1758)
...

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299585 | motalopes | 12 mar 2012 16:52 | Em resposta a: #299579

Cara Nelita

Grato pela gentileza que teve em enviar-me estes interessantissimos dados. O ALEXANDRE LUIS, filho de
Luis Pinto de Sousa Coutinho e de dona Maria Luisa da Fonseca Vasconcelos,foi o pai do JOÃO PINTO DE
SOUSA COUTINHO, que foi o meu tetravô paterno. Sei que embarcou de muito novo para a India, Março
de 1749, onde permaneceu mais de 7 anos. Depois desse regresso foi colocado em Valença do Minho,onde
prestou serviço militar e comandou, com o posto de capitão,uma das 3 companhias novas que D. José
ali mandou levantar. Casou lá com uma senhora de nome Margarida Antónia da Silva Pereira de Barbosa
Soares da Cunha,cuja descendencia vem do matrimónio de D. Sancho Nunes de Barbosa com dona Sancha
Henriques,infanta de Portugal,irmã de D. Afonso Henriques. O João Pinto de Sousa Coutinho, já depois de
velho,foi governador da Praça de Caminha. Do seu matrimónio com dona Margarida Antónia nasceram, pelo
menos, os seguintes filhos: ALEXANDRE LUIS PINTO DE SOUSA,1775, FRANCISCO PINTO DE SOUSA,1777,
JOÃO LUIS PINTO DE SOUSA,1780,LUIS PINTO DE SOUSA,1782, MARIA DELFINA PINTO DE SOUSA,1786,e
ANTÓNIO APOLIDORO,1789. Tenho todos estes assentos de batismo. Em todos eles constam os nomes dos
avós paternos, que foram ALEXANDRE LUIS PINTO DE SOUSA COUTINHO e DONA JOSEFA MARIA DO
ESPIRITO SANTO. O avô deles foi fácil de descobrir,agora a Josefa Maria tem sido mais dificil. Francamente
não sei se na verdade existiu a CASA DO ESPIRITO SANTO,e se existiu não faço a minima ideia onde foi.

Quanto ao assento de batismo,hoje mesmo,cerca das 14,45, telefonei para a Camara Eclesiastica de Lamego,
e falei com um senhor de nome HENRIQUE EIRA. Foi muito amável. Disse-me que os assentos estão a ser
digitalizados para serem colocados na "net". Entretanto, como falava de Braga, pediu-me os dados dele e
dos pais, bem como o ano de nascimento, e ficou de me dizer alguma coisa na sexta feira. Quem me sugeriu
fazer isto foi a nossa prezada confreira Rosário. Espero tenha sorte e saiba alguma coisa. Se ele encontrar o
assento,possivelmente ficarei a saber quem foram os pais da tal dona JOSEFA MARIA DO ESPIRITO SANTO.

Estou-lhe muito grato, cara Nelita, pela preciosa ajuda e pela importância das mensagens que me enviou.
Se vier a saber algo mais sobre este assunto agradeço que me comunique e,entretanto, se tiver novidades
depois do meu contacto na sexta feira com Lamego terei muito prazer em dar-lhe conta de que consegui.

Atentamente e ao dispor

Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299586 | Nelita | 12 mar 2012 17:14 | Em resposta a: #299585

Caro Francisco:

O Sr. Henrique Eiras, que conheço é muito simpático. Certamnte que encontrará o registo. Claro que gostava de saber, pois se a localizar na família de Leomil talvez lhe encontre mais alguma informação.
Os morgados de Balsemão estavam ligados a famílias de Trevões e Várzeas de Trevões que estudo.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299588 | motalopes | 12 mar 2012 17:34 | Em resposta a: #299586

Cara Nelita


Foi essa, na verdade, a impressão com que fiquei tambem dele. Estou esperançado em ter noticias.
De qualquer forma,sejam ou não positivas, dar-lhe-ei conta dessa pesquisa, e felicito-a pelo estudo
que está a levar a cabo dessas familias de que fala.

Cumprimentos

Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299660 | motalopes | 13 mar 2012 10:13 | Em resposta a: #299583

Cara Nelita


Estive hoje a ler mais atentamente esta segunda parte da interessantissima descrição deste "pedacinho"
da obra "Histórias do Bispado e da cidade de Lamego," que teve a bondade de me enviar, e notei uma
coisa que me chamou a atenção: o ALEXANDRE LUIS PINTO DE SOUSA COUTINHO foi pai, alem de outros,
de uma "MARIANA DELFINA,moradora em Tões,em 1745,madrinha juntamente com o seu irmão Luis em,
1765 e 1767 ..."-conforme assim consta deste artigo. Pois bem,essa senhora foi madrinha de batismo do
filho mais velho de JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,pelo menos assim parece pelo assento paroquial de
batismo,que transcrevo:

ALEXAMDRE LUIS, nasceu a 18 de Maio de 1775 e foi batizado 24 do dito mês e
ano, na freguesia de Santo Estevão, da Vila de Valença do Minho, filho de João Pinto de Sousa Coutinho,
capitão de infantaria da Praça de Valença, natural de Leomil, bispado de Lamego, e de dona Margarida
Antónia da Silva Pereira de Barbosa Soares da Cunha: neto paterno de Alexandre Luis Pinto de Sousa Coutinho,
natural da Sé,Lamego e de dona Josefa Maria do Espirito Santo,tambem natural de Leomil; e materno do
doutor João da Silva Pereira, natural de São Pedro da Tôrre,termo de Valença,e de dona Catarina Luisa Pereira
da Cunha de Barbosa Soares ,natural da freguesia da Cunha,concelho de Paredes de Coura. Foram padrinhos,
FREDERICO CÉSAR PINTO DE SOUSA COUTINHO e dona MARIANA DELFINA PINTO DE SOUSA COUTINHO.

Tenho para mim que esta Dª MARIANA DELFINA era filha do morgado de Balsemão, portanto tia do batizado,
O Frederico,pelos apelidos é da familia,mas não sei é qual será o seu grau de parentesco em relação aos outros
Será irmão da Mariana ? Filho ou sobrinho dela?...Não faço ideia.

Outra curiosidade,mas essa nada tem a ver com a descrição que a Nelita me enviou, é que tempos atrás descobri
outro JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO, mais novo que o meu tetravô. Convencido que poderia ser seu filho,
até porque o meu pai cita-o num apontamento de familia que me deixou, como tendo sido um dos filhos dele,
e oficial de artilharia,como os demais,pedi ao Arquivo Histórico militar fotocópia do seu processo.Mas não! Apesar
da escassez dos elementos biográficos,consta na folha semestral referida ao 2º semestre de 1830 do Regimento
de Caçadores da Beira alta,que o major João Pinto de Sousa Coutinho era natural de Lamego e tinha nesse ano
33 anos de idade. Feita a diferença terá nascido em 1797. Este oficial fez parte do " Exercito do Brasil", para onde
embarcou fazendo parte da expedição que se chamou de " Divisão de Voluntários de El-rei D, João VI",destinada
a comAcho que bater naquela colónia. No processo militar consta uma petição sua,digido ao Rei,nestes termos: SENHOR,diz
João Pinto de Sousa Coutinho,capitão,ajudante de ordens do Marechal de Campo e Governador do Maranhão, que
achando-se à muitos anos longe da sua familia,tendo chegado à pouco do Brasil, deseja ir agora à cidade de
Lamego, lugar do seu nascimento, por cujo motivo pede a Vossa Magestade haja por bem permitir que o suplicante
vá ali esperar o seu novo destino".
Não sei de quem é filho este JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO, certamente de um dos outros filhos do Alexandre
Luis Pinto de Sousa Coutinho, mas não do JOÃO PINTO,meu tetravô, pois o filho mais novo dele nasceu em 1789,
e este João Pinto, que regressou do Brasil por volta de 1822(a data da sua petição ao Rei é de 18 de Maio desse ano)
nasceu em 1789,mas em Lamego.

Pode ser que algum dos nossos ilustres confrades possa ( eventualmente ) dar uma ajuda. Nas fichas do geneall.net
a única referência a um individuo com esse nome é a dum filho de Vasco Pinto de Sousa Coutinho,4º Visconde de
Balsemão, e dona Maria da Penha Perestrelo da Costa de Sousa de Macedo, mas esse é bastante mais recente no
tempo (1841) e faleceu poucos dias após o nascimento

Parece-me que há muita coisa ainda para esclarecer relativamente a esta familia, ou(pelo menos) alguns ramos dela,
por isso a felicitei ontem pelo estudo que a Nelita vem desenvolvendo.

Cumprimentos
Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299662 | motalopes | 13 mar 2012 10:29 | Em resposta a: #299575

Cara Rosario

Já tive o prazer de falar com o senhor Henrique Eira. Foi de grande amabilidade para comigo, Começou
no entanto por me dizer que os assentos não se encontram de momento no seu local de trabalho, pois
foram transferidos a fim de serem digitalizados e colocados na net. Pelo menos alguns dos confrades
ficarão por certo contentes com esta noticia. Entretanto, como eu estava a falar de longe, tomou nota
dos elementos relativos ao JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO e ficou de me dizer algo do resultado da
pesquisa na próxima sexta feira. Queira Deus que tenha novidades para mim,pois há já muito tempo
que persigo essa informação.
Muito obrigado,uma vez mais,pela preciosa ajuda que me deu. Logo tenha novidades dar-lhe-ei disso
conta.

Cumprimentos

Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299694 | Nelita | 13 mar 2012 15:55 | Em resposta a: #299588

Caro Francisco:

Vou tentar encontrar esse outro João.

Para já não sei se tem estas informações:

JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO, natural de Leomil, filho natural de Alexandre Luís Pinto de Sousa, Fidalgo Cavaleiro, com 1$53 réis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia, que por seu pai lhe pertence, por Alvará de 31-03-1749 com a condição de ir à Índia que satisfez, passando-se-lhe Alvará com salva em 23-6-1781 (fls. 69)

JOÃO PINTO DE SOUSA, natural de Valença do Minho, filho de João Pinto de Sousa Coutinho, Fidalgo Cavaleiro, neto de Alexandre Luís Pinto de Sousa, Fidalgo Cavaleiro, com 1$153 réis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia, que por seu pai lhe pertence. Em 3-9-1788 (fls. 94 vº)

ALEXANDRE LUÌS PINTO DE SOUSA, irmão do anterior, natural de Valença do Minho...(igual)

LÙÍS PINTO DE SOUSA, irmão do Anterior, natural de Valença do Minho...(igual)

in Mordomia-Mor da Casa Real, de Nuno Gonçalo Pereira Borrego, Tomo I, p. 346, 451

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299708 | motalopes | 13 mar 2012 18:27 | Em resposta a: #299694

Cara Nelita:

Gratissimo lhe estou, não só pelas sempre preciosas noticias que me tem enviado mas tambem pelo ânimo
que me tem transmitido, pois já me sentia a desanimar do processo. Bem haja!...

Quanto ao JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO (pai). Eu tenho em meu poder esse Alvará com salva datado
de 23-6-1781,e assinado pela raínha D. Maria I, onde, de facto, consta aquilo que me transmitiu.

Quanto aos três filhos mencionados:

JOÃO PINTO DE SOUSA(que no assento paroquial tem o nome de JOÃO LUIS), o ALEXANDRE LUIS e o LUIS
PINTO DE SOUSA ( que foi o meu trisavô paterno ),sabia, por um apontamento de familia que o meu pai nos
deixou, que foram os três oficiais de artilharia, mas desconhecia em absoluto que eram fidalgos cavaleiros,
como me deu nota.por isso gostei muito dessa informação.

Sim,o outro JOÃO PINTO, de que lhe falei, deixou-me intrigado, Gostava realmente de poder vir a saber quem
foram os seus pais.
Reiterando os meus agradecimentos,pelas importantissimas informações que me tem feito chegar e a atençao
que tem dispensado a este assunto,subscrevo-me

muito atentamente
Francisco da Mota Lopes



ALEXANDRE LUIS PINT

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299856 | motalopes | 15 mar 2012 10:16 | Em resposta a: #299694

Cara Nelita

Cumprimentos

Porque a minha prezada confreira é uma estudiosa da familia, e gosta destes assuntos,resolvi transcrever o ALVARÁ COM
SALVA DE D. MARIA I,RAINHA DE PORTUGAL, que, como lhe havia dito,é um dos que tenho em meu poder e se referem
ao JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,escrito,naturalmente,com a grafia atual:

Eu, a Raínha, faço saber a vós, D. Tomás de Lima Vasconcelos da Silva, Visconde de Vila Nova de Cerveira, do meu
concelho,Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino, e que serviu de meu Mordomo-Mor: que JOÃO PINTO
de SOUSA COTINHO, natural de Leomil, Bispado de Lamego, filho natural de ALEXANDRE LUIS PINTO DE SOUSA, Fidalgo
de minha Casa, e neto de LUIS PINTO DE SOUSA COUTINHO, me apresentou que eu lhe fizera mercê de o tomar no
mesmo Fôro de Fidalgo dela com mil cento e três reis e dois ceitis de moradia por mês de Fidalgo Cavaleiro, e um alqueire
de cevada por dia, pago segundo ordenança, que era o Fôro, e moradia, que ordinariamente lhe pertencia pelo dito seu
pai,descontada a terça parte de Fidalgo Escudeiro, por ter mil e seiscentos de Fidalgo Cavaleiro, e que iria este ano à India,
para a dita Mercê haver efeito, tudo por alvará de 31 de Março do ano de mil setecentos e quarenta e nove, registado nos
Livros do Registo Geral das Mercês,como constou da certidão do seu assento que, por dele haver perdido o alvará original
do dito Fôro,lhe mandasse passar outro com Salva para o seu titulo; e porquanto com efeito tinha ido à India, no referido
ano, na Nau Nossa Senhora do Monte Alegre, e servido naquele Estado por espaço de sete anos,oito meses e quinze dias,
como se mostrava de uma Fé de Oficios ,dada em Gôa a sete de Janeiro de mil setecentos e cincoenta e sete, e esperava
da minha Real Grandeza lhe houvesse por satisfeita a condição de ir à India;o que tudo por mim visto com seu
requerimento, hei por bem e mando a dia Mercê se cumpra,como lhe havia feito e neste se contem,que se registará em
seu titulo com as ditas declarações,cá de ter satisfeito a condição da India;pondo-se para isso as verbas necessárias.
Lisboa vinte e três de Junho de mil setecentos e oitenta e um.

Seguem-se a assinatura mais o selo grande da Rainha D. Maria I, e um averbamento no Diploma feito por parte do
Visconde de Vila Nova de Cerveira que diz:

Alvará com Salva; pelo qual Vossa Magestada há por bem,se manda,que a Mercê que havia feito a JOÃO PINTO DE SOUSA
COUTINHO,do Fôro de Fidalgo da sua Real Casa,com mil cento e cincoenta e três reis,e dois ceitis de moradia por mês,e um
alqueire de cevada por dia,que ordinariamente por seu pai ALEXANDRE LUIS PINTO DE SOUSA lhe pertencia,descontada a
terça parte de ser filho natural. Se cumpra e tenha efeito,como tudo nele fica declarado.

Reiterando cumprimentos, e desejando-lhe a maior sorte nas pesquisas do estudo que está a levar a cabo,

Atentamente

Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299881 | Nelita | 15 mar 2012 17:04 | Em resposta a: #299708

Caro Francisco:

AUGUSTO PINTO DE SOUSA, natural de Santiago, Couto de Cambezes, Arcebispado de Braga, filho de Aires Pinto de Sousa Coutinho, Moço Fidalgo, neto de Luís Pinto de Sousa Coutinho, Visconde de Balsemão.
Moço Fidalgo, com 1$000 réis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia, que por seu pai lhe pertence. Em 30-01-1822 (fls. 45vº. 46)

LUÍS JOSÉ ALEXANDRE PINTO DE SOUSA COUTINHO BRANDÃO PERESTRELO PEREIRA GODINHO DE AZEVEDO, natural da freguesia de Santa Maria de Campanhã, comarca do Porto, filho de Luís Máximo Pinto de Sousa Coutinho, Visconde de Balsemão. Moço Fidalgo, neto de Luís Pinto de Sousa Coutinho, Visconde de Balsemão, que serve de Mordomo-Mor.
Moço Fidalgo, com 1$000 réis de moradia por mês 1 1/2 alqueires de cevada por dia, que por seu pai lhe pertence. Em 27/05/1802. (Livro 24, fls. 203)
in Mordomia-Mor da Casa Real, de Nuno Borrego, Tomo II, p. 595

Certamente que já sabe, mas por estas informações pode procurar mais informações.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299956 | motalopes | 16 mar 2012 11:10 | Em resposta a: #299881

Cara Nelita

Obrigado prezada amiga pelas novas informações que me deu. Vou tentar investigar sobretudo o
AUGUSTO PINTO DE SOUSA,filho de Aires Pinto de Sousa Coutinho. Se nasceu em Couto de Cambeses
tem de ter assento paroquial de nascimento aqui no Arquivo Distrital de Braga.Tenho a impressão de o
ter visto o seu nome (tambem) em alguns assentos de batismo relativos à Vila de Valença,onde,julgo,
foi pároco. Terei de investigar de novo para confirmar isso. Felizmente grande parte dos livros do ADVCT
(Arquivo de Viana do Castelo) podem ser consultados on-line.

Agora vou dar-lhe uma novidade:

Acabei à momentos de falar com o senhor Henrique Eira, da Secretaria da Camara Eclesiástica de Lamego.
Tinha-me pedido para telefonar hoje (sexta feira),pois ficou de pesquisar o assento de batismo do JOÃO
PINTO DE SOUSA COUTINHO. Conseguiu localizá - lo. Deu-me alguns pormenores por telefone,mas
ficou de me enviar a fotocópia por correio. A data de nascimento dele foi a 6 de Janeiro de 1733, disso não
tem dúvidas,nem da paternidade, filho de ALEXANDRE LUIS PINTO DE SOUSA e de JOSEFA MARIA,desta
vila ( não sei se se está a referir a Leomil ou Lamego). As maiores dúvidas que teve foi para ler os nomes
dos avós maternos, embora me tenha dito que foram BRÁS GONÇALVES,natural de Cerdeira (?) e Maria
Rebela (?), e paternos LUIS PINTO DE SOUSA E dona Maria Luisa...(etc).

Só quando tiver o assento comigo poderei reconfirmar algumas das duvidas que ele teve. Sei que a leitura
ás vezes não é fácil. Diz que não há qualquer anotação à margem desse assento e que os pais eram solteiros.
(Não sei se consta do assento este pormenor. Quando casados sim).
Logo me chegue o referido assento transcreve-lo-ei para si de acordo com os termos que foi lavrado no ato
do batismo.

Reiterando os agradecimentos pelo empenho e informações que me tem feito chegar

Cumprimentos

Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#299994 | Nelita | 16 mar 2012 19:33 | Em resposta a: #299956

Caro Francisco:

Quando me der mais pormenores, talvez tenhamos a certeza, pois penso que Cerdeira, deve ser uma freguesia que hoje pertence a Sabugal, mas pertenceu a Castelo Mendo e a Almeida.

Dos Viscondes de Balsemão vem muita informação e basta colocar no Google o nome de qualquer dos antepassados.

Quanto a Josefa Maria, pode o (Espírito Santo), não ter nada com o sobrenome do pai ou mãe dela. Não havia regras e só de adultos escolhiam os sobrenomes que podiam ser do pai, da mãe, dos padrinhos ou da terra. Muitas vezes viviam e morriam apenas com o nome proprio.

Mas quando tiver a certeza da naturalidade dos avós maternos será fácil continuar.

Uma nota:

"O Visconde de Balsemão do Conselho de S.A.R. e de sua Real Fazenda, Senhor Donatario dos Conselhos de Ferreiros e Tendais, Alcaide Mór de Castelo Mendo, Comendador de S. Martinho de Lordelo do Ouro, da Ordem de Cristo, que serviu de Guarda Mór do Real Arquivo da Torre do Tombo.
Lisboa, 23 de Dezembro de 1811"

"Alexandre Luiz Pinto de Sousa natural de Toes, Comarca de Lamego, filho de Luiz Pinto de Sousa Coutinho, Fidalgo da Casa Real e neto de Luiz Pinto de Sousa.
Fidalgo Cavaleiro, por Alvará de 18 de Março de 1706.
Livro 17 das Mercês d`ElRei D. Pedro II, f. 17 vº".


Licenças Reg. concedidas aos Oficiais abaixo declarados:

Ao Capitão do Batalhão de Caçadores Nº 4, João Pinto de Sousa Coutinho, dois meses.
Gazeta de Lisboa Nº 240 Ano 1828-Quinta-feira 9 de Outubro.

Como vê tem muito que ler e estudar.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#300031 | motalopes | 17 mar 2012 12:28 | Em resposta a: #299994

Cara Nelita

As minhas desculpas!... Desde o meio da tarde de ontem só agora abri o computador,por isso só
esta manhã li a sua mensagem, que agradeço.

Pois, tem razão. Não nego que estou ansioso que o assento do JOÃO PINTO me chegue ás mãos.
Há muito tempo (já) que estava a tentar consegui-lo, e não via como. E como foi preciosa a sua
ajuda para tal, a par de outras, claro.Espero que esteja o mais legivel possivel e contenha, além
dos nomes dos avós, sobretudo dos maternos, a sua naturalidade. Estou deveras interessado em
saber quem era essa JOSEFA MARIA.Segundo o senhor Henrique, quando me leu ao telefone o
assento (ou parte dele) disse que ela era de LEOMIL, e assim rezam também os apontamentos
que o meu pai deixou.É curioso que essas notas (diz ele) foram copiadas na casa dos seus primos
CRUZEIRO SEIXAS, e é interessante,depois) a forma como depois aborda toda esta questão.
Cito-o:
" Num curioso alvará - de que junto fotocópia - diz-se que JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO era
filho natural de Alexandre Luis Pinto de Sousa Coutinho e neto de Luis Pinto de Sousa Coutinho.
Pondo de parte - para já - o reparo que suscita a ocultação do nome da mãe ( sempre certa ) e a
insistência quanto à linha masculina ATÉ O AVÔ, podemos concluir que o dito João Pinto de Sousa
Coutinho fôra, pelo menos, perfilhado pelo pai. E dizemos PELO MENOS porque parece ter sido
legitimado por subsequente matrimónio pelo casamento de seu pai e sua mãe,dona JOSEFA MARIA,
da Casa do Espirito Santo, ambos da Vila de Leomil ( hoje freguesia do concelho de Moimenta da
Beira ) bispado de Lamego. Isto é o que se deduz dus apontamentos que encontrei em casa do
primo ABEL DO CRUZEIRO SEIXAS."

Depois,mais à frente tem um desabafo curioso:..." JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO e Dona JOSEFA
MARIA eram primos...Talvez esteja aqui o reparo de que falei acima da ocultação do nome da mãe"..

Também é engraçado que da leitura deles se depreeenda que "...a mãe do JOÃO PINTO era da CASA
DENOMINADA DO ESPIRITO SANTO,conforme o seu próprio nome indica,JOSEFA MARIA DO ESPIRITO
SANTO "....

Pois cara Nelita!... O tipo de pesquisa que sugere foi a primeira coisa que fiz na net. Descobri algumas
coisas, inclusive muitas referências a esse JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO de que fala. Estava de
verdade convencido que seria um dos filhos dele. Mas enganei-me. Pedi o processo militar dele ao
Arquivo Histórico Militar e fiquei desiludido.Sei muitas coisas da sua carreira militar,mas não é filho do
outro João Pinto de Sousa Coutinho,como pensei. Não porque conheça a filiação deste. Sobre esse
aspecto (que é fundamental para quem pesquisa, e foi para saber isso que pedi o dito processo) nada
consta em todos os documentos que me enviaram.Mas há um, cujo titulo é: INFORMAÇÃO SEMESTRE
REFERIDA AO 2º SEMESTRE DE 1830, do Regimento de Caçadores da Beira Alta,onde se pode ler que
o MAJOR JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO , natural de Lamego, tem nesse ano (1830) 33 anos de
idade,15 de serviço e é solteiro.
Ora bem, os filhos do JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO nasceram todos em Valença do Minho,e foram,
pelo menos três deles, oficiais de artilharia. Este foi de CAÇADORES. Sei que fez parte do Exercito do
Brasil (assim chamado aos que prestavam serviço nesse país enquanto colónia). Embarcou com a Divisão
de Voluntarios de El-rei D. João VI e fez a campanha do Rio da Prata de 1816 a 1818. Segundo outro
documento do seu processo enviou ao rei,em 18 de Maio de 1822,uma carta pedindo-lhe autorização
para se deslocar à cidade de Lamego,onde nasceu, para passar uns tempos junto da familia, e onde
aguardaria as ordens dele para saber o seu novo destino.

Feitas as contas, este JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,major de caçadores, terá nascido em LAMEGO,
como ele próprio diz, julgo que em 1797 ( ano calculado segundo a tal folha semestral da Unidade ) e foi
para a terra onde nasceu ( 1822 ) a aguardar a sua colocação. Em Dezembro de 1826 abandonou o cargo
de Secretário do Governo das Armas da Beira Alta e reuniu-se as tropas realistas. Passou a Espanha com
a derrota dessas tropas (tinha o posto de coronel) até que foi reintegrado em 1831, e reformado em 1834.

Não sei,pois, de quem era filho este JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,talvez de alguma ou algum dos
outros irmãos do meu tetravô.

Logo receba a carta do Episcopado de Lamego transcrevo-lhe o assento de nascimento do JOÃO PINTO
nascida a 6 de Janeiro de 1733.

Grato pela atenção e dedicação ao assunto que tem demonstrado, e as inumeras sugestões de pesquisa
que tem enviado, que me tem sido úteis para enriquecer os conhecimentos que vou tendo desta familia.

Atentamente

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#300314 | motalopes | 20 mar 2012 15:40 | Em resposta a: #299994

Cara Nelita

Cumprimentos.

Recebi hoje o assento de nascimento do João Pinto de Sousa Coutinho, enviado pelo
senhor Henrique Eira, que transcrevo com a grafia atual:

Em os seis dias do mês de Janeiro de mil setecentos e trinta e três, batizei JOÃO, filho
de JOSEFA MARIA, natural desta Vila (creio ser Lamego), e deu por pai a ALEXANDRE
LUIS PINTO DE SOUSA, neto pela parte materna de BRÁS GONÇALVES, natural de
SERDEIRA(julgo que hoje se escreve CERDEIRA) e de sua mulher MARIA REBELO, e
pela parte paterna de LUIS PINTO DE SOUSA e dona LUISA,morgados de BALSEMÃO.
Padrinhos JOÃO CARLOS, filho de PEDRO BELARMINO, e dona CLARA, viúva de Pedro
Belarmino,de que fiz este assento dia e mès era ut supra.

O pároco João Antunes,Reitor

NOTA: Penso que ESPIRITO SANTO não era apelido, diria respeito à casa, por descender
dela. Isto lê-se nuns apontamentos que o meu pai deixou. Sei que, entre outros, inclusive
REBELOS, foram senhores dela HENRIQUE DE NORONHA GUEDES DE VASCONCELOS,
casado com dona JULIA OSÓRIO DE ARAGÃO,de quem nasceu dona MARIA TERESA DE
ARAGÃO VASCONCELOS OSÓRIO. Os pais do HENRIQUE DE NORONHA, avós desta dona
MARIA TERESA, foram JOSÉ DE VASCONCELOS NORONHA E MENEZES e dona VIRGINIA
PINTO GUEDES.

Não sei, na verdade, se as informações que constam do assento, sobretudo relativas aos
avós maternos do JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO (BRÁS GONÇALVES e MARIA REBELO)
serão suficientes para prosseguir a investigação. Tenho um amigo que me tem ajudado na
pesquisa junto do Arquivo Distrital de Viana do Castelo. Pedi-lhe para fazer o favor de tentar
encontrar o assento de casamento do JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO com MARGARIDA
ANTÓNIA DA SIVA PEREIRA DE BARBOSA SOARES DA CUNHA, que foi realizado em Valença
do Minho, mas até à data desconheço se ele teve sucesso nisso. Poderia ser uma outra pista.

Gostava de conhecer a sua opinião

Reiterando os meus cumprimentos

Atentamente

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#300421 | Nelita | 21 mar 2012 14:54 | Em resposta a: #300314

Caro Francisco:

Parabéns para si e para o Sr. Eiras sempre simpático.
Lentamente tudo se vai acertando. Penso que Josefa Maria será de Lamego ou Leomil, mas os pais ou o pai de Cerdeira, que penso é a freguesia que lhe disse. Esperemos, mas aconselho a contactar o João Braz, do Forum, que se souber ajuda sempre. Estudou Leomil e muitas outras terras e pode ter informações que completem alguns dos seus dados.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#300435 | motalopes | 21 mar 2012 16:05 | Em resposta a: #300421

Cara Nelita:


Gratissimo pela atenção que a minha prezada confreira tem dedicado a este assunto,bem como as palavras
de encorajamento e as preciosas informações que me tem feito chegar.Ontem tambem recebi a mensagem
de um amigo (Casimiro) que muito me tem ajudado nas pesquisas no Arquivo Distrital de Viana do Castelo.
Infelizmente as noticias que me deu não foram muito satisfatórias. Tinha-lhe pedido para pesquisar o livro
de casamentos da freguesia de Santo Estevão, Valença do Minho, pois seria importante descobrir o assento
de casamento do JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO com dona MARGARIDA ANTÓNIA DA SILVA PEREIRA
DE BARBOSA SOARES DA CUNHA. Esta senhora nasceu em 1753, 20 anos depois do João, e, pelas datas de
nascimento dos filhos, sobretudo o que penso ser o mais velho, nascido em 1775, terá casado por volta do
ano de 1773 (ou 74). Infelizmente o livro onde poderia constar esse matrimónio, não está no Arquivo. Não
é caso virgem,há livros que desapareceram e ninguém sabe onde se encontram ou que destino tiveram.Seria
uma boa ajuda, pois penso que o respetivo assento fizesse referência não só aos pais da JOSEFA MARIA como
aos avós maternos. Pedi-lhe então o favor de tentar o de óbitos de 1813 (ou 15 ),datas que o meu pai refere
como tendo sido o ano do seu falecimento. Não sei se conseguirá sabê-lo, e, se o encontrar, tenho dúvidas
que contenha as informações que pretendo. Vamos a ver...
Quanto ao que a Nelita me sugere: não sei como encontrar esse confrade JOÃO BRAZ no fórum. Gostaria,de
facto, de falar com ele, já que, como diz, estudou LEOMIL e muitas outras terras.
Quanto à naturalidade da JOSEFA MARIA, acredito que seja a VILA DE LAMEGO, pois acho que a CASA DO
ESPIRITO SANTO se situa na cidade. Conheço Lamego, mas nunca lá estive com a preocupação de saber algo
sobre os antepassados.
Hoje naveguei um pouco pela net, e experimentei no Google encontrar um "sitio" que dissesse respeito aos
MORGADOS DE ESPIRITO SANTO. Encontrei alguma coisa sobre eles. Não sei é se terão alguma relação com
a Casa. Provávelmente sim, mas não tenho elementos para fazer qualquer ligação com os antepassados da
JOSEFA MARIA, pois desconheço-os.

Vou consultar de novo as mensagens que me enviou para tentar localizar essa tal localidade ( CERDEIRA) de
que falou. Julgo que há várias com esse nome, inclusivé aqui pelos meus lados, mas concerteza será muito
mais perto de Lamego.

Já agora,cara Nelita, como devo fazer para achar esse confrade de nome JOÃO BRAZ. Pode dar-me uma pista?

Cumprimentos

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#300454 | Nelita | 21 mar 2012 18:42 | Em resposta a: #300435

Caro Francisco:

Coloque um novo tópico e escreva Leomil-para João Braz e de certeza ele reponde. Como não reside em Portugal só deve ter a resposta amanhã.

Se eu encontrar alguma informação também lhe envio.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#300511 | jaboo | 22 mar 2012 04:51 | Em resposta a: #300435

caro Francisco da Mota Lopes,

Tenho seguido este tópico com muito interesse mas nada ou quase nada tenho para lhe dizer além do que a confradessa Nelita teve a bondade de lhe dizer. Eu pouco estudei Leomil mas investiguei os paroquiais antigos de Toes (Armamar) por lá ter antepassados. Encontrei de facto notícias desses seus antepassados que foram morgados de Balsemão e que viveram naquela freguesia.

Como já sabe, Alexandre Luís Pinto de Sousa Coutinho, morgado de Balsemão, FCR (18/3/1706), Mestre de Campo de terço auxiliares de Lamego foi baptizado em Toes a 21/9/1684, sendo padrinhos o Illustríssimo Sr Bispo D. Luís da Silva. Era filho do capitão mor Luís Pinto de Sousa Coutinho, morgado de Balsemão, FCR, FSO (12/8/1677), morador na Quinta de Paço, casado em Toes a 18/9/1677 com D. Luísa Maria da Fonseca e Vasconcelos, baptizada em Toes a 11/7/1659 (sendo padrinhos Francisco de Sá Coutinho, de Leomil e D. Serafina de Lucena), herdeira da Quinta do Paço (em Toes) que fora de seu pai Tristão Cardoso de Lucena, Senhor, morgado rico como diz Alão de Morais, FSO (1682), casado com D. Maria de Vasconcelos (falecida em Toes a 16/1/1695, deixando como testamenteiras as filhas D.Luísa e D. Maria Madalena).

Saiba que para além do seu antepassado João, Alexandre Luís Pinto de Sousa Coutinho teve 3 outras filhas naturais.
1 - Da cristã nova Domingas Cardosa (fal.12/5/1733, filha de António de Paiva e Maria Cardosa) teve D.Leonor Clara Rosa de Sousa e Castro, baptizada em Dezembro de 1710, presa pela Santa Inquisição de Coimbra a 25/8/1729, sendo já casada com Manuel dos Réis Pereira, advogado de Toes. Morava em Arrifana de Sousa em 1732.
2- Da cristã nova Maria da Silva (filha de Miguel Dias da Silva e Ana Martins), teve 2 filhas naturais uma de nome Maria (da qual nada sei) e uma de nome D.Inácia Luísa de Sousa Coutinha, de 22 anos de idade em 1729.

Quanto à sua antepassada Josefa Maria do Espírito Santo, nada sei, nem se pertenceu à casa do Espírito Santo de Leomil. Mas considere a possibilidade de "o Espírito Santo" nada ter a ver com aquela casa e ser apenas apelido como um "de Jesus", um "da Piedade" ou "dos Santos" ... muitas mulheres adoptavam esses apelidos na hora da crisma ou do casamento.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#300516 | motalopes | 22 mar 2012 08:05 | Em resposta a: #300454

Cara Nelita:

Afinal não precisei de colocar um novo tópico,pois o nosso confrade JOÃO BRAZ já fez o favor de me
contactar. Estou-lhe grato por ter trazido mais alguns elementos de interesse, não dizem respeito ao
JOÃO PINTO ou à JOSEFA MARIA, mas não deixam de ter importância, pois tem relação com o caso.
Sei que pela sua parte estará sempre atenta a este assunto e não deixará de me comunicar qualquer
informação que venha a ter dele. Eu farei o mesmo. Esperemos que uma rajada de boas novas nos
possa trazer algumas novidades mais.

Mil vezes grato cara Nelita pela preciosa ajuda que me tem dado.

Cumprimentos

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#300524 | motalopes | 22 mar 2012 09:27 | Em resposta a: #300511

Caro João Braz

Grato pelas informações que me comunicou, embora não digam diretamente respeito ao João
Pinto de Sousa Coutinho, ou à JOSEFA MARIA,sua mãe,não deixam por isso de ser valiosas,já
que me permitem alargar o conhecimento de outros factos relacionados com a sua familia.Foi
muito bom,portanto, ter tido delas conhecimento,como de outras tomei antes, graças à nossa
amiga NELITA, que tem tido uma extraordinária atenção para com o assunto deste tópico.

Quanto à JOSEFA, o que sei dela também é muito pouco. As minhas pesquisas tem por base
uns apontamentos de familia que o meu pai encontrou em casa de uns primos Cruzeiro Seixas.
O bisavô paterno dele, e desses primos, foi LUIS PINTO DE SOUSA COUTINHO, filho de JOÃO
PINTO DE SOUSA COUTINHO e dona MARGARIDA ANTONIA DA SILVA PEREIRA DE BARBOSA
SOARES DA CUNHA,ele natural de Leomil,onde nasceu aos 6 de Janeiro de 1733, e ela nascida
a 21 de Maio de 1753, em Valença do Minho.Foram seus avós paternos ALEXANDRE LUIS PINTO
DE SOUSA COUTINHO e dona JOSEFA MARIA DO ESPIRITO SANTO.São estes os elementos que
constam do seu assento de nascimento,e dos demais filhos do JOÃO e da MARGARIDA. O LUIS,
que foi oficial de artilharia, casou com MARIA DOS SANTOS SILVA, de S. Verissimo de Paranhos,
freguesia do Porto. Do matrimónio nasceram 3 filhas: BARBARA,CAROLINA E MARGARIDA PINTO
DE SOUSA. A primeira faleceu solteira e antes da morte dos pais. A CAROLINA (que foi madrinha
de batismo da Margarida) casou com JOÃO GONÇALVES DO CRUZEIRO SEIXAS, e a MARGARIDA
casou com JOSÉ JOAQUIM LOPES. Ambos os conjuges delas viviam em Valença do Minho. O meu
pai foi neto da MARGARIDA PINTO DE SOUSA e do JOSÉ JOAQUIM LOPES, daí o parentesco(primo)
dos CRUZEIRO SEIXAS,que nasceram da irmã. Foi,pois, em casa do pai de um primo CRUZEIRO
SEIXAS que transcreveu esses apontamentos de que falei acima. Neles lê-se que dona JOSEFA
MARIA DO ESPIRITO SANTO era descendente da CASA DO ESPIRITO SANTO, e (talvez) por esse
motivo fosse assim chamada. Noutro passo deles consta que ALEXAMDRE LUIS PINTO DE SOUSA
COUTINHO E DONA JOSEFA MARIA ( DO ESPIRITO SANTO ) seriam primos(?)....Sinceramente é
muito pouco ( e vago ) o que sei dela, a não ser, desde há uns dias a filiação. BRÁS GONÇALVES,
de Cerdeira, e Maria Rebelo.

Pode ser que um dia se faça alguma luz sobre isso.

Reiterandoos agradecimentos e com os melhores cumprimentos


Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#300549 | motalopes | 22 mar 2012 14:35 | Em resposta a: #299572

Cara Rosário:

Cumprimentos.


Grato pela sua preciosa informação. Telefonei ao senhor Henrique Eiras e já tenho na minha posse
o almejado assento de batismo do JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO, que nasceu a 6 de Janeiro
de 1733, em Leomil.

Reiterando os meus agradecimentos e cumprimentos

Atentamente

Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#307913 | orlpsouza | 11 jun 2012 16:09 | Em resposta a: #299500

Amigo,

Bom dia.

Estou a procura de eventuais parentes na região de Lamego.

Meus avós paternos chamavam-se: Antonio Pinto de Souza e Rosa da Costa, que tiveram 03 filhos.

Só sei o nome do meu pai: Avelino Pinto de Souza, qu7e veio para o Brasil com um tio criança e nunca mais teve contato com os pais.

Se você puder me ajudar em alguma informação, antecipadamente agradeço.

Abraços

Orlando Pinto de Souza

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#307955 | motalopes | 12 jun 2012 09:35 | Em resposta a: #307913

Prezado confrade

Cumprimentos

Com esses poucos elementos é muito dificil qualquer pesquisa, A indicação apenas de Lamego não basta.
O ideal é saber qual a terra onde nasceu,cidade,vila e a paróquia,se possivel,além do ano de nascimento.
De qualquer modo não sou pesquisador e resido longe da região. Tenho pena de não lhe poder ser útil e
desejo que venha a ter a sorte de encontrar o que procura.
Abraço
Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#307997 | joseccouto | 12 jun 2012 17:19 | Em resposta a: #299457

Caro Confrade António Perestrelo:

Não creio que o Tenente Luís Pinto de Sousa de Carvalho, que refere na sua mensagem, tenha algum parentesco, pelo menos próximo com os Balsemão. Tenho quase a certeza absoluta que ele será meu antepassado (ramo colateral), pelos dados que refere. Conheço perfeitamente Fontelo que pertençe ao concelho de Armamar e onde de facto alguns dos meus antepassados viveram e aí possuíram uma casa que ainda hoje existe. Quanto à "Granja" que refere, é sem dúvida a Quinta da Granja em Figueira, Lamego, que pertenceu à mesma família.
Já percorri os casamentos de 1817 de Castelo de Vide (Sta. Maria da Devessa, S. Tiago e S. João Batista), na esperança de encontrar o casamento de Luís Pinto de Sousa de Carvalho com D. Rosa Carolina Mouzinho da Silveira, mas infelizmente não o encontrei.
A mãe do Tenente Luís, com 99% de certeza, já consta aqui no GeneAll, www.geneall.net/P/per_page.php?id=1336462.
Se não fôr muito incómodo, gostaria de pedir ao Confrade, se me comunicaria a data e a freguesia onde se realizou o casamento entre o Luís Pinto e a D. Rosa Carolina. Se por acaso, tiver também, conhecimento da descendência deste casal, e se fizer o favor de me informar, fico-lhe muitíssimo agradecido.

Com os melhores cumprimentos,

José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

RE: JOÃO PINTO DE SOUSA COUTINHO,FAMILIA BALSEMÃO

#308076 | joseccouto | 13 jun 2012 04:07 | Em resposta a: #299457

Caro Confrade António Perestrelo:

Não creio que o tenente Luís Pinto de Sousa de Carvalho, que refere na sua mensagem, tenha algum parentesco, pelo menos próximo, com os Balsemão. Tenho quase a certeza absoluta que ele será meu antepassado (ramo colateral), pelos dados que refere. Conheço perfeitamente Fontelo que pertençe ao concelho de Armamar e onde de facto alguns dos meus antepassados viveram e aí possuíram uma casa que ainda hoje existe. Quanto à "Granja" que refere, é sem dúvida a Quinta da Granja em Figueira, Lamego, que pertenceu à mesma família.
Já percorri os casamentos de 1817 de Castelo de Vide (Sta. Maria da Devessa, S. Tiago e S. João Batista), na esperança de encontrar o casamento de Luís Pinto de Sousa de Carvalho com D. Rosa Carolina Mouzinho da Silveira, mas infelizmente não o encontrei.
A mãe do Tenente Luís, com 99% de certeza, já consta aqui no GeneAll, www.geneall.net/P/per_page.php?id=1336462.
Se não fôr muito incómodo, gostaria de pedir ao Confrade, se me comunicaria a data e a freguesia onde se realizou o casamento entre o Luís Pinto e a D. Rosa Carolina. Se por acaso, tiver também, conhecimento da descendência deste casal, e se fizer o favor de me informar, fico-lhe muitíssimo agradecido.

Com os melhores cumprimentos,

José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

João Pinto de Sousa Coutinho, família Balsemão

#359590 | jorge nogueira | 16 jul 2015 20:10 | Em resposta a: #299408

Boa tarde.

E sobre Luís Guterres,sargento-mor do regimento da Praça de Valença alguém tem mais alguma informação?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

João Pinto de Sousa Coutinho, família Balsemão

#360038 | Teresa Osorio | 28 jul 2015 23:14 | Em resposta a: #359590

e podem ter dado o nome de Josefa Maria do Espirito Santo a qualquer menina que por ali tivesse nascido.Quero dizer que não sou,nem nunca fui dona da Casa do Espirito Santo.
Com os melhores cumprimentos
Teresa de Aragão Osório

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 08:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen