Família Homem de Vouzela

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Pessoas

Família Homem de Vouzela

#300276 | pedrolx78 | 20 mar 2012 04:28

Boa noite,

Relativo à ascendência de Diogo Homem, pai de Heitor Homem Teles, proprietário da Quinta do Freixo e, segundo Alão de Morais, também do 'prazo de Valgodes' (suponho ser a actual quinta de Valgode, perto de Vouzela)

A minha confusão prende-se com o seguinte....

- Alão de Morais, não indica ascendência deste Diogo Homem
- Felgueiras Gayo indica duas possibilidades, uma que lhe dá ascendência de Nuno Gonçalves Homem (título de Homens §20), morgado da Lagiosa, uma outra, um pouco mais misteriosa, no mesmo título em §28, de um outro Diogo Homem, e faz dele inclusivamente Embaixador de Roma, o que me parece improvável..?

-Fico um pouco confuso, lendo um autor ou outro , em como vou 'casar' as diferentes ascendências de Diogo Homem, pai de Heitor Homem Teles. Nomeadamente, de onde, ou melhor de quem, lhe veio o 'prazo de Valgodes', e de quem herdou a Quinta do Freixo? Esta quinta passa para Paulo Homem Teles, segundo Alão, filho primogénito.

- Ainda, segundo um tópico aqui criado

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=27580

é dada a este Diogo Homem uma ascendência alternativa às que coloquei acima, e que envolve um casamento entre Leonor Lopes de Almeida, filha do Sr da Torre de Vilharigues, e Valentim Gonçalves Homem.

Gostaria de requisitar ajuda a alguém que saiba ou que conheça obras, onde são mencionadas as ascendências deste Diogo Homem que me possa ajudar. Infelizmente, tenho apenas as obras de Alão e Felgueiras Gayo, excelentes obras, e correspondência com o AD de Viseu, mas penso que estou um pouco limitado. De forma que pedia a ajuda do fórum.

Obrigado,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem de Vouzela

#300348 | pedrolx78 | 20 mar 2012 21:03 | Em resposta a: #300276

Reitero o meu pedido de ajuda...

Houve um outro tópico sobre o assunto...

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=80512

Alguém me sabe indicar o que diz Abranches do Soveral sobre o assunto?

Obrigado,

Pedro

Resposta

Link directo:

Família Homem de Vouzela

#450194 | pintoazevedo | 25 set 2023 16:29 | Em resposta a: #300276

Boa tarde!

Procuro informações sobre Manuel Homem (de Azevedo) nascido em Vouzela cerca de 1520.
Foi casado com Grimaneza Correia e pai de Catarina de Azevedo (mulher de Luís Pinto).
Avô de António Pinto de Azevedo, Luís Pinto de Azevedo, Gonçalo de Azevedo Machado,...

Obrigado

Rodrigo Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 22:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen