Pedido de ajuda aos genealogistas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Pedido de ajuda aos genealogistas

#300600 | coviantiga | 23 mar 2012 02:46

Caros confrades
Encontro o seguinte texto,na certidão de casamento de meu trisavô.
"E como afim se receberão, sendo dispensados de segunda e terceira denuncia e das de naturalidade do contrabente, pelo Mui Supremo e Reverendíssimo Senhor Dr. provisor e juiz de casamentos deste bispado foram testemunhas........"
Que significa serem dispensados de 2ºe 3º denuncia ? Eram primos em 2ºe 3ºgrau?
E das de naturalidade do contrabente.? É certo que meu trisavô era de Alpedrinha e ela do Castelejo, mas tinha de haver licença para se casarem por serem de terras diferentes?
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda aos genealogistas

#300625 | hpinto | 23 mar 2012 12:55 | Em resposta a: #300600

Caro confrade
Posso estar enganada, por isso é melhor que outros mais experientes do que eu confirmem ou desmintam a minha interpretação, que é a seguinte:
- as denunciações (mais tarde também chamadas proclamas ou banhos) eram feitas em 3 dias festivos consecutivos e nas freguesias de residência e de naturalidade dos noivos, isto é, durante 3 domingos consecutivos era anunciado que eles queriam casar; era o prazo que os vizinhos tinham para, se soubessem de algum impedimento ao casamento, o darem a conhecer.
- se os noivos foram dispensados da 2.ª e 3.ª denúncias e das de naturalidade do noivo, é porque só houve denunciações na primeira semana e só na freguesia de naturalidade da noiva. Provavelmente estavam com muita pressa e pediram para serem dispensados de formalidades, pedido que foi atendido. Já verificou quando nasceu o primeiro filho?
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda aos genealogistas

#300719 | coviantiga | 23 mar 2012 23:53 | Em resposta a: #300625

Cara Helena
Deve ter razão.Faz sentido.Eu só conhecia os "banhos" e não liguei denuncia, com denunciar qualquer impedimento.Pensei em serem dispensados de autorização especial por serem primos em 3º e 4º grau.A dispensa não foi por esse motivo pois meu bisavô nasceu quase 2 anos depois de eles casarem e não houve outro antes.Deve ter sido sim porque quem os casou era TIO do noivo.
Obrigada pela sua ajuda
M.Campos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 14:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen