Penalva de Alva - Padre Manuel Mendes Pinto abade de Cedovim 1727

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Penalva de Alva - Padre Manuel Mendes Pinto abade de Cedovim 1727

#300860 | evieira | 26 mar 2012 03:28

Caros confrades,

Agradeço qualquer informação sobre o Padre Manuel Mendes Pinto, natural de Penalva de Alva (Oliveira do Hospital); e que em 1727 era Abade de Cedovim no bispado de Lamego.

Será que se identifica com o que está aqui? http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=457682


Cumprimentos,
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Penalva de Alva - Padre Manuel Mendes Pinto abade de Cedovim 1727

#301462 | evieira | 31 mar 2012 13:38 | Em resposta a: #300860

Acrescento que Manuel Mendes Pinto foi abade de Cedovim a partir de 1713 e faleceu com testamento na mesma vila a 15.8.1727.

Era natural de Penalva de Alva. Quem seriam os seus pais?

Cmpts,
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Penalva de Alva - Padre Manuel Mendes Pinto abade de Cedovim 1727

#301525 | Pedro França | 31 mar 2012 23:54 | Em resposta a: #301462

Caro confrade:

Se quiser, posso ver-lhe isso no AUC na 2ª feira. Penalva d'Alva é distrito e diocese de Coimbra, pode estar no fundo da Câmara Eclesiástica no AUC.
Diga coisas.

Abr.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Penalva de Alva - Padre Manuel Mendes Pinto abade de Cedovim 1727

#301531 | evieira | 01 abr 2012 00:27 | Em resposta a: #301525

Caro Pedro França,

Se me puder fazer esse favor, muito lhe agradeço.

Penso que Manuel Mendes Pinto deveria ter mais de 30 anos quando se tornou abade em 1712. Por isso, deve ter saído habilitado antes de 1700. Enfim, agradeço tudo o que conseguir encontrar.

Obrigado pela atenção,
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Penalva de Alva - Padre Manuel Mendes Pinto abade de Cedovim 1727

#301546 | tmacedo | 01 abr 2012 10:18 | Em resposta a: #300860

Caro Eduardo Simões,

Apostaria que sim. O nome. a época, a localidade e as circunstâncias assim o indiciam. Não raras vezes [pelo menos desde o século XVI] os abades de Cedovim tinham ligações em Lisboa a círculos cortesãos. Aquele que indica é dito ser capelão do mosteiro de Santos e a sua inquirição de genere está no ANTT. De facto, a abadia de Cedovim era em alternativa do padroado da Coroa e da Mitra de Lamego. Manuel Mendes Pinto poderia ter sido indicado na "vez" da Coroa. Seria ?

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Penalva de Alva - Padre Manuel Mendes Pinto abade de Cedovim 1727

#301620 | evieira | 02 abr 2012 03:59 | Em resposta a: #301546

Caro António Taveira,

Agradeço a achega. Já me tinha ocorrido essa possibilidade. Vou esperar pelas informações do confrade Pedro França antes de ir por aí (ANTT). Talvez por comparação das assinaturas do abade que tirei dos paroquiais de Cedovim com as que porventura constarão no seu processo de génere consiga fazer (ou não) uma identificação.

Cmpts.
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Penalva de Alva - Padre Manuel Mendes Pinto abade de Cedovim 1727

#301985 | Pedro França | 06 abr 2012 00:16 | Em resposta a: #301531

Oi, Edmundo:

Desculpe o atraso na resposta. Aqui vai:
- O Pe. Manuel Mendes Pinto, foi batizado a 27.07.1669 (f. 15) em Penalva d'Alva (processo de 1691, cxª 1419, doc. 8).
Era filho de Domingos Mendes Pinto, da Lagiosa, e de Inês da Silva, de Penalva d'Alva.
Neto patº de Manuel Mendes Pinto, da Lajeosa, e de Ana Tavares, natural de Ervedal da Beira.
Neto matº de Simão Rodrigues da Silva, de Sobral/Penalva d'Alva e de Francisca Lopes, desta mesma freguesia.
Há referência ao parentesco com Martinho Abranches da Costa, da Lajeosa, que foi FSO, sobrinho de Manuel Mendes Pinto, avô.
Lembrei-me da obra do prezado arquitº Eduardo Osório - Raízes das Beiras - e, no vol. I, "Abranches, de S. Romão", no §29 N5, lá aparece esse Martinho, filho de Tomé Mendes Pinto que era irmão do avô do abade de Cedovim. Aquela Ana Tavares, de Ervedal, vem na mesma obra, no vol. II, em tít. de Pintos, do Ervedal, §4 N5. Aí vêm mais referências que liga esta gente aos Garcias Mascarenhas.

Abraço e boa Páscoa.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Penalva de Alva - Padre Manuel Mendes Pinto abade de Cedovim 1727

#301987 | evieira | 06 abr 2012 00:39 | Em resposta a: #301985

Caro Pedro França,

Muito obrigado pelas informações.
Efectivamente estas são as mesmas que constam no processo de 1697/98 que está na TT (Maço 423 P.20) , nesta data o Padre Manuel Mendes Pinto era capelão do mosteiro de Santos em Lisboa.
A minha dúvida é se este Manuel Mendes Pinto é o mesmo que a partir de 1712 é abade de Cedovim, no bispado de Lamego.

Por acaso reparou se neste processo do AUC há alguma assinatura do Pe Manuel Mendes Pinto? No processo que está na TT não encontrei nenhuma. Gostava de tentar comparar com os autógrafos que tenho dos paroquiais de Cedovim, pode ser uma boa maneira de estabelecer uma correspondência.

Aceite os meus agradecimentos,
Cmps
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 21:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen