I Guerra Mundial - 4º Grupo de Baterias de Artilharia

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

I Guerra Mundial - 4º Grupo de Baterias de Artilharia

#301094 | Rosadelli | 28 mar 2012 12:53

Caros Confrades.

O meu tio-bisavô paterno esteve presente na I Guerra Mundial, sobre ele tenho alguma informação que recolhi em tempos, via email ao Arquivo Histórico Militar, que face à minha impossibilidade de me deslocar ao local, me enviou alguma documentação (não sei se será a total), por correio.
O meu tio-bisavô chamava-se Leandro José Rosado, terá nascido na freguesia de S. Pedro da Gafanhoeira, concelho de Arraiolos, era filho de Domingos Rosado e Violante Jesus.

Embarcou a 20/4/1917 para França, fazendo parte do Corpo Expedicionário Português, com o posto de Soldado condutor nº 425 com placa de identidade nº 5899 série A. foi incorporado 3º Grupo de Artilharia nº 3 - 5ª Bateria.
Em França talvez tenha estado em Vermelles, uma vez que tenho uma foto do seu irmão(Dimas José Rosado) e meu bisavô paterno, que tem referência essa a localidade.

Já em França, a 1/11/1917, foi incorporado no 4º Grupo de Baterias de Artilharia, passou na Formação da Escola de Metralhadoras Ligeiras e Pesadas, e na Escola de Morteiros de Trincheira.

A 6/1/1919 é louvado pelo zelo e dedicação e coragem que mostrou no desempenho do seu serviço O. S. nº356 do 4º G. B. A. de 6 de Janeiro de 1919 com im.(?) 929 de 27-3-1919

A 16/5/1919 embarca para Portugal juntamente com o 4º Grupo de Baterias de Artilharia.

A 19/5/1919 desembarcou em Lisboa.

A partir daqui não tenho muito mais informação, sei que casou com Rosa Guedelha, não teve filhos, e que sofreu provavelmente problemas respiratórios e outros, devido ao conflito onde esteve envolvido.
Estas últimas informações foram obtidas oralmente, através do meu avô paterno, infelizmente não tenho mais dados, nem uma fotografia tenho dele lamentavelmente.

Naturalmente, gostaria de saber mais sobre a sua vida militar, pelo que, gostaria de saber se alguns dos confrades tem familiares que pertenceram a este 4º Grupo de Baterias de Artilharia, e em caso afirmativo, gostaria se eventualmente têm alguma informação sobre o meu familiar, sobre camaradas desse mesmo, grupo, histórias, etc., para que possa conhecer um pouco mais sobre o que meu familiar passou, integrado nesse grupo.

Qualquer informação ficarei muito grato.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: I Guerra Mundial - 4º Grupo de Baterias de Artilharia

#301226 | NISGM | 29 mar 2012 17:44 | Em resposta a: #301094

Caro Confrade Paulo Rosado,

Permita-me uma sugestão. Anda aí um tópico de uma investigadora pedindo informação sobre militares do CEP (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=300865) para o centenário da participação portuguesa na I Grande Guerra.

Porque não lhe cola esta informação que dá qui, de modo a que o seu tópico seja obrigatoriamente consultada por ela evitando que se perca aqui. sem ser respondido por ninguém, entre as muitas dezenas de mensagens semanais?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: I Guerra Mundial - 4º Grupo de Baterias de Artilharia

#301267 | Rosadelli | 29 mar 2012 22:22 | Em resposta a: #301226

Caro Confrade Nuno de M.

Obrigado pelo conselho, já o tinha feito previamente.

O intuito desta mensagem, era conhecer eventualmente alguns confrades que tivessem tido familiares incorporados no grupo do meu tio-bisavô que tivessem alguma referência a ele, ou apenas partilhar alguns factos, histórias que saibam.

De qualquer forma obrigado pela sua resposta.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 15:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen