familia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

familia

#301396 | lp43 | 30 mar 2012 22:31

gostaria de saber informaçoes a respeito do meu avo paterno Maximiano Augusto Pereira e de sua familia em Tráz Os Montes. como posso conseguir esta informaçao? grato pela ajuda

Resposta

Link directo:

RE: familia

#301398 | cardosodoamaral | 30 mar 2012 22:51 | Em resposta a: #301396

Caro lp43

Desculpe, mas não sei se é assim que se escreve o seu ?. O Caro Confrade não assinou o que torna difícil adivinhar o seu nome. mas vamos ao que interessa.

Sem saber ao certo a freguesia e o concelho, será complicado haver uma resposta para a sua pretensa.
Vamos por partes.
Primeiro, penso que estará interessado em construir a sua árvore genealógica.
Segundo, se pegar na certidão de nascimento de seu Pai, lá encontrará de onde é o seu Avô.
Terceiro, com essa localidade sabida, ´lá encontrará também (provavelmente) a idade de seu Avô. Isto tanto se aplica para a parte paterna como materna.
Estes passos são importantes. Não pense que estou a fazer de si um ignorante. Quando comecei também foi mais ou menos assim. Não fazia ideia destas lides e alguém me ajudou como eu tento fazer agora.

Outros confrades com mais experiência que a minha o elucidarão melhor, mas como disse sem estes passos que nos cabem só a nós mesmos, não há milagres.

Espero ter ajudado. Eu vivi em Vila Real (Trás-os-Montes) durante 25 anos.A minha Mãe vive lá.Conheço alguma coisa, portanto disponha.

Cordiais cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: familia

#301399 | cardosodoamaral | 30 mar 2012 22:54 | Em resposta a: #301398

Caro Confrade

Esqueci-me de dizer que o Tópico/assunto FAMÍLIA é pouco sugestivo e também pouco apelativo.
Como sugestão e mantendo-se com ele, pode acrescentar mais qualquer coisa, como o nome do seu Avô.

Cordiais cumprimentos
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: familia

#301468 | aeiou2 | 31 mar 2012 15:16 | Em resposta a: #301396

Seria bom acrescentar a data de nascimento, o local onde nasceu e viveu se sabe nomes de filhos

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO M/ AVÔ; MAXIMIANO AUGUSTO PEREIRA E FAMÌLIA-TRÁS-OS-MONTES

#301472 | HRC1947 | 31 mar 2012 15:49 | Em resposta a: #301468

Caro Confrade IP 43;

... Para que vc. possa ser ajudado,sugiro que responda ao seguinte;

AVÔ Paterno: Data Nascimento {+/-}-
NOME:- Maximiano Augusto Pereira
Natural de;-
Freguesia;-
Concelho;-
Filho de;-
e de;- - - -
[filhos deste avô,se os houver! ]-

.. Para tudo tem que haver regras e maneiras ; qualquer dia ninguém se entende.. [ Lei do menor esforço ].

Boa Sorte
Os m/ melhores cumprimentos

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: familia

#301651 | lp43 | 02 abr 2012 17:35 | Em resposta a: #301398

amigo Adelino, fico muitissimo grato pela sua atençao...o que posso dizer é que meu avo nasceu em 5 de novembro de 1898, e veio para o brasil aos 17 anos, para o rio de janeiro onde casou com minha avó sendo que os dois mudaram para o rio grande do sul, na cidade de rio grande, onde tiveram 17 filhos sendo meu pai o caçula e único filho homem. o que me tira o sono é saber quem são os parentes se ainda houvereme até onde vai (no passado) esta familia....meu avô faleceu já há 20 anos e amava o brasil, mas enchia os olhos d'água ao falar de sua terra e que eu ainda vou conhecer. vou tentar com meu pai esta certidao. meu nome é lucio pereira, meu pai é ivo pereira e nasceu no brasil bem como todas as suas irmas, as quais desconheço o nome da maioria uma vez que quando nasci, só haviam 5 delas vivas. fico muito agradecido pela ajuda que ja me da uma direção. fique vc com Deus e mais uma vez obrigado...ja me sinto mais perto da familia de meu querido e saudoso avô....um grande abraço

Resposta

Link directo:

RE: familia

#301654 | ALP | 02 abr 2012 17:54 | Em resposta a: #301651

Caro confrade,

Bah tchê! Entre em contato para o meu email:
armando.lomba.pinto@hotmail.com

Cumprimentos,
ALP

Resposta

Link directo:

RE: familia

#301657 | ALP | 02 abr 2012 18:10 | Em resposta a: #301651

Caro confrade,

O seu avô foi para o Brasil com 12 anos, não com 17.
Entre em contato comigo para o meu email:

armando.lomba.pinto@hotmail.com

Conheço bem, a cidade de Rio Grande, já morei lá.

Cumprimentos,
ALP

Resposta

Link directo:

RE: familia

#301663 | roz | 02 abr 2012 19:10 | Em resposta a: #301651

Caro Lucio

Penso que encontrei o pedido de passaporte para o seu avo. Agora vou ver se encontro o baptismo dele em Lordelo e logo lhe direi. Sabe se a mae dele se chamava Maria da Conceicao Pereira?

Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1644/2524
- Cota original
2036
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 09/10/1911
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: Manuel Fernandes ou Manuel Fernandes da Costa
Idade: 32 anos
Freguesia: Lordelo
Concelho: Vila Real
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: Maria da Conceição Pereira ou Conceição Pereira (esposa, 32 anos) e Maximiano Augusto Pereira (enteado, 12 anos)
Destino: Brasil
- Localização
F. 632


Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familia

#301692 | roz | 02 abr 2012 22:27 | Em resposta a: #301651

Caro Lucio,
Ja' procurei nos baptismos de Lordelo de Novembro de 1894 a Novembro de 1902 e nao encontrei o seu avo. Assumindo que 'e ele naquele pedido de passaporte, isso nao quer dzer que ele tivesse sido baptisado em Lordelo, somente que la' viviam na altura. Nao sou experiente em pesquisas no Brasil mas ha aqui no forum varias pessoas que sabem bastante. Sugiro que leia varios topicos que ha aqui no forum sobre a maneira de pesquisar por emigrantes no Brasil. Ao cimo desta pagina, onde diz Todas as Salas, ha uma que diz Brasil. Clique nela e aparecerao todos os topicos referentes ao Brasil e entao escolha os que lhe parece relacionarem-se com chegadas de navios/ emigrantes. Vou dar-lhe um exemplo para comecar.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=298747

Se vir alguem que parece saber sobre este assunto podera' enviar um pedido de ajuda. Qualquer pesquisa que fizer tera' de ser sob o nome da mae ou do padrasto do seu avo pois como ele era menor nao vira' como cabeca de lista. Note que eles usavam os nomes de duas maneiras e entao talvez precise pesquisar nas varias formas.

Vao tambem aqui uns links que lhe poderao ser uteis:

http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/res_pesq_titulares

De um dos topicos copiei os seguintes links que estavam numa mensagem de uma das participantes (Mila)

www.museudaimigracao.org.br/acervodigital

arquivo publico mineiro www.cultura.mg.gov.br/arquivo.html
arquivo publico no espirito santo www.ape.es.gov.br
arquivo do Rio de Janeiro (RJ) www.arquivonacional.gov.br
requerer pelo e-mail: consultas@arquivonacional.gov.br

Desejo-lhe sorte com as pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 06:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen