Família Goes ou Góis, de Leiria

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Goes ou Góis, de Leiria

#1615 | GML | 10 jan 2001 19:56

Procuro informações sobre a Família Goes de Leiria. Os registos paroquiais anteriores a 1811 foram queimados pelos Franceses, o que dificulta bastante a investigação desta família. No entanto, tenho esperança que alguém tenha encontrado algum tipo de Habilitação onde se encontrem transcrições dos registos queimados.

A Família a que me refiro foi durante algumas gerações (as que conheço) uma família de Proprietários no Concelho de Leiria e de "Letrados".

Agradeço antecipadamente quaiquer informações que me possa disponibilizar.

Guilherme Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis, de Leiria

#1636 | Saul Fino de Sousa | 11 jan 2001 01:02 | Em resposta a: #1615

Caro Guilherme,

Recordo-me de ter uma colega de apelido Góis quando andava a estudar em Leiria, antes de vir para a Faculdade. Segundo a própria, era descendente do ilustre Damião de Góis (não sei se a minha colega dizia isto a sério ou a brincar, mas posso tentar confirmar se é ou não verdade).

Se entretanto o Guilherme tiver conhecimento de alguma transcrição dos registos paroquiais queimados nas invasões napoleónicas, por transmita a informação através do fórum.
É que as traquinices dos maçons/republicanos fizeram imensos estragos irreparáveis por estas bandas, desde o túmulo de Diogo(?) Lopes de Sousa (colocado na ábside do lado direito do Mosteiro da Batalha) francamente danificado, até aos próprios registos paroquiais de praticamente todas as paróquias do distrito de Leiria, dos quais nem as cinzas restam.


Cumprimentos,

Saul Fino de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis, de Leiria

#1647 | GML | 11 jan 2001 15:27 | Em resposta a: #1636

Caro Saul,

Agradeço a sua resposta. Será então possível verificar com a sua colega se conhece de facto a ligação a Damião de Goes? Há na Família quem afirme que essa ligação esxiste mas sem qualquer prova documental.

Desconfio que essa sua colega possa ser uma das minhas tias, já que todas estudaram no Liceu de Leiria. O meu avô era o Dr. Francisco Mendes da Graça, veterinário do Matadouro de Leiria.

Cumprimentos,

Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis, de Leiria

#1656 | Saul Fino de Sousa | 11 jan 2001 19:51 | Em resposta a: #1647

Caro Guilherme,

Infelizmente, desde que vim para a faculdade nunca mais tive contacto com essa colega. De qualquer modo, a hipótese de ser sua tia é impossível, visto que essa minha colega tem aprox. a mesma idade que eu (23 anos) e julgo ser a irmã mais velha lá de casa.
Provavelmente, a mãe dessa minha colega é que poderá ser sua tia, no caso do apelido Góis (Goes) vir da parte da mãe.

É como eu lhe digo, nunca mais a vi desde o 12º ano, estando eu no 5º ano da faculdade, isso já foi há um tempo... Se quiser, eu posso tentar encontrar o contacto telefónico dessa família.

Cumprimentos,

Saul Fino de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis, de Leiria

#1659 | GML | 11 jan 2001 20:24 | Em resposta a: #1656

Caro Saul,

Obrigado pelo seu esclarecimento. Se puder encontar então essa sua colega e me enviar o contacto, tentarei avançar com esta pesquisa.

Agradeço mais uma vez

Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis, de Leiria

#1713 | Maria da Conceicao | 16 jan 2001 13:42 | Em resposta a: #1615

Acaso ja alguem pensou ou sabe qual o significado do nome Gois? Eu sei que goy e o nome dado pelos hebreus aos gentios.

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis, de Leiria

#1716 | rafael mião | 16 jan 2001 18:13 | Em resposta a: #1713

Achei a sua mensagem interessante.Gostaria muito de saber a origem dos -Goes,gois e ainda goyos,como aparecem nos mais antigos ,da freg.de Santana da Serra-Ourique;família a que pertenço.Minha avó paterna Maria Guerreiro assinava também Maria Guerreiro de Goes.Alguém do Forum me poderá ajudar?Está em preparação um estudo sobre-Os GOES-com um grande desenvolvimento,do Eng.ºJoão Barreto Nogueira Ramos, mas suponho que deve demorar a ser publicado.
Rafael Carvalho
email: bdodegusmao@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis, de Leiria

#1790 | AESPCB | 18 jan 2001 23:55 | Em resposta a: #1716

Caro Rafael, a origem dos Góis, Goes ou Goyos é precisamente a mesma, uma vez que se trata exactamente do mesmo apelido. "Goes" é a forma primitiva e por isso a mais antiga, "Góis" é a modernização do apelido(tal como aconteceu com o nome do Concelho de GOES que actualmente se escreve...GÓIS e que é precisamente a terra de onde o apelido tem origem)Goyos, apesar de alguns autores afirmarem que terá sido usado para distinguir linhagens diferentes dentro da familia dos Goes(ou Góis) parece ser antes uma deturpação do apelido original, e que, com o passar do tempo se transformou em apelido.
Alguns autores atribuiram até armas aos "Goyos", dizendo que essas armas estariam no tumulo de D.Inês de Goyos, mulher de Pedro Machado, na Igreja Matriz da Lousã, ora acontece que tal igreja foi hà muito demolida e construida outra no seu local, acontece também que D.Inês de Goyos era filha bastarda de Pedro de Goes, e não de Goyos(que era tia de Ignácio Bandeira Cabral, meu antepassado.)
A familia Goes(Góis ou Goyos)teve origem nas terras de Góis, que em 1130 D.Anião da Estrada(ou Vestratis) mandou "repovoar".
Uma vez que a minha família reside pelo menos desde 1600 no concelho de Góis, poderia estar aqui a falar do assunto eternamente, mas nem sequer tenho "autoridade" e "conhecimentos" para tal.
Aconselho que consulte:
"Arquivo Histórico de Goes", de Mário Paredes Ramos" recentemente reimpresso pela Câmara de Góis, para onde, por telefone ou carta, penso eu, poderá adquirir a obra.
Ou então "Noticias Históricas de Mondalva" de Carlos Proença, que também inclui muita coisa sobre Góis e a familia Góis, e que poderá adquirir na Biblioteca de Arganil.
Sobre a mesma familia, os Goes, aconselho-lhe vivamente "O Morgadio em Portugal" de Maria de Lurdes Rosa, da Editorial Estampa.
Disponha sempre.
Abílio Pinto e Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis, de Leiria

#1801 | rafael mião | 19 jan 2001 10:05 | Em resposta a: #1790

Caro Abílio Pinto.Muito grato pela sua resposta;aliàs,muito explícita e bem desenvolvida.Tenho a obra "Arquivo Histórico de Goes" e as outras que refere vou ver se consigo adquiri-las.O Eng.ºJoão Barreto Nogueira Ramos,esteve em Outubro p.p.em minha casa do Faralhão-Setúbal e prepara uma obra de grande fôlego sobre todos "os Goes"mesmo os que se encontram noutros países e já daí naturais.Ofereceu-me um trabalho da sua autoria"Ao Longo desta Ribeira"que trata da obra poética e biografia de D.Luis da Silveira;aliàs,uma oferta muito especial não só pelo interesse da obra,mas,porque D.Luis da Silveira pres.te com todos os foros de autenticidade é da minha família pelos -Mião-(Martins Mascarenhas).Gosto sempre de ampliar as informaç~es para recolher, eventualmente, informações acessórias.Ontem,no Forum-famílias de Ferreira do Zêzere,pedia informações ,que talvez me possa prestar, de antepassados meus das regiões referidas,embora limitasse a pergunta a dois ramos.Fico ao seu dispor.Com muita amizade Rafael Carvalho e-mail: bdodegusmao@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis, de Leiria

#1836 | Saul Fino de Sousa | 21 jan 2001 16:49 | Em resposta a: #1659

Caro Guilherme,

Como se trata de um contacto telefónico, que é uma informação de certo modo privada, peço que me dê a conhecer o seu e-mail a fim de lhe responder particularmente.

Cumprimentos,

Saul Fino de Sousa
saulfino@gmx.net

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis, de Leiria

#1861 | GML | 22 jan 2001 18:47 | Em resposta a: #1836

Caro Saul,

O meu endereço é guimdl@yahoo.com

Agradeço mais uma vez a sua ajuda.

Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis, de Leiria

#2532 | NISGM | 08 mar 2001 14:46 | Em resposta a: #1716

Nada feito!
Aproveitando a boleia dos Goes informo-o, aqui,que por assentos de freguesias de marvão e de portalegre nunca encontrei registos de Goes. Falo nestes dois Concelhos pois, aparentemente,parece-me haver entre eles alguma mobilidade.
De qualquer forma ainda não consegui sair, documentalmente, do primeiro qurtel do séc. XIX. Em futuras idas a Portalegre tentarei ver séc. mais antigos. no seu assento não é especificado nada mais concreto quanto ao sítio?
De qualquer forma sei que o nome existe, nas formas Góis ou Goes, no Distrito de Portalegre.
Bastará consultar a lista telefónica ou alternativamente um endereço da Internet que, salvo erro António Forjó, tem sugerido.
não me recordo de cor da morada (aproximadamente www.net118.telecom.pt) pois nunca consegui lá chegar directamente, mas o que costumo fazer é procurar Telecom no sapo este retorna vários endereços e o que interessa, logo na primeira página, é um que fala em 118.
de acordo com a minha busca, por código postal, existem # registos de Gois ou Goes em:
Portalegre- #2
Elvas -#8
Ponte de Sôr-#9
Avis-#1
Monforte-#11

atentamente
NISGM

P.S. talvez seja relevante: um tio meu, por afinidade, e testemunha no meu registo de nascimento, era Guerreiro e de Olhão.

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis, de Leiria

#2536 | rafael mião | 08 mar 2001 15:53 | Em resposta a: #2532

Meu Caro Amigo
Agradeço-lhe a informação,ao menos fico descansado por este lado,as coisas são como são e não como as desejamos,ou pensamos. Contudo,se partíssemos do princ´pio que estávamos certos ou que não valia a pena informar-mo-nos nunca faríamos perguntas ;devemos tentar captar todas as informações possíveis,que também servem para outros interessados no mesmo.
Sobre o seu P.S,da mensagem,há tantos deste apelido-Guerreiro-no Algarve,e muitos usam -no como qualquer outro e por isso não descendem dos verdadeiros progenitores(que foram famílias fidalgas ilustres de Espanha).Somente com dados precisos e documentais chegaremos lá.Mas fico ao dispor se me remeter informação adequada sobre esse seu tio para lhe responder satisfatoriamente.
Com os melhores cumprimentos Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis

#246033 | AQF | 15 dez 2009 04:01 | Em resposta a: #1790

Caro Abílio Cardoso Bandeira,

Tinha interesse em conhecer a ligação que refere entre o seu antepassado Ignácio Bandeira Cabral e D. Inês de Góis e se possível as fontes respectivas.

Pedia-lhe também se sabe ou consegue confirmar se um Baltazar Cabral pai de Jerónimo Leal Cabral (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1236193) é filho de Maria de Góis ca 1410 (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=9090) e se esta Maria de Góis é filha de Pedro de Góis e Margarida Cabral (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=179942), como parece dizer algures o NFP.

Desde já agradecido, envio os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis, de Leiria

#259009 | vmpg | 20 jul 2010 23:45 | Em resposta a: #1615

Olá Guilherme
Espero que esteja tudo bem consigo e com a família.
Já há algum tempo que não falo consigo, pois não respondeu aos meus pedidos de contacto.
Perdi o seu telemóvel, sendo este o único meio de contacto possível.
Gostaria de estar consigo para podermos falar, como sabe gostei imenso do seu trabalho,
pois pretendia a sua ajuda novamente e no mesmo sentido,
Atendendo a que se tinha oferecido para depois continuar o trabalho.
Assim com votos sinceros de amizade
Espero que diga alguma coisa
Um grande abraço GUI.
Obrigado
victor graça

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis, de Leiria

#259400 | Francisco Queiroz | 26 jul 2010 22:34 | Em resposta a: #259009

Há escassas referências a Góis em Leiria, nos séculos XVI e XVII, numa obra que sairá brevemente, sobre a Casa do Terreiro de Leiria.
Cumprimentos;
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis, de Leiria

#265531 | chartri | 18 nov 2010 18:54 | Em resposta a: #1615

Caro Guilherme Maia Loureiro

Sobre a família dos Goes, Selma Pousão-Smith no seu livro sobre Rodrigos Lobo, vol.1, pp. 208 e 386, 387 e respectivas notas,dá já algumas informações - talvez úteis para começar - sobre essa família e suas intimas ligações com a Casa de Vila Real, que serviam nos séculos XVI e XVII. A sua ligação com os Meneses de Leiria levou mesmo o Conde de Tentugal/Marques de Ferreira a acusar o historiador Damião de Goes (obviamente da mesma família) de pro-vilareal no discurso da sua 'Cronica de D.Manuel'!
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis, de Leiria

#265557 | GML | 19 nov 2010 01:46 | Em resposta a: #265531

Caros Francisco Queiroz e Ricardo Charters d'Azevedo,

Agradeço as vossas mensagens e contribuições. Encontrei algumas referências a Goes de Leiria até mais recentes do que as que indicam, inclusivamente a de um Tenente Bonifácio Diniz Goes, com o qual até ao momento não consegui estabelecer qualquer parentesco. Neste momento a minha dificuldade está em recuar algumas gerações no século XVIII. Comecei com essa intenção a consultar os livros notariais de Leiria, mas como quando vou ao Arquivo é sempre com outros objectivos, vou avançando muito lentamente nessa pesquisa.

Os meus Goes são estes http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=194809, como já poderão ter visto e são por isso os dos cantores Armando Goes (meu tio-avô) e seu sobrinho Luiz Goes.

Cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Goes ou Góis, de Leiria

#265737 | rafael | 23 nov 2010 00:31 | Em resposta a: #1801

Boa noite!
Por acaso, acabo agora de reler esta msg. de 19.01.2001, por mim colocada já lá vão quase 10 anos. Como o tempo passa...Mas não posso deixar de fazer uma observação para corrigir a informação aqui deixada sobre os -Mião- do Algarve, meus antepassados que nessa altura presumia terem ligação aos -Martins Mascarenhas.Passados todos estes anos, verdade seja dita, tal suposição que eu saiba,não tem/terá bases documentais suficientes que justifiquem a presunção que nesse tempo tive, que no tópico respectivo salientei, em devido tempo.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
rafaelgcarvalho@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 10:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen