como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Informática

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#301478 | mila1000 | 31 mar 2012 17:20

confrades,
peço ajuda aos amigos,pois,não entendo se posso ter acesso aos arquivos da Torre do Tombo on line.
como posso acessar?me orientem,por favor.
é dificil estar do outro lado do Atlantico,não estou progredindo nas minhas pesquisas.Não estou encontrando nada digitalizado do que procuro .Como conseguem obter dais dados?
obrigada.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#301489 | lmgp | 31 mar 2012 18:37 | Em resposta a: #301478

Boa tarde, Cara Mila,

Podia-me indicar o que procura e talvez consiga ajudar ?

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#301538 | mila1000 | 01 abr 2012 01:42 | Em resposta a: #301489

Sr Luis Portela,
Estou pesquisando sobre a origem de minha familia,onde meus avós paternos e meu avô materno nasceram em Portugal e minha avó materna na Ilha da Madeira(onde pesquisei até 1860 pois,antes disso não há registos microfilmados).
Tenho tentado pesquisar no arquivo de Guarda,Santarem e Lisboa,mas,não encontro arquivo passivel de visualização nos anos que desejo,e,fui informada que posso pesquisar na Torre do Tombo,onde no site diz TTonline e Digitarq,não estou entendendo como devo proceder.Procuro registos de baptismo de meus bisavós que eram naturais de Ourem e viviam no Casal de Santa Maria,bem como o registo de casamento. (Joaquim Pereira casado com Maria de Jesus,onde ele era filho de Agostinho Pereira e Maria Joaquina e, ela filha de Francisco d Ornelas e Maria de Jesus).
Procuro registo de casamento de meu avô Abilio Augusto da Cunha com Maria Amelia(não tenho certeza qaunto ao nome da primeira esposa),ele era filho de Antonio Augusto da Cunha e Amelia de Seixas.Meu avô nasceu em Marialva,concelho de Meda em 31/03/1890,e, depois viveu em Trás-os-Montes,as vezes dizia Mirandela e,que sua familia tinha muitas videiras e,que ele e seus irmãos viviam disso.Ele veio para o Brasil,meados de 1912 ou 1913,não há registo de entrada no Brasil,mas,seu filho Antonio Augusto da Cunha Neto veio junto com sua mãe tempos depois,mas,não sei deste meu tio aqui no Brasil.
Se puder me ajudar,eu lhe agradeço desde já.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#301548 | lmgp | 01 abr 2012 10:21 | Em resposta a: #301538

Bom dia, Sr.ª Mila,

Aos registos digitalizados pode aceder através do site:

http://etombo.com/

Cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#301561 | Maria Montoya | 01 abr 2012 14:22 | Em resposta a: #301548

Att Mila,
Existe também a possibilidade de fazer a busca aos registos paroquiais através do "site" www.familysearch.com". Para se movimentar melhor nesse site, se quiser, mande-me o seu email e eu digitar-lhe-ei uma folha com instrucões.
No "e.tombo" só existem registos para a Guarda (mas tem que saber a freguezia aonde eles pertenciam) e Lisboa (que tem 50 freguezias diferentes). Quanto a Santarém nao existem ainda registos digitalizados. A Madeira só tem casamentos da freguezia de Sta. Luzia entre 1681 e 1911. Quanto a Mirandela os registos são feitos através do Arquivo Distrital e apresentam-se de um modo diferente, que eu ainda não consegui aceder, por falta de conhecimento de me movimentar nesse tipo de arquivo. Procurei sobre Meda/Marialva e não os descobri em Mirandela, pois creio deviam pertencer a esta freguezia????
Boa sorte nas suas buscas.
Cumprimentos
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#301570 | mila1000 | 01 abr 2012 15:58 | Em resposta a: #301561

Sra Maria Montoya,
Agradeço muito pela sua atenção,e, já tentei fazer minhas pesquisas pelo familysearch,mas,todo arquivo de Portugal não está disponivel ao publico,apenas é concedido acesso aos registos de baptismo,casamento e óbito(são os que não tem a imagem da maquina de fotografia ao lado).Questionei tais acessos ao familysearch e,fui informada que não foi permitido o acesso devido ao DIGITARQ ,ou seja,não permitiram o acesso ao publico.Mandei e-mail ao DIGITARQ em Portugal,e, me responderam que o arquivo era "deles" !!!!
Somente os mormons conseguem acessar com seu registo (numero que cada um tem na igreja,e,agora há tambem o www.new.familysearch.org onde só eles conseguem acessar todo arquivo.
Meu avô era de Marialva,concelho de Meda.Guarda e meu bisavo nasceu em Daire,Castendo(parece-me que agora é Penalva de Castelo).Este avô dizia morar em Mirandela,TRás-os-Montes e deve ter se casado por lá.
Minha avó era de Moreira de Rei,Trancoso,Guarda e seu pai tambem .
Quanto ao outro avõ materno,consegui seu registo de baptismo em Ourem,mas, o registo de casamento dos meus bisavós,naturais de Ourem,não localizo,meu avô nasceu em 1903 e,minha avó dizia que a sogra havia casado gravida,sendo assim,procuro esse registo em 1902 e até 1903.
Voce consegue acessar os arquivos do familysearch de Guarda,Lisboa?
Vou aguardar sua ajuda.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#301572 | HRC1947 | 01 abr 2012 16:08 | Em resposta a: #301570

Cara Mila;

Para que vc. possa pesquisar Arq. Distrital Guarda, aí vai:
--------------
Levi Manuel Pinheiro Pires Coelho
Director
Arquivo Distrital da Guarda
Largo Gen. Humberto Delgado
6300-694 Guarda
Tel: 271200770 / Fax: 271200775
Email: mail@adgrd.dgarq.gov.pt
Website: www.adguarda.pt


Cumptºs
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#301573 | HRC1947 | 01 abr 2012 16:15 | Em resposta a: #301572

Cara Mila;

...Continuando.... aí vai Guarda.... familysearch org/imag ......
----------------

https://www.familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Fapi.familysearch.org%2Frecords%2Fwaypoint%2F12988133

... Força na peça !!!!!

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#301583 | mila1000 | 01 abr 2012 18:35 | Em resposta a: #301579

Ana Simoes,
Acabei de tentar acessar o familysearch usando os links que voce indicou,cheguei até a paroquia de S Pedro em castro Daire,mas, não há imagens,veja a mensagem:
This image is available:
To signed-in members of supporting organizations.
Sign In

Eu possuo uma senha do familysearch,mas, não pertenço a religião dos mormons e não tenho o numero de registo de cada membro da igreja,sendo assim,não posso acessar os arquivos,somente para os que possuem uma conta SUD (membro dos Santos Ultimos Dias,ou seja,que seja mormon).Minha senha não é aceita para ver os arquivos,ou seja,não serve para nada.Desde dezembro que eles dizem que irão disponibilizar o acesso dos arquivos ao publico,e,continua tudo na mesma.

Agradeço muito pela sua ajuda.
Deus a abençoe por tudo.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#301585 | chartri | 01 abr 2012 20:41 | Em resposta a: #301579

Cara confrade

Veja se encontra alguma coisa em http://digitarq.dgarq.gov.pt/
Ou ainda em : http://dgarq.gov.pt/rede-portuguesa-de-arquivos/pesquisar-arquivos/catalogo/
Neste ultimo caso comece pour clicar no Arquivo da cidade capital de distrito, que lhe interessa.
Estão sempre a colocar mais livros on-line e pode ser que aqueles que lhe interessam já estejam disponíveis
cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#301586 | NISGM | 01 abr 2012 20:57 | Em resposta a: #301579

Cara Ana Simões,

Mas já existe alguma forma de aceder aos livros da Guarda via Family Search?

Eu cá continuo a não os ter visível dando-me a mensagem de inacessibilidade que longamente aqui foi discutida em vários tópicos.

Tanto quanto dou por isso apenas os de Braga e do Porto estão efectivamente publicados de modo universalmente acessível.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#301591 | mila1000 | 01 abr 2012 22:21 | Em resposta a: #301585

Ricardo e Nuno Nisgm
agradeço pela ajuda !
Mila

Resposta

Link directo:

RE: como pesquisar na torre do tombo : peço ajuda

#301593 | HRC1947 | 01 abr 2012 22:27 | Em resposta a: #301586

Confrade Nuno;

Em virtude da Confreira estar além-mar, por vezes têm mais facilidade de entrar no Site.
Para nosso desespero,estão como nós!

Vamos aguardando, e obrigada pela informação.

Os m/ melhores cumprimentos

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: como pesquisar na torre do tombo : peço ajuda

#301600 | NISGM | 01 abr 2012 23:57 | Em resposta a: #301593

Cara confreira Ana Simões,

Obrigado pela pronta resposta, imaginei que pudesse haver já novidades.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#301609 | mila1000 | 02 abr 2012 01:05 | Em resposta a: #301585

Ricardo,
Acessei o site da rede portuguesa,como encontrei dificuldade para pesquisar,resolvi ler o tutorial p/auxiliar nas pesquisas,e,tive vontade de gritar Help!!!!
Há livros de baptismos digitalizados?Na pesquisa simples de Viseu- Paroquia de Castro Daire ,vi que era fundos e depois aparecia UI (unidade de instalação),cliquei achando que fosse visualizar o livro,mas,isso não aconteceu.
Tentei na pesquisa avançada,coloquei o codigo de referencia ,e,não vi nada.o que estou fazendo de errado?
Desculpe,mas,na minha idade é dificil entender de internet,não tenho vergonha em dizer,pois,todo dia aprendo com os mais jovens.
Obrigada.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#301633 | roz | 02 abr 2012 09:45 | Em resposta a: #301609

Cara Mila

Nao fez nada errado, a questao 'e que embora ja estejam listados no site ainda nem tudo esta' acessivel. O trabalho esta' em progresso e vao tornando mais freguesias acessiveis a pouco e pouco. Deve ir experimentando de vez em quando para ver se ja' esta' a freguesia que pretende.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#301637 | Olifran | 02 abr 2012 11:41 | Em resposta a: #301538

Cara Mila,
Bom dia.
Eu vou com alguma reguralidade ao Arquivo Distrital de Santarém.
O Casal de Santa Maria pertence à freguesia de Fátima, concelho de Ourém, cujos assentos paroquiais estão microfilmados e disponíveis no Arquivo Distrital de Santarém.
Pela sua mensagem não fiquei muito esclarecido sobre quem viveu no Casal de Santa Maria.
Se me enviar todos os dados constantes da certidão de baptismo que lhe forneceram na Conservatório do Registo Civil de Ourém, poderei tentar, dentro das minhas limitações de tempo, encontrar mais alguma coisa no Arquivo Distrital de Santarém.
Se preferir, poderá contactar-me para o meu endereço electrónico, obtido através do Moderador.
Cumprimentos.

António de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#347902 | Maria Luisa Almeida | 03 jul 2014 19:09 | Em resposta a: #301478

Pretendo obter informações sobre a família dos meus avós sendo

avô materno Dr. João Augusto Simões Veloso de Almeida, advogado e notário em Braga tendo todos os seus livros sido doados para a bibliotrca de Braga onde existe uma sala com o nome dele. meu avô era casado com Alice de Jesus Barbosa Simões de Almeida

avó paterna Ana Pais Nogueira de Almeida nascida a 17 de outubro de 1872 na Póvoa da Rainha e filha de José Pais Nogueira, natural da Póvoa da Rainha e de Maria Lopes Correia natural de Pinhanços, freguesia de Santa Luzia, concelho de Seia. minha avò era casada com José Esteves de Almeida

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389159 | monicacordovil | 09 fev 2018 09:45 | Em resposta a: #301548

Oi Luis Portela me ajude...

https://geneall.net/pt/forum/172730/assento-de-nascimento-batismo-de-jo-o-martins-carneiro/?20180209094444#a389158

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389160 | aeiou2 | 09 fev 2018 11:19 | Em resposta a: #347902

Olá,

Pode fazer a pesquisa online de assentos anteriores a 1911 em:
www.https://tombo.pt

aeiou2

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389241 | lmgp | 12 fev 2018 14:51 | Em resposta a: #389159

Cara Mónica Cordovil,

Pode pesquisar alguns registos em etombo em: https://tombo.pt

Cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389758 | kaworutk3 | 05 mar 2018 16:28 | Em resposta a: #301478

Olá pessoal,

Bom dia,

Gostaria de pedir ajuda em como requisitar um registro digital da concessão de passaportes ou algum modo de provar a requisição, transcrição de registo nascimento de João Fernandes Gonçalves.
João teve Passaporte numerado como 13825/52 - AN 7354. Emitido em Lisboa 24/05/1952.
O mesmo registo de passaporte ou pedido não se encontra na Guarda ou Almeida, local de residência de João.
João imigrou de volta ao Brasil com passaporte português em 12/08/1952, no navio Vera Cruz, desembarcando no porto de Santos - SP, nesse tal dia.

Em contato com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Secretaria Geral da Administração Interna - hoje responsáveis pelos registros de passaportes do ano de 1952 - me concederam as seguintes informações:

(…) informamos que no Arquivo da Secretaria-Geral da Administração Interna não possuímos a informação solicitada, pelo que não poderemos disponibilizar-lhe os documentos aos quais pretende ter acesso.
Com efeito, e tomando em consideração toda a informação transmitida e links indicados, constatamos que os registos ou assentos de baptismo se encontram arquivados no Arquivo Distrital da Guarda. De igual modo, os registos e processos de emissão de passaportes, produzidos pelo Governo Civil da Guarda, também se encontram naquele Arquivo. Saliente-se que nestes processos de passaporte, por vezes, figuram cópias do registo de nascimento - http://adgrd.dglab.gov.pt/contactos/localizacao-e-contactos/ .
Por outro lado, e tendo por referência as imagens do passaporte em anexo, emitido pela Junta de Emigração, convém referir que entre os anos de 1947 e 1974 era esta a entidade responsável pela emissão de passaportes aos portugueses que pretendiam emigrar. Os documentos emitidos por esta Junta foram incorporados no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) onde também constam os requerimentos de passaportes emitidos pelo Governo Civil de Lisboa - http://antt.dglab.gov.pt/contactos/ .

(…)

Tendo em vista a resposta da Secretária de Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, constatamos que os registros do passaporte de João estão arquivados no ANTT, já tentamos o contato, porém não houve resposta, tampouco via telefone.

Info Adicionais: João Fernandes Gonçalves, era filho de Jozé Fernando e Anna Antonia Monteiro, ambos portugueses (nomes no Brasil: José Fernando e Ana Antonia Monteiro).
Seus pais eram residentes do Freixo, no concelho de Almeida, em anexo certidão de José Fernando, seu pai e também passaporte.
José e Ana Antonia voltaram ao Brasil pela segunda vez no paquete Arlanza, desembarcaram em 31/12/1960, no porto de Santos - SP, como consta no documento do arquivo nacional ent. 52790, também fora do ar.

Demais documentos anexos:

Se necessário, temos em arquivos no link:
https://drive.google.com/open?id=1GPTz987nyzr2PnqN2gNCNSBXCOBPr-dd

como faço para ver as concessões de passaporte de 1952 a 1954, já que os arquivos da guarda se encontram no tombo?

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389760 | saintclair | 05 mar 2018 16:53 | Em resposta a: #389758

-
... Depois de ler a sua mensagem, ficamos com a sensação que vc. pretende chegar ao
registo de nascimento?.... Será?
Agradecemos as suas explicações.
Sc.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389762 | kaworutk3 | 05 mar 2018 17:16 | Em resposta a: #389760

gostaria de achar a transcrição de nascimento de joão, pois ele viveu 16 anos em almeida e nenhuma das conservatórias tem um registo dele.

o servico de estrangeiros e fronteiras me disse que os registos de concessões de passaportes foram anexados ao arquivo do tombo, pesquisei no arquivo distrital da guarda e nada tem nos anos de 1952 a 1954, tudo está em branco.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389763 | kaworutk3 | 05 mar 2018 17:17 | Em resposta a: #389760

como faço para abrir o arquivo nacional do tombo e pesquisar dentre 1952 a 1954 ou achar uma transcrição de nascimento que não consta na guarda?
estou precisando dessa transcrição pra obter a nacionalidade e o consulado diz q eles não podem fazer nada frente à outros orgaos.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389764 | saintclair | 05 mar 2018 17:19 | Em resposta a: #389763

-
...Em que ano nasceu esse João?

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389765 | saintclair | 05 mar 2018 18:44 | Em resposta a: #389763

-
Caro Confrade;
Se não " Conversar" connosco, não vai receber ajuda.
Sc.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389766 | MCNN | 05 mar 2018 19:58 | Em resposta a: #389763

Boa tarde

Pela análise das certidões que apresentou João Fernandes Gonçalves nasceu no Brasil em 1931.

Uma vez que aparentemente a família regressou a Portugal, eventualmente os pais dele tê-lo-ão inscrito no Registo Civil português. Como sabe quantos anos ele viveu em Portugal antes de regressar ao Brasil, presumo que sabe a data em que a família regressou a Portugal. Nesse caso, e uma vez que afirma que a família foi residir para Almeida, tente junto da Conservatória do Registo Civil de Almeida encontrar o seu registo de nascimento a partir da data em que a família regressou a Portugal.

Relativamente ao processo de passaporte dele, se o passaporte foi emitido em Lisboa (muito provavelmente pelo Governo Civil de Lisboa) não será na Guarda que o deverá procurar mas sim em Lisboa. Contacte a Torre do Tombo em

http://antt.dglab.gov.pt/

forneça-lhes as informações que tem desse passaporte e peça-lhes que procurem o registo do pedido de passaporte e o processo do passaporte. Essa informação, a existir, muito provavelmente não estará digitalizada, pelo que não a encontrará no site da Torre do Tombo.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389767 | kaworutk3 | 05 mar 2018 20:29 | Em resposta a: #389765

Olá, obrigado pelas respostas.

João Fernandes Gonçalves nasceu no Ipiranga, em São Paulo, em 22/02/1936.
Acredito que a certidão de batismo dele esteja incorreta e a que vale seria a de nascimento.
Após seu nascimento, sua família embarcou de volta a Almeida, não tendo se adaptado. Um dos filhos mais velhos em ficou, o restante foi embora para Portugal, João também.

João viveu por 16 anos em Almeida e voltou ao Brasil com carta chamada do irmão português chamado Manoel João Fernando.
Passaporte de João tinha numeração de 13825/52 - AN 7354.
Emitido em Lisboa 24/05/1952.
João imigrou de volta ao Brasil em 12/08/1952, no navio Vera Cruz, desembarcando no porto de Santos - SP, nesse tal dia.

O mesmo registo de passaporte ou pedido não se encontra na Guarda ou Almeida, local de residência de João.

Em contato com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Secretaria Geral da Administração Interna - hoje responsáveis pelos registros de passaportes do ano de 1952 - me concederam as seguintes informações:

Tendo em vista a resposta da Secretária de Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, constatamos que os registros do passaporte de João estão arquivados no ANTT, já tentamos o contato, porém não houve resposta, tampouco via telefone.

Info Adicionais: João Fernandes Gonçalves, era filho de Jozé Fernando e Anna Antonia Monteiro, ambos portugueses (nomes no Brasil: José Fernando e Ana Antonia Monteiro).
Seus pais eram residentes do Freixo, no concelho de Almeida, em anexo certidão de José Fernando, seu pai e também passaporte.
José e Ana Antonia voltaram ao Brasil pela segunda vez no paquete Arlanza, desembarcaram em 31/12/1960, no porto de Santos - SP, como consta no documento do arquivo nacional ent. 52790, também fora do ar.

Demais documentos anexos:
https://drive.google.com/open?id=1GPTz987nyzr2PnqN2gNCNSBXCOBPr-dd

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389768 | kaworutk3 | 05 mar 2018 20:30 | Em resposta a: #389764

nasceu em 22/02/1936 no ipiranga, são paulo. Imigrou de volta à portugal meses seguintes ao seu nascimento - em 1936.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389770 | saintclair | 05 mar 2018 21:20 | Em resposta a: #389768

-
Pelo que escreve; ... pergunto; já se certificou se o João foi Registado no Brasil?
Sc.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389771 | kaworutk3 | 05 mar 2018 21:47 | Em resposta a: #389770

Sim, foi. Porém migrou novamente pra Portugal em cerca de 1936 e lá ficou até 1952 quando migrou de volta ao Brasil, Quando teve passaporte emitido em Lisboa 24/05/1952 e desembarcou em Santos me 13/08/1952.

João Fernandes Gonçalves*
Nascimento 22/02/1936
Passaporte 13825/52 - AN7354 - Lisboa 24/05/1952.
O registo de passaporte ou pedido não se encontram na Guarda ou Almeida, local de residência de João.
João imigrou de volta ao Brasil com passaporte português em 12/08/1952, no navio Vera Cruz, desembarcando no porto de Santos - SP, nesse tal dia.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389772 | kaworutk3 | 05 mar 2018 21:51 | Em resposta a: #389771

As fotos do passaporte para verificação
https://imgur.com/a/wxL1T

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389788 | saintclair | 06 mar 2018 14:33 | Em resposta a: #389772

-
Caro Confrade;
Em termos gerais, a situação será a seguinte:
O João nasceu no Brasil, veio com 6 ou 12 meses para Portugal, [entretanto já tinha sido
registado no Brasil.]
Os pais quando chegaram a Almeida, não teriam ido logo baptizar o João, isso talvez só
tivesse acontecido um ano depois.
Assim, aquando do Baptizado, teriam ido de seguida ao Registo Civil, para tratar da legalização do João.
Também pode ter acontecido só baptizarem o João aos 7 anos, .....Idade da Razão...., para
este poder frequentar a Instrução Primária, etc.....
... Como podemos analizar, existem muitas variáveis, que têm que se levadas em linha de
conta.
Os seus Advogados é que tinham por obrigação de terem visto estas variáveis, pois é vc.
ou a sua familia que lhe paga os honorários, portanto peça responsabilidades a estes Snrs.
que não sabem o que estão a fazer, o seu familiar João, deve ter sido com toda a certeza
registado aquando do Baptismo, numa Freguesia do Concelho de Almeida.
Vá dando notícias.
Boa sorte.
Saintclair
--

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389791 | Marcelo Carneiro | 06 mar 2018 18:43 | Em resposta a: #301478

Gostaria de saber como ter mais informações sobre meus antepassados da família Alves Carneiro e Dias Caiado.

___Alves Carneiro e Ana Alves Carneiro

1.1. Joaquim Alves Carneiro (Sant’Antão – Trás-os-Montes, Portugal). Casou com Filomena Dias Caiado, (Vila Cova – Léria, Portugal) filha de Antônio Dias Caiado e Maria Dias Caiado.

Não consigo encontrar dados em cartório referente ao casamento de ambos. Joaquim, meu bisavô, é filho de Ana, mas não tenho o pré nome do meu tataravô. Por sua vez, ele era casado com Filomena Dias Caiado.

Mui Grato

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389796 | kaworutk3 | 06 mar 2018 21:09 | Em resposta a: #389788

Mto obrigado Saint Clair,
respondo com >>> seguindo suas informações.

O batismo de João se deu no Ipiranga em São Paulo.

>>> A conservatória de Almeida fez as buscas para os anos de 1936 a 1945, e não conseguiram achar transcrição de nascimento de João. As igrejas nessa época já não registravam mais como dever de cartório.
>>> Devo ainda procurar pelas igrejas da região para tentar achar mais um registro de batismo de João?

Assim, aquando do Baptizado, teriam ido de seguida ao Registo Civil, para tratar da legalização do João.
Também pode ter acontecido só baptizarem o João aos 7 anos, .....Idade da Razão...., para
este poder frequentar a Instrução Primária, etc.....

>>> João teria frequentado a escola por 3 anos, precariamente, a história é que eu tenho é que ele ajudava a família a cuidar das ovelhas em sua propriedade.

... Como podemos analizar, existem muitas variáveis, que têm que se levadas em linha de conta.

Os seus Advogados é que tinham por obrigação de terem visto estas variáveis, pois é vc.
ou a sua familia que lhe paga os honorários, portanto peça responsabilidades a estes Snrs.
que não sabem o que estão a fazer, o seu familiar João, deve ter sido com toda a certeza
registado aquando do Baptismo, numa Freguesia do Concelho de Almeida.

>>>A grande dúvida é que possivelmente pagaremos advogados pra nada, já que as conservatórias negam tanto a existência de qualquer registo de João?
O mais incrivel é que o governo de Portugal deu esse passaporte ao João sem ele ser português? Não faz qualquer sentido.

obrigado,
Wagner

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389810 | Marcelo Carneiro | 07 mar 2018 13:40 | Em resposta a: #389791

Meu avô era Djalma Alves Carneiro, filho de Joaquim e Filomena.
Há uma dúvida na família, pois se Filomena teria apenas o nome Dias, dado que Caiado seria de seu primeiro casamento com quem teria uma filha chamada Olympia.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389815 | mila1000 | 07 mar 2018 15:41 | Em resposta a: #301478

No passaporte 13825/52 consta o carimbo " Emigrante ".
cartões de imigração, com foto. Seriam irmãos de João ?

Cartões de imigração
https://www.familysearch.org/search/collection/results?count=20&query=%2Bfather_givenname%3Ajose~%20%2Bfather_surname%3Afernando~%20%2Bmother_givenname%3A%22ana%20antonia%22~%20%2Bmother_surname%3Amonteiro~&collection_id=2140223


Arminda de Jesus - nascimento 28/08/1925 Almeida
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89JP-77XF?i=152&cc=2140223

Manuel Joao Fernando – 02/01/1924 – Freixo
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9JZ-34SK
Francisco Luiz Monteiro Fernando 22/04/1944 Freixo
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9JZ-347C

Nelson Monteiro Fernando 04/08/1941 Lisboa
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9JZ-34SB

Nelson Monteiro Fernando 04/08/1941 Freixo Almeida
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9JZ-34QQ



Mila

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389816 | kaworutk3 | 07 mar 2018 16:07 | Em resposta a: #389815

Olá Mila,

Agradeço a ajuda, são irmãos de João sim. São todos portugueses. Só ele e mais duas meninas que teriam nascido no BR, mas logo voltado à Portugal.
João regressou em 1952 ao Brasil definitivamente.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389823 | saintclair | 07 mar 2018 16:31 | Em resposta a: #389816

-
... Quando o João regressou ao Brasil, em 1952, tinha 21 anos e não 16.
Assim. o João veio para Portugal em fins de 1931, pelo que será a partir
desta data que deve ser procurado o Registo de Nascimento Português.
João casou-se 4 anos após ter chegado ao Brasil, isto é; casou-se com 25
anos.
Vendo a foto do passaporte, não é com toda a certeza a imagem de um
menino de 16 anos, que guardava o gado na Aldeia, sou de opinião que a
foto, bem como a atitude e postura, é de um homem com 21 anos, maior,
e que talvez para evitar de ir à tropa em Portugal, emigrou para o Brasil.
Cabe a quem de direito tentar saber a verdade dos factos.
Melhores cumprimentos
Saintclair
--

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389824 | saintclair | 07 mar 2018 16:34 | Em resposta a: #389823

-
https://drive.google.com/drive/folders/1JfIMeXycKJsYBopz4MYYRAmXMorf4FjP

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389825 | kaworutk3 | 07 mar 2018 16:39 | Em resposta a: #389824

Oi Saint Clair,

É uma nova maneira de ver a história. Porém a versão de que tenho é que erraram nessa certidão de batismo de João, qual o sentido de terem feito duas certidões, uma de nascimento e outra de batismo com datas diferentes?
Os filhos vivos contam que teve um outro João que nasceu e faleceu, e meu avô teria tido o mesmo nome dele colocado. O que fico em dúvida é como que esse João foi registrado em 1931 e quem seria se nao fosse o mesmo João do qual falamos.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389828 | saintclair | 07 mar 2018 17:07 | Em resposta a: #389825

-
...Havendo outro João na " estória", podemos concluir que o 1º João foi registado no Brasil.
vindo posteriormente a falecer e após o nasc. 2º, os pais não o registaram no Brasil,
vieram com ele para Portugal, no entanto quando obtiveram o Passaporte do filho, acabaram
por dar o local do seu nascimento; Brasil, o que a meu ver não deveriam ter feito, dado que
esse 2º João terá vindo " clandestino" ..... talvez pela sua tenra idade..... e naquele tempo
muita coisa se conseguia fazer etc.
Bom, parece que isto dava uma bela história do detective Sherlock Holmes.
Saintclair

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389841 | kaworutk3 | 07 mar 2018 23:31 | Em resposta a: #389828

Oi Saint clair,

Sim, me parece mais uma tragicomédia, porque não posso comprovar que meu avô era português ao consulado.
De qualquer modo esse é a árvore genealógica https://imgur.com/a/VoPVm

Estou buscando agora os seguintes registros no arquivo do tombo
REQUERIMENTOS DE PASSAPORTES
—-
Código de referência:
PT/ADLSB/AC/GCL/H-D/006/00158
PT/ADLSB/AC/GCL/H-D/006/00159
PT/ADLSB/AC/GCL/H-D/006/00160
PT/ADLSB/AC/GCL/H-D/006/00161
PT/ADLSB/AC/GCL/H-D/006/00162

Não sei terá algum documento como transcrição de nascimento de João. Mas deverei saber o que pediram à ele pra ter esse passaporte concedido. Fiquei pensando na sua teoria de que ele foi para escapar do serviço militar. Eu custo a acreditar, porque o fato de no passaporte ter uma autorização para menores e a carta chamada do irmão no Brasil, me parece determinantes pra classificar ele como menor. Além disso a data de nascimento no passaporte dele também é de 22/02/1936, o que dá 17 anos.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389877 | kaworutk3 | 08 mar 2018 15:22 | Em resposta a: #389841

Há um hiato entre abril e agosto de 1952. O que devo fazer frente à esse fim da linha?

Exmo. Senhor
Wagner Gonçalves

Informamos que após pesquisa nos Requerimentos de passaportes, verificamos um hiato entre os meses de Abril e Agosto do ano de 1952.

Sugerimos para mais informação o contacto com a Secretária-geral da Administração Interna através do endereço: sec.geral.mai@sg.mai.gov.pt


Com os melhores cumprimentos,

Carla XXX
Divisão de Comunicação e Acesso

Resposta

Link directo:

Torre do Tombo

#389878 | saintclair | 08 mar 2018 15:34 | Em resposta a: #389841

-
... O 1º João como sabemos faleceu.
O 2º João seria talvez uma pessoa frágil de saude,veja que
os Pais vieram com ele muito novo para Portugal, talvez com
receio de vir acontecer alguma tragédia. etc.
Faz algum sentido ele ter emigrado para o Brasil com 17 anos,
pois se deixasse passar mais 2 ou 3 anos, já estaria na mira
do serviço militar.
Veja que o rapaz com 17 anos, media um 1,50 m, se não estou
enganado, portanto teria algum problema de saúde.
Se vc. conseguir encontrar alguma coisa na T. Tombo, seria óptimo.
Sc.
-

Resposta

Link directo:

Conserv. Reg. Civil Almeida

#389879 | saintclair | 08 mar 2018 15:41 | Em resposta a: #389877

-
Parece que a TT não lhe vai resolver o caso.
Sugiro que volte a contactar directamente a
Conserv. Reg. Civil de Almeida, tente falar
com o funcionário, explique a situação, estou
convencido que deve existir algum registo do
2º João.
Sc.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#389897 | kaworutk3 | 09 mar 2018 04:11 | Em resposta a: #389879

A conservatória de Almeida não acha qualquer registo, não sei como mais procurar.
Hoje pedi a TT os arquivos do governo civil - junta de emigração - que emitiu o passaporte do meu avô.
vamos ver o que vêm junto à esse registro, preciso ver o que era pedido para poder enviar uma cópia a conservatoria de almeida dizendo que João tinha X ou Y documentos e foram esses que ele usou. Não sei qual abordagem fazer mais à eles, por que já faz mais de um mês que só respondem que não acham, inclusive tentando pelo batismo /e também pelo registo de nascimento.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#390020 | kaworutk3 | 13 mar 2018 14:31 | Em resposta a: #301478

Recebi a lista de emigração https://imgur.com/a/gbuti
Nada novo, ele fez realmente o que instruíram à ele. Use o passaporte brasileiro pra entrar no BR e use o passaporte PT pra deixar Lisboa.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#390027 | saintclair | 13 mar 2018 16:45 | Em resposta a: #390020

-
...Parece que o João era realmente Brasileiro, portanto não vai encontrar qualquer registo
em Portugal do sujeito relativamente à Nacionalidade Portuguesa..
Sc.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#390028 | kaworutk3 | 13 mar 2018 17:14 | Em resposta a: #390027

Porém o passaporte é português com nacionalidade também portuguesa, o que isso quer dizer?

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#390029 | kaworutk3 | 13 mar 2018 17:18 | Em resposta a: #301478

Minha questão é que o direito não foi perdido imagino, pois nacionalidades não se perdem.
Até onde sei. Minha busca no tombo é saber onde e como foi transcrita essa certidão de nascimento dele brasileira pra dar um passaporte português à ele.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#390081 | saintclair | 14 mar 2018 17:43 | Em resposta a: #390029

-
Parece que o João estava autorizado a viver em Portugal, por determinado tempo, basta
ler com atenção o que está escrito no Passaporte;
...Os pais do João antecipadamente já sabiam que o futuro do filho seria ir para o Brasil,
logo que houvesse oportunidade, foi o que aconteceu, seguiu viagem para se juntar ao irmão.
Conheço um caso passado em 1958, em que os pais mandaram uma criança com a idade
de 7 anos para Portugal, à responsabilidade dos avós, frequentou a escola Primária durante
2 anos e de seguida foi novamente juntar-se aos pais, no RJ.
Claro que as autoridades Portuguesas tinham conhecimento desta criança de nacionalidade
Brasileira a frequentar a instrução primária numa Vila do Distrito de Leiria.
https://imgur.com/a/wxL1T
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#390082 | saintclair | 14 mar 2018 18:06 | Em resposta a: #390081

-
...Está escrito que o Passaporte do João tem 32 páginas.
Poderia p.f. enviar as páginas em falta?
Obrigado
Sc.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#390086 | Manotorres | 14 mar 2018 19:30 | Em resposta a: #390028

Recentemente, com a informatização do registo civil português, várias pessoas que eram portuguesas descobriram que na verdade nunca foram¹. Pensar que o passaporte português dele tenha sido apenas um engano das autoridades também é uma hipótese a se considerar. Para descartá-la, somente tendo acesso ao teor do processo de emissão do passaporte ou encontrando uma certidão de nascimento tardia. Mesmo porque, para fins de nacionalidade, o consulado não aceita o passaporte como já sabe.

Não encontrando, a única afirmação que se poderá fazer é que ele tinha direito à nacionalidade portuguesa, mas como não fez os trâmites necessários, era legalmente apenas brasileiro e o passaporte português foi um erro das autoridades.

---
¹ Caso da Ana Mendes: https://www.publico.pt/2016/11/13/sociedade/noticia/a-geracao-de-portugueses-imigrantes-a-viver-em-portugal-1749977

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#390115 | kaworutk3 | 15 mar 2018 03:15 | Em resposta a: #390086

Olá Saint Clair e Mano Torres,
Novidades: a transcrição do nascimento tava / tá em Lisboa na Central - livro 559/51 - maço 2. Estou com dúvida agora da utilidade desse documento para iniciar processo na ACP.
Me orientaram a procurar um conservador pra verificar a função dessa transcrição / assento de nascimento. Pois haveria um impedimento jurídico pois foi transcrito o nascimento após 14 anos de estadia em PT - e mesmo assim deram passaporte pra ele.

Imagens anexas: https://imgur.com/a/R6QSV

Demais infos:
Transcrito o nascimento na conservatória Geral de Lisboa: 559/ 559/51, presente nos livros de transcrições de nascimento do dia 07/11/1951.

Eis os dados:
João Fernandes Gonçalves
Nascido em 22/02/1936 - Ipiranga, São Paulo, Brasil.
Filho de José Fernando (ou José Fernandes no Brasil) e Anna Antónia Monteiro.
Conseguiu o passaporte português: n. 13825/52. Viveu no concelho de Almeida - Guarda, dentre 1937 ~ 1952.
Teve um passaporte português emitido em 24/05/1952 e imigrou de volta ao Brasil em 12/08/1952, no vapor Vera Cruz, desembarcado no porto de Santos - SP.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#390116 | kaworutk3 | 15 mar 2018 03:31 | Em resposta a: #390082

Oi Saint Clair, toda vez que vejo seu nome digito Sinclair, rs.
Pois aqui temos os vídeos dos dois passaportes:
PT
https://streamable.com/yscg3
BR
https://streamable.com/m0tgh


Olha, eu acho muita loucura pedirem para um cidadão que não era português fazer dois documentos - um PT e outro BR e depois ainda transcreverem o nascimento dele, sabendo ainda que os pais eram ambos PTs, e ele havia chegado recém-nascido em PT. Se queriam que ele deixasse PT aos 16 anos, que deixasse só com o passaporte BR, não?
Outra coisa, a situação de PT nos anos 60 era favorável economicamente, principalmente no norte, correto?
A informação é que tenho é que meu avô veio por que meu tio-avô Manoel já havia se estabelecido em SP e ia custear a passagem dele, porém meu avô teria que pagar de volta, rs.

Agora a última informação é que tenho essa transcrição do nascimento dele, o que me resta é saber como proceder, porque já pedi a certidão atualizado do assento, esperando chegar aqui em SP para reenviar ao ACP.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#390117 | Manotorres | 15 mar 2018 03:46 | Em resposta a: #390115

Vejo que trouxe ótimas notícias! Que bom. Fico feliz por você. Como conseguiu encontrá-la? Consegui achar o processo do passaporte?

O meu entendimento é que para todos os efeitos ele era português. A Central de Lisboa não é uma Conservatória comum. Se foi lá transcrito era justamente para acertar a questão da nacionalidade. Essa transcrição de nascimento é mesmo a certidão de nascimento portuguesa dele. Você verá que quando o seu processo de nacionalidade estiver concluído terá uma dessa também (mais moderna, obviamente).

Não entendi o questionamento do passaporte. Você acha que o passaporte não era válido? Tanto faz. Nem precisa mencionar o passaporte. No âmbito do processo de nacionalidade, o que importa e a certidão de nascimento (em alguns casos a transcrição de casamento também) e se quando o filho(a) dele nasceu ele já era considerado português para tramistir a nacionalidade.

No entanto, se ainda tiver dúvidas acerca da certidão encontrada, já que disse que vai fazer o processo pelo ACP, pode perguntar diretamente ao próprio órgão via e-mail. Explique. Anexe o documento. Veja que resposta receberá.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#390200 | kaworutk3 | 17 mar 2018 03:50 | Em resposta a: #390117

Olá Manotorres,

Obrigado pelas respostas ;)
Estou esperando os documentos chegarem de PT pra reenvia-los com o processo de atribuição para o ACP.
Ainda ninguém me respondeu, nem do ACP nem da CCentrais.

Achei via um genealogista, chamado José Barbosa. Ele atendia via http://facebook.com/rootsandmemories

Já o Tombo me disse que o arquivo que eles tem em mãos da data de expedição do passaporte do meu avô dizem respeito à listagens de pedidos indeferidos de passaportes, correspondência trocada pelo Governador Civil e o Ministério do Interior (Junta da Emigração) entre 1953-1957. Pois não sei se inicio outra busca lá, para deixar já como um "plano B" e um modo de esclarecer qual nacionalidade esse cidadão era, e se era PT. Eu não tenho dúvidas que era cidadão PT e BR. Apesar de objeções de muita gente. Vou iniciar o processo. Estou à espera da resposta das conservatórias.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#390208 | Manotorres | 17 mar 2018 15:18 | Em resposta a: #390200

Ele tinha dupla nacionalidade. A transcrição de nascimento encontrada, como disse, é mesmo a Certidão de Nascimento portuguesa dele, a qual você deverá juntar ao processo de nacionalidade do(a) descendente. É o documento principal. É ela que comprova a nacionalidade.

Quando você diz reenviar ao ACP... Seu processo já tinha sido indeferido ou está em pendência aguardando documentação? Você havia enviado o processo sem o principal documento?

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#390249 | kaworutk3 | 19 mar 2018 16:32 | Em resposta a: #390208

Oi ManoTorres,

Então, nunca tinha enviado ao ACP, só ao consulado de SP. Mas estava realmente faltando o assento ou transcrição de assento português. Agora com tudo em mãos (digo, essa transcrição de nascimento registrada em Lisboa) é outra situação.

Resposta

Link directo:

como pesquisar na torre do tombo,peço ajuda

#390359 | kaworutk3 | 23 mar 2018 22:51 | Em resposta a: #301478

Recebi hoje a transcrição do nascimento do João.
Pra quem tiver curiosidade.
Vou enviar o processo ao ACP em breve.
anexo: https://imgur.com/a/77yxs
Obrigado a quem suscitou as dúvidas, rs. Foi ótimo ;)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 04:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen