Magalhães (da Ferraria de Cima, Vitória, Porto)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Magalhães (da Ferraria de Cima, Vitória, Porto)

#301539 | tfp | 01 abr 2012 01:53

Caros confrades,

Seguem umas notas dispersas sobre alguns ramos Magalhães da Vitória (Porto), palpita-me que as três primeiras familias estejam ligadas mas ainda não encontrei prova credível.

http://goo.gl/Avsy3

Agradeço antecipadamente qualquer possível aditamento.

Com os melhores cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães (da Ferraria de Cima, Vitória, Porto)

#301556 | coimbra | 01 abr 2012 12:59 | Em resposta a: #301539

Tiago Pedroso

A unica coisa que o posso ajudar é com minha antepassada Brásia Bernarda.
Filha de Antonio de Magalháes (*Vitória) e Teresa do Espirito Santo foi batizada na Vitória a 31.6.1716 como Brázida Bernarda da Estella.
Porquê da ESTELLA? Procurei na freguesia de Estela, Povoa de Varzim e não encontrei nada possivel.Casou sim na Vitória com Manuel da Costa Santiago *Custóias 15.3.1701.
Claro que deve saber que a Rua da Ferraria de Cima é a actual Rua dos Caldeireiros.
Cumprimentos
COIMBRA

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães (da Ferraria de Cima, Vitória, Porto)

#301563 | tfp | 01 abr 2012 15:11 | Em resposta a: #301556

Caro confrade,

Sabe onde casaram? Já me fartei de procurar na Vitória e Sé ... se quiser pedir o meu contacto podemos trocar dados destes ramos quem sabe ajudam a encontrar mais alguma coisa.

Grato pela atenção

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães (da Ferraria de Cima, Vitória, Porto)

#301564 | coimbra | 01 abr 2012 15:30 | Em resposta a: #301563

Caro confrade

Tambem eu «empanquei» neles!!!
Não consegui descobrir o casamento de Antonio de Magalhães+Teresa do Espirito Santo. Igual a si, nem na Vitória nem na Sé e ainda na Estela...
Tenho duas suspeitas de serem famila :
1- Teresa será uma nascida em Estela a 26.10.1687 (filha de Manuel Francisco c.c Maria André)?
2-Quem será um Luis de Sousa (ou Peniche )da Rua da Ferraria de Baixo c.c. Maria do Espirito Santo que ela morreu na Vitória a 29.7.1758 com 60 anos?
Cumprimentos
COIMBRA

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães (da Ferraria de Cima, Vitória, Porto)

#301678 | rlvz | 02 abr 2012 21:08 | Em resposta a: #301539

Caro Tiago,

Não tenho infelizmente nenhuma informação, mas sim uma pergunta. Tem mais algum elemento sobre o Padre Cristóvão de Magalhães Porto - 1694-1755 - Reitor do Colégio dos Orfãos, ou se mais algum destes Magalhães terá usado o apelido Magalhães Porto?

É que sobre um dos meus avoengos, António Felizardo Porto 1793-1863, natural de Sousel, diz "Cantores de Ópera Portugueses" que "o apelido que adoptou era de seu tio Magalhães Porto, reitor do Seminário de Vila Viçosa." Na ascendência mais próxima deste avô, toda de Sousel (tanto quanto sei, pois não vi os paroquiais) não se vislumbra nenhum Porto nem nenhum Magalhães, nem tão pouco cronologicamente ele poderia ser sobrinho deste Padre Cristóvão de Magalhães Porto. Tem conhecimento de alguém deste ramo que tenha passado à zona de Portalegre, ou será só uma coincidência de apelidos?

Quanto aos "seus" Magalhães do Porto, se é que ajuda, só posso dizer que estou neste momento a ver os paroquiais de Miragaia, e é um deserto de Magalhães, pelo menos nos casamentos que já vi (até 1671). Vou ver ainda mais casamenos para a frente, e se encontrar alguém que pareça relacionado, logo lho direi.

Muito obrigada,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães (da Ferraria de Cima, Vitória, Porto)

#301699 | tfp | 02 abr 2012 23:42 | Em resposta a: #301678

Cara Rita,

Magalhães Porto só mesmo o Cristóvão, julgo que deve ter passado a usar o "Porto" por ter andado pelo Brasil, embora ainda não tenha podido ainda confirmar com certeza esta teoria.

http://www.google.com/search?q=%22Cristóvão+de+Magalhães+Porto%22&btnG=Search+Books&tbm=bks&tbo=1

Desconheço incursões para fora do distrito do Porto, além da citada.

Agradeço antecipadamente a sua atenção por Miragaia

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães (da Ferraria de Cima, Vitória, Porto)

#305007 | rlvz | 05 mai 2012 12:24 | Em resposta a: #301699

Caro Tiago,

Uma achega aos seus Magalhães da Vitória:

A 7.3.1724 foi baptizado em Miragaia, Paulo filho de Maria Baptista, solteira, da freguesia de Sanguedo, comarca da Feira, e deu por pai ao Reverendo Cristóvão de Magalhães, da freguesia da Vitória; foi padrinho o Padre Alberto Gomes desta freguesia [de Miragaia] (Livro Bapt. 1702/1731, fl. 124v)

Quem sabe se com sorte na freguesia de Sanguedo não encontra qualquer pista...

De resto, quase não há Magalhães nos paroquiais de Miragaia até esta data. Tenho uma lista do que apareceu, se lhe interessar, mas nada me pareceu relevante.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães (da Ferraria de Cima, Vitória, Porto)

#305008 | tfp | 05 mai 2012 12:30 | Em resposta a: #305007

Cara Rita,

Muito obrigado por a sua achega. Se me pudesse enviar a lista de Miragaia, ficava imensamente grato ando algo perdido com algumas linhas das minhas ascendências tripeiras que estranhamente nunca foram dar a S. Nicolau e Miragaia, anda tudo pela Sé, Vitória, Cedofeita e Santo Ildefonso.

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães (da Ferraria de Cima, Vitória, Porto)

#305009 | rlvz | 05 mai 2012 12:38 | Em resposta a: #305008

Caro Tiago,

Esperando que lhe seja útil, aqui vai então o que recolhi nos Paroquiais de Miragaia -- do que vi até agora, pois ainda não cheguei ao fim... Está desordenado, pois fui anotando à medida que encontrava, mas como (infelizmente) são poucos, lê-se bem.

http://www.evernote.com/shard/s1/sh/87fa4458-6a9b-4681-9c31-4599c34d65a8/43a5b229e940513d93d685700e5c11b6

Devo agradecer-lhe pela excelente ideia, que copiei do seu post inicial, de usar o Evernote para a genealogia. Mesmo muito, muito prático!

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães (da Ferraria de Cima, Vitória, Porto)

#305011 | tfp | 05 mai 2012 12:57 | Em resposta a: #305009

Cata Rita,

Muito obrigado novamente, entretanto partilhei uma nota com os apelidos q pesquiso no Porto, se tiver a paciência de fazer o mesmo tentarei estar atento aos que pesquisa também.

Cumprimentos

Tiago

Resposta

Link directo:

Magalhães (da Ferraria de Cima, Vitória, Porto)

#350392 | LSV | 19 set 2014 03:20 | Em resposta a: #301678

Boa noite Rita
Também ando à roda do mesmo António Felizardo Porto para uma investigação para pessoa amiga.
Conseguiu entretanto evoluir alguma coisa nos dados que tinha?
Procuro neste momento o óbito de sua mulher Maria do Carmo Mesquita nas freguesias de Lisboa. Tem alguma informação sobre tal?
Muito obrigado por qualquer dado acrescido que me possa fornecer,
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

Magalhães (da Ferraria de Cima, Vitória, Porto)

#350417 | rlvz | 19 set 2014 20:50 | Em resposta a: #301539

Boa noite, Luís,

Só vi a sua mensagem por acaso, porque não recebi notificação. Sim, tenho mais alguns elementos do António Felizardo Porto, e da Maria do Carmo Mesquita -- não o óbito, que bem procurei, mas nunca dei com ele. Mas tenho toda a ascendência paterna dela até já lá bem longe. E pistas para a materna, só que dessa os paroquiais não estão online ainda. Quer escrever-me para o meu email ritavzarrobagmailpontocom? Fica mais fácil saber exactamente no que lhe posso ser útil!

Rita vZ

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 18:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen