Mateus Trigueiros

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Mateus Trigueiros

#301971 | Gonçalo Frutuoso | 05 abr 2012 20:33

Caros Confrades,

Gostaria de ter informações sobre Mateus Trigueiros, nomeadamente sobre a sua ascendência.

Apenas sei que instituíu um Morgadio o qual abrangia a sua fazenda do lugar da Canoeira e, por outro lado, instituíu a sua capela na Igreja/Convento de São Francisco no ano de 1585.

Tendo em conta que existem dados que apontam Mateus Trigueiros como tio de Gonçalo da Gram Trigueiros, sendo este irmão de Gregória da Gram Trigueiros, presumo que Mateus Trigueiros seja irmão de Inês da Gram.

Grato pela atenção dispensada,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Mateus Trigueiros

#303095 | Jotri | 16 abr 2012 20:04 | Em resposta a: #301971

Caro Confrade
Aí vai tudo o que tenho:
Trigueiros
(Leiria, 1540)
1. MATEUS TRIGUEIROS (c. 1540), cavaleiro-fidalgo de Leiria e comendador da Ordem de Cristo. Dele temos notícia por uma petição que lhe fez Gaspar do Rego, morador a São Tomé e cavaleiro-fidalgo da infanta D. Maria, para cobrar de Jerónimo de Barros a renda de duas casas que lhe trazia na ribeira de Litém, no concelho de Pombal .
Mateus Trigueiros, de Leiria, instituiu uma capela que anexou às suas casas na Rua Direita. Sabe-se que um tal Rui Lopes de Ceia instituíu a Capela de Nossa Senhora da Esperança no Lugar da Canoeira "alguns annos antecedentes ao de 1550", quando obteve provisão para a dita capela, sendo obrigado à fábrica dela o seu descendente morgado Mateus Trigueiros que lhe vinculou toda a fazenda que tinha no Lugar da Canoeira. Em 1721, a Capela estava "pegada com as cazas do Morgado Manoel Trigueiros de Castelo Branco, que tem tribuna para a mesma ermida". Posteriormente veio este morgado à posse do capitão Honorato da Cunha Pinto do Rego Ceia Trigueiros(c. 1797), passando ao seu filho Venâncio Pinto do Rêgo Ceia Trigueiros (1801-1867), 1.º Barão de Porto de Mós, seus parentes, qua vão adiante. Desconhecemos ao certo a ligação de parentesco do fundador a estes derradeiros possuidores .

Resposta

Link directo:

RE: Mateus Trigueiros

#303694 | Gonçalo Frutuoso | 21 abr 2012 22:52 | Em resposta a: #303095

Caro confrade João Trigueiros,

Peço desculpa pela demora na resposta, mas tive uns problemas no acesso ao Geneall.

Agradeço os dados que me enviou sobre Mateus Trigueiros. São muito mais do que aquilo que já tinha na minha base de dados.

Tenho esperança que através de Mateus Trigueiros consiga desvendar a ascendência de Inês da Grã, que presumo ser sua irmã, já que Gonçalo da Grã Trigueiros, irmão de Gregória da Grã Trigueiros e de António da Grã Trigueiros, aparece documentado como sendo sobrinho do referido Mateus Trigueiros.

Pela sua mensagem posso dar como certo que Rui Lopes de Ceia é antepassado de Mateus Trigueiros? Seria pai? Avô? E qual é a relação do Barão de Porto de Mós com estes Trigueiros?

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Mateus Trigueiros

#303705 | chartri | 22 abr 2012 00:59 | Em resposta a: #303694

Meu caro Gonçalo Frutuoso

Encontra resposta a algumas das suas questões no livro http://www.guardamor.com/livro.php?id=1414 (aí esta explicado porquê o Barão, passou a ter o apelido Trigueiros como o pai dele.
bem como no livro http://www.guardamor.com/livro.php?id=1438

Ainda não coloquei na página www.familiasdeleiria.com os Grã. Um destes dias faço-o

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Mateus Trigueiros

#303706 | chartri | 22 abr 2012 01:01 | Em resposta a: #303694

Caro Gonçalo Frutuoso

Muita da informação que Jotri aqui colocou encontra-a no livro : http://www.guardamor.com/livro.php?id=1586

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Mateus Trigueiros

#303720 | Gonçalo Frutuoso | 22 abr 2012 10:31 | Em resposta a: #303706

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Agradeço a bibliografia indicada nas suas mensagens. Antes de pensar em adquirir algum dos livros vou passar pela Torre do Tombo para ver se os encontro na biblioteca.

Tem alguns dados sobre os Grãs? E sobre Manuel de Oliveira Picanço cc com Inês da Grã?

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Mateus Trigueiros

#303758 | chartri | 22 abr 2012 18:41 | Em resposta a: #303720

Caro Gonçalves Frutuoso
Encontra no magnifico livro da Drª Selma Pousão Smitj, "Rodrigues Lobo, os Vila Real e a estratégia da dissimulatio", Lisboa, 2008, que julgo que encontrará na Liv Ferin, que o Licenciado Garcia de Oliveira Picanço, advogado na cidade [de Leiria] em 1605, homem nobre e que era amigo e primo dos Castelo Branco e dos Gâ Trigueiro, famílias ambas da nobreza citadina. (vol I, PAG 539 ). na página seguinte refere a existência de um Gonçalo Picanço da então [1527] vila de Leiria.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Mateus Trigueiros

#303762 | chartri | 22 abr 2012 19:08 | Em resposta a: #303720

Caro Gonçalves Frutuoso
No livro que escrevi sobre o Barão de Porto de Mós (http://www.guardamor.com/livro.php?id=1414) avanço com a hipótese que Joana Trigueira filha de Jerónima Trigueira teria uma ligação familiar com Mateus Trigueiro (que era vereador da Câmara Municipal de Leiria a 20 de Fevereiro de 1580), tio de Gonçalo da Grã Trigueiro administrador da capela instituída por aquele e vereador da Câmara Municipal de Leiria em 1607. Segundo Selma Pousão-Smith, Gonçalo da Gã Trigueiro era casado com uma Castelo Branco (obra citada na mensagem anterior, Vol I, pag 267 e 332). Rui da Grã era chanceler mor de D. João II...
Não se esqueça de ver o que sobre os Trigueiros e os Castelo Branco, escreve o autor da "Casa do Terreiro" [http://www.guardamor.com/livro.php?id=1438].
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

PS: Em Leiria existe ainda uma várzea que se chama a "cova do Picanço"

Resposta

Link directo:

RE: Mateus Trigueiros

#303768 | Gonçalo Frutuoso | 22 abr 2012 19:52 | Em resposta a: #303758

Caro Ricardo Charters d´Azevedo,

Agradeço mais uma vez as informações e as indicações bibliográficas. Terei mesmo que as consultar e talvez adquirir.

Estou bastante interessado em descobrir mais sobre estes meus antepassados, embora seja descendente por bastardia de Bartolomeu de Vasconcelos Spínola.

Presumo que os Oliveira Picanço descendam do referido Gonçalo Picanço, tendo em conta que o apelido não é comum. Gostaria de saber se os Grã de Leiria se ligam aos Grã originais, nomeadamente a Rui da Grã. Terei que aprofundar.

Grato pela atenção dispensada,

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo F. de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Mateus Trigueiros

#303812 | JFRego | 23 abr 2012 11:51 | Em resposta a: #303768

Caro Gonçalo Frutuoso

De facto, o apelido Picanço é pouco comum, mas muito ligado à região de Torres Vedras (onde existia a quinta da Picanceira). Presume-se tenha origem na parentela de um cavaleiro da Casa Real, Giral Picanço, cuja mulher (Aldonça Gomes) veio a receber sepultura num (a arca funerária na igreja de Santiago), assim se chama tb um trabalho de meu avô R.F.R. publicado em 1955. Por sinal deu origem a uma polémica com o Dr. Aurélio Ricardo Belo, que entendia ser a dita Aldonça Gomes uma amante de D. Afonso III com o mesmo nome. Mais tarde, o Dr. Belo, acabou por ceder parcialmente aos argumentos do meu Avô e recentemente o meu Amigo Prof. Doutor José Augusto de Sotto-Mayor Pizarro disse-me que à luz da investigação actual o meu Avô estava certo e que as tais Aldonças eram contemporaneas, mas duas e não uma mesma como pretendia Ricardo Belo.

Abraço

João Figueiroa-Rego

Resposta

Link directo:

RE: Mateus Trigueiros

#303876 | Gonçalo Frutuoso | 23 abr 2012 20:48 | Em resposta a: #303812

Caro João Figueiroa-Rego,

Agradeço as informações que me transmitiu na sua mensagem, mas só agora é que começo a estudar este ramo de família. Se existe ligação destes Picanços a Torres Vedras é por mim desconhecida. Conheço a Quinta da Picanceira de nome. Mas tendo em conta que o apelido é pouco comum e baseando-me na minha expriência como genealogista amador, presumo que exista uma ligação familiar. Quando tiver tempo irei à TT consultar os tomos referentes às Chancelarias da época para ver se descubro alguma coisa sobre estes avoengos.

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 mai 2024, 02:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen