Identificação de uma Capela em Tamengos

Este tópico está classificado nas salas: Património

Identificação de uma Capela em Tamengos

#302096 | Coronel | 07 abr 2012 16:29

Caros Confrades

Careço de ajuda para identificação de uma Capela erigida na Cúria (Tamengos).

Já por lá andei, mas (como infelizmente hoje acontece) todas as Capelas se encontravam fechadas, e mesmo no posto de turismo nada souberam informar.

Sei que um meu antepassado fez erigir no Espinhal (junto ao hotel das Termas da Curia, é assim que consta num carta escrita em 1926) a dita capela, que tinha sobre a porta (digo tinha, porque não a vi em nenhuma) a seguinte inscrição:

"Esta capella mandaram fazer Manuel FRancisco Afonsso e sua mulher Maria Gomes e Manuel Dias / e sua mulher Isabel Rodrigues todos d'este lugar / Tudo por sua devossam foi a primeira / missa com festa em 23 de Maio do anno de 1734".

Será que têm alguma informação que me possa ajudar na sua identificação? Grato desde já pela vossa atenção.

Cordiais cumprimentos.

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302121 | HRC1947 | 07 abr 2012 21:00 | Em resposta a: #302096

Caro Confrade;

Se vc. esteve em Tamengos, Curia, Luso, Bussaco, tinha dado um pulo Camara Municipal Anadia, e teria
resolvido o assunto.
Pode acontecer que a Camara já tivesse deitado abaixo essa Capela!!
Assim, segue um link sobre a freguesia de Tamengos, vc. clica na foto sobre Tamengos, e vai ver capelas,
uma de 1720, salvo erro.
O Confrade até tem todos os dados dessa Capela, não está no " escuro ", então ou existe// ou foi abaixo.

http://www.mapav.com/aveiro/anadia/tamengos/

Os m/ cumprimentos

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302125 | HRC1947 | 07 abr 2012 22:00 | Em resposta a: #302121

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=93389&fview=e

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302131 | Coronel | 07 abr 2012 22:26 | Em resposta a: #302121

Cara Ana

O problema reside no facto de "a visita" ter sido ao fim-se-semana...

Por "correio" a minha experiência não tem sido boa, já que para estes assuntos (de menor importância...para os "serviços") a disponibilidade é muito pouca (ou nenhuma); primando a falta de resposta, ou comentários do tipo "...está a tirar a vez a pessoas que realmente precisam..." (claro está que neste caso, a "senhora" ouviu o que queria, e principalmente o que não queria, já que essa vez foi presencial).

Por outro lado, aqui pelo genea costumavam aparecer alguns confrades que pesquisavam / se dedicavam, especialmente, à região de Tamengos, pelo que decidi arriscar.

Acredito que a capela ainda exista, desvirtuada, mas exista.

De qualquer forma grato pela sua informação.

Cordialmente

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302138 | mtavares | 07 abr 2012 23:26 | Em resposta a: #302096

Caro Luís:
Era capaz de jurar que essa capela ainda existe,pelo menos vi fotografias dela,mas uma vez que a encontrei no decurso de buscas que fiz relativamente ao Palace Hotel da Curia e da piscina-praia que foi projectada pelo meu avô, fiquei com a ideia que a devo ter visto em "skyscraper.com"...Experimente este site.
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302141 | HRC1947 | 07 abr 2012 23:50 | Em resposta a: #302138

Aí vai;


http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=855328

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302142 | Pedro França | 07 abr 2012 23:53 | Em resposta a: #302096

Caro Luís:

Essa capela vem referenciada no Inventário Artístico de Portugal, do Prof. António Nogueira Gonçalves, vol. VI sobre o distrito de Aveiro-Zona Sul, pp. 93-96. Especialmente na p. 95, vem descrita essa capela, mandada erigir pelos ditos, em honra e por devoção à Rainha S.ta Isabel. O inventário não refere isto, mas o processo de justificação de nobreza constituído em benefício do Dr. António Luís de Sousa dos Reis Maia, no ano de 1775, existente no ANTT, faz menção da existência das armas dos "Maias" que remontam à época da fundação da dita capela - "na porta por cima das cimalhas". No dito inventário consta o seguinte passo:"...a porta antiga, do séc. XVIII inicial, de verga direita e cornija, o letreiro gravado no friso..." Como a capela foi, desde a sua fundação até à data da edição do inventário (1959), reformada, não sei, não posso afirmar que as referidas armas ainda lá estejam...
... Ora, no citado processo de justificação de nobreza vem que na dita capela"...estão as armas de sua tia [dele, habilitando] isabel Rodrigues da Maia na porta por cima das cimalhas". Essas armas constam de:"uma águia estendida no meio e nos fundos da porta"...E "no cimo da mesma porta, em traçado nas pedras e frisos da mesma está o letreiro"que atesta o motivo da fundação da capela, a qual teve primeira missa com festa a 23.05.1734.
A tia do habilitando, é tia-avó, irmã do avô paterno do habilitando e tia do Dr. Luís Sousa dos Reis, lente de Leis da UC, pai do habilitando. A mãe da instituídora - Agostinha Rodrigues da Maia (16...-1722) - era irmã de Filipe Rodrigues da Maia meu antepassado, do lado de Tamengos, ramo que, na minha linha desce a Cantanhede (Lemede) e daqui a Liceia onde ainda nasceu um bisavô meu.
Eu tenho um artigo publicado na revista Munda, nº 40, de Novembro/2000, as pp. 57-65, sob o título - "Os Maias Sousas, de Coimbra: seu percurso social alargado (sécs. XVII-XVIII).", apesar de as raízes destes Maias entrarem ainda pelas últimas décadas do séc. XVI.

Diga coisas,
Abr.,
Pedro França

P.S.: apenas um reparo - no dito inventário artístico, vem que a capela se situa de facto na Curia, mas o processo de justificação de nobreza aponta para o lugar do Espinhal/Tamengos.

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302143 | HRC1947 | 07 abr 2012 23:59 | Em resposta a: #302142

Confrade Luis;


... Então temos a Curia..... que maravilha !!!

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1057127

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302155 | mtavares | 08 abr 2012 01:37 | Em resposta a: #302143

Isto é do meu blog...e do IGESPAR
http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/5085388/
http://lerougeetnoir.blogspot.pt/2009/12/as-termas-de-tamengos-palace-hotel-da.html
cprtos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302179 | Pedro França | 08 abr 2012 16:09 | Em resposta a: #302131

Caro Luís:

A capela a que o confrade se refere na mensagem de inauguração deste tópico é unicamente aquela a que eu respondi.
As outras mensagens aqui caídas nada têm a ver com ela e até direcionam para outras famílias da zona de Tamengos que não são "Maias".

Abraço e Boa Páscoa.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302193 | Coronel | 08 abr 2012 18:22 | Em resposta a: #302179

Caro Pedro

Amanhã deslocar-me-ei à Biblioteca Nacional com o propoósito de consultar a publicação que fez o favor de me indicar.

A carta em que baseio a minha pesquisa, foi escrita (em 1925, e não 1926 como inicialmente referi) por D. Fernando de Távares e Távora, e enviada a um meu tio-bisavô no decorrer de uma troca de correspondência relativamente aos Cabrais de Tamengos.

O que ele então escreveu foi, "...Posso acrescentar uma interessante noticia acerca de M.el Fr.co Affonso e sua mulher. No Espinhal em frente do Hotel das Thermas da Curia existe uma capellinha que tem sobre a porta uma inscripção que diz o seguinte...(o que refiro no post inicial)...o Altar tem tres imagens sendo a do centro a Rainha Santa Isabel e a da direita São Damião, acho eu, a da esquerda não me lembra que Santo é. A casa em que está o hotel que bem poderia ter pertencido ao Manuel Francisco tem as mais lindas e mais bem proporcionadas janellas D. João V que conheço. Com as alterações que fizeram á casa para adapta-la a hotel estragaram-lhe a architectura quase lhe tiraram o interesse...".

Só para antecipar, a capela a que se refere será então, a que fica à direita de quem se dirige para o Hotel das Termas, a partir da Av. dos Plátanos!?

Aproveito para também agradecer aos outros confrades que procuraram elucidar-me sobre este assunto.

Sendo oprtuno darei notícias.

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302195 | HRC1947 | 08 abr 2012 18:38 | Em resposta a: #302141

Caro Luis;

... Os Confrades que responderam a este seu pedido fizeram-no na base da ajuda!
Por vezes não se acerta, a experiência diz que uma tentativa de ajuda não conseguida,
acaba por incentivar outro Confrade a tentar a sua " sorte ". Foi o que aconteceu com
o Confrade Pedro. Assim, devemos sempre ficar gratos a uns e a outros, aliás foi o
que o Luis fez. Bem-Haja.
Sempre lhe deixo pela 2ª vez a estrada dos Platanos, que o levará às Termas da Cúria!!
-------------
[Topo]
RE: Identificação de uma Capela em Tamengos 07-04-2012, 23:59
Autor: HRC1947 [responder para o fórum] Confrade Luis;

... Então temos a Curia..... que maravilha !!!

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1057127
-------------
Os m/ melhores cumprimentos

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302196 | Pedro França | 08 abr 2012 18:49 | Em resposta a: #302193

Caro Luís:

Pessoalmente, não conheço a capela nem nunca a relacionei com as termas, apesar de conhecer o lindo parque das mesmas onde tenho ido com alguma frequência, às vezes, lanchar aí quando o tempo começa a aquecer. Fixei esta capela apenas documentalmente porque me dispus a fazer um trabalho de investigação sobre os Maias e Sousas, de Coimbra, e, vim a saber da minha ligação ao lado "Maia" e, consequentemente, à ereção da tal capela (e lá está a imagem da Rainha Santa, da sua invocação).
Quando eu voltar à Curia hei de ver qual é essa capela e se tem ainda as armas dos Maias. Na ascendência deste lado da família, ainda em Coimbra e antes de se terem deslocado para Tamengos, houve Familiares do Santo Ofício e vários clérigos, o que criou um certo estatuto, à parte a profissão de ourives (do ouro) em alguns membros da família. Depois, o facto de haver na continuação da família (e já em Coimbra outra vez), lentes da UC no séc. XVIII, vai aprimorando esse estatuto que vem a desembocar no tal processo de justificação de nobreza, reconhecido, validado, com a concessão de CBA de Maias e Sousas, precisamente.

Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302207 | HRC1947 | 08 abr 2012 20:58 | Em resposta a: #302195

Confrade Luis;


Veja este link { aliás você já aí tem dois}!!...


http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1057127

Começa a descer nas fotos sobre a Curia,
1ª foto mapa, 2ª casa com andaimes construção. 3ª foto parque merendas....7ª foto Hotel Termas,paredes
estilo castelo!!... 8 FOTO grande edificio,estilo D. João V.... roda a foto toda para a esquerda [barra horiz.]
e do lado direito está uma capela cor branca, com uma Cruz pedra branca, descendo dá para ver uma imagem
em azulejos azuis, creio que é a imagem R. Santa... veja com uma Lupa !!!!

.....Não custa nada tentar a sorte !!!

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302211 | HRC1947 | 08 abr 2012 22:20 | Em resposta a: #302207

Confrade LUIS;

.... Veja se é esta a Capela ????

http://lh6.ggpht.com/_6TA0yX7EpmE/TOBOy0zKlEI/AAAAAAAACQs/HofmvlDLoDk/curia%20-%20capela%20do%20palacio_thumb%5B2%5D.jpg


Os m/ cumprimentos

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302212 | HRC1947 | 08 abr 2012 22:34 | Em resposta a: #302211

Confrade Luis;

Mais este link, que está giro....

http://www.portugalvirtual.pt/_tourism/costadeprata/curia/ptindex.html#sightseeing

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302219 | HRC1947 | 08 abr 2012 23:46 | Em resposta a: #302212

e segue....

http://gloriaishizaka.blogspot.pt/2010/11/portugal-curia.html

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302222 | HRC1947 | 09 abr 2012 00:11 | Em resposta a: #302219

Confrades;

... Um pouco de história sobre Curia, suas aguas, aquele engº Francês que teve visão etc...

http://www.aguas.ics.ul.pt/aveiro_curia.html

Os m/ melhores cumprimentos

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302223 | Alvares | 09 abr 2012 00:21 | Em resposta a: #302096

Caro Luis Faria e Sousa,

a capela ainda existe, e já tive oportunidade de ler a inscrição que refere, a qual está junto à (por cima da?) porta de entrada.

A capela situa-se na estrada que liga a Curia a Tamengos, do lado esquerdo (nascente). Do outro lado da estrada (não recordo se em frente, mas próximo), situa-se a tal casa de janelas barrocas referida noutra mensagem.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302225 | HRC1947 | 09 abr 2012 00:57 | Em resposta a: #302223

Caro Autor Alvares;

Veja p. favor se será esta a capela.
Tamengos à Curia,são 1,4 km { 2 minutos carro }.
pelo seu relato, tudo parece encaixar!!!


http://lh6.ggpht.com/_6TA0yX7EpmE/TOBOy0zKlEI/AAAAAAAACQs/HofmvlDLoDk/curia%20-%20capela%20do%20palacio_thumb%5B2%5D.jpg

Os m/ cumprimentos

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302232 | Alvares | 09 abr 2012 11:15 | Em resposta a: #302225

Cara Ana Simões,

não, essa é uma capela claramente do século XX, que fica na área do Palace. A capela que aqui se discute é da primera metade do século XVIII e situa-se mais para sul.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302275 | Coronel | 09 abr 2012 18:48 | Em resposta a: #302232

Pois é, Caros Confrades...

Completamente frustada a minha ida à biblioteca do Palácio da Ajuda; não consegui "ajuda" nenhuma do Inventário Artístico de Portugal.

De facto, é a capela que o Pedro refere, a capela de Santa Isabel; a mesma em que o Luís viu (leu) a inscrição votiva.

Só que quanto à sua localização, nada em concreto.

A capela que referi noutro post, situada junto à Av. dos Plátanos (no acesso ao Hotel das Termas) está descartada; a que fica na estrada Cúria-Tamengos, da qual a Ana postou fotografia, também parece de descartar pois quanto lá estive não vi a inscrição votiva, ao que acresce que o Luís (que a viu, e leu), afirma não ser essa.

Vou continuar à procura (só que Tamengos fica longe de Lisboa...).

Cordiais cumprimentos a todos

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302280 | HRC1947 | 09 abr 2012 19:12 | Em resposta a: #302275

Caro Luis de Sousa;

... Então quando vc. foi à Cúria, sempre viu a capela que lhe indiquei? ...

...Será que não aparece um Confrade dos lados da Cúria- Mealhada para nos tirar estas
dúvidas ?...

O Confrade, se puder faça uma ligação para a junta freguesia Tamengos, peça para falar
Snr. Presidente, na falta deste, tente encontrar gente nascida antes 25 Abril, esses sim, com
toda a certeza sabem o que se passa em Tamengos, e resolverá a situação,
Vem isto a propósito que em determinadas juntas Freguesia, quem está no atendimento aos
fregueses, não sabe absolutamente nada do que se passa na freguesia, [ claro com honrosas
excepções !!].

Boa Sorte, e vá dando notícias.
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos-- ESPINHAL

#302289 | HRC1947 | 09 abr 2012 21:15 | Em resposta a: #302280

Caro Luis Sousa;

Acabo de encontrar um artigo em revista da especialidade, sobre a Capela " procurada: "

CURIA:-- TAMENGOS;

Capela de Santa Isabel, Rainha de Portugal, situada no lugar do Espinhal, data do inicio século XVIII,
da construção primitiva mantém a porta , no seu interior há uma escultura em madeira do século XVIII,
que representa a Rainha Santa; com retábulo seiscentista pertencente à construção inicial , foi recentemente
restaurada, o que lhe imprimiu um aspecto mais moderno.

Os m/ cumprimentos

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302314 | Alvares | 09 abr 2012 23:39 | Em resposta a: #302275

"De facto, é a capela que o Pedro refere, a capela de Santa Isabel; a mesma em que o Luís viu (leu) a inscrição votiva.
Só que quanto à sua localização, nada em concreto."

Caro Luis,

acho que não está a fazer justiça às minhas informações! ;-) A informação que lhe enviei foi esta:

"A capela situa-se na estrada que liga a Curia a Tamengos, do lado esquerdo (nascente)."

Uma vez que a estrada em questão é de cerca de 1 km, penso que a informação que lhe enviei é bastante concreta. A capela não está escondida, está à beira da estrada. Claro que se ficar em Lisboa não a vê! Mas se vier à Curia vê-a de certeza. Exteriormente, a capela mantem a traça antiga, e conserva a tal lápide. O interior nunca vi.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302315 | HRC1947 | 09 abr 2012 23:53 | Em resposta a: #302314

Confrades;

... É assim; um viu, o outro não viu, mas ainda existe outro que sabe tudo porque andou a tratar do assunto.
Pergunto : então já fiz a papinha toda, já indiquei estradas, já enviei fotos, já seguiu literatura correcta, por
falta de v/ notícias atempadas seguiram fotos de outra Capela, neste momento * só falta mesmo lá ir. *
Até tenho um video sobre a Freguesia Tamengos, onde aparecem umas 3 Capelas{ sem exagero }, mas optei por não enviar!! . Foi um bom passeio que dei no Domingo Páscoa [ virtual ].

Os m/ melhores cumprimentos

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302316 | Pedro França | 10 abr 2012 00:01 | Em resposta a: #302275

Olá, Luís:

È como o Luís (Alvares) refere - uma capela do séc. XVIII, primeira metade. Será que se vêem as armas ainda, ou terão sido raspadas?
A obra que eu indiquei como referência tem de estar na Biblioteca Nacional - é uma edição do séc XX anos 40-50; comporta vários volumes e abrange vários distritos do país, mas creio que não na totalidade. Só para Coimbra, existe um volume para Coimbra-distrito e outro para Coimbra-concelho...E como eu disse, o vol. VI é sobre Aveiro-zona sul (há o da zona norte).

Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302323 | Coronel | 10 abr 2012 00:36 | Em resposta a: #302314

Caro Luís

Começo por me desculpar, caso tenha achado que menosprezei a sua informação quanto à localização da capela.

Mas creia que isso nem me passou pela cabeça.

Limitei-me a reunir todas as informações que os confrades amávelmente me enviaram, e procurei ajusta-las como que num quebra-cabeças.

Efectivamente já estive em Tamengos, Cúria, Aguim, e muitos outros lugares da região. Acontece que talvez sugestionado pela afirmação (da tal carta de 1926, que textualmente dizia "frente ao Hotel das Thermas", terei passao pela capela de Santa Isabel "como cão por vinha vindimada" e não a vi; creia que gastei (enfim, não gastei porque de qualquer forma foi tempo bem empregue) muito tempo, sempre escasso para quem está de passagem, a tentar visitar as outras duas capelas (anexas aos hoteis).

À confrade Ana , digo que também já vi o video que refere (Youtube), e que já contactei o autor.

Resta-me voltar a Tamengos (não sei quando); voltar a agradecer a vossa disponibilidade; pedir desculpa por "qualquer coisa".

Penso que a partir daqui iríamos entrar na fase do diz-que-diz, e sem querer cair em situações de melindre.

Repito, a todos estou agradecido. Foi útil a informação. Mas penso estar esgotado este assunto.


Cordialmente

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302326 | Alvares | 10 abr 2012 01:15 | Em resposta a: #302316

Caro Pedro,

aproveito o tópico para te enviar um "olá". Vai tudo bem contigo?

Vi e li a inscrição, mas não tenho ideia de ter visto as armas dos Maias ...

Não deixa de ser curioso. Os nomes dos fundadores da capela pouco dizem (tudo patronímicos). Mas afinal a "Isabel Rodrigues" era "Isabel Rodrigues da Maia" e os descendentes aparecem a usar armas dos Maias ... E os outros, o que "escondiam"? Acho este fenómeno da omissão de apelidos bem interessante.

Um grande abraço,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302328 | Alvares | 10 abr 2012 01:30 | Em resposta a: #302323

Caros confrades,

a capela do Espinhal (Curia-Tamengos) é a capela que aparece ao fim do primeiro minuto no video sobre Tamengos existente no Youtube.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos- " Santa Isabel "

#302356 | HRC1947 | 10 abr 2012 12:14 | Em resposta a: #302326

Confrades;

... Para que conste, segue o video sobre Tamengos- Espinhal, onde se pode ver a "Capela " ,[fim do primeiro
minuto de video, ] conforme indicação de um n/Confrade, o que é de louvar.

http://portugaltorraonatal.blogspot.pt/2011/03/freguesia-de-tamengos.html

Foi um prazer poder ajudar, sempre aprendemos alguma coisa.

Os m/ melhores cumprimentos

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos- " Santa Isabel "

#302413 | HRC1947 | 10 abr 2012 18:18 | Em resposta a: #302356

Caros Confrades;

... Para que fique a informação, envio o historial da Capela, que apareceu bem junto
ao Centro da Cúria, e que inicialmente presumia ser a Santa Isabel .

TERMAS DA CÚRIA:

... Junto ao espaço circundante da Cúria, existe uma capela de Nossa Senhora do Livramento, construída
na primeira metade do século XX, segundo o projecto de Alexandre de Almeida, antigo proprietário do
Palace Hotel da Cúria, com azulejos dos séculos XVIII e XIX.


http://lh6.ggpht.com/_6TA0yX7EpmE/TOBOy0zKlEI/AAAAAAAACQs/HofmvlDLoDk/curia%20-%20capela%20do%20palacio_thumb%5B2%5D.jpg

Sendo o que se me oferece, subscrevo-me

atentamente

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302566 | Coronel | 11 abr 2012 23:19 | Em resposta a: #302316

Caro Pedro

Finalmente a luz ao fundo do túnel. A troca destas informações acabou por ser positiva, embora a dada altura tenha pensado que podia "dar borrasca".

Como sempre os confrades foram inexcedíveis na sua vontade de ajudar.

Agora só me falta voltar a Tamengos para fotografar a capela.

O inventário Artístico de Portugal (existe no acervo da biblioteca geral do Palácio da Ajuda) é muito parco em informação escrita, pois quanto a gráfica nem vê-la. Apenas refere:

CAPELA - na curia, de Santa Isabel, Rainha de Portugal.

Modernizada e limpa. Conserva a porta antiga, do século XVIII inicial, de verga direita e cornija, o letreiro gravado no friso (aquele que já conhecemos). O retábulo de pedra, do princípio do século XVIII segue o tipo seiscentista. Cavam-se três nichos entre quatro pilastras decoradas de santos. Há uma Santa Isabel, Rainha com flores no regaço, de madeira, reformada, do mesmo início do século XVIII, de mero interesse iconográfico.


Cordiais cumprimentos

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302633 | HRC1947 | 12 abr 2012 15:08 | Em resposta a: #302566

Caro Luis Sousa;

Bom final de exercício.
Gostei do modo como lidou com a situação.

Os m/ melhores cumprimentos

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302635 | aeiou2 | 12 abr 2012 15:10 | Em resposta a: #302566

Mais uma ajuda colectiva que deu resultado positivo
Parabéns
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302666 | HRC1947 | 12 abr 2012 18:24 | Em resposta a: #302635

Confreira Maria;

Acredite que me lembrei várias vezes da experiência tida
com a Foto M.
Obrigada
Cumprimentos
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302667 | Alvares | 12 abr 2012 18:37 | Em resposta a: #302633

"Caro Luis Sousa;
Bom final de exercício.
Gostei do modo como lidou com a situação."

Com a palavra "obrigado" teria lidado ainda melhor !

Cumprimentos.

Luis Alvares

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#302668 | Coronel | 12 abr 2012 18:58 | Em resposta a: #302667

Há pessoas que me conseguem tirar do sério.

Não lhe chegou ter agradecido em posts anteriores (leia-os).

Se no entanto lhe aumenta o ego um agradecimento pessoal ,aqui vai: OBRIGADO.

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos [ Santa Isabel ]

#302686 | HRC1947 | 12 abr 2012 20:57 | Em resposta a: #302666

Confrades;

... Para reflectir !

http://www.youtube.com/watch?v=7S3cgUG4PNQ

Os m/ cumprimentos

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos [ Santa Isabel ]

#302693 | Coronel | 12 abr 2012 21:19 | Em resposta a: #302686

Obrigado por partilhar ;-)

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#303504 | Coronel | 19 abr 2012 22:49 | Em resposta a: #302142

Caro Pedro

Não tem nada a ver com este meu tópico, mas aproveitei-o para lhe solicitar (mais) um favor.

Numa oportunidade, poderá fazer-me o favor de ver a filiação (Habilitações Sacerdotais?) do Doutor Alexandre Dias Pessoa?

Foi um parente, sobre o qual apenas sei que:

- terá nascido por volta de 1773
- Foi clérico prebítero
- Lente de Direito na Universidade de Coimbra
- Cónego Doutoral da Sé de Viseu
- Pároco em Cantanhede (c.1802)

Um abraço

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#303518 | Pedro França | 20 abr 2012 01:00 | Em resposta a: #303504

Caro Luís:

Tomei nota do seu pedido. Agora só terça-feira, tá?

Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#303640 | Coronel | 21 abr 2012 12:46 | Em resposta a: #303518

Caro Pedro

Só hoje vi a sua mensagem.

Aguardarei a possível informação. Mais uma vez obrigado.

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#303736 | queirojg | 22 abr 2012 13:55 | Em resposta a: #302566

Caros confrades,

Só agora, um pouco por acaso, me apercebi desta troca de informações. Talvez possa acrescentar ainda alguma coisa de útil sobre a capela do Espinhal em Tamengos.

A capela é realmente a que foi aqui identificada. Fica situada a 400 metros para sul do Largo Dr. Luís Navega, mais ou menos em frente da casa de janelas joaninas. É actualmente da invocação de S. José, mas foi fundada como capela de Santa Isabel e sob essa invocação se manteve até ao século XX. A modernização a que se refere o Inventário Artístico deve ser a que teve lugar no início dos anos 30. Segundo a história que me foi relatada por uma senhora nascida no local ainda antes dessa data, a capela estava arruinada e foi recuperada com o dinheiro que sobrou de uma subvenção concedida pelo Governo para socorro dos lavradores locais, após uma queda de granizo de tal modo intensa que destruiu todas as colheitas e levou o regedor e mais duas outras pessoas a enviar um apelo ao então ministro das finanças. Durante algum tempo, e por graça, segundo este relato, a capela foi conhecida como “de Nossa Senhora do Granizo”.

Uma recuperação mais recente deu-lhe o ar bem conservado que hoje tem, embora sofra de mau enquadramento no casario. No interior, permanece o retábulo antigo, com uma imagem de S. José ao centro, com o Menino, outra de Nossa Senhora à direita e, à esquerda, a imagem antiga da Rainha Santa. São as três imagens que se observam no video referenciado por Maria Simões. Três filas de bancos modernos e, nas paredes, azulejos também modernos até à altura de um metro. Nas paredes laterais, existem ainda outras imagens: uma de Santa Rita, outra de Nossa Senhora de Fátima, ainda uma outra da Rainha Santa Isabel. A capela tem um pequeno coro de madeira, a que se acede por uma escada à direita.

O antigo letreiro de pedra mantém-se, bem legível, por cima da porta de entrada, exactamente com os dizeres mencionados pelo confrade Luís Faria e Sousa. Mas não há vestígios das armas que terão existido sobre a cimalha, já aqui referidas pelo confrade Pedro França, e que, em 1775, motivaram António Luís de Sousa dos Reis e Maia a requerer que fosse junta ao seu processo de justificação de nobreza uma certidão obtida em 1752 por seu tio o padre António José da Maia, num pleito em que este reclamou a qualidade de “senhor e padroeiro” da capela por herança de sua tia e madrinha Isabel Rodrigues. Nessa certidão de 1752, o escrivão do couto de Tamengos e Aguim, José Barreto de Castilho, deu fé de ter ido ao lugar do Espinhal e de ter observado na capela uma porta com cimalhas de pedra, e por cima delas, ao meio de uma tarja, uma “águia estendida”. Há perto de 20 anos atrás não encontrei no local quem se lembrasse da águia heráldica. Talvez já não existisse na ruína de 1930. Mas o texto da certidão é peremptório quanto à sua observação e descrição.

Para se saber mais sobre a fundação da capela seria necessário achar-se um escrito do Doutor Luís de Sousa dos Reis, intitulado “Historia breve dos varoens, e mulheres de Coimbra illustres em Santidade, e virtude, Dignidades Ecclesiasticas, Letras e Armas. Com hum discurso sobre a antiguidade da Capella, e milagrosa imagem da Senhora da Piedade de Antozede, e da Capella da Rainha Santa Izabel do Espinhal”. O doutor Luís de Sousa dos Reis era pai de António Luís de Sousa dos Reis e Maia, como refere o confrade Pedro França, e irmão do padre António José da Maia. Por aqui se vê a especial ligação da família de Isabel Rodrigues à capela do Espinhal. O doutor Luís de Sousa dos Reis e o padre António José da Maia eram sobrinhos de Isabel Rodrigues, filhos de seu irmão António Gomes da Maia. Este último fora viver e trabalhar em Coimbra, onde se fez ourives na rua do Coruche e exerceu cargos camarários. Casou em 1701 com Teresa de Jesus e Sousa, irmã do doutor Manuel dos Reis e Sousa, lente de medicina na Universidade e morador na mesma rua. Foi a partir deste casal que se formou a família dos Sousa e Maia.

Os dois irmãos, Isabel Rodrigues, fundadora da capela, e António Gomes da Maia (havia pelo menos mais um, Pedro Gomes da Maia, morador em Cantanhede), eram filhos de Manuel Gomes, escrivão do couto de Aguim, e de Agostinha Rodrigues. Como refere o confrade Pedro França, o apelido Maia vinha do lado da mãe, que foi a filha mais nova de Manuel Roiz da Maia e Isabel Mendes. Este Manuel Roiz da Maia, avô da instituidora, era da Mata, na freguesia de Tamengos, e partira ainda novo com seus pais, António Roiz e Maria Manuel, para Coimbra. Cursou dois anos de direito e em 1629 foi provido num dos partidos de boticário da Universidade. Mais tarde regressou a Tamengos com o ofício de escrivão das execuções do cabido da Sé de Coimbra. Morreu relativamente novo, em 1648, deixando sete filhos, a mais velha (Inácia) com 15 anos e a última (Agostinha) apenas com meses. Destes filhos provém uma larga descendência, que inclui Isabel Rodrigues, instituidora da capela, e os Sousa e Maia estudados pelo confrade Pedro França.

A mais antiga referência que conheço aos Maias na zona de Tamengos data de 1423, quando D. João I fez doação a Vasco Roiz da Maia da passagem de Aguim e Mogofores com seus direitos e rendas. Foi uma doação por uma só vida, que não sei como se conjugava com os direitos da Sé de Coimbra. O couto de Horta, Mata, Tamengos e Aguim fora instituído por D. Afonso Henriques em 1140 a favor do cabido da Sé, mas julgo que a carta de couto, assim a carta de foral de 1228 acordada entre os cónegos e os lavradores, não regulavam quaisquer direitos de passagem. Já o foral novo, de 1514, deu expressamente a portagem ao cabido.

Os lugares e os caminhos descritos no séc. XII são os mesmos que chegaram até nós. O couto e a sua freguesia (hoje são duas freguesias, porque Aguim se autonomizou de Tamengos) viveram durante séculos a sua história rural, sem acontecimentos ou pessoas que os notabilizassem. Em 1758, nas informações paroquiais ordenadas pelo governo de D. José, o prior de Tamengos, à pergunta sobre “se há memória de que florescessem homens insignes por virtudes, letras ou armas”, respondeu desta forma eloquente: “Nada”. E nada também sobre o nosso tema, porque, se neste documento procurarmos a enumeração das capelas e ermidas da freguesia, não encontramos a capela de Santa Isabel. Não sei a que se deve esta omissão. Mas a capela lá se encontra, ostentando o seu velho letreiro de pedra, ténue memória da sua fundação e do seu passado, que o confrade Luís Faria de Sousa fez reviver neste Fórum.

José Queiró

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#303746 | HRC1947 | 22 abr 2012 16:24 | Em resposta a: #303736

Caro José Queiró;

Os m/ cumprimentos;

Ao ler a sua eloquente explicação, permita-me que lhe faça a seguinte pergunta;

Quando o video sobre a Capela Santa Isabel está a rodar; 1m: 03 s.= vê-se a capela,
1m: 10 s. aparece aquela casa antiga, estilo nobreza, 1m: 12 s a 1m: 14 seg. volta a ver-se
creio eu o interior da Capela ?... estou certa ?... fiquei em dúvida, mas tudo leva a crer
que o " operador do video" ou andou para traz na sequência das imagens, ou então houve
algum " corte " etc!!

Devo dizer que este tópico acaba de receber uma mais-valia pelas palavras certas e oportunas
do Confrade José Queiró, que demonstra por [ a + b ] o que realmente é saber passar a
informação, com conhecimento de causa e sem vaidade!


http://portugaltorraonatal.blogspot.pt/2011/03/freguesia-de-tamengos.html

Os m/ sinceros agradecimentos pela sua prestação.

atentamente

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#303770 | Coronel | 22 abr 2012 20:36 | Em resposta a: #303736

Caro Confrade

É um prazer "revê-lo" por aqui.

Não vou esquecer que foi o confrade quem, em 2005, me forneceu capitais informações sobre os meus antepassados em Tamengos.

Passados estes anos, de novo a sua amabilidade, e conhecimentos, trazem "luz" a mais esta demanda.

Grato pelas informações que hoje nos traz.

Em 2007 tentei contactá-lo sobre o tópico "Tamengos", mas não o consegui.

Aproveito para lhe perguntar se terá alguma informação, passíel de ser partilhada, sobre esses meus antepassados Manuel Francisco Afonso e sua mulher Maria Gomes.

Cordialmente

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#303778 | queirojg | 22 abr 2012 23:11 | Em resposta a: #303746

Cara Maria Simões,

Muito obrigado pelas suas palavras amáveis. Confirmo que as imagens de interior são da capela e correspondem ao seu aspecto actual.
A casa de janelas barrocas fica mais ou menos em frente, do outro lado da rua. É a casa da antiga quinta do Espinhal, que se transformou em pensão quando surgiram as termas da Curia (hoje tem a funcionar apenas um restaurante).

Amigos cumprimentos.

José Queiró

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#303780 | HRC1947 | 22 abr 2012 23:18 | Em resposta a: #303778

Caro José Queiró;

Muito obrigada pela sua pronta resposta.

Os m/melhores cumprimentos

Ana Simões

.

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#303781 | queirojg | 22 abr 2012 23:34 | Em resposta a: #303770

Caro confrade Luís Faria de Sousa,

Creia que sou eu que lhe fico devedor, pela oportunidade e estímulo que os seus temas me dão para reunir e compor informações dispersas que tenho nos meus papéis há muitos anos e que são fruto da simples curiosidade por uma terra a que me ligam, também a mim, raízes famililares.

De memória não lhe consigo dizer nada sobre o casal Manuel Francisco Afonso e Maria Gomes. Mas irei procurar e dir-lhe-ei o que encontrar. Será uma forma de reequilibrar a história dos fundadores da capela!

Cordiais cumprimentos.

José Queiró

Resposta

Link directo:

RE: Para o "Coronel" - Alexandre Dias Pessoa, Cantanhede

#304497 | Pedro França | 29 abr 2012 19:59 | Em resposta a: #303640

Caro Luís:

Eis o que descobri sobre o Alexandre (José) Dias Pessoa - 1785 [como Alexandre Dias Pessoa, 1785, DG, cxª 19/como Alexandre José Dias Pessoa, 1788, VM, cxª 22). É a mesma pessoa mas o simples facto de os processos aparecerem desgarrados e com aquela diferença no nome faz com que os mesmos estejam repartidos por duas caixas de documentos distintas.
Assim, o Alexandre, batizado em Cantanhede (S. Pedro) a 12.05.1771/f. 388v., nascido a 02.05, é filho de Francisco José Dias e de Umbelina Josefa Cardosa, recebidos em Cantanhede a 02.11.1752/f. 31v. [digitalizado 30//fui confirmar].
- O Francisco José Dias foi batº a 30.07.1733/f. 278v. em Cantanhede e era filho de Valentim Dias Pessoa e de Joana Maria; não se encontra o assento de recebimento destes.
- O Valentim foi batº a 25.02.1702/f.136v. (fº de Manuel Dias e de Isabel Pessoa) e a Jona Maria a 19.05.1700/f. 127 fª de António Mendes e de Maria da Costa).
- A Umbelina Josefa foi batª a 16.11.1738/f. 33 na Carapinheira (Montemor-o-Velho). Era fª de Manuel Gonçalves, ferrador, natural de Paços (orago: S. Miguel - Paços da Serra da Estrela, bispº de Coimbra), batº a 18.02.1714/f. 81v.(fº de Pascoal Domingues, de Nespereira, e de Mariana Gonçalves, de Vila Nova do Casal), e de Caetana Josefa Cardosa, batª a 06.04.1709/f. 57, na Carapinheira, (fª de Manuel Cardoso e de Esperança Francisca).
- Manuel Gonçalves e Caetana Josefa receberam na fregª da Alcáçova/Montemor-o-Vº a 10.02.1738/f. 11v..

E é o que posso dizer a respeito. Posso adiantar, para sua ajuda, que Nespereira, Paços da Serra e Vila Nova do Casal pertencem ao concº de Gouveia. Vila Nova do Casal é desde inícios do séc. XIX Vila Nova de Tazem.

Tudo de bom.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o "Coronel" - Alexandre Dias Pessoa, Cantanhede

#304546 | Coronel | 30 abr 2012 12:18 | Em resposta a: #304497

Caro Pedro

Fico-lhe grato (mais uma vez) pela sua disponibilidade.

Os dados que fez o favor de recolher, e enviar-me desataram o "nó" que tinha neste parentesco.

Cordial abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#305045 | Coronel | 05 mai 2012 22:53 | Em resposta a: #303518

Caríssimo

Saberá qual o fundo documental (AUC) em que poderei encontrar informação sobre o "Terço" da Universidade?

Explico. Um meu antepassado directo, Domingos Afonso da Silveira*, na habilitação de seu filho (Desembargador João António da Silveira e Sampaio, * Coimbra-Sé 1713) é referido como "...Sargento-Mor que foi da Universidade de Coimbra...".

Gostaria de esclarecer o que isso realmente significa; Sargento-Mor de um Terço militar com recrutamento entre os docentes, e estudantes da Universidade? uma função própria (interna) da dita Universidade? outra?

Cordialmente

Luís


* casou em 1738 com Dona Madalena Antónia da Silva Henriques (irmã do padre Leonardo da Silva Henriques, mencionado no seu artigo, inserto na Revista Munda, sobre os Henriques de Vila Nova de Poiares).

Resposta

Link directo:

RE: Para o "Coronel" - Alexandre Dias Pessoa, Cantanhede

#305049 | Coronel | 05 mai 2012 23:20 | Em resposta a: #304497

Caro Pedro

Enviei-lhe uma questão sobre os Fundos documentais do AUC, mas receio ter sido mal remetida.

Por isso aqui vai de novo.



Caríssimo

Saberá qual o fundo documental (AUC) em que poderei encontrar informação sobre o "Terço" da Universidade?

Explico. Um meu antepassado directo, Domingos Afonso da Silveira*, na habilitação de seu filho (Desembargador João António da Silveira e Sampaio, * Coimbra-Sé 1713) é referido como "...Sargento-Mor que foi da Universidade de Coimbra...".

Gostaria de esclarecer o que isso realmente significa; Sargento-Mor de um Terço militar com recrutamento entre os docentes, e estudantes da Universidade? uma função própria (interna) da dita Universidade? outra?

Cordialmente

Luís


* casou em 1738 com Dona Madalena Antónia da Silva Henriques (irmã do padre Leonardo da Silva Henriques, mencionado no seu artigo, inserto na Revista Munda, sobre os Henriques de Vila Nova de Poiares).

Resposta

Link directo:

RE: Para o "Coronel" - Alexandre Dias Pessoa, Cantanhede

#305058 | HRC1947 | 06 mai 2012 00:57 | Em resposta a: #305049

Caro Confrade;
Sargento Mor = Posto hierarquia militar daquele tempo. [ corresponde {+/-} a tenente ]

Terço Militar: O Terço era uma unidade militar de infantaria espanhola que inovou a arte da guerra no período da dinastia Habsburgo. Mostrou-se tão eficiente que sua estrutura táctica inspirou os exércitos europeus por quase 100 anos.
No início o terço ficou famoso por sua resistência no campo de batalha e acabou se tornando a elite das unidades militares do governo de Madrid.
A partir de 1920 também recebem este nome as formações de valor regimento da Legião Espanhola, unidade profissional criada para combater nas guerras do norte de África.
Embora oficialmente criados pelo rei Carlos I de Espanha, quando da reforma do exército de 1534, para guarnecerem as possessões espanholas na Itália e para operações ao longo do Mediterrâneo, suas origens remontam às tropas de Gonzalo Fernández de Córdoba, El Gran Capitán.
Os três primeiros tercios criados foram el Tercio Viejo de Sicilia, el Tercio Viejo de Nápoles e el Tercio Viejo de Lombardia.
O tercio era outorgado pelo rei da Espanha diretamente ao seu Capitão, em função da necessidade bélica e disponibilidade econômica do oficial. O Capitão deveria financiar a unidade militar diante da expectativa de retorno financeiro dos saques e conquistas, sendo, pois, seus verdadeiros proprietários.
Assim, o tercio, não se constituía apenas de uma unidade militar senão, e antes de tudo, de uma unidade administrativa baseada na concessão do rei ao capitão, capaz de assegurar o domínio real espanhol e com baixo custo para a coroa, uma vez que dispensava os dispendiosos regimentos reais.
O Capitão outorgado, por sua vez, recrutava homens mediante as mesmas (ou outras) promessas de propriedades, riquezas e benefícios. Não raro, só a alimentação e o armamento da tropa já consumiam todo o capital do Capitão, sendo necessário o concurso de outros financiamentos.
Daí percebe-se que o sucesso dos tercios decorria mais do interesse de todos os seus componentes no resultado econômico da vitória do que na subordinação formal ou do recebimento do soldo que, em variados modelos e situações, nem sempre existia.

FUNÇÃO; Interna na Universidade de Coimbra, naquele tempo:

Traduzido n/ dicionário: =Terço militar= unidade efectivos correspondente ao actual Regimento.

[ Esta matéria é da área do Confrade ;Autor Coronel ]....

Os m/ cumprimentos

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#305061 | Pedro França | 06 mai 2012 01:27 | Em resposta a: #305045

Caro Luís:

Sei que a Universidade tinha um batalhão próprio, sim, que funcionou, bem ao tempo das invasões francesas.
Se quiser saber mais a propósito, até porque é uma área que não explorei a fundo mas que sei que existe no AUC, é preferível contacatar a Drª Ana Maria Leitão Bandeira, técnica superior da mesma instituição, que certamente saberá responder-lhe bem melhor do que eu sobre essa matéria.
Mudando de assunto, os Henriques de Vª Nova de Poiares? - Hum! Parece que esse meu artigo está a produzir frutos...

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#305196 | Coronel | 07 mai 2012 14:21 | Em resposta a: #305061

Caro Pedro

Obrigado pela "dica".

Quanto ao artigo, foi importantíssimo para as minhas pesquisas nesse ramo.

Li-o na Biblioteca da UC, aproveitando uma das minhas idas ao AUC.

Um abraço

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#314028 | joão reis | 21 set 2012 14:12 | Em resposta a: #302142

Pedro, meu caríssimo primo


Ao ler alguns tópicos antigos, e procurando dados sobre a minha ascendência de Lemede encontrei neste tópico alguma informação que me interessa de sobremaneira.

Na ascendencia do meu pai, do ramo de Tavarede, existe uma linha que passando pelas Alhadas, segue até Lemede, na freguesia de Cantanhede. Em Lemede tenho dois casais que viveram em meados de 1700:

José francisco Sargaço n.Lemede b. 16/12/1713 & Maria da Maia n. Lemede b.8/2/1723

João Rodrigues Calado n. Lemede b.1713 & Maria Rodrigues Lourenço n. Póvoa da Lomba b. 14/5/1719


Do primeiro casal sei os pais do José F. Sargaço (Manuel Francisco Sargaço & Baptista Francisca, cujo casamento não encontrei) e a ascendência da Maria da Maia (filha de Manuel Francisco do Bento Travanca de Lemede e Luzia da Maia de Cantanhede) aqui no fórum do genea descobri os avós: paternos Bento Francisco Travanca e Maria francisca ?Caixa? e os maternos Filipe Rodrigues da Maia e Maria Francisca da Cunha.

Este Filipe Rodrigues da Maia (e a sua mulher, claro!) é-te conhecido?? É teu antepassado?, somos parentes mais uma vez?

Diz qq coisa


Um grande abraço do teu primo

João

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#314039 | Pedro França | 21 set 2012 17:06 | Em resposta a: #314028

Caro primo João:

É facto. Eu já conhecia esses "Travancas" cruzados com os Maias dos nossos. Sobre estes últimos, está tudo aqui como no artigo dos Maias Sousas, de Coimbra que tenho referido aqui. Quanto a Luzia da Maia e Bento Francisco Travanca já sabia deles graças a pesquisa feita sobre este pessoal pelo Prof. Dr. Rui Cascão da Fac. de Letras da UC e meu antigo professor.
Mais uma vez, primos, hein?

Abraço e tudo de bom,
o primo Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#314123 | joão reis | 23 set 2012 15:08 | Em resposta a: #314039

Pedro


É verdade! Mais uma vez primos!

Já agora sabes de onde era a mulher do Filipe Rod. da Maia (ele depreendo que seja de Tamengos), será provavelmente de Cantanhede e de quem era filha?

Se souberes alguma coisa diz-me.

Um grande abraço do teu primo


João

p.s. - Na leitura on-line dos reg. paroquiais de Cantanhede encontrei o registo de batismo (liv. misto, imagem 547: 3/4/1752 - bap. de Mariana, neta paterna de Bento Francisco Travanca, n. Outil, freg. Nª Srª da Graça, e de sua mulher Maria da Cunha, n. de Cantanhede. Será que esta maria da Cunha tem algum parentesco com a Maria Francisca da Cunha, mulher do Filipe Rodrigues da Maia?

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#314130 | Pedro França | 23 set 2012 16:21 | Em resposta a: #303736

Caro José Queiró:

Esta sua intervenção escapou-me, em tempo, mas, ao ver retomado este tópico não pude deixar de ler a informação que postou aqui, carregada de dados que não pude reunir na época da publicação do meu artigo sobre os Maias Sousas, de Coimbra.
São mais elementos a acrescentar ao historial deste ramo da minha família e, em simultâneo, uma mais valia sobre as potencialidades humanas que foram revitalizando a população e a História de Tamengos.
Apesar de documentada, felizmente, é pena que com as obras de restauro e beneficiação da capela a tal águia heráldica tenha desaparecido...

Tudo de bom para si e os meus mais expressivos agradecimentos por este contributo.

Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de uma Capela em Tamengos

#334680 | HRC1947 | 01 set 2013 19:00 | Em resposta a: #302633

-
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=314130
HRC
-

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 08:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen