Brasões de Armas - Bissipat "Colombo o Moço"

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Heráldica | Pessoas

Brasões de Armas - Bissipat "Colombo o Moço"

#302330 | kolon | 10 abr 2012 01:53

Caros Confrades,

Encontrei este livro de brasões em linha.
Na página 45 temos um brasão que diz Bissipat, que seria "Colombo o Moço" ou um seu descendente.
Na página 13 tem um brasão com banda azul em campo de ouro.

http://www.culture.gouv.fr/Wave/image/archim/Pages/03082.htm

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Brasões de Armas - Bissipat "Colombo o Moço"

#302346 | tmacedo | 10 abr 2012 10:22 | Em resposta a: #302330

Manuel Rosa,

São para cima de uma dúzia os brasões com uma banda de azul em campo de ouro na heráldica italiana...

Enfim, lá encontrou agora um fora da Itália. Então, se quiser levar avante a sua absurda teoria, terá de provar a ligação de CC à família bretã (?) "de Toye" (?).

Quanto ao outro brasão, que diz ser de Colombo-o-moço - cruz de ouro em campo azul - que nada tem a ver com as armas de CC, leio "Bissipal" admitindo que possa haver confusão.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Brasões de Armas - Bissipat "Colombo o Moço"

#302361 | fxcct | 10 abr 2012 12:55 | Em resposta a: #302330

Caro Manuel Rosa,

É a primeira vez que vejo uma banda azul em campo de ouro em imagem de documento anterior à carta de concessão de 1493. Este "Trye" no armorial dito Le Breton será o mesmo "Trie" do Derring Roll, pois a coincidência é demasiada. Espero que a qualquer momento o Anachronico ponha no novo tópico os armoriais Ligures para podermos consultar os inúmeros escudos de ouro com banda azul da heráldica italiana.

Agora ponho a hipótese do campo de ouro de Cristobal Colón ser de Menezes, com uma banda ou cotica de bastardia.

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Brasões de Armas - Bissipat "Colombo o Moço"

#302367 | tmacedo | 10 abr 2012 13:57 | Em resposta a: #302330

Manuel Rosa,

Confirma-se que o brasão com banda de azul em campo de ouro foi usada pela família francesa "de Trie": "La Maison de Trie est une famille de la chevalerie française du Moyen Âge issue des comtes de Beaumont-sur-Oise et des vicomtes de Chaumont en Vexin"

Ver em http://fr.wikipedia.org/wiki/Liste_de_maisons_(g%C3%A9n%C3%A9alogie)

Como lhe disse, é um exemplo em França contra muitos [para cima de uma dúzia] em Itália - alguns deles na Ligúria, Piemonte e Lombardia. Já dei alguns exemplos não estando disponível, por agora, até confirmação da ascendência de António Colombo [nos Colombos de Sori], bisavô DOCUMENTADO de Cristovão Colombo, a avançar mais sobre o tema.

De realçar a total ignorância heráldica de CC que se revela na forma como "construiu" o seu brasão, bem visível no 4.º quartel das armas concedidas em 1493. Ignorância heráldica totalmente inadmissível em alguém que estivesse familiarizado com as armas da SUA família.

António Taveira

Resposta

Link directo:

ignorância heráldica de CC... RE: Brasões de Armas - Bissipat "Colombo o Moço"

#302377 | kolon | 10 abr 2012 14:54 | Em resposta a: #302367

Caro António Taveira,

Aguardo mais novidades sobre os Colombo de Sori, entretanto acho que peca por presumir que as armas do brasão original de CC eram "as armas da SUA família."
Se CC escondia a sua identidade, como todos aceitam, jamais o conseguiria fazer carregando um brasão com "as armas da SUA família."

Por issu eu insisto que tanto o nome assumido de "COLON" como as "armas que trazia" nada têm a ver com a sua verdadeira identidade, eram apenas adereços "inventados" num palco de enganos de um jogo político entre duas coroas.

Mais sobre os erros heráldicos aqui:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=302375

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

ignorância heráldica de CC... RE: Brasões de Armas - Bissipat "Colombo o Moço"

#302382 | tmacedo | 10 abr 2012 15:02 | Em resposta a: #302377

Manuel Rosa,

Sobre a sua resposta a ERROS heráldicos veja: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=302378

Já lhe disse que, por enquanto, não estou disponível para avançar na identificação que fiz das armas de CC. A informação que possuo sobre os Colombos de Sori levam-me a não o fazer.

António Taveira

Resposta

Link directo:

Brasões genoveses de 1500-1550

#302386 | Anachronico | 10 abr 2012 15:28 | Em resposta a: #302330

Caros Manuel Rosa, António Taveira e Francisco,

Posso informar que estou agora a descarregar página por pagina uma collecção de 328 folios digitalizados em alta resolução de brasões napolitanos e genoveses dos annos 1500-1550 archivados em Munique. Será um processo moroso, mas quando o tiver terminado e examinado voltarei. Não será obviamente hoje, nem amanhã. Quanto ao meu topico de heraldica, prometo adicionar regularmente novo material.

Se algum dos confrades me quiser dizer qual é o ponto de discordia quanto à heraldica de Colombo, terei prazer em dar a minha opinião, visto os meus conhecimentos de heraldica não serem insignificantes.

A António Taveira: não me esqueci do Martim do seculo XIV. Voltei a ler umas poucas centenas de paginas em livros que sei ter lido quando vi alguem com esse apellido mencionado, mas ainda não o encontrei. Mas mais cedo ou mais tarde - decerto ao procurar algo totalmente differente - o voltarei a ver, e quando assim for, dar-lhe-ei noticia.

Cumprimentos a todos,
Anachronico

Resposta

Link directo:

RE: Brasões genoveses de 1500-1550

#302399 | fxcct | 10 abr 2012 16:30 | Em resposta a: #302386

Caro Anachronico,

Antes houvesse só um ponto de discórdia em relação à heráldica de Colombo. Há vários, entre os quais:
- [Não existem] / [Existem muitos] escudos de ouro com banda azul (comprovadamente) anteriores a 1493 em Itália.
- A peça encarnada na ponta do campo azul ou no chefe do campo de ouro é [um Mantel] / [uma Ponta] / [um Chefe] [um Lambel].
- Foi o [O Rei de Armas] / [iluminador] / [próprio Cristobal] que desenhou a representação das armas na carta de concessão de armas de 1493.
- A representação das armas na carta de concessão de armas de 1493 baseia-se [numa descrição de armas] / [em outra representação gráfica das armas] / [numa descrição oral].
- Uma Cruz de Jerusalém [poderia] / [não poderia] ser substituída por uma Cruz de São Clemente numa representação heráldica.
- Só os nobres podiam usar peças metálicas nas suas armas de acordo com as ordenações Afonsinas (D. Afonso V). [Seria] / [Não seria] assim em Castela.
- Cortado, de azul com cinco âncoras de ouro e de ouro com banda azul são as armas usadas por Colón antes de 1493 [porque eram essas as armas da sua família] / [mas não eram as armas da sua família porque ele não queria que as armas denunciassem a sua origem].

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Henriques no Livro do Armeiro-Mor

#302402 | Anachronico | 10 abr 2012 16:50 | Em resposta a: #302386

Caro Manuel Rosa,

Toda esta conversa sobre as armas de Colombo fez-me ler o que escreve no seu blog "Colombo-o-Novo" sobre essa heraldica. Antes de mais nada quero apenas referir o que escreve sobre armas manteladas e os Henriques:

"Fazendo apenas breves alusões às armas, deve-se dizer que o mantel é relativamente raro na heráldica portuguesa, mas relativamente comum na espanhola (...)",
e
(...) Outros Henriques utilizam um dos poucos mantéis conhecidos na heráldica portuguesa (imagem 35)".

Esta imagem 35 é como sabe o folio 59 do Livro do Armeiro-Mor. E como não sei se sabe [se souber deveria referir o facto no seu blog] estas armas são a dos Henriques descendentes de D. Fernando Henriques, I senhor das Alcaçovas, filho bastardo de Enrique II de Castella - e semelhantes às de seus primos Enriquez, almirantes de Castella, sendo apenas os leões e castellos invertidos n'estas ultimas. Estamos assim a falar de armas castelhanas em Portugal. O folio seguinte [59v] do Livro do Armeiro-Mor, as armas dos Mendonças, franchadas como todos sabemos, são outro exemplo de armas castelhanas em Portugal, o que explica a sua partição, igualmente rara em Portugal.

Cumprimentos,
Anachronico

Resposta

Link directo:

Armas Originais de CC - RE: Brasões genoveses de 1500-1550

#302403 | kolon | 10 abr 2012 16:52 | Em resposta a: #302386

Caro Anachronico,

Aconselho que veja os vários brasões de CC aqui, em que pode ver as armas originais de CC, as quais armas originais eu fui o primeiro a encontrar e publicar.

Provas que acertámos de novo nos factos.
As provas vêm na Revista de la Federación Española de Genealogia y Heráldica, Cuadernos de Ayala 26 - Abril 2006.
"El escudo de armas de Cristóbal Colón. Estudio de un acrecentamiento heráldico", p.9-25.
Por Dr. D. Félix MARTÍNEZ LLORENTE.
http://www.1492.us.com/portugues/armas.htm


Quarta-feira, Julho 13, 2011
Às Armas, às armas! Posteriores de Verágua.
http://colombo-o-novo.blogspot.com/2011/07/as-armas-as-armas-posteriores-de.html


Quarta-feira, Novembro 07, 2007
ARMAS COLOMBINAS
HERÁLDICA COLOMBINA:
Um brasão poderá solucionar a identidade de Cristóvão Colombo?
http://colombo-o-novo.blogspot.com/2007/11/armas-colombinas.html

Cumprimentos
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Brasões genoveses de 1500-1550

#302426 | tmacedo | 10 abr 2012 20:11 | Em resposta a: #302386

Caro confrade Anachronico,

Em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=296029#lista faço uma breve análise às armas representadas no 4.º quartel da carta de armas de 1493, atribuidas a CC, onde estariam as armas que "SOYADES DE TRAGER" segundo a própria concessão.

No link que M. Rosa envia vê-se uma má imagem do dito brasão de 1493.

Nos "Cuadernos de Ayala - nº 26 de Abril-Junio 2006" vem um interessante artigo, com imagens da carta de brasão original, da autoria do Dr. Felix Martinez Llorente da Univesidade de Valladolid, sobre esse brasão. Eu, ao contrário de Rosa, na generalidade apoio as conclusões do citado professor.

Agradeço-lhe toda a valiosa informação heráldica que tem colocado à nossa disposição. Muito obrigado.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Brasões genoveses de 1500-1550

#302428 | tmacedo | 10 abr 2012 20:29 | Em resposta a: #302386

Caro confrade Anachronico,

No link que lhe enviei diz-se que as âncoras estavam tombadas à dextra quando estão tombadoss á sinistra, como corrigi posteriormente.

Cumprimentos,

António Taveir

Resposta

Link directo:

Cuadernos de Ayala ... RE: Armas dos Henriques no Livro do Armeiro-Mor

#302435 | kolon | 10 abr 2012 21:34 | Em resposta a: #302402

Caro Anachronico,

Como tenho feito António Taveira e para outros confrades, posso-lhe enviar em PDF o artigo que digitalizei dos "Cuadernos de Ayala - nº 26 de Abril-Junio 2006" da autoria do Dr. Felix Martinez Llorente da Univesidade de Valladolid.

Basta enviar um email requerendo o artigo- para mr@1492.us.com

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

Cuadernos de Ayala ... RE: Armas dos Henriques no Livro do Armeiro-Mor

#302459 | Anachronico | 11 abr 2012 00:08 | Em resposta a: #302435

Caro Manuel Rosa,

Acabei de ler algumas das cousas que escreve no seu blog sobre a heraldica de Colombo. Lamento não poder concordar consigo nem apoiar a sua theoria. Ainda sem ter lido todo o resto da documentação que suppostamente prova não ser Colombo de Genova [ou Liguria, ou Piemonte] parece-me que a quantidade de armas de ouro com banda azul e derivados que encontrei no Piemonte em hora e meia supporta essa theoria, visto ser perfeitamente commum n'essa região e bastante raro no resto da Europa.

De qualquer maneira, estou disposto a ler esse artigo que menciona e tão gentilmente quer facilitar. Entrarei brevemente em contacto consigo.

Cumprimentos,
Anachronico

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 19:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen