Heraldica de Colombo: armas piemontesas

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Pessoas

Heraldica de Colombo: armas piemontesas

#302439 | Anachronico | 10 abr 2012 22:00

Caros confrades,

Iniciei apenas hoje o estudo do problema da heraldica de Colombo. Parece que um dos pontos de discordia, como me foi explicado pello confrade Francisco [fxcct] é:

"- [Não existem] / [Existem muitos] escudos de ouro com banda azul (comprovadamente) anteriores a 1493 em Itália"

Ora decidi averiguar um pouco a situação. Encontrei uma collecção de armas napolitanas e genovesas em Munique que apenas posso descarregar pagina por pagina, e apenas vinte por dia. Entretanto encontrei n'outro sitio uma collecção de algumas centenas de armas piemontesas. Selleccionei vinte e cinco exemplos que acabo de collocar no Panoramio e que poderão ver infra. Os cinco primeiros são de ouro com banda azul, os cinco ultimos são o inverso, e entre estes encontram-se armas de ouro ou azul com x bandas do outro esmalte &c. Junto a cada brasão indico o nome da linhagem, logo abaixo a sua origem ou senhorio[s], e por fim a descripção heraldica em italiano.

Devo dizer que estes meus exemplos são apenas isso mesmo. Para alem d'estes posso citar os Cordero marqueses de Montezemolo & Pamparato [1772], os Gonteri marqueses de Cavaglià [1671], os de Gregori, os Maffei marqueses de Farigliano [1654], os Prandi, os Rabbi, &c, &c, em tudo semelhantes. Devo tambem dizer que se contasse os escudos partidos/cortados/xadrezados &c de ouro e azul o numero seria enorme; a combinação d'estes dous esmaltes parece mesmo ser a mais commum no Piemonte.

Ignoro a data de atribuição das armas em questão. É muito possivel que todas sejam posteriores a 1493. O que em contrapartida é certo é que difficilmente nos mais de cinco mil brasões contidos nos varios armoriaes franceses, ingleses e germanicos que colloquei hoje mesmo se encontrem vinte e cinco brasões semelhantes. Eu pessoalmente conheço quatro, se não me engano. E suspeito que uma pesquisa "seria e diligente" revelaria muitas mais que estas vinte e cinco no Piemonte.

Devo ainda realçar que uma d'estas vinte e cinco linhagens [entre as ultimas cinco] são os Cavasanti, apparentemente senhores de Cuccaro em data que desconheço. As suas armas são: "D'azzurro alla banda accompagnata da sei mondi ordinati in cinta, il tutto d'oro, con il capo d'oro all'aquila coronata, di nero".

Um numero tão enorme de armas com estas characteristicas raras indica claramente ser tradição local. Que os senhores de Cuccaro tenham incluido seis mundos ou globos [espheras armillares] pode ser uma posterior allusão a Colombo. Mas que tantas armas piemontesas tenham as mesmas characteristicas não será certamente por causa d'elle.

I - ouro com banda azul: http://static.panoramio.com/photos/original/70042593.jpg
II:http://static.panoramio.com/photos/original/70042576.jpg
III: http://static.panoramio.com/photos/original/70042568.jpg
IV: http://static.panoramio.com/photos/original/70042555.jpg
V - azul com banda de ouro: http://static.panoramio.com/photos/original/70042540.jpg

Cumprimentos,
Anachronico

Resposta

Link directo:

RE: Heraldica de Colombo: armas piemontesas

#302441 | tmacedo | 10 abr 2012 22:11 | Em resposta a: #302439

Caro confrade Anachronico,

Já tinha chegado a essa conclusão e já alguns desses dados tinha-os revelado. Outros, ainda mais reveladores, aguardam melhor oportunidade.

A própria partição do escudo nas armas de Colombo: um escudo cortado, é comum em Itália e raro em Portugal.

Não tenho dúvidas que o imaginário heráldico de Colombo era "preenchido" com armoriais itálicos e que se baseou neles para compor as armas que usou.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Heraldica de Colombo: armas piemontesas

#302443 | Anachronico | 10 abr 2012 22:37 | Em resposta a: #302441

Caro confrade António Taveira,

O curioso é que Manuel Rosa no seu blog vai buscar qualquer brasão de Portugal que se pareça a uma banda escura em escudo claro, ou melhor, qualquer cousa com bandas - desde os Almadas e os Passanhas aos Ataides e Azambujas [!] - para tentar explicar a origem das armas de Colombo, quando no Piemonte tem armas practicamente identicas aos molhos e se recusa a ver... Não, isto não faz qualquer sentido.

Vou agora ler as paginas que me recommendou, que ainda não tive tempo de ler, pois tantas eram as armas piemontesas...

Cumprimentos,
Anachronico

Resposta

Link directo:

RE: Heraldica de Colombo: armas piemontesas

#302449 | tmacedo | 10 abr 2012 23:04 | Em resposta a: #302439

Caro confrade Anachronico,

Para além das que indica em I, na heráldica itálica, a banda de azul em campo de ouro está, além de outras, nas armas dos Dian, Erasca, Barberis, Bergera, Numai, Caciotti, Calzetta, etc...

Cumprimentos,
António Taveira

Cumprientos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Heraldica de Colombo: armas piemontesas

#302454 | Anachronico | 10 abr 2012 23:50 | Em resposta a: #302449

Caro António Taveira,

Os Bergera são de facto uma das cinco linhagens que mencionei, mas isso não importa, é tal como obviamente suspeitava: se eu em hora e meia apenas fui capaz de encontrar as armas que encontrei, sem nunca o ter tentado antes, quantas mais não existirão?

Esta discussão de heraldica com o confrade Manuel Rosa não vale a pena. Não faz sentido. Não a tenciono continuar. Especialmente depois de ter lido as suas suggestões de leitura sobre a heraldica de Colombo segundo Rosa. Ancoras transformadas em cruzes transformadas em outras cousas transformadas em... Não é com prazer que escrevo isto, mas o nosso confrade Manuel Rosa cada vez mais me parece um alchimista no seu laboratorio.

Cumprimentos,
Anachronico

Resposta

Link directo:

RE: Heraldica de Colombo: armas piemontesas

#302456 | tmacedo | 10 abr 2012 23:53 | Em resposta a: #302439

Caro confrade Anachronico,

Ainda conheço mais algumas que por enquanto não vou revelar. Mas a banda de azul em campo de ouro, para além das CINCO que indicou em I e das SETE que posteriormente indiquei, aparece ainda nas armas dos Foglietta [Génova], Morosini [Brescia, na Lombardia], Cospi [de Bolonha], Júdice [um dos ramos], Amico, Ceccopieri [de Massa], Mandollaz, Broccoli, etc ...

Já são VINTE as armas de famílias de Itália com a banda de azul em campo de ouro !!!

Cumprimentos,
Atónio Taveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 jul 2024, 22:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen