família gonçalves cruz

Este tópico está classificado nas salas: Genética

família gonçalves cruz

#302499 | alice adelina | 11 abr 2012 15:15

O meu avô paterno chamava-se Abel de Jesus Gonçalves.Penso que nasceu em Janeiro de 1876, talvez na Miuzela do Côa, onde casou e viveu. Faleceu em Setembro de 1965 com 89 anos na Miuzela do Coa. Sempre ouvi contar que era descendente de uma rapariguinha ( sua mãe ou avó), que teria aparecido na Miuzela do Coa ainda criança, pois só soube explicar que se chamava Rita Maria Guimarães e era da freguesia da Nave,concelho de Sabugal. Disseram-me que supostamente o aparecimento da criança se dera na altura da 3ª revolução francesa, que teria entrado por Almeida em 1810 e que os pais dela teriam morrido em consequência dos saques e massacres dessa revolução. Esse meu avô era casado com Adelina Maria da Cruz, mais velha que ele 8 anos e que faleceu na Miuzela do Coa no ano de 1948. Penso no entanto que essa Rita entronca na família por parte do meu avô.

Tenho imensa curiosidade em lhe encontrar o rasto e saber das suas origens/familiares.
Agradeço toda a ajuda que me puder ser dada.

Resposta

Link directo:

RE: família gonçalves cruz

#302512 | f4b2 | 11 abr 2012 16:52 | Em resposta a: #302499

Cara alice adelina

Estive a pesquisar o Anuário de Portugal de 1909,e as únicas notas que vi foram,cito:

- ADELAIDE GUIMARÃES - Encarregada do correio em Nave(Sabugal),1909

- EDUARDO da CUNHA GUIMARÃES - Juiz de Paz de Nave(Sabugal),1909

- JOSÉ da CRUZ - Commerciante em Miuzella(Almeida),1909

Espero que ajude?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: família gonçalves cruz

#302598 | alice adelina | 12 abr 2012 10:22 | Em resposta a: #302512

Muito obrigado. O josé da Cruz não tem nada a ver com a minha família penso eu, já que o meu pai nasceu na Miuzela em 1911 e lá viveu uns anos assim como meu avô que era alfaiate e uma tia e eu nunca ouvi falar.
Já Adelaide Guimarães e Eduardo Guimarães poderão pertencer à mesma família de Rita Maria Guimarães, que deve ter nascido por volta de 1800. Eu ouvi dizer que o pai dela poderia ter sido boticário na Nave, havendo a hipótese de a botica ter sido assaltada por soldados franceses para obter medicamentos, tendo os pais sido mortos e a rapariguinha conseguido fugir. Mas penso que isso ela não explicou... são conjecturas. Aliás o meu avô era conhecido pelo sr Abel Rita, ou seja, descendente dessa Rita. E há parentes meus que adoptaram o apelido Rita, por serem filhos,netos ou bisnetos dessa Rita. Eu ainda conheci alguns, que eram primos de meu pai.

Muito obrigado pela sua ajuda. Os nomes que me deu são uma pista para ver se consigo descobrir mais alguma coisa.
Um bom dia para si.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 jun 2024, 20:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen