Brasão Visconde Treixedo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica | Património | Pessoas | Regiões

Brasão Visconde Treixedo

#302710 | TJCArrobas | 12 abr 2012 23:18

Caríssimos,

Procurando informações relativas ao brasão do visconde de Treixedo, deparei-me com o facto de que no solar que este possuiu em Viseu, que aos dias de hoje é uma dependência do Montepio, se encontram dois brasões esquartelados, todavia, diferentes expecto no primeiro quartel que são iguais.
Já no solar do mesmo visconde de Treixedo, em Treixedo, o brasão exposto, ainda que também esquartelado é totalmente diferente dos anteriores.
Tendo o título apenas pertencido apenas a uma única pessoa: Francisco de Gouveia Bandeira de Figueiredo (1865-1951); pedia a ajuda e a opinião, a que se deverá estas diferenças de brasões.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Brasão Visconde Treixedo

#302715 | 6099 | 13 abr 2012 00:31 | Em resposta a: #302710

Exmº. Senhor:

As armas que estão na Casa de Viseu (Montepio Geral), dita dos Treixedos, não são do Visconde de Treixedo. Esta bela casa, também chamada dos Cardosos Moreiras, foi uma das muitas propriedades pertencentes a Fernando de Almeida e Silva de Bourbon Cardoso Cerqueira de Figueiredo Lacerda de Vasconcelos Moreira casado com sua prima D. Maria Augusta Júlia Vaz Pereira Pinto Guedes de Almeida e Vasconcelos e que morreram sem geração, tendo herdado esta casa da Rua Direita, sua sobrinha D. Eduarda Augusta Ribeiro Pereira Pinto de Almeida e Vasconcelos, casada com seu primo Bento de Queiroz Pereira Pinto de Athayde Malafaya Azevedo Serpa e Mello, com geração nos Treixedos (por via da segunda mulher do Visconde de Treixedo).

A Casa tem de facto dois brasões de armas em dois portões com as seguintes leituras: um com esquartelado de Parangal (apelido que caiu em desuso, concedido por D. João III a Fernando Moreira, antepassado do outro Fernando acima referido, bem como as armas novas deste novo apelido), Castelo-Branco, Cardoso e Vasconcelos; outro, esquartelado de Parangal, Lacerda, Figueiredo e Cardoso.

De momento não tenho os dados para lhe confirmar a leitura da pedra de armas da Casa de Treixedo (perto de Santa Comba Dão), mas se não estou em erro são de Gouveia, Almeida, Figueiredo e Carvalho (tudo apelidos da sua varonia)Estas sim, à priori pertencem ao Visconde de Treixedo. O apelido Bandeira, provinha de seu pai e avó paterna.

Com os melhores cumprimentos,

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Brasão Visconde Treixedo

#302720 | RCCORREIA | 13 abr 2012 00:53 | Em resposta a: #302710

Caro TJC

As diferenças serão devidas por pertencerem a pessoas diferentes possivelmente familiares entre si por terem apelidos comuns com a semelhança de um ou mais quartéis indica.

A descrição das pedras (ou a indicação donde podem ser visualizadas imagens das mesmas) permitirá explicar isso melhor.

O solar do Visconde é o de Viseu (Sta Maria). O de Treixedo do sec xviii será anterior.

Fico ao seu dispor para ajudar.

RCC

Resposta

Link directo:

RE: Brasão Visconde Treixedo

#302741 | TJCArrobas | 13 abr 2012 11:28 | Em resposta a: #302715

Exmº. Sr. José Paulo C. F. de Bandeira de Figueiredo,

Muito obrigado pelos seus, muito úteis, esclarecimentos. De facto consegui compreender onde estava o “meu” erro, já que em algumas publicações e escritos que consultei fazem o dito solar (em Viseu), pertencente ao visconde de Treixedo, quando assim não é o caso. Quando muito, este visconde terá residido neste solar, mas não alterou os brasões.
Aliás, neste site também indica o mesmo:

http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=4804

Relativamente ao brasão que se encontra no solar em Treixedo, também esquartelado, creio que nenhuma das armas que indicou se encontram no mesmo, pese embora eu não seja perito em heráldica. Consigo identificar no 2º quartel, as armas dos Bandeiras, os restantes quarteis tenho dificuldade em identificar. Saberá indicar-me?

https://picasaweb.google.com/lh/photo/6-LtywH3H9HBmriiQTaXxQ

Mais uma vez muito obrigado pelo esclarecimento.
Tiago Arrobas da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Brasão Visconde Treixedo

#302742 | TJCArrobas | 13 abr 2012 11:29 | Em resposta a: #302720

Exmº. Sr. RCCORREIA,

Pelo que depreendi pelos esclarecimentos do Exmº. Sr. José Bandeira de Figueiredo, tratam-se efetivamente de pessoas diferentes e à errada atribuição que fazem (a meu ver), do dito solar.
Creio que me foi útil, também, o detalhe que me transmitiu, relativamente ao ano de construção do solar em Treixedo, que infelizmente se encontra com algum grau de ruína.

Obrigado pela sua ajuda.
Tiago Arrobas da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Brasão Visconde Treixedo

#302743 | bandeira | 13 abr 2012 12:04 | Em resposta a: #302741

Caro amigo
A casa que refere, de Treixedo, NUNCA foi do Visconde. A casa do Visconde era em S.João de Lourosa, e não tinha pedra de armas. A casa de Treixedo é, sim, do actual representante de Visconde de Rio Torto, que a herdou de seus tios, Vasco e D.Maria José. Vinham pelo lado da mulher do 1º Visconde, que era da mesma família da 2ª mulher do Visconde de Treixedo... A heráldica da pedra de armas da Casa de Treixedo é: 1 e 4 - Varela 2-Leão e 3- Juzarte.

cumprimentos

Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Brasão Visconde Treixedo

#302746 | RCCORREIA | 13 abr 2012 12:34 | Em resposta a: #302743

Caro Tiago

Julgo que as informações que os outros confrades lhe deram respondem às suas questões.

As armas da Casa em Treixedo estão devidamente identificadas (Varela, Leão, Juzarte) e que estão presentes na bisavó paterna do Visconde de Treixedo D. Ana Joaquina Zuzarte Varela Leão Pereira

Igualmente as armas de Viseu estão corretamente identificadas e têm em comum o Parangal (Moreiras) e Cardoso.

Cumpts,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Brasão Visconde Treixedo

#302747 | JCC | 13 abr 2012 12:37 | Em resposta a: #302746

Caro Rui Correia

Uma representação estranha de Juzartes...

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Brasão Visconde Treixedo

#302755 | RCCORREIA | 13 abr 2012 14:05 | Em resposta a: #302747

Caro João


No 3º quartel está quase conforme vem aqui no Geneall nas armas destes

Escudo partido, sendo o primeiro de azul, quatro fivelas de ouro, postas duas e duas, e o segundo de verde, sete espadas de prata, ensanguentadas, guarnecidas de ouro, com as pontas para cima e postas duas, três e duas; bordadura de vermelho, carregada à dextra de seis castelos de ouro e à sinistra de seis feixes de troços de lanças de sua cor, cada feixe de sete peças atadas de ouro.

Aqui as espadas estão postas 3-1-3 e não 2-3-2

Varelas no 1º e 4º, Leão no 2º

Cumpts,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Brasão Visconde Treixedo

#302762 | 6099 | 13 abr 2012 15:42 | Em resposta a: #302741

Caro Tiago Arrobas da Silva:

Desculpe o meu erro crasso relativo à Casa de Treixedo, que decorreu de uma associação incorrecta de ideias. As armas a que me referia na minha mensagem, referem-se ao bisavô por varonia do Visconde de Treixedo, mas as armas que ali constam, são da família da bisavó, como refere com toda a razão Rui C. Correia e também Gonçalo Calheiros. E já agora, de facto essa casa nunca pertenceu ao Visconde de Treixedo, como muito bem diz Gonçalo Calheiros.

Melhores cumprimentos,

José Paulo Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Brasão Visconde Treixedo

#302812 | TJCArrobas | 13 abr 2012 21:42 | Em resposta a: #302710

Prezado José Paulo Bandeira de Figueiredo, não tem que pedir desculpa, eu é que lhe agradeço e ao Gonçalo Calheiros, também, pela preciosa ajuda.
Cumprimentos,
Tiago Arrobas da Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 18:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen