Fotógrafo e editor Marques Abreu e igreja de S.Pedro de Lourosa

Este tópico está classificado nas salas: Património

Fotógrafo e editor Marques Abreu e igreja de S.Pedro de Lourosa

#303097 | mjborges | 16 abr 2012 20:10

Caros Confrades

Venho por este meio tentar encontrar eventuais descendentes ou familiares do fotógrafo e editor de arte Marques Abreu, que viveu no Porto, um dos vultos envolvidos no início do século XX na chamada de atenção sobre a vetusta igreja de S.Pedro de Lourosa, em Oliveira do Hospital que este ano completa 1100 anos de existência (segundo lápide nela existente com a data de 950- =912 da era cristã). Estamos, a este propósito, a celebrar com uma série de iniciativas esta ocorrência (procure-se no google: Oliveiradigital/Lourosa) com actividades tanto de cariz religioso, como cultural. A figura de Marques Abreu foi muito importante para dar a conhecer ao mundo da História de Arte esta igreja, tendo ele participado, inclusive, na equipe técnica que levou a cabo umas importantes obras de restauro nos anos de 1930 a 1932. No passado Sàbado dia 31 de Março ocorreu um primeiro ciclo de conferências acerca desta igreja em que o seu nome foi por diversas vezes referido, nomeadamente na minha conferência acerca de "A redescoberta da igreja de S. Pedro de Lourosa" e, no sábado dia 27 de Abril vai ser apresentada pelo Dr. Pedro Borges Aboim outra conferência especificamente acerca do papel deste editor em prol da igreja de Lourosa.
Como membro da Comissão organizadora destes festejos gostaria imenso de encontrar eventuais familiares de Marques Abreu que pudessem (e gostassem de) estar presentes nessa conferência e em outras iniciativas que iremos promover até dia 2 de Setembro deste ano, pois Lourosa muito a ele deve....

Para quem não conheça esta igreja refira-se que é a única igreja do chamado estilo "moçárabe" existente em Portugal (embora alguns contestem esta designação...), e é , segundo tudo indica, a mais antiga igreja em funcionamento constante no país, sempre no mesmo edifício...embora algo modificado com os séculos e depois restaurado nos anos 30.

Para quem não conhece, vale a pena ir ao site referido e ver as actividades projectadas para este ano...

Um abraço

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Fotógrafo e editor Marques Abreu e igreja de S.Pedro de Lourosa

#303227 | f4b2 | 17 abr 2012 22:10 | Em resposta a: #303097

Cara Maria José Borges

Só para deixar esta nota que retirei do Anuário de Portugal de 1909,cito:

- MARQUES ABREU - Director do Jornal"ARTE" Revista mensal,Rua de S.Lázaro Nº310 1º Porto,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Fotógrafo e editor Marques Abreu e igreja de S.Pedro de Lourosa

#303708 | mjborges | 22 abr 2012 02:19 | Em resposta a: #303227

Caro Confrade


Obrigada pela informação, mas, por acaso, já sabia... Sobre o Marques Abreu possuo bastantes informações, o que eu pretendia era saber alguma coisa de possíveis descendentes ou familiares na actualidade...


Com os melhores cumprimentos


Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Fotógrafo e editor Marques Abreu e igreja de S.Pedro de Lourosa

#303722 | f4b2 | 22 abr 2012 10:51 | Em resposta a: #303708

Cara Maria José Borges

Já consultou as Páginas Brancas?
Em Seixo da Beira(Oliveira do Hospital),vem este nome,cito:

- MÁRIO MARQUES ABREU
Tel.---------

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Fotógrafo e editor Marques Abreu e igreja de S.Pedro de Lourosa

#303743 | JCALD | 22 abr 2012 15:34 | Em resposta a: #303097

Cara Prima Maria José Borges:

Aproveitando o novo instrumento de pesquisa posto à nossa disposição com a colocação «on-line» da digitalização do jornal «A Comarca de Arganil» (108 anos ininterruptos), estive a fazer uma busca por «Marques Abreu» que resultou em 134 entradas.
Claro que algumas destas entradas não se referem ao célebre editor, fotógrafo e arqueólogo, mas sim a homónimos, uma vez que esse conjunto de apelidos é frequente na região, ainda que sem comunidade de origem.
A maior parte das notícias referem-se à sua participação no restauro da aniversariante Igreja de Lourosa e noutras intervenções na região, nomeadamente nas lápides em memória dos professores Silva Correia e António de Vasconcelos. Há também pequenas notícias sobre as suas estadas de veraneio na sua casa de Pereira, Mouronho, Tábua.
No entanto e apesar de o citado jornal ser um repositório inesgotável de notícias pessoais e familiares, no caso de Marques Abreu essas notícias são escassas.
Fiquei apenas a saber que a mulher se chamava D. Brites e o filho era o arquitecto José Marques Abreu Júnior, casado com D. Maria Palmira Castanheira Garcia. O necrológio refere ainda o nome dos pais: José Alves Antunes e D. Maria da Conceição Antunes.

O assento de baptismo em Mouronho poderá trazer alguns averbamentos, mas, como vai sendo hábito, o sítio do AUC está em baixo neste fim de semana.

Abraço do
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Fotógrafo e editor Marques Abreu e igreja de S.Pedro de Lourosa

#304724 | mjborges | 02 mai 2012 16:46 | Em resposta a: #303743

Caro Primo José Caldeira

Muitissimo obrigada pelas suas informações (agradecimento extensivo também a todos quantos me enviaram dados). Aproveito para contar que, felizmente, avancei bastante nesta procura, pois as informações acabaram por vir ter, literalmente, comigo... No passado fim de semana estive em Oliveira do Hospital para assistir ao segundo ciclo de conferências sobre a igreja de Lourosa (integradas nas comemorações do Jubileu dessa igreja) e tive o grato prazer de conhecer uma neta do referido fotógrafo, filha do arquitecto José Marques Abreu Jr.: a Dra Conceição Marques Abreu, Prof. do Instituto Piaget em Gaia. Foi interessantissimo... Uma das conferências, como eu já referira antes, era justamente sobre o editor Marques Abreu, pelo Prof. Dr. Pedro Aboim Borges (Univ. Coimbra) que está a fazer uma tese de doutoramento sobre ele e que conheceu a referida senhora, trazendo-a para as conferências, onde se homenageava o seu avô...

Já trocámos emails e tirámos uma foto juntas pois o meu bisavô e o avô dela forma amigos e ambos membros da Comissão técnica responsável pelas obras de restauro da igreja nos anos 30. Eventualmente ela até poderá ter, segundo parece, informações sobre o meu bisavô e sobre Louros que me poderão interessar...

Um grande abraço da prima amiga


Maria José Borges

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 19:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen