Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#16164 | CATURRA | 23 jan 2002 03:36

Alguém sabe indicar-me o entroncamento dos Carmonas de Bragança com os de Chaves (do Presidente) e os do Minho? Desde já obrigado.

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#16177 | Jacinto Bettencourt | 23 jan 2002 16:15 | Em resposta a: #16164

Olá Caturra.
Já que está com a mão "na massa", não tem por aí a genealogia dos Carmonas de Chaves?
Obrigado,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#16223 | CATURRA | 25 jan 2002 03:11 | Em resposta a: #16177

Olá Jacinto

Infelizmente nada tenho e nada sei. De facto, acabo de chegar a esta linha de parentes meus. Mas imaginei que ja estivesse feita e alguem pudesse ajudar-me.

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#16248 | Vasco Jácome | 25 jan 2002 19:20 | Em resposta a: #16223

Caro Caturra

Aqui no GP já existe bastante coisa sobre os Carmonas, de Chaves. Se procurar nas pessoas por “Óscar Carmona”, por exemplo, encontra o antigo PR e a sua ligação a Barcelos.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#16283 | CATURRA | 26 jan 2002 18:05 | Em resposta a: #16248

Caro Vasco Jacome

Obrigado pela dica. Confesso que não consigo pelo GP perceber quando é que os de Chaves começam a nascer em Barcelos. De qualquer maneira o meu maior problema neste momento é entroncar os de Bragança, penso que ainda não estudados, com os de Chaves.

Caturra da Vera e Sã

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#16296 | Vasco Jácome | 26 jan 2002 20:55 | Em resposta a: #16283

Caro Caturra da Vera e Sã

Os de Barcelos é que passaram a Chaves na pessoa de António Machado Carmona de Azevedo (1709-1744), Capitão dos Dragões de Chaves, filho bastardo de Francisco Machado Carmona, da casa dos Carmonas de Barcelos.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#16297 | CATURRA | 26 jan 2002 21:11 | Em resposta a: #16296

Caro Vasco Jácome

Obrigado, fica assim mais fácil delimitar geraçoes localizadas. Falei em "começar a nascer em Barcelos" em visão da frente para trás, como na busca que efectuei no GP. Já agora, vendo-o tão informado, conhece alguma bibliografia publicada sobre esta familia que apenas começo a estudar? Gostaria de ver se por lá aparece já algum nascido em Bragança.
Cumprimentos
Caturra da Vera

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#16320 | Vasco Jácome | 27 jan 2002 17:37 | Em resposta a: #16297

Caro Caturra da Vera e Sã

O que eu conheço de bibliografia sobre Carmonas é:

- Anuário da Nobreza de Portugal, 1950
- Felgueiras Gayo ttº de Machados §21 e seguintes.

Mas sem dúvida que o mais completo é o:

“Barcelos Histórico Monumental e Artístico”, de António Júlio Limpo Trigueiros, SJ; Eugénio Andrea da Cunha e Freitas; Maria da Conceição Cardoso Pereira de Lacerda. Edições APPACDM Distrital de Braga. Braga 1998.

Infelizmente parece que é livro de difícil aquisição, mas talvez o encontre numa biblioteca.

Não tenho é ideia de ver ninguém ligado a Bragança. Note que estes Carmonas são de origem galega, o 1º que veio para Barcelos foi D. Rodrigo Carmona, que em meados do séc. XV foi Almoxarife da Casa de Bragança em Barcelos e Guimarães.

Pode ter existido outro ramo que passou a Bragança, sem entroncar nos de Barcelos. Embora possa ter a mesma origem galega.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#16353 | CATURRA | 28 jan 2002 20:44 | Em resposta a: #16320

Caro Vasco Jácome

Mais uma vez obrigado pela sua preciosa ajuda. Os Carmonas de Bragança referem ser oriundos dos de Chaves, assim como estes o são dos de Barcelos, coisa que com o tempo, paciência e muita certidão poderemos confirmar.
Como nao tenho o ANP de 1950 nao os tinha por lá referenciado. Entretanto irei tentar em biblioteca o Barcelos Histórico que em boa hora me indicou.

Gratos Cumprimentos

Caturra da Vera e Sã Caturrice

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#16382 | José Maya | 29 jan 2002 15:29 | Em resposta a: #16353

Caros Caturras!
Nas minhas fracas investigações geneológicas dos Machados de Faria e Maya, o primeiro que aparece com este nome é um António Lopes Machado de Faria e Maya nascido a 19 de Maio 1571 em Barcelos. Este era filho de João Machado Carmona e de Catharina Lopes de Faria ambos de Barcelos.
Neto de Gaspar Machado da Maya casado com Catharina de Faria
Bisneto de Gaspar Carmona Machado da Maya casado com Inês de Barros
Trineto de João Carmona casado com Leonor Machado da Maya

Esta descendência vem numa cópia póligrafada do documento de Atribuição de Brazão de Armas a meu n/avô Francisco Machado de Faria e Maya por D. João V a 22 de Dezembro de 1724. Está registado no livro 7 do registo de Brazões a folhas 347.
Do que me dizem estes Livros de registo de Brazões estavam no Castelo de S. Jorge ao tempo do terramoto e foram destruidos! Será que existe alguém com uma outra cópia?
Teêm sido levantadas algumas dúvidas quanto á correcão da transcrição desta cópia, feita em 1823. Caso haja alguém com mais elementos, ou correcções sobre esta geneologia, agradecia a informação.
Quanto á ascendência do primeiro João Carmona, que deve ter nascido por 1400, não tenho quaisquer elementos.

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#16406 | CATURRA | 30 jan 2002 04:19 | Em resposta a: #16382

Caro José Maya

Obrigado pelas suas informações. Conheço de nome a família açoriana Faria e Maia, que conta até com um genealogista, mas ignorava absolutamente que entronca em Carmonas de Barcelos.

Cumptos.

Caturra da Caturrice

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#16817 | Ica | 06 fev 2002 14:34 | Em resposta a: #16406

Caro Caturra,

Tenho em meu poder o livro "Barcelos Histórico Monumental e Artístico".
Qualquer informação que pretenda diga que posso tentar encontrar.
Sou Carmona e Silva e ligada ao ramo de Chaves. A minha trisavó, Leopoldina Amélia Morais Carmona, era filha de Leonel Joaquim Machado d`Azevedo Carmona.
O livro foi um precioso auxílio.

Cumprimentos.

Isabel Carmona

Resposta

Link directo:

Teodoro Gil de Figueiredo Carmona

#16856 | CATURRA | 07 fev 2002 00:38 | Em resposta a: #16817

Cara Isabel Carmona

Bem haja pela sua tão gentil e prestimosa oferta, que agradeço e aceito muito reconhecido.

Infelizmente os Correios andam (quando andam...) o que se sabe desde que se tornaram numa holding à americana, em que nada funciona e ninguem é responsável por nada, pelo que ainda nao recebi sequer os primeiros assentos do AD de Bragança. Posso apenas adiantar-lhe, como meu ponto de partida, Teodoro Gil de Figueiredo Carmona casado com Virginia Júlia da Conceição Reis (2ª 1/2 sc. XIX). Será que Teodoro consta no Barcelos Historico?

Gratos Cumprimentos

Caturra Caturrice

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#16908 | aeiou2 | 08 fev 2002 09:31 | Em resposta a: #16817

Ex.ma Senhora
D.Isabel Carmona
Como não tenho o Barcelos Histórico Monumental e Artístico,vinha rogar-lhe o favor de verificar se por acaso há referência a D.Maria Roza Leite Machado Carmona n.1745? Guimarães,casou c.Gonçalo da Silva Pinto Pereira Coelho da Fonseca Rebello,FCR, n.Guimarães,1735 que tiveram D.Maria de Portugal de Noronha,que casou c.Pedro Magalhães Faria e Sousa de Sta. Maria de Guiães de Vila Real .
Desde já agradeço qualquer informação.
Maria

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#17820 | CATURRA | 01 mar 2002 03:54 | Em resposta a: #16817

Cara Isabel Carmona

Não sei se lhe deixou de ser possível vir aqui ao fórum por alguma razão, mas não queria deixar de dizer que o meu Teodoro Gil de Figuiredo Carmona, de que lhe falei, foi baptizado na igreja de Santa Maria na cidade de Bragança, e também que é filho de José António de Lima Carmona e mulher D. Ana Raquel Carolina de Figueiredo Sarmento, isto em meados do sc. XIX, pois foram pais, nao sei se de primogenito ou não, em 1894, mas já em Lisboa, de onde era a mãe da criança.

Gratos Cumprimentos

Caturra

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#17821 | CATURRA | 01 mar 2002 03:58 | Em resposta a: #16817

Cara Isabel Carmona

Penso que as respostas em post de aeiou2 e minha por engano ficaram em resposta a Jose Maya, pelo que resolvi faazer esta experiencia.

Cumprimentos do

Caturra da Vera

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#17822 | CATURRA | 01 mar 2002 04:01 | Em resposta a: #16382

experiencia (desculpem lá...)

Resposta

Link directo:

RE: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#17873 | vbriteiros | 01 mar 2002 23:07 | Em resposta a: #16164

Caro Caturra
Na B.M. do Porto tem nos Reservados : Manuscritos 1594 :
Públicas Formas de Atestações de Ascendências e Brazões de Armas. Entre elas a de: Ascendência do cidadão António Joaquim de Lima Carmona.
Fazia parte da coleção de manuscritos do Dr. José de Sousa Machado.
Cumprimentos
vasco

Resposta

Link directo:

RE: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#17897 | CATURRA | 02 mar 2002 03:03 | Em resposta a: #17873

Caro Vasco Briteiros

Fiquei encantado com a sua pista, embora more na zona de Lisboa, porque me veio a esperança que, no caso vertente, esse António José de Lima Carmona, que deve vir a pegar nos que ando a estudar, venha publicado na obra de Sousa Machado, "Brasões Inéditos" se não me engano, que não tenho mas hei-de ver se arranjo tempo para ir procurar.

Caturríssimos e agradecidos cumprimentos do

Caturra da Sã Vera

Resposta

Link directo:

RE: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#18139 | aeiou2 | 06 mar 2002 12:16 | Em resposta a: #17897

Ex.mo Senhor

Por acaso,pois procurava outra pessoa encontrei:Bento Leite Pereira Carmona,
n.1790,Porto e era oficial do exército.
Talvez já seja seu conhecido,mas é sempre uma achega
Com os cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Antónia Marcolina Machado de Azevedo Carmona

#18220 | CATURRA | 08 mar 2002 06:40 | Em resposta a: #18139

Excelentíssima Dona Maria

Minha Senhora

Muito agradecido pela sua amável informação, de que ainda não dispunha, venho pedir desculpa pelo meu atraso em responder à sua gentileza.

Trabalho apenas no início, mas já consegui o objectivo pretendido: entronquei os Carmonas de Bragança com os de Chaves, que entroncam por sua vez como é sabido nos de Barcelos. Resta-me agora tentar localizar Antónia Marcolina (que não vem no GP) no "Barcelos Histórico", e caso não a encontre ali, subir uma geração até o entronque ficar feito definitivamente. Eis o estado actual da minha pesquisa:


ANTÓNIA MARCOLINA MACHADO DE AZEVEDO CARMONA, de Chaves, casou com o ex-corregedor MANUEL ANTÓNIO DA COSTA E LIMA, de Ponte de Lima.

JOSÉ ANTÓNIO DE LIMA CARMONA, tenente do Regimento de Cavalaria 7 (b. Vilar de Nantes, Chaves), casou com ANA RAQUEL CAROLINA GIL DE FIGUEIREDO SARMENTO, de Bragança, filha do brigadeiro reformado Domingos António Gil de Figueiredo Sarmento, (fregª Mofreita, Vinhais)e mulher e prima Mariana Vitória Gil de Figueiredo Sarmento, de Bragança. Tiveram

1.TEODORO GIL DE FIGUEIREDO CARMONA, tenente, depois coronel de infanteria (b. Sta. Mª da Cidade, Bragança)nasceu em 07 01 1857. Estava vivo em 1924 (ano da sua morte?).Casou com Virgínia Júlia da Conceição Reis (S. Nicolau, Lx.), filha de Boaventura dos Reis e de Maria Virgínia Barcelos, ambos de naturalidade desconhecida. C.s.
1.JOSÉ ÁLVARO GIL DE FIGUEIREDO CARMONA, s.m.n.


Pode ser ainda que por aqui, pelo GP, me venham mais amáveis informações, penso que agora facilitadas.

De V.Exa. Attº e Vnr. Criado

Caturra da Vera e Sã Caturreira
(Caturrice)

Resposta

Link directo:

RE: Antónia Marcolina Machado de Azevedo Carmona

#18237 | aeiou2 | 08 mar 2002 14:06 | Em resposta a: #18220

Olá,
Trate-me por Maria e sem cerimónias.
Estes,para mim, por agora estão parados,mas no Felgueiras Gaio,no meio daquela gente toda encntrei quaquer coisa.Se tiver tempo,procuro no fim de semana.
Beijinos
Maria

Resposta

Link directo:

Caturrices

#18244 | CATURRA | 08 mar 2002 17:35 | Em resposta a: #18237

Cara Maria

Obrigado por não se ter zangado com a minha brincadeira! Mas confesse que mereceu um bocadinho, ao tratar um pobre e vilão Caturra como eu (sem honras sequer da IIIª parte do ANP!...)por Exmo. Senhor. Claro que prefiro os beijinhos, embora já não tenha idade para corar em público... :)
Falando sério, bem tenho visto como a Maria trabalha tanto, e ainda ajuda toda a gente aqui no fórum, pelo que não duvido que a sua mão amiga se me estenda também caridosamente, pois ajudar é prazer próprio das almas nobres como a sua. Bem haja por isso.

Gratos Cumprimentos

Caturra da Vera

Resposta

Link directo:

RE: Antónia Marcolina Machado de Azevedo Carmona

#18249 | Vasco Jácome | 08 mar 2002 19:17 | Em resposta a: #18220

Caro Caturra

Ainda não! Mas pode estar quase. Se fosse possível saber mais uma geração (pelo menos) talvez lá chegue.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Antónia Marcolina Machado de Azevedo Carmona

#18254 | Portuguez | 08 mar 2002 21:31 | Em resposta a: #18249

Caro Vasco Jácome

Obrigado. Mal chegue a próxima geração, aqui a ponho à sua consideração. Quem dá o que pode...

Abraço Minhoto

CAturra da Sã e Vera

Resposta

Link directo:

RE: Antónia Marcolina Machado de Azevedo Carmona

#18256 | CATURRA | 08 mar 2002 22:01 | Em resposta a: #18254

Portuguez

Não achei graça nenhuma... :(

Caturreiro

Resposta

Link directo:

RE: Antónia Marcolina Machado de Azevedo Carmona

#18270 | ajtrigueiros | 08 mar 2002 23:19 | Em resposta a: #18220

Ex.mo Senhor
Junto lhe envio aquilo que poderá encontrar no “Barcelos Histórico Monumental e Artístico” de que sou co-autor e mais algumas coisas que ali não publiquei por não dizerem directamente respeito á Casa do Apoio, em Barcelos, que ali estudei. Tenho realmente muita coisa recolhida sobre os Carmonas barcelenses e alguma coisa sobre os Carmonas de Chaves, mas sobre o ramo de Bragança só tinha notícia de que descendiam de D. Maria Antónia Marcelina Machado de Azevedo Carmona e de seu marido Manuel António de Lima Lisboa, pelo que pode calcular o quanto apreciei consultar esta tarde este tópico.
Recolhi muitas informações sobre esta família nos estudos que fiz sobre famílias barceleneses e felizmente pude ter acesso à valiosa pesquisa feita nos anos 30/40 por Leopoldo Machado Carmona, um dos últimos senhores das casas históricas dos Carmonas de Barcelos, por gentileza de sua sobrinha a Drª D. Maria Helena Carmona de Araújo, ilustre barcelense e actual senhora da Casa do Apoio, ou dos Carmonas, em Barcelos (esta velha casa barcelense pelos meus cálculos poderá estar na posse da família Carmona desde 1450 !!!). No meu livro “Barcelos Histórico...”poderá encontrar bem documentada toda a sua história e descrição arquitectónica
Elaborei pois um resumo da linha que julgo interessar-lhe e que liga os Carmonas de Barcelos aos de Chaves e aos de Bragança. Se estiver interessado na linha que dá origem ao Marechal Carmona, ou na linha que seguiu na casa ou noutras colaterais basta pedir-me, que tenho gosto em lha enviar

I Don Rodrigo Carmona. Fidalgo Galego. Era dos Carmonas da Galiza, da Casa dos Condes de Andrade, Senhores da Ponte de Hume, Ferrol e Villalba, poderosos donatários e Ricos Homens Galegos, senhores de mais de 6.000 vassalos e já no século XV com o título castelhano de Condes de Villalba e em meados do séc. XVI com o de Condes de Andrade.Era senhor de uma casa no Ferrol, na Galiza e é o primeiro desta família em Portugal “Progenitor dos deste Apellido neste Reyno” como lhe chama Felgueiras Gayo. Passou a Portugal, possivelmente nos meados do século XV , possivelmente entre 1450 e 1470 ao serviço da Casa de Bragança, e fixou-se em Barcelos, onde foi “criado de estimação” da Casa de Bragança, desempenhando o cargo de almoxarife em Barcelos e Guimarães.Foi presumivelmente senhor da Casa do Apoio, na vila de Barcelos, por doação ou aforamento que lhe terão feito os Duques de Bragança
Ignora-se com quem foi casado.

II João Carmona. Ignora-se se veio da Galiza com seu pai ou se cá nasceu. Almoxarife da Casa de Bragança e Juiz Ordinário em Barcelos em 1533 (sentença de 12/3/1533 sobre o Casal da Bemposta na freguesia de Vila Seca).
Casou entre 1475/80, com D. Leonor Machado da Maia, casamento que se confirma pelo testamento do irmão desta Martim Machado, escudeiro fidalgo e juiz ordinário pelo Duque em Barcelos. Por este documento feito a 16/10/1630 vê-se que lega todos os seus bens a sua irmã Leonor e filhos e a João Carmona, seu cunhado, nomeia por testamenteiro. Martim Machado era casado com D. Filipa de Barros, irmã de Lopo de Barros. Tinha Martim Machado um menino a criar (bastardo) rogando a seu cunhado João Carmona para olhar por ele e que o deixou por herdeiro juntamente com os filhos deste.
Sua mulher era filha de Lopo Machado de Goes, 4º senhor de S. Clemente de Sande, assente permanente e por assim dizer 3º solar dos Machados, visto que sande (Vaspais ?- Guimarães) já em 1365 pertencia ao bisavô deste Álvaro Pires Machado, o Velho, Alcaide mór de Lanhoso, senhor da vila de Almendra e de sua mulher D. Brites Vasques da Maia, da geração dos Ricos Homens, senhores da Maia, Trofa, Aguiar.
Falecido João Carmona, sua mulher casou em 2.as núpcias com Diogo Fernandes de Almeida - com geração- uma filha também chamada D. Leonor Machado da Maia.

III Gaspar Machado Carmona, o qual faleceu antes de 1574 e foi o 1º senhor da Casa do Apoio.
Casou com D. Inês de Barros, que a 21/3/1574 fez uma importante doação à Santa Casa da Misericórdia de Barcelos com autorização de seus filhos João e Lopo.Vivia em 1586. Era filha de Lopo de Barros, senhor da Casa e Morgado de Real, em S. Jerónimo de Real, junto a Braga e de sua mulher D. Isabel de Almeida.

IV João Machado Carmona. Nasceu em 1540 (Santo Ofício, M. 1, Dil 5). Faleceu depois de 1613. Irmão nobre da Misericórdia de Barcelos e Mesário em 1598, Juiz dos Órfãos e Cavaleiro de Aviz e Cavaleiro Fidalgo, Escrivão proprietário das Cizas do Julgado de Neiva. Foi o 2º senhor da Casa do Apoio e do lugar do Machado, em Alvito (Barcelos).
Casou com D. Catarina de Faria, de Vila do Conde (consta este casamento da Leitura de Bachareis, M. 5, L. 31), filha de Diogo de Faria, dos Farias (Alcaides) e de sua mulher, com quem se casou em Vila do Conde, D. Constança do Lago.

V D. Inês Machado de Barros. Baptizada a 8/1/1574, em Barcelos. Faleceu a 20/10/1661, em Barcelos. Já era viúva em 1639 conforme consta da Instituição do vínculo.
Casou com Francisco de Abreu Leitão, Capitão Mór de Barcelos (18/2/1636), Vereador em Barcelos nomeado por carta do Duque em 13/12/1635, Irmão nobre da Santa Casa da Misericórdia. A 18/2/1636 foi um dos veradores que se opoz tenazmente e durante largo tempo à cobrança dos tributos lançados por Filipe III (Archivo Municipal de Barcelos, Livro do Registo Geral nº 3 de 1635/40). Era filho de João Lopes de Abreu, nascido em 1530 (Santo Ofício, M.1, D. 5), escudeiro fidalgo, Mesário da Misericórdia, Juiz dos Órfãos nos julgados de Vermuim, Faria e Penafiel de Bastuço (Barcelos), e de sua mulher D. Isabel Dias de Vilas Boas Caminha; neto paterno de Heitor de Abreu Leitão, Escrivão do almoxarifado da Casa de Bragança (25/2/1570) e de sua mulher D. N..., e neto materno de António Dias de Vilas Boas, coudel mór de Barcelos e senhor da Torre de Airó e de sua mulher D. Isabel Dias de Heredea (filha de D. Afonso de Heredea e de sua mulher D. Margarida...).Foram os 3.os senhores da Casa do Apoio pois além desta ser anexada ao vinculo por suas filhas, consta na reforma do foro em mais três vidas, que ela lhe pertence por legado de seu sogro, visto que o Prazo andou sempre anexo à Casa do Apoio até ao século XIX.

VI António Machado Carmona, que se chamava António de Abreu e por clausula vincular passou a apelidar-se Machado Carmona. Foi o 1º administrador do vínculo. Usou até 1645 o nome de António de Abreu adoptando o de Machado Carmona por clausula obrigatória do vínculo depois d'essa data. Foi Juiz pela ordenação, Cavaleiro professo na Ordem de Cristo (carta de 7/6/1675). Foi vários anos provedor da Misericórdia de Barcelos em cujos livros isso se verifica e se vê a sua assignatura (exºArchivo da Santa Casa da Misericórdia, Livro Iº de Originaes doc. H 2). Juiz e Vereador na mesma vila como consta das cartas de nomeação de 10/1/1649 e 8/5/1658. Procurador dos nobres por Barcelos às Cortes Gerais de Lisboa reunidas em 1674, por D. Pedro II (Livro de Vereações de 1672 a 1677). Capitão Mór de Milicias, tendo-se batido na Guerra da Restauração. Achou-se no combate de Lamas de Mouro (em Melgaço) ao serviço de el-rei D. João IV, como capitão mór de milícias e sob as ordens de D. Diogo de Mello Pereira (Bibl. Nac. de Lisboa, Códice HG 6591 vº). Foi o 1º Morgado da Carmona, com posse em 1649, vínculo instituido por seu tio materno, Francisco Machado Carmona, a 8/5/1639 e 4º Senhor da Casa do Apoio (por anexação ao mesmo vínculo d'esta Casa, por escritura de !0/10/1669, feita por suas irmãs D. Maria e D. Estácia de Abreu, na Nota de Faria Mariz. Faleceu a 18/4/1694, na Casa do Apoio, em Barcelos e foi sepultado "em seu hábito". .
Casou em 1645/46, com sua 2ª prima materna, D. Estácia do Amaral de Figueiredo, nascida a 24/3/1620, em Barcelos. Era filha de Belchior Machado de Faria, senhor dos bens e Torre de Faria, que vendeu e da "nobre Geração dos Farias, Principaes e verdadeiros" (ANTT, Inq. Santo Oficio, M.4, D. 166), capitão de Infantaria, Verador em Barcelos, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos e Juiz na mesma vila, e mulher e prima D. Catarina do Amaral de Figueiredo, dos Costa Homens, senhores da Lagiosa em Viseu (falecida a 19/10/1658, em Barcelos). Era neta paterna de António de Faria, que viveu na Quinta de Pedregaes, em Faria (Barcelos), (7º neto por sua mãe do glorioso Alcaide do Castelo de Faria, Nuno Gonçalves de Faria) e de sua mulher e prima D. Isabel de Faria Machado (filha de Sebastião de Faria e de sua mulher D. Grácia Machado Carmona, acima citado) e neta materna de Diogo da Costa Homem, senhor da Pocarisse, em Guimarães e de sua mulher D. Filipa do Amaral de Figueiredo (filha do Alcaide Mór de Bragança, Afonso Rodrigues do Amaral, que foi a Azamor com um navio armado com gente sua e à sua custa). Era irmã muito mimada de António de Faria Machado, licenciado em Cânones, Inquisidor Geral da India (ANTT, Habilitação do Santo Ofício, M. 27, doc. 624), Conselheiro permanente dos vice reis desde 1630 a 1644 (Livro das Portarias de Lisboa) e veio a falecer Desembargador do Paço a 19/8/1661 (ADB, Óbitos 1 de Barcelos). Deste processo de habilitação do Santo Ofício constam os vários presentes, louças, panos etc que António de Faria Machado da Índia enviava a esta sua irmã, D. Estácia, bem como uma tença anual de 110 mil reis e a seu cunhado António Machado Carmona, dois escravos. D. Estácia veio a falecer com um ataque apoplético a 24/10/1677, na mesma villa de Barcelos.

VII Frei Francisco Machado Carmona. Baptizado a 5/12/1649, em Barcelos. 5º Senhor da Casa e 2º Morgado, Provedor da Misericórdia, Vereador em Barcelos (1/1/1678), Cavaleiro da Ordem de Cristo. Faleceu solteiro, a 19/4/1703, na Casa do Apoio, em Barcelos, sem ter feito testamento e "foi sepultado embrulhado em hábito de cavaleiro".
Deixou filhos naturais gémeos, havidos em Maria Gonçalves, natural do lugar da Boucinha, Carapeços, mulher solteira, conhecida pela "Pilota", que dava água aos presos da Cadeia.
VIII António Machado Carmona de Azevedo.Nasceu a 2/12/1709?, no lugar da Boucinha, Carapeços. Serviu as armas do Minho, como soldado e furriel e chegou ao elevado posto de Capitão de Cavalos dos Dragões de Chaves, tendo tomado parte em várias batalhas e combates, várias vezes ferido e falecido em combate a 10/7/1744. Mais tarde seu filho pediu para si e para ele o hábito de Cristo, o que lhe foi concedido mais própriamente pelos seus serviços, porque os de seu pai, não os pediu, nem lhe convinha justificá-los, como não provou e, quando este era desde há muito falecido.
Casou a 1/12/1729, em Chaves, com uma senhora viúva e rica, D. Isabel Maria Veloso, filha de Francisco Gomes Veloso e de D. Francisca Gonçalves da Ponte; neta paterna de Gonçalo Fernandes e de Antónia Gomes e materna de André Gonçalves da Ponte, Capitão de Auxiliares.

IX António José Machado Carmona. Nasceu em Chaves e foi baptizado a 7/1/1730. Cavaleiro professo na Ordem de Cristo por portaria de 28/8/1778 com a tença de 120$000. Capitão também nos Dragões de Chaves. Bateu-se valorosamente em campanhas, nomeadamente em Escalos de Cima, ainda alferes e apenas com 30 cavalos. Combateu com a cavalaria espanhola muito superior em número, pelo que foi louvado pelo Sargento-mór de cavalaria, Francisco de Prado Madureira Lobo, louvor selado com o seu selo de armas. Penetrou clandestinamente na praça de Chaves, então ocupada pelo inimigo e atravessando de noite por entre guardas e sentinelas, cumpriu a arriscadissima missão de que fora encarregado, pelo que foi louvado pelo Tenente General do Exército, Marquês de Marialva em 3/12/1782. Foi o construtor do Solar dos Carmonas, de Chaves, em Isey, e reuniu num só vínculo os Morgadios instituídos por seu pai, tio e irmã. Morreu solteiro em Isey, no seu solar a 19/9/1783 e em vésperas de ser promovido a Sargento-mór de cavalaria, conforme proposta feita pelo Conde de São Payo, mas deixou um filho, Henrique Luís, havido duma Senhora da melhor linhagem, que o criou e educou na sua companhia e que sua irmã D. Antónia Marcelina reconheceu por sobrinho e o nomeou seu herdeiro, razão pela qual não só entrou na posse de todos os bens de seu pai, como nos de sua tia D. Antónia Marcelina que não tinha filhos e que o educara e ajudara a criar.
X Henrique Luís Machado Carmona de Azevedo. Nasceu a 7/8/1770, na freguesia de Nogueira, Chaves. Morgado e senhor do Solar de Isey, do qual tomou posse em 28/4/1786. Veio a falecer a 18/2/1831.
Casou a 18/1/1788, em Chaves, com D. Maria Madalena Pereira do Amaral, filha do bacharel Manuel José Pereira, Juiz de Fora e de sua mulher D. Ana de Azevedo Vaz do Amaral.
XI D. Maria Antónia Marcelina Machado de Azevedo Carmona (filha de Henrique Luís Machado Carmona de Azevedo e de sua mulher D. Maria Madalena Pereira do Amaral)Natural de Chaves.
Casou com Manuel António de Lima Lisboa, natural de Ponte do Lima. Corregedor.
XII José António de Lima Carmona. Natural de Vilar de Nantes, Chaves. Tenente do Regimento de Cavalaria 7.
Casou com D. Ana Raquel Carolina Gil de Figueiredo Sarmento, natural de Bragança, filha de Domingos António Gil de Figueiredo Samento, natural de Mofreita, Vinhais, Brigadeiro Reformado e de sua mulher e prima D.Mariana Vitória gil de Figueiredo Sarmento, natural de Bragança

XIII Teodoro Gil de Figueiredo Carmona. Nasceu a 7/1/1857, na freguesia de Santa Maria, em Bragança. Faleceu em 1924?.
Casou com D. Virgínia Júlia da Conceição Reis, nascida em S. Nicolau, Lisboa, filha de Boaventura dos Reis e de sua mulher D. Maria Virgínia Barcelos.
Com Geração.


Já agora gostaria de lhe pedir um favor. Tenho também eu muito interesse nesse ramo dos Carmonas de Chaves que foi para Bragança e gostaria de saber de que forma se ligam os ramos que está a estudar com os Carmonas da Quinta da Rica Fé, em Bragança, particularmente com António João Gil Figueiredo Carmona. senhor da Quinta da Rica Fé, em Bragança., já falecido e casado com D. Maria Emília Gonçalves Ferreira, de quem tem geração.

E por agora é o que consegui organizar com os dados que tinha informatizados e aqui á mão. Fico á sua inteira disposição para aquilo em que mais o possa esclarecer.

Com os meus melhores cumprimentos

António Júlio Limpo Trigueiros

e-mail - ajtrig@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#18274 | ajtrigueiros | 09 mar 2002 00:00 | Em resposta a: #16908

Ex.ma Senhora

Julgo que a senhora a quem se refere poderá ser descendente (neta ou bisneta) de D. Maria Isabel Abreu de Barros, nascida a 7/7/1655, em Barcelos e que se casou em Barcelos com João Leite Pereira Coelho, 1º administrador do vínculo e capela de Nossa Senhora do Desterro (Guimarães). Como poderá ver abaixo era uma das filhas dos Morgados de Carmona e teve larga descendência em Guimarães que deverá estar estudada. Infelizmente nos meus apontamentos não tenho desenvolvido esse ramo, mas se por acaso encontrar mais alguma coisa, que julgo ter nuns apontamentos que deixei em Portugal, terei gosto em lhos fazer chegar.Só que isso só poderá ser no verão. No entanto pode ter a certeza que é deste ramo que descende a referida senhora. Dificilmente poderá ser doutra forma.

Assim , junto lhe envio notícias dos filhos de António Machado Carmona e de sua mulher D. Estácia do amaral de Figueiredo, cuja ascendência poderá completar com a outra mensagem que deixei neste tópico

VI António Machado Carmona, que se chamava António de Abreu e por clausula vincular passou a apelidar-se Machado Carmona. Foi o 1º administrador do vínculo. Usou até 1645 o nome de António de Abreu adoptando o de Machado Carmona por clausula obrigatória do vínculo depois d'essa data. Foi Juiz pela ordenação, Cavaleiro professo na Ordem de Cristo (carta de 7/6/1675). Foi vários anos provedor da Misericórdia de Barcelos em cujos livros isso se verifica e se vê a sua assignatura (exºArchivo da Santa Casa da Misericórdia, Livro Iº de Originaes doc. H 2). Juiz e Vereador na mesma vila como consta das cartas de nomeação de 10/1/1649 e 8/5/1658. Procurador dos nobres por Barcelos às Cortes Gerais de Lisboa reunidas em 1674, por D. Pedro II (Livro de Vereações de 1672 a 1677). Capitão Mór de Milicias, tendo-se batido na Guerra da Restauração. Achou-se no combate de Lamas de Mouro (em Melgaço) ao serviço de el-rei D. João IV, como capitão mór de milícias e sob as ordens de D. Diogo de Mello Pereira (Bibl. Nac. de Lisboa, Códice HG 6591 vº). Foi o 1º Morgado da Carmona, com posse em 1649, vínculo instituido por seu tio materno, Francisco Machado Carmona, a 8/5/1639 e 4º Senhor da Casa do Apoio (por anexação ao mesmo vínculo d'esta Casa, por escritura de !0/10/1669, feita por suas irmãs D. Maria e D. Estácia de Abreu, na Nota de Faria Mariz. Faleceu a 18/4/1694, na Casa do Apoio, em Barcelos e foi sepultado "em seu hábito". .
Casou em 1645/46, com sua 2ª prima materna, D. Estácia do Amaral de Figueiredo, nascida a 24/3/1620, em Barcelos. Era filha de Belchior Machado de Faria, senhor dos bens e Torre de Faria, que vendeu e da "nobre Geração dos Farias, Principaes e verdadeiros" (ANTT, Inq. Santo Oficio, M.4, D. 166), capitão de Infantaria, Verador em Barcelos, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos e Juiz na mesma vila, e mulher e prima D. Catarina do Amaral de Figueiredo, dos Costa Homens, senhores da Lagiosa em Viseu (falecida a 19/10/1658, em Barcelos). Era neta paterna de António de Faria, que viveu na Quinta de Pedregaes, em Faria (Barcelos), (7º neto por sua mãe do glorioso Alcaide do Castelo de Faria, Nuno Gonçalves de Faria) e de sua mulher e prima D. Isabel de Faria Machado (filha de Sebastião de Faria e de sua mulher D. Grácia Machado Carmona, acima citado) e neta materna de Diogo da Costa Homem, senhor da Pocarisse, em Guimarães e de sua mulher D. Filipa do Amaral de Figueiredo (filha do Alcaide Mór de Bragança, Afonso Rodrigues do Amaral, que foi a Azamor com um navio armado com gente sua e à sua custa). Era irmã muito mimada de António de Faria Machado, licenciado em Cânones, Inquisidor Geral da India (ANTT, Habilitação do Santo Ofício, M. 27, doc. 624), Conselheiro permanente dos vice reis desde 1630 a 1644 (Livro das Portarias de Lisboa) e veio a falecer Desembargador do Paço a 19/8/1661 (ADB, Óbitos 1 de Barcelos). Deste processo de habilitação do Santo Ofício constam os vários presentes, louças, panos etc que António de Faria Machado da Índia enviava a esta sua irmã, D. Estácia, bem como uma tença anual de 110 mil reis e a seu cunhado António Machado Carmona, dois escravos. D. Estácia veio a falecer com um ataque apoplético a 24/10/1677, na mesma villa de Barcelos.
Houveram:
1(VII) D. Ignês Lourença Machado de Barros. Baptizada a 16/8/1647, na Matriz de Barcelos. Veio a falecer a 11/9/1718, na Casa dos Arriscados de Lacerda, na rua dos Açougues, em Barcelos, viúva.
Casou a 25/3/1669, na Matriz de Barcelos, com João Leite de Vasconcelos, Morgado do Bárrio e do Tojal (Prado), filho de Manuel Leite Correia de Vasconcelos e de sua mulher D. Luísa Arriscado de Lacerda. Veio a falecer a 27/10/1694, na sua Quinta de Carapeços, Barcelos e veio a sepultar ao Convento de S. Francisco da vila de Barcelos, tendo feito testamento.
Com Geração (Casa do Bárrio, em Roriz (Barcelos); Casa do Montinho (Vila Verde); Mendanhas; Paço de Marrancos em Marrancos (Vila Verde); Condes de Azevedo; Paço de Calheiros, em Calheiros (Ponte do Lima); Casa do Vinhal, em V. N. de Famalicão, etc)

2(VII) Frei Francisco Machado Carmona. Baptizado a 5/12/1649, em Barcelos. 5º Senhor da Casa e 2º Morgado, Provedor da Misericórdia, Vereador em Barcelos (1/1/1678), Cavaleiro da Ordem de Cristo. Faleceu solteiro, a 19/4/1703, na Casa do Apoio, em Barcelos, sem ter feito testamento e "foi sepultado embrulhado em hábito de cavaleiro".
Deixou filhos naturais gémeos, havidos em Maria Gonçalves, natural do lugar da Boucinha, Carapeços, mulher solteira, conhecida pela "Pilota", que dava água aos presos da Cadeia.
Com Geração, Carmonas de Chaves (Fragosos Carmonas, Casa da Rica Fé em Bragança, Limas Carmonas, etc.)

3(VII) Frei Belchior Machado Carmona. Baptizado a 22/9/1651, em Barcelos. Cavaleiro professo na Ordem de Cristo a 27/3/1655. Veio a falecer a 17/9/1720, na sua casa da rua do Açougue, em Barcelos e "fez testamento em que deixa a sua mulher Dona Paula por herdeira e testamenteiros seu irmão Lopo de Barros e Vasconcelos e seu sobrinho Manuel Arriscado".
Casou no Vale de Geraz, com D. Paula de Magalhães, filha de Gregório de Magalhães Machado, da Quinta de Magalhães, Juiz dos Órfãos em Lanhoso, Coudel mór em Guimarães e de sua mulher D. Maria Soares Pereira de Aborim. Tiveram um filho que morreu menor.
Sem Geração.

4(VII) Lopo de Barros e Vasconcelos Machado Carmona. Baptizado a 27/3/1655,, em Barcelos, tendo por padrinhos Manuel Machado Carmona e D. Catarina de Figueiredo. Irmão dos Nobres da Santa Casa (1716), Mesário da Misericórdia em 1716, Cavaleiro da Ordem de Cristo. Foi o 3º Morgado da Carmona e 6º senhor da Casa do Apoio. "Cavaleiro da primeira nobreza desta villa, morador nas suas casas do Largo da Rua da Cruz" (ADB, Inquirição de genere de Luís Machado Carmona, Processo 18319, Pasta 792). Veio a falecer a 27/4/1743, na Casa do Apoio, tendo feito testamento.
Houve um bastardo que não reconheceu, em Antónia Mendes, natural do lugar de Vilar, em S. Martinho de Galegos, Barcelos, baptizada a 13/8/1685, nessa freguesia, filha de Domingos Mendes e de sua mulher Maria Francisca. .
Com Geração, Machados Carmonas, da Casa da Leiroinha, em Roriz (Barcelos).

5(VII) D. Maria Isabel Abreu de Barros. Nasceu a 7/7/1655, em Barcelos.
Casou em Barcelos com João Leite Pereira Coelho, 1º administrador do vínculo e capela de Nossa Senhora do Desterro (Guimarães).
Com Geração, na família Leite de Castro, de Guimarães na Casa do Olival e nos Condes de Carcavellos, etc.

6(VII) D. Catarina. Baptizada a 13/7/1658, em Barcelos.
Sem mais notícias.

7(VII) Diogo da Costa Homem. Foi como todos os seus Cavaleiro da Ordem de Cristo, Vereador em Braga onde vivia no Campo da Vinha, pelo menos de 1725 a 1728, segundo vi em um Nobiliário ou Relação manuscrita dos Vereadores de Braga, manuscrito este que fazia parte da Biblioteca do Senhor Conde de Azevedo, e que foi comprado ou pelo Archivo Distrital de Braga ou pela Câmara de Barcelos ou ainda "Memórias Genealógicas de Braga", manuscrito dos Falcões Cottas, hoje no Archivo Distrital de Braga.
Não foi Administrador do Morgado, por ter falecido antes de seu irmão Lopo, pois o Morgado passou deste para seu filho Francisco em 1743.
Casou a 1/6/1705, na Matriz de Barcelos (por procuração de sua mulher a favor de seu tio Lopo, o que consta bem como a filiação dos noivos no registo de casamento), com, sua prima em 3º e 4º grau, D. Margarida Antónia da Costa Silveira e Amaral, natural da cidade de Braga, filha de Manuel da Costa Silveira de Carvalho, Cavaleiro de Cristo e de sua 2ª mulher D. Paula do Amaral. Neta paterna de António da Costa Carvalho, Cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Isabel da Silveira e materna de João Homem do Amaral e de sua mulher e parente D. Jerónima de Vilas Boas (cf. Nobiliário Gayo, ttº Vilas Boas, &- 32, 2 e vol. 8 cc.nº 237). Veio a falecer a 3/2/1754, na Casa do Apoio, viúva.
Com geração, que seguiu na Casa do Apoio, em Barcelos (Machado Carmona Salter de Mendonça e Carmona Coelho Gonçalves, etc...)

8(VII) D. Joana. Baptizada a 26/12/1664, em Barcelos, tendo por padrinhos seus irmãos Francisco e D. Ignês.
Sem mais notícias.


E por agora é tudo. espero que estas dicas a possam ajudar. Coloco-me á disposição para tudo o mais em que a possa ajudar.

Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

e-mail - ajtrig@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#18275 | vbriteiros | 09 mar 2002 00:19 | Em resposta a: #18274

No Liceu de Braga, aí pelos anos 60, havia nas provas orais uma professora Dra. Maria Teresa Carmona. Seria de Barcelos ? É uma simples curiosidade.
vbriteiros

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#18278 | ajtrigueiros | 09 mar 2002 00:35 | Em resposta a: #18275

Ex.mo Senhor

Não se trataria da senhora Drª D. Maria de Lourdes Carmona Gonçalves Vaz, licenciada em História, foi por muitos anos professora no Liceu Sá de Miranda, em Braga e veio a falecer, solteira há poucos anos ?
Era do ramo Carmona Collho Gonçalves, de Barcelos, parentes próximos dos actuais senhores da Casa do Apoio.

Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#18304 | vbriteiros | 09 mar 2002 17:32 | Em resposta a: #18278

Caro Senhor
Muito obrigado pela sua resposta. Continuo a pensar que era Teresa e prof. de línguas, mas no próximo dia 18 vou ao cemitério de Braga e vou aproveitar para confirmar. A pessoa que eu penso ,já tambem faleceu e está sepultada no jazigo de uma familiar minha.

Neste tópico vejo que está bem dentro da genealogia de Barcelos.
Gostaria de ter o seu e-mail, para lhe colocar algumas questões sobre o Reverendo Diogo Brandão, vigário de S. Paio de Carvalhal e senhor da Quinta do Paço em Alvelos ( citado por Gayo § 29 do tt. Costas de Barcelos, págs 22) do qual descendo. Veja por favor a minha comunicação para o título Brandão.
Cumprimentos
vasco briteiros

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#18305 | ajtrigueiros | 09 mar 2002 17:45 | Em resposta a: #18304

Caro Senhor Vasco Briteiros

Respondo-lhe um pouco à pressa porque tenho de sair , mas posso já adiantar-lhe que bateu á porta certa sobre o Reverendo Diogo Brandão.
Em 1994 publiquei (em co-autoria com Armando Malheiro da Silva) na Barcellos Revista, um artigo de cerca de 70 paginas, intitulado "OS PAES DE BARCELOS- SUBSIDIOS GENEALÒGICOS PARA A BIOGRAFIA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA SIDÒNIO PAES", cujo titulo de genealogia que trata é precisamente a descendência e parte da ascendência do Reverendo Diogo Brandão. Só que não desenvolvi a descendência de sua filha D. Ângela de Araújo (ou da Costa Brandão) mas sim a do filho Cristóvão da Costa Brandão, antepassados directo do Presidente Sidónio Paes.
Em todo o caso devo ter em Portugal alguns apontamentos sobre esse ramo dos Brandões Pereiras de Braga (do qual julgo que descende).
se quiser posso facultar-lhe um exemplar desse artigo de que ainda tenho diversas separatas.

Diga-me, por favor, com precisão o que gostaria de saber sobre estas famílias, que procurarei elucidá-lo...
Mais tarde volto a escrever com mais detalhes.

Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

ajtrig@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#18306 | vbriteiros | 09 mar 2002 19:24 | Em resposta a: #18305

Caro Senhor
A descendencia até ao Dr Francisco Brandão Pereira, tenho-a manuscrita pelo falecido Dr José Maria Gomes Brandão , de Braga, que me tinha facultado há uns esta parte e que eu tenho vindo a actualiazr e acrescentar até à presente data. Com o falecimento do Zé fiquei sem ineterlocutor sobre o assunto.
Os pontos específicos são:
1- Ascendência do Rev Diogo Brandão
2- Legitimação pelo Papa e pelo Rei ( como o Zé dizia) da filha Ânjela Onde poderia ele ter visto isto?
3- Vejo Dois Francisco Brandão Pereira a morarem mais ou menos na mesma época na Rua dos Biscainhos em Braga.
Um sétimo filho ,na ordem do nascimento , de Alexandre Brandão de Barcelinhos, Licenciado em Leis pela UC ( a UC não conseguiu encontrar isto), Advogado em Braga, Cavaleiro Prfesso da OC.
Outro ,sem Lic. mas Cavaleiro da OC e Santiago, filho de óutro Francisco e sobrinho de um Jerónimo.
Claro que a versão de Gayo é a mais plausível pois justifico-a com a escritura que possuo de dote de casamento de Alexandre Brandão e Ana Maria Pinheiro Leite datada de 3.01.1688 , cujos prazos assinalados ,vieram a ser herdados pelo meu ramo familiar.
Aguardo com o máximo interesse as suas notícias.
Caso queira posso facultar-lhe a minha direcção via e-mail.
Melhores cumprimentos
vasco Briteiros
vbriteiros@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

Casa da Rica Fé

#18349 | CATURRA | 11 mar 2002 01:08 | Em resposta a: #18270

Caro António Júlio Limpo Trigueiros

Bem haja pela sua tão rica, completa e extensa ajuda a este tópico! Só ontem tive oportunidade de lê-la, mas a informação era tamanha que necessitei do dia de hoje para poder arrumá-la minimamente na minha cabeça. Quero aproveitar para aqui lhe agradecer devidamente a sua generosidade ao disponibilizar desta forma o trabalho, certamente de tantos anos, com proveito para todos nós.

Irei responder-lhe por e-mail, mas sempre lhe posso ir adiantando que os Carmonas deste tópico são realmente os da Casa da Rica Fé, junto a Bragança, aonde Teodoro Gil de Figº Carmona, início desta busca, nasceu.

Melhores e Mais Gratos Cumprimentos

Caturra da Vera e Sã Caturreira

Resposta

Link directo:

RE: Antónia Marcolina Machado de Azevedo Carmona

#18354 | Vasco Jácome | 11 mar 2002 11:10 | Em resposta a: #18270

Caríssimo António Júlio Trigueiros

É bom vê-lo de novo aqui pelo Fórum! Sem dúvida que é a pessoa ideal para certas respostas, como esta dos Carmonas.

Esperando que consiga manter acesso à Net durante bastante mais tempo, um Abraço do,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Rica Fé

#34264 | PinheirodeCampos | 28 jan 2003 11:59 | Em resposta a: #18349

Caro amigo

Que deseja saber em concreto? Também é Carmona?Eu resido na Rica-Fé!

Um araço e ao dispor

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Antónia Marcolina Machado de Azevedo Carmona

#35941 | antonioaraujo757 | 19 fev 2003 18:08 | Em resposta a: #18270

Ex.mº Senhor
Sou parente próximo da actual senhora da Casa dos Carmonas,em Barcelos,pelo ramo de Araujo.
Esta familia é originária de Moure;terá noticia
destes meus antepassados?
fico-lhe muito grato pela ajuda.
António Araujo

Resposta

Link directo:

RE:família Thomaz José de Araújo, de Barcelos

#36132 | limpotrigu | 21 fev 2003 18:39 | Em resposta a: #35941

Caro Senhor António Araújo:

Peço desculpa por apenas hoje responder. Tenho realmente bastantes elementos sobre a família descendente de Thomaz José de Araújo, que era natural de S. Julião de Freixo, Ponte do Lima e de sua mulher D. Maria Josefa de Jesus da Costa, natural de Viana do Castelo.

Thomaz José de Araújo, nasceu em 1849, na freguesia de S. Julião de Freixo, Ponte do Lima e era filho de Danilo de Araújo e de sua mulher Maria Teresa. Veio muito novo para Barcelos, como marçano e quase sem capital abriu um modesto estabelecimento de mercearia, que depois prosperou e se tornou na importante casa que existiu até há poucos anos na Rua Barjona de Freitas (antiga rua da Nogueira de Cima) com uma bonita placa em metal sobre a porta, infelizmente retirada há poucoa anos, que dizia "ARMAZEM DE MERCEARIA COMPANHIA DOS TABACOS DE PORTUGAL DE THOMAZ JOSÉ D'ARAUJO & COMPANHIA". Veio a falecer a 16/3/1925, em Barcelos.
Sua mulher D. Maria Josefa da Costa (no obito aparece D. Maria de Jesus), nasceu em 1851, em Santa Maria Maior, Viana do Castelo e era filha de Custódio José da Costa e de Quitéria Rosa. Veio a falecer a 15/3/1932, em Barcelos.

Foram pais de quatro filhos:

- Dr. Gonçalo José de Araújo, formado em Direito, foi conservador do Registo Civil de Barcelos, casado com D. Maria Laura Fernandes Tomaz Lopes da Cruz, com geração.

- António Thomaz de Araújo, negociante em Barcelos, casado com D. Albertina Machado Moraes e Sousa, com geração.

- Joaquim José de Araújo, negociante em Barcelos, casado com D. Ema Emília Sarmento Veloso, com geração.

- D. Arminda do Carmo Araújo , falecida jovem com a pneumónica, casada com José Vieira Veloso, com geração.

Já agora gostaria de saber de qual destes quatro filhos de Thomaz José de Araújo descende?
Isto porque tenho também elementos sobre os antepassados de suas noras e genro.

Tenho bastantes mais elementos, num ficheiro um pouco extenso para colocar aqui no Forum. Se me quiser contactar directamente para o meu mail poderei fazer-lhe chegar o que tenho.

Disponha sempre!

Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

ajtrig@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE:família Thomaz José de Araújo, de Barcelos

#36135 | antonioaraujo757 | 21 fev 2003 19:27 | Em resposta a: #36132

Caro Senhor

Sou neto de Antonio Thomaz Araujo - que não foi negociante - e de sua mulher Maria Albertina Morais e Sousa,proprietários,residentes em Braga.
Embora o meu bisavô tenha nascido,como diz,em S.julião do Freixo,a familia é originária de Vila Verde,couto de Moure,onde encontrei todos os registos,até Pedro de Araujo,casado com Jacinta de Andrade.Este Pedro de Araujo terá nascido em fins do sec.XVII,mas não encontro o registo de baptismo,de óbito ou de casamento.
Tiveram 3 filhos,aparecendo como testemunha de uma delas ( Luisa de Araujo ),em 1734,Diogo de Araujo Rodrigues,ao tempo Senhor da Casa da Camara,em Moure.

Resposta

Link directo:

RE:família Thomaz José de Araújo, de Barcelos

#36159 | Vasco Jácome | 22 fev 2003 00:39 | Em resposta a: #36135

Caro António Araújo (757 ?)

O que posso acrescentar sobre aos elementos sobre os Araújos que em tempos me foram fornecidos por V. Ex.cia, é uma ou outra nota sobre os padrinhos que aparecem nas primeiras gerações:

O Rev. Miguel Barbosa, parece-me ser o que fez a inquirição de génere:

Processo: 14665
Pasta: 625
Nome: Miguel Barbosa
Pai: Francisco Coutinho Barbosa
Mãe: Maria Mota
Data: 1687-06-05
Freguesia: SOUTELO,SAO MIGUEL
Concelho: VILA VERDE
Distrito: BRAGA
Observações: Belchior Barbosa, Irmão. Proc. 18441

Assim sendo, é o que é referido por Gayo no ttº de Motas §23 N3 (Motas de Soutelo)

Também o Rev. Francisco Fernandes de Almeida me parece ser o:

Processo: 29182
Pasta: 1284
Nome: Francisco Fernandes Almeida
Pai: António Fernandes
Mãe: Ana Almeida
Data: 1732-02-13
Freguesia: MOURE,SAO MARTINHO
Concelho: VILA VERDE
Distrito: BRAGA
Observações: José Fernandes Almeida, Irmão. Proc. 823.

O Pedro de Amorim da Cunha, não será antes Pedro de Amorim de Sousa? É que em Moure também fez Inquirição:

Processo: 13851
Pasta: 589
Nome: Pedro Amorim Sousa
Pai: Luis Soares Amorim
Mãe: Joana Sousa Cunha
Data: 1691-12-12
Freguesia: MOURE,SAO MARTINHO
Concelho: VILA VERDE
Distrito: BRAGA

Quanto ao Diogo de Araújo Rodrigues, Sr da Câmara, pelo que diz Gayo no ttº de Machados §168 e principalmente na árvore 153 do Costados III, parece-me que pode ser oriundo de Carrazedo, Amares. Mas talvez na Torre do Tombo se encontre o processo dele para a Ordem de Cristo e se consiga saber ao certo.

Será que seguir estas pistas (se é que isso não foi já feito) nos levaria a algum lado?

Um Abraço,
Vasco
(vascojacomearrobanetpontosapopontopt)

Resposta

Link directo:

RE:família Thomaz José de Araújo, de Barcelos

#36164 | Vasco Jácome | 22 fev 2003 01:01 | Em resposta a: #36132

Caro António Júlio Trigueiros

Apenas uma pequena correcção: o pai de Thomaz José de Araújo, seria Daniel e não Danilo.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE:família Thomaz José de Araújo, de Barcelos

#36168 | vbriteiros | 22 fev 2003 02:15 | Em resposta a: #36132

Caro António Júlio
D. Arminda do Carmo Araújo c.c. José Vieira Veloso tiveram:
1.Tomás Araujo Veloso ( demente)
2.D. Maria de La Salette Araújo Veloso que foi casada com Pedro Cândido Barbosa Brandão- Pereira, senhor da Casa do Mazagão-Aveleda-Braga, empresário em Vila Nova de Famalicão (Mouquim) e tiveram 4 filhos c.c.g. Na descendência destes está a varonia que ainda usam os dois apelidos Brandão-Pereira, citados por Gayo no TT. Costas. Os filhos das duas irmãs deste, tambem ainda usam o duplo nome seguido do apelido paterno, Gama ou Sottomayor.
Já agora se me desse um pouco da ascendência do José Vieira Veloso ficar-lhe-ia mais uma vez muito grato.
Continuação de boa disposição para a tese!
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE:família Thomaz José de Araújo, de Barcelos

#36169 | vbriteiros | 22 fev 2003 02:27 | Em resposta a: #36135

Caro António Araujo
Pelo que descreve é primo direito da Mãe do Vasco Jácome? Curioso , lembro-me desses seus Avós que moraram em frente do Colégio Inglês-Braga e tinham uma Quinta em S. Jerónimo e um automóvel Renault (Juvaquatre?). Desconhecia que tihnam tido mais filhos além de D. Euridice.
O único irmão de minha Mãe era casado com a filha de D. Maria Arminda, a minha muito querida tia Maria de La Salette.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#36303 | PinheirodeCampos | 24 fev 2003 14:11 | Em resposta a: #16164

Caro amigo

Pertenço aos Carmonas de Bragança que tenho ja estudados na sua ttalidade e as suas ligações a Chaves e Barcelos estando em vias de publicação um trabalho meu com o nosso confrade António Júlio Trigueiros.

Disponha do que necessitar

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#36996 | PinheirodeCampos | 03 mar 2003 10:04 | Em resposta a: #16164

Caro amigo:

Sou casado na família Carmona em Bragança e vivo na casa destes na mesma cidade. Disponha do que precisar.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#40290 | vbriteiros | 21 abr 2003 23:32 | Em resposta a: #36996

Caro Filipe Pinheiro de Campos.
Encontro em Braga no príncipio de sec XX em Braga: Óscar Romeu de Barros Carmona, casado cerca dos anos 20 com D. Berta Flávia de Carvalho Esteves, c.g.. Infelizmente não possuo mais dados. Pertenceria tambem aos Carmonas deste tópico?

Resposta

Link directo:

RE: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#40293 | magalp | 22 abr 2003 00:32 | Em resposta a: #40290

Vasco

Se te interessar, tenho uma óptima biografia de S. Exa. o Sr. Presidente da República António Óscar Fragoso Carmona, em "Quem é Alguém 1947" da Portugália Editora.

Abraço
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#248678 | JJML | 28 jan 2010 17:19 | Em resposta a: #36996

Caro Filipe Pinheiro de Campos,

Será que me poderira esclarecer. Qual seria a relação de Brás de Carmona, morador e tebelião em Mirandela que teve carta de mercê (D. João II) de Escrivão das sisas de Mirandela, Lamas de Orelhão e dos Cortiços, confirmada por D. Manuel I a 20/04/1496 e que renunciou segundo público instrumento, feito pelo próprio a 09/11/1514 em seu sobrinho António Cramona, morador no concelho de Cortiços, a mercê do oficio de escrivão das sisas do concelho de Cotiços, com Francisco Carmona Alcoforado (proprietário dos oficios de escrivão na antiga vila de Cortiços), filho de João de Sousa Alcoforado e de Constança Anes Carmona e que foi casado com Ana Vaz Alcoforado.

Agradeço-lhe desde já toda a ajuda que me prestou no passado e a eventual que me possa prestar agora.

Melhores cumprimentos,

João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#266088 | InterCidades | 29 nov 2010 23:18 | Em resposta a: #248678

Procuro informações sobre a ascendência de:

-MANUEL TEIXEIRA MACHADO, nat. de Vreia de Bornes, filho de Ana Machado (viúva de Martinho Álvares) e de Francisco Diniz, casados em 1671 em Vreia de Bornes. Francisco Diniz era filho de Domingos Diniz e de Senhorinha Gonçalves, de Telões (Soutelinho do Mezio).


-LUCAS DE MORAIS e CUSTÓDIA GONÇALVES, casados em Carrazedo de Montenegro no dia 9 de Junho de 1715. LUCAS era filho de João Fernandes e de Catarina Martins e CUSTÓDIA era filha de Frutuoso Gonçalves e de Isabel Fernandes.


-JOÃO RODRIGUES PEREIRA, casado com JOSEFA MARIA FERNANDES, ambos do lugar de Cubo, Carrazedo de Montenegro. JOÃO nasceu em 1728 e era filho de Domingos Gonçalves «o Novo» e de Maria Rodrigues (esta de Santa Leocádia).

Agradeço qualquer informação:
pistas
livros paroquiais
fontes documentais/ bibliográficas

Cumprimentos,
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#266089 | InterCidades | 29 nov 2010 23:18 | Em resposta a: #40293

Procuro informações sobre a ascendência de:

-MANUEL TEIXEIRA MACHADO, nat. de Vreia de Bornes, filho de Ana Machado (viúva de Martinho Álvares) e de Francisco Diniz, casados em 1671 em Vreia de Bornes. Francisco Diniz era filho de Domingos Diniz e de Senhorinha Gonçalves, de Telões (Soutelinho do Mezio).


-LUCAS DE MORAIS e CUSTÓDIA GONÇALVES, casados em Carrazedo de Montenegro no dia 9 de Junho de 1715. LUCAS era filho de João Fernandes e de Catarina Martins e CUSTÓDIA era filha de Frutuoso Gonçalves e de Isabel Fernandes.


-JOÃO RODRIGUES PEREIRA, casado com JOSEFA MARIA FERNANDES, ambos do lugar de Cubo, Carrazedo de Montenegro. JOÃO nasceu em 1728 e era filho de Domingos Gonçalves «o Novo» e de Maria Rodrigues (esta de Santa Leocádia).

Agradeço qualquer informação:
pistas
livros paroquiais
fontes documentais/ bibliográficas

Cumprimentos,
Miguel

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#266090 | InterCidades | 29 nov 2010 23:19 | Em resposta a: #16406

Procuro informações sobre a ascendência de:

-MANUEL TEIXEIRA MACHADO, nat. de Vreia de Bornes, filho de Ana Machado (viúva de Martinho Álvares) e de Francisco Diniz, casados em 1671 em Vreia de Bornes. Francisco Diniz era filho de Domingos Diniz e de Senhorinha Gonçalves, de Telões (Soutelinho do Mezio).


-LUCAS DE MORAIS e CUSTÓDIA GONÇALVES, casados em Carrazedo de Montenegro no dia 9 de Junho de 1715. LUCAS era filho de João Fernandes e de Catarina Martins e CUSTÓDIA era filha de Frutuoso Gonçalves e de Isabel Fernandes.


-JOÃO RODRIGUES PEREIRA, casado com JOSEFA MARIA FERNANDES, ambos do lugar de Cubo, Carrazedo de Montenegro. JOÃO nasceu em 1728 e era filho de Domingos Gonçalves «o Novo» e de Maria Rodrigues (esta de Santa Leocádia).

Agradeço qualquer informação:
pistas
livros paroquiais
fontes documentais/ bibliográficas

Cumprimentos,
Miguel

Resposta

Link directo:

Re: Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho

#266091 | InterCidades | 29 nov 2010 23:20 | Em resposta a: #16817

Procuro informações sobre a ascendência de:

-MANUEL TEIXEIRA MACHADO, nat. de Vreia de Bornes, filho de Ana Machado (viúva de Martinho Álvares) e de Francisco Diniz, casados em 1671 em Vreia de Bornes. Francisco Diniz era filho de Domingos Diniz e de Senhorinha Gonçalves, de Telões (Soutelinho do Mezio).


-LUCAS DE MORAIS e CUSTÓDIA GONÇALVES, casados em Carrazedo de Montenegro no dia 9 de Junho de 1715. LUCAS era filho de João Fernandes e de Catarina Martins e CUSTÓDIA era filha de Frutuoso Gonçalves e de Isabel Fernandes.


-JOÃO RODRIGUES PEREIRA, casado com JOSEFA MARIA FERNANDES, ambos do lugar de Cubo, Carrazedo de Montenegro. JOÃO nasceu em 1728 e era filho de Domingos Gonçalves «o Novo» e de Maria Rodrigues (esta de Santa Leocádia).

Agradeço qualquer informação:
pistas
livros paroquiais
fontes documentais/ bibliográficas

Cumprimentos,
Miguel

Resposta

Link directo:

Bragança

#266095 | InterCidades | 29 nov 2010 23:26 | Em resposta a: #16177

Procuro informações, sf.f., sobre as seguintes pessoas:

Registo de CASAMENTO de:

- ANTÓNIO MANUEL CORREIA, natural de Mascarenhas (Mirandela), casou em Mascarenhas ou em Vila Flor (Vila Flor), com MARIA DA ENCARNAÇÃO.
Ele filho de Manuel António Correia e de Ana Maria Rodrigues/ Pereira
Ela filha de João Gonçalves Lameiras e de Ana Maria de Souza [também usou o nome Ana Maria, Maria, ou Ana de Cepeda/ Ana de Sousa/ Maria de Cepeda/ Ana de Cepeda].
Devem ter casado entre 1800 - 1815.

- JOÃO GONÇALVES LAMEIRAS, nascido no dia 24 de Junho de 1749, em Sampaio (Vila Flor), com ANA MARIA DE SOUZA DE CEPEDA [também usou o nome Ana Maria, Maria, ou Ana de Cepeda/ Ana de Sousa/ Maria de Cepeda/ Ana de Cepeda], de Mascarenhas.
Ele filho de António Gonçalves Cabreira e de Maria Luís Lameiras, ambos de Sampaio.
Ela filha de José de Cepeda e de Guiomar de Souza, de Mascarenhas.
Devem ter casado entre 1755 - 1790, em Mascarenhas ou em Sampaio.

- ANTÓNIO GONÇALVES CABREIRA e MARIA LUÍS LAMEIRAS, de Sampaio (Vila Flor)
Devem ter casado entre 1745 - 1770, em Sampaio.

- JOÃO GONÇALVES LAMEIRA(S) e MARIANA LUÍS, em Sampaio ou Vilarinho da Castanheira (Carrazeda de Ansiães).
Devem ter casado entre 1710 - 1740.
.........................................................................................

REGISTO DE BAPTISMO DE:

- ANTÓNIO MANUEL , natural de Mascarenhas
filho de Manuel António Correia, de Mascarenhas e de Ana Maria Rodrigues Pereira, casados em 8 de Abril de 1767 em Vale Benfeito
Deve ter nascido entre 1768 - 1780.

- ANTÓNIO, natural de Sampaio (Vila Flor) ou Mascarenhas (Mirandela)
filho de Francisco Gonçalves e Maria Gonçalves Cabreira, casados em Sampaio no dia 19 de Setembro dfe 1726.
Deve ter nascido entre 1727 - 1740.

- MARIA, natural de Sampaio (Vila Flor) ou Mascarenhas (Mirandela)
filha de João Gonçalves Lameira e de Mariana Luís
Deve ter nascido entre 1720 - 1740.

- FRANCISCO, natural de Sampaio (Vila Flor) ou de Avelelas (Nossa Senhora da Azinheira)
filho de Domingos Gonçalves e de D. Comba Gonçalves
Deve ter nascido entre 1685 - 1710.

- MARIA, natural de Sampaio (Vila Flor) ou de Gouveia (Alfândega da Fé)
filha de Domingos Fernandes e de Isabel Gonçalves
Deve ter nascido entre 1695 - 1710.

Agradeço qualquer pista.

Miguel G.

Resposta

Link directo:

Bragança

#266096 | InterCidades | 29 nov 2010 23:26 | Em resposta a: #16248

Procuro informações, sf.f., sobre as seguintes pessoas:

Registo de CASAMENTO de:

- ANTÓNIO MANUEL CORREIA, natural de Mascarenhas (Mirandela), casou em Mascarenhas ou em Vila Flor (Vila Flor), com MARIA DA ENCARNAÇÃO.
Ele filho de Manuel António Correia e de Ana Maria Rodrigues/ Pereira
Ela filha de João Gonçalves Lameiras e de Ana Maria de Souza [também usou o nome Ana Maria, Maria, ou Ana de Cepeda/ Ana de Sousa/ Maria de Cepeda/ Ana de Cepeda].
Devem ter casado entre 1800 - 1815.

- JOÃO GONÇALVES LAMEIRAS, nascido no dia 24 de Junho de 1749, em Sampaio (Vila Flor), com ANA MARIA DE SOUZA DE CEPEDA [também usou o nome Ana Maria, Maria, ou Ana de Cepeda/ Ana de Sousa/ Maria de Cepeda/ Ana de Cepeda], de Mascarenhas.
Ele filho de António Gonçalves Cabreira e de Maria Luís Lameiras, ambos de Sampaio.
Ela filha de José de Cepeda e de Guiomar de Souza, de Mascarenhas.
Devem ter casado entre 1755 - 1790, em Mascarenhas ou em Sampaio.

- ANTÓNIO GONÇALVES CABREIRA e MARIA LUÍS LAMEIRAS, de Sampaio (Vila Flor)
Devem ter casado entre 1745 - 1770, em Sampaio.

- JOÃO GONÇALVES LAMEIRA(S) e MARIANA LUÍS, em Sampaio ou Vilarinho da Castanheira (Carrazeda de Ansiães).
Devem ter casado entre 1710 - 1740.
.........................................................................................

REGISTO DE BAPTISMO DE:

- ANTÓNIO MANUEL , natural de Mascarenhas
filho de Manuel António Correia, de Mascarenhas e de Ana Maria Rodrigues Pereira, casados em 8 de Abril de 1767 em Vale Benfeito
Deve ter nascido entre 1768 - 1780.

- ANTÓNIO, natural de Sampaio (Vila Flor) ou Mascarenhas (Mirandela)
filho de Francisco Gonçalves e Maria Gonçalves Cabreira, casados em Sampaio no dia 19 de Setembro dfe 1726.
Deve ter nascido entre 1727 - 1740.

- MARIA, natural de Sampaio (Vila Flor) ou Mascarenhas (Mirandela)
filha de João Gonçalves Lameira e de Mariana Luís
Deve ter nascido entre 1720 - 1740.

- FRANCISCO, natural de Sampaio (Vila Flor) ou de Avelelas (Nossa Senhora da Azinheira)
filho de Domingos Gonçalves e de D. Comba Gonçalves
Deve ter nascido entre 1685 - 1710.

- MARIA, natural de Sampaio (Vila Flor) ou de Gouveia (Alfândega da Fé)
filha de Domingos Fernandes e de Isabel Gonçalves
Deve ter nascido entre 1695 - 1710.

Agradeço qualquer pista.

Miguel G.

Resposta

Link directo:

Bragança

#266097 | InterCidades | 29 nov 2010 23:27 | Em resposta a: #16382

Procuro informações, sf.f., sobre as seguintes pessoas:

Registo de CASAMENTO de:

- ANTÓNIO MANUEL CORREIA, natural de Mascarenhas (Mirandela), casou em Mascarenhas ou em Vila Flor (Vila Flor), com MARIA DA ENCARNAÇÃO.
Ele filho de Manuel António Correia e de Ana Maria Rodrigues/ Pereira
Ela filha de João Gonçalves Lameiras e de Ana Maria de Souza [também usou o nome Ana Maria, Maria, ou Ana de Cepeda/ Ana de Sousa/ Maria de Cepeda/ Ana de Cepeda].
Devem ter casado entre 1800 - 1815.

- JOÃO GONÇALVES LAMEIRAS, nascido no dia 24 de Junho de 1749, em Sampaio (Vila Flor), com ANA MARIA DE SOUZA DE CEPEDA [também usou o nome Ana Maria, Maria, ou Ana de Cepeda/ Ana de Sousa/ Maria de Cepeda/ Ana de Cepeda], de Mascarenhas.
Ele filho de António Gonçalves Cabreira e de Maria Luís Lameiras, ambos de Sampaio.
Ela filha de José de Cepeda e de Guiomar de Souza, de Mascarenhas.
Devem ter casado entre 1755 - 1790, em Mascarenhas ou em Sampaio.

- ANTÓNIO GONÇALVES CABREIRA e MARIA LUÍS LAMEIRAS, de Sampaio (Vila Flor)
Devem ter casado entre 1745 - 1770, em Sampaio.

- JOÃO GONÇALVES LAMEIRA(S) e MARIANA LUÍS, em Sampaio ou Vilarinho da Castanheira (Carrazeda de Ansiães).
Devem ter casado entre 1710 - 1740.
.........................................................................................

REGISTO DE BAPTISMO DE:

- ANTÓNIO MANUEL , natural de Mascarenhas
filho de Manuel António Correia, de Mascarenhas e de Ana Maria Rodrigues Pereira, casados em 8 de Abril de 1767 em Vale Benfeito
Deve ter nascido entre 1768 - 1780.

- ANTÓNIO, natural de Sampaio (Vila Flor) ou Mascarenhas (Mirandela)
filho de Francisco Gonçalves e Maria Gonçalves Cabreira, casados em Sampaio no dia 19 de Setembro dfe 1726.
Deve ter nascido entre 1727 - 1740.

- MARIA, natural de Sampaio (Vila Flor) ou Mascarenhas (Mirandela)
filha de João Gonçalves Lameira e de Mariana Luís
Deve ter nascido entre 1720 - 1740.

- FRANCISCO, natural de Sampaio (Vila Flor) ou de Avelelas (Nossa Senhora da Azinheira)
filho de Domingos Gonçalves e de D. Comba Gonçalves
Deve ter nascido entre 1685 - 1710.

- MARIA, natural de Sampaio (Vila Flor) ou de Gouveia (Alfândega da Fé)
filha de Domingos Fernandes e de Isabel Gonçalves
Deve ter nascido entre 1695 - 1710.

Agradeço qualquer pista.

Miguel G.

Resposta

Link directo:

Bragança

#266098 | InterCidades | 29 nov 2010 23:28 | Em resposta a: #18306

Procuro informações, sf.f., sobre as seguintes pessoas:

Registo de CASAMENTO de:

- ANTÓNIO MANUEL CORREIA, natural de Mascarenhas (Mirandela), casou em Mascarenhas ou em Vila Flor (Vila Flor), com MARIA DA ENCARNAÇÃO.
Ele filho de Manuel António Correia e de Ana Maria Rodrigues/ Pereira
Ela filha de João Gonçalves Lameiras e de Ana Maria de Souza [também usou o nome Ana Maria, Maria, ou Ana de Cepeda/ Ana de Sousa/ Maria de Cepeda/ Ana de Cepeda].
Devem ter casado entre 1800 - 1815.

- JOÃO GONÇALVES LAMEIRAS, nascido no dia 24 de Junho de 1749, em Sampaio (Vila Flor), com ANA MARIA DE SOUZA DE CEPEDA [também usou o nome Ana Maria, Maria, ou Ana de Cepeda/ Ana de Sousa/ Maria de Cepeda/ Ana de Cepeda], de Mascarenhas.
Ele filho de António Gonçalves Cabreira e de Maria Luís Lameiras, ambos de Sampaio.
Ela filha de José de Cepeda e de Guiomar de Souza, de Mascarenhas.
Devem ter casado entre 1755 - 1790, em Mascarenhas ou em Sampaio.

- ANTÓNIO GONÇALVES CABREIRA e MARIA LUÍS LAMEIRAS, de Sampaio (Vila Flor)
Devem ter casado entre 1745 - 1770, em Sampaio.

- JOÃO GONÇALVES LAMEIRA(S) e MARIANA LUÍS, em Sampaio ou Vilarinho da Castanheira (Carrazeda de Ansiães).
Devem ter casado entre 1710 - 1740.
.........................................................................................

REGISTO DE BAPTISMO DE:

- ANTÓNIO MANUEL , natural de Mascarenhas
filho de Manuel António Correia, de Mascarenhas e de Ana Maria Rodrigues Pereira, casados em 8 de Abril de 1767 em Vale Benfeito
Deve ter nascido entre 1768 - 1780.

- ANTÓNIO, natural de Sampaio (Vila Flor) ou Mascarenhas (Mirandela)
filho de Francisco Gonçalves e Maria Gonçalves Cabreira, casados em Sampaio no dia 19 de Setembro dfe 1726.
Deve ter nascido entre 1727 - 1740.

- MARIA, natural de Sampaio (Vila Flor) ou Mascarenhas (Mirandela)
filha de João Gonçalves Lameira e de Mariana Luís
Deve ter nascido entre 1720 - 1740.

- FRANCISCO, natural de Sampaio (Vila Flor) ou de Avelelas (Nossa Senhora da Azinheira)
filho de Domingos Gonçalves e de D. Comba Gonçalves
Deve ter nascido entre 1685 - 1710.

- MARIA, natural de Sampaio (Vila Flor) ou de Gouveia (Alfândega da Fé)
filha de Domingos Fernandes e de Isabel Gonçalves
Deve ter nascido entre 1695 - 1710.

Agradeço qualquer pista.

Miguel G.

Resposta

Link directo:

Distrito de Bragança

#266099 | InterCidades | 29 nov 2010 23:28 | Em resposta a: #16817

Procuro informações, sf.f., sobre as seguintes pessoas:

Registo de CASAMENTO de:

- ANTÓNIO MANUEL CORREIA, natural de Mascarenhas (Mirandela), casou em Mascarenhas ou em Vila Flor (Vila Flor), com MARIA DA ENCARNAÇÃO.
Ele filho de Manuel António Correia e de Ana Maria Rodrigues/ Pereira
Ela filha de João Gonçalves Lameiras e de Ana Maria de Souza [também usou o nome Ana Maria, Maria, ou Ana de Cepeda/ Ana de Sousa/ Maria de Cepeda/ Ana de Cepeda].
Devem ter casado entre 1800 - 1815.

- JOÃO GONÇALVES LAMEIRAS, nascido no dia 24 de Junho de 1749, em Sampaio (Vila Flor), com ANA MARIA DE SOUZA DE CEPEDA [também usou o nome Ana Maria, Maria, ou Ana de Cepeda/ Ana de Sousa/ Maria de Cepeda/ Ana de Cepeda], de Mascarenhas.
Ele filho de António Gonçalves Cabreira e de Maria Luís Lameiras, ambos de Sampaio.
Ela filha de José de Cepeda e de Guiomar de Souza, de Mascarenhas.
Devem ter casado entre 1755 - 1790, em Mascarenhas ou em Sampaio.

- ANTÓNIO GONÇALVES CABREIRA e MARIA LUÍS LAMEIRAS, de Sampaio (Vila Flor)
Devem ter casado entre 1745 - 1770, em Sampaio.

- JOÃO GONÇALVES LAMEIRA(S) e MARIANA LUÍS, em Sampaio ou Vilarinho da Castanheira (Carrazeda de Ansiães).
Devem ter casado entre 1710 - 1740.
.........................................................................................

REGISTO DE BAPTISMO DE:

- ANTÓNIO MANUEL , natural de Mascarenhas
filho de Manuel António Correia, de Mascarenhas e de Ana Maria Rodrigues Pereira, casados em 8 de Abril de 1767 em Vale Benfeito
Deve ter nascido entre 1768 - 1780.

- ANTÓNIO, natural de Sampaio (Vila Flor) ou Mascarenhas (Mirandela)
filho de Francisco Gonçalves e Maria Gonçalves Cabreira, casados em Sampaio no dia 19 de Setembro dfe 1726.
Deve ter nascido entre 1727 - 1740.

- MARIA, natural de Sampaio (Vila Flor) ou Mascarenhas (Mirandela)
filha de João Gonçalves Lameira e de Mariana Luís
Deve ter nascido entre 1720 - 1740.

- FRANCISCO, natural de Sampaio (Vila Flor) ou de Avelelas (Nossa Senhora da Azinheira)
filho de Domingos Gonçalves e de D. Comba Gonçalves
Deve ter nascido entre 1685 - 1710.

- MARIA, natural de Sampaio (Vila Flor) ou de Gouveia (Alfândega da Fé)
filha de Domingos Fernandes e de Isabel Gonçalves
Deve ter nascido entre 1695 - 1710.

Agradeço qualquer pista.

Miguel G.

Resposta

Link directo:

Bragança

#266100 | InterCidades | 29 nov 2010 23:29 | Em resposta a: #248678

Procuro informações, sf.f., sobre as seguintes pessoas:

Registo de CASAMENTO de:

- ANTÓNIO MANUEL CORREIA, natural de Mascarenhas (Mirandela), casou em Mascarenhas ou em Vila Flor (Vila Flor), com MARIA DA ENCARNAÇÃO.
Ele filho de Manuel António Correia e de Ana Maria Rodrigues/ Pereira
Ela filha de João Gonçalves Lameiras e de Ana Maria de Souza [também usou o nome Ana Maria, Maria, ou Ana de Cepeda/ Ana de Sousa/ Maria de Cepeda/ Ana de Cepeda].
Devem ter casado entre 1800 - 1815.

- JOÃO GONÇALVES LAMEIRAS, nascido no dia 24 de Junho de 1749, em Sampaio (Vila Flor), com ANA MARIA DE SOUZA DE CEPEDA [também usou o nome Ana Maria, Maria, ou Ana de Cepeda/ Ana de Sousa/ Maria de Cepeda/ Ana de Cepeda], de Mascarenhas.
Ele filho de António Gonçalves Cabreira e de Maria Luís Lameiras, ambos de Sampaio.
Ela filha de José de Cepeda e de Guiomar de Souza, de Mascarenhas.
Devem ter casado entre 1755 - 1790, em Mascarenhas ou em Sampaio.

- ANTÓNIO GONÇALVES CABREIRA e MARIA LUÍS LAMEIRAS, de Sampaio (Vila Flor)
Devem ter casado entre 1745 - 1770, em Sampaio.

- JOÃO GONÇALVES LAMEIRA(S) e MARIANA LUÍS, em Sampaio ou Vilarinho da Castanheira (Carrazeda de Ansiães).
Devem ter casado entre 1710 - 1740.
.........................................................................................

REGISTO DE BAPTISMO DE:

- ANTÓNIO MANUEL , natural de Mascarenhas
filho de Manuel António Correia, de Mascarenhas e de Ana Maria Rodrigues Pereira, casados em 8 de Abril de 1767 em Vale Benfeito
Deve ter nascido entre 1768 - 1780.

- ANTÓNIO, natural de Sampaio (Vila Flor) ou Mascarenhas (Mirandela)
filho de Francisco Gonçalves e Maria Gonçalves Cabreira, casados em Sampaio no dia 19 de Setembro dfe 1726.
Deve ter nascido entre 1727 - 1740.

- MARIA, natural de Sampaio (Vila Flor) ou Mascarenhas (Mirandela)
filha de João Gonçalves Lameira e de Mariana Luís
Deve ter nascido entre 1720 - 1740.

- FRANCISCO, natural de Sampaio (Vila Flor) ou de Avelelas (Nossa Senhora da Azinheira)
filho de Domingos Gonçalves e de D. Comba Gonçalves
Deve ter nascido entre 1685 - 1710.

- MARIA, natural de Sampaio (Vila Flor) ou de Gouveia (Alfândega da Fé)
filha de Domingos Fernandes e de Isabel Gonçalves
Deve ter nascido entre 1695 - 1710.

Agradeço qualquer pista.

Miguel G.

Resposta

Link directo:

RE: Bragança

#266142 | vbriteiros | 30 nov 2010 16:50 | Em resposta a: #266098

Caro Miguel G. ,
Lamento informá-lo que não emcontrei, nas minhas investigações em Chaves, qualquer referência às pesoas que cita. Anotei o seu interesse e se encontrar algo de interessante vlotarei a este tópico.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Bragança

#266145 | InterCidades | 30 nov 2010 18:27 | Em resposta a: #266142

Caro Senhor,

Muito obrigado pela sua resposta.

Ficarei a aguardar notícias suas (oxalá que sim), brevemente.

Cumprimentos,
Miguel G.

Resposta

Link directo:

Distrito de Bragança

#266146 | InterCidades | 30 nov 2010 18:31 | Em resposta a: #18304

Boa tarde!

Procuro informações, sf.f., sobre as seguintes pessoas:

CASAMENTOS:

- ANTÓNIO MANUEL CORREIA, natural de Mascarenhas (Mirandela), casou em Mascarenhas ou em Vila Flor (Vila Flor), com MARIA DA ENCARNAÇÃO.
Ele filho de Manuel António Correia e de Ana Maria Rodrigues/ Pereira
Ela filha de João Gonçalves Lameiras e de Ana Maria de Souza [também usou o nome Ana Maria, Maria, ou Ana de Cepeda/ Ana de Sousa/ Maria de Cepeda/ Ana de Cepeda].
Devem ter casado entre 1800 - 1815.

- JOÃO GONÇALVES LAMEIRAS, nascido no dia 24 de Junho de 1749, em Sampaio (Vila Flor), com ANA MARIA DE SOUZA DE CEPEDA [também usou o nome Ana Maria, Maria, ou Ana de Cepeda/ Ana de Sousa/ Maria de Cepeda/ Ana de Cepeda], de Mascarenhas.
Ele filho de António Gonçalves Cabreira e de Maria Luís Lameiras, ambos de Sampaio.
Ela filha de José de Cepeda e de Guiomar de Souza, de Mascarenhas.
Devem ter casado entre 1755 - 1790, em Mascarenhas ou em Sampaio.

- ANTÓNIO GONÇALVES CABREIRA e MARIA LUÍS LAMEIRAS, de Sampaio (Vila Flor)
Devem ter casado entre 1745 - 1770, em Sampaio.

- JOÃO GONÇALVES LAMEIRA(S) e MARIANA LUÍS, em Sampaio ou Vilarinho da Castanheira (Carrazeda de Ansiães).
Devem ter casado entre 1710 - 1740.
.........................................................................................

BAPTISMOS:

- ANTÓNIO MANUEL , natural de Mascarenhas
filho de Manuel António Correia, de Mascarenhas e de Ana Maria Rodrigues Pereira, casados em 8 de Abril de 1767 em Vale Benfeito
Deve ter nascido entre 1768 - 1780.

- ANTÓNIO, natural de Sampaio (Vila Flor) ou Mascarenhas (Mirandela)
filho de Francisco Gonçalves e Maria Gonçalves Cabreira, casados em Sampaio no dia 19 de Setembro dfe 1726.
Deve ter nascido entre 1727 - 1740.

- MARIA, natural de Sampaio (Vila Flor) ou Mascarenhas (Mirandela)
filha de João Gonçalves Lameira e de Mariana Luís
Deve ter nascido entre 1720 - 1740.

- FRANCISCO, natural de Sampaio (Vila Flor) ou de Avelelas (Nossa Senhora da Azinheira)
filho de Domingos Gonçalves e de D. Comba Gonçalves
Deve ter nascido entre 1685 - 1710.

- MARIA, natural de Sampaio (Vila Flor) ou de Gouveia (Alfândega da Fé)
filha de Domingos Fernandes e de Isabel Gonçalves
Deve ter nascido entre 1695 - 1710.

Agradeço qualquer pista.

Miguel G.

Resposta

Link directo:

Trás-os-Montes

#266147 | InterCidades | 30 nov 2010 18:34 | Em resposta a: #36168

Procuro informações sobre a ascendência de:

-MANUEL TEIXEIRA MACHADO, nat. de Vreia de Bornes, filho de Ana Machado (viúva de Martinho Álvares) e de Francisco Diniz, casados em 1671 em Vreia de Bornes. Francisco Diniz era filho de Domingos Diniz e de Senhorinha Gonçalves, de Telões (Soutelinho do Mezio).


-LUCAS DE MORAIS e CUSTÓDIA GONÇALVES, casados em Carrazedo de Montenegro no dia 9 de Junho de 1715. LUCAS era filho de João Fernandes e de Catarina Martins e CUSTÓDIA era filha de Frutuoso Gonçalves e de Isabel Fernandes.


-JOÃO RODRIGUES PEREIRA, casado com JOSEFA MARIA FERNANDES, ambos do lugar de Cubo, Carrazedo de Montenegro. JOÃO nasceu em 1728 e era filho de Domingos Gonçalves «o Novo» e de Maria Rodrigues (esta de Santa Leocádia).


Cumprimentos,
Miguel G.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 22:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen