Familia Faria Mascarenhas de Lemos - no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Brasil | Famílias | Pessoas

Familia Faria Mascarenhas de Lemos - no Brasil

#303292 | DAlmeida | 18 abr 2012 13:51

Curiosamente estes três apelidos que aparecem associados na árvore que venho estudando , constam na net em brasileiros.
.
Sergio de Faria Mascarenhas de Lemos – Português , terá emigrado para o Brasil em meados do séc.XIX.
.
Maelno de Faria Mascarenhas de Lemos - consta como Tenente-Coronel , numa lista CEMCFA – Santos Dumont da Turma de 1956
.
Monica de Faria Mascarenhas de Lemos - Monica de Faria Mascarenhas e Lemos é mestre em Administração pela UFPR e professora convidada da pós-graduação da FAE Business School, 2003
. Seria muito interessante para mim , saber que laços familiares existirão entre os aqui referidos ?
. Qual a sua ascendência portuguesa ?
………… Peço à Professora Monica desculpa por citar aqui o seu nome mas não sou participante do Face Book e outros confrades poderão ajudar.
Os meus agradecimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria Mascarenhas de Lemos - no Brasil

#303411 | Limão | 19 abr 2012 02:45 | Em resposta a: #303292

Cara Dina Almeida,
Tenho na ligação aos "Senhores da Casa da Trofa do Vouga" Portugal: D. Gomes Martins de Lemos, 1º Senhor de Lemos. Casou com Maria de Meira.
I - D. Fernando de Mascarenhas, "Senhor do Rosmaninhal", c. de 1530, casou com Dona Filipa daSilva,c.1535.
II- Dona Joana da Silva, (Alvito), casou com D. Gil Eanes da Costa. Filho de D. Álvaro da Costa, e de Dona Beatriz de Paiva. Neto de Isabel Gonçalves da Costa, e de Martim Gomes de Lemos. Bisneto de Gomes Martim de Lemos, 1º Senhor da Trofa, e de sua esposa Dona Maria de Meira. Como pode verificar no link.
http://+wp.netcabo.pt/.437301501/casadatrofa/defaut.htm.
Espero que ajude,
Limão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria Mascarenhas de Lemos - no Brasil

#303511 | DAlmeida | 19 abr 2012 23:46 | Em resposta a: #303411

Caro confrade Limão
Agradeço a sua informação que pode ser preciosa na evolução da pesquisa sobre Lemos.
Mas neste momento tento saber quem são, e como aparecem ,entre o séculos XIX e XXI, os portadores desta associação dos 3 nomes e qual a ligação entre eles - aqui e no Brasil.
.
Ficarei à espera de novos contributos da sua parte ou de outos confrades.

.Os meus cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria Mascarenhas de Lemos - no Brasil

#307010 | AQF | 28 mai 2012 13:21 | Em resposta a: #303292

Cara Dina Almeida,

Na Torre do Tombo em Lisboa, encontra o processo http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2023960 relativo a uma mercê recebida por Valentim Faria Mascarenhas e Lemos em 1860 (Mercê de D. Pedro V - Delegado do Procurador Régio na comarca de Vila Real).

Se pesquisar no Google pela associação de apelidos que deu encontram-se outras possíveis pistas.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria Mascarenhas de Lemos - no Brasil

#307088 | DAlmeida | 29 mai 2012 11:31 | Em resposta a: #307010

Caro Ângelo da Fonseca
.
Agradeço o seu empenho e ajuda , de facto é muito gratificante a colaboração que o Forum permite.
.
O Juiz Valentim foi louvado entre outras razões pela sua participação no combate à cólera . Além de Delegado em Vila Real, sei que foi Juiz em Aveiro.
Um seu filho, de nome Sérgio , ao que parece terá ido para o Brasil e um outro chamava-se Maelno - o que me levou a relacionar com as actuais referências na net a pessoas com os mesmos apelidos - para tentar saber se têm ligação.
. De facto o Google é um manacial , vou tentar mais.

Cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria Mascarenhas de Lemos - no Brasil

#307095 | AQF | 29 mai 2012 12:40 | Em resposta a: #307088

Cara Dina Almeida,

Para além do caso que referi ligado a Vila Real, tenho encontrado esses três apelidos isoladamente ou associados aos pares no distrito de Coimbra, nomeadamente nos concelhos da Lousã e de Montemor-o-Velho e seus arredores, onde me recordo de encontrar Mascarenhas de Lemos, alguns que conheci ou conheço pessoalmente.

Muitos já se encontram no Geneall onde poderá dar uma vista de olhos em:
- http://www.geneall.net/P/per_search.php?s=mascarenhas+lemos&s_type=per_search.php
- http://www.geneall.net/P/per_search.php?s=faria+mascarenhas&s_type=per_search.php
- http://www.geneall.net/P/per_search.php?s=faria+lemos&s_type=per_search.php

Veja também em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=276418 o meu tópico "Diogo Vaz Mascarenhas e Diogo Mascarenhas - séc. XVI, Montemor-o-Velho".

Se tiver sucesso na sua busca tinha interesse em saber aonde entroncam aqueles que está a estudar.

Melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria Mascarenhas de Lemos - no Brasil

#328505 | DAlmeida | 03 mai 2013 19:33 | Em resposta a: #307095

Por qualquer razão não veio a notificação da mensagem , que só hoje li.

Agradeço mais este contributo e irei logo que possível verificar se há algum elemento acetável.

Os meus cumprimentos.
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

Familia Faria Mascarenhas de Lemos - no Brasil

#352387 | iriamatos | 22 nov 2014 12:28 | Em resposta a: #303292

Bom dia

Verifiquei que está há procura de familiares em portugal com os apelidos Mascarenhas e Lemos, gostaria de falar consigo pois pertenço à família.
Seria mais fácil para mim se entrasse em contacto através do facebook iriamatos@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Familia Faria Mascarenhas de Lemos - no Brasil

#361106 | DAlmeida | 06 set 2015 19:57 | Em resposta a: #352387

Cara Senhora

Porque não tenho frequentado o Genea.Forum ultimamente, só agora venho responder à sua mensagem ,que foi:

« Familia Faria Mascarenhas de Lemos - no Brasil
#352387 | iriamatos | 22 Nov 2014 12:28 | Em resposta a: #303292
Verifiquei que está há procura de familiares em portugal com os apelidos Mascarenhas e Lemos, gostaria de falar consigo pois pertenço à família.
Seria mais fácil para mim se entrasse em contacto através do facebook iriamatos@hotmail.com »
.
Penso que houve um engano na sua interpretação do meu pedido. Eu estou a pesquisar Mascarenhas de Lemos , a viver no Brasil.
Eu sou portuguesa, e tenho familiares portugueses com estes nomes.
Sei que há um ramo grande de Mascarenhas de Lemos de origem algarvia , será este o seu caso ?
Ao que parece houve deriva de familiares meus no séc. XIX para o Brasil – daí o meu interesse.
.
Em geral tenho feito os contactos aqui no Forum por permitirem intervenção e colaboração com outros confrades.
Talvez curiosamente, não frequento o facebook ou outras redes desse tipo, portanto agradecia a sua resposta aqui no Forum, ou caso considere mais conveniente, pelo Hotmail.
Gostarei de saber se temos de facto um ramo comum ,e ficarei atenta agora, pelas duas vias.
Cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

Familia Faria Mascarenhas de Lemos - no Brasil

#384741 | Monicamascarenhas | 23 set 2017 20:08 | Em resposta a: #303292

Se ainda houver interesse nas informações já solicitadas, estarei a despisição para ajudar.
Atenciosamente,
Monica de Faria Mascarenhas e Lemos

Resposta

Link directo:

Familia Faria Mascarenhas de Lemos - no Brasil

#390518 | DAlmeida | 30 mar 2018 11:17 | Em resposta a: #303292

Ocupada com outras actividades , não tinha visto a sua mensagem.
Claro que ainda estou interessada - se tem familiares Mascarenhas de Lemos , talvez sejam próximos dos nossos.
Gostava de saber se nomes como
Cidade Vila Real , Trás os Montes - Baião , Porto - Rita Valentina - Lopes Mendes - Everilde,

dizem-lhe algo ?
Os melhores cumprimentos e votos de uma BOA PÁSCOA
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

Familia Faria Mascarenhas de Lemos - no Brasil

#405957 | DAlmeida | 31 jul 2018 11:12 | Em resposta a: #384741

Renovo a mensagem anterior, Ref. 390518 , para a qual não tive resposta !!!!
Pode pedir o meu contacto ao nosso MODERADOR.

Com os melhores cumprimentos

dina Almeida

Resposta

Link directo:

Familia Faria Mascarenhas de Lemos - no Brasil

#405959 | Monicamascarenhas | 31 jul 2018 12:45 | Em resposta a: #303292

Prezada,
Maelno de Faria Mascarenhas e Lemos era meu avô! Era filho de Sergio de Faria Mascarenhas e Lemos, português, que veio para o Brasil no final do sec XVIII. Quais outras informações você gostaria de saber?
Att.
Monica

Resposta

Link directo:

Familia Faria Mascarenhas de Lemos - no Brasil

#405975 | Monicamascarenhas | 31 jul 2018 18:23 | Em resposta a: #405959

Errata: Entre final Sec. XIX e início Sec. XX.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 13:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen