Ajuda Criação de Arvore Geneologica

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Ajuda Criação de Arvore Geneologica

#303502 | joao.rico | 19 abr 2012 22:45

Boa Noite,

Esta é a minha primeira participação neste fórum.
Comecei hoje emsmo a tentar realizar um sonho, que já tem cerca de 10 anos, que é o de poder saber de onde venho. É algo que gostava de deixar ao meu filho e aos meus sobrinhos, os nossos antepassados.

A ajuda que pedia, a quem já anda nestas andanças era principalmente saber como começar, sobretudo onde procurar e como procurar.
Neste momento já estou nos meus trisavós, embora não tenha nehumas datas de nascimento/Obito dos meus bisavós e trisavós.

Antecipadamente grato,

João Rico

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Criação de Arvore Geneologica

#303512 | J.R. | 19 abr 2012 23:56 | Em resposta a: #303502

Boa noite João

Se a sua família tiver ligações aos *Ricos* de S.Brás de Alportel , aconselho a entrar no site ETOMBO.COM , onde pode
encontrar registos paroquiais , que incluem muitas pessoas com esse apelido .
Saudações genealógicas
Joaquim R.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Criação de Arvore Geneologica

#303552 | paulobsilva | 20 abr 2012 15:46 | Em resposta a: #303502

Tem aqui um bom início: http://agenealogia.blogspot.pt

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Criação de Arvore Geneologica

#303599 | joao.rico | 20 abr 2012 20:40 | Em resposta a: #303552

Caro J.R e Paulo Silva,

Penso não estar ligado a esses "Rico". Acho que estarei pelos lados de Figueira da Foz.
Muito agradecido pela vossas ajudas.

Um bem haja,

João Rico

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Criação de Arvore Geneologica

#303678 | NISGM | 21 abr 2012 19:51 | Em resposta a: #303502

Caro João Rico,

Confesso não perceber a sua dúvida. Se não sabe como começar, como é que já conseguiu chegar aos trisavós?

Imagino que use o método que vem descrito no link http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236, e complementado na ligação http://agenealogia.blogspot.pt/2012/03/como-iniciar-o-estudo-de-uma-arvore.html

Para a Figueira da Foz tem http://etombo.com/concelho/figueiradafoz.html e como o pessoal tem a mania de se mexer http://etombo.com/distrito/coimbra.html

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Criação de Arvore Geneologica

#303690 | joao.rico | 21 abr 2012 21:53 | Em resposta a: #303678

Caro Nuno de M.


Consegui chegar aos meus trisavós, maternos, através das lembranças da minha mãe e dos meus tios, que se lembravam perfeitamente dos seus nomes. Deles apenas tenho os nomes, mas nenhumas datas de nascimento ou óbito.
Agora, a ajuda que preciso, é saber onde procurar, e desde já agradeço ajuda que me deram, para trás dos que já "conheço".

Agradecido,

João Rico

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Criação de Arvore Geneologica

#303693 | NISGM | 21 abr 2012 22:50 | Em resposta a: #303690

Ok, Ok, Caro João Rico,

No fundo, embora esteja indicado nesses links, que lhe foram indicados por várias pessoas, deve começar por obter certidões de nascimento, casamento e óbito dos seus antepassados mais imediatos, pais, avós, tudo gente cuja documentação em princípio estará ainda nas conservatórias do registo civil do local de nascimento, casamento e óbito.

Por exemplo, a sua certidão de nascimento, traz indicado, em princípio, o seu nome, nomes, naturalidades e idades dos seus pais e também dos seus avós maternos e dos paternos.

Com essa informação, uma vez que são indicadas as idades e naturalidades dos pais, deve tentar obter a certidão de nascimento deles que terão informação sobre os seus avós (pais deles) e dos seus bisavós. É assim de três em três gerações que se tenta recuar. Para já deve começar por obter dados exactos para os parentes mais chegados.

Depois, antes da implantação da República, os registos eram feitos quase exclusivamente pela igreja Católica pelo que terá de procurar os assentos de baptismo nas paróquias (grosso modo correspondentes às freguesias).

Estes assentos de baptismo, assim como os registos de nascimento, casamento e morte com mais de 100 anos, estarão nos arquivos distritais a que a freguesia pertence. No caso da Figueira da Foz, estarão no Arquivo Distrital de Coimbra ou, felizmente, já digitalizados numa das ligações que lhe foram apresentadas (etombo, uma iniciativa bem útil, da autoria pessoal de um membro aqui do Genea).

Atenção que o trabalho aí já não é tão evidente, pois nos baptismos apenas vem indicado o nome próprio da criança e muitas vezes falta boa parte dos dados pelo que tem de ir procurando os assentos de eventuais irmãos que permitam obter mais dados e sempre, mas sempre, cruzando com registos/assentos de casamento e óbito que completem o cenário.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Criação de Arvore Geneologica

#303730 | aeiou2 | 22 abr 2012 12:50 | Em resposta a: #303502

Olá João Rico,

Se clicar em Guarda-Mor na barra superior encontrará, Iniciação à genealogia.Sempre ajuda


Bons resultados


Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Criação de Arvore Geneologica

#303731 | aeiou2 | 22 abr 2012 12:52 | Em resposta a: #303502

Olá João Rico,

Se clicar em Guarda-Mor na barra superior encontrará, Iniciação à Genealogia.Sempre ajuda


Bons resultados


Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 09:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen