Familias Arteiro , Pereira , Rosa e Alves da Rocha

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Heráldica

Familias Arteiro , Pereira , Rosa e Alves da Rocha

#303527 | jorgearteiro | 20 abr 2012 08:13

Caros Confrades,

Acabei de ler seus comentarios em outro post(do fernandopontes):
"Em relação aos Arteiros: parei no casal José Francisco Arteiro com Maria Rosa. Devem ter nascido +- nos inicios do sec. XVIII."
Meu Avô Jose Fernandes Arteiro, 31/05/1907, nasceu em Lisboa freguesia de Sao mamede, Rua Sao Bento, 634,
filho de
Joaquim Francisco Arteiro(natural de Freguezia de Sao Pedro D'Vintes, concelho de Vila Nova de Gaia, Diocese do Porto)
e
Maria Elisa Pereira(natural de Sao sebastiao do Espinhal, Concelho de Penela, Diocese de Coimbra )
neto paterno de (Jose Franscisco Arteiro e Margarida Rosa(ou Maria da Rosa, mas como tenho a copia do livro da certidao dele parece ser Margarida).
neto materno de (Luis Pereira e Clementina Maria).

Meu Avo foi para Pernambuco/Brasil com seus Pais entre 1915/1917.
Teve Cinco filhos: Jose Fernandes Arteiro Filho(3 filhos e 3 filhas), Carlos Arteiro(4 filhas), Paulo Arteiro(3 filhas e 2 filhos),
Maria Alice Arteiro(2 filhos e 2 filhas) e Iara Arteiro(2 filhas) e morando em Recife/Pernambuco.
Seus Pai(Joaquim Francisco Arteiro faleceu na decada de 20 no Brasil
e sua esposa Maria Elisa Pereira casou novamente no Brasil com outro Portugues Olimpio Alves da Rocha,
tendo outro filho chamado Mario Alves da Rocha que viveu em Coimbra/Portugal, professor de matematica da Universidade de Coimbra,
o qual perdemos contato a muitos anos. Seu Olimpio tambem teve outros 2 filhos e um casamento anterior,
1 filho conhecido como Alves Rocha jogador de futebol(que jogou em 1970, e jogava perto do Porto).

Existe o conhecimento de um segundo casamento de Joaquim Francisco Arteiro em Portugal antes de ir ao Brasil,
com dois filhos de nomes desconhecidos(entre 1895 e 1905 acredito).

Desde já agradeço a ajuda dos confrades. Quem sabe tenho parentes por aqui.
Se alguem tiver o contato do Sr.Fernando Pontes, pois acredito que possamos ser parentes.
e o Sr. Jose Antonio Reis acredito que possa ter informacoes sobre a familia Arteiro tambem.

Cumprimentos,
Jorge Arteiro
jorgearteiro@hotmail.com
Sou cidadao Portuges, nasci e me criei em Recife/Pernambuo e moro atualmente em Adelaide/Australia
Sou Filho de Jose Fenandes Arteiro Filho e tenho 2 irmaos e 3 irmas vivendo em Recife).

Resposta

Link directo:

RE: Familias Arteiro , Pereira , Rosa e Alves da Rocha

#336822 | Humberto Fernandes | 16 out 2013 11:00 | Em resposta a: #303527

O José Francisco Arteiro de que fala o texto do Sr. Jorge Arteiro tem na galeria dos benfeitores da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim um quadro pintado a óleo em que aparece a data do seu falecimento ou seja 23/24 de Maio de 1881. Nasceu, segundo as pesquisas que eu fiz em 10/12/1805. Há portanto uma possibilidade de se tratar de outro José Francisco Arteiro. Agradeço que me informem a localidade em que faleceu e também se possível um pequeno historial da sua vida. Este Sr. José Francisco Arteiro, casou em 01/12/1837 com Maria Dias que nasceu em 17/10/1807.

Resposta

Link directo:

RE: Familias Arteiro , Pereira , Rosa e Alves da Rocha

#336889 | Ajc.oliveira | 17 out 2013 20:35 | Em resposta a: #303527

Caro confrade

Será este casal, José Francisco Arteiro / Maria Rosa, o que lhe interessa?

Casamento na Póvoa de Varzim:

23-01-1792*José Fco Arteiro, f João Fco Arteiro, def, e Das Glz, do Coelheiro, PVZ + Mª Rosa, f Mel Antº, e Das Gomes, de Amorim [c bênçãos]

Se for, poderei ajudar. Tenho todo o paroquial da Póvoa (casamentos e batismos), em sumários.

Cumprimentos.

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familias Arteiro , Pereira , Rosa e Alves da Rocha

#337001 | mafs | 19 out 2013 22:36 | Em resposta a: #336889

boa noite

tenho antepassados da povoa se apelido arteiro
poderia-mos trocar dados
poderia dar me seu email, para trocar-mos dados .

obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Familias Arteiro , Pereira , Rosa e Alves da Rocha

#337360 | jorgearteiro | 28 out 2013 15:44 | Em resposta a: #336889

Caro Alberto Oliveira,

Muito Obrigado pelos dados. Acredito que este seja o casal que estou procurando.
Voce sabe quem sao os Pais do Joao Francisco Arteiro(casado com Das Glz)? e aonde e quando este Joao Francisco Arteiro nasceu?

Voce tem alguma informacao de filhos do Jose Francisco Arteiro e Maria Rosa?
Acredito que eles tiveram um filho chamado Joao Francisco Arteiro(mesmo nome do avo), este possivelmente nasceu em Vila do conde, aonde tenho pesquisado bastante, e posso passar informacoes de varios Arteiros nascidos por la, entre 1820 e 1864.

Meu email: jorgearteiro@hotmail.com

Cumprimentos,
Jorge Arteiro

Resposta

Link directo:

Familias Arteiro , Pereira , Rosa e Alves da Rocha

#446566 | Lenaribr | 17 mar 2023 02:28 | Em resposta a: #303527

O pai de minha bisavó era Francisco de Miranda Arteiro, veio de Porto, Portugal em meados de 1870/ 77 para o Rio de Janeiro.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 11:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen