Pedido de ajuda no AUC

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Pedido de ajuda no AUC

#303566 | cardosodoamaral | 20 abr 2012 17:22

Caros (as) Confrades e Confreiras

Retirado do "Leitura de Bachareis - Índice" e da Torre do Tombo, tenho o seguinte, não sabendo se se trata da mesma pessoa tirando dois cursos, se pessoas distintas, um sendo Pai e outro filho:


Manuel de Oliveira da Silva, 1676 - Maço: 9 - Número: 20
Manuel de Oliveira da Silva, 1692 - Maço: 9 - Número: 39

A referência é da Torre do Tombo, mas penso que através das datas se poderá tirar ilações de pesquisa, logo, o pedido de ajuda vai no sentido da consulta do processo e retirar se for possível, a filiação e outros dados que se achar relevantes, bem como o número do processo para eventual pedido do mesmo.

Grato por tudo

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC

#303672 | cardosodoamaral | 21 abr 2012 18:55 | Em resposta a: #303566

Renovo o meu pedido na esperança de haver um filantropo
Grato por tudo
Cumprimentos cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC

#303861 | jpm2353 | 23 abr 2012 19:08 | Em resposta a: #303566

Caro Adelino Cardoso do Amaral,

Hoje fui à TT e pedi os seus documentos, porém o primeiro (Maço: 9, Número: 20 - Cota actual: Desembargo do Paço, Leitura de bacharéis, letra A, mç. 9, n.º 20) encontra-se digitalizado pelo que não me foi entregue, sendo no entanto possível consultá-lo em linha.
Acho é que não é respeitante à pessoa que procura, mas sim a um indivíduo cujo nome é António Nunes, mesmo assim envio-lhe a ligação de modo a poder lê-lo: http://digitarq.dgarq.gov.pt/results?p0=UnitTitle&o0=1&v0=Antonio&p1=PhysLoc&o1=1&v1=leitura+de+bachareis%2c+letra+A%2c+m%C3%A7.+9%2c+n%C2%BA+20 (clique na imagem digitalizada para poder visualizá-lo).

O documento referente à Leitura de Bachareis - Habilitações, Maço: 9, Número: 39 é a habilitação do bacharel André Lopes (também este não é o nome por si referido...) e diz que que esse André Lopes é natural da Vila de Pena Garcia, comarca de Castelo Branco, formado pela Faculdade de Leis de Coimbra, onde fez os seus estudos com grande satisfação, sendo advogado na cidade de Lisboa e morador na Rua Direita da Mouraria, tendo 42 anos de idade em 14/6/1696.
É filho de André Lopes, da Vila de Pena Garcia (que foi Almoxarife no tempo das guerras) e de Maria Neves da Veiga, da Vila de Sortelha.
Neto paterno de Francisco Gaspar de Andrada e de Leonor Lopes, naturais da vila de Idanha-à-Nova, comarca de Castelo Branco.
Neto materno de Gaspar Francisco e de Isabel Neves da Veiga, da Vila de Sortelha, comarca de Castelo Branco.

Como os nomes não correspondem às cotas por si indicadas, terá acontecido algum erro com a base de dados dos Amigos da TT, de onde julgo que as terá tirado.

Com os melhores cumprimentos,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC

#303870 | cardosodoamaral | 23 abr 2012 20:14 | Em resposta a: #303861

Caro João Magalhães

Antes de mais um muito obrigado pela sua solicitude.

1 - Agradecer a sua pronta resposta
2 - Pedir desculpa pelo incomodo causado
3 - A referência por mim posta veio daqui

http://www.aatt.org/site/index.php?op=NucleoSearch&id=264&nome=manuel+de+oliveira+e+silva

Se existe um erro não é meu, deve ser da parte da TT.

Como o indívíduo era bacharel foi onde me baseei e até pedi ajuda no AUC, com o intuito de ser por lá analisado e visualizado.
Este mesmo é meu avoengo, logo a minha curiosidade na pretensão.

Gostaria de saber a sua filiação e naturalidade.

Deixo aqui ficar o meu mail - cardosodoamaral@gmail.com

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC

#303886 | jpm2353 | 23 abr 2012 21:18 | Em resposta a: #303870

Caro Adelino Cardoso do Amaral,

Não tem de que e não deu incómodo nenhum!
Não pense que lhe atribuí o erro nas cotas, pois a referencia que indica, era a que eu pensava, trata-se do sítio dos Amigos da TT, que está alojado no da própria TT, porém no seu caso indicam erradamente as cotas (eu tive mais sorte que o caro amigo, pois as cotas que retirei dessa mesma página, sobre um antepassado meu estavam correctas), quando lá voltar vou alertá-los para o erro desse seu antepassado e ver se descubro se existe alguma coisa sobre ele.
Não sei se terei sorte na minha procura, mas vamos torcer...
Por favor aguarde-me por aqui, pois quando tiver novidades comunico-lhe.

Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC

#303925 | cardosodoamaral | 24 abr 2012 07:28 | Em resposta a: #303886

Caro João

Um nosso confrade envio-me isto para o meu mail e volta a coincidir com o que eu atrás havia escrito


http://ttonline.dgarq.gov.pt/PDF/ID/1/260/PT-TT-ID-1-260_261_c0509.pdf

Portanto isto foi tirado de outro sítio e desta feita da TT.
Algo vai mal. Quem fez isto deve ter baralhado tudo. Digo eu. Não percebo nada do assunto.
Muito obrigado mais uma vez
Esperarei por resposta.
Tenho tempo. Não é nada de urgente.

Um abraço

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC

#303941 | jpm2353 | 24 abr 2012 12:48 | Em resposta a: #303925

Caro Adelino,

Pois é, a informação é a mesma que está no sitio dos Amigos da TT, mas é muito estranho terem-me dados de processos com a mesma cota, mas cujos habilitandos são outros.
Muito estranho mesmo, não percebo, mas vou colocar-lhes o problema quando lá voltar, vamos ver o que dizem e se sempre aparecem essas habilitações...

Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC

#304564 | jpm2353 | 30 abr 2012 15:37 | Em resposta a: #303925

Caro Adelino,

Já sei o que se passou, quando pedi os documento não coloquei o nome, mas somente o maço e nº de documento, portanto deram-me os correspondentes à letra A e não à letra M, que é a do que procuramos... Pensava que as cotas eram dadas por documento, mas pelos vistos são primeiro separadas pela primeira letra do nome!
Então aqui vai o que consegui apurar para si:

Leitura de bachareis; Letra M; Maço 9; Documento n.º 20; Ano: 1676:
Capitão Manuel Oliveira da Silva; filho natural do Padre Manuel de Oliveira e de Maria da Silva, solteira; neto paterno de Manuel de Oliveira e de sua mulher Isabel Tomé, todos da freguesia de São Miguel de Alfama (cidade de Lisboa); neto materno de Francisco Vieira e de sua mulher Antónia da Silveira, que moraram em São João da Praça (Lisboa). O pai era padre da Igreja de Santo Estevão de Alfama (Lisboa).

Leitura de bachareis; Letra M; Maço 9; Documento n.º 39; Ano: 1692:
Manuel de Oliveira da Silva, morador na Vila de Redondo, solteiro, da idade de 27 anos à data de 24/8/1692; filho legítimo Diogo de Novais da Silva e de sua mulher Brites Gomes; neto materno de Francisco Gomes Marinho e de Maria de Paiva.
Todos cristãos velhos. A inquirição decorreu no Alandroal, e existe a transcrição do assento de baptismo do Manuel, ocorrida no Alandroal e que diz que: A 16/7/1660 o padre fr. Manuel Fernandes Gasparinho, baptizou a Manuel filho legítimo de Diogo de Novais da Silva e de sua mulher Brites Gomes, foi padrinho Tomé Afonso Cordeiro.
O pai e avô foram Escrivães do Judicial e Notas da Vila do Alandroal e nunca tiveram nenhum ofício "mecânico".
Não consegui descobrir quem eram os avós paternos, pois a letra é difícil de decifrar e não sei sequer se os seus nomes são mencionados no processo. Fazendo as contas (1692 - 27 anos = 1665), deveria ter sido baptizado em 1665 e não 1660 como vem transcrito, será que houve engano na data da transcrição?

Se algum dos dois corresponder a quem procura, poderá pedir o envio do documento digitalizado à Torre do Tombo, pode ser que lho enviem por correio-e, é uma questão de lhes perguntar.

Espero ter conseguido ajudá-lo!

Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC

#304578 | cardosodoamaral | 30 abr 2012 17:00 | Em resposta a: #304564

Caro João

Um muito obrigado pela ajuda que me deu.
Vou de seguida comparar com os dados maia recentes que possuo.
Ficou registado.

Mais uma vez grato e disponha.

Um abraço
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC

#304601 | jpm2353 | 30 abr 2012 19:38 | Em resposta a: #304578

Caro Adelino,

Fico feliz por a minha ajuda ter dado resultado.
Só por curiosidade, qual deles é o que procurava?

Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC

#304605 | cardosodoamaral | 30 abr 2012 20:03 | Em resposta a: #304601

Caro João

Segundo as minhas contas será o segundo (1692), até porque seguiria as pisadas de seu Pai e Avó, só que desta feita foi Ouvidor em Ansemil.

Ansemil será em S. Pedro do Sul, ou seja , segundo o que li, fazendo parte da Casa da Comenda de Ansemil, propriedade que é anterior à nacionalidade. D. Teresa Mãe de Afonso Henriques já ali permanecia, sendo sua. Mais tarde passou-a a um irmão e nos nossos dias (por volta de 1984 senão me engano) foi comprada e restaurada. Estava em péssimo estado de degradação.

Claro que este Manuel nada tem a ver com a Casa da Comenda, foi simplesmente para situar geograficamente o local.

Terei que analisar melhor, porque estava a pensar que seria a mesma pessoa tirando dois cursos.

Mais uma vez grato

Um abraço
Adelino

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 jun 2024, 09:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen