Dúvida em Assento de Clemente de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Formação | Pessoas | Regiões

Dúvida em Assento de Clemente de Basto

#304208 | NISGM | 27 abr 2012 11:50

Caros confrades,

No último assento completo desta página 115, que linco, existe um António filho de Manuel Dias da Silva.

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16372-87657-32?cc=1913410&wc=MMV2-STK:n607392254

Alguém conseguirá indicar a freguesia exacta a que pertence a avó materna, Maria de Sampaio?

Eu tenho uma opinião que não indico para não influenciar ninguém. É que uma pequena variação da primeira letra remete-me para dois sítios diferentes. Se alguém pelo conhecimento de assentos desta época e zona me conseguir determinar com exactidão a primeira letra agradeço desde já.

Perante a resposta exporei mais dúvidas.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Clemente de Basto

#304219 | ruifaria3 | 27 abr 2012 13:08 | Em resposta a: #304208

Caro Nuno de M

Quinchães, Fafe

http://www.ghp.ics.uminho.pt/geneweb/gwd.exe?b=quinchaes;lang=pt;p=maria+de;n=sampaio;oc=3

Cumprimentos
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Clemente de Basto

#304254 | NISGM | 27 abr 2012 16:33 | Em resposta a: #304219

Caro Rui Faria,

A minha dúvida era justamente entre Quinchães, Fafe ou Guinchães, Penafiel, com maior inclinação para Fafe, embora me parecesse mais um G que um Q (por fechar a perna).

Agradeço ainda mais a pesquisa já toda feita. É a primeira vez em 12 anos que uma informação corre o risco de uma me ser directamente útil. Isto se conseguisse ligar com certeza uns determinados Sousas a uma neta desta Maria de Sampaio.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Clemente de Basto

#304352 | NISGM | 28 abr 2012 13:22 | Em resposta a: #304219

Caro Rui Faria, Andei a dar uma volta por outros Tópicos/Mensagens referentes a Quinchães e também nos livros da freguesia, li várias intervenções suas e talvez tenha paciência para me conseguir esclarecer um bocado mais.

Pela parte de Quinchães o projecto do NEPS parece fechado, nada havendo a acrescentar documentalmente, por exemplo, à ascendência de Gaspar Vieira, avô materno desta Maria de Sampaio, ou a António de Sampaio e Ana Teixeira, avós paternos (ou pouco mais à avó materna Catariona Gonçalves Brás, cujos pais, ainda vêm indicados). É certo isto que afirmo, que a recolha está documentalmente fechada quanto a estes indivíduos?

Já pela parte do marido de Maria de Sampaio, José Gonçalves, ainda se consegue progredir verticalmente, por via da sua dele avó materna, dentro da freguesia de origem, São Gens, terminando nos provavelmente fins de linha, Frutuoso Gonçalves e Paula da Cunha. Já quanto ao avô materno, existe a indicação de Rego, como origem, cuja localização desconheço. Pela parte do pai de José Gonçalves, remete-se para Barrosas, freguesia de Santa Eulália, mas dentro destas será impossível encontrar referências aos avós paternos de José, um Luís Pacheco e uma Domingas Gonçalves. Santa Eulália estará já fechada também em termos de recolha?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Clemente de Basto

#304395 | ruifaria3 | 28 abr 2012 18:08 | Em resposta a: #304352

Caro Nuno de M.
Tal como na vida, na genealogia a persistência é que dá frutos, pelo que nunca devemos tomar uma linha por “fechada”. Relativamente aos Cunha pertencem à geração dos Cunhas de São Gens e Estorões, com várias linhas antigas de lavradores abastados, em que corriam alguns cargos nobres do concelho de Montelongo. Os Sampaio têm também origem na nobreza do concelho. Quanto ao local Rego, é possível que se trate da freguesia de São Bartolomeu do Rego. Relativamente a Barrosas, é provável que nos paroquiais encontre referências a Luís Pacheco que poderá estar ligado à casa de Vila Pouca nessa freguesia onde, originalmente, corria o apelido Pacheco. Aconselho-o a fazer uma recolha sistemática e análise dos apadrinhamentos dos filhos destes casais. Infelizmente, não poderei adiantar muito mais.
Cumpriementos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Clemente de Basto

#304414 | NISGM | 28 abr 2012 20:50 | Em resposta a: #304395

Caro Rui Faria,

Desde já agradeço a pronta e informada resposta.

Sim, tem razão, mas a partir de Lisboa o acesso só mesmo ao que está online - leia-se paroquiais. Pelo que vejo os livros mais antigos são bastante recentes nalguns casos, mistos e duplamente volumosos. São Bartolomeu do Rego, portanto na vizinho terra de Basto de onde esta gente teima em não sair. Fafe é o mais exótico com que dei.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida em Assento de Clemente de Basto

#316314 | JVT | 30 out 2012 23:12 | Em resposta a: #304395

Caro Rui Faria,

Aproveitando o facto de referir os Cunhas de Montelongo, gostaria de saber se terá alguma informação sobre Domingos Simões da Cunha, que foi Capitão-Mor de Montelongo, falecido a 22.9.1617 em S. Gens ou sobre outros Cunhas de S. Gens na passagem do séc. XVI para o XVII.
Aproveito ainda para lhe perguntar se tem alguma informação sobre a família Borges (julgo ter visto numa intervenção sua a referência a uma ramo cristão-novo dos Borges da Silva), nomeadamente sobre Pedro Borges da Silva, de Antime, irmão de Mateus Borges e filho de Francisco Borges e Paula da Silva, que casou em 1606 em Ribeiros com Apolónia da Cunha, filha natural do referido Domingos Simões da Cunha e com larga descendência em S. Gens.
Antecipadamente grato,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

Dúvidas em Clemente de Basto com salto a Santa Eulália de Barrosas por causa dos Pachecos

#317751 | NISGM | 23 nov 2012 20:53 | Em resposta a: #304395

Caro Rui Faria,

Pude finalmente dar uma volta neses paroquiais e os Pachecos apontam de certo modo para o que oportunamente sugeriu.

Em relação ao casal Luís Pacheco e Domingas Gonçalves (que eram fim de linha no NEPS da ascendência do José Gonçalves marido da Maria de Sampaio ou Maria Vieira de que se fala aqui na primeira mensagem do post) lá dei conta que casaram em Santa Eulália de Barrosas a 17.09.1703.

Era ele filho de Gonçalo António e Maria Pacheca, moradores na Casa Nova daquela freguesia, e ela de Pedro Francisco e Maria Francisca, da Quintela, São Bartolomeu do Rego, Celorico, portanto.

Entre as testemunhas um tal Jerónimo Pacheco da casa de Vila Pouca, e um Paulo Pacheco, do rio.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas em Clemente de Basto com salto a Santa Eulália de Barrosas por causa dos Pachecos

#317761 | ruifaria3 | 23 nov 2012 22:38 | Em resposta a: #317751

Caro Nuno M,
Uma vez que não permitem o acesso à base deixei de colocar aqui informações, embora conheça o casal de que fala, aconselho-o a procurar no facebook o grupo Origens, Genealogia e História da Família ou o grupo Genealogias do Ave e do Cávado, envie-me uma mensagem.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas em Clemente de Basto com salto a Santa Eulália de Barrosas por causa dos Pachecos

#317769 | NISGM | 23 nov 2012 23:42 | Em resposta a: #317761

Caro Rui Faria,

Compreendo perfeitamente. Como não tenho facebook (seria mais uma frente de dispersão electrónica) posso deixar o meu mail que é nuno70 no mail ponto pt.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 01:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen