Brasão da casa Freire na Reigada, Fig.de Castelo Rodrigo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica | Património | Regiões

Brasão da casa Freire na Reigada, Fig.de Castelo Rodrigo

#304710 | didbor | 02 mai 2012 10:55

Bom dia caros confrades,
Venho por este meio pedir ajuda para decifrar um brasão que se encontra na casa da família Freire, na Reigada, cons. de Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda.
Imagem: http://hpics.li/c2095ea
Apenas consigo distinguir, no segundo quartel, as armas dos Osórios (dois lobos).
Agradeço qualquer informação sobre este brasão ou história dessa casa.
Cumprimentos
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da casa Freire na Reigada, Fig.de Castelo Rodrigo

#304713 | tmacedo | 02 mai 2012 11:45 | Em resposta a: #304710

Caro confrade Didier Borrego,

Salvo melhor opinião: escudo esquartelado: 1º e 4.º Coutinhos, 2.º Osórios e 3.º Fonsecas. Timbre de Coutinhos.
Apelidos de famílias instaladas no concelho de Castelo Rodrigo desde épocas recuadas.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da casa Freire na Reigada, Fig.de Castelo Rodrigo

#304719 | didbor | 02 mai 2012 14:46 | Em resposta a: #304713

Caro António Taveira,
Muito obrigado pelas informações.
Na realidade, ainda pensei nas dos Coutinhos e Fonsecas, mas as estrelas são de 6 raios. Será que faz alguma diferença?
E acerca das linhas verticais (1° e 4°) e horizontais (3°), o que elas representam?
Peço desculpa pelo meu pouco conhecimento heráldico.
Nas minhas pesquisas desta região de "Cima-Côa", deparei com algumas famílias Coutinhos, Osórios e Fonsecas, donos de casas familiares ou solares. Agradeci se me pudesse informar ou orientar-me para pesquisas mais aprofundidas sobre essas famílias, afim de tentar encontrar as ligações prováveis entre elas.
Obrigado,
Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da casa Freire na Reigada, Fig.de Castelo Rodrigo

#304727 | RCCORREIA | 02 mai 2012 17:22 | Em resposta a: #304713

Caros António e Didier

Atendendo a que todas as estrelas são de 6 pontas e as ditas riscas podem querer representar os esmaltes eu diria que o 1º e 4º seriam Macedos (de azure - riscas verticais - 5 estrelas de seis pontas de ouro em aspa) e 3º Freitas (de gules - riscas horizontais - 5 estrelas de seis pontas de ouro em aspa). No segundo a serem lobos será Osórios.

Subsiste uma dúvida para os Macedos por causa do timbre que parece ser um leão rampante (ou será um lobo?).

Se tivesse estrelas de 7 pontas seriam Monizes e ai o leão rompante estaria certo com o timbre.

Cumprimentos,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da casa Freire na Reigada, Fig.de Castelo Rodrigo

#304735 | tmacedo | 02 mai 2012 18:35 | Em resposta a: #304727

Caro Rui Correia,

Percebo a razão de ser da sua pertinente leitura. Eu faço uma leitura mais integrada na realidade local, consciente dos inúmeros erros dos canteiros na execução das pedras de armas. É tão frequente a alteração do número de pontas das estrelas em pedra de armas que, por isso mesmo, desvalorizo a questão. Quanto a esmaltes e metais, tratando-se de representações do século XVII e XVIII [segundo parece], parece-me serem exclusivamente decorativas. Segundo julgo, só no século XIX se representaram as cores com a simbologia que indica.

Mais uma vez, o conhecimento que tenho do "terroir" em causa levam-me a apostar em Coutinhos e Fonsecas que abundavam por aqueles lados ligados a Osórios. Ao contrário, Freitas e Macedos que são por mim desconhecidos naquelas bandas.

Só o conhecimento da ascendência dos posuidores de tal brasão dissipará as dúvidas.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 09:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen