casamentos no mesmo dia

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

casamentos no mesmo dia

#305071 | francandrade | 06 mai 2012 09:38

A 4 de Fevereiro de 1679, realizaram-se em Agrela (Santo Tirso) dois casamentos. Para lá da coincidência de nomes, há ainda a curiosidade de o padre não repetir o preâmbulo do 2º registo (associando-o ao anterior?)

1. Manuel Carneiro e Maria Francisca - testemunha Manuel Pinheiro
2. Custódio Pinheiro e Senhorinha Carneira - testemunhas Mateus Pinheiro e Manuel Pinheiro

Será provável que Manuel Carneiro e Senhorinha Carneira sejam irmãos?

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=31470&FileID=_1380286

Agradeço a quem me puder dar alguma opinião fundamentada sobre esta questão.
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: casamentos no mesmo dia

#305082 | evieira | 06 mai 2012 12:56 | Em resposta a: #305071

Caro Francisco Andrade,

Para responder à sua pergunta com algum o fundamento que requer seria necessário ter algum tipo de estudo estatístico sobre a data de casamento de irmãos no séc XVII, o que não tenho.

No entanto, é um facto que tal acontecia por vezes no passado. Não seriam a totalidade de irmãos que casavam no mesmo dia, nem mesmo a maioria, mas acontecia com frequência suficiente para ser visível nos paroquiais.

Por isso a resposta é (infelizmente) - podem ser, ou não podem ser. A probabilidade neste caso aumenta e diminui conforme o tamanho da freguesia em causa.
Tem de ter em consideração os seguintes factores : - É "carneiro" um apelido comum na freguesia? Quantas Senhorinhas aparecem a baptizar em datas possíveis anteriores ao casamento? Alguma dessas Senhorinhas tem comprovadamente algum irmão "Manuel"? São ambos filhos de um "carneiro"?

Dependendo das repostas às questões acima, a probabilidade de efectuar uma identificação varia. Em suma, o melhor talvez seja não assumir automaticamente que ambos são irmãos antes de ter uma visão um pouco mais geral sobre ambas as famílias.

Cpts
E.simões

Resposta

Link directo:

RE: casamentos no mesmo dia

#305300 | francandrade | 08 mai 2012 15:18 | Em resposta a: #305082

Caro E. Simões,
Muito obrigado pela sua resposta. Parece-me que existe uma grande probabilidade de o Manuel e a Senhorinha serem irmãos. O apelido Carneiro corresponde a uma família bem conhecida nesta freguesia. Quanto à existência de outras Senhorinhas, é verdade que existiram outras (tendo-me até aparecido uma que me causou confusão com esta mas que, com grande probabilidade, não será a mesma). Infelizmente, esta é uma daquelas freguesias em que há registos (correspondentes a algumas dezenas de anos) em falta, o que evidentemente dificulta as buscas. Ainda não encontrei os pais deste Manuel e desta Senhorinha e, até que isso aconteça, é evidente que não posso ter certezas.
Este registo duplo, com dois casamentos de dois "Carneiros" levantou-me uma hipótese que, para mim, seria particularmente interessante se fosse verdade: poderia permitir encontrar um tronco "Carneiro" comum para os antepassados de meu Pai e de minha Mãe... Mas claro que ainda é cedo para poder anunciar tal resultado.
De todo o modo, mais uma vez muito obrigado pela sua intervenção e pelos seus reparos pertinentes.
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 00:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen