Cemitérios Municipais do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Regiões

Cemitérios Municipais do Porto

#305514 | antikualhas | 10 mai 2012 12:44

Caros Confrades,
o programa do VII Ciclo Cultural dos Cemitérios Municipais do Porto, inclue 2 visitas inéditas:
3 de Junho; 10:30H; Prado do Repouso: "O Porto e os seus fotografos"; Maria do Carmo Serén;
22 de Junho; 21:30H; Visita Noturna ao Cem. de Agramonte; Francisco Queiroz.
Apareçam. Pré-Inscrição através do nº 225320080.
AR

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios Municipais do Porto

#305813 | FGJ | 14 mai 2012 12:56 | Em resposta a: #305514

Prezado AR<
Gostaria de ser informado sobre possibilidade de consultas ONLINE aos nomes dos sepultados nos cemitérios referidos por você.
Cumprimentos,
FREDERICO/BRA

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios Municipais do Porto

#306050 | antikualhas | 16 mai 2012 23:01 | Em resposta a: #305813

Prezado confrade,
os registos dos inumados nos cemitérios do Porto, não se encontram on-line.
AR

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios Municipais do Porto

#306278 | FGJ | 18 mai 2012 23:20 | Em resposta a: #306050

Agradecido pela resposta.
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios Municipais do Porto

#306315 | Fernando do Vabo | 19 mai 2012 16:44 | Em resposta a: #306050

Caro confrade AR.
Em minhas pesquisas sobre a familia 'VABO", encontrei o seguinte relato: Ruy de Vabo, esta enterrado no cruzeiro da Sé, junto a sepultura de Luiz de Valladares, com um letreiro circular que diz : Aqui jaz Ruy de Vabo, escudeiro, cidadão desta cidade ....
Viveu na rua das Eyras.

e de sua mulher: Jaz Margarida Gil de Gouveia na Sé dp Porto com letreiro junto aos degraus da capela da Sé.

Diante deste relato, pergunto: existem hoje essas sepulturas na Sé do Porto ou, foram transferidas para algum cemitério e se foram para qual?.

Agradeço ao confrade por este esclarecimento.

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios Municipais do Porto

#306428 | antikualhas | 21 mai 2012 22:16 | Em resposta a: #306315

Lamento, mas desconheço se as sepulturas ainda existem ou se foram transferidas.
Att.
AR

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios Municipais do Porto

#312000 | Francisco Queiroz | 16 ago 2012 18:26 | Em resposta a: #306315

transferidas para os cemitérios municipais nao foram de certeza... ou estão no local, ou foram para outro lado

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios Municipais do Porto

#312043 | Fernando do Vabo | 17 ago 2012 00:05 | Em resposta a: #312000

Caro confrade Queiroz, primeiramente, agradeço pela sua resposta.

Gostaria de saber, se há alguma dificuldade ou custo em ir a Igreja da Sé no Porto, pois já pedi a alguns confrades em outros tópicos para que fizessem o favor de verificarem para mim as informações que narrei, nunca tendo uma resposta, mesmo daqueles que moram no PORTO

Como já recebi muitas informações de outros confrades em questionamentos feitos na região do Algarve sobre os VABO daquela região, achei estranho.

Mesmo assim, agradeço pelo interesse em me dar uma posição sobre os restos mortais. Já é um recomeço para uma nova investida.

Atenciosamente

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios Municipais do Porto

#312045 | Francisco Queiroz | 17 ago 2012 00:24 | Em resposta a: #312043

Caro Fernando do Vabo
Em primeiro lugar, eu já não entro na Sé do Porto há cerca de 8 anos. É um monumento que visitei várias vezes, mas ao fim de um certo tempo, os afazeres são tantos que não mais lá voltamos. Creio que hei-de tornar a entrar na catedral. Não sei é quando. Agora, há uma coisa que tenho de lhe explicar, e que me parece que, talvez por não estar bem por dentro de como estas coisas funcionam, talvez seja a justificação mais plausível para ninguém ainda o ter ajudado.
É que, com o encerramento definitivo do interior das igrejas a enterramentos (no século XIX), posteriores obras de soalhamento e repavimentação, o desgaste do tempo e, sobretudo, as obras empreendidas pela DGEMN nos monumentos nacionais (que, na Sé o Porto, foram profundas e mutilantes), muitas sepulturas pura e simplesmente desapareceram, as suas pedras fora reutilizadas noutras partes, guardadas em museus, ou tiveram outros fins. A minha experiência de busca de sepulturas na Sé de Leiria, por exemplo, revelou que é mais complexo do que parece, e há muitas que já não existem ou só parte da inscrição é legível. POrtanto, encontrar essa na Sé do Porto... não sei se será possível e é uma tarefa que demora o seu tempo, e pode não dar em nada. Sugiro que pesquise na bibliografia dos últimos 50 anos que menciona as sepulturas da Sé (infelizmente, nunca pesquisei o assunto, e nao lhe posso indicar qual é); se nessa bibliografia nao se mencionar a sepultura como ainda existente, é quase certo que ela já naõ está lá.
Boa sorte!

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios Municipais do Porto

#312080 | Fernando do Vabo | 17 ago 2012 15:55 | Em resposta a: #312045

Caro confrade Queiroz.

Agradeço muito a sua resposta, de forma objetiva, simples e educada. Já havia até deixado de participar desse 'SITE", por muitas vezes receber respostas secas, indiferentes e até grosseiras. Não sei se de azar em encontrar pessoas com fobia a brasileiros.

Bem, o que importa é, que o Sr. me deu resposta a uma antida curiosidade, de forma esclarecedora.
Vou tentar pesquisar nas bibliografias que mencionam as sepulturas da Sé

Atenciosamente

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

Cemitérios Municipais do Porto

#350355 | InesBarata | 18 set 2014 12:29 | Em resposta a: #305514

Bom dia. Sei que o tópico já tem algum tempo, mas alguém saberá se é possivel consultar de alguma forma os registos das pessoas sepultadas num cemitério, nem que seja presencialmente? Se sim, o que será necessário fazer? Obrigada!

Resposta

Link directo:

Cemitérios Municipais do Porto

#350356 | InesBarata | 18 set 2014 12:30 | Em resposta a: #305514

Bom dia. Sei que o tópico já tem algum tempo, mas sabe se é possivel consultar de alguma forma os registos das pessoas sepultadas num cemitério, nem que seja presencialmente? Se sim, o que será necessário fazer? Obrigada!

Resposta

Link directo:

Cemitérios Municipais do Porto

#350362 | Francisco Queiroz | 18 set 2014 13:47 | Em resposta a: #350356

Boa tarde.
Essa pergunta é muito vaga. Depende do cemitério. De qualquer modo, conte encontrar obstáculos, porque a maior parte das autarquias escuda-se na protecção de dados pessoais para negar informações sobre sepultados em jazigos.
Cumps.

Resposta

Link directo:

Cemitérios Municipais do Porto

#350374 | InesBarata | 18 set 2014 18:30 | Em resposta a: #305514

O jazigo encontra-se no cemitério municipal n.º 1 de Matosinhos, junto à igreja de Matosinhos. Tenho uma familiar lá sepultada sobre quem gostaria pesquisar mas não tenho dados nenhuns excepto o nome e o local onde está sepultada, de forma que a única esperança é através dos registos do cemitério....

Resposta

Link directo:

Cemitérios Municipais do Porto

#350375 | InesBarata | 18 set 2014 18:37 | Em resposta a: #305514

O jazigo encontra-se no cemitério municipal n.º 1 de Matosinhos, junto à igreja de Matosinhos. Tenho uma familiar lá sepultada sobre quem gostaria pesquisar mas não tenho dados nenhuns excepto o nome e o local onde está sepultada, de forma que a única esperança é através dos registos do cemitério....

Resposta

Link directo:

Cemitérios Municipais do Porto

#350376 | rfmc | 18 set 2014 18:55 | Em resposta a: #305514

-
..." O melhor é ir " a esse cemitério, analisar o respectivo zazigo, por vezes existem registos na própria
estrutura....Familia tal [Jenny Monteiro] etc....entretanto passa pela secretaria ...., pode acontecer que
obtenha o que pretende. É tudo uma questão de tentar, claro com alguma paciência...
Boa sorte
Cumprimentos
Rfmc


Resposta

Link directo:

Cemitérios Municipais do Porto

#350377 | InesBarata | 18 set 2014 19:07 | Em resposta a: #305514

Já me desloquei ao jazigo há dois anos para descobrir que foi vandalizado, infelizmente..o funcionário do cemitério indicou-me para pedir informações à câmara municipal, o que fiz, e ainda estou a aguardar resposta...Mas obrigada pela ajuda!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 14:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen