Joaquim José Machado, governador da Índia

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Património | Regiões

Joaquim José Machado, governador da Índia

#305593 | fertelde | 11 mai 2012 11:10

Estimados,

Busco informaçôes relativas ao General Machado e a sua ligaçâo á cidade do Lobito, Angola.

Cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim José Machado, governador da Índia

#305630 | Seita | 11 mai 2012 19:41 | Em resposta a: #305593

Caro Fertelde

Sou o Gonçalo Machado, seu antigo vizinho no Lobito.
Penso que não existe qualquer ligação do General Machado com o Lobito, apenas lhe fizeram um Monumento, que eu já não me lembro onde era, pela Obra Colonial que ele fez tanto em Angola como em Moçambique, onde foi Governador e estava muito ligado aos Caminhos de Ferro.

Mandado erigir pela Direcção do Caminho de Ferro de Benguela, o Monumento foi inaugurado no Lobito a 14.03.1929.
Discursaram na Inauguração o Engº Henrique da Fonseca Chaves, Director do CFB, o Presidente da Camara do Lobito, Mariano Vieira do Amaral e o Presidente da Camara de Benguela, António Leitão Pinheiro.
Retirei isto das"Memórias de África"

A referir tambem que a primeira Locomotiva do CFB chamava-se General Machado e chegou ao Lobito em 1904.
Esta penso que ainda me lembro de a ver em exposição na Estação do Lobito.

Abraço

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim José Machado, governador da Índia

#305634 | fertelde | 11 mai 2012 21:46 | Em resposta a: #305630

Ola caro Gonçalo Machado,

Agradecido pela mensagem e pelo reencontro.
Gostaria de perguntar-lhe se esta noticia que lí é um pouco da vossa história e da nossa cidade..

"O 1° registado no Lobito, foi Vasco Lobito Machado ainda tendo de Carvalho como ultimo nome. Ele nasceu em Lisboa, mas como era neto do General Machado, este fez a filha e neto virem de barco para o garotinho ser registado no Lobito, como efectivamente aconteceu, dai ter no nome "Lobito". Depois ele voltou a Portugal e so voltou ao Lobito depois de casado, mas sem a filhas que ali nasceram.
Logo,o avô da nossa amiga Fernanda Ferreira foi o 1° branco a nascer no Lobito, mas o 2° a ser registado."

Abraço lobitanga,

Fernando L.V.

P.S.
Voltarei com a minha direcçâo em outra msg.-

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim José Machado, governador da Índia

#305661 | Seita | 12 mai 2012 12:43 | Em resposta a: #305634

Caro Fernando

O General Machado não tem nada a ver com a minha Familia, apenas respondi por me chamar à atenção o Lobito.
O meu Avô José Maria Seita Machado, era Médico - Tenete Coronel do Exército e andou 50 anos por toda a Angola, penso que era amigo do seu Avô.
Envio o meu Mail - Goncaloseitamachado@hotmail.com

Abraço Lobitanga

Gonçalo Machado

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim José Machado, governador da Índia

#305676 | Anachronico | 12 mai 2012 14:53 | Em resposta a: #305593

Caro Fernando de Telde,

Como não sei se conhece, aqui fica o respectivo a Joaquim José Machado na obra "Os Generais do Exército Português", II Volume, II Tomo, pp.543-544:

"JOAQUIM JOSÉ MACHADO
General de Brigada (1847-1925)

Nasceu em Lagos, a 24 de Setembro de 1847, e faleceu em Lisboa, a 22 de Fevereiro de 1925.

Fez os cursos da Escola Politécnica e da Escola do Exército, tendo assentado praça a 21 de Outubro de 1869, ingressando na arma de Engenharia.

Promovido a Alferes em 9 de Dezembro de 1873;
a Tenente em 28 de Dezembro de 1875;
a Capitão em 6 de Setembro de 1876;
a Major em 15 de Abril de 1887;
a Tenente-Coronel em 30 de Junho de 1892;
a Coronel em 21 de Novembro de 1895.
Graduado em General de Brigada em 25 de Setembro de 1908.
Passou à situação de reforma em 30 de Junho de 1919.

Fez parte de uma das duas grandes expedições a Angola e Moçambique, organizadas pelo então ministro da Marinha e do Ultramar, Andrade Corvo, com o objectivo de iniciar o processo de desenvolvimento daquelas duas provincias. Foi nomeado chefe da expedição a Moçambique, com a função de organizar, em Lisboa, os recursos materiais e humanos necessários à mesma, recebendo também o cargo de director das obras públicas naquela província.

Permaneceu três anos em Moçambique, onde teve um desempenho que mereceu a admiração dos governos local e da Metrópole, para além dos sseus relatórios, que pela sua importância vieram a ser publicados. De salientar o seu estudo, de difícil concretização, sobre o caminho-de-ferro que uniria Lourenço Marques à fronteira do Transvaal. Representou o governo da Metrópole nesta inauguração, ficando como director e, em 1886, passou a fiscalizar o caminho-de-ferro de Ambaca, tendo feito, ainda, dois anos mais tarde, o estudo para o de Moçâmedes.

Regressou a Moçambique, como Comissário do governo português, para resolver o problema da demarcação de fronteiras com o Transvaal, ficando como Governador de Moçambique, em 1890, considerando que era necessário a Moçambique um governador que tivesse um profundo conhecimento do território. No ano seguinte regressou à Metrópole. Durante largos anos desenvolveu um trabalho contínuo em relação a Moçambique, a par de outros cargos relacionados com o Ultramar. Foi inspector das obras públicas no Ultramar em 1886, Governador-Geral da Índia em 1897, chefiou a missão portuguesa na delimitação de fronteiras do Baroce (Angola), em 1902, voltando, em 1914, ao cargo de governador de Moçambique.

O seu nome ficou ligado à toponímia de Moçambique, para além de um monumento erguido em seu nome na cidade de Lobito, em Angola, onde também foi fundada a Vila General Machado, em substituição de Camacupra. Foi vogal da Sociedade de Geografia, que publicou muitos dos seus trabalhos sobre o Ultramar, partes deles nos habituais boletins daquela sociedade.

Foi agraciado com os graus de Grande Oficial e Comendador da Ordem de São Bento de Avis, e Oficial da Ordem de Sant'Iago. Recebeu as condecorações da Ordem de São Miguel e São Jorge de Inglaterra, e ainda a Medalha de Ouro de Serviços Relevantes no Ultramar."


Espero que possa ajudar.


Cumprimentos,
Anachronico

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim José Machado, governador da Índia

#305697 | fertelde | 12 mai 2012 18:24 | Em resposta a: #305676

Estimado Anachrónico,

Agradeço a sua simpatia e gentileza.

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim José Machado, governador da Índia

#305698 | fertelde | 12 mai 2012 18:30 | Em resposta a: #305661

Estimado Gonçalo Machado,

Agradecido pela informaçâo. Infelizmente o meu pai já nâo me pode confirmar essa amizade com o meu avô, mas creio ter escutado de miúdo algumas referencias.

Outro abraço Lobitanga,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim José Machado, governador da Índia

#322427 | 05081974 | 04 fev 2013 23:20 | Em resposta a: #305593

Caro Fertelde,

Sou bisneto de Mariano José Machado, irmão do General Joaquim José Machado e primeiro Administrador Delegado do CFB.

Tambem busco informações sobre a ligação destes a Angola.

Sei que existe uma Av. Mariano Machado em Huambo e uma vila com o seu nome " Vila Mariano Machado" actual Ganda.

Cumprimentos,
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim José Machado, governador da Índia

#322638 | Joman | 08 fev 2013 04:53 | Em resposta a: #322427

Caro confrade

Por acaso pode informar-me sobre a naturalidade e filiação da sua tia-bisavô Mariana Cardoso de Melo, esposa do general Machado? Na sua biografia aqui atrás posta não consta nada.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim José Machado, governador da Índia

#322695 | 05081974 | 08 fev 2013 20:47 | Em resposta a: #322638

Caro João Nobre de Oliveira,

Dados solicidados:

Mariana Cardozo de Mello
Nasce a 5 de Fevereiro de 1856 na cidade da Praia em Cabo Verde, faleceu a 1 de Janeiro de 1934 em Lisboa, Benfica.
Filha de Francisco Cardozo de Mello e de Cândida Maria Cordeiro (+Cardoso de Mello do 1º casamento), (+Varejão do 2º casamento). Espero que tenha o ajudado.

Cumprimentos,
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim José Machado, governador da Índia

#322733 | Joman | 09 fev 2013 11:43 | Em resposta a: #322695

Caro Carlos Machado

Ajudou e muito. Pois pretendia esta confirmação da filiação da Mariana Cordeiro de Melo que já sabia mas não tinha documentado e não sabia as datas de falecimento. Não sabia também deste segundo casamento da mãe. Este Varejão vivia em Cabo Verde? Vou pesquisar este nome.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim José Machado, governador da Índia

#322771 | 05081974 | 09 fev 2013 23:19 | Em resposta a: #322733

Caro João Noble de Oliveira,

Não lhe sei dizer, não tenho dados sobre este Varejão.

Cumprimentos,
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim José Machado, governador da Índia

#322784 | f4b2 | 10 fev 2013 11:06 | Em resposta a: #322771

Caro Carlos Machado

Deixo-lhe esta nota,que talvez lhe interesse,cito Anuário de Portugal de 1909:

- Caminho de Ferro de Benguella(Direcção em África)representante: MARIANO JOSÉ MACHADO,Angola ano de 1909.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim José Machado, governador da Índia

#322811 | Joman | 10 fev 2013 18:41 | Em resposta a: #322771

Caro Carlos Machado.

Obrigado na mesma. Depois de uma rápida pesquisa encontrei o Bacharel António de Melo Varajão (aparece nesta forma e não Varejão) que em 1864 trabalhou como Secretário do Governo Geral da província de Angola. Em 1867 estava em Cabo Verde como secretário -geral do governo.

Mais nada aparece.


João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim José Machado, governador da Índia

#323033 | Joman | 13 fev 2013 17:21 | Em resposta a: #322771

Caro Carlos Machado

Desculpe incomodá-lo outra vez. Mas como vivo em Macau tenho dificuldade em aceder as fontes como pode calcular. Assim socorro-me da boa vontade dos confrades na net. Gostaria de saber algo mais sobre o seu parente Álvaro de Melo Machado que foi governador de Macau . A sua biografia já conheço, mas gostaria de saber os nomes dos filhos, se não for incómodo.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim José Machado, governador da Índia

#323764 | 05081974 | 22 fev 2013 18:11 | Em resposta a: #322811

Boa tarde,

Antes de mais, as minhas desculpas pelo atraso na minha resposta, mas estive impossibilitado de aceder ao computador.
Relativamente à sua questão a única coisa que sei sobre este Senhor Varejão ou Varajão é que era Juiz.

Abraço,
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim José Machado, governador da Índia

#323826 | 05081974 | 23 fev 2013 13:35 | Em resposta a: #323033

Caro João Nobre de Oliveira,


Álvaro de Melo Machado casou três ou quatro vezes,

. A primeira com uma senhora de nome Etelvina Salatty. (Não se conhecem filhos deste casamento)

. A segunda com Adélia Salema, com quem teve duas filhas, ( Mariana e Maria do Socorro).

. A terceira com uma senhora de nome Branca...,desconheço o nome completo.

. A quarta desconhecemos o seu nome.


Espero ter ajudado.


Abraço,
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim José Machado, governador da Índia

#324035 | Joman | 25 fev 2013 04:46 | Em resposta a: #323826

Ajudou. Das esposas só sabia das três primeiras mas não sabia de filhos. Álvaro de Melo Machado casou em 1as núpcias com Etelvina Salaty. S.g. Div. em 08 de Dezembro de 1913 (separaram-se aqui em Macau). Casou em 2as núpcias, em 07 de Janeiro de 1914, apenas um mês após o divórcio, com Cidália Lapa Salema, que fal. em 24 de Agosto de 1935. Viúvo, casou em 3as núpcias, em 13 de Outubro de 1936, com Branca de Sousa Ferreira. Neste caso só há filhas do 2º casamento.

O Varajão, não admira-me que tenha sido juiz pois era bacharel.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#379945 | RAGV | 16 abr 2017 14:18 | Em resposta a: #305634

Caro Senhor. Permita galardoá-lo com o título de inventor.

Engenheiro Mariano Machado de Carvalho foi o Primeiro Director Geral do CFB sendo seu irmão mais velho, General Machado de Carvalho; Governador de Moçambique por duas vezes. Os dois irmãos permitiram a ligação do Oceano Atlântico ao Oceano Índico em linha férrea.
Mariano Machado teve dois Filhos;
Vasco Lobito Machado (primeira criança a ser registada na cidade do Lobito onde nasceu e morreu) e Ruy Machado de Carvalho que teve 3 filhas.
Uma delas minha Mãe, também nascida em Angola.
Resumindo, Mariano Machado, em colaboração com uma empresa Inglesa, encalhou o primeiro barco na Baía; Mandou construir um cais em madeira ligando o barco a terra firme; foram colocados os primeiros carris e do barco saiu a primeira locomotiva 01 com o nome do Rei D. Carlos, posteriormente Mariano Machado e não General Machado como erradamente consta.
O Lobito nasceu rapidamente com o CFB. Hospital, hotel, Casas para os trabalhadores, ponte da Catumbela e por aí fora, até o Luau e ponte sobre o rio Zaire.
O Busto existente no Lobito com o Nome de General Machado, está correto e foi uma homenagem a seu irmão General Machado. O que está errado é o nome atribuído à locomotiva.
Qualquer parte do texto que alguém não entenda ou outra informação perguntem. Não inventem.
Aqui assina
Rui Machado Álvares Guedes Vaz (neto de Mariano Machado de Carvalho e de António Álvares Guedes Vaz)

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#379946 | RAGV | 16 abr 2017 14:36 | Em resposta a: #322427

Então é neto de Vasco Lobito Machado. É filho de quem? Zézé; Bebicha ou Milíta.

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#380000 | Joman | 18 abr 2017 04:50 | Em resposta a: #379945

Então é neto do militar, poeta e dramaturgo que foi governador de Cabo Verde entre 1926 e 1930? Residi numa casa na Avenida Guedes Vaz, na cidade do Mindelo, hoje, salvo erro, Rua de Angola.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#380141 | RAGV | 21 abr 2017 15:25 | Em resposta a: #380000

Antecipando os meus cordiais cumprimentos, agradeço mo seu simpático contacto. Efectivamente o meu Bisavô António Álvares Guedes Vaz foi Governador de Cabo Verde e de Trás-Os-Montes. Serviu em Moçambique com Mouzinho de Albuquerque, com quem elaborou a topografia de Moçambique em colaboração com o mesmo. Tenho conhecimento de pelo menos 5 edições desse trabalho. Relativamente a Cabo Verde não só fez o seu levantamento topográfico, como morfológico. Um estudo profundo daquela terra que perdura até aos dias de hoje. O meu Pai (com o mesmo nome, António Álvares Guedes Vaz), nasceu em Cabo Verde.
O meu Bisavô era um homem de grande dignidade e convicções. Salazar deu-lhe ordem para prender Aristides "Pires" (não estou certo do nome exacto, teria de consultar os seus manuscritos), um antigo preso de no Tarrafal (com a denominação de preso administrativo...) a quem o meu Bisavô deu a liberdade, nomeando-o professor, tendo construído diversas escolas para leccionar. Aristides foi o Pai desconhecido (anos 30) das Mornas e posteriores Koladeiras de Cabo Verde. O meu Bisavô recusou essa ordem de Salazar. Foi despromovido para Coronel tendo-se reformado. foi co-fundador do 1º movimento espirita em Portugal, continuando a dar aulas de esgrima.

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#380143 | RAGV | 21 abr 2017 15:30 | Em resposta a: #380141

http://geneall.net/pt/nome/2285053/rui-machado-alvares-guedes-vaz/

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#380284 | Joman | 24 abr 2017 05:46 | Em resposta a: #380141

Caro confrade

Agradeço desde já a sua resposta directa. O rei da morna que fala foi o poeta Eugénio Tavares e o professor nomeado foi o também poeta José Lopes da Silva. Mas nenhum deles passou pelo tarrafal, pois este só começou a funcionar em 1936. Já agora o poeta Tavares também andou ligado ao espiritismo ou algo semelhante.
Acontece que escrevi e publiquei uma pequena biografia do seu bisavô, centrada na sua passagem por Cabo Verde, que vai ao encontro do que diz sobre o carácter dele. Tentei colocá-la aqui mas a extensão do texto não permite isso, pelo que abri o tópico Guedes Vaz Governador de Cabo Verde, apenas para que possa lê-la.
http://geneall.net/pt/forum/171547/guedes-vaz-governador-de-cabo-verde/#a380283
Espero que goste.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#411681 | RAGV | 28 jan 2019 22:46 | Em resposta a: #322427

Caro Carlos Machado,
O seu Bisavô Mariano Machado de Carvalho (Primeiro Director do CFB) também é o meu Bisavô . O meu Avô Ruy Machado de Carvalho, irmão de Vasco Lobito Machado. Todos eles tiveram Três Filhas cada um e todas elas de primeiro nome Maria. A minha Mãe falecida no passado dia 12 de Janeiro, tinha como Nome Maria Alice Machado de Carvalho Guedes Vaz.
Espero ter contribuído para alguma coisa.
Rui Machado Álvares Guedes Vaz.

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#411682 | RAGV | 28 jan 2019 22:52 | Em resposta a: #379946

Sou Neto do irmão dele, Ruy Machado de Carvalho. Das seis primas apenas resistem duas, A Bebicha e a Milita, minha Madrinha. A minha Mãe Maria Alice Machado de Carvalho Guedes Vaz) faleceu no passado dia 12 de Janeiro de 2019 com 86 anos.

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#416520 | 05081974 | 23 jul 2019 22:25 | Em resposta a: #379945

Caro RAGV,

Só agora dei conta da sua mensagem.
Talvez estejamos a falar de "Machados" diferentes.
Tenho bibliografia que atesta as minhas afirmações inclusive uma cigarreira oferecida ao meu bisavô pelo Sir Robert Williams que foi Director da Tanganyka Concessions Ltd.

Falo de Mariano José Machado, irmão do General Joaquim José Machado.

Cumprimentos,
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#416522 | RAGV | 23 jul 2019 23:56 | Em resposta a: #305634

Não é correcto caro confrade. Vasco Lobito Machado de Carvalho nasceu no Lobito assim como o seu irmão Ruy Machado de Carvalho ambos filhos de Mariano Machado de Carvalho, primeiro director do CFB Desde 1904. Mariano Machado era irmão de Joaquim José Machado governador da Índia e três vezes governador de Moçambique. Ambos estavam ligados aos Caminhos de Ferro. Um era Engenheiro e o outro General. este último aleceu em 1929 no Algarve na actual cidade de Lagoa onde se edificou também o seu busto assim como na Cidade do Lobito(mandado edificar pelo seu irmão Mariano Machado. Não existe ascendência referenciada.
Relativamente a primeira locomotiva, tinha como primeiro nome D. Carlos posteriormente alterada para Mariano Machado e por fim, em 1961, ficou exposta tendo sido erradamente alterado o seu nome para General Machado tendo assim ficado até aos nossos dias.

Os dois irmãos, Vasco e Rui Machado tiveram ambos três filhas todas de primeiro nome Maria, todas elas nascidas no Lobito Também. Eu sou filho de uma delas. Melhores cumprimentos, Guedes Vaz.

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#416523 | RAGV | 23 jul 2019 23:59 | Em resposta a: #416522

Registar-se ainda que os dois irmãos ligaram o oceano Atlântico ao Índico por via férrea.

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#416525 | RAGV | 24 jul 2019 00:03 | Em resposta a: #416520

Ambos trabalharam com o engenheiro Robert Williams. Representava a parte do investimento inglês na ferrovia. Espero que a informação tenha sido útil ao primo confrade.

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#416526 | RAGV | 24 jul 2019 00:07 | Em resposta a: #305593

A ligação é apenas relativa ao seu irmão Mariano Machado de Carvalho. Primeiro director do CFB. O General Machado nunca esteve sequer em Angola. Apenas na Índia e Moçambique.

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#416596 | 05081974 | 25 jul 2019 23:36 | Em resposta a: #416522

Caro RAGV,

Falamos definitivamente, de assuntos diferentes. Refiro-me ramo Machado com origem em Lagos,
filhos de António José Machado e de Maria da Glória Marreiros, que tiveram,

- General Joaquim José Machado, nasce a 24-02-1847 na freguesia de São Sebastião, em Lagos.
Foi Governador-Geral do Estado Português da Índia e foi Governador-Geral da Província de Moçambique.

- Antonio José Machado, nasce a 30-09-1849 na freguesia de São Sebastião em Lagos. Oficial da Armada e Colonialista desempenha na Armada valiosas comissões de serviço ao comando do vapor "Sena", da corveta " Rainha de Portugal " e nas canhoneiras "Moudavi" e " Douro".

General Francisco José Machado, é o primogênito, nasce 06-03-1846 na mesma freguesia que os seus irmãos. Foi deputado e Par do Reino. O seu filho era Francisco Vieira Machado, que foi governador das Colônias e governador do BNU ( Banco Nacional Ultramarino)

Belchior José Machado, nasce no mesmo local dos irmãos a 28-08-1856. Oficial na Armada e ocupa o cargo de governador do distrito de Lourenço Marques.

-João José Machado tambem em Lagos a 09-02-1858. Radica-se em Lourenço Marques onde se dedica ao Comércio.

- Mariano José Machado, meu bisavô, nasce em Lagos a 29-08-1862. Foi Director Gerente dos CFB juntamente com o seu filho Guilherme.

- Maria da Ascensão Machado nasce a 10-05-1852 em Lagos.

Cumprimentos,
Carlos Machado

 

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#416610 | 05081974 | 26 jul 2019 11:22 | Em resposta a: #305593

Acrescento ainda, que o busto do General Joaquim José Machado da autoria do escultor, António Augusto da Mota, que esteve durante muitos anos na embaixada Portuguesa em Maputo, foi recentemente enviada para Lisboa onde foi colocada num largo em São Domingos de Benfica, com o mesmo nome do homenageado.
O General Joaquim José Machado, foi o responsável em 1877 pelo traçado e planeamento do caminho de ferro de Lourenço Marques a Pretória, onde teve a ajuda do meu bisavô Mariano José Machado que representava o CFB.
Foi reconhecido como Comendador e Grande-Oficial da Ordem Militar de Avis, Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada e Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, recebeu ainda diversas homenagens em Portugal, Angola e Moçambique.

Cumprimentos,
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#416614 | RAGV | 26 jul 2019 12:58 | Em resposta a: #416610

Quer dizer que somos primos. A sua Mãe de primeiro nome certamente Maria é prima direita da minha Mãe Maria Alice Machado de Carvalho. Será assim? O seu Avô terá sido Vasco Lobito Machado irmão de Ruy Machado de Carvalho (meu Avô Materno). Ambos filhos de Mariano Machado. Nota:

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#416615 | 05081974 | 26 jul 2019 13:33 | Em resposta a: #416614

O meu bisavô Mariano José Machado teve quatro filhos, são eles Guilherme, Jorge Henrique (meu avô), Armando e Estela.

Cumprimentos,
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#416616 | 05081974 | 26 jul 2019 13:51 | Em resposta a: #416615

A Estela que se casou duas vezes, teve do primeiro casamento dois filhos, Rui e Vasco.

Cumprimentos,
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#416620 | RAGV | 26 jul 2019 16:26 | Em resposta a: #416616

Caro confrade Carlos Machado. Algo está errado na sua cronologia. Eu nasci no Lobito em Angola, a minha Mãe também e o meu avô Materno também (Ruy Machado de Carvalho, cujo nome herdei), assim como o seu irmão mais velho, Vasco Lobito Machado, AMBOS filhos de Mariano Machado, irmão mais novo do General Machado. Perante estes factos não sei como se encaixa. Não tenho uma cigarreira como recordação mas inúmeros quadros testamentos cartas cunhos fotografias e sobretudo uma história relatada na primeira pessoa. Não pretendo prolongar esta conversa por muito mais. Deverá informar-se melhor.
Atenciosamente
Rui Machado Guedes Vaz

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#416623 | 05081974 | 26 jul 2019 16:57 | Em resposta a: #416620

Eu tenho registos, assentos paroquais e diversa bibliografia. Não necessito de me informar melhor, os factos são factos. Tenho todo o gosto em indicar-lhe as fontes correctas.

Cumprimentos,
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#416626 | RAGV | 26 jul 2019 18:50 | Em resposta a: #416623

Então indique se for capaz. Por gentileza escreva o seu nome completo.

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#416628 | 05081974 | 26 jul 2019 19:10 | Em resposta a: #416626

Carlos Fernando Gagliardini Gusmão Goyanes Machado. Aqui tem.

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#438208 | Machados | 28 dez 2021 17:36 | Em resposta a: #416626

Boa tarde,

Sou trineta do General Joaquim José Machado, por via de um dos seus três filhos, e confirmo todas as informações prestadas por Carlos Goyanes Machado.
Disponho de muita informação oficial sobre a família, recolhida ao longo de muitos anos e em várias fontes. Aproveito para informar que tenho fotos das 2 locomotivas que ainda existem em Angola com o seu nome (fotos tiradas há uns anos por um amigo que lá esteve): uma em Benguela e outra em Camacupa (ex-Vila General Machado), ambas expostas em praças públicas.

Resposta

Link directo:

Joaquim José Machado, governador da Índia

#443189 | 05081974 | 16 set 2022 20:52 | Em resposta a: #438208

Cara Prima,

De qual dos filhos do General Joaquim José Machado descende?

Cumprimentos,
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 21:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen