[1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

[1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#305648 | AlvesRF | 12 mai 2012 01:17

Chaves, Vilela do Tâmega

Se alguém me puder ajudar, agradeço, é o último assento: http://goo.gl/hkpCH

Eu leio:
"Aos vinte de Outubro de 648 se faleceu Domingos Gonçalves Caldeira ouve os sacramentos feto testamento per escrito mandou que (...) dez missas (...) enterrar dentro da igreja e deixava duas leiras (...) missa a São Pedro de Rates pagou (...) e um alqueire de centeio (...) e quatro alqueires de centeio a sua afilhada Maria e a sua (...) outros quatro (...) e a António Pires dois alqueires de centeio e que deixava um? outro metade da vinha ao? moço da montanha e lha deixava de esmola (...) meio alqueire de centeio e que perdoava a seus sobrinhos (...) todas as dívidas que lhe deviam, e que Maria Martins de São Pedro lhe tinha dado três mil e quinhentos reis? sobre (...) seu dinheiro, e que deixava a seu genro Domingos (...) e no dia do enterro dessem quatro alqueires de (...) aos pobres (...) seu genro fosse para fora do concelho deixava (...) foram testemunhas Pedro Gonçalves (...), Francisco Gonçalves (...) Pedro Gonçalves, Francisco Gomes (...) era est supra o Padre António Vaz"

Sei que é um pouco extenso mas não estou habituado a ler assentos de óbito e a informação é confusa para mim. As partes onde apresento "(...)" é onde estou a ter as dificuldades.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#305789 | HRC1947 | 14 mai 2012 00:06 | Em resposta a: #305648

Caro Rui;

Hoje dei-me ao trabalho de tentar entender o assento de óbito [ Nº 57 lado direito { ultimo folha },
que termina no numero 58 , [ o primeiro à esquerda, ] como o Confrade sabe.

Com esta explicação, quem pretender chegar ao Registo Óbito de Domingos Gonçalves Caldeira,
fá-lo mais rapidamente.

Por agora não adianto mais nada.

http://goo.gl/hkpCH

Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#305808 | AlvesRF | 14 mai 2012 10:25 | Em resposta a: #305789

Obrigado por ajudar a tornar mais claro o meu pedido, e de voltar a chamar a atenção para ele!

Melhores cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#305900 | HRC1947 | 15 mai 2012 15:10 | Em resposta a: #305808

Caro Confrade;

Praticamente vc. já traduziu tudo. Dá perfeitamente para ficar por dentro do substrato do assunto, que é
afinal o n/ propósito.

Diga-se de passagem que aquelas " mentalidades " do século XVII, eram isso mesmo!!!.

O n/ País sempre teve gente retrógrada, e ainda continuamos a ter infelizmente.

Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#305912 | AlvesRF | 15 mai 2012 16:26 | Em resposta a: #305900

Cara Confrade,

Obrigado pelo tempo dedicado. Apesar de ter traduzido grande parte do assento tenho dúvidas em algumas informações que podem ser importantes. Assim especifico o que gostaria de ter confirmado para facilitar:
Na pág 58, lado esquerdo, linha 6: (...) et a sua sobrinha anna miz outros quatro, (...)
Na pág 58, lado esquerdo, linha 8(a contar do fim): (...) et ao seu? filho? Santiago deixa meio alqueire de centeio (...)
Na pág 58, lado direito, linha 1: (...) et deixava a seu genro Domingos ? (...) [Não tenho a certeza do apelido, Machado?]
Na pág 58, lado direito, linha 5(a contar do fim do assento): (...) deixava o seu terço a seu filho Pedro que lhe (...)

E já agora sem querer abusar, se me puder tirar uma dúvida além destas possíveis relações familiares, o que era o Terço?

Grato.
Com os melhores cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#305933 | HRC1947 | 15 mai 2012 18:44 | Em resposta a: #305912

Caro Rui;

Respondendo à parte mais fácil, aí vai:

1º-- Terço: -- umas das três partes de uma herança, { neste caso o homem deixou tudo,não será este terço}

2º-- TERÇO:-- Parte do Rosário formado por 50 unidades {umas bolinhas peq.}, enfiadas em série uma

----- nas outras, usadas para rezar uma mão cheia de avé-Marias e um pouco menos de Pai-nossos!!

---- O habitual terço que se vê nas mãos dos católicos na Missa Dominical e não só, às vezes pendurado

no retrovisor dos carros!! Será isto com certeza, mas vamos aguardar pelas respostas dos Confrades.

Os m/ melhores cumprimentos

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#306097 | AlvesRF | 17 mai 2012 12:05 | Em resposta a: #305933

Cara Confrade,

Obrigado, será então algo relacionado com o rosário... Em muitos óbitos desse livro vêm referido o "Terço"...

Vou agora esperar por ajuda para ver se se confirmam as minhas leituras da minha mensagem anterior para aqueles 4 trechos do assento, onde vêm referidas as relações familiares...

Com os melhores cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#306181 | HRC1947 | 17 mai 2012 23:20 | Em resposta a: #306097

Caro Confrade Rui;

" Em muitos óbitos vem referido o Terço " . Naquele tempo e ainda hoje a região Norte é muito religiosa, temos Braga que sempre foi um marco de referência da religiosidade, e outras localidades por essa zona..

Sobre o terço, convém que fique ciente, já que estamos com a mão na massa, [ 3 terços de rezar normais ],
perfazem um ROSÁRIO, portanto um simples terço em relação a um rosário é isso mesmo, a terça parte do
ROSÁRIO!. Espero que tenha memorizado.

Foi um prazer poder ajudar.
Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#306209 | tmacedo | 18 mai 2012 08:56 | Em resposta a: #305912

Caro confrade Rui Alves,

"Na pág 58, lado direito, linha 5(a contar do fim do assento): (...) deixava o seu terço a seu filho Pedro que lhe (...)"

O "terço" referida era a terça parte dos seus bens [a parte disponível] que era deixada ao filho ["Pedro"] mediante certas contrapartidas que seriam referidas adiante [habitualmente um certo número de missas por alma do defunto].

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#306235 | HRC1947 | 18 mai 2012 16:04 | Em resposta a: #306209

Caro Confrade António Taveira;

Os m/ cumprimentos;
Realmente vendo o caso nesta perspectiva, faz todo o sentido.

" Legado em substituição "
O falecido pode ter deixado um testamento manifestando a vontade de que alguém dos seus
herdeiros receba um certo bem em vez do valor que lhe caberia no quota legitimaria . É um
" legado em substituição da legítima " , que o herdeiro só aceita se quiser; contudo, se aceitar
o legado, não pode reclamar a quota que lhe caberia na legítima, mesmo que o bem que aceitou
valha menos.
Este exemplo é quando fica um cônjuge vivo!.... [ pergunto: este exemplo tem analogia com
o caso que vimos falando?....]

Agradeço a sua disponibilidade.
Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#306246 | tmacedo | 18 mai 2012 18:30 | Em resposta a: #306235

Cara Ana Simões,

Um legado é um bem deixado por conta da legítima. Um terço [é a quota disponível] que podia ser deixada livremente a quem o testador quisesse, sendo "retirada" do resto da herança. O remanescente da herança [retirado o terço] seria depois dividido pelos legítimos herdeiros [um dos quais podia já ter sido contemplada com o terço que nesse caso somaria à legítima].

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#306266 | AlvesRF | 18 mai 2012 22:04 | Em resposta a: #306246

Caro António Taveira,

Muito obrigado pela sua contribuição.
Agora penso que ficou mais claro. Havia sempre um terço da herança que as pessoas podiam deixar a quem quisessem certo? Isto no séc XVII e XVIII?
Ora o Domingos Gonçalves deixa o seu terço ao genro Domingos ?Machado?, e caso ele vá para fora do concelho, este (o terço) ficaria para seu filho Pedro. E quem ficava com este terço era responsável pelos bens da alma do defunto...

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#306273 | HRC1947 | 18 mai 2012 22:55 | Em resposta a: #306266

Caro Confrade António Taveira;

Os m/ agradecimentos pela sua ajuda.

Cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#306275 | tmacedo | 18 mai 2012 23:13 | Em resposta a: #306266

Caro Rui Alves,

"Havia sempre um terço da herança que as pessoas podiam deixar a quem quisessem certo? Isto no séc XVII e XVIII?"
Assim era. A terça parte da herança poderia livremente ser disposta pelo testador - não estava sujeita à protecção legal dos herdeiros legítimos que asseguravam a sua "legítima" [quota parte] sobre os restantes 2/3.

O beneficiário do terço [quota parte disponível na herança] por norma ficava responsável por um certo número de encargos referidos no testamento [muitas das vezes missas por alma do defunto]. Já tentei ver o assento de óbito que referiu, onde essas obrigações serão referidas, mas não consegui aceder ao livro do ADVR.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#306287 | HRC1947 | 19 mai 2012 00:12 | Em resposta a: #306275

Caro Confrade;

Para ver se consegue ler o assento óbito!

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV49-003-076&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV49-003-076/PRTC0808D_ADVRL-PCHV49-001-Lv076_M_00057.jpg

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV49-003-076&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV49-003-076/PRTC0808D_ADVRL-PCHV49-001-Lv076_M_00058.jpg

Se conseguir, tudo bem.

Os m/ cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#306308 | AlvesRF | 19 mai 2012 13:49 | Em resposta a: #306275

Caro António Taveira,

A confrade Ana Simões, a quem agradeço, já fez o favor de lhe indicar o link original do assento de óbito! Sem querer abusar da sua boa vontade, e se chegar ao assento, se me puder confirmar as minhas leituras numa mensagem anterior que transcrevo:
Na pág 58, lado esquerdo, linha 6: (...) et a sua sobrinha anna miz outros quatro, (...)
Na pág 58, lado esquerdo, linha 8(a contar do fim): (...) et ao seu? filho? Santiago deixa meio alqueire de centeio (...)
Na pág 58, lado direito, linha 1: (...) et deixava a seu genro Domingos ? (...) [Não tenho a certeza do apelido, Machado?]
Na pág 58, lado direito, linha 5(a contar do fim do assento): (...) deixava o seu terço a seu filho Pedro que lhe (...) [esta já tenho mais a certeza que está correcta]

Estou a tentar confirmar estas relações familiares, que podem ajudar a desvendar mais dados.

Obrigado.
Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#306356 | tmacedo | 20 mai 2012 09:42 | Em resposta a: #306308

Cros confrades Ana Simões e Rui Alves,

Continuo sem conseguir aceder ao link respectivo. Deverá ser problema no meu computador. Tentarei quando puder aceder por outro e dar-lhes-ei notícias.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#306521 | tmacedo | 22 mai 2012 22:06 | Em resposta a: #306308

Caro confrade Rui Alves,

Só a leitura do livro permitirá desfazer as dúvidas que permanecem após a leitura que fiz do link. Lamento a pouca ajuda que lhe posso prestar.

Na pág 58, lado esquerdo, linha 6: (...) et a sua sobrinha anna miz outros quatro, (e o seu[?] ametade [?] // de vinha da...)]
Na pág 58, lado esquerdo, linha 8 (a contar do fim): (...) de lhe estar em Casa et … a D.os ??? // Santiago deixa meio alqueire de centeio (...)
Na pág 58, lado direito, linha 1: (...) et deixava a seu genro Domingos Machado …
Na pág 58, lado direito, linha 5(a contar do fim do assento): (...) deixava o seu terço a seu filho P.o q. lhe fasa os bens dallma forã // testemunhas (...)

Cumprimentos,
Antóni Taveira

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#306552 | AlvesRF | 23 mai 2012 10:24 | Em resposta a: #306521

Caro António Taveira,

Obrigado pela a ajuda, que já é de grande utilidade. Vou tentar localizar o filho Pedro e a sobrinha Ana Miz.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#306692 | HRC1947 | 24 mai 2012 20:11 | Em resposta a: #306552

Caro Rui Alves;

Já terminou as suas pesquisa?

Espero que esteja tudo a correr pelo melhor!

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV49-003-076/PRTC0808D_ADVRL-PCHV49-001-Lv076_M_00058.jpg

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV49-003-076/PRTC0808D_ADVRL-PCHV49-001-Lv076_M_00057.jpg

Cumprimentos
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#306806 | AlvesRF | 26 mai 2012 11:09 | Em resposta a: #306692

Cara Confrade,

Já encontrei mais alguns dados. Além do óbito de Domingos Gonçalves, encontrei o óbito da esposa de Domingos, Catarina Gonçalves:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV49-003-076&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV49-003-076/PRTC0808D_ADVRL-PCHV49-001-Lv076_M_00079.jpg
Já tinha era o casamento de uma filha:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV49-003-076&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV49-003-076/PRTC0808D_ADVRL-PCHV49-001-Lv076_M_00046.jpg
(Apesar de neste me parecer dizer Maria Gonçalves ao invés de Catarina)
Não encontrei referências a mais nenhum filho, a tê-los, ou não casaram, ou então foram viver para outra paróquia.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: [1648] Ajuda na leitura de assento de óbito-Redial, Vilela do Tâmega

#306809 | HRC1947 | 26 mai 2012 12:30 | Em resposta a: #306806

Caro Rui;

Fico satisfeita pelo bom encaminhamento das " buscas ".

Para quem não tenha o " JAVA " instalado, envio cópia simples

dos dois assentos que postou nesta sua ultima mensagem.

Obrigada por partilhar connosco as suas " aventuras " Genealógicas.

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV49-003-076/PRTC0808D_ADVRL-PCHV49-001-Lv076_M_00046.jpg

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV49-003-076/PRTC0808D_ADVRL-PCHV49-001-Lv076_M_00079.jpg

Boa sorte para si.
Cumprimentos
Ana Simões

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 jun 2024, 10:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen