Origem de Brasão

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Património

Origem de Brasão

#305735 | Manuel Cunha | 13 mai 2012 11:40

caros srs.

Sou novo neste site e gostaria de pedir ajuda porque estou a fazer uma recolha sobre todos os brasões da cidade do Porto(heraldica de familia).
Sobre eles gostaria de saber a origem dos mesmos, suas caracteristicas (época, definição e composição) e história da casa e seus donos, onde se encontra inserido.
Comecemos por um, que não encontro absolutamente nada sobre a sua origem e história. Descobri-o numa página de imóveis, pois o terreno onse está, irá sofrer alteração/adulteração imobiliária.
Seu brasão está aplicada na casa de Campolindo, em Paranhos.
Alguém me sabe dizer algo sobre este brasão?
Agradeço o cuidado

MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Origem de Brasão

#305737 | HRC1947 | 13 mai 2012 12:24 | Em resposta a: #305735

Caro M Cunha;

... A mesma pergunta;
vc. tem que ser os olhos de quem lê a sua msgª.

Cumprimentos
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Origem de Brasão

#305741 | Manuel Cunha | 13 mai 2012 13:56 | Em resposta a: #305737

Agradeço a sua rapida intervenção na questão que levanta. De facto a minha curiosidade prende-se pela dificuldade de obtenção de dados desta casa/quinta.
A observação que me pede apenas é possivel pela fotografia que aparece na publicidade imobiliária. Consigo vislumbrar que é em granito, estilo frencês ou quadrado, e esquartelado.
Aparenta ser um brasão simples pois expõe apenas um elmo tarado de perfil e fechado com timbre do primeiro.
Visualiza-se no I - um leão (?), II - Melo, III - Ferreira (?) e IV - um leão (igual ao I).
Nada mais consigo descrever.
Obrigado

MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Origem de Brasão

#305742 | HRC1947 | 13 mai 2012 14:41 | Em resposta a: #305741

Caro M. Cunha;

Obrigada pela sua resposta.

Vamos aguardar pelas respostas dos Confrades conhecedores

do local; e do Brasão!

Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Origem de Brasão

#305749 | HRC1947 | 13 mai 2012 16:35 | Em resposta a: #305742

[Topo]
RE: Origem e definiº 13-05-2012, 16:07
Autor: Manuel Cunha [responder para o fórum] Caros Srs.

Aqui vai o link:
http://www.espacos-porto.com/quinta-herdade-com-2200m2-jardim-covelo-paranhos-porto-distrito-do-porto-portugal-iid-204278584/
Obrigado

MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Origem de Brasão

#305755 | vbriteiros | 13 mai 2012 17:25 | Em resposta a: #305735

Caro MCunha,
Existe sobre esse tema a obra: "Portais e Casas Brasonadas do Porto" da autoria do 4º Conde de Campobelo. Ali poderá encontrar as leituras de todos os brasões do Porto.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Origem de Brasão

#305756 | rafael | 13 mai 2012 17:36 | Em resposta a: #305749

Boa tarde!

Eu tenho um livro -PORTAS E CASAS BRASONADAS do PORTO e seu termo ( documentário heráldico )-desenhos de Gouvêa Portuense e prefácio de Conde de Campo Belo (D.Henrique)-Porto MCMXLV.É um livro muito volumoso.
Veio parar às minhas mãos por feliz acaso.É uma obra que aprecio muito e dou muito valor;aliás,gosto muito da cidade do Porto e seus arredores e tenho antepassados( sécXVI ) que eram dessa região.Ha´quatro anos estive lá pelo São João e diverti-me muito.
Fico ao vosso dispor se,por ventura,o livro referido vos possa ser útil.

Os meus cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Origem de Brasão

#305760 | Manuel Cunha | 13 mai 2012 18:15 | Em resposta a: #305755

caro Confrade

Infelizmente já o li várias vezes e não reporta esse brasão. É uma obra lindissima e merecia mais....
Também tenho a publicação de Armando Mattos, editada pela Câmara do Porto e não faz referencia a este brasão.
Grato

Resposta

Link directo:

RE: Origem de Brasão

#305767 | vbriteiros | 13 mai 2012 19:28 | Em resposta a: #305760

Caro Confrade,
Morei nessa rua cerca de 5 anos e não me lembro desse brasão. Possivelmente não é visível da rua. Moravam aí, perto da Capela, duas famílias conhecidas, uma era Almeida Garret e outra Vasquez( esta numa vivenda moderna).
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Origem de Brasão

#305768 | Manuel Cunha | 13 mai 2012 20:23 | Em resposta a: #305767

Caro Confrade

É verdade. O Brasão está colocado na entrada da casa, no interior da quinta cuja capela lhe fazia parte.
Infelizmente não é visivel do exterior pelo facto da quinta ser toda murada e só possivel hoje em dia, pois iniciaram as obras de construção de uma urbanização e não sei o que vai acontecer à casa e por sua vez ao brasão.
Provavelmente o mesmo que muitos....
Obrigado

MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Origem de Brasão

#305775 | cardosodoamaral | 13 mai 2012 21:55 | Em resposta a: #305768

Caro Confrade

Se me é permitido uma sugestão dir-lhe-ia (se mora por perto), que fizesse uma incursão até lá e pedisse para tirar umas fotografias, mostrando os seus intentos. Quiça consegue, antes que desapareça mais um pedaço da nossa História.

Caso não possa, expresse aqui o seu pedido de ajuda e verá que com certeza aparecerá alguém que faça a foto.

Não vivo por perto e não está a caminho do meu trabalho, caso contrário faria eu próprio.

Espero ter ajudado

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Origem de Brasão

#305778 | vbriteiros | 13 mai 2012 22:30 | Em resposta a: #305768

Raciocinando sobre a sua leitura e sabendo que a Família Garret tinha ali casa, então a leitura deverá ser : 1º Silva,2º Almeida ,3º Leitão e 4º Silva, brasão de armas concedido com o título de Visconde de Almeida Garrett. Sendo assim será idêntico ao da fachada do edifício do Colégio Universal na rua da Boavista.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Origem de Brasão

#305827 | HRC1947 | 14 mai 2012 19:07 | Em resposta a: #305778

[Topo]
RE: Origem de brasão 14-05-2012, 19:01
Autor: Manuel Cunha [responder para o fórum] caros Confrades

Na sequencia da conversa do confrade anterior fez-se luz com o seu raciocinio. De facto, eu tenho a foto do brasão, embora esteja por limpar e por isso de dificil leitura, e de facto cruzei com o dito brasão do edificio do colégio universal e ambos têm as mesmas armas.
É certo que um tem um brasão perfeitamente definido, francês, já o do colégio será com um formato de fantasia e mais rebuscado.
A unica duvida que se me prende é que não conheço e não sei como confirmar que a casa do Visconde de Almeida Garrett era ali, pois os elementos que disponho me indicam que residia em gaia, embora tivesse nascido no Porto.
Aonde poderei saber mais sobre esse local?

Agradeço pelas boas novas,

MCunha
.

Resposta

Link directo:

RE: Origem de Brasão

#305828 | Manuel Cunha | 14 mai 2012 19:09 | Em resposta a: #305775

caro Confrade

A visita a que se refere já foi feita por mim, junto à casa. de Dacto tirei umas fotos, embora estejam "sujas" e de leitura dificil mas perceptivel que me garante de facto se assemelharem ao brasão que está colocado no colégio universal, no Porto. De conversas de outros confrades conclui que o brasão será da familia do visconde de Almeida Garrett. A unica duvida que me levanta é que não encontro nenhuma referencia/habitação daquela familia naquele local.
Cumprimentos
MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Origem de Brasão

#305868 | vbriteiros | 14 mai 2012 23:52 | Em resposta a: #305828

Caro MCunha,
Creio que ali viveu um ramo descendente do escritor. Pode ver no "Anuário da Nobreza de Portugal",pg.86 e seguintes, os Almeida Garret ainda existentes e muitos são citados como nascidos em Paranhos. Poderá tentar encontrar algum familiar que até conheça a história da Quinta e do Brasão. Costumo ver dois nos serviços de acólitos da Igreja da Lapa.
VB

Resposta

Link directo:

RE: Origem de Brasão

#305929 | Manuel Cunha | 15 mai 2012 18:14 | Em resposta a: #305868

caro Confrade

Obrigado. irei concerteza procurar o Anuário e tentar ler a pág.86.
Cumprimentos

MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Origem de Brasão

#305982 | RCCORREIA | 16 mai 2012 00:00 | Em resposta a: #305827

Caros confrades

Restando poucas duvidas que as armas de que fala são as dos Almeida Garrett conforme estão aqui

http://www.geneall.net/P/fam_page.php?id=1283

é curioso notar que na imagem que acompanha o 1º Visconde as armas são diversas

um esquartelado tendo Almeida no 1º e no timbre, Garrett (de França) no 2º, Silva no 3º e Leitão no 4º como aqui se pode ver

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=34050

Cumprimentos,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Origem de Brasão

#306164 | Manuel Cunha | 17 mai 2012 21:38 | Em resposta a: #305982

Caro Confrade

Grato pela observação. De facto a descrição é identica ao brasão de referida casa que visitei e provavelmente irá desaparecer.

MCunha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 10:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen