Quem por favor decifra o nome da mae?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Quem por favor decifra o nome da mae?

#305777 | roz | 13 mai 2012 22:19

Ola' a todos,

Agradecia a vossa ajuda para decifrar o apelido da mae da baptisada no registo de Ana no seguinte link, m0792.TIF. http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3657532 (segundo assento 'a esquerda).

Consigo perceber que a mae se chama Teresa Maria mas nao o apelido.

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quem por favor decifra o nome da mae?

#305781 | f4b2 | 13 mai 2012 22:40 | Em resposta a: #305777

Cara Rosário

O nome é TERESA MARIA JESUS.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Quem por favor decifra o nome da mae?

#305782 | f4b2 | 13 mai 2012 22:46 | Em resposta a: #305777

Cara Rosário

Na outra mensagem esqueci-me de!

- Teresa Maria de Jesus

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Quem por favor decifra o nome da mae?

#305783 | A. Luciano | 13 mai 2012 22:47 | Em resposta a: #305777

Leio com alguma dúvida "Jesus".
Há um traço por cima do "s" que não se percebe o que lá está a fazer mas se comparar a primeira letra com o "Julho" da data, verá que é um "J".

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Quem por favor decifra o nome da mae?

#305786 | roz | 13 mai 2012 23:38 | Em resposta a: #305783

Caro A. Luciano

Muito obrigada pela sua ajuda. Logo depois da minha mensagem encontrei o assento de casamento de Ana onde o nome da mae esta' mais legivel mas onde muitas outras coisas estao dificeis de compreender. Se nao se importasse agradecia tambem a sua opiniao.
http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3657571 m0348.TIF (assento da esquerda).
Entendo todos os dados do noivo e seus pais ate onde diz ".... baptisado na freguesia de N.a Sr.a da Conceicao da Rua Nova e morador na de S. .........., com D. Ana Clara Mauricia filha leg. de Manuel de Oliveira e de Teresa Maria de Jesus ...... ........, natural desta cidade oriental baptisada nesta Se' e nesta freguesia moradora ...... ........... ........" daqui para a frente nao entendo senao palavras soltas e que por isso nao fazem sentido.

Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quem por favor decifra o nome da mae?

#305787 | roz | 13 mai 2012 23:44 | Em resposta a: #305781

Boa noite Joao,

Agradeco a sua ajuda e venho pedir mais um pouco. A seguir 'a minha mensagem encontrei o assento de casamento de Ana onde o nome da mae esta' mais legivel mas o resto do assento esta' mais dificil de compreender. Se nao se importasse agradecia tambem a sua opiniao.
http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3657571 m0348.TIF (assento da esquerda).

Entendo todos os dados do noivo e seus pais ate onde diz ".... baptisado na freguesia de N.a Sr.a da Conceicao da Rua Nova e morador na de S. .........., com D. Ana Clara Mauricia filha leg. de Manuel de Oliveira e de Teresa Maria de Jesus ...... ........, natural desta cidade oriental baptisada nesta Se' e nesta freguesia moradora ...... ........... ........" daqui para a frente nao entendo senao palavras soltas e que por isso nao fazem sentido.

Pedi tambem ajuda ao confrade A. Luciano por o assento ser grande e dificil.

Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quem por favor decifra o nome da mae?

#305791 | vbriteiros | 14 mai 2012 00:33 | Em resposta a: #305777

O nome que está escrito é "Jesus", portanto a mãe seria Teresa Maria de Jesus.
Se verificar o registo a pagina 22 verso encontra o nome de uma Antónia filha dos mesmos pais, Manuel Francisco de Oliveira e Teresa de Jesus.
O índice para a página 158 verso diz simplesmente Ana filha de Manuel de Oliveira e Teresa Maria.
Provavelmente encontrará mais irmãos neste livro e poderá confirmar.
Naquele tempo os assentos raramente tinham o nome completo da mãe,que por vezes nunca o assumia.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Quem por favor decifra o nome da mae?

#305803 | roz | 14 mai 2012 09:18 | Em resposta a: #305791

Caro V. Briteiros

Obrigada pela sua "traducao" e informacao da outra filha. Parece que vou ter bastante com que me entreter! Ja' agora, se nao se importasse pedia-lhe tambem a sua opiniao sobre o assento de casamento dessa mesma Ana.

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3657571 m0348.TIF (assento da esquerda).

Entendo todos os dados do noivo e seus pais ate onde diz ".... baptisado na freguesia de N.a Sr.a da Conceicao da Rua Nova e morador na de S. .........., com D. Ana Clara Mauricia filha leg. de Manuel de Oliveira e de Teresa Maria de Jesus ...... ........, natural desta cidade oriental baptisada nesta Se' e nesta freguesia moradora ...... ........... ........" daqui para a frente nao entendo senao palavras soltas e que por isso nao fazem sentido.

Desde ja grata pela sua ajuda.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quem por favor decifra o nome da mae?

#305843 | A. Luciano | 14 mai 2012 20:34 | Em resposta a: #305786

Também não consigo ler mais do algumas palavras, parecendo-me que não há mais informação de interesse genalógico mas apenas possivelmente biográfico. Parece-me entender que alguém, provavelmente a noiva foi representada por um procurador que também assina e o que é de difícil leitura são apenas as identificações do procurador e das testemunhas.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Quem por favor decifra o nome da mae?

#305958 | roz | 15 mai 2012 21:32 | Em resposta a: #305843

Caro A. Luciano

Muito obrigada pelos seus esforcos.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quem por favor decifra o nome da mae?

#305970 | f4b2 | 15 mai 2012 22:37 | Em resposta a: #305786

Cara Rosário

Realmente é complicado fazer a transcrição,mas ainda ,penso eu,consegui ler o seguinte:

freguesia moradora ......... ......... procurador José Luiz da Silva por sua procuração ........ natureza(ou naturais?)


Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Quem por favor decifra o nome da mae?

#306691 | roz | 24 mai 2012 19:44 | Em resposta a: #305843

Caro A. Luciano

Se nao se importasse vinha outra vez recorrer 'a sua amabilidade para a leitura de um assento. Encontrei o obito deste Manuel mas ao fim esta' dificil por haver tinta trespassada. 'E mais um "adivinhar" mas talvez pelo sentido consiga perceber.

'E o 2.o 'a esquerda. http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3657603 m0943.TIF

"Aos 11/8/1750 faleceu Manuel de Oliveira casado que era com D. Teresa Maria ...... moradores na Rua Direita que vai para S. Joao da Praca nesta freguesia, nao recebeu os sacramentos por causa de um acidente repentino que o privou da vida. Foi sepultado nos covais de Nossa Senhora da Piedade (?) ..... ..... nos claustros desta igreja".

Desde ja grata.
Os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 19:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen