Ignácio Álvares Pereira - Rio de Janeiro Aprox. 1750

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil | Famílias

Ignácio Álvares Pereira - Rio de Janeiro Aprox. 1750

#305833 | Peña Rey | 14 mai 2012 19:38

Confrades:
Peço informação para localizar registros de familia de IGNÁCIO ÁLVARES PEREIRA (Rio de Janeiro) referido no assento de batismo abaixo, como pai de JOSÉ ÁLVARES PEREIRA (Curitiba) e avô paterno de FRANCISCO, batizado em São Francisco do Sul em 1797. Posso adiantar que Francisco é filho do segundo casamento de José Álvares Pereira, que ficou viúvo em 1788 de Anna Pereira da Silva.
Gostaria de obter o casamento de Ignácio Álvares Pereira com Maria Gonçalves de Jesus.
.
06/02/1797 – Em São Francisco do Sul - Batismo de Francisco, filho legitimo de José Álvares Pereira, natural de Curitiba e sua mulher Luciana Antonia, de São Francisco do Sul, avós paternos Ignacio Álvares Pereira da cidade do Rio de Janeiro e Maria Gonçalves de Jesus de Curitiba e avós maternos Domingos Alvares Lisboa e Ana Dias Buena ambos de São Francisco do Sul.
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-9834-12801-49?cc=1719212&wc=MMLV-3K3:1892483731
.
Agradecido,
Clovis Pena - clovispena@hotmail.com

Resposta

Link directo:

casamento

#305851 | evieira | 14 mai 2012 21:47 | Em resposta a: #305833

Caro Clovis Pena,

vila de Curitiba, casamentos:
14.2.1752
Inácio Álvares Pereira, nat. Rio de Janeiro, filho de José Álvares Pereira e Bárbara Maria;
com Maria Gonçalves, desta freguesia, filha de António da Cunha Pinto e Maria de Alvarenga.
Testemunhas: Manuel Gomes de Matos e José Rodrigues Lanhoso

Espero ter ajudado.
Cmps,
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: casamento

#305861 | Peña Rey | 14 mai 2012 22:29 | Em resposta a: #305851

Muito grato prezado E. Simões. Uma agradável surpresa! Sua ajuda foi concreta e me mostra uma novidade que não sabia, mesmo morando aqui em Curitiba. Agora vou adiante !!
Um abraço !
Clovis Pena

Resposta

Link directo:

RE: casamento

#306037 | Peña Rey | 16 mai 2012 21:11 | Em resposta a: #305851

Caro E. Simões.
Fui vasculhar o Rio de Janeiro com a sua valiosa informação.
Procuro agora o casamento José Alvares Pereira com Isabel Rodrigues Pereira de Távora, com base na informação abaixo. Permita-me pedir se possível o seu auxílio .
.
COLÉGIO BRASILEIRO DE GENEALOGIA.
http://www.cbg.org.br/arquivos_genealogicos_o_01.html
.
Domingos Rodrigues Távora – Capitão (patente de nomeação), Livro II do Registro de Ordens Régias, datada de 14.12.1725 – fl. 46v.
Nota: Domingos Rodrigues de Távora, Capitão e, mais tarde, Tenente Coronel no Rio de Janeiro. Filho de José Alvares Pereira e de Isabel Rodrigues Pereira de Távora. Casado com Francisca Maurícia de Velasco, filha herdeira de José Pinto da Fonseca e Souza, Sargento Mor de Infantaria na Corte, e de Catarina Velasco.
.
Agradecido,
Clovis Pena
Curitiba, Brasil
clovispena@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: casamento

#306047 | stamaro | 16 mai 2012 22:50 | Em resposta a: #306037

Caro Clovis Pena,

Os registos do Rio de Janeiro estão disponíveis no familysearch, pode procurar livro a livro pelo casamento que pretende.
Por curiosidade, qual é a relação do José Álvares Pereira casado com Bárbara Maria com este (casado com Isabel Rodrigues)?

Cmps
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: casamento

#306051 | Peña Rey | 16 mai 2012 23:06 | Em resposta a: #306047

Caro E. Simões. Muito grato pela sua atenção. Creio que como iniciante devoter alguma limitação pois nada encontrei no familysearch em relação ao casamento.
Quanto a relação, é o objeto da checagem que estou fazendo. Há indícios fortes - nome, época e lugar. Mas há que ter a ligação conprovada entre os "José Álvares Pereira" que dentre os meus ancestrais mais novos tenho pelo menos mais dois (meu quarto avô e o neto dele) com o mesmo nome, no mesmo tronco um filho ou neto do outro.
.
Domingos Rodrigues Távora – Capitão (patente de nomeação), Livro II do Registro de Ordens Régias, datada de 14.12.1725 – fl. 46v.
Nota: Domingos Rodrigues de Távora, Capitão e, mais tarde, Tenente Coronel no Rio de Janeiro. Filho de José Alvares Pereira e de Isabel Rodrigues Pereira de Távora. Casado com Francisca Maurícia de Velasco, filha herdeira de José Pinto da Fonseca e Souza, Sargento Mor de Infantaria na Corte, e de Catarina Velasco.
.
COM:
vila de Curitiba, casamentos:
14.2.1752
Inácio Álvares Pereira, nat. Rio de Janeiro, filho de José Álvares Pereira e Bárbara Maria;
com Maria Gonçalves, desta freguesia, filha de António da Cunha Pinto e Maria de Alvarenga.
Testemunhas: Manuel Gomes de Matos e José Rodrigues Lanhoso
.
Fraternalmente grato.
Clovis

Resposta

Link directo:

RE: casamento

#306054 | stamaro | 16 mai 2012 23:33 | Em resposta a: #306051

Caro Clovis,

Neste link:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-14177-7117-13?cc=1719212&wc=MMLV-SZ3:1920918036#uri=https%3A%2F%2Fapi.familysearch.org%2Frecords%2Fwaypoint%2FMMLJ-5XC%3An235554840%3Fcc%3D1719212

Pode ver as paróquias do Rio que têm livros online. Como iniciante, deve dar prioridade e recuar primeiro a partir das fontes primárias - registos paroquiais. Penso que é melhor concentrar-se no casal José Rodrigues Pereira e Bárbara Maria em primeiro lugar, visto que são estes os seus antepassados.

Deve tentar encontrar o baptismo de Inácio, ou de outro irmão, nos livros do Rio. Só assim terá uma base sólida para prosseguir sua pesquisa. Comece a ver a partir de 1732, e vá recuando. O problema é que o Rio tem várias freguesias pelo que pode dar algum trabalho até achar alguma coisa. Mas é a única maneira.

Se ainda tiver alguma dúvida em relação ao método posso tentar ajudar. Mas a pesquisa terá de ser o Clovis a fazê-la.

Cmps
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: casamento

#306059 | Peña Rey | 16 mai 2012 23:51 | Em resposta a: #306054

Muito grato caro E. Simões. O cadastro dos livros do family search do Rio é um oceano e procuro um peixinho. Por isto coloco uma pesquisa "para o mundo" imagino a possibilidade (já aconteceu comigo) de alguem identificar a pessoa procurada em uma árvore já construida.
Estou assim pensando neste caso, pois a internet mostra vários famosos identificados - Alvarenga, Gonçalves, Lanhoso -e principalmente os Álvares Pereira.
Agradeço muito pelas orientações e estou bem ciente que o papel de vascular no varejo é meu embora em um tronco encontrei tudo editado e perfeito - várias gerações, em um livro.
Espero poder continuar desfrutando do prazer em conversar com o prezado confrade.
Clovis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 13:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen