Registos de Merelim, Braga

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Registos de Merelim, Braga

#306505 | Saba | 22 mai 2012 19:33

Caros Colegas (as),

Por acaso os registos de Merelim, Braga estao online?

Procuro um casamento anterior a 1849.

Obrigado.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#306558 | pachancho | 23 mai 2012 11:13 | Em resposta a: #306505

Estão sim, Luis Ramos. Tem que saber se é São Paio ou São Pedro (de Merelim), pode encontra-los aqui:

https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Fapi.familysearch.org%2Frecords%2Fwaypoint%2FMMLJ-JDB%3An8355346%3Fcc%3D1913410

Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#306575 | Saba | 23 mai 2012 14:27 | Em resposta a: #306558

Muito obrigado. E' S. Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#306989 | Forbes | 28 mai 2012 06:50 | Em resposta a: #306558

Cara Paula Peixoto

Pelo apelido vejo que a sua familia e daquelas paragens talvez de Merelim como a minha. Contacto porque numa breve investigacao que fiz acerca dos meus em Merelim cheguei a conclusao que ali sao quase todos aparentados e ate tenho ate uma avo Rosa Peixoto mas este ramo ainda nao aprofundei.

Cumprimentos
Jose Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#306990 | pachancho | 28 mai 2012 08:06 | Em resposta a: #306989

Caro José Bessa,

acertou, tenho dois ramos Peixoto, um deles é efectivamente de Merelim.

Cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#307045 | Forbes | 28 mai 2012 19:44 | Em resposta a: #306990

Boa noite

A minha familia e ali dali e a nossa casa fica na ultimamente batizada Rua de Ruaes 10 casa do Porto tambem conhecida pela do jose Julio(da Costa) ou Forbes Costa. Tambem ali se cruzam uns Ferreira que penso serem parentes do Visconde de Ruaes da Quinta de Ruaes.

Obrigado
Jose Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#307048 | casadalage | 28 mai 2012 20:44 | Em resposta a: #306990

Cara Paula Peixoto,

Gostaria de saber se algum dos dois ramos de Peixoto a que se refere está relacionado com o trabalho que publiquei na revista da Associação Portuguesa de Genealogia "Raízes & Memórias" n.º 26 de 2009.

Cumprimentos,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#307081 | pachancho | 29 mai 2012 08:28 | Em resposta a: #307045

Caro João Bessa,

esta minha trisavó Mariana Peixoto, casou com um Sequeira; um dos ramos Sequeira foi parar a Parada de Tibães ( que é o meu). Ainda hoje, tenho primos que vivem lá, nomeadamente Mario Sequeira, dono da Galeria com o mesmo nome, na Quinta da Igreja.
Quanto ao seu lado Peixoto, tem de ser mais investigado, para ver se cruza com o meu.

Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#307082 | pachancho | 29 mai 2012 08:32 | Em resposta a: #307048

Caro José Adolfo Azevedo,

lamento não poder ajudá-lo, mas não conheço o trabalho em questão.

Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#307084 | casadalage | 29 mai 2012 10:30 | Em resposta a: #307082

Cara Paula Peixoto,

Se me indicar um endereço, terei muito gosto em lhe enviar uma separata.

Cumprimentos,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#307136 | IsabelFont | 30 mai 2012 00:15 | Em resposta a: #307081

Cara confreira Paula,

Há muito que não a via ou lia por aqui.
Coincidentemente tenho um avoengo de seu nome Bento Gomes Peixoto, nascido em São Payo de Merelim, junto a Braga, couto de Tibães provavelmente entre 1665/1670 (já que uma filha nasceu em 1691), e que casou com Catarina Salgado Barreto ( Peixoto ?) não sei quando(?). Será que por acaso não se cruzou com tal personagem?
Não consigo avançar pq não sei os nomes dos Pais. Só sei que dever ter tido uma irmã Brígida Peixoto.
Estesa dados foram recolhidos num processo de FSO.
Mas não consegui mais.

Curiosamente já tentei procurar naqueles registos do Family Search, mas há tantos Bento's naquela época que se torna difícil!
Se me puder ajudar, é evidente que lhe fico grata.

Cumprimentos de
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#307253 | pachancho | 01 jun 2012 07:32 | Em resposta a: #307136

Cara Isabel,

infelizmente, não tenho as pessoa que procura na minha base de dados, mas ficarei atenta e caso encontre algo, aviso-a. Pena que não sabe o nome dos pais.

Cumprimentos,
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#307254 | pachancho | 01 jun 2012 07:34 | Em resposta a: #307084

Caro José Adolfo,
por uma questão de privacidade, se não for pedir muito, peço-lhe que solicite ao moderador o meu email. Obrigada

Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#310177 | AntonioGonçalves | 14 jul 2012 12:47 | Em resposta a: #307136

Cara Maria Isabel


Não tendo elementos do que procura, em Merelim: S. Pedro ou Sampaio, informo-a que pode consultar o Blog:

http://origenshc.blogspot.com

Que a poderá ajudar, dado que tem toda a população dessas freguesias, dentro de um determinado período temporal.


Melhores cumprimentos e bom fim de semana

Antonio Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#310282 | Forbes | 16 jul 2012 15:43 | Em resposta a: #307081

Boa tarde Paula


Ainda sobre esta questao estes Sequeira seriam de S. Miguel de Frossos?


Obrigado
Jose Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#310283 | Forbes | 16 jul 2012 16:22 | Em resposta a: #310282

Desculpe mais uma vez Paula


Nos seus estudos la para tras nos principios do sec. XVIII nao lhe aparece um Dionisio Peixoto?


Obrigado mais uma vez

Jose Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#310284 | Forbes | 16 jul 2012 16:26 | Em resposta a: #310283

Este era irmao de um Cipriano Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#310323 | pachancho | 17 jul 2012 08:41 | Em resposta a: #310282

Bom dia, João Bessa

os meus Sequeira, são oriundos da freguesia de Sequeira, Braga. Depois foram para Merelim, São Jerónimo de Real e de seguida para Parada de Tibães (por casamentos).

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#310325 | pachancho | 17 jul 2012 08:46 | Em resposta a: #310284

Não tenho Dionisio nem Cipriano Peixoto, por linha directa, pode ser que apareçam como colaterais

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#310335 | IsabelFont | 17 jul 2012 15:30 | Em resposta a: #310177

Boa tarde caro confrade,

Fui alertada por um primo meu de que me teria dado uma dica sobre gentes de Merelim.

Muito obrigada. Infelizmente ainda lá não encontrei o Bento Gomes Peixoto, cujo padrinho era um tal Bento Gomes, mas cujos Pais desconheço quem foram. Era de São Paio de Marelim - couto de Tibães, segundo um processo de Habilitação para FSO, mas não tinha dados sobre a sua filiação. Era meu avô em oitavo grau e, não tenho como ir mais para trás!

Mas tive a sorte de no seu blogue encontrar algo do meu lado materno, que tem a ver com pessoas de Covide - já tinha alguns dados e lá encontrei mais. Gostei muito!

E agora ainda faltam os "Araújo Regalo" que depois se transforma em "Araújo Lanhoso" (?); um Padre Diogo da Costa, de Verim (Póvoa de Lanhoso) da casa de Sarola de Cima (?) que segundo a informação que me deram, casa ou vive com Maria de Freitas, donde descendem alguns ancestrais meus também maternos.

Enfim, este é um mundo infinito.
Obrigada pela sua ajuda.
Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#310341 | AntonioGonçalves | 17 jul 2012 16:28 | Em resposta a: #310335

Boa tarde, Dº Maria Isabel

Quanto ao casamento de que fala, está aqui, os restantes elementos sobre ele 'Bento Gomes' possivelmente só em Panoias

- Bento Gomes Peixoto, filho de João Gomes e Catherina Francisca, falecidos, penelas, Panoias (casou em 15.7.1699, com Isabel Peixoto, filha de Antonio Peixoto e Isabel Luis, todos desta, T. Inacio Dias, Panoias, Manoel Correia, Bento Dias e Gregorio Francisco, todos Sampaio da Ponte, Padre Inacio Taborda Soares, reitor)

Nesta freguesia de Sampaio de Merelim, é que poderá prosseguir com os elementos de Isabel Peixoto


Muitos cumprimentos

Antonio Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#310380 | IsabelFont | 19 jul 2012 08:01 | Em resposta a: #310341

Bom dia Caro Confrade
António Gonçalves!

Muitíssimo obrigada pela sua informação; mas poder-me-á dizer onde posso encontrar o respectivo assento de baptismo, ou seja, onde o encontrou?
Eu procurei no assentos dos Mormons, que nem sempre estão acessíveis e não encontrei!
Agradeço imenso a sua informação.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#310381 | IsabelFont | 19 jul 2012 08:57 | Em resposta a: #310341

Bom dia Caro Confrade
António Gonçalves

(continuação)

Desculpe, mas há bocado, esqueci-me de dizer que o meu "avô" Bento Gomes Peixoto casou com Catarina Salgado Barreto Peixoto; Sei isto por informação constante de um processo de justificação de nobreza de um neto; este casamento deveria estar na freguesia da noiva - Sta Maria d'Emeres - Valpaços; Mas não a encontramos (nem eu nem um primo meu); Apenas sei o nome da filha - Anastácia Gomes Peixoto Barreto Salgado - que consta no mesmo processo bem como a sua data de nascimento.
Daí que me dá ideia que o Bento que refere não é o mesmo, ou então é outro casamento?!
Esta a razão pela qual gostaria de conhecer a sua fonte.
Por outro lado, no tal processo de FSO referido na outra mensagem e que consultei na TT refere uma tal Brígida que salvo erro era tia ou irmã dele (agora de cor não me lembro!).
Mais uma vez obrigada
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#310382 | casadalage | 19 jul 2012 12:04 | Em resposta a: #310381

Caros Confrades,

Os Peixotos que proliferaram em Merelim (S. Pedro e S. Paio) e freguesias visinhas são descendentes do Padre Vasco Peixoto de Magalhães, ou de Francisco Peixoto dos Guimarães (escrivão da Câmara de Braga).
Este Francisco teve filhos de várias mulheres. Uma delas deve ter usado o apelido Francisco e a sua descendência usou: umas vezes, apenas o apelido Francisco; outras vezes, apenas o apelido Peixoto; e muito raramente, usaram os apelidos Francisco Peixoto.
Neste momento, estou interessado nesta descendência ilegítima de Francisco Peixoto dos Guimarães.
Se algum confrade tiver elementos que me possa dispensar, fico agradecido.
Melhores cumprimentos,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#310388 | AntonioGonçalves | 19 jul 2012 14:26 | Em resposta a: #310381

Prezada Maria Isabel


Em relação ao casamento de Bento Gomes Peixoto, que casou com Isabel Peixoto, o mesmo casamento realiza-se em Sampaio da Ponte de Prado ou Sampaio de Merelim e consta na sequência lógica de todos os casamentos da referida freguesia.
Como referi anteriormente, neste casamento a noiva é desta freguesia de Sampaio e ele de S. Maria de Panoias.
Não há indícios de terem feito vida nesta freguesia, como o contraente era de Panoias, só com a consulta dos livros desta se poderá concluir se tem descendência ou não nela.
Como era vulgar naquele tempo poderia ter-se deslocado para outras partes e por falecimento da Isabel Peixoto, ter feito novo casamento, mas esta última parte apenas estou a especular.

Se eventualmente consultar nos livros de Panoias, irei estar atento a este assunto, mas desde já a alerto que não será a curso prazo.

É tudo o que tenho a dizer sobre o mesmo.

Melhores cumprimentos

António Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#310400 | pachancho | 19 jul 2012 18:35 | Em resposta a: #310382

Caro José Adolfo,

Quando se refere ao Padre Vasco Peixoto de Magalhães e Francisco Peixoto dos Guimarães, está a falar em que ano (+-)?

Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#310412 | AntonioGonçalves | 19 jul 2012 21:45 | Em resposta a: #310400

Prezados confrades


Sem pretender intrometer-me no Vosso diálogo, aproveito para indicar - data e personagens possíveis :


- Antonio Peixoto, filho do Padre Vasco Peixoto, Dume e Leonor Antunes, S. Estevão de Geraz, Lanhoso (casou em 8.10.1698, com Maria Peixoto, filha de Domingos Peixoto e Francisca Dias, Sampaio de Merlim, couto de Tibães, T. Lucas Domingues, Manoel Luis, Domingos Luis, todos desta, Padre Inacio Taborda Soares, reitor)


Melhores cumprimentos

Antonio Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Merelim, Braga

#310419 | casadalage | 19 jul 2012 23:23 | Em resposta a: #310412

Exatamente!
Antonio Peixoto (filho do Padre Vasco Peixoto de Magalhães) e sua mulher Maria Peixoto (que julgo descender de Francisco Peixoto dos Guimarães), são meus antepassados.
Como os paroquiais das freguesias que consultei não me permitem documentar a ligação de Maria Peixoto a Francisco Peixoto dos Guimarães, que deve ter descendência de uma senhora de apelido Francisco por volta de 1580, pode ser que algum dos confrades tenho encontrado alguma pista noutra fonte documental, como por exemplo nos prazos do Mitra/Cabido.
Por isso, aqui deixo novamente o pedido de ajuda.
Melhores cumprimentos,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#347609 | anav | 24 jun 2014 03:20 | Em resposta a: #306505

Caro José Bessa,
passaram-se já dois anos desde que foi aberto o tema dos Peixotos de Merelim....
Esse Dionisio Peixoto a que se refere é também meu antepassado; seremos pois ainda parentes!
Se ainda estiver interessado, tenho a ascendencia.


Cumprimentos
Ana Vieira


Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#347663 | Forbes | 26 jun 2014 13:16 | Em resposta a: #306505

Cara Ana

E uma agradavel surpresa a sua mensagem. Claro que estou muito interessado, se quizer fazer o favor de me ceder esses dados fico agradecido. Portanto uma grande familia :)
O meu mail e josefbessa@sapo.pt

Muito obrigado pela sua lembeanca

Cumprimentos

Jose Bessa

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#347668 | casadalage | 26 jun 2014 19:15 | Em resposta a: #306505

Caros Confrades,
Descendo de três Peixotos, dos quais só consegui identificar um:
- António Peixoto, filho do Padre Vasco Peixoto de Magalhães, cujo registo de baptismo não encontro;
- sua mulher Maria Peixoto (baptisada em S. Paio de Merelim a 28/09/1670), com quem casou em S. Paio de Merelim a 08/10/1698, filha de Domingos Peixoto (que não consegui identificar) e de sua mulher Francisca Dias;
- Isabel Peixoto, baptisada em Palmeira a 01/11/1632, filha de Domingos Peixoto e de s.m. Maria Gonçalves (casados em Palmeira a 10/02/1630), neta paterna de Sebastião Afonso e de Madalena Francisca de S. Paio da Ponte(Também não consegui identificar a origem deste Peixoto).
Se algum dos confrades tiver elementos que me possam ajudar, fico muito grato,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#347682 | IsabelFont | 27 jun 2014 01:20 | Em resposta a: #306505

Esta resposta, onde diz "Cara Ana" veio parar a mim - Isabel -, só que tb eu estou interessada nos Peixotos, pois tenho como ascendente Bento Gomes Peixoto, que casou com Catarina Salgado Barreto, e que tiveram em 16/02/1691 uma filha Anastácia Gomes Peixoto Barreto Salgado, nascida em Santa Maria de Emeres.
Interessa-me pois saber a ascendência de Bento Gomes Peixoto, natural de São Payo de Merelim e que foi mestre oficial de carpinteiro segundo alguns testemunhas disseram no processo de Habilitação para o Santo Ofício de seu neto António Gomes Salgado.

Alguém me pode ajudar nesta ascendência, para a qual não encontro registos paroquiais?

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#347711 | AntonioGonçalves | 27 jun 2014 19:57 | Em resposta a: #306505

Prezada Maria Isabel

Tenho este assento de casamento, que penso que poderá ser o seu Bento Gomes Peixoto, natural de Sampaio de Merelim:

- Bento Gomes Peixoto, filho de João Gomes e Catherina Francisca, falecidos, penelas, Panoias (casou em 15.7.1699, com Isabel Peixoto, filha de Antonio Peixoto e Isabel Luis, todos desta, T. Inacio Dias, Panoias, Manoel Correia, Bento Dias e Gregorio Francisco, todos Sampaio da Ponte, Padre Inacio Taborda Soares, reitor)

No entanto ele casa em data posterior aquela que mencionou, analise ...

Aproveito para responder ao Senhor Jose Adolfo Azevedo, que é o seguinte;

Ao 1º ponto, o referido Padre Vasco, casa 2 filhos, filhos da mesma Leonor Antunes, natural de S. Estevão de Geraz, como ainda não fiz o levantamento dessa freguesia, não lhe poderei dar elementos, pois não sei se ela os baptizou em S. Estevão ou em outra freguesia, pois dar a entender que seguiu o referido Padre Vasco

Quanto ao 2º e 3º ponto, estou com alguma convicção que a freguesia de S. Maria de Panoias, poderá a ajudar a esclarecer a origem de alguns Peixoto's, contudo, não não fiz esse levantamento, eis a razão de não lhe ter respondido, por não tinha mais elementos alem daqueles que poderá encontrar no blog - Herois do Homem e Cavado.

Melhores cumprimentos e bom fim de semana

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#347713 | casadalage | 27 jun 2014 20:29 | Em resposta a: #306505

Caros Confrades,

Aqui deixo o levantamento que fiz e as conclusões/interrogações a que cheguei:

Peixotos de Panoias

1 – Catarina Francisco Peixoto c.c. João Gomes e viveram no lugar de penelas da freguesia de Panoias do couto de Tibães. Tiveram:
1.1 – Maria Gomes Peixoto, bap. em Panoias a 30/09/1629 sendo padrinhos Bento Dias e Maria Peixoto mulher de Gonçalo Gomes moradores em S. Pedro de Merelim. Casou em Panoias a 07/04/1649 c. João da Costa (filho de Domingos da costa e s.m. Maria Correia moradores em S. Paio de Merelim) sendo testemunhas Bento Dias, Leonardo Peixoto e Geraldo ?;
1.2 – João, bap. em Panoias a 29/09/1632 sendo padrinhos António solteiro (filho de Domingos dias do eido) e Maria Correia mulher de Bento dias;
1.3 – António, bap. em Panoias a 09/12/1634 sendo padrinhos Gonçalo Gomes do lugar da estrada da freg. de S. Pedro de Merelim e Ana Francisco mulher de Francisco Gomes do eido;
1.4 – Anastácia, bap. em Panoias a 20/04/1636 sendo padrinhos Domingos Gomes e Maria solteira filha de Francisco Gomes do eido;
1.5 – Catarina, bap. em Panoias a 06/02/1639 sendo padrinhos Gonçalo Gomes de S. Pedro de Merelim e Catarina solteira filha de Pero Fernandes da bemposta (S. Paio da Parada);
1.6 – Bento Gomes Peixoto, bap. em Panoias a 17/07/1644 sendo padrinhos Tomé Gomes e Maria Fernandes mulher de Leonardo Peixoto, todos de Panoias. Casou em S. Paio de Merelim a 15/07/1699 c. Isabel Peixoto (filha de António Peixoto e s.m. Isabel Luís) sendo testemunhas Inacio Dias de Panoias, Manoel Correia, Bento Dias e Gregorio Francisco de S. Paio de Merelim;

2 – Ana Francisco Peixoto c.c. Pero Fernandes e viveram no lugar do sobrado da freguesia de Panoias do couto de Tibães. Tiveram:
2.1 – Maria Francisco Peixoto, casou em Panoias com Bento Gomes (filho de Pero Fernandes e s.m. Ana Gomes) sendo testemunhas André da Costa tabelião do Couto de Tibães, Mateus Rodrigues de Mire de Tibães e Gonçalo Jorge de Panoias. Viveram no lugar do sobrado, onde tiveram:
2.1.1 – João, bap. em Panoias a 20/01/1630 sendo padrinhos Domingos Fernandes, criado dos frades do mosteiro de Tibães, e Isabel Gomes, solteira, filha de Pero Fernandes da bemposta (S. Paio da Parada), irmã do pai do baptisado;
2.1.2 – Maria, bap. em Panoias a 13/04/1632 sendo padrinhos Miguel António mercador e morador na cidade de Braga e a mulher de André Fernandes ferreiro da freguesia de S. Paio de Merelim;
2.1.3 – Tomás, bap. em Panoias a 12/03/1636 sendo padrinho Adrião da Costa de S. Paio de Merelim;
2.1.4 – Anastácia, bap. em Panoias a 29/05/1639 sendo padrinhos Diogo Gomes de S. Paio da Parada e ? Peixoto mulher de André Fernandes de S. Paio de Merelim cunhada de Bento Gomes;
2.1.5 – António, bap. em Panoias a 08/09/1647 sendo padrinhos António Fernandes morador á porta da igreja de S. João de Semelhe e Catarina Gomes mulher de João Gonçalves da bemposta (S. Paio da Parada) irmã do pai do baptisado;
2.1.6 – Maria, bap. em Panoias a 24/10/1650 sendo padrinhos Bento Campos morador na Rua dos Biscaínhos da cidade de Braga e Maria Peixoto mulher de Gonçalo Gomes moradores em S. Pedro de Merelim
2.1.7 – Diogo, bap. em Panoias a 08/05/1658

3 – Isabel Francisco c.c. Domingos Lourenço. Viveram no lugar do Sobrado e tiveram:
3.1 – Maria Peixoto, teve do Padre Sebastião Carvalho a:
3.1.1 – Leonardo Peixoto, que casou em Panoias a 30/07/1640 com Maria Gomes (filha de António Fernandes Lima e s.m. Maria Gomes) do lugar de penelos sendo testemunhas Bento dias de penelos, João Gomes, Geraldo Gonçalves do Padrão e João Luis sapateiro de S. Paio.
A 01/11/1627 Maria Peixoto casou em Panoias com Gonçalo Gomes viúvo de Vila nova (filho de Mateus Gomes e s.m. Catarina João)

4 – Ana Francisco c.c. Francisco Gomes e viveram no lugar do eido onde tiveram:
4.1 – Anastácia, bap. em Panoias a 30/09/1635 sendo padrinhos Bento Gomes de S. Paio de Parada e Maria Peixoto mulher de Bento Gomes do sobrado.

5 – Maria Peixoto (falecida em Panoias a 15/02/1677) c.c. Geraldo Gomes. Viveram no lugar do eido onde tiveram:
5.1 – Manuel, bap. em Panoias a 27/10/1657 sendo padrinhos Manuel da freg. de S. Paio de Merelim e Ana filha de Agostinho da Costa
5.2 – Francisca, bap. em Panoias a 25/05/1662
5.3 – Isabel, bap. em Panoias a 17/08/1665 sendo padrinhos Bento de Campos, solteiro, filho de Bento de Campos desta freg. e Helena solteira filha de Domingos Gonçalves
5.4 – Domingos, bap. em Panoias a 09/12/1668 sendo padrinhos Domingos, solteiro, filho de Sebastião Afonso de agrafonte (?) freg. de Santa Maria de Mire e Maria Francisco mulher de Bento Peixoto de galgueiro freg. de S. paio de Merelim

6 – Catarina Peixoto c.c. Francisco Gonçalves. Viveram na pontesinha onde tiveram:
6.1 – Francisco, bap. em Panoias a 09/10/1664 sendo padrinhos o Rev.do Padre João Gomes e Francisca, solteira, filha de Rafael da Silva ambos desta freg.

7 – Madalena Francisco c.c. ?. Viveram no sobrado onde tiveram:
7.1 – Marta, bap. em Panoias a 26/03/1589 sendo padrinhos Domingos, solteiro, filho de Pero Gonçalves Campos e Isabel filha de Gonçalo Francisco do sobrado.


Peixotos de S. Paio de Merelim

1 - Sebastião Francisco (fal. 27/03/1652) c.c. Isabel Antónia e tiveram:
1.1 – Maria Francisca Peixoto, bap. a 18/04/1615 e casada a 10/02/1627 c. Gonçalo Simões;
1.2 – Sebastião, bap. em 1617;
1.3 – Gonçalo, bap. a 20/07/1621 sendo madrinha Madalena Francisca mulher de Sebastião Afonso.

2 – Madalena Francisca (fal. 20/07/1628 no lugar da Quintã) c.c. António Afonso e tiveram:
2.1 – Maria Francisca, casada a 23/01/1627 c. António Correia de S. Paio de Merelim;
2.2 – Isabel Peixoto, bap. a 24/10/1609, casou a 13/01/1630 c. Sebastião Vaz (filho de Sebastião Vaz e Ana Antónia, solteira) da Rua dos Pelames da freg. de S. Victor;
2.3 – Catarina Peixoto, c. a 24/04/1634 c. Sebastião Ribeiro (filho de Diogo Marques e Catarina Gonçalves) de Dume.

3 – Madalena Francisca ( fal. 22/01/1635 no lugar da Quintã) c.c. Sebastião Afonso e tiveram:
3.1 – Maria Francisca, casada a 19/09/1624 c. Gonçalo Domingues (filho de Gonçalo Domingues e Ana Azevedo) de Palmeira;
3.2 – António, bap. a 15/10/1609;
3.3 – Domingos Peixoto, casado a 10/02/1630 c. Maria Gonçalves (filha de Gonçalo Rodrigues e Catarina Pires) de Palmeira;
3.4 – Catarina, bap. a 08/04/1612.

Estes dados levam-me às seguintes reflexões:
- Sebastião Francisco e as duas Madalenas Franciscas são contemporâneos e elas viviam no mesmo lugar, o que me leva a pensar que uma delas poderia ser irmã de Sebastião Francisco e a outra, provavelmente, prima em 1º grau;
- Madalena Francisca, mulher de Sebastião Afonso, foi madrinha de Gonçalo, filho de Sebastião Francisco. Seriam irmãos;
- Uma das Madalenas casou com António Afonso e a outra com Sebastião Afonso. Seriam irmãos?
- Os três tiveram uma filha Maria Francisca.
- Se eram primos em 1º grau, tiveram um avô comum. seria esse avô comum o Francisco Peixoto dos Guimarães? Ou um dos seus irmãos?

Será que uma análise aos prazos a Mitra ajudaria a esclarecer estas dúvidas? Haverá algum prazo da Quintã?



Francisco Peixoto dos Guimarães teve:
1 – Margarida, bap. em S. Pedro de Merelim a 15/05/1618, filha de Maria solteira filha de Catarina Pires do penedo, sendo padrinhos Simão Gonçalves e sua irmã Maria Tinoco;
2 – Francisco, bap. em Panoias a 08/02/1619, filho de Potenciana de Araújo de S. João do Souto, sendo padrinhos Bartolomeu Fernandes e Justa Moura da mesma cidade.

Se o Peixoto é o mesmo, as mães são diferentes, quer pela cronologia, quer pelo facto de os de S. Paio de Merelim usarem o sobrenome de Francisco.

Na esperança que esta partilha de elementos nos possa ser útil a todos, despeço-me com os melhores cumprimentos,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#347737 | anav | 28 jun 2014 16:58 | Em resposta a: #306505

Caros colegas,

mais um complemento para a futura compreensão dos nossos Peixotos. No caso dos meus ascendentes, ainda não sei de onde vem o apelido...

Salvador de Miranda, nn em Braga(segundo consta embora eu não tenha encontrado ainda, nem o nascimento, nem o casamento), casa com Gregória de Campos ( em alguns documentos Gregória Francisca). Vive em Penelas, freguesia de Panoias. Faleceu em 1690 em Panoias.
Os filhos de Salvador de Miranda adoptaram o apelido Peixoto ou Peixoto de Miranda para alguns. Ainda não descobri a proveniencia do nome. Podemos talvez imaginar que a mãe tivesse esse apelido...

1-Rufina Peixoto, nn em ………… cc em 1673 em Panoias com Francisco Peixoto. No acto de casamento a filiaçao do noivo Francisco Peixoto não é referida ; diz sómente que é da freguesia.
2- Joana Peixoto nn…….. Casa com Gregório Pinheiro e reside na rua dos Chãos de Cima (S. Vitor). Tem descendencia em Braga (S. Vitor)
3-Maria nn 1632 em Penelas Panoias
4 –Domingos de Miranda ou Domingos Peixoto de Miranda nn 1635 Penelas . Clérigo de missa, hábito de S. Pedro. Residiu em casa de sua irmã Joana Peixoto na rua dos Chãos de Cima, Freguesia de S.Vitor em Braga. Teve pelo menos uma filha natural com uma senhora da freguesia de Cabaços chamada Madalena Peixoto que casa em S. Pedro em 1706 com Francisco Domingues, morador em S. Paio de Merelim. Faleceu em Braga (S. vitor em 1691)
6- João nn 1638
7 – Madalena Peixoto, nn 1646 vive com os pais em Penelas até estes morrerem e após a morte deles vai viver com a irmã Rufina em S. Pedro de Merelim (solteira).

Geração II
Rufina Peixoto cc Francisco Peixoto em Panoias (Penelas) em 1673, Residem em S. Pedro de Merelim no lugar da estrada do Carmo. Os dois primeiros filhos do casal são baptizados em Panoias, podemos supor que tenham lá vivido alguns anos antes de se instalarem em S. Pedro.
1. Cipriano Peixoto de Miranda bb em Panoias 1674. Casou em S. Paio com Ursula da Silva. Deixou descendencia no lugar da estrada em SPaio, da qual eu descendo .
2. José Peixoto de Miranda bb em Panoias em 1675. Casa em 1703 em S. Victor com Leonarda Peixoto, sua prima direita ; Leonarda, filha de Joana Peixoto e Gregório Pinheiro da rua dos Chãos. Têm pelo menos uma filha que foi baptizada na freguesia da lage.
3. Jacinto Peixoto bb26/06/1678, solteiro. Teve um filho natural baptizado e S. Paio em 1703; António, filho de Maria de Barros, solteira, do lugar da estrada.
4.Teresa, bb em Braga S. Vitor 1681
5. Francisco bb 24/03/1682
6. Marinha, bb 09/ 04/ 1685 em S. Pedro de Merelim
7. Luisa Peixoto, BB em S. Pedro de Merelim em 1688 Casa com António Machado de Amares ; na altura residente em S. Paio no lugar da ponte. Vive muito tempo na Lage (vila verde) tem descendencia.

Cumprimentos

Ana vieira

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#388894 | Forbes | 31 jan 2018 11:03 | Em resposta a: #347609

Cara Ana Vieira

Passou ja muito tempo sobre os nossos contactos...Acontece que o mail que lhe dei ha muito foi bloqueado e nao o recuperei e por puro descuido tudo o que me mandou se perdeu!!
Se ainda estiver com vontade de falar sobre este topico pode p.f. enviar-me mensagem para jfbessa61@gmail.com ?


Grato desde ja

Jose Bessa

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#435489 | Clarissapb | 02 ago 2021 21:15 | Em resposta a: #306505

Meu bisavô se chamava Manoel Peixoto, neto de João Peixoto Netto e Catharina de Abreu, naturais de São Paio de Merelim.
Gostaria de saber mais a respeito.
Há algum site em que posso pesquisar?

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#435490 | Clarissapb | 02 ago 2021 21:15 | Em resposta a: #306505

Meu bisavô se chamava Manoel Peixoto, neto de João Peixoto Netto e Catharina de Abreu, naturais de São Paio de Merelim.
Gostaria de saber mais a respeito.
Há algum site em que posso pesquisar?

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#435502 | Forbes | 04 ago 2021 09:21 | Em resposta a: #307048

Bom dia

Tambem sou descendente desses Peixoto mas esse não é o meu ramo; no entanto conheço alguem que é e estudou a familia.Vou falar-lhe nesta sua pergunta.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#435503 | Clarissapb | 04 ago 2021 11:35 | Em resposta a: #435502

Agradeço a disponibilidade.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#449907 | tpeixoto78 | 10 set 2023 00:21 | Em resposta a: #310283

Bom dia senhor
Sou francês filho de emigrante. Consegui o meu árvore familiar e tb encontrei um Dionísio e um Cipriano. O meu pai nasceu em merelim são paio, filho de Francisco Duarte Peixoto e Elisa Peixoto. Tal vez os conhece?
Parece que somo parentes ????
Gostei muito as pesquisas mas não consigo ir mais para atrás o Cipriano. Sabe mais antes destes?
Obriago pela resposta.
Prazer falar com você e conhecer mais.
Thomas Peixoto

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#449951 | anav | 12 set 2023 05:21 | Em resposta a: #435490

Caara Clarissa

Eu sou também descendente da Catarina de Abreu e de Joao Peixoto Neto. Eles eram meus trisavos.

Gostaria que me indicasse os nomes que tem, pode ser? Ainda somos primas!

Se tiver interessada tenho a ascendencia.

Ana

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#449952 | anav | 12 set 2023 05:24 | Em resposta a: #449907

Caro Thomas,
enviei-lhe um mail com as informacoes de que disponho.

Ana

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#449953 | Clarissapb | 12 set 2023 09:09 | Em resposta a: #449951

Bom dia, Ana!
Enviei mensagem no privado.
Sou neta de Manoel Peixoto Filho, filho de Manoel Peixoto e Carlota de Jesus Peixoto.
Manoel Peixoto, nascido em São Paio de Merelim, era filho de José Peixoto e Rosa Alves e neto de Joáo Peixoto Neto e Catharina de Abreu.
Aguardo resposta.
Agradeço desde já,

Clarissa

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#449957 | Forbes | 12 set 2023 10:31 | Em resposta a: #306505

Cara Prima

Esoero estêja tudo bem contigo!

Abraço
José Bessa

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#449959 | anav | 12 set 2023 12:35 | Em resposta a: #449957

Olà Zé, hà quanto tempo!

Retomo o estudo dos nossos avoengos. Estou a ver se consigo encontrar outras fontes de registo: -agora a coisa é séria!

Fico muito feliz por te saber por aqui.

Ficamos em contacto
Ana

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#452336 | tpeixoto78 | 01 fev 2024 19:27 | Em resposta a: #347737

Bom dia a todos,
encontrei o casamento de Salvador DE MIRANDA & Gregoria de Campos em MAXIMINOS, 21/09/1631 e batismo de Gregoria DE CAMPOS em PANOIAS 1606.

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#452341 | Forbes | 01 fev 2024 21:18 | Em resposta a: #306505

Olá

Então voltaste á investigação. Óptimo!

Beijos

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#453611 | Matheus Peixoto | 20 abr 2024 16:34 | Em resposta a: #306505

Olá a todos, me chamo Matheus e sou Brasileiro, natural do Rio de Janeiro. Recente o meu interesse por genealogia me fez chegar a esses Peixotos de Braga e Merelim.

Meu bisavô paterno emigrou com a família para o Brasil, e sempre soube que tinham um passado como pescadores em Portugal. De fato, encontrei que algumas gerações viveram no litoral, em Esposende (Fão),mas logo descobri a origem destes na região de Merelim S. Pedro e Frossos.

Esta é minha linhagem patrilinear direta e curiosamente a estrutura de batismo de todos os filhos homens me chama atenção pois em quase todos os ramos que consigo acompanhar segue-se a regra "[Prenome] FRANCISCO PEIXOTO". - Que se manteve até mesmo aqui no Brasil, inclusive com meu avô. Tenho muito interesse em investigar até onde isso remonta. Compartilharei aqui alguns dados na esperança de que possa encontrar outros também conhecedores ou interessados nestes Peixotos.

1928, Niterói, Brasil - JOSÉ FRANCISCO PEIXOTO - meu avô paterno

1904, Esposende, Portugal - ANTÔNIO FRANCISCO PEIXOTO (casou-se com uma brasileira)
1882, Esposende, Portugal - JOSÉ FRANCISCO PEIXOTO (casou-se com Balbina Pereira do Nascimento)
1852, Merelim, Portugal - JOÃO FRANCISCO PEIXOTO (casou-se com Anna do Sacramento da Silva)
(-----), Merelim, Portugal - MATHIAS FRANCISCO PEIXOTO (casou-se com Anna Alves)
(-----), Frossos, Portugal - DOMINGOS FRANCISCO PEIXOTO (casou-se com Maxima Maria)

Sei que há outros ramos deles no Brasil, em particular no Rio de Janeiro, Niterói e Brasília. Também sei de alguns que permaneceram em Braga e outros que emigraram para França.

Sobre estes que citei, tenho mais algumas informações, caso possa interessar ficaria grato em compartilhar.

Abraços a todos.

Resposta

Link directo:

Registos de Merelim, Braga

#453659 | AntonioGonçalves | 23 abr 2024 11:58 | Em resposta a: #453611

Prezado Peixoto !

A Ajuda é pequena, mas, a seguir envio, um casamento do Antonio, filho do Matias:

- Antonio Francisco Peixoto, 43 anos, ‘viuvo de Francisca Alves’, S. Pedro de Merelim, filho de Matias Francisco Peixoto e Ana Alves, S. Miguel de Frossos (casou, com dispensa de impedimento de 1º de afinidade licita, na igreja de Merelim, S. Pedro, em 15.4.1899, com Isabel Vilela, 43 anos, ‘viuva de Manoel Peixoto’, S. Pedro de Merelim, filha de Alexandre Alves e Antonia Vilela, S. Pedro de Merelim, T. Francisco Gonçalves, casado, proprietário, Jose Baptista, casado, ferreiro, ambos da estrada do carmo, S. Pedro de Merelim, Padre Antonio Maria da Luz Ferreira e Silva, reitor)


Os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 22:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen