Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Pessoas

Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#306563 | Cristiano Cardoso | 23 mai 2012 11:33

Caros Confrades,
Peço ajuda a algum confrade que tenha disponibilidade para fazer pesquisa na Leitura de Bachareis. Procuro o processo de António José de Meireles, 1814, Maço 41, N.º 06. Pretendia obter mais informações sobre este indivíduo natural de Covas, Lousada. Já fiz um pedido para a Torre do Tombo mas não me respondem.
Agradecia imenso a ajuda pois estou na fase final de um trabalho de investigação.
Cumprimentos,
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#306993 | Cristiano Cardoso | 28 mai 2012 09:17 | Em resposta a: #306563

Renovo pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#307267 | lmgp | 01 jun 2012 15:10 | Em resposta a: #306563

Caro Cristiano,

Quais as informações que precisa de saber em concreto?

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#307291 | Cristiano Cardoso | 01 jun 2012 23:06 | Em resposta a: #307267

Caro Luís Portela,

Nunca consultei uma habilitação para bacharel e por isso não tenho uma noção muito clara do que procuro. Como já tenho alguns dados familiares interessava-me essencialmente questões relacionadas com a formação obtida em Coimbra e o exercício de cargos públicos. Gostava de saber se o António José de Meireles foi aprovado na leitura de bachareis e se há informação acerca da sua actividade profissional.

Agradeço a sua resposta e toda a ajuda.

Com os melhores cumprimentos,
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#307460 | lmgp | 04 jun 2012 19:18 | Em resposta a: #307291

Caro Cristiano,

Estive a ver o processo no qual anotei algumas partes, como as seguintes:

" (...) formado na Faculdade de Leis pela Universidade de Coimbra (...) pretende habilitar-se para os lugares de letras (...)"

" (...) vários anos tem praticado (procedência ?) civil e criminal nos (scriptórios?) desta cidade com conhecida perícia e inteireza (studo?) igualmente servindo de acessor a vários (?) (...)"

" (...) Bacharel (...) livre de culpas (...)"

Nas transcrições (?), a palavra não está muito legível, mas também existem alguns termos técnicos de direito que eu não sei.

O processo começa com uma parte onde descrevem a filiação, a naturalidade do individuo e da sua esposa, depois tem um rol de testemunhas onde questionam as mesma acerca dos pais e avós do requerente. No fim do processo está o total de dinheiro pago pelo requerente para ser avaliado o seu processo.

Espero te-lo ajudado, apesar de algumas partes estarem incompletas.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#307518 | Cristiano Cardoso | 05 jun 2012 15:05 | Em resposta a: #307460

Caro Luís Portela,

Muito obrigado pela sua ajuda. Os dados que recolheu já me permitem perceber melhor o percurso académico e profissional. Não sei se teve oportunidade de verificar a filiação e naturalidade? Corresponde aos dados que mencionei na primeira mensagem?

Mais uma vez obrigado pela sua disponibilidade.

Com os melhores cumprimentos,
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#307533 | lmgp | 05 jun 2012 18:29 | Em resposta a: #307518

Caro Cristiano Cardoso,

Posso verificar essa filiação e os avós.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#307785 | lmgp | 09 jun 2012 17:47 | Em resposta a: #307518

Boa tarde Cristiano,

Em baixo está o que consegui retirar do documento, acerca da filiação e naturalidade:

(…) António José de Meireles natural da freguesia de S. João de Covas e domiciliado na cidade de Penafiel haverá dez anos, filho legítimo de António de Meireles da dita freguesia e de D. ª Ana Maria Ferreira Camelo da freguesia de S. João de Condeços, neto paterno de Manuel de Meireles (S. João de Covas) e de Maria de Sousa (Santiago de Zeutoza?); Neto Materno de Francisco Ferreira (S. João de Covas) e de Francisca Dias (S. Pedro de Raimondo?) tudo comarca do Porto. Casado com D. Gertrudes Soares de Melo natural de Penafiel, filha de Gonçalo José Soares (S. Eulália de Fafe) e de Rosa Maria de Melo (São Martinho de Mindelo?), neta paterna de João Soares (S. Bartolomeu de S. Gens) e de Sebastiana de Sá (S. Eulália de Fafe), neta materna de Inácio de Melo Pereira (S. Martinho do Mindelo?) e de Maria Teresa Oliveira (S. Bartolomeu de S. Gens), tudo da Comarca de Guimarães (…)

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#307804 | abribas | 09 jun 2012 23:18 | Em resposta a: #307518

Caro Cristiano
Sobre Manuel de Meireles (Freire) Cc Maria de Sousa, referido por Imgp no texto abaixo, tenho mais informação se interessar:

(…) António José de Meireles natural da freguesia de S. João de Covas e domiciliado na cidade de Penafiel haverá dez anos, filho legítimo de António de Meireles da dita freguesia e de D. ª Ana Maria Ferreira Camelo da freguesia de S. João de Condeços, neto paterno de Manuel de Meireles (S. João de Covas) e de Maria de Sousa (Santiago de Zeutoza?); Neto Materno de Francisco Ferreira (S. João de Covas) e de Francisca Dias (S. Pedro de Raimondo?) tudo comarca do Porto. Casado com D. Gertrudes Soares de Melo natural de Penafiel, filha de Gonçalo José Soares (S. Eulália de Fafe) e de Rosa Maria de Melo (São Martinho de Mindelo?), neta paterna de João Soares (S. Bartolomeu de S. Gens) e de Sebastiana de Sá (S. Eulália de Fafe), neta materna de Inácio de Melo Pereira (S. Martinho do Mindelo?) e de Maria Teresa Oliveira (S. Bartolomeu de S. Gens), tudo da Comarca de Guimarães (…)

Casaram a 9.6.1736 em Covas. O pai António nasceu 7.5.1742 em Covas.

Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#307907 | Cristiano Cardoso | 11 jun 2012 14:33 | Em resposta a: #307785

Caro Luís Portela,

Mais uma vez, o meu agradecimento pela sua ajuda. Confirma-se que é o António José de Meireles que procuro.

Os meus melhores cumprimentos, ao dispor,

Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#307909 | Cristiano Cardoso | 11 jun 2012 14:41 | Em resposta a: #307804

Caro António Ribas,

Obrigado pelas informações adicionais. Também encontrei o pai identificado pelo nome António de Meireles e Sousa. O Dr. António José de Meireles foi vereador da Câmara Municipal de Lousada no executivo de 1841-42. Faleceu em 1870 com mais de 90 anos. Ando à procura de uma fotografia deste antigo camarista. Se porventura tiver algum dado nesse sentido ficar-lhe-ia desde já muito grato.

Com os melhores cumprimentos,

Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#307938 | lmgp | 11 jun 2012 22:09 | Em resposta a: #307907

Caro Cristiano,

Nada. Bom trabalho.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#307949 | abribas | 12 jun 2012 00:32 | Em resposta a: #307909

Caro Cristiano
O pai, António de Meireles e Sousa (*1742,+17978), é irmão de minha avó Antónia de Meireles e Sousa (*1737), netos paternos do padre Bento de Meireles Freire (*1660,+1725) filho de Manuel de Meireles Freire (*1630,+1725), Senhor da quinta da Argonça, e de Catarina Pinto Ribeiro (*1639,+1722).
Sobre o Dr António José de Meireles nada sabia. Casou? tem datas dele?
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#308050 | Cristiano Cardoso | 12 jun 2012 22:49 | Em resposta a: #307949

Caro António Ribas,
Para além das informações que aqui foram deixadas pelo confrade Luís Portela que gentilmente consultou a habilitação para a Leitura de Bacharéis, tenho outras informações sobre o Dr. António José de Meireles, que tenho vindo a investigar e que resultarão numa pequena exposição que estará patente a partir de meados de Julho em Lousada.
No âmbito da mesma investigação procuro igualmente informações acerca de mais dois camaristas do mesmo executivo: José Joaquim de Meireles (casa do Bairro, Casais) e Bernardo António Brandão (casa de Além, Ordem). Penso que ambos serão seus antepassados ou parentes.
Se não se importar, contacte-me por favor para o meu mail: biface@gmail.com
Gostaria de trocar algumas impressões consigo e disponibilizar-lhe as informações que já recolhi.
Cumprimentos,
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#308059 | abribas | 12 jun 2012 23:46 | Em resposta a: #308050

Caro Cristiano
Um dos que se estará a referir é este http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=320207 do qual não encontro aqui cruzamento com a minha ascendência pelo que a relação familiar deste com o Dr. António José de Meireles será remota.
Já enviei mensagem para o seu email.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Torre do Tombo

#308118 | abribas | 13 jun 2012 16:47 | Em resposta a: #308050

Caro Cristiano, afinal vendo com mais cuidado existe relação familiar entre António José de Meireles e a esposa de José Joaquim de Meireles, Ana Carolina de Oliveira Pinto de Sousa de Meireles http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=320208 . Os bisavós são os irmãos Bento de Meireles Freire, dele, e Senhorinha de Meireles Freire, dela.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 set 2024, 20:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen