Coroa Mural

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Coroa Mural

#16196 | wagner | 24 jan 2002 13:02

Sou brasileiro e iniciante no estudo da heráldica.

Aqui no Brasil, a maioria dos brasões são baseados na heraldica portuguesa, devido à questão de nossa nacionalidade e contexto histórico com portugal.

A minha grande dúvida é quanto a coroa mural.

Para as cidades, na verdade a coroa mural são 5 ou 8 torres?

Não obtive nenhuma resposta concreta aqui no Brasil e gostaria de ter a certeza quanto a este tópico.

Desde já o meu muito obrigado.

Wagner

Resposta

Link directo:

RE: Coroa Mural

#16197 | DABH | 24 jan 2002 14:51 | Em resposta a: #16196

Caro Wagner,

Passo a citar o que escreve Luís Stubbs Bandeira no seu livro "Vocabulário Heráldico":

"Coroa mural- nome de uma coroa que davam nos exércitos romanos ao 1º soldado que subia às muralhas de uma fortaleza. As coroas murais mudaram de significação servido para encimar as armas das povoações, províncias e até estados. Passaram, então, a ter o aspecto de um circuito muralhado. Em Portugal, a legislação vigente determinou que a coroa mural fosse de prata com cinco torres para as cidades, de quatro torres para as vilas, e de três torres para as restantes povoações. A capital do Estado tem a coroa mural de oiro com cinco torres (Lisboa). Certas repúblicas (San Marino, salvo erro), sentindo a necessidade estética de encimar as suas armas por uma coroa, adoptaram para tal fim a coroa mural de oiro (foi uma das propostas para a bandeira portuguesa depois da implementação da república portuguesa)."

Com os meus cumprimentos,
Diogo Belford Henriques

P.S.Os parêntesis são meus.

Resposta

Link directo:

RE: Coroa Mural

#16199 | wagner | 24 jan 2002 16:00 | Em resposta a: #16197

Caro Diogo,

Agradeço de coração a sua gentil colaboração.

Foi de muita valia para mim, pois, fiz a reformulação do Brasão de armas da cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais/Brasil.

Na época, entrei em contato com um professor aqui em Belo Horizonte, que se dizia o maior entendedor de brasões da minha cidade, e que chegou a humilhar-me e contestar-me quanto a descrição da coroa mural, dizendo insistentemente que eram 8 torres e não 5 torres.

Eu, leigo até então, pesquisei...pesquisei...
Até chegar a conclusão do uso das 5 torres da coroa mural. Não tendo respostas de um heraldista, ficou difícil ter respaldo para afirmar que estava correto.

Agora estou bem mais tranquilo, pois a descrição heráldica do brasão de minha cidade está correta.

Estou aqui no Brasil a sua inteira disposição e novamente agradeço a sua imensa contribuição.

Um forte abraço

Wagne Dos Santos Costa

Resposta

Link directo:

RE: Coroa Mural

#16205 | PMR_ | 24 jan 2002 18:17 | Em resposta a: #16199

Caros Wagner e Diogo:

E preciso ter em atenção que na Heráldica Municipal Portuguesa as torres dos extremos visíveis da coroa são representadas a metade, ou seja, no exemplo das cidades (5 torres) vêem-se apenas três torres inteiras e duas « meias torres» nas pontas.

Quanto à coroa de São Marino, não é uma coroa mural mas sim de soberania - a mesma que poderia, vantajosamente aliás, ter sido usada nas armas nacionais depois de 5/X/1910

Se o Wagner quiser contactar-me posso enviar-lhe por e-mail alguns exemplos de Heráldica Municipal Portuguesa em que pode ver os três tipos de coroas murais aqui referidos (quatro com a da capital)

Cumprimentos
P. de Mariz Rozeira
mariz_rozeira@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Coroa Mural

#16213 | Avintes | 24 jan 2002 20:02 | Em resposta a: #16205

Talvez possa vos ajudar com as Vas. dúvidas.

Não nos podemos esquecer que, no papel, ainda não nos foi possível representar objectos tridimensionais nas suas 3 dimensões. As illustrações heráldicas, como qualquer outro desenho, representam objectos tridimensionais (e.g. os elmos, paquifes e coroas) em apenas duas dimensões. Consequentemente, habituamo-nos a vê-los e a descrevê-los assim. Por exemplo, a coroa de conde aparece representada na heráldica portuguesa com nove pérolas, e para descrevê-la também usamos essa terminologia. No entanto, a coroa de conde, sendo um objecto tridensional, tem 16 pérolas, vendo-se apenas 9 na sua representação frontal em duas dimensões.

Creio que o mesmo se aplica às coroas murais, o que explica as meias torres descritas por PMR. Na realidade veêm-se 5 torres (ou 3 e duas meias) quando vista de frente e em duas dimensões, mas em três dimensões a coroa terá 8.

Resposta

Link directo:

RE: Coroa Mural

#16215 | PMR_ | 24 jan 2002 21:33 | Em resposta a: #16213

Caro Avintes:

Era exactamente aí que eu queria chegar! =o)

Enquanto que a coroa de conde (seguindo o exemplo que dá) é descrita como « um círculo de oiro adornado e carregado de pedras preciosas sustentando dezasseis pontas (nove visíveis), cada uma com uma pérola» a coroa mural é sempre descrita como tendo (caso da cidade) cinco torres...
Qual será a resposta? Tem-se representado mal e dever-se-iam mostrar apenas três? Ou é no brasonar que está o erro e não são « cinco torres» mas « dez torres (cinco visíveis)»?
Parece-me óbvio que o erro está na descrição heráldica da coroa mural...

Cumprimentos,
Paulo de Mariz Rozeira

Resposta

Link directo:

RE: Coroa Mural

#16216 | JCC | 24 jan 2002 21:33 | Em resposta a: #16199

Caro Wagner:

O despacho que regula as armas municipais (de 14/4/1930) estabelece no seu nº. 6º a) "As armas serão encimadas por uma coroa mural prateada, de cinco torres para as cidades, quatro para as vilas e três para as freguesias."

Assim você tem razão. O seu interlocutor também a tem(?) já que o que o despacho refere está em linguagem heráldica e portanto refere-se a torres visiveis. A estas 5 visiveis correspondem mais 3 invisiveis num total de oito. Por isso, por vezes, diz-se (a meu ver incorrectamnete) oito torres.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 18:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen