Coroa Mural

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Coroa Mural

#16196 | wagner | 24 jan 2002 13:02

Sou brasileiro e iniciante no estudo da heráldica.

Aqui no Brasil, a maioria dos brasões são baseados na heraldica portuguesa, devido à questão de nossa nacionalidade e contexto histórico com portugal.

A minha grande dúvida é quanto a coroa mural.

Para as cidades, na verdade a coroa mural são 5 ou 8 torres?

Não obtive nenhuma resposta concreta aqui no Brasil e gostaria de ter a certeza quanto a este tópico.

Desde já o meu muito obrigado.

Wagner

Resposta

Link directo:

RE: Coroa Mural

#16197 | DABH | 24 jan 2002 14:51 | Em resposta a: #16196

Caro Wagner,

Passo a citar o que escreve Luís Stubbs Bandeira no seu livro "Vocabulário Heráldico":

"Coroa mural- nome de uma coroa que davam nos exércitos romanos ao 1º soldado que subia às muralhas de uma fortaleza. As coroas murais mudaram de significação servido para encimar as armas das povoações, províncias e até estados. Passaram, então, a ter o aspecto de um circuito muralhado. Em Portugal, a legislação vigente determinou que a coroa mural fosse de prata com cinco torres para as cidades, de quatro torres para as vilas, e de três torres para as restantes povoações. A capital do Estado tem a coroa mural de oiro com cinco torres (Lisboa). Certas repúblicas (San Marino, salvo erro), sentindo a necessidade estética de encimar as suas armas por uma coroa, adoptaram para tal fim a coroa mural de oiro (foi uma das propostas para a bandeira portuguesa depois da implementação da república portuguesa)."

Com os meus cumprimentos,
Diogo Belford Henriques

P.S.Os parêntesis são meus.

Resposta

Link directo:

RE: Coroa Mural

#16199 | wagner | 24 jan 2002 16:00 | Em resposta a: #16197

Caro Diogo,

Agradeço de coração a sua gentil colaboração.

Foi de muita valia para mim, pois, fiz a reformulação do Brasão de armas da cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais/Brasil.