paleografia

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Património | Pessoas

paleografia

#306799 | jean-claude dos reis | 26 mai 2012 10:03

Bom dia a todos ,

sobre os atos paroquiais ,vê-se frequentemente uma cruz na margem .ela apresentada sob diferente forma (cruz simples ou sob a forma de sustenido).

qual é a sua significado?

obrigado pelas suas respostas.

cordialmente

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#306862 | LBolacha | 26 mai 2012 20:05 | Em resposta a: #306799

O X é uma mera marca feita pelas pessoas que não sabiam escrever, era a sua "assinatura". Por vezes os padres poem ao lado o nome da pessoa que fez cada X

Atenciosamente

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#306863 | HRC1947 | 26 mai 2012 20:05 | Em resposta a: #306799

Caro Confrade;
Os m/ cumprimentos;
[ " + " ] Símbolo da religião cristã.
Os m/ cumprimentos
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#306866 | J.R. | 26 mai 2012 20:30 | Em resposta a: #306863

Boa tarde confrades

Sobre os rudimentos que tenho da História de Portugal , leva-me a crer que a + ao lado dos assentos paroquiais ,

designava uma pessoa , com o estatuto especial de FSO . Segundo a Wikipédia é o que está aqui em baixo .

http://pt.wikipedia.org/wiki/Familiares_do_Santo_Of%C3%ADcio

Saudações genealógicas

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#306877 | jean-claude dos reis | 26 mai 2012 21:22 | Em resposta a: #306866

Primeiramente muito obrigado por ter respondido está mensagem.

Queria saber se e "normal" que num pais onde todos os moradores sao catolicos , uma cruz em margem do assento punha adiante certos paroquianos antes que outros . O ligamento da Wikipédia parece uma pista de reflexão .

cordialmente

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#306920 | jean-claude dos reis | 27 mai 2012 09:51 | Em resposta a: #306877

Finalmente , compreendi a significado deste símbolo , trata-se muito simplesmente de uma abreviatura quem significa: “item” .

Obrigado a todos pela suas respostas

cumprimentos

jean claude dos reis

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#306931 | HRC1947 | 27 mai 2012 12:50 | Em resposta a: #306920

Caro Jean Claude;
Os m/ cumprimentos;
... Como disse, vamos então fazer uma " reflexão " sobre o tema
" inquisição " e suas consequências em Portugal!.
" O procedimento da Inquisição em lugar de extirpar o Judaísmo o multiplicava. Frei Domingos de Santo
Tomás, deputado do Santo Ofício, costumava dizer que assim como na Calcetaria havia uma casa onde se
fazia moeda, no Rossio, [ Lisboa ] havia outra que em que se faziam Judeus "
D. Luís da Cunha, Fidalgo Português
Inst. Inéditas [ C. 1735 ]
---
http://www.youtube.com/watch?v=gg7-ffqsC2E&feature=relmfu
atentamente
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#306937 | Portuguêsdescendente | 27 mai 2012 14:38 | Em resposta a: #306931

Somo-me à reflexão.
Para ajudar a um melhor percebimento nem sempre é necessário lançar mão de fontes alheias a este magnífico portal.
Nele, existe uma quantidade assinalável de informações que não se encontram na internet nem são do domínio público. Vale a pena, por isso, prestar atenção a algumas coisas que têm sido escritas desde o seu nascimento. Um exemplo:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=121497#lista
Excluo a problemática CC! Quanto a isto, por muitos anos que passem, está-se sempre actualizado… -:
Saúde e sorte.
Maurice

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#306939 | jean-claude dos reis | 27 mai 2012 15:07 | Em resposta a: #306937

parece que cometi uma estupidez ,não queria amarrotar os membros deste fórum.
Sou francês e exprimo-me mal em português .Chego a ler as mensagens do fórum com um tradutor em linha ,e pareceria que as palavras empregadas não correspondem ao meu pensamento.
Para compreender um povo, é necessário conhecer a sua história , e confesso ter muita ignorância à este assunto .
E a razão pela qual inscrevi-me aqui , pensava poder trocar informações sem ideias preconcebidas .

ainda uma vez , sejam indulgentes com um membro do fórum que descobre uma parte da sua história e desculpem-me se amarrotar-os.

cordialmente

Jean Claude dos Reis

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#306940 | HRC1947 | 27 mai 2012 15:32 | Em resposta a: #306939

Caro Jean Claude;

O Confrade Maurice com um pouco de imaginação teria feito muito melhor!

Lamento que as pessoas não saibam enquadrar -se no contexto.

A proposta era uma reflexão, e não uma transferência de opiniões { e que opiniões }

que vieram simplesmente " envenenar " o n/ propósito, e [ pelo que sei isto é só uma

pequena amostra!! ] ,,,,

Estes comportamentos infelizmente vão sendo decorrentes.

Caro Jean Claude, as m/ desculpas.
atentamente
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#306951 | Portuguêsdescendente | 27 mai 2012 18:59 | Em resposta a: #306940

Nunca fiz nem faço afirmações de cunho pessoal aleivosamente injuriosas.
Não tolero, nem tolerarei, que, atrevidamente, o façam comigo.

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#306952 | LFGONCALVES72 | 27 mai 2012 19:28 | Em resposta a: #306939

JC,
Je n'ai peut être pas tout compris, mais je ne comprends pas trop pourquoi vous vous excusez.
Cdmt
Luis Filipe Gonçalves, Paris

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#306967 | LFGONCALVES72 | 27 mai 2012 22:55 | Em resposta a: #306799

JC,

comme déjà indiqué par certains, la signe de la croix venait souvent remplacer la signature pour l'illettré. Dans mon cas de figure, la plupart de mes aieux ne sachant pas écrire, ces derniers signaient d'une croix, souvent maladroite (probablement l'inexpérience de la plume !). Parfois, le Curé écrivait le nom du marié(é), témoins, etc. L'intéressé signait ensuite de la croix. Parfois, il n'y a rien (ni croix, ni mention, ni signature !)

cdmt

Luis Filipe.

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#306969 | HRC1947 | 27 mai 2012 23:12 | Em resposta a: #306967

Caro Luis Filipe;

Os m/ cumprimentos;

... É o que hoje, por vezes ainda acontece!! [" assinar de cruz!! " ], assinar por baixo; sem ler!!

Saudações Genealógicas
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#306970 | m.elisa | 27 mai 2012 23:16 | Em resposta a: #306967

Caros confrades

A cruz que por vezes era colocada no lado esquerdo do registo nada tinha a ver com o que aqui foi dito.

Era apenas um sinal colocado pelo padre para seu próprio uso.

Poderia significar o ter sido feito o pagamento do acto... ou não.
Nos baptismos poderia significar que tinham sido postos os santos óleos, etc, etc, mas nada mais.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#306971 | HRC1947 | 27 mai 2012 23:39 | Em resposta a: #306970

Cara Confreira Elisa;

Os m/ cumprimentos;
Se não for incómodo, a Senhora poderá desenvolver o tema?
Os m/ agradecimentos
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#306972 | LFGONCALVES72 | 27 mai 2012 23:43 | Em resposta a: #306970

Cara M.Elisa,

Na margem do assento podia ser realmente algum sinal ! (não me tinha apercebido disto no pedido do JC - Peço desculpa ), mais colocada no fim do assento não tenho duvida que seja a sua assinatura.

Melhores Cumprimentos

Luis Filipe.

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#306974 | m.elisa | 28 mai 2012 00:16 | Em resposta a: #306972

Caro Luis Filipe

Não tem de que pedir desculpa, apenas não reparou na localização da cruz no pedido do nosso confrade JC.

Posto no final, concordo com o Luís de que se trata da "assinatura" de um dos intervenientes do acto.
Por vezes tenho encontrado "assinaturas" dessas bem originais.

Agora com o que em nada estou de acordo é que tal sinal represente qualquer relação com o facto de o indivíduo ser FSO, como aqui foi dito.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: paleografia

#334052 | grm | 19 ago 2013 17:38 | Em resposta a: #306974

Caros confrades,

Depois de ler literalmente centenas de assentos, não tenho dúvidas quanto às cruzes apostas entre nomes e apelidos. Em todos os casos por mim verificados, a letra era a mesma do pároco, ou seja, o pároco assinava o nome completo da pessoa e a própria apunha a sua cruz ao centro.

Continuo na dúvida, que já levantei aqui no fórum: Porque alguns assinavam a cruz comum (+), e porque outros assinavam a cruz dita TEMPLÁRIA, ou seja, aquela em que se apõe uma trave perpendicular à cada uma das 4 pontas da cruz comum. Tal cruz templária também foi usada pelos cavaleiros da Ordem de Cristo, foi usada nas caravelas dos descobrimentos, e por aí vai... Aí eu pergunto: terá alguma relação com a Ordem de Cristo?

Por fim, quanto às cruzes apostas ao lado dos assentos, reparem que só aparecem nos assentos de batismo. Na minha opinião significam um sinal de que a pessoa faleceu. Mas vou observar isto melhor, e se alguém tem provas em contrário, por favor, me avisem.

Não acredito na hipótese de Familiar do Santo Ofício, pois sempre que encontro a cruz, encontro a letra do pároco que escreveu o assento, portanto, ANALFABETOS é a explicação. Se assim fosse, nos casos em que o próprio, por não ser analfabeto, assinou, também apareceria a cruz com sua própria letra, indicando FSO. Isso eu nunca vi. E repito, já li muitos paroquiais.

Saudações a todos!

GRM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 10:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen