Gravura Cruciforme

Este tópico está classificado nas salas: Património

Gravura Cruciforme

#306813 | Manuel Cunha | 26 mai 2012 13:58

Caros Confrades

Atiro mais uma duvida, aos meus caros confredas, sobre uma imagem que apresento no site abaixo indicado.
A cruz que irão vizualizar está gravada numa rocha e se repararem contém as quatro pontas em forma arredondada.
O local onde se situa é em Baltar, Paredes, do concelho do Porto. Nessa vila existe na serra do Muro, onde se localiza, também uma antiga muralha de construção castreja. Já essa cruz localiza-se fora dos seus limites e a cerca de 200 m a norte dessa muralha.
Não sei se terá qualquer relação com essa época. Gostaria que algum confrade me possa transmitir o possivel significado dela ou algo mais.


http://www.manueljosecunha.blogspot.pt/2012/05/marca-de-cruz-em-rocha-baltar.html

Obrigado

MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Gravura Cruciforme

#306815 | tmacedo | 26 mai 2012 14:39 | Em resposta a: #306813

Caro confrade Manuel Cunha,

Nada lhe posso adiantar sobre a pedra que refere no seu blog.

A espada que lá vem fotografada, indicada como do início do século XX, é muito mais antiga. Apesar de incompleta é certamente do século XVII.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Gravura Cruciforme

#306824 | aguerreiro | 26 mai 2012 15:50 | Em resposta a: #306815

caro confrade
Em minha opinião e por ter visto algumas semelhantes, isto é uma marca de limitação de propriedade, e muito provávelmente de algum convento ou mosteiro, que até poderá ser longinquo.
Aguerrreiro

Resposta

Link directo:

RE: Gravura Cruciforme

#306828 | Manuel Cunha | 26 mai 2012 16:23 | Em resposta a: #306815

Caro Confreda

Agradeço o cuidado que teve ao tentar analisar a cruz em causa.
Sobre a espada a que se refere, também tenho duvidas da época, pois sempre me foi dito que seria a espada de meu avô, do seu tempo de tropa (aproximadamente, em 1916).
Infelizmente na familia nunca se questionou a sua origem dado que sempre se falou pertencer meu avô. Claro que aquele tipo de espada seria impossivel naquele tempo ser usado em periodos de guerra, só, possivelmente, para cerimónias militares (acho eu?).
Obrigado

MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Gravura Cruciforme

#306830 | Manuel Cunha | 26 mai 2012 16:30 | Em resposta a: #306824

Caro Confrade

Obrigado pela sua observação. Já me teriam posto essa hipotese, assim como considerado como marca de limite de propriedade privada.
Achava estranho pois não é conhecida tal marca nas redondezas nem nunca houve comentários no concelho sobre uma igual.
Contudo, e pela sua observação, de facto, há documentos em que aborda a hipotese de ter existido um antigo convento, ainda dentro dessas muralhas, na serra de Muro, mas na parte que já pertence à freguesia vizinha, de Vandoma.
Por outro lado, também refere a possibilidade de haver essas marcas em locais mais longinquos e poderá igualmente ter razão pelo facto de haver um Mosteiro, de Cete (também freguesia vizinha) e ser uma marca afeta a esse mosteiro.
Obrigado

MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Gravura Cruciforme

#306857 | Manuel Cunha | 26 mai 2012 19:28 | Em resposta a: #306815

caro Confrade

Perdoe-me novamente falar da espada, mas afirma com uma certeza de pertencer ao séc. XVII. Aonde poderei confirmar essa possibilidade?
Agradecia que me ajudasse a tirar essa duvida.
Grato pelo cuidado

MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Gravura Cruciforme

#306860 | tmacedo | 26 mai 2012 19:50 | Em resposta a: #306857

Caro confrade Manuel Cunha,

Qualquer perito de armaria lho confirmará - eu, apesar de não o ser, não tenho a mínima dúvida. Poderá contactar o Museu Militar, no Porto na rua do Heroismo.

Cumprimentos,
ntónio Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Gravura Cruciforme

#306871 | Manuel Cunha | 26 mai 2012 20:46 | Em resposta a: #306860

caro Confrade

Obrigado. Deu-me uma boa ideia, dado que resido no Porto e muito perto do Museu Militar.
Cumprimentos


MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Gravura Cruciforme

#307117 | Manuel Cunha | 29 mai 2012 16:56 | Em resposta a: #306813

Caros Confrades

As minhas desculpas quanto à localização de Baltar. Fica, sim no concelho de Paredes, Distrito do Porto.
Obrigado

MCunha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jul 2024, 12:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen