Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#306823 | maria custódia | 26 mai 2012 15:43

Gostaria de obter informações adicionais sobre uma família de Capitães de Ordenanças e Milicias da Feira que usou os nomes “Francisco Pinheiro”. Gostaria de perceber quais os cargos que cada um dos 5 individuos referidos adiante ocupou e em que períodos; quais os graus de parentesco que os unem e mais detalhes referentes ao destino trágico que muitos deles aparentemente tiveram.
Os dados que tenho até agora são os seguintes:
1- Num assento de baptismo feito na freguesia de S. João de Ver, em 1800, diz-se que Francisca é filha do Capitão António Francisco Pinheiro (1) e sua mulher D. Ana Maria de Castro, do lugar de Souto Redondo, freguesia de S. João de Ver. Neta paterna de João Francisco Pinheiro (2). Aparece ainda como procurador do padrinho, o Sargento-Mor Bernardo Francisco Pinheiro (3).
2- Bernardo Francisco Pinheiro, que creio ser o mesmo individuo referido neste assento, foi Capitão-Mor de Ordenanças da Feira e um dos condenados à forca no famoso processo da Alçada, no Porto, em Abril de 1829. Em vários documentos que encontrei refere-se que era natural e morador na Quinta das Airas, em Caldas de S. Jorge (ou S. João de Ver; a Quinta localizava-se no limite entre estas freguesias).
3- Na “Gazeta de Lisboa” de 13 de Agosto de 1824, diz-se que os bens pertencentes a D. Ana Maria de Castro, viúva do Capitão António Francisco Pinheiro, foram rematados em haste publica, depois de sequestrados pela Real Fazenda.
4- Na “Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira”, vol XI, pág 92 (segundo Google Books), diz-se que em Fermedo (Arouca) houve uma Companhia de Ordenanças, que teve papel de relevo durante a Maria da Fonte (1846), cometendo vários crimes e desmandos, entre eles o assassinato do seu último capitão António Francisco Pinheiro de Castro (4).”
5- Finalmente, encontrei no Arquivo Distrital do Porto um Documento de “Justificação de Testemunhas” do Tribunal da Relação, de 31 de Março de 1824, cujo autor, João Francisco Pinheiro (5), é Capitão da 4ª Companhia do Regimento de Milicias da Feira e se diz “um dos lavradores mais ricos do Concelho da Maia”.

Obrigada.
Maria.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#307933 | QuintaVale | 11 jun 2012 20:55 | Em resposta a: #306823

Cara Maria,

Quero perguntar se viu esse assento, sendo justo pode bem o capitão António Francisco Pinheiro que diz ser um, o capitão Bernardo Francisco Pinheiro ser outro.
Em 1806 e 1809 tenho dois assentos onde o capitão Bernardo Francisco Pinheiro apadrinhou.

Tenho indicação que capitão Bernardo Francisco Pinheiro casaria em 1802 com Inácia Xavier de Lima, e falecida em 1805. Voltaria a casar em 1805, claro que não tenho nenhuma prova documental.

Como diz que a gazeta de Lisboa o da falecido em 1824, só pode mesmo ser duas pessoas uma vez que o capitão Bernardo foi degolado em 1829.

Com os meus cumprimentos,
Arménio Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#307942 | Samuel C O Castro | 11 jun 2012 22:31 | Em resposta a: #306823

Prezada Maria Custódia,

Por acaso tens a ascendência da Ana Maria de Castro, que pudesse fazer a gentileza de aqui expor.

Antecipo agradecimentos. Ótima semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#307947 | Jdas | 12 jun 2012 00:05 | Em resposta a: #306823

Talvez em Aveiro consiga algo mais:
http://www.prof2000.pt/users/avcultur/aveidistrito/galeria/SoutRed2.htm
Espero que não fique desapontada.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#308089 | maria custódia | 13 jun 2012 11:46 | Em resposta a: #307933

Caro Arménio Oliveira,
Obrigada pelas informações que me transmite.
De facto, eu refiro na mensagem anterior 5 individuos diferentes, sendo um Bernardo Francisco Pinheiro, dois João Francisco Pinheiro e outros dois António Francisco Pinheiro (um deles também de Castro).
Eu gostaria muito de ver os assentos de casamento de Bernardo Francisco Pinheiro de que fala (em 1802 e 1805) uma vez que aí teria a filiação deste Capitão e a confirmação (ou não) de que é irmão de algum dos outros.
Tem indicação da frequesia em que ocorreram esses casamentos?
Muito agradecida pela atenção,
Maria.

Resposta

Link directo:

Ascendência de Ana Maria de Castro

#308090 | maria custódia | 13 jun 2012 11:48 | Em resposta a: #307942

Caro Samuel de Castro,
Segundo os assentos de baptismo e de casamento da sua filha Francisca, Ana Maria de Castro é filha de Manuel João Jaques e Ana Tomé de Castro, do lugar da Serpente, freguesia de Vilar de Andorinho, concelho de Gaia, Diocese/ Distrito do Porto. Encontrei o assento do óbito de Ana Tomé de Castro, que faleceu a 27 de Maio de 1790 na referida freguesia de Vilar de Andorinho, sendo já viuva de Manuel João Jaques.
Tentei encontrar o casamento de Ana Tomé de Castro e Manuel João Jaques, até agora sem sucesso. Também não encontrei o assento de baptismo de Ana Maria de Castro. Se me puder dar alguma informação adicional sobre esta familia, uma vez que sei que tem muitos dados sobre os Castro, ficarei obviamente muito agradecida.
Atenciosamente,
Maria.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Ana Maria de Castro

#308105 | Samuel C O Castro | 13 jun 2012 15:00 | Em resposta a: #308090

Prezada Maria Custódia,

Muito obrigado pelas informações.

Infelizmente os nomes informados não constam em minha base e nem em arquivos de pendências. Se por acaso futuramente descobrir dados adicionais, será com prazer que a informarei e, o mesmo lhe peço avisar-me.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#308129 | QuintaVale | 13 jun 2012 18:12 | Em resposta a: #308089

Cara Maria,

Sou emigrante na Suíça, como deve compreender não me é fácil chegar aos arquivos.

Vou transmitir o que penso ser correto, Bernardo Francisco Pinheiro nasceu por volta de 1770, S. João de Vêr, filho de Manuel Gomes Pinheiro e de Marcela Caetana, gente pobre, chegou a exercer a profissão de Ferrador, chegou a conseguir carta de advogado, casou com D. Inácia Xavier de Lima, de Souto Redondo, em 1802, mais velha que ele uns vinte anos, residindo nas Airas, ficando viúvo no ano seguinte, casou com Ana Clementina Pereira da Silva da Silva, de Pedroso, de quem teve uma única filha.
É tudo o que posso avançar por momento, se conseguir alguma coisa de mais concreto agradecia que me informasse pode contatar armeniooliveiraarrobahotmailpontocom.
Com os meus cumprimentos,
Arménio Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Ana Maria de Castro

#308132 | jhuet | 13 jun 2012 18:43 | Em resposta a: #308090

Cara Maria Custódia,

Nos meus apontamentos tenho o seguinte sobre esta familia:

JOSEFA DELFINA DE CASTRO, filha de António Francisco Pinheiro, capitão de milícias, e de sua mulher D. Ana Maria de Castro, da Casa de Souto Redondo, em S. João de Ver (Vila da Feira); neta paterna de João Francisco Pinheiro, e de sua mulher D. Teresa Ferreira, de S. João de Ver; neta materna de Manuel João Jacques, e de sua mulher D. Ana Tomé de Castro, de Vilar de Andorinho.
Casou, a 29 de Fevereiro de 1808, na igreja de Santo Ildefonso (Porto), com JOSÉ JOAQUIM DE VASCONCELOS, senhor da Casa do Búzio, nasceu a 13 de Julho de 1780, na Casa do Búzio, em Paços de Gaiolo (Marco de Canavezes), e faleceu, com todos os Sacramentos, a 29 de Junho de 1813, na sua casa da rua Formosa, em Santo Ildefonso (Porto) , tendo sido sepultado na Capela de Santa Catarina. Fez testamento, em que nomeou sua mulher testamenteira. Filho de João de Sousa Pinto e Vasconcelos, capião de milícias, senhor da Casa do Búzio, e de sua mulher D. Josefa Engrácia de Barbosa Cabral. Com geração.

Melhores cumprimentos
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Ana Maria de Castro

#308285 | nmadureira | 15 jun 2012 22:33 | Em resposta a: #308132

Caro José Huet de Bacelar,

Duas breves questões:

1) Tem mais alguma notícia de José de Vasconcelos (irmão do supra referido José Joaauim de Vasconcelos), filho de João de Sousa Pinto e Vasconcelos, capitão de milícias, senhor da Casa do Búzio, e de sua mulher D. Josefa Engrácia de Barbosa Cabral, nasceido a 13.7.1780 na casa do Búzio, em Paço de Gaiolo e baptizado a 21.7.1780, tendo como padrinhos o seu tio-avô Padre António Botelho Leitão e Madre Soror António Clara Bernardina, do Convento da Madre de Deus de Monchique?

2) Nas minhas notas sobre a casa do Búzio tenho como filhas de José Joaquim de Vascconcelos e de sm Josefa Delfina de Castro as seguintes pessoas:
teve três filhas e, porque mal a governaram, a casa passou a estranhos por morte da última :
- Maria Lucinda de Castro e Vasconcelos. Casou com seu primo Francisco Vitorino de Vasconcelos, com quem viveu em Penalva de Baixo, em Ancede.
- Ana Amália de Castro e Vasconcelos. Nasceu na casa do Búzio, em Paços de Gaiolo (c. 1818) e faleceu solteira, sem geração, em Campo, Ancede, a 21.7.1888.
- Joaquina de Vasconcelos. Foi senhora da casa do Búzio. Por sua morte deixou-a a Francisco Vieira.

Tem mais informações sobre a descendência do casal?

Um abraço,

Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Ana Maria de Castro

#308287 | nmadureira | 15 jun 2012 22:39 | Em resposta a: #308285

Caro José Huet de Bacelar,

Por lapso o meu anterior post continha vários erros. Reenvio-lhe a mensagem, já corrigida:

Duas breves questões:

1) Tem mais alguma notícia de José de Vasconcelos (irmão do supra referido José Joaquim de Vasconcelos), filho de João de Sousa Pinto e Vasconcelos, capitão de milícias, senhor da Casa do Búzio, e de sua mulher D. Josefa Engrácia de Barbosa Cabral, nascido a 25.12.1788 na casa do Búzio em Paço de Gaiolo e baptizado a 4.1.1789, tendo como padrinhos o seu avô Capitão José Nunes Barbosa Cabral e sua irmã D. Ana Joaquina de Vasconcelos?

2) Nas minhas notas sobre a casa do Búzio tenho como filhas de José Joaquim de Vasconcelos e de sm Josefa Delfina de Castro as seguintes pessoas:
- Maria Lucinda de Castro e Vasconcelos. Casou com seu primo Francisco Vitorino de Vasconcelos, com quem viveu em Penalva de Baixo, em Ancede.
- Ana Amália de Castro e Vasconcelos. Nasceu na casa do Búzio, em Paços de Gaiolo (c. 1818) e faleceu solteira, sem geração, em Campo, Ancede, a 21.7.1888.
- Joaquina de Vasconcelos. Foi senhora da casa do Búzio. Por sua morte deixou-a a Francisco Vieira.
Tem mais informações sobre a descendência do casal?

Um abraço,

Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#309493 | maria custódia | 02 jul 2012 23:24 | Em resposta a: #308129

Caro Arménio Oliveira,
Mais uma vez agradeço muito a sua colaboração. Graças às pistas que deixou, já consegui encontrar o assento do segundo casamento de Bernardo Francisco Pinheiro, em Pedroso. Deixo aqui o link: http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=65265&FileID=_2866635.

Assim, já pude verificar que Bernardo Francisco é neto de João Francisco Pinheiro e sobrinho de António Francisco Pinheiro.

Espero em breve deslocar-me a Aveiro para conseguir mais documentos da freguesia de S. João de Ver.

Cumprimentos,
Salomé Gomes.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#309552 | QuintaVale | 03 jul 2012 17:01 | Em resposta a: #309493

Cara Salomé Gomes,

Creio que fez confusão no link, este que envio é que é o justo. Agradecia se for pesquisar em Aveiro, se podia ver se encontra António Francisco Pinheiro, filho do seu dito António Francisco Pinheiro (o giesta) agradecia que me informasse.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=65265&FileID=_2866635

Cumprimentos,
Arménio Oliveira

Resposta

Link directo:

Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#379921 | telmopereira96 | 15 abr 2017 15:14 | Em resposta a: #307942

Caro Samuel

Eis a ascendência de Ana Maria (de Jesus) e Castro:

Pai:Manuel João Jaquez
Mãe: Ana de Tomé de Jesus e Castro

Neta materna de: Isidoro João de Castro (alferes entre 1726 e 1729) e Isabel Tomé.
Neta paterna de: Pedro João e Isabel Antónia.

Terão estes Castros alguma coisa a ver com a Casa nobre de Castro?

Resposta

Link directo:

Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#379924 | Samuel C O Castro | 15 abr 2017 19:19 | Em resposta a: #379921

Prezado Telmo Pereira,

Agradeço-lhe pelo contato e pelas interessantes informações fornecidas.

Pesquisando em minha grande base dos Castros e um Arquivo de pendências, infelizmente não consegui entroncar os nomes informados. Por enquanto não é possível estabelecer ligação com a Casa nobre dos Castros.

Quanto a ascendência do Isidoro João de Castro, localiza-se neste tópico http://geneall.net/pt/forum/162233/o-distrito-de-aveiro-nas-habilitacoes-para-o-santo-oficio-letra-c/ , com os dados abaixo:

"24 Clemente José Pereira de Castro — lavrador; natural e morador em Laborim de Cima, freg. de S. Cristóvão de Mafamude, Feira(1); filho do Alferes Isidoro João de Castro, natural de Laborim de Cima, e de Isabel Tomé, natural de S. Miguel de Baixo, freg. de S. Cosme de Gondomar; neto paterno de Isidoro João, natural de Aguiar, freg. de Gondomar, e de Maria Domingues, natural de Laborim de Cima, e materno de João Miguel e de Isabel Tomé, naturais de S. Miguel de Baixo. Carta de Familiar de a de Maio de 1769. (1) Actualmente do conc.º de Vila Nova de Gaia Clemente — m. 2, n.º 20".

Se por acaso descobrires a ascendência mais retroativa e puder fazer a gentileza de aqui informar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Continuo a disposição. Feliz Páscoa. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#379943 | maria custódia | 16 abr 2017 12:04 | Em resposta a: #306823

Cumprimentos a todos!
Uma vez que este tópico, para meu grande agrado, foi reavivado, julgo pertinente deixar aqui uma atualização relativa às informações que consegui apurar ao longo dos quase 5 anos que decorreram desde que o criei. Agradeço a todos os que me foram dando pistas importantes para prosseguir.

Cá vai:

O Capitão António Francisco Pinheiro (Souto Redondo, São João de Vêr, 1745- Cedofeita, Porto, 1809) foi Capitão de uma Companhia de Ordenanças de Riomeão (pertencente à Ordem de Malta). Era filho de João Francisco Pinheiro (1706-1780), ele próprio Sargento de Ordenanças. Era tio paterno do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro (1779-1829), enforcado na sequência do processo da Alçada de 1829, em que foi acusado de apoiar os liberais e portanto traír o Rei D. Miguel. Este Capitão vivia no lugar das Airas, freguesia de Caldas de S. Jorge.
O Capitão António Francisco Pinheiro casou em 1776 em Vilar de Andorinho com Ana Maria de Jesus e Castro. Viveram em Souto Redondo de São João de Vêr, onde batizaram 12 filhos. Nalguns dos batismos destes filhos, aparece como padrinho um Sargento Bernardo Francisco Pinheiro, indivíduo distinto do que referi anteriormente com o mesmo nome, este residente no lugar de Albergaria, freguesia de São João de Vêr.

Dos 12 filhos de António Francisco Pinheiro e Ana Maria de Jesus e Castro, apenas 9 sobreviveram ao pai e chegaram a adultos, dos quais 3 do sexo masculino:

1- João Francisco Pinheiro (1778- ? depois de 1832), que foi também ele Capitão de Ordenanças. Participou na luta contra os franceses, esteve do lado de D. Miguel e contra a Constituição de 1820. Casou em Paranhos (na altura, concelho da Maia, atualmente Porto) com Ana Angélica Alves. Adoraria saber mais sobre a descendência deste casal, mas até agora só encontrei um assento de batismo de duas filhas gémeas, Lucinda e Emília, nascidas em 1812.
2- Jorge Francisco Pinheiro (1780-? Depois de 1810)- Foi padre (como bom “filho segundo”).
3- António Francisco Pinheiro de Castro- (1793- 1849). Casou em Fermedo em 1821 com D. Rosa Benedita da Cunha. Foi Capitão da 5ª companhia do “Batalhão de Oliveira de Azeméis”, tendo grande protagonismo na época da Revolta da Maria da Fonte. Seria conhecido (e temido?) como “Capitão Giesta”. Morreu às mãos dos próprios homens da sua Companhia, numa madrugada de maio de 1849. Deixou 6 filhos, dos quais apenas um homem, que usou o mesmo nome do pai e estava ausente no Brasil quando este morreu.

Em relação às filhas de António Francisco Pinheiro e Ana Maria de Castro:

4- Ana Amália de Castro e Pinho (1781-1820) Casou em 1798 com o Capitão João António Gomes de Pinho, de Santa Maria de Arrifana (Feira). Tiveram 11 filhos, sendo que apenas 6 filhas sobreviveram aos pais e 5 delas deixaram descendência, que hoje se espalha, não só por várias freguesias do concelho da Feira, mas por todo o país, do Minho ao Algarve, com ligações às famílias Toscano, Fonseca (Oliveira de Azeméis), Correia de Sá (Sanfins), etc.
5- Josefa Delfina de Castro (1783- ?Depois de 1813)- Casou em 1808 com José Joaquim de Vasconcelos, senhor da Casa do Búzio, da freguesia de Paços de Gaiolo, concelho de Marco de Canavezes. Ficou viúva 5 anos depois. Também só deixou descendência feminina, nomeadamente 3 filhas. Pelo menos uma delas (Maria Lucinda de Castro e Vasconcelos, nascida a 24.6.1812 em Paços de Gaiolo, casou com seu primo Francisco Vitorino de Vasconcelos) terá hoje descendência.
6- Brites Joana de Castro (1786-1817)- Sem descendência.
7- Inês de Castro (1791-? Depois de 1820) Casou em 1813 com Manuel Joaquim de Almeida Tavares, de Beduído, Estarreja. Tiveram pelo menos 4 filhos: Pedro (1813), Maria (1815), Joana (1817) e Rita (1820), batizados em Beduído.
8- Tomásia Joaquina de Castro (casou em 1815 com José Pinto de Almeida e Castro, de Fiães. O casal viveu no lugar da Bica, em Fiães e batizou pelo menos 10 filhos. São avós do Dr. Elísio Pinto de Almeida e Castro e bisavós de Coelho e Castro.
9- Francisca Maurícia de Castro (1800-1835). Casou em 1821 com Manuel Pais Cardoso, de Santa Maria de Lamas (Feira). Deixou 3 filhas, Maria, Eufêmia e Venância. Todas tiveram numerosa descendência.

Resposta

Link directo:

Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#379958 | telmopereira96 | 16 abr 2017 22:32 | Em resposta a: #379924

Caro Samuel,

Essa informação sobre Clemente José Pereira de Castro prova que ele foi Familiar do Santo Ofício? Ou apenas o requerimento para se tornar num?
Sim, se descobrir mais antepassados o informarei.
Agradeço pelas informações.

Telmo Pereira

Resposta

Link directo:

Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#379960 | Samuel C O Castro | 16 abr 2017 23:29 | Em resposta a: #379958

Prezados Maria Custódia e Telmo Pereira,

Agradeço-lhes pelas importantes informações.

Pelos dados que o colega Marco postou, na mensagem que consta no link que acima indiquei, creio dar a entender que sim, mas se puderes consultar o mesmo naquele tópico, com certeza ele poderá confirmar ou não, se o Clemente foi ou não declarado FSO.

Tenho imenso interesse na ascendência Castro desse interessante ramo familiar. Como moro no Brasil, infelizmente não tenho meios de pesquisá-los.

Continuo a disposição.

Abraço à todos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#380007 | nmadureira | 18 abr 2017 15:45 | Em resposta a: #379960

Caros,

A diligência de habilitação de "genere" de Clemente José Pereira de Castro para o exercício do cargo de Familiar do Santo Ofício, iniciada em Agosto de 1768, foi concluída favoravelmente, com a sua aprovação, em 28 de Abril de 1769.
O processo encontra-se disponível on-line, podendo ser visualizado em http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=2324379

Cumprimentos,
Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#380344 | telmopereira96 | 25 abr 2017 14:29 | Em resposta a: #379943

Cara Maria Custódia,

Gostava de saber mais sobre a vida de João João Francisco Pinheiro (1778- ? depois de 1832), o "tal que foi também ele Capitão de Ordenanças. Participou na luta contra os franceses, esteve do lado de D. Miguel e contra a Constituição de 1820". Onde posso confirmar estas informações? É curioso que João Francisco Pinheiro era primo de Bernardo Francisco Pinheiro que foi executado no Porto por D. Miguel.

Sabe a razão pelo qual António Francisco Pinheiro (o capitão giesta) foi assassinado?

Segundo a Gazeta de Lisboa, em 1824, os bens de Ana Maria de Castro, já viúva, foram entregues à Fazenda Nacional, mas não diz a razão. Terá alguma coisa a ver com o facto desta família ser fiel a D. Miguel? Este acontecimento foi depois da Abrilada, em que D. Miguel foi afastado, e os liberais voltaram a ganhar força.

Resposta

Link directo:

Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#384930 | j. aroso | 30 set 2017 01:32 | Em resposta a: #379943

Olá a todos!

Cá vai o que tenho:

Vicente Francisco dos Guimarães (Captivo), senhor, por casamento, da Casa da Fonte, no largo de Paranhos, Porto, conductor de obras públicas (eng.º-civil), Alferes de Infantaria do Exército Realista a 9/11/1831, Tenente de Infantaria do mesmo a 2/8/1833 e Capitão de Infantaria, também do mes-mo, a 24/1/1834 ; n. na freg. de S. Nicolau, Porto, em 1809/1810, f. sem testamento, na sua casa, a 22/1/1894, com 84 anos de idade, sepultado na freg. de Paranhos em capela de família, c. c. Dona Emília Carolina Pinheiro, senhora da Casa da Fonte, n. na freg. de Paranhos (1810?), f. na sua casa a 10/3/1872, com 64 (?) anos de idade, filha de João Francisco Pinheiro, Capitão da 4.ª Companhia do Regimento de Milícias da Feira (era-o em 29/10/1814), “um dos lavradores mais ricos do conc. da Maia” , e de s. m. D. Ana Angélica Alves, do lg. da Igreja, mesma freg. de Paranhos, sobrinha-pat. de Bernardo Francisco Pinheiro, Sargento-Mor, Capitão-Mor de Ordenanças da Feira, senhor da Quinta das Airas em Caldas de S. Jorge (ou S. João-de-Ver, uma vez que se localizava no limite entre as duas freg. do conc. de Sta. Maria da Feira), um dos condenados à forca no processo da Alçada, no Porto, em Abr./1829, (neta-pat. de Manuel Gomes Pinheiro e de s. m. Marcela Caetana e bisneta-pat. de João Francisco Pinheiro e de s. m. …?).
C. em segundas núpcias (?), com D. Maria Ferreira, dona de casa, n. na freg. de Rio Tinto, Gondo-mar, moradora no lg. de Ramalde do Meio, freg. de Ramalde, conc. de Bouças (actualmente Porto), filha de Joaquim Pereira e de D. Maria Ferreira, da freg. de Rio Tinto.

Resposta

Link directo:

Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#384931 | j. aroso | 30 set 2017 01:55 | Em resposta a: #379943

No que respeita à descendência de Emília, 1.ª mulher de meu trisavô materno Vicente Francisco dos Guimarães, filha de João Francisco Pinheiro e Ana Angélica Alves, encontra-a no GENEALL.

Cumprimentos

Jorge Ruy Guimarães de Aroso e Costa

Resposta

Link directo:

Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#384940 | maria custódia | 30 set 2017 16:05 | Em resposta a: #384930

Caro J. Aroso,
Fico muitíssimo agradecida por partilhar estas informações. De facto, embora seja para mim apenas um ramo lateral, sempre tive muita curiosidade acerca do Capitão João Francisco Pinheiro, de Paranhos, e fico muito contente de saber algo sobre a sua descendência.

Alguns reparos em relação ao que deixou:
A data de falecimento de Emilia Carolina Pinheiro (ou dos Guimarães) é 10.3.1876 (o que bate certo com a idade de 64 anos). Encontrei o assento na paróquia de Paranhos. No entanto, com grande pena minha, não consegui encontrar o assento de casamento desta Emilia com o Major Vicente Francisco dos Guimarães. Suponho que a data de casamento seja entre 1832 e 1834 (pela data de nascimento dos primeiros filhos), mas não encontrei em Paranhos, S. Nicolau ou St. Ildefonso, que me pareceram as paróquias mais prováveis. Tem informação sobre este casamento?

Ainda em relação a Emilia, se estivermos de facto a referir-nos à mesma pessoa, ela não era sobrinha de Bernardo Francisco Pinheiro, morto na sequência da Alçada de 1829. Na verdade, o pai de Emilia, João Francisco Pinheiro, era primo desse Bernardo pela parte paterna.

Mais uma vez, obrigada.
Cumprimentos,
Maria.

Resposta

Link directo:

Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#388739 | j. aroso | 25 jan 2018 20:49 | Em resposta a: #384940

Cara Maria Custódia

Antes de mais, as minhas desculpas por só agora lhe responder.
Também não encontrei o registo de casamento, pelo que não posso ajudá-la. Mas não há dúvida que a Emília é a mesma; sei por tradição familiar que era familiar do capitão Bernardo Francisco Pinheiro e porque está sepultada na Capela da Família, em Paranhos, junto do meu trisavô Vicente Francisco dos Guimarães.

Ao seu dispor no que lhe possa ser útil

Jorge Aroso

Resposta

Link directo:

Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#389245 | driofernandes | 12 fev 2018 21:04 | Em resposta a: #379924

Olá Samuel,

Encontrei este website e o teu post quando pesquisei pelo "Alferes Izidoro João de Castro". Parece que somos primos afastados e ambos interessados em genealogia! Sou descendente de José Pereira de Castro, que é natural de S. Cosme de Gondomar (tal como eu). Gostaria muito de saber qual dos descendentes do Izidoro decidiu partir para o Brasil e, caso tenha encontrado informação sobre os antepassados, partilhe! :)

Fico a aguardar o seu contacto,
Diogo

Resposta

Link directo:

Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#421365 | Isa P Costa | 05 fev 2020 10:34 | Em resposta a: #379943

Bom dia!
Muito obrigado pelas preciosas informações, pois estou neste momento a pesquisar o ramo materno da família do meu marido, descendente precisamente do ramo
Ana Amália de Castro e Pinho (1781-1820) Casou em 1798 com o Capitão João António Gomes de Pinho

Resposta

Link directo:

Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#447026 | RafaelMF | 10 abr 2023 22:20 | Em resposta a: #306823

Cumprimentos a todos.

Ao pesquisar sobre dois portugueses, António e José Cupertino Correia de Pinho, deparei-me, por acaso, com o óbito de José Cupertino Gomes de Pinho, em 02 de Junho de 1863, no Rio de Janeiro. Consta como solteiro de 44 anos.

José Cupertino Gomes de Pinho era tio de António Cupertino e também era primo de António Francisco Pinheiro de Castro e de José Pinto de Almeida e Castro, o último falecido na província da Bahia, 1861.

António Francisco Pinheiro de Castro realmente era o filho do Capitão António Francisco Pinheiro de Castro (1793- 1849) e sua mulher D. Rosa Benedita da Cunha. Foi negociante no Rio de Janeiro e faleceu em 1873, no Porto (imagem 105.tif).

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=831429

Descobri também que José Cupertino Correia de Pinho era filho de José Tomás Correia de Sá e sua esposa Ana Augusta de Castro e Pinho (essa última sobrinha do Capitão António Francisco Pinheiro de Castro).

Mas ainda fiquei com dúvidas sobre os pais de António Cupertino Correia de Pinho.

Alguém possui alguma informação sobre um possível filho de José Tomás Correia de Sá?

Desde já agradeço,

RafaelMF.

Resposta

Link directo:

Ordenanças e Milicias da Feira- Familia do Capitão Bernardo Francisco Pinheiro

#451743 | telmopereira96 | 05 jan 2024 10:59 | Em resposta a: #384930

Bom dia,
Sabe se as alguma das pessoas aqui mencionadas tinham privilégio de uso de Armas (brasão)?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 13:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen