Familia Beleza

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Beleza

#307149 | gbelleza | 30 mai 2012 03:14

Gostaria de obter informações sobre a minha familia Beleza de Vila Nova de Gaia, em Portugal. Meu trisavó, Joaquim Domingues de Oliveira, casou-se com Joaquina da Silva, em 13 de outubro de 1873, no Cpnselho de Pedroso. Quando chegaram ao Brasil, em 1885, seu sobrenome foi grafado como Belleza, pois aqui no Brasil nessa época, beleza se grafava com 2 "l"s. Não encontro nenhum documento que conste o nome deles, nem dos filhos, em Portugal, que conste o sobrenome Beleza. Todas as certidões, está ausente esse sobrenome. Havia alguma razão disso para não se constar isso nos livros?
Agradeço a todos,

Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza

Resposta

Link directo:

RE: Familia Beleza

#307154 | roz | 30 mai 2012 09:46 | Em resposta a: #307149

Caro Gilberto

A freguesia de Pedroso pertence ao concelho de Vila Nova de Gaia, Distrito do Porto e pode encontrar os varios registos no seguinte link: http://etombo.com/paroquia/pedroso.html

O Gilberto comeca por dizer que seu trisavo se chamava Joaquim Domingues de Oliveira e eu acho que o Belleza seria um alcunha pelo qual ele era conhecido mas nao sobrenome oficial, razao pela qual nao encontra o nome. Tambem em Portugal existem muitas pessoas que ganharam o sobrenome Beleza dessa maneira. Sugiro que procure por Oliveira e espero que o encontre!

Boas pesquisas.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familia Beleza

#307198 | gbelleza | 30 mai 2012 21:06 | Em resposta a: #307154

Prezada Rosario, muito obrigado por sua informação.
Eu encontrei mesmo os dados de meu trisavô e de minha trisavó nesse endereço, além de meu bisavô e tios bisavôs.
De meu trisavô, encotrei a certidão de casamento. Infelizmente exatamente o livro que constaria o nascimento dele e de sua esposa não constam no etombo.
A minha duvida parece que voce responde ao afirmar que Beleza poderia ser um alcunha. Isso era normal nesse tempo, pois não encontrei nada no nome dele, nem no nome de seus pais e avôs, o que poderia confirmar a situação.
Ele então teria colocado essa alcunha ao chegar no Brasil? Por isso essa duvida. Isso seria frequente em Portugal nessa época?
Obrigado por sua atenção.
Gilberto S. Domingues de Oliveira Belleza

Resposta

Link directo:

RE: Familia Beleza

#307201 | MCNN | 30 mai 2012 21:51 | Em resposta a: #307198

Caro Gilberto

Neste link pode ver o pedido de passaporte, em 2 de Fevereiro de 1929, de um Joaquim de Oliveira Beleza, filho de José de Oliveira e de Ludovina de Oliveira. de 30 anos, natural de Gaia (é o número 1123):

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56788&FileID=_2476143

Esse Joaquim de Oliveira era, de facto, natural da paróquia de Pedroso, concelho de Vila Nova de Gaia, como pode ver no seu assento de baptismo:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=35291&FileID=_1578063

Não sei se será ou não familiar do trisavô, mas o apelido(sobrenome) é igual e ele também era de Pedroso.

Mas a verdade é que se trata de um pedido de passaporte de alguém que aquando do passaporte usou no seu nome "Beleza", e pelo seu assento de baptismo constata-se que nenhum dos pais ou avós era Beleza.

Eventualmente tratava-se de uma alcunha(apelido) que acompanhava os membros da família.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Beleza

#307202 | gbelleza | 30 mai 2012 22:01 | Em resposta a: #307201

Obrigado Mario César Navarro!

Meus bisavós chegaram ao Brasil em 1885, e na chegada também não constam o nome Beleza, somente em documentos posteriores é que aparece, agora já com ele grafado do2 "l"s.
Eu achei a certidão de casamento deles no endereço:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=25187&FileID=_1021137

A certidão de nascimento deles não encontrei pois o livro não se encontra no etombo.
Encontrei a certidão de meu bisavô no endereço:


http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=33590&FileID=_1476521

Mas também não consta o nome Beleza.

Muito obrigado por sua ajuda!

Gilberto S. Domingues de Oliveira Belleza

Resposta

Link directo:

RE: Familia Beleza

#307204 | roz | 30 mai 2012 22:20 | Em resposta a: #307198

Caro Gilberto

Sim, era coisa muito comum. Ele ate' ja podia ter o alcunha em Portugal mas claro nao viria nos documentos. Era nome entre familia ou amigos mas ao chegar ao Brasil onde nao era tao conhecido, tera' usado o nome que lhe apeteceu. Outros alcunhas que eram populares em se tornarem sobrenomes eram os nomes das terras de onde vinham. Por exemplo, um Antonio que fosse natural de Guimaraes, chegava ao Brasil e passava a ser conhecido por "Antonio Guimaraes" para se distinguir de outro Antonio que ja la estava. Ao fim de um tempo ele mesmo ou os filhos passavam a usar Guimaraes como sobrenome.

Por outro lado, a questao de uma pessoa ter um certo sobrenome e os pais ou avos nao terem, tambem era muito comum ate por volta de 1910. Nao havia regulamento sobre os nomes e cada um podia ir buscar qualquer que houvesse na familia mesmo que fosse bastante recuado. Ha ate casos de usarem um sobrenome do padrinho! Por isso nao estranhe se encontrar mais casos assim.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familia Beleza

#307206 | gbelleza | 30 mai 2012 23:05 | Em resposta a: #307204

Prezada Rosário,
Muito obrigado por sua atenção.
Por isso é que estava tendo tanta dificuldade de encontrar meus ancestrais em Portugal. possivelmente ele adotou o nome Beleza, que aqui no Brasil virou Belleza.
No documento de certidão de seus filhos, entre eles meu bisavô, consta no livro possivelmente sua profissão que não consegui entender:
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=33590&FileID=_1476521
Vou continuar procurando agora com o nome dele sem o Beleza, ou seja Domingues de Oliveira.
Mais uma vez, muito obrigado Rosário.

Gilberto S. Domingues de Oliveira Belleza

Resposta

Link directo:

RE: Familia Beleza

#307207 | roz | 30 mai 2012 23:38 | Em resposta a: #307206

Ola Gilberto

Nada tem que agradecer. Tambem ja fui ajudada!
O nome que nao entendeu 'e "trolha" e 'e realmente a profissao. Significa ajudante de pedreiro.

Meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familia Beleza

#307208 | MCNN | 30 mai 2012 23:48 | Em resposta a: #307202

Caro Gilberto

Apesar de não poder consultar os assentos de baptismo dos seus trisavós, pode procurar o assento de casamento dos pais deles, já que todos eles eram de Pedroso, e os casamentos dessa época estão disponíveis para consulta.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Beleza

#307209 | gbelleza | 30 mai 2012 23:48 | Em resposta a: #307207

Rosário, mais uma vez, muito obrigado, pois voce me forneceu novamente uma informação muito importante.
Aqui no Brasil minha familia foi uma das primeiras famílias que imigraram para trabalhar na construção civil, e eu com arquiteto, continuo na quinta geração nessa área, e não entendia esse termo.
Foi por isso que ele foi convidado para vir trabalhar aqui no Brasil nessa área.
Mais uma vez, muito obrigado!

Gilberto S. Domingues de Oliveira Belleza

Resposta

Link directo:

RE: Familia Beleza

#307210 | gbelleza | 30 mai 2012 23:50 | Em resposta a: #307208

Prezado Mário,
É verdade!
Muito obrigado pela sugestão. Vou fazer isso mesmo.

Gilberto S. Domingues de Oliveira Belleza

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 out 2024, 02:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen