origem - Brasão

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Património

origem - Brasão

#307394 | Manuel Cunha | 03 jun 2012 16:38

Caros Confrades

Venho mais uma vez solicitar a V. melhor colaboração. O brasão que indico no meu blogue está situado numa das ruas mais emblemáticas do Porto, na rua de Stª. Catarina, 53. Apenas consegui a definição do seu brasão: escudo francês e esquartelado em I e IV - Sousa (do prado); II - Tavares e III - Queiroz, com timbre de Sousa. Nada conheço de que familia poderia estar ligado nem encontro literatura que o diga. Gostaria de saber mais sobre o prédio em questão. Se alguém me poder ajudar, agradeço
Cumprimentos

MCunha

http://www.manueljosecunha.blogspot.pt/

Resposta

Link directo:

RE: origem - Brasão

#321331 | Manuel Cunha | 19 jan 2013 14:33 | Em resposta a: #307394

Caros confrades

Renovo pedido.
O brasão em questão está localizado neste blogue, do dia 3 de Junho de 2012.
Obrigado


http://www.manueljosecunha.blogspot.pt/search/label/Bras%C3%B5es%20-%20Porto%20%282%29

Resposta

Link directo:

RE: origem - Brasão

#340826 | Manuel Cunha | 12 jan 2014 14:26 | Em resposta a: #321331

caros Confrades

Renovo pedido, pois continuo sem saber a quem pertenceu este brasão e respectiva familia.
Obrigado
MCunha

Resposta

Link directo:

RE: origem - Brasão

#340834 | jmfdpch | 12 jan 2014 17:07 | Em resposta a: #307394

Caro confrade,

Como os esmaltes ou metais não estão indicados, o segundo quartel tanto pode ser dos Tavares, como dos Macedos. Pelo que daria Sousa Tavares? ou Sousa de Macedo?

Confesso que o escudo que me ocorre mais próximo deste é o dos Sousa Queirós (que passaram ao Brasil no princípio do séc. XIX). Mas enfim, para quem conhecer bem a história do imóvel, talvez a resposta seja evidente.

O que lhe posso dizer é que, em Sanches de Baena, fiz agora uma busca rápida, e de facto não encontrei, mas talvez com um dos outros confrades haja mais sorte,

Cumprimentos,
José cardoner

Resposta

Link directo:

RE: origem - Brasão

#340838 | Manuel Cunha | 12 jan 2014 18:55 | Em resposta a: #340834

caro José Cardoner

Obrigado pela sua resposta. De facto o brasão será dos Sousa Queirós e dessa família nada sei.
Já Armando Mattos, em 1945, na sua obra "Pedra de Armas do Porto" o definia assim.
Infelizmente quer a família, quer a casa, que foi construída no período de abertura da rua de Santa Catarina (1º troço de arruamento) terá sido aberta no inicio do século XIX ou finais do séc. XVIII.
Não encontro qualquer referência documental na cidade sobre os seus titulares.
Provavelmente terá ficado alguém da família pela cidade do Porto, descendentes dos Sousa Queirós, que foram para o Brasil.
Tenho esperança que, conforme diz, algum confrade acrescente mais alguns aspectos da história desta peça.
Muito obrigado
MCunha

Resposta

Link directo:

RE: origem - Brasão

#340840 | jmfdpch | 12 jan 2014 19:39 | Em resposta a: #340838

Caro Manuel José,

Obrigado pela sua mensagem. Mas então nesse caso, se já tem uma fonte segura que confirma que é Sousa Queirós – uma vez que o elmo é de primeira geração – convém procurar antecedentes no Porto que serão parentes dos barões de Sousa Queirós e Limeira. Posso-lhe perguntar se já procurou no Felgueiras Gayo?

Cumprimentos,
José

Resposta

Link directo:

RE: origem - Brasão

#340841 | JCALD | 12 jan 2014 19:43 | Em resposta a: #340838

Caro Manuel Cunha:

A sugestão do Confrade José Cardoner de poder ser Macedo em vez de Tavares, levou-me a uma nova consulta na obra GENTE D'ALGO.
Encontrei isto:
«Nº 724 = 9/8/1820 = Sousas, Macedos e Queirozes
1 = Francisco António de Sousa Macedo e Queirós, Cavº O. Sant'Iago, Cor. de Milícias em S. Paulo
2 = José Luís de Sousa
3 = Ana Maria de Macedo
4 = Manuel de Sousa
5 = Maria de Sampaio
6 = Manuel Teixeira
7 = Luísa de Sousa Queirós»

Não sei se esta família terá alguma relação com o local
Cumprimentos,
José Caldeira

Nota - GENTE D'ALGO é um útil trabalho do falecido geneaçogista Manuel Arnao Metello, que deu nova forma mais legível ao «Archivo Heraldico-Genealogico» de Sanches de Baena e o dotou de uma série de índices muito úteis.

Resposta

Link directo:

RE: origem - Brasão

#340890 | Manuel Cunha | 13 jan 2014 17:27 | Em resposta a: #340840

Caro José

Claro que pode perguntar e agradeço a sua disponibilidade. O que acontece é que pouco percebo destes assuntos e não sei como e onde consultar a obra de Felgueiras Gayo. Julgo que esta obra fala de famílias e como não tenho conhecimento quer dos proprietários da casa quer do brasão não saberia como consultar.
Agradeço a ajuda a chegar a essa obra, é o Nobiliário de famílias portuguesas a que se refere?
Grato

MCunha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 19:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen