procuro novamente contacto com o confrade LProjecto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias

procuro novamente contacto com o confrade LProjecto

#307531 | craposo1 | 05 jun 2012 17:08

Caro confrade LPC
Há cerca de um ano atrás recebi uma mensagem sua em resposta a uma pergunta minha relacionada com a Familia Raposo de Ranhados da Meda, na qual me dizia que também tinha Raposo na sua ascendencia, tratando-se de João Rodrigues Raposo de Pala-Pinhel, nascido numa data á volta de 1700 e filho de João Afonso Raposo. Vinha-lhe pedir detalhes mais precisos sobre essas personagens, se as tiver e tiver a disponibilidade de o fazer. Desde já agradeço.
Posso-lhe dizer que tenho em minha posse o assento de casamento(1722) e óbito(1757) de Francisco do Amaral Raposo de Sebadelhe da Serra que casou com Marianna Teixeira de Ranhados. O seu nascimento certamente que ronda á volta de 1700 ou mesmo fins de 1600´s. Ele era filho de Manoel do Amaral Raposo e de Maria Rodrigues, ambos de Sebadelhe da Serra. Assentos encontrados na Diocese de Lamego. Como pode ver, as datas contemporaneas. Possivelmente seriam parentes muito próximos. Seria o João Afonso Raposo irmão do Manuel do Amaral Raposo e nesse caso o João Rodrigues Raposo seria primo do Francisco do Amaral Raposo ? Embora com certas lacunas aqui e acolá, tenho todavia a Árvore dos Raposos de Ranhados da Meda bastante completa, com os respetivos registos. Se alguma vez precisar de alguma informação da minha parte, não hesite.
Mais uma vez, muito obrigado.
Cumprimentos,
Carlos Alberto Raposo ( email : craposo1@yahoo.com )

Resposta

Link directo:

RE: procuro novamente contacto com o confrade LProjecto

#307551 | LProjecto | 05 jun 2012 21:33 | Em resposta a: #307531

Caro Carlos Raposo,

Fico-lhe bastante grato pela gentileza do seu contacto.
Sempre me suscitou uma certa curiosidade a origem destes Raposos, mas a verdade é que essa linha da minha ascendência continua parada, essencialmente por falta de disponibilidade para pesquisar na TT.

Lamentavelmente, os elementos de que disponho na presente data são exactamente os mesmos que partilhei consigo na última vez que contactámos. Não faço a mínima ideia de onde eram naturais os pais de João Rodrigues Raposo (João Afonso e Páscoa Jorge), apenas sei que o próprio era natural de Pala - Pinhel. Presumo que tenha nascido cerca de 1700, pois casou a 7.8.1718 na freguesia de Rio de Moinhos, concelho de Borba.

A possibilidade de os Raposos dessa região terem proveniência de Sobadelhe da Serra é muito interessante e poderá representar uma pista a considerar, todavia não disponho, neste momento, de qualquer elemento que possa indiciar alguma relação entre os Raposos de Pala e de Ranhados.

Seria também interessante saber quando apareceram os primeiros Raposos em Pala - Pinhel.

Pode ser que algum confrade que tenha estudado as famílias dessa região possa dar uma achega sobre este assunto.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 03:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen