António Pinto da Mota (Aregos)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Arquivos

António Pinto da Mota (Aregos)

#307957 | motalopes | 12 jun 2012 11:04

Olá estimados confrades

Tenho um trisavô que se chamou ANTONIO PINTO DA MOTA, e foi militar, por isso solicitei ao Arquivo Histórico
Militar certidões do seu processo.Pude apurar (por uma das folhas semestrais relativa ao 2º semestre de 1832,
com a data de 31 de Dezembro,desse ano) que o capitão ANTONIO PINTO DA MOTA, natural de AREGOS, tinha
nessa altura 41 anos de idade e 24 de serviço. Esta informaçao,relativa ao oficial, é do Batalhão de Voluntarios
Realistas da Covilhã e Fundão. Se tinha 41 anos de idade em 31 de Dezembro de 1832, terá nascido em 1791,
não sabendo eu,no entanto, em que dia e ano.
Mas o que eu gostaria, por isso recorro à bondade dos meus ilustres confrades na esperança de vir a encontrar
alguma ajuda, era saber alguma coisa sobre as suas origens. Há uma carta no seu processo, dirigida ao Rei, na
qual pede a transferência para a Vila de Penamacôr, onde tem os filhos ao abrigo unicamente de uma tia, visto
que o suplicante já ultimou os negócios de que veio tratar com seus irmãos. Esta carta foi escrita no dia 25 de
Maio de 1843 pelo próprio, no Paço de Fornelos, em Anreade.
Tentei confirmar o ano de nascimento dele, junto da Cúria Diocesana de Lamego, mas não foi encontrado esse
assento. A indicação que tenho (mas não pude confirmar) é que os seus pai se chamou JOSÉ PINTO DA MOTA e
a mãe TOMÁSIA MARIA, ambos de AREGOS ( hoje concelho de Resende).
Se alguem tem alguma pista que me possa fornecer,agradeço .
Abraço

Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 mai 2024, 09:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen